You are on page 1of 55

Rassa Tebet Coelho Soares

USO DE DROGAS E TRATAMENTO: APROXIMANDO A CLNICA DA FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL ABORDAGEM DA REDUO DE DANOS

Curso de Psicologia Faculdade de Cincias Humanas e da Sade Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo So Paulo 2011

Rassa Tebet Coelho Soares

USO DE DROGAS E TRATAMENTO: APROXIMANDO A CLNICA DA FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL ABORDAGEM DA REDUO DE DANOS
Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para a graduao no curso de Psicologia, sob orientao do Prof. Dr. Marcelo Sodelli.

Curso de Psicologia Faculdade de Cincias Humanas e da Sade Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo So Paulo 2011

II

MOTIVO

Eu canto porque o instante existe e a minha vida est completa. No sou alegre nem sou triste: sou poeta.

Irmo das coisas fugidias, no sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento.

Se desmorono ou se edifico, se permaneo ou me desfao, no sei, no sei. No sei se fico ou passo.

Sei que canto. E a cano tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: mais nada.

(Ceclia Meireles)

III

Agradecimentos
Aos meus pais, a quem dedico esse trabalho, Raul e Hdla, pelo amor e dedicao de todos esses anos, pela pacincia nos momentos difceis, por minha educao e pelo apoio constante durante o caminho que percorri at aqui. Aos meus tios, Eduardo de quem fica minhas eternas saudades e Alexandre, pelo amor e carinho com que sempre me trataram, por sua presena apesar da distncia, pela preocupao com minha educao e pela grande amizade. Hilda e Renata, por quem tenho laos mais fortes do que muitas vezes os so os de sangue, pelo amor com que me acompanharam desde pequena. Aos meus amigos de infncia, pelas primeiras experincias, primeiras descobertas, primeiros prazeres e frustraes; por seu apoio e amizade em todos os momentos e por tudo o que vivemos juntos at hoje. Aos meus amigos da nova fase da faculdade, no mais nova agora, pelo acolhimento em uma nova e enorme cidade para onde estava me mudando, pela companhia, por tornar a graduao mais prazerosa, por todas as experincias e pelo grande crescimento que tive. Ao Pedro, pelo apoio e companheirismo durante esses ltimos tempos, pelos doces momentos vividos e por aquilo o que h de vir. ngela, pelo seu acompanhamento nos ltimos anos, que me fez passar por importantes mudanas e grande crescimento pessoal e profissional. Enfim, ao meu orientador Prof. Dr. Marcelo Sodelli, pela amizade e dedicao com que me orientou nesse trabalho, incentivando-me na produo do meu melhor e possibilitando o meu crescimento.

IV

Soares, Rassa Tebet Coelho. Uso de drogas e tratamento: aproximando a Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos, 55 fls. Trabalho de concluso de curso. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Sodelli. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo: So Paulo, 2011.

RESUMO

O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa terica a partir do mtodo fenomenolgico existencial, que busca aproximar a Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos para o tratamento ao uso de risco e dependncia de drogas. Desde a Antiguidade o Homem faz uso de substncias que alteram sua conscincia, com as mais diversas finalidades, sendo que a preocupao existente em relao sua utilizao to antiga quanto o prprio uso dessas substncias. O ser humano, devido sua constituio ontolgica, apresenta-se vulnervel em relao ao cuidado de seu existir e essa vulnerabilidade leva a uma busca interminvel em minimizar os sentimentos de angstia e de culpa dela advindos. O uso de drogas uma possibilidade de minimizar esses sentimentos, sendo, portanto, inerente existncia humana. A tradicional abordagem proibicionista falha justamente por almejar o objetivo impossvel de eliminar as drogas totalmente das vidas das pessoas. Procuramos, assim, demonstrar a importncia de superar esse tipo de modelo atravs de uma forma de compreenso e tratamento mais realistas e que promovam aes redutoras de vulnerabilidade ao uso de risco e dependncia de drogas.

Palavras-chave: drogas, dependncia, tratamento, Reduo de Danos, Fenomenologia Existencial.

Sumrio

Introduo .......................................................................................................................1 Captulo 1 A abordagem proibicionista ....................................................................3 1.1 O uso de drogas na histria, origens do proibicionismo e seus desdobramentos nos dias de hoje ..............................................................................................................3 1.2 O surgimento dos tratamentos visando abstinncia .............................................9 Captulo 2 A abordagem da Reduo de Danos ......................................................14 2.1 Origens e cenrio atual .........................................................................................14 2.2 A prtica da Reduo de Danos: Preveno e Tratamento ...................................18 Captulo 3 O Homem na perspectiva da Fenomenologia Existencial ....................24 Captulo 4 Discusso: aproximao da Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos em um tratamento ao uso nocivo de drogas ......37 Consideraes Finais .....................................................................................................44 Referncias Bibliogrficas ............................................................................................46

VI

Introduo
Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira. (Ceclia Meireles)

Durante meus anos de graduao em Psicologia na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo tenho me interessado muito pela temtica das drogas, assim como pelo pensamento fenomenolgico existencial. De Agosto de 2008 Julho de 2009, realizei um projeto de Iniciao Cientfica, financiado pelo PIBIC/CNPq, intitulado Entre mitos e verdades: a compreenso do aluno sobre a preveno ao uso de risco e dependncia de drogas na escola, orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Sodelli, onde buscamos entender, atravs do mtodo compreensivo fenomenolgico, como ocorre a compreenso da preveno ao uso nocivo de drogas para alunos do 3 colegial de trs diferentes escolas, que apresentam diferentes programas de preveno s drogas, a saber: proibicionista, Reduo de Danos, ou sem projeto preventivo. Nesta pesquisa, alm do conhecimento adquirido na rea das drogas e da preveno, onde realizei um estudo mais aprofundado sobre o tema, pude tambm ganhar experincia no mtodo desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial, assim como na realizao de entrevistas reflexivas coletivas e de anlises que desvelavam sentidos muitas vezes encobertos, ganhando, assim, familiaridade com o mtodo compreensivo da Fenomenologia Existencial. Participei de dois congressos da ABRAMD Associao Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, sobre a temtica do uso de risco e dependncia de drogas, tendo exposto um painel sobre a Iniciao Cientfica realizada. Realizei um estgio voluntrio, durante um ano, na ONG de Lei, localizada no centro de So Paulo na regio conhecida como Cracolndia, que um centro de convivncia que realiza um trabalho com os usurios de drogas dessa regio, apoiados pela abordagem da Reduo de Danos. Nesse trabalho tive a chance de estar perto dos usurios de droga, de observar seu dia-a-dia, suas angstias, assim como tambm de

observar e vivenciar um tratamento e uma preveno pautados na abordagem da Reduo de Danos, ganhando experincia nessa abordagem. Tive tambm a chance de vivenciar uma experincia de estgio realizado no Hospital Psiquitrico Dom Bosco de Tup SP, com usurios de drogas que foram ali internados para tratamento particular ou por ordem judicial, onde a abordagem era proibicionista, sendo, portanto, uma experincia totalmente diversa da experincia na ONG de Reduo de Danos. Portanto, posso dizer que possuo uma breve experincia em pesquisas e trabalhos relacionados rea da preveno e tratamento do uso de risco e de dependncia de drogas, assim como um conhecimento do mtodo compreensivo fenomenolgico. Devido a isso, pretendo investigar qual a eficcia dos tradicionais mtodos proibicionistas utilizados e se possvel aproximar o pensamento fenomenolgico existencial abordagem da Reduo de Danos no tratamento ao uso de risco e dependncia de drogas. E, se essa aproximao se mostrar possvel, de que modo poderse-ia articular a Clnica da Fenomenologia Existencial postura da Reduo de Danos em um tratamento aos usurios de drogas dentro da Clnica. Esse estudo se caracteriza como uma investigao terica, estruturada em quatro captulos: 1.) Histria do Proibicionismo, formas de preveno e tratamento; 2.) Histria da Reduo de Danos, formas de preveno e tratamento; 3.) Compreenso do Homem na perspectiva da Fenomenologia Existencial; 4.) Discusso: aproximao da Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos em um tratamento ao uso nocivo de drogas e, por ltimo, Consideraes Finais. Para isto, realizarei uma rigorosa reviso bibliogrfica sobre o assunto, luz do mtodo desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial.

Captulo 1 A abordagem proibicionista


As convices so inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras (Friedrich Nietzsche)

1.1 O uso de drogas na histria, origens do proibicionismo e seus desdobramentos nos dias de hoje

O ser humano, desde tempos que remontam Antiguidade, se relaciona com substncias retiradas da natureza que tm o poder de alterar sua conscincia, como o caso do pio e da cannabis, h cerca de 3.000 anos A.C. (Sodelli, 2006). Essas substncias psicoativas podem fazer parte de vrios tipos de uso, como por exemplo, o uso religioso, que o caso do cip alucingeno ayahuasca utilizado por naes indgenas da Amaznia, ou o uso cultural da folha de coca nos pases andinos. A preocupao com o uso de drogas to antiga quanto o seu uso. O excesso de consumo de bebida, para a civilizao greco-romana, embora no considerada uma questo mdica, era considerada uma questo tica. Em Roma, durante a ascenso do cristianismo, no apenas o pio, mas as demais substncias psicoativas clssicas caem sob o estigma de plantas infernais e preparaes diablicas (Escohotado, apud Sodelli, 2006). No entanto, a classificao das drogas em substncias lcitas e ilcitas um fenmeno relativamente recente, estando relacionado s origens da poltica proibicionista, surgida com a necessidade de controle do consumo de pio no Sudeste Asitico (Escohotado, apud Sodelli, 2006). Analisando as justificativas e critrios utilizados para diferenciar as drogas lcitas das ilcitas, encontraremos uma srie de contradies e de incoerncias dentro dessa classificao. A poltica proibicionista, como dito anteriormente por Escohotado, citado por Sodelli (2006), tem seu incio ligado ao fim do sculo XIX, quando realizada a Conferncia de Xangai. Neste momento buscam restringir a comercializao do pio (o que no atinge seus subprodutos), entretanto, uma vez que a Inglaterra controlava sua

produo na ndia e seu comrcio na China, sendo a nica economicamente prejudicada com essa restrio, no adere Conferncia o que a torna praticamente ineficaz. No entanto, anos depois, quando da nova restrio do comrcio do pio e de seus derivados na Conveno de Haia, a Inglaterra muda sua posio apoiando a restrio. Essa campanha contra o pio culminou em uma srie de tratados internacionais, durante o perodo que abarcou a Primeira Guerra Mundial, que tinham a finalidade de controlar o trfico internacional de pio. Foi somente a partir desses tratados, que os diferentes pases comearam a promulgar suas prprias leis em relao s drogas, cujos aspectos essenciais seguem em vigor at hoje. Tambm no final do sculo XIX, ocorreu nos EUA o Movimento de Temperana, onde alguns grupos sociais se lanaram tarefa de demover indivduos de utilizarem a bebida alcolica. As aes desenvolvidas por esses grupos baseavam-se na organizao de casas de sobriedade para os indivduos que desejassem parar de beber, pregando a abstinncia do lcool atravs de panfletos, palestras ou mesmo conversas de casa em casa (Carlini-Cotrim, 1998). Outra ao de destaque desse movimento de massas era a luta legislativa para a aprovao de leis que restringissem o acesso da populao ao lcool, o que acabou resultando na Emenda Constitucional a Lei Seca (1919 1932) dos EUA. Ainda de acordo com Carlini-Cotrim (1998), apesar dos problemas que o lcool vinha causando aos indivduos e sociedade americana, isto no era novidade no momento em que o Movimento de Temperana eclodiu e tambm, quando este diminuiu e a Lei Seca foi revogada, o problema no havia diminudo. Desta forma, quais os verdadeiros motivos dos norte-americanos se organizaram socialmente para convencer as pessoas a mudarem seus hbitos alcolicos? De acordo com estudiosos do assunto, afirmar que os movimentos de temperana foram aes movidas pela indignao pelos malefcios do lcool proclamar somente meia-verdade. Existiam necessidades externas sade e ao bemestar dos indivduos e dos grupos sociais em questo. Processos sociais e polticos da poca indicam trs fenmenos principais. Primeiramente, o de que as bebidas eram consumidas pelos trabalhadores em saloons onde ocorriam organizaes de movimentos trabalhistas e dos sindicatos; desta forma, os movimentos contra o lcool foram sobretudo um movimento pelo fechamento dos saloons - o que atestado pela principal aliana poltica que abraou esta causa: o ASL ou Anti-Saloon League. Segundo, o sonho americano de igualdade de oportunidades, liberdade e prosperidade tinha cada 4

vez mais dificuldades em se sustentar frente realidade injusta e brutal. Terceiro, o avano tecnolgico do perodo exigia uma mo-de-obra rpida e ativa, o que o lcool poderia prejudicar. Mais do que isso, o lcool foi sabiamente acusado pelos setores dominantes de ser o culpado por tudo que no ia bem no pas: desemprego, violncia domstica, pobreza, crianas na rua, se tornando o bode expiatrio e pricipal inimigo a ser combatido na busca de uma sociedade mais justa (Calini-Cotrim, 1998). J em 1937, foi a vez da maconha ser proibida, devido a questes morais uma vez que era considerada afrodisaca, tendo o poder de abrir a mente dos indivduos, questes racistas considerada droga utilizada por pessoas negras, as quais faziam o seu comrcio, e interesses econmicos. Como assinala Rodrigues (2008), a proibio da maconha nos Estados Unidos no teve como principal motivo a preocupao com a sade pblica, mas se deve por interesses de controle social e por interesses econmicos. Lembra o autor que o cnhamo competia diretamente com indstrias emergentes de aditivos para combustveis, fibras sintticas e processos qumicos para a fabricao de papel de eucalipto. O mercado de fibras artificiais foi imensamente privilegiado com o estancamento da produo de fibras naturais, que deram seu lugar ao nilon. O incio da histria da poltica proibicionista pode ilustrar o que acontece atualmente, uma vez os objetivos dessa poltica inflexvel de represso no mudaram, havendo muitos interesses mais do que a preocupao com o bem estar social e com a toxicologia da droga. H a busca de controle sobre costumes e crenas em relao a essa postura, que acabam por definir a economia vigente, privilegiando determinados interesses e visando principalmente ao lucro de capital. Tanto assim que, nos dias de hoje, a poltica internacional tem como um dos principais aspectos a Guerra contra as Drogas dirigida pelos Estados Unidos. Segundo Rodrigues (2001), essa crescente interveno poltica e militar sob a bandeira de Guerra contra as Drogas alcana caractersticas de uma guerra neocolonial, uma vez que deixa de ser uma poltica restrita aos Estados Unidos e alcana pases subdesenvolvidos com certa dependncia financeira que sofrem sua influncia, o que podemos observar com o Plano Colmbia. Desta forma, tais pases no tm outra opo a no ser submeterem-se a essa poltica tradicional proibicionista, que se vale de justificativas como a defesa dos direitos humanos, a manuteno da democracia, o fortalecimento das instituies e a liberao dos fluxos comerciais financeiros (Boon, apud Sodelli, 2006). 5

No entanto, as justificativas dadas pela poltica proibicionista americana so vagas; podemos constatar a fragilidade desse discurso, observando os dados que apontam as consequncias dessa poltica. Muitos dos males sociais atuais encontrados nas diversas comunidades mundiais so associados ao uso de drogas, estando sua extino ligada resoluo do problema, o que justificaria a poltica de Guerra s Drogas. No entanto, o que podemos observar que diversos aspectos desse estrago social se relacionam ao estatuto do comrcio de drogas na sociedade atual, com o aumento da violncia urbana, do nmero de encarcerados e das foras militares envolvidas com as drogas (Rodrigues, 2008). A regulamentao proibicionista no sculo XX, que sucedeu defesa irrestrita do livre comrcio que levara guerra do pio da Inglaterra contra a China, aumentou o fluxo de capitais no ramo clandestino, aumentou a demanda e gerou instituies e aparatos dependentes da existncia da proibio e que sustentam a sua continuidade (Gorgulho, apud Sodelli, 2006). O resultado do proibicionismo foi provocar danos sade pblica devido falta de fiscalizao, militarizao da produo e do comrcio de certas drogas, a intromisso do aparato de segurana em esferas da vida cotidiana e a hiperlucratividade, uma vez que, segundo Rodrigues (2002), o narcotrfico gera positividades incontveis na economia global, sendo responsvel pela circulao de bilhes de narcodlares nos fluxos de capital do livre mercado mundial. Os Estados Unidos possuem as maiores indstrias de armas do mundo e a guerra atual na qual h mais demanda justamente a Guerra s Drogas; portanto, no coincidncia que os Estados Unidos liderem essa poltica repressiva, pressionando todos os pases presentes em sua esfera de influncia para adotarem a mesma poltica. H tambm o alto lucro com o monoplio americano de satlites para a monitorao de espaos fsicos de difcil vigilncia presencial, como o caso da selva amaznica. A vantagem de utilizar-se do estigma criado por esta poltica para justificar mazelas sociais, como a violncia, desvia o foco de causas reais, como o descaso e a corrupo (Mesquita e Bastos, apud Sodelli, 2006). Assim, acaba sendo vlida para perpetuar uma realidade de contrastes associados ao narcotrfico. O proibicionismo uma utopia antidrogas que alimenta uma guerra revigoradora do narcotrfico e suas violncias (Rodrigues, 2001). No mercado internacional globalizado das sociedades industriais, algumas substncias so vistas como estigmas sofrendo diferentes formas de preconceito e retaliao no mbito das relaes de grupo e das economias individuais. No entanto, dentro de uma viso macroeconmica, essas 6

mesmas substncias movimentam valores enormes e encontram-se da mesma forma absorvidas por processos comerciais paralelos, como mercadorias de consumo no mercado negro. Como ressalta Galina (2006), esse aspecto econmico paradoxal

oferece anlise a perspectiva dos fatores histricos que envolveram as diferentes substncias no mbito das sociedades e das relaes comerciais intercontinentais dos ltimos sculos. A fragilidade do discurso proibicionista tambm evidenciada quando constatamos o incentivo ao uso de drogas lcitas, como o lcool e o tabaco, feito por meio de propagandas. Segundo Moreira, Silveira e Andreoli (2006) difcil ignorarmos que, na sociedade contempornea, estas drogas acabam sendo mais nocivas do que as drogas ilcitas, uma vez que existe um grande nmero de dependentes, de doenas relacionadas ao uso crnico, de mortes, entre outras conseqncias. Segundo Carlini-Cotrim (1998), a preocupao em relao cocana, crack e maconha deve-se em grande parte uma amplificao desses problemas pelos meios de comunicao de massa, sendo estas drogas consideradas como as responsveis pela violncia urbana, desagregao familiar e delinqncia juvenil; no entanto, uma veiculao exagerada e caricatural desses fenmenos vm ocorrendo em detrimento de outros de maior impacto para a sade de nossa populao. Pouco se fala a respeito de que cerca de 90% das internaes psiquitricas por drogas no Brasil acontecem devido a problemas com o lcool, que cerca de 50% de vtimas de morte violenta estavam alcoolizadas no momento do incidente, como tambm que o consumo de bebidas alcolicas no pas vem crescendo numa taxa sem precedentes. Canoletti e Soares, citados por Sodelli (2006), assinalam que drogas como lcool e tabaco so ocultas pelo discurso proibicionista e pelas polticas de preveno dessa tica, e o motivo de mant-las legalizadas e proibir todas as outras seria, assim como outros motivos anteriores, o lucro econmico, j que essas drogas oferecem economia mundial lucros exorbitantes. Aparentemente bvio que, com a ilicitude das demais drogas estabelecidas, o lcool e o tabaco so muito mais visados e acessados, acontecendo um fenmeno de socializao da droga lcita, que passa a ser vista como algo inofensivo devido s diversas propagandas e sua normatizao. A poltica de Guerra s Drogas inclui campanhas reconhecidas por slogans como diga no s drogas ou pela busca de uma sociedade livre das drogas. Dentro do campo da ateno sade, existe uma predominncia de servios de tratamento voltados exclusivamente para a obteno da abstinncia, visando aos sintomas 7

atribudos ao uso dependente. Assim, podemos dizer que a poltica proibicionista apresenta concepes ao mesmo tempo autoritrias e ingnuas, uma vez que, simultaneamente, constroem uma imagem distorcida e estigmatizada dos usurios de drogas ilcitas e divulgam a possibilidade de se eliminar todo e qualquer uso de droga (Cole, Goudie e Field, 2008). Na abordagem proibicionista, segundo Cavallari (2000), a maior concentrao de esforos se d na reduo da oferta, na reduo da disponibilidade dos produtos. No campo da reduo de demanda, enfatiza-se a transmisso de informaes pautadas pelo amedrontamento e apelo moral, utilizando tcnicas que poderiam ser resumidas persuaso dos indivduos para a abstinncia, como observado no slogan: "Diga no s drogas". No h uma preocupao com as diferentes formas de uso ou com a abordagem dos fatores facilitadores do abuso de psicotrpicos. Devido sua prpria constituio ontolgica, o ser humano se apresenta vulnervel em relao ao cuidado do seu existir e essa vulnerabilidade leva uma busca interminvel em minimizar os sentimentos de angstia e de culpa dela advindos (Sodelli, 2008). Por ser o uso de drogas uma possibilidade de minimizar esses sentimentos de angstia e de culpa ele , como sempre foi ou ser, algo presente na humanidade, sendo inerente existncia humana (Baratta, apud Sodelli, 2006). Sendo assim, a poltica proibicionista falha, antes de tudo, pois almeja o objetivo impossvel de eliminar as drogas totalmente da vida das pessoas.

1.2 O surgimento dos tratamentos visando abstinncia

Com o advento da poltica proibicionista, novos ideais sobre os valores morais e de sade envolvidos no uso de drogas passam a circular dentro da sociedade. No sculo XIX, o mdico sueco Magnus Huss, atravs de seus estudos pioneiros, passa a tratar o alcoolismo como um problema patolgico individual e social. No mesmo perodo o mdico americano Benjamin Rush elabora um modelo mdico-moral para compreenso do alcoolismo, no qual destaca quatro pontos considerados como essenciais: 1) a relao entre bebidas espirituosas e a intemperana; 2) a definio do alcoolismo como uma doena da vontade; 3) as conseqncias sociais e individuais do uso do lcool e 4) prescrio da abstinncia total para o tratamento do alcoolismo. Essas vises serviram de base para a ao do Movimento de Temperana e das ligas antialcolicas, que resultaram na Lei Seca (1919-1932), e do modelo biomdico preocupado com o estudo da dependncia alcolica, na tentativa de traar sua etiologia e suas formas de tratamento (Campos, 2010). Segundo Marques (2001), nessa poca, discutiam-se os conceitos de moral versus o conceito de doena em relao ao alcoolismo. As sociedades de temperana passam a desempenhar, ento, um papel importante na representao do alcoolismo como doena e da redefinio da imagem do bebedor, tentando-se abolir o estigma moral. Por volta de 1936, nos EUA, surgiram os Alcolicos Annimos (AA), programa criado por Bill Wilson e Bob Smith, que propunha o tratamento para o alcoolismo atravs da participao do indivduo em grupos de ajuda mtua. Essa abordagem acompanhou a transio do conceito moral que era predominante na maioria dos pases, para o conceito de doena, reintroduzido na poca (Marques, 2001). Apesar de apresentar forte influncia do Protestantismo em suas origens, o AA era um movimento laico, e ao longo do tempo foi sendo adaptado a outras culturas (Jauffret, 2010). Segundo Campos (2010), diferentemente das sociedades de temperana que dirigiam a culpa do alcoolismo para a bebida, os Alcolicos Annimos desenvolveram uma teoria na qual o alcoolismo considerado uma doena espiritual e emocional (ou mental), tanto quanto fsica - inata ao organismo do alcolico, progressiva e incurvel. Os membros do AA acreditam que a doena representa a combinao de uma sensibilidade ou alergia ao lcool com uma obsesso mental pela bebida, que faz com que o indivduo perca seu livre arbtrio, seu poder de deciso e sua fora de vontade. 9

No entanto, afirmam que existe recuperao para o alcoolista desde que este encare a realidade da doena e deseje se recuperar, aceitando ajuda e seguindo programa de recuperao baseado em doze tradies e doze passos que se constituem por um grupo de princpios, espirituais em sua natureza que, se praticados como um modo de vida, podem expulsar a obsesso pela bebida e permitir que o sofredor se torne ntegro, feliz e til. No so teorias abstratas; so baseadas na experincia dos xitos e fracassos dos primeiros membros de A.A. (Site Oficial dos Alcolicos Annimos, 2010), cujo objetivo ajudar a evitar o primeiro gole e, assim, manter a sobriedade. Ainda segundo Campos (2010), os Alcolicos Annimos preocupam-se exclusivamente com a recuperao pessoal e individual de seus membros que so considerados doentes alcolicos em recuperao, sendo que no se trata de um programa apenas para parar de beber, mas para "conquistar a sobriedade serena e um despertar espiritual, capaz tanto de alterar os comportamentos do alcolico, devolvendo-o sobriedade como de possibilitar sua construo como um homem responsvel, ao mesmo tempo, pelo cuidado de si mesmo e pelo provento de sua famlia pelo trabalho. A ruptura com o crculo de dependncia somente possvel atravs da abstinncia (com base em um controle e disciplina individuais), da prtica do seu programa de recuperao e pela participao nas reunies de recuperao, juntamente com outros indivduos na mesma situao. durante a reunio de recuperao que, partilhando suas experincias, exercitam ao mesmo tempo a mtuaajuda, atribuindo novos significados aos eventos vividos e reconstruindo sua identidade. O alcoolismo , portanto, representado como uma doena inata de base gentica, o que sugere uma aproximao entre a teoria do alcoolismo de AA e o modelo biomdico, embora aquele a admita como uma doena espiritual que se articula da dimenso moral do indivduo (Campos, 2010). Derivado do movimento dos Alcolicos Annimos surge em 1953, nos Estados Unidos, os Narcticos Annimos, propondo a abstinncia de todos os tipos de substncias modificadoras de comportamento, tanto as lcitas como o prprio lcool e os medicamentos, como tambm as ilcitas, como a cannabis, a cocana e a herona (Jauffret, 2010). O primeiro grupo de Narcticos Annimos no Brasil estabeleceu-se em 1985, no Rio de Janeiro; no entanto, desde 1976, grupos com o mesmo propsito e que utilizavam a literatura de NA em suas reunies existiam no Brasil, tendo-se juntado irmandade mundial em 1990 ( Site Oficial dos Narcticos Annimos, 2010).

10

Assim, a forma de tratar os dependentes de lcool e outras drogas, alm de influncias do Movimento de Temperana e dos Acolicos Annimos, sofre influncia tambm do modelo mdico, que se torna preponderante devido Psiquiatria e a Neurologia, utilizando amplamente a internao; em todos estes programas, a abstinncia era considerada a nica meta possvel (Marques, 2001). A medicina criou uma nomenclatura para alguns fenmenos comuns s dependncias, como: fissura, binge, lapso, recada, tolerncia, intoxicao, abuso, sndrome de abstinncia, entre outros (Dalgalarrondo, 2008). A sndrome de dependncia considerada um quadro grave, com vrios nveis de prejuzos social, fsico e psquico para o individuo. Ribeiro e Andrade (2007) afirmam ser de grande valia no tratamento da dependncia o modelo de Prochaska e Di Clemente, atravs da preparao de mudana comportamental, passando o paciente por fases distintas: prcontemplao (estado de negao da dependncia), contemplao (incio das mudanas), Determinao, Ao e Manuteno. Observa-se o foco final na abstinncia, sendo o objetivo satisfatoriamente alcanado somente quando o dependente deixa de fazer o uso completo de drogas. De acordo com Bettarello (2010), uma outra proposta utilizada no tratamento da dependncia atravs da abstinncia a Psicodinmica, que enfoca a questo das toxicodependncias a partir das experincias subjetivas e do modo de organizao de personalidade dos toxicodependentes. Segundo esta abordagem, nas dependncias a liberdade de escolha dos indivduos encontra-se totalmente prejudicada, tornando-se, desta forma, um adicto, o que justifica parcialmente a grande dificuldade que os usurios de drogas encontram em permanecer vinculados ao tratamento e manter a abstinncia. O diagnstico da toxicodependncia baseia-se na relao indivduo-droga, e no na quantidade de drogas ingeridas ou no perodo de consumo. Na Psicodinmica a abstinncia a primeira etapa a ser atingida, atravs do reconhecimento pelo usurio de sua doena como uma restrio sua liberdade e a aceitao de ajuda para readquirir o controle sobre si-mesmo; nesta etapa evitar o contato com a droga e com o contexto de uso auxilia a no recair. Podemos falar de cura quando o indivduo estabelece uma conduta sbria, readquirindo seu controle atravs de seus prprios mecanismos internos, retomando sua liberdade de escolha (Bettarello, 2010). Alguns autores psicanalticos vinculam s dependncia qumicas ao grupo das neuroses impulsivas busca irresistvel daquilo que traz prazer.

11

Na dcada de 70, uma preocupao econmica ligada aos gastos com sade no mundo, deu lugar aos tratamentos ambulatoriais, mais baratos e mais breves que o hospitalar, e surgiram outras propostas de interveno advindas da teoria comportamental-cognitiva, baseadas na viso de dependncia como um hbito adquirido, um comportamento aprendido, automtico, passvel de modificao (Marques, 2001). Existem trs pontos comuns a todas as abordagens de base cognitiva: a atividade cognitiva influencia o comportamento, a atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada e o comportamento desejado ocorre a partir da mudana cognitiva (Silva, 2010). Durante a dcada de 60, Bandura desenvolve a teoria do Aprendizado Social, que discute o determinismo recproco entre cognio e comportamento, conceito posteriormente retomado pela teoria psicolgica de Beck de 1979; o uso de bebida alcolica ou outras drogas foi assim explicado como um comportamento aprendido, automatizado e possvel de ser alterado (Marques, 2001). O indivduo assume uma participao ativa nesse processo de mudana, sendo um dos objetivos bsicos da terapia cognitivo-comportamental apontar ao paciente a relao entre seus pensamentos, suas emoes e suas aes relacionadas ao uso de drogas, procurando identificar as diferentes funes dessas substncias psicoativas na sua vida (Silva, 2010). Para a aplicao dessa proposta, alguns fatores so considerados, como uma avaliao diagnstica inicial com base nas necessidades do paciente, uma metodologia adequada de avaliao da efetividade nos diferentes formatos (individual, grupal ou familiar) e o planejamento dos objetivos e das metas a serem alcanados durante o tratamento. Para isto, a disponibilidade e motivao do paciente e o bom vnculo com o terapeuta so essenciais, assim como a abstinncia durante as sesses de atendimento (Silva, 2010). Durante o trabalho da abordagem cognitivo-comportamental na terapia de grupos importante observar alguns fatores: antes de entrar no grupo todos os pacientes so desintoxicados, o foco do grupo est na discusso do comportamento dependente e disfuncional e o objetivo/meta chegar abstinncia (Marques, 2010). Houve, alm das propostas aqui destacadas, a expanso da terapia qumica aversiva, da terapia familiar sistmica, das comunidades teraputicas, das internaes domiciliares, do acompanhamento teraputico, da utilizao de substncias para o alvio dos sintomas da abstinncia e do forte desejo de consumir a droga (originado dos modelos neurobiolgicos, enfatizando a importncia de se considerar este aspecto da

12

dependncia qumica como relevante), da associao da farmacoterapia com a psicoterapia, entre outras abordagens (Marques, 2001). Assim, observamos a prevalncia de abordagens influenciadas pelo modelo proibicionista, ao longo da histria e no nosso cenrio atual. No entanto, apesar de todos os esforos empreendidos, o problema do uso prejudicial de drogas continua e vm crescendo cada vez mais. Ser, portanto, a proibio do uso de drogas a melhor forma de resolvermos este problema?

13

Captulo 2 A abordagem da Reduo de Danos


As grandes naturezas produzem grandes vcios, assim como grandes virtudes. (Plato)

2.1 Origens e cenrio atual

Em 1926, surge na Inglaterra o projeto de Reduo de Danos (RD), atravs do Relatrio Rolleston, que estabelecia o direito dos mdicos ingleses prescreverem suprimentos regulares de opiceos a dependentes dessa droga como forma de tratamento, em casos de sndrome de abstinncia, ou quando depois de prolongadas tentativas de cura fosse demonstrado que o uso da droga no poderia ser descontinuado de um modo seguro (ou que o usurio ficasse incapaz de levar uma vida normal e produtiva caso isso ocorresse). Entretanto, a proposta da Reduo de Danos s foi sistematizada em forma de um programa no incio da dcada de 1980, na Holanda, tendo de base um princpio simples: poltica social onde o principal objetivo diminuir os efeitos negativos decorrentes do uso de drogas (OHare, apud Sodelli, 2006). Segundo Moura, citado por Sodelli (2006), com o advento da AIDS surgiram projetos de Reduo de Danos onde seringas eram distribudas aos usurios de drogas injetveis (UDI), para que essas no fossem compartilhadas entre eles e, desta forma, houvesse uma menor disseminao de AIDS entre esta populao. Assim, a Reduo de Danos revigorada na Europa, Austrlia e Estados Unidos. J no Brasil, a primeira iniciativa desse projeto ocorre em 1989, em Santos, sendo, no entanto, reprimida sob a alegao de estmulo ao uso de drogas, voltando a ser retomada somente em 1995, na Bahia (Brasil, 2001). Apesar disso, em 2006 j funcionavam cerca de 270 programas de Reduo de Danos no Brasil, devido prioridade desse seguimento pela poltica da AIDS do Ministrio da Sade. Sodelli (2006) ressalta que a Reduo de Danos, devido ao seu enfoque abrangente, tem ressonncia em muitas reas de atuaes multidisciplinares, desenvolvendo aes tanto de preveno quanto de tratamento. Ainda aponta que essa abordagem pode ser subdividida em duas linhas: a Reduo de Danos Tradicional e a Reduo de Danos Libertadora.

14

A Reduo de Danos Tradicional, apesar de mais tolerante que a abordagem proibicionista, tambm tem como objetivo a abstinncia do usurio, procurando interferir na reduo da demanda do uso de drogas, desestimulando e diminuindo seu consumo. O modelo preventivo A Preveno que Convive com as Diferenas influenciado por essa abordagem e a entende como uma estratgia momentnea, que leva gradualmente abstinncia. Por outro lado, a Reduo de Danos Libertadora considerada uma estratgia para reduzir danos decorrentes do uso nocivo de drogas, no objetivando a abstinncia como acontece com a Reduo de Danos Tradicional mas tendo em vista uma aproximao com os usurios, para que, atravs desta abertura, crie-se um vnculo de confiana, que servir como base para a insero da discusso a respeito das possibilidades de reduo de danos s suas sades; entre elas, podemos citar a discusso do uso nocivo, a incluso desses usurios nos programas da rede pblica de sade e mesmo, quando estes assim o desejarem, um tratamento ao uso nocivo de drogas (Sodelli, 2006). importante observar que, nesta perspectiva da Reduo de Danos Libertadora, trabalhar a preveno ao uso de risco e dependncia de drogas compreender que a melhor maneira de lidar com esse fenmeno no o de decidir e definir pelos outros quais os comportamentos e posturas que devem ser assumidos como corretos, mas sim o de construir, juntamente com o indivduo, possibilidades de escolhas mais autnticas e livres, independente da pessoa ter feito ou fazer o uso de substncia psicoativa ou no. O sentido da preveno promover aes redutoras de vulnerabilidade ao uso de risco e de dependncia de drogas. Tambm se deve salientar que a poltica de Reduo de Danos no sinnimo de legalizao e sim uma reduo de riscos que a droga pode trazer sociedade como um todo (Marlatt, Abrams e Lewis, apud Sodelli, 2006). Segundo Carlini-Cotrim (1998), a preveno voltada diminuio de riscos aposta na capacidade de discernimento do cidado bem-formado e informado, como tambm na possibilidade de que os prprios usurios possam aprender a fazer o consumo de drogas de maneira mais segura. Assim, procuramos demonstrar como importante superar os modelos proibicionistas atuais, atravs da proposta de uma compreenso mais realista da relao

15

existente entre homem e drogas, que busca reduzir os nveis de vulnerabilidade ao uso nocivo destas atravs de aes preventivas inspiradas na proposta da Reduo de Danos. O termo vulnerabilidade, originrio da rea da advocacia internacional pelos Direitos Universais do Homem significa: grupos ou indivduos fragilizados, jurdica ou politicamente, na promoo ou garantia de seus direitos de cidadania. Essa expresso passou a ser mais usada no campo da sade, a partir da publicao do livro Aids in the Word nos Estados Unidos em 1922, tendo sido parcialmente reeditado no Brasil em 1993 (Ayres, apud Sodelli, 2006). Segundo o mesmo autor citado por Sodelli (2006), para que o conceito de vulnerabilidade possa ser compreendido, preciso primeiro entender o sentido de estar vulnervel; ningum de fato vulnervel, mas pode se apresentar em um estado de vulnerabilidade. Todos ns estamos suscetveis a nos tornarmos vulnerveis em algum momento da vida, como podemos tambm deixar de ser vulnerveis em outros. Ningum vulnervel, mas est vulnervel; a vulnerabilidade est em constante movimento, no estvel nem constante, modifica-se podendo aparecer em diferentes graus e dimenses no mesmo indivduo. Desta forma, podemos dizer que existem trs planos interdependentes de determinao da vulnerabilidade: a vulnerabilidade individual (cognitiva e

comportamento pessoal), a vulnerabilidade social (contexto social) e a vulnerabilidade programtica (poltico-institucional) (Ayres, Frana-Junior e Calazans, apud Sodelli, 2006). No primeiro deles, explicam os autores, a vulnerabilidade deve ser entendida no como uma ao voluntria do indivduo, grupo populacional ou nao, mas deve ser compreendida a partir das condies objetivas do meio natural e social em que o comportamento ocorre, do grau de conscincia e da capacidade de transformao que essa conscincia permite a esses indivduos, grupos populacionais e nao. No segundo deles, a noo de vulnerabilidade aparece a partir de fatores que dizem respeito qualidade de acesso informao, aos servios de sade e de educao, aspectos sociopolticos e culturais, grau de liberdade de pensamento e expresso, relacionados a determinados segmentos populacionais. No terceiro, so considerados fatores ligados ao investimento do Estado em programas preventivos, existncia ou no de um planejamento para a execuo de aes ligadas preveno de drogas, possibilidade

16

de se constiturem redes ou coalizo interinstitucional para atuao e ao engajamento de autoridades em tais programas. Compreendido o que vulnerabilidade, importante ressaltarmos a importncia da Reduo de Danos tambm na preveno primria, ou seja, o trabalho elaborado para indivduos que no tiveram nenhum contato com drogas (lcitas ou ilcitas), ou aqueles que esto em idades propcias experimentao de tais substncias. Podemos

reafirmar, portanto, que a elaborao deste projeto, baseado na abordagem de Reduo de Danos, parte do princpio de que a procura por um mundo livre do uso de drogas impossvel, sendo mais sensato proporcionar informaes aos jovens que, dessa forma, ganham maior autonomia para se responsabilizar por suas vidas (Sodelli, 2007). As aes redutoras de vulnerabilidade tambm consideram a idia de que as crianas so capazes de estabelecer escolhas responsveis; desta forma, caso tenham sido estimuladas a refletir sobre suas decises cotidianas desde cedo, a criana ter uma maior conscincia de suas escolhas, decidindo de uma maneira mais consciente, na adolescncia, sobre o uso ou no de drogas e podendo desenvolver padres de uso controlado, diminuindo a possibilidade de se tornarem dependentes (Sodelli e Cavallari, 2009). A educao preventiva baseada no modelo de Reduo de Danos valoriza, sobretudo, a informao e o conhecimento dos participantes. Assim, as aes desenvolvidas por esse modelo de preveno tm como objetivo fazer com que os jovens aumentem a conscincia de si prprios, de suas limitaes, de suas escolhas e de suas aes. A Reduo de Danos, desta forma, devido abrangncia de seu enfoque, pode e deve desenvolver aes tanto na rea da preveno quando na rea do tratamento em si, constituindo-se em diferentes formas de cuidar da relao do homem com as drogas, que sero tratadas a seguir.

17

2.2 A prtica da Reduo de Danos: Preveno e Tratamento Dentro do contexto de preveno, a prtica da Reduo de Danos aparece como alternativa ao enfoque disciplinador da Guerra s Drogas. Nesta perspectiva a nfase est na formao dos indivduos, tidos como capazes de discernir e de optar e possuindo o direito de serem informados sobre questes que dizem respeito a seus cotidianos. Podemos diferenciar, dentro dos conceitos de preveno, trs tipos que sero aqui abordados: preveno primria referente ao trabalho quando ainda no existe o consumo de drogas, preveno secundria que tem como objetivo atingir aqueles que j experimentaram ou que fazem algum uso ocasional de drogas com intuito de evitar que esse uso se torne problemtico ou abusivo, e preveno terciria que corresponde aos usurios que j apresentam um uso habitual problemtico ou dependente, onde as aes de preveno objetivam a reduo das conseqncias, sejam elas biolgicas, psicolgicas ou sociais (Sodelli, 2006). Dentro do mbito das escolas, Carlini-Cotrim (1998) afirma que a preveno, quando relacionadas ao projeto de Reduo de Danos, no visa proibio de qualquer contato com as drogas, mas em conscientizar os jovens que, desta forma, teriam menores chances de se envolver patologicamente com estas. Em termos de aes preventivas existem, segundo esta autora, cinco modelos bsicos dentro da prtica escolar: o conhecimento cientfico, a educao afetiva, o oferecimento de alternativas, a educao para a sade e a modificao das condies de ensino. Estas propostas apresentam como princpios bsicos a transmisso para o jovem de informaes claras e objetivas, o desenvolvimento de sua auto-estima, da sua capacidade de lidar com a ansiedade e de agir dentro de um grupo. Desta forma, a nfase no recai na preveno ao abuso de drogas, mas na formao global de um jovem saudvel, atravs de uma interveno intensiva, precoce e duradoura, que envolve a escola, os pais e a comunidade em suas atividades. Reconhece-se tambm que a interveno deve tentar modificar o ambiente e as condies de ensino, uma vez que uma escola inadequada e injusta pode constituir um fator propiciador do abuso de drogas, o que desloca a discusso para o campo da poltica educacional e do questionamento pedaggico (Carlini-Cotrim, 1998). A respeito disso, Sodelli (2006) ressalta a importncia do trabalho do professor com seus alunos no que diz respeito ao uso nocivo de drogas, j que no deveria acontecer uma separao entre a atitude educativa e a atitude preventiva, devendo as

18

duas caminharem juntas, uma englobando a outra. O sentido do prevenir est inserido no sentido de educar educar para reduzir vulnerabilidades. O objetivo da preveno seria o de promover no aluno a construo e o fortalecimento de sua autonomia e iniciativa, sendo que, no futuro, ele pudesse se responsabilizar por sua vida, atravs do desenvolvimento de uma postura crtica em relao mera proibio do uso de drogas e abstinncia, do seu posicionamento crtico perante as informaes veiculadas pela grande mdia e que esto presentes no pensamento de grande parte da populao, do incentivo ao seu desenvolvimento afetivo e social, assim como tambm do seu senso de dignidade e cidadania, entre outros (Sodelli, 2006). Uma pesquisa realizada por Alencar, Vilela, Ong e Soares (2009) com alunos de uma escola cujo modelo educativo de preveno est dentro da proposta de Reduo de Danos mostra que, na viso destes alunos, importante a existncia de projetos preventivos dentro do ambiente escolar, uma vez que lhes informam sobre os efeitos e conseqncias do uso de drogas, esclarecendo o assunto atravs de um dilogo mais aberto reflexo, com possibilidades de escolha mais livres por partes dos alunos, buscando diminuir suas vulnerabilidades. Os autores ressaltam, desta forma, que o ato de proibir no resolveria a questo, j que no impediria o uso da droga, alm de causar maior vulnerabilidade, devido a contradies existentes entre o que transmitido em forma de contedo (e no por meio de reflexo) e a prpria experincia do uso da droga. interessante observar o carter reflexivo deste tipo de projeto baseado na perspectiva da Reduo de Danos, atrelado s experincias dos alunos, permitindo que estes se angustiem e que cheguem s suas prprias concluses, de um modo mais autntico, permitindo escolher o modo mais apropriado de cuidar do si-mesmo (Alencar, Vilela, Ong e Soares, 2009). A pesquisa em questo ainda nos permite observar que, para esta escola, a tarefa de educar/prevenir feita por meio de uma aproximao com os alunos pela convivncia e no somente do mundo das idias. Esse modo de educar forma alunos que se colocam mais pessoalmente frente a questes que tm que enfrentar, o que os torna menos vulnerveis (Alencar, Vilela, Ong e Soares, 2009). Quanto preveno terciria, esta se faz muitas vezes durante o prprio tratamento de indivduos que fazem o uso habitual problemtico de drogas. A prpria preveno, dentro da tica da Reduo de Danos, vista como um processo que nunca deve parar, uma vez que todos os indivduos esto sempre vulnerveis. 19

Sobre a importncia da proposta da Reduo de Danos e suas vantagens em relao postura proibicionista, afirma Oliveira (2010, p.899):
[...] Curar a toxicomania pode se tornar uma tarefa desalentadora. As estatsticas no indicam um ndice de recuperao nos programas de tratamento que v muito alm dos 30%, entendia a recuperao como, principalmente, ausncia de drogas. Se pautarmos o nosso trabalho por este desejo, estaremos, provavelmente, colocando-nos distantes demais do sucesso, ou impondo ao cliente uma meta que o desestimule ao tratamento. Se difcil abolir o uso de drogas, que se tente ao menos minimizar o dano que causa ao usurio e sociedade. Esta a noo principal da atual estratgia de Reduo de Danos, entendida como uma linha de ao avanada no campo da toxicomania. Parte de uma viso realista e do reconhecimento da diversidade e complexidade do consumo de drogas, apontando para a substituio da idia de cura pela idia de melhoria da qualidade de vida, o que nos situa mais prximos do ser e das suas possibilidades de existir. [...]

No se deve esquecer que a prtica da Reduo de Danos veio promover uma reviravolta dentro das formas de se encarar as prticas de uso de drogas, dentre muitas causas j explicitadas, tambm porque se foca na promoo dos direitos dos usurios, tendo um carter social. As redes ativadas pelos agentes redutores de danos promovem agenciamentos cooperativos, atravs da criao de estratgias para enfrentar os desafios concretos do trabalho cotidiano com os usurios. o que dizem as palavras de CarliniMarllat et al. (2003, p.383),A reduo de danos uma abordagem de baixo para cima, baseada na defesa das necessidades do usurio, ao invs de uma abordagem de cima para baixo, promovida por formuladores de polticas [...]. Dentro do campo da preveno que realizada com indivduos que j fazem um uso prejudicial de drogas, podemos destacar aes como o programa de distribuio/troca de seringas para usurios de drogas injetveis e o programa de distribuio/troca de cachimbos, que previnem doenas como a AIDS, Hepatite C e Tuberculose, a distribuio de preservativos para preveno de doenas sexualmente transmissveis, entre outros, que visam diminuir a vulnerabilidade do usurio em contrair doenas que se associam ao uso de risco de drogas. Deve ser ressaltado que, em todas estas estratgias, o objetivo no diminuir ou mesmo parar o uso de drogas, mas fazer com que os usurios evitem danos a si mesmos e aos outros (Carlini, 2003). Carlini (2003) tambm afirma que outro aspecto muito importante se refere ao fato de que esses programas atingem pessoas que de outra forma no poderiam ser 20

atingidas, muitas vezes as motivando a iniciar um tratamento. Tanto assim que os programas de Reduo de Danos devem ter suas aes exercidas nos prprios ambientes freqentados pelos usurios de drogas, alcanando contextos de profunda excluso social. Ainda segundo o mesmo autor, os programas de tratamento dentro da abordagem da Reduo de Danos, como os de utilizao de adesivos de nicotina para fumantes, de manuteno ou de substituio de drogas, so largamente difundidos. De acordo com a OMS: Para uma pessoa dependente de uma substncia psicoativa, a prescrio de uma outra substncia psicoativa, farmacologicamente relacionada quela produzindo a dependncia, para atingir objetivos definidos de tratamento, usualmente melhora a sade e o bem-estar do paciente. O tratamento de manuteno tem por finalidade reduzir o uso ilcito da droga uma vez que o paciente recebe a droga e a utiliza sob orientao e superviso mdica, reduzir o risco de infeces pela via endovenosa, melhorar o estado fsico e psicolgico do usurio e reduzir a criminalidade ligada ilicitude da droga. Como exemplo desta forma de tratamento, podemos observar o programa de fornecimento de herona aos dependentes desta substncia na Holanda, Sua, Alemanha e Reino Unido, de pio na ndia, no Ir, em Mianm, no Laos e na Tailndia, da morfina na Austrlia, na Guatemala, no Mxico e na Sua, entre outros (Carlini, 2003). Deve-se pensar em tratamento de manuteno onde prevista a continuao do uso em longo prazo de uma substncia causadora de dependncia, talvez at a prpria droga originalmente usada pelo paciente (MacRae e Gorgulho, 2003). J o tratamento de substituio, segundo Campos e Siqueira (2003), inclui a troca (quantitativa, qualitativa ou em modo de usar) das drogas utilizadas pelo usurio por outras (legais ou no) que melhorem o grau de compatibilidade do seu uso em cada contexto e que incluam sua prpria busca de satisfao de seu desejo, a conservao de sua sade e sua harmonia com a coletividade. Esta forma de interveno busca o equilbrio biopsicossocial na relao entre sujeito, drogas e suas redes de relao, sejam elas familiares, profissionais ou afetivas. Tanto para os usurios que buscam a abstinncia como para aqueles que no a tm como objetivo, as terapias de substituio podem atuar como estratgias de escalada inversa, atravs da migrao de padres de uso e relaes mais problemticas com psicoativos para padres mais harmnicos e menos problemticos (Campos e Siqueira, 2003). 21

No entanto, em relao ao tratamento de substituio, encontra-se grande dificuldade na busca de substncias alternativas droga originalmente utilizada, que se adequem s suas necessidades sociais e de sade. E existe outro problema: o que fazer quando as drogas de substituio mais recomendveis so ilcitas exemplo da Cannabis que poderia ser um bom auxiliar no tratamento de algumas drogasdependncia? (MacRae e Gorgulho, 2003). Em relao ao trabalho que feito com usurios de drogas dentro da Clnica Psicoterpica, existe uma escassez de estudos a esse respeito, mesmo porque no existem muitos profissionais que trabalham com a Reduo de Danos em situaes de atendimento clnico. Wajss (2009) em sua pesquisa realiza a anlise de uma entrevista com profissional que trabalha dentro da Clnica da Daseinanalyse atravs da abordagem da Reduo de Danos. O autor afirma que o uso de drogas pode encobrir questes ntimas do existir do paciente, sendo que na terapia estas ganham espao para surgirem e serem colocadas em questo. O setting teraputico o espao privilegiado onde se abre a possibilidade desse desvelamento de contedos ocultos, atravs de um dilogo autntico no encontro terapeuta-paciente que possibilite ao terapeuta enxergar seu paciente em seu existir, buscando o sentido dos seus modos de ser. Segundo o mesmo autor, a postura da Reduo de Danos seria no mnimo mais tica por considerar e compreender a liberdade do existir humano frente deciso de uso de drogas, podendo a Daseinanalyse sustentar essa postura. Portanto, imprescindvel que o terapeuta suspenda suas possveis concepes ideolgicas acerca desse uso de drogas, uma vez que podem afast-lo do paciente ou afastar este de seu contato, o que seria extremamente prejudicial para o tratamento. Wajss (2009) tambm ressalta que atravs de um encontro legtimo entre terapeuta e paciente, seria possvel que o terapeuta se aproximasse do sentido que as drogas tm na vida do usurio, conhecendo o mundo onde se d esse uso: o contexto do uso de drogas, as sensaes vivenciadas durante seu uso, o antes, o agora e o depois. Todos esses fatores so de extrema importncia para uma anlise que busca acessar de modo fiel e acolhedor o sofrimento psquico de quem est fazendo o uso de alguma substncia psicoativa, cabendo ao terapeuta devolver o paciente a si-mesmo de um modo mais claro e transparente durante o tratamento.

22

Apesar dos poucos trabalhos existentes que articulam a Reduo de Danos ao tratamento do uso de risco e dependncia de drogas dentro da Clnica Psicoterpica, discutiremos mais frente essa questo, de forma a desenvolv-la de maneira mais aprofundada.

23

Captulo 3

O Homem na perspectiva da Fenomenologia Existencial


Liberdade uma palavra que o sonho humano alimenta, no h ningum que explique e ningum que no entenda. (Ceclia Meireles)

A compreenso de Homem que ser aqui desenvolvida se baseia na perspectiva da Fenomenologia Existencial, sustentada exclusivamente na discusso feita pelo filsofo alemo Martin Heidegger (1889-1976) em sua obra Ser e Tempo (1927) e no pensamento de outros autores, que estudaram essa obra, contribuindo para uma melhor compreenso do complexo pensamento heideggeriano. Atravs dessas contribuies ampliamos nossa compreenso sobre o Homem, assim como sobre sua Condio Humana. A Fenomenologia Existencial se fundamenta num pensamento filosfico, numa epistemologia que busca o fenmeno determinada compreenso do que Ser, sendo um modo atravs do qual nos aproximamos daquilo que se pretende investigar. Assim sendo, Heidegger prope o termo Dasein para indicar o modo como compreende o Ser do Homem, o carter peculiar e distinto que a existncia humana possui. Para se chegar nessa compreenso, no entanto, necessria uma explicitao do seu contedo significativo (Casanova, 2006). Em primeiro lugar, Dasein um termo tradicional da filosofia alem funcionando como um correlato da palavra latina existentia, que a expresso do simples fato de que algo ; os entes existem, nesse contexto, na medida em que se encontram efetivamente presentes no real e subsistem como tais. Em segundo lugar, encontramos o termo Dasein no uso corriqueiro da linguagem alem cotidiana, descrevendo, nesse caso, a simples presena de algo diante de ns, o fato de algo estar dado nossa frente. Desta forma, Dasein envolve uma dimenso de ser (-sein) e uma dimenso locativa, um a (Da-), sendo por esta razo, traduzido literalmente por Ser-a. O ser do Dasein interpretado como presena ftica, enquanto seu a tomado como realidade pura e simples, portanto, Ser-a indica: estar efetivamente presente na realidade. (Casanova, 2006). 24

No entanto, Heidegger opera uma dupla desconstruo do termo Dasein em sua concepo tradicional e em seu uso cotidiano por meio de um enraizamento desse termo em um fenmeno mais originrio, o que marca sua filosofia como um todo, uma vez que o que est em questo para Heidegger a superao dos enredamentos e perspectivas vigentes na linguagem, a fim de retomar o poder de nomeao das palavras fundamentais, conquistando uma apropriao renovada do que est em jogo nos fenmenos. Assim sendo, esse movimento leva uma restrio do termo ser-a para o homem: s ele essencialmente um ser-a, um vez que apenas ele se encontra no ponto de imbricao entre ser e mundo. O ser-a dos entes em geral, como presena ftica na realidade, passa a se mostrar a partir do ser-a deste Homem, que um ente peculiar devido a sua relao com o ser a princpio no interpretado de uma forma determinada e por sua vinculao com o mundo como horizonte transcendental de apario de entes. Esse ser-a designa aquele ente para o qual ser sempre questo e seu modo de ser sempre a, aquele cujo modo de ser existindo, ou seja, o Homem (Casanova, 2006). De acordo com as palavras de Heidegger (1993, p.71) em Ser e Tempo:
[...] O ser-a um ente que, em seu ser, se relaciona compreensivamente com esse ser. Com isso est indicado o conceito formal de existncia. Alm disso, o ser-a o ente que eu mesmo sempre a cada vez sou. Ao ser-a existente pertence o ser-sempre-meu como condio de possibilidade de propriedade e

impropriedade. Ser-a existe sempre a cada vez em um desses modos ou na indiferena modal para com eles. Todavia, essas determinaes do ser do ser-a devem agora ser vistas e compreendidas a priori, com base na constituio ontolgica que designamos ser-no-mundo. [...]

Segundo afirma Sodelli (2006), uma das maiores contribuies do pensamento fenomenolgico esta simples e importante constatao de que no podemos compreender o Homem, portanto, da mesma maneira que os outros seres e objetos. Duas condies fundamentais podem ser distinguidas entre esses entes (tudo que existe, todos os seres vivos, e objetos) e o Dasein. A primeira condio fundamental que o Dasein o nico ser que sabe da sua finitude, que um dia ele no vai mais ser ou existir e esta caracterstica o diferencia dos outros entes no modo de estar no mundo, uma vez que o nico ser que tem de conviver com o seu ser-para-a-morte, sendo que este fim vem predeterminar sua

25

existncia e est livre para realizar uma opo entre viver ou morrer. Desta condio ontolgica, nascem dois sentimentos inerentes ao Dasein: a angstia e a culpa (Sodelli, 2006). A maior fonte de angstia do Dasein , portanto, essa ameaa do no-ser, a morte, a qual ele vivencia por meio do confronto entre a necessidade de realizao de suas potencialidades e o perigo de no ser capaz de realiz-las. De acordo com Boss, apud Sodelli (2006), a essncia da angstia tem um de que do qual ela tem medo e um pelo que, pelo qual ela teme, sendo que o de que de cada angstia compreende a possibilidade real do Dasein de um dia no estar mais aqui e o pelo que da angstia nos remete prpria condio existencial do Dasein, sua responsabilidade em zelar e cuidar de sua continuidade no mundo. Como afirma Sodelli (2006), o modo de ser do Dasein possui outra singularidade, a culpa, que se relaciona conscincia de que o ser do Dasein est sempre em jogo, ou seja, de que o Dasein sempre convocado por ele mesmo a dar conta do seu existir. Assim sendo, temos que escolher um modo de ser e corremos o risco de falhar nessa escolha. A culpa vem, dessa forma, vincular-se conscincia de no-realizao integral das potencialidades, ou da no realizao das escolhas mais acertadas. Ainda segundo o mesmo autor, a segunda diferena fundamental entre o Dasein e os outros entes que ele essencialmente livre, uma vez que capaz de realizar opes e de tomar decises das quais resultam os sentidos de sua existncia. J os outros animais nascem destinados a serem eles mesmos, como um cachorro que j nasce cachorro e no tem outra possibilidade de ser outra coisa, a no ser existir como cachorro, experimentar o mundo como um cachorro, independentemente de ter sido criado por ces ou humanos. O Homem nasce possibilidade e no determinao. Na compreenso fenomenolgica existencial o Homem somente se torna Dasein dentro de sua relao de ser-com-os-outros (humanos), ao contrrio dos outros animais, que s podem experimentar a condio existencial de sua prpria espcie, independentemente de sua relao de ser-com-os-outros. Outro ponto importante diz respeito compreenso da expresso

fenomenolgica ser-no-mundo: [...] O ser-a em sua cotidianidade, em considerao qual ele se mantm um tema constante, no est apenas em um mundo, mas se

26

relaciona com o mundo em meio a um modo de ser preponderante [...] (Heidegger, 1993, p.152). O fenmeno de ser-no-mundo deve ser compreendido como uma unidade, uma vez que o Dasein no existe separadamente do mundo que habita que, por sua vez, tambm no existe separado do Dasein. O homem no uma simples coisa no meio das outras coisas, nem uma interioridade fechada dentro de si mesmo (Sodelli, 2006). O homem no est dentro de um mundo, no h um mundo anterior em que o homem foi colocado, como tambm o homem no existe para depois criar-se um mundo; o homem existe na medida de seu ser-em (na sua relao com o mundo). No existe anterioridade entre esses dois movimentos (Heidegger, 1993). Como ressalta Sodelli (2006) por sua condio ontolgica de abertura, de possibilidade, o homem tem-que-ser alguma coisa o tempo todo e assim coloca-se no mundo por meio da incessante busca pelo sentido. Sua existncia, como ser-no-mundo, desenvolve-se num mundo de realizaes, exploraes, lutas e fracassos, sendo esta uma estrutura de realizao. A busca de sentido nunca termina, j que o ser do Homem sempre est em jogo e ela a fora motivadora da vida humana, que impulsiona e pressiona a mundanizao de nosso mundo ambientao de nosso lugar de vida, nosso fazer. O sentido da existncia consiste, portanto, no estar-lanado-no-mundo, como seu destinar-se, seu rumo. Segundo Casanova (2006), existem trs possibilidades fundamentais que determinam o ser-a como ser-no-mundo: os modos caractersticos da ocupao com o mundo, da preocupao com os outros e em tudo isso, o poder-ser por ele mesmo, em virtude de si mesmo. Este modo peculiar de existir onde so abertas infinitas possibilidades de ser, que possui como horizonte o prprio no-ser (a morte), apresenta-se como uma tarefa difcil e angustiante, em que o Homem tem que dar conta de seu existir e onde ningum poder realizar esta tarefa por ele. Como afirma Casanova (2009), essa noo de finitude essencial para a compreenso e existncia do Dasein. Ser um poder-ser, um ser-no-mundo, significa ser uma dinmica existencial finita que encontra na prpria finitude sua determinao fundamental. Assim sendo, a morte entendida como uma experincia existencial - o Dasein existe finitamente. Portanto, podemos dizer que compreender seu ser-para-a-morte

27

muito diferente de morrer, devendo o Dasein, desta forma, construir essa compreenso durante toda sua existncia (Sodelli, 2010). Uma vez que o ser-a um ente que nunca se determina em seu ser, seno compreensivamente, sua finitude tambm no uma propriedade essencial que ele traz consigo desde o princpio e que ele no corre o risco de perder. Por mais paradoxal que possa parecer, o ser-a est sempre correndo o risco de perder sua finitude e j sempre a perdeu efetivamente, sendo que ela somente se mostra como tal quando ele a conquista existencialmente (Casanova, 2009). Ainda segundo a compreenso da morte apresentada pelo mesmo autor, os existenciais ser-para-a-morte e ser-livre esto em relao, uma vez que a morte tem um potencial desvelador especfico onde traz tona o todo fenomenal do ser-a, que se mostra muito mais a partir da assuno antecipada do horizonte da mortalidade, que rene o poder-ser em sua integralidade no ponto de conexo de sua mobilidade existencial. Heidegger confere ao exercitamento para a morte o papel de liberar nossas autnticas possibilidades fcticas. O ser-para-a-morte e o ser-livre implicam, cada qual, a projeo do Dasein para fora de si mesmo, tomando existncia a configurao de um xtase, de um movimento exttico, que traa o perfil ontolgico da temporalidade (Sodelli, 2010). Como ser do Dasein, o cuidado contraria a idia de imanncia substancial do eu. O poder ser si-mesmo ocorre por um ato de apropriao do Dasein, projetando-o na direo da morte que o totaliza. No entanto, essa projeo entreabre o que torna possvel um ente que existe adiante de si, lanado e cadente: o poder advir a si. Mas o Dasein s retrovm (passado) advindo (futuro) a si. E porque ele retrovm ao advir que gera o presente. Temos ento o movimento exttico o fora de si em si e para si mesmo da existncia chamado temporalidade. Cada um desses componentes um xtase, fundando um membro da estrutura do cuidado: o advir ao poder-ser, o retrovir ao ser lanado, o apresentar ao estar junto aos entes (Nunes, 2002). Segundo Sodelli (2006), o futuro uma antecipao, o passado a retomada do que uma vez foi possvel e o presente o instante da deciso. Fenomenologicamente o passado ainda est no presente, o passado est comprimido no presente, como o futuro

28

se antecipa no passado. O Dasein existe, assim, temporizando-se, entre o momento que nasceu at a sua morte. O Homem, ao se dar conta de ser, percebe que tem que dar conta de sua existncia que est sob sua responsabilidade, ou seja, ele tem que cuidar de ser. Tudo o que pertence existncia tomado para o cuidado do Dasein: o mundo, as coisas do mundo, os outros homens e si mesmo, e esse cuidar est baseado em uma escolha com trs aspectos: do que se vai cuidar, de como se vai cuidar e de como se vai cuidar desse modo de cuidar mesmo (Heidegger, 1993). A escolha do que cuidar e do modo de se realizar esse cuidado, podemos dizer que retiramos do nosso mundo cultural. J o modo de cuidar do modo de cuidar do que tomado sob cuidado o que nos leva mais propriamente ao mbito do sentido, sentido esse que deve ser entendido como um rumo a um destino em que se abre a possibilidade de se cuidar de ser, dando-se conta de ser em uma direo e no em outra (Sodelli, 2006). Heidegger define como cuidado o habitar o mundo e constru-lo, preservar a vida biolgica e atender suas necessidades, tratar de si e dos outros. o cuidado que torna significativas a vida e a existncia humana, cuidando de existir que o sentido de ser originalmente se manifesta. Ser-no-mundo, portanto, cuidar. atravs da disposio (os estados de humor) que o Dasein vai cuidar de seu existir. Segundo Critelli (1996), os estados de nimo evidenciam as formas pelas quais, em nosso ser-no-mundo, somos tocados ou afetados pelas coisas e pelos outros entes que esto nesse mundo. A compreenso sempre transcorre em um estado de nimo, a presena do homem no mundo sempre emocionada. Os estados de nimo mostram, portanto, como o mundo afeta algum e como esse algum existe nesse mundo. Afirma Sodelli (2010) que quando falamos em humor, no estamos nos referindo aos estados psquicos ou aos sentimentos, mas sim que atravs dele que nos tornamos conscientes do mundo ou dos entes como um todo. Somente estando em um humor se pode ser afetado, tocado, ou interessar-se por algo do mundo. Ao contrrio dos afetos e sentimentos, o humor no um mero acompanhamento do ser-no-mundo, mas descobre esse mundo, revela nosso ser-lanado no mundo e nos capacita a responder aos entes dentro do mundo. O Dasein, portanto, no est lanado e aberto ao mundo aleatoriamente, mas se abre a esse mundo por meio da disposio, da forma onticamente conhecida como

29

humor. Disposio o estado em que nos encontramos, o modo de ser-em com que nos dispomos ao mundo. Nas palavras de Heidegger (1993, p.192), na disposio subsiste existencialmente um liame de abertura com o mundo, a partir do qual algo que toca pode vir ao encontro. Os estados de humor fazem o intermdio de tudo que chega ao Homem; assim, podemos dizer que a compreenso do Homem em relao s coisas sempre emocionada, que pela disposio que as coisas so descobertas como boas, ms, indiferentes, ameaadoras ou interessantes. Heidegger (1993) nos alerta tambm que no devemos confundir a abertura do ser-no-mundo no humor com o que o Dasein conhece, sabe e acredita sobre si mesmo. A abertura da disposio (os estados de humor) possibilita e desenvolve o que o Dasein representa, por meio da emoo e afeto, sem que necessariamente tenha um movimento de conscincia. importante lembrar que a maior parte das pessoas compreende os estados de humor por meio do velamento, ou seja, daquilo que no foi intelectualmente compreendido. Por outro lado, isso no significa que o Dasein no seja compreendido. Heideggger (1993) assinala que a compreenso um modo de ser-em to originrio quanto a disposio, um ato de tornar visveis e familiares as utilidades dos entes, permitindo uma atribuio de significados tanto na relao com as coisas quanto na relao das coisas. E nessa atribuio de significados includa a compreenso, que por sua vez j traz implcita a interpretao. Podemos dizer que a compreenso e a interpretao so estados existenciais do Dasein, modos do homem ser e existir no mundo. Para Heidegger no h compreenso sem interpretao uma vez que a interpretao a explicitao do compreendido, o significado que se abre na compreenso do mundo, que indica o para-qu do que compreendido (Sodelli, 2006). O ser das coisas est numa trama de significados que os homens vo tecendo e por meio da qual vo se referindo e lidando com as coisas. Deste modo, conclui Critelli (1996), os significados no esto nas coisas, mas sim na compreenso do Dasein, que capaz de atribuir significados novos ao mundo que o rodeia. O Homem sempre passageiro, lanado em um mundo e est sempre entregue responsabilidade de si mesmo. O estar lanado nesse mundo significa a facticidade do Homem, que pelo falo de estar-a j revela um modo global de se relacionar com o

30

mundo e o compreender, testemunhado na disposio e na compreenso. O Homem, ser-a, antes de tudo o mundo que ocupa e que o preocupa. Seu conhecimento no seno uma articulao de uma pr-compreenso na qual o Homem j se encontra. Assim Heidegger denuncia um sujeito concretamente definido e historicamente situado (Heidegger, 1993). Tambm importante salientar a distino que Heidegger faz entre discurso (Rede) e linguagem (Sprache), uma vez que onde se baseia tanto a crtica das concepes tradicionais do Homem como animal racional ou animal que fala, bem como a crtica das concepes nticas da linguagem propostas pela lingstica e pelas filosofias da linguagem, que a concebem como conjunto sistemtico de signos determinados logicamente por meio dos quais se d a comunicao de mensagens. Tais definies a respeito do humano e da linguagem no so falsas, elas apenas encobrem o carter mais originrio do discurso enquanto existencial constitutivo da abertura do sera, obscurecendo, assim, o vnculo ontolgico entre o ser do ente que somos e o ser da prpria linguagem. Em Ser e Tempo, Heidegger j argumenta que a base fundamental da linguagem no se encontra na lgica nem na gramtica e muito menos nas potencialidades do aparelho fonador do animal racional, mas radica na constituio existencial do ser-a, isto , na abertura do ser-no-mundo. Heidegger define a abertura que somos como constituda de maneira co-originria pela compreenso, disposio e discurso, cabendo a este ltimo existencial o carter de fundamento ontolgico da linguagem (Duarte, 2005). No se pode afirmar que o ser humano tenha adquirido uma linguagem, uma vez que o ser humano um ser falante, cujo discurso proporciona um meio de abertura, como um prolongamento da interpretao, de que a linguagem, como sistema de signos, historicamente concretizada numa lngua, intncia ntico-emprica. As palavras podem espedaar-se e coisificar-se. Elas brotariam das significaes articuladas. Ambos os conceitos, discurso e linguagem, transpassantes, tm sua comum raiz no conceito aristotlico do Homem como ser capaz de falar. Dizer algo, de certa maneira, para algum, numa tonalidade ou disposio de nimo, nisso consiste o fenmeno do discurso em sua completa estrutura significativa (Nunes, 2002). Heidegger diz que a comunicao tem que ser compreendida a partir da estrutura do ser-a como ser-com-o-outro, uma vez que se comunicar um ato complexo que no se reduz ao pronunciamento de enunciados entre sujeitos isolados entre si, tanto mais

31

que mesmo esta possibilidade deve ser compreendida como derivada do fenmeno originrio da coexistncia ocupada e preocupada no mundo comum (Sodelli, 2010). Tambm afirma Heidegger que a totalidade significativa da compreensibilidade vem palavra. Das significaes brotam palavras que, no entanto, no so coisaspalavras dotadas de significados. Enquanto articulao da compreensibilidade do todo da significncia j aberto ao ser-a em tonalidades afetivas, antecipaes compreensivas de sentido e interpretaes particularizadas, o discurso propicia tanto a possibilidade da enunciao lingstica quanto a possibilidade correspondente da compreenso disposta operada na escuta e no silncio (Sodelli, 2010). A conexo entre o discurso, a compreenso e a compreensibilidade do ser-a se d a partir das possibilidades existenciais da escuta e do silncio, as quais se enrazam no existencial do discurso. O ouvir, isto , a percepo acstica, est fundada no escutar silencioso e em sua compreenso, e cabe recordar que somente quem se cala pode escutar tanto a si quanto ao outro. Do mesmo modo que falar no emitir sons vocais aos quais se agregam posteriormente significados, escutar tambm no simplesmente ouvir meros rudos sonoros aos quais se atribuem sentidos ulteriores, do mesmo modo que silenciar, por sua vez, tambm no se confunde com o mero emudecer, em termos da ausncia de pronunciamentos sonoros, pois tanto o falar quanto o silenciar esto previamente enraizados na pr-compreenso de ser do ser-nomundo coexistente. Todas estas possibilidades existenciais constitutivas da abertura compreenso, disposio, enunciao, escuta e silncio so modulveis de acordo com os modos fundamentais de ser do ser-a, designados como propriedade (Eigentlichkeit) ou impropriedade (Uneigentlichkeit) da existncia (Duarte, 2005). Esses dois modos fundamentais de ser do ser-a, a propriedade e a impropriedade, fundam-se no fato de que o ser-a, em geral, determinado pelo carter do seu poder-ser, possuindo, desta forma, desde o princpio, um problema que no pode desconsiderar: o de no poder deixar de lado o fato de no ser coisa nenhuma dada e precisar assumir modos de ser que dem concretude ao poder-ser que ele . Ele precisa ser para que possa resolver o problema existencial que ele . A resoluo para este problema, tanto pode ser dar pela assuno de caminhos impessoais de existncia, quanto pela escuta necessidade prpria ao poder-ser singular que se . No primeiro caso, a assuno de caminhos impessoais se constri a partir de uma absoro do ser-a na lgica da ocupao e de uma conseqente

32

negao de si como poder-ser, ou seja, o ser-a experimenta a si mesmo como um ente simplesmente dado e nunca lida, seno taticamente, com as diversas situaes em que se encontra; j no segundo caso, ele chamado pelo si-prprio a sair da perdio do impessoal e a assumir plenamente a responsabilidade por si mesmo como poder-ser (Casanova, 2006). Ainda segundo Casanova (2006), para falar dos modos imprprio e prprio de ser do ser-a, de fundamental importncia, inicialmente, explicitar o carter estrutural da impessoalidade, a que Heidegger atribui um trao marcadamente ontolgico, constitutivo do modo como o Homem se encontra existindo de incio e na maioria das vezes em seu mundo, no podendo se contentar apenas com uma mera descrio ntica de modos impessoais de existncia. Quando tomamos o termo impessoal em sua significao mais imediata, normalmente o compreendemos como um mero sinnimo da noo de massa, ou seja, supresso radical das diferenas individuais, modelo de Homem articulado com a dinmica da nossa atual sociedade de consumo. No entanto, se a concepo heideggeriana do impessoal for tomada, perceber-se- uma diferena radical entre os conceitos de impessoal e de massa: no primeiro caso, no se trata de um fenmeno puramente ntico, que pode ser alcanado e descrito por meio de um detalhamento de seus caracteres contigenciais, mas sim uma determinao ontolgica do ente que ns mesmos somos. A massa e a cultura de massa no passam de manifestaes derivadas de uma relao mais originria entre o Homem em sua determinao como ser-a e o impessoal; essa relao repousa sobre o mesmo modo como o ser-a se liga ao mundo ftico, aos entes intramundanos em geral, aos outros seres-a e a si prprio. A diferena entre ntico e ontolgico, portanto, refere-se a uma distino entre configuraes particulares de certas estruturas constitutivas do ser do Homem e essas estruturas mesmas. O ser-no-mundo ocupado compreende-se a partir daquilo com o que ele se ocupa. O compreender imprprio se projeta com vistas quilo com o que podemos nos ocupar, o factvel, urgente, incontornvel dos negcios da ocupao cotidiana. Aquilo com o que nos ocupamos, porm, tal como ele em virtude do poder-ser que se ocupa. Esse poder-ser deixa o ser-a chegar at si mesmo no ser ocupado junto quilo com o que se ocupa. O ser-a no chega at si mesmo primariamente em seu poder-ser mais prprio desprovido de relaes, no entanto, ocupando-se, ele espera por si a partir

33

daquilo que o ente com o qual se ocupa resulta ou recusa. O ser-a chega at si mesmo a partir daquilo com que se ocupa (Casanova, 2009). Desse modo o Dasein muitas vezes se refugia na impropriedade que o livra da tarefa de ser e de ter que compreender o sentido de ser, uma vez que ser si mesmo prprio exige um recorte prprio para sua existncia, implicando necessariamente em escolha e apropriao de sentidos. preciso compreender que a impropriedade no algo sempre negativo, a impropriedade organiza mundos, contextos de relao com a vida, legisla algo para todo mundo conferindo um sentido para todos. Como afirma Casanova (2006), propriedade e impropriedade no repousam sobre nenhum critrio moral de avaliao, mas descrevem caminhos existenciais possveis de estabelecimento da dita relao compreensiva dos seres-a com o seu ser e de aquiescimento incontornabilidade de cada um como lugar de deciso desses caminhos. Heidegger caracteriza o falatrio (Gerede) como uma possibilidade do discurso que determina a interpretao e a comunicao cotidiana do ser-a, as quais, por sua vez, constituem o modo de ser em que ele se detm a maior parte das vezes. O falatrio regula o que e como se fala cotidianamente, porque define e circunscreve no apenas a compreenso de ser vaga e mediana em que o ser-a j sempre se move, mas tambm suas disposies possveis. O falatrio regula e perfaz nossa escuta, fala e compreenso cotidianas do mundo, de ns mesmos e dos outros com quem convivemos, limitando a possibilidade de uma interpretao apropriadora de nossas possibilidades mundanas. A escuta, a comunicao e a compreenso cotidianas fecham, deste modo, o ser do que se escuta, se compreende e se comunica. Em outras palavras, sendo um falar por mero falar, o falatrio esconde e oculta aquilo de que se fala, ao qual tambm corresponde um escutar que no atenta verdadeiramente ao que se escutou. O falatrio , portanto, o contrrio de uma apropriao originria do que se fala; o repetir e passar adiante a fala sem um esforo genuno por realmente dizer aquilo sobre o que se fala: trata-se de um falar contnuo sem nada dizer propriamente, um falar sem contedo original, isto , um falar cujo contedo o j dito e repetido de inmeras formas, a ponto de se tornar indiferente a quem escuta. Da a falta de solidez do que assim dito, escrito, escutado ou lido (Duarte, 2005). Ao considerarmos apenas o uso corrente das palavras, a equiparao do discurso impessoal com o falatrio tende a ser entendida como uma desqualificao da experincia cotidiana, como tambm o ponto de partida para a descrio de uma outra

34

dimenso mais prpria, como a linguagem potica. No entanto, a palavra falatrio no deve ser usada em uma significao depreciativa, uma vez que ela designa um fenmeno positivo que constitui o modo de ser do compreender e do interpretar do sera cotidiano (Casanova, 2006). O ser-em-comum se objetifica ou se impessoaliza na convivncia, a ns se impondo como o poder estranho da gente no falatrio, a que se interligam a curiosidade vida e a ambigidade. na linguagem que o homem freqentemente decai, a queda a mais explcita maneira de inautencidade, a forma estabilizada da vida cotidiana como envolvncia estruturada sobre a preocupao e a solicitude. Cadente, o ser-no-mundo ao mesmo tempo alienante (Nunes, 2002). O Dasein tende a ser absorvido por seu mundo, tomando a si mesmo por aquilo que ele no , um ente cujo modo de ser simplesmente dado. Se a atitude fenomenolgica intuitiva, no sentido de se ater ao imediato dar-se das coisas a partir de si mesmas, tal possibilidade sempre mediada por um esforo paciente e um treinamento persistente na experincia da serenidade, do aguardar na abertura ao sentido, do pensamento meditante; que dizem o mesmo que a realizao das possibilidades de ser em um modo prprio e pessoal do Dasein (Novaes de S, apud Sodelli, 2010). no pensamento meditativo que o ser vem linguagem, concebida como a casa do ser em que habitam os mortais. Essa afirmao heideggeriana de que a linguagem a casa do ser concerne essncia da linguagem, a cujo respeito s se podem encontrar indcios que a manifestam de maneira enigmtica e no signos ou conceitos que possam remet-la a um significado j previamente estabelecido e fixado pela tradio (Sodelli, 2010). Para se pensar a linguagem de maneira meditativa preciso desacostumar-se a apenas ouvir e prestar ouvidos ao que j se sabe de antemo, ou seja, necessrio expor-se a um domnio estranho, no podendo haver experincia em sentido verdadeiro a no ser nessa exposio ao estranho. Fazer ou sofrer uma experincia com a linguagem no o mesmo que obter conhecimento cientfico sobre ela, tomando-a como mais um objeto delimitado do qual se possa dispor ou manipular vontade. O conhecimento assim obtido sobre a linguagem no incorreto nem impossvel, ele apenas no se abre experincia do pensamento que interroga o ser da linguagem, transformando-a em mais um item do fundo de reserva (Bestand) disposio dos mais variados agenciamentos tecnolgicos (Duarte, 2005). 35

O pensamento meditante exige de ns que no nos fixemos sobre um s aspecto das coisas, que no sejamos prisioneiros de uma representao, que no nos lancemos dentro de uma nica via, dentro de uma s direo, mas que aceitemos nos deter sobre coisas que primeira vista parecem irreconciliveis. Pensar de forma meditante , portanto, ao invs de tudo desejar referenciar a um contexto de sentidos e significados previamente dados, suportar a estranheza e a disruptura, renunciando tola pretenso de tudo controlar (Sodelli, 2010). Finalmente, a linguagem essencial e o pensamento potico-meditativo so intrinsecamente estranhos (Unheimlich), uma vez que no se reduzem prestao de informaes sobre os entes, no procuram resolver nada nem dizer nada de importante para os negcios humanos, no pretendem causar nenhum efeito, escapando a toda justificao terica. Tal pensamento e tal linguagem estranhos apenas tentam experimentar e acolher o simples do acontecimento-apropriativo (Ereignis) do ser. Para aceder experincia de um pensamento e linguagem convenientes escuta do apelo do ser (Zuspruch), preciso, portanto, superar a compreenso e o emprego tcnicos do pensar, a fim de trazer aparncia o que nunca aparece, o que no da ordem do ente, isto , a clareira aberta e sem nome em que tudo se d, assim como o prprio dar-se do que (Duarte, 2005). Assim sendo, a compreenso de Homem na perspectiva fenomenolgica existencial que foi desenvolvida at aqui nos possibilita uma ampliao dessa compreenso sobre o Homem e sobre sua Condio Humana. Desta forma, podemos investigar a complexa relao do Homem com as drogas de uma forma mais profunda e propor alternativas aos mtodos aplicados hoje no tratamento de usurios de drogas, visando a um cuidado dessa relao dentro da Clnica Fenomenolgica Existencial, pautado na abordagem da Reduo de Danos, discusso esta que ser realizada no ltimo captulo desse trabalho.

36

Captulo 4 Discusso

Aproximao da Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos para um tratamento ao uso nocivo de drogas
A poesia tem comunicao secreta com o sofrimento do homem. (Pablo Neruda)

Neste momento, realizaremos uma discusso que busca aproximar a Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos, dentro de um contexto de tratamento ao uso nocivo de drogas. Existem, hoje, poucos trabalhos que realizam essa aproximao, sendo esta uma alternativa aos mtodos proibicionistas tradicionalmente utilizados no tratamento dos usurios de drogas, os quais, apesar de seus esforos, mostram-se ineficazes, uma vez que o problema do uso prejudicial de drogas continua e vm crescendo cada dia mais. Existe uma predominncia dentro do campo da ateno sade desses servios de tratamento de cunho proibicionista, voltados exclusivamente para a obteno da abstinncia com base em um controle e disciplina individuais, que acreditam ser o nico modo de romper com o crculo de dependncia do indivduo. Dessa forma, nesta abordagem o objetivo s alcanado quando o dependente deixa de fazer o uso completo de drogas. Essa uma concepo ao mesmo tempo autoritria e ingnua, uma vez que constri uma imagem distorcida e estigmatizada dos usurios de drogas ilcitas e divulga a possibilidade de se eliminar o uso total de drogas para todos os indivduos. Como tambm j vimos anteriormente, segundo esta abordagem a liberdade de escolha dos indivduos nas dependncias se encontraria totalmente prejudicada, sendo devido a isso que se tornam adictos, o que justificaria a grande dificuldade dos usurios de drogas de permanecerem vinculados ao tratamento e de manterem a abstinncia. Faz parte do tratamento, ento, que o usurio reconhea que o uso de drogas realizado por ele uma doena que restringe sua liberdade e que ele procure ajuda para readquirir o controle sobre si-mesmo. A cura aconteceria quando o sujeito estabelecesse uma conduta sbria, readquirindo o controle atravs de seus prprios mecanismos internos, retomando sua liberdade de escolha (Bettarello, 2010).

37

Segundo Cavallari (2000), importante notar que essa abordagem se baseia em um discurso cuja transmisso de informaes pautada no amedrontamento e no apelo moral, utilizando tcnicas que persuadem os indivduos para a abstinncia, no havendo preocupao com as diferentes formas de uso ou com a abordagem de fatores facilitadores para o abuso de psicotrpicos. A maior concentrao de esforos se d na reduo da oferta e da disponibilidade dos produtos, bem como da sua demanda. Apesar de todos os esforos empreendidos por essa abordagem, o problema continua: ser essa, portanto, a melhor forma de resolver a questo? O ser humano, devido sua constituio ontolgica, apresenta-se vulnervel em relao ao cuidado de seu existir e essa vulnerabilidade leva a uma busca interminvel em minimizar os sentimentos de angstia e de culpa dela advindos. O uso de drogas uma possibilidade de minimizar esses sentimentos de angstia e de culpa e , como sempre foi ou ser, algo presente na humanidade, sendo inerente existncia humana (Sodelli, 2008). Desta forma, a postura proibicionista falha, uma vez que almeja o objetivo impossvel de eliminar as drogas totalmente da vida das pessoas. Procuramos, portanto, demonstrar que importante superar os modelos proibicionistas atuais por meio da proposta de uma compreenso mais realista da relao existente entre homem e drogas, que busca reduzir os nveis de vulnerabilidade ao uso nocivo destas. Encontramos no pensamento fenomenolgico existencial, aliado abordagem da Reduo de Danos, o meio de realizar essa compreenso da relao do Homem com as drogas. O pensamento fenomenolgico existencial caracteriza-se por no impor uma forma que o outro deve se comportar: ele constri, a partir dele, novos caminhos para lidar com o uso nocivo de drogas. Essa viso se aproxima da abordagem da Reduo de Danos, que considerada uma estratgia para reduzir danos decorrentes do uso nocivo de drogas, no objetivando a abstinncia, mas tendo em vista uma aproximao com os usurios para que se crie um vnculo de confiana que servir como base para a insero de uma discusso a respeito das possibilidades de reduo de danos s suas sades, como a discusso do uso nocivo, a incluso desses usurios nos programas da rede pblica de sade ou mesmo em um tratamento ao uso nocivo de drogas, se assim o desejarem (Sodelli, 2006). Dentro do campo da preveno com indivduos que j fazem o uso nocivo de drogas, existem aes como o programa de distribuio de seringas para os usurios de drogas injetveis, cachimbos que previnem doenas como a AIDS, a Hepatite C e a 38

Tuberculose, a distribuio de preservativos para preveno de doenas sexualmente transmissveis, entre outros, que visam diminuir a vulnerabilidade do usurio em contrair doenas que se associam ao uso de drogas. Um aspecto muito importante dessas aes refere-se ao fato delas atingirem pessoas vulnerveis, que de outra maneira no poderiam ser atingidas, motivando-as a iniciar um tratamento, tanto assim que os programas de Reduo de Danos devem ter suas aes exercidas nos prprios ambientes freqentados pelos usurios de drogas, alcanando, desta forma, contextos de profunda excluso social; uma abordagem baseada nas necessidades do usurio de drogas (Carlini, 2003). Dentro da perspectiva da Reduo de Danos, trabalhar a preveno ao uso nocivo de drogas compreender que a melhor maneira de lidar com esse fenmeno no o de decidir e definir pelos outros quais as posturas que devem tomar, mas a de construir, juntamente com o indivduo, possibilidades de escolhas mais autnticas e livres, promovendo aes redutoras de vulnerabilidade ao uso de risco e dependncia de drogas. Essa forma de preveno aposta na capacidade de discernimento do cidado bem-formado e informado, como tambm na possibilidade de que os prprios usurios possam aprender a fazer o consumo de drogas de maneira mais segura. A preveno, desta forma, um processo que nunca deve parar. O pensamento fenomenolgico existencial tambm se aproxima da proposta da Reduo de Danos uma vez que consideram que, a priori, nem todo uso de drogas deva ser considerado patolgico (Sodelli, 2006), ou seja, que o indivduo em seu modo de ser possa fazer o uso de drogas de uma forma no prejudicial sua vida ou sua liberdade, e mesmo que essa experincia possa ter um sentido importante para ele. Wajss (2009) afirma que a postura da Reduo de Danos seria no mnimo mais tica por considerar e compreender a liberdade do existir humano frente deciso de uso de drogas, podendo a Daseinanalyse sustentar essa postura. Para o autor, imprescindvel que, dentro da Clnica, o terapeuta suspenda suas possveis concepes ideolgicas acerca desse uso de drogas, uma vez que elas podem afast-lo do paciente ou afastar este de seu contato, o que seria extremamente prejudicial para o tratamento. O uso de drogas aparece muitas vezes minimizando os sentimentos de angstia e de culpa inerentes constituio ontolgica do Homem, que se apresenta vulnervel em relao ao cuidado de seu existir.

39

Segundo Sodelli (2006), sua maior fonte de angstia a ameaa do no-ser a morte a qual ele vivencia por meio do confronto entre a necessidade de realizao de suas potencialidades e o perigo de no ser capaz de realiz-las. Ao se dar conta de ser, o Homem percebe que tem que dar conta de sua existncia que est sob sua responsabilidade, ou seja, ele tem que cuidar de ser. A outra singularidade do modo de ser do Dasein, a culpa, se relaciona conscincia de que o seu ser est sempre em jogo, de que o Dasein sempre convocado por ele mesmo a dar conta do seu existir. Assim sendo, ele precisa escolher um modo de ser e corre o risco de falhar nessa escolha; a culpa vem, dessa forma, vincular-se conscincia de no-realizao integral das potencialidades, ou da no realizao das escolhas mais acertadas (Sodelli, 2006). Outra dimenso que podemos observar no fenmeno do consumo de drogas a relao com a compreenso fenomenolgica dos modos de ser da propriedade e da impropriedade. O uso de drogas, por exemplo, pode ser realizado dentro de um grupo, no sentido de buscar uma aproximao com essas pessoas o que, neste caso, poderia ser entendido como um fenmeno da impropriedade, de fazer o que todo mundo faz. Ou seja, o indivduo faz o uso de drogas sem ter nisso um sentido mais prprio, que fala sua vivncia, mas como uma forma de estar no mundo com os outros, de pertencer a uma coletividade, o que marca a inautenticidade da vida cotidiana. O ser-em-comum se objetifica ou se impessoaliza na convivncia; o Dasein tende a ser absorvido por seu mundo, tomando a si mesmo por aquilo que ele no , um ente cujo modo de ser simplesmente dado. Cadente, o ser-no-mundo ao mesmo tempo alienante (Nunes, 2002). Desse modo o Dasein muitas vezes se refugia na impropriedade que o livra da tarefa de ser e de ter que compreender o sentido de ser, uma vez que ser si mesmo prprio exige um recorte prprio para sua existncia, implicando necessariamente em escolha e apropriao de sentidos. Os modos fundamentais de ser do ser-a, a propriedade e a impropriedade, fundam-se no fato de que o ser-a, em geral, determinado pelo carter do seu poderser, possuindo, desta forma, desde o princpio, um problema que no pode desconsiderar: o de no poder deixar de lado o fato de no ser coisa nenhuma dada e precisar assumir modos de ser que dem concretude ao poder-ser que ele . Ele precisa ser para que possa resolver o problema existencial que ele . A resoluo para

40

este problema, tanto pode ser dar pela assuno de caminhos impessoais de existncia, quanto pela escuta necessidade prpria ao poder-ser singular que se . No primeiro caso, a assuno de caminhos impessoais se constri a partir de uma absoro do ser-a na lgica da ocupao e de uma conseqente negao de si como poder-ser, ou seja, o ser-a experimenta a si mesmo como um ente simplesmente dado e nunca lida, seno taticamente, com as diversas situaes em que se encontra; j no segundo caso, ele chamado pelo si-prprio a sair da perdio do impessoal e a assumir plenamente a responsabilidade por si mesmo como poder-ser (Casanova, 2006). Se a atitude fenomenolgica intuitiva, no sentido de se ater ao imediato dar-se das coisas a partir de si mesmas, tal possibilidade sempre mediada por um esforo paciente e um treinamento persistente na experincia da serenidade, do aguardar na abertura ao sentido, do pensamento meditante; que dizem o mesmo que a realizao das possibilidades de ser em um modo prprio e pessoal do Dasein (Novaes de S, apud Sodelli, 2010). O uso de drogas, dessa forma, pode aparecer encobrindo questes ntimas do existir do paciente, que na terapia tm um espao privilegiado para aparecer e serem postas em questo. Atravs de um encontro legtimo entre terapeuta e paciente, o terapeuta pode enxergar seu paciente em seu existir, buscando o sentido que as drogas tm na vida do usurio e conhecendo o mundo onde esse uso se d o contexto do uso de drogas, as sensaes vivenciadas durante seu uso, o antes, o agora e o depois todos fatores de extrema importncia para uma anlise que busca acessar de modo fiel e acolhedor o sofrimento psquico de quem est fazendo o uso de alguma substncia psicoativa, cabendo ao terapeuta desvelar os sentidos ocultos no discurso do paciente e devolv-los a ele de um modo mais claro e transparente durante o tratamento (Wajss, 2009).
[...] Enfim, junto ao paciente, mais importante deter-se no como ele est se sentindo, no como est vivendo o que acontece com ele do que na preocupao em detectar o que isso que acontece. importante favorecer que ele possa se aproximar de seu modo de ser em sua vida cotidiana, dos sentimentos que a esto presentes; possa ampliar sua compreenso de como tem sido seu modo de cuidar de sua existncia, isto , de seus projetos de vida, de suas relaes com os outros e com as coisas em geral. Esse olhar de perto seu existir pode ser a oportunidade para que ele se d conta de como seu jeito de ser, suas atitudes, o que ele faz e o que deixa de fazer repercutem no mundo; e tambm para que veja que

41

nem tudo depende dele. Podendo se aproximar de si mesmo como uma histria que est acontecendo, que est em aberto, possvel que surja um espao para a esperana. A esperana supe que se tenha, agora no presente, a perspectiva do tempo que chega do futuro. Um tempo que a ocasio para que as coisas aconteam [...]. (Sapienza e Pompia, 2011, p. 136).

Em Seminrios de Zollikon, Heidegger apresenta a possibilidade de uma Psicoterapia que no recaia na exigncia do modelo cientfico, que considera o homem como estabelecendo uma relao fundamentada na compreenso. Diz que, por sempre estar em perigo de se perder, de no conseguir lidar consigo mesmo, o homem um ser essencialmente necessitado de ajuda, destinado ao cuidado. O perigo est ligado liberdade do homem, a questo do poder-ser-doente est ligada imperfeio de sua essncia; toda doena uma perda dessa liberdade, uma limitao da possibilidade de viver (Sodelli, 2010). O foco do trabalho do terapeuta , desse modo, a pessoa que o procura porque sua existncia precisa ser cuidada, porque algo em sua histria se complicou. Seu ser, o sentido de sua vida est em jogo e, assim sendo, precisa ser mais bem compreendido. A Psicoterapia se d como um compartilhar a interpretao da facticidade daquela existncia que temos juntos a ns no Consultrio. Essa interpretao no significa encaixar aquilo que traz o paciente dentro de um referencial de uma teoria psicolgica, mas se empenhar na explicitao do sentido do que pode estar encoberto pois o que se d e se oculta propiciando que o paciente possa alargar e aprofundar a compreenso do seu modo de existir naquele momento (Sapienza, apud Sodelli, 2010). Outro ponto importante se refere ao modo como deve ser o encontro do terapeuta e de seu paciente. A proposta dessa relao, fundada na ontologia de Heidegger, se daria no modo de uma antecipao libertadora; em uma perspectiva hermenutica, o terapeuta utiliza a tcnica e o mtodo, preocupando-se por anteposio assim se d sua escuta. Trata-se de um saber meditativo, no explicativo e nem contemplativo, na medida em que habita o sentido do outro, deixando que ele se d por si mesmo ao seu modo. O terapeuta, para manter aquilo que lhe revelado no de abertura e tentar no transferir o conhecimento, assumindo a disposio fenomenolgica, deve prescindir de certeza, no preservar o ideal de uma verdade universal e manter-se, o mximo possvel, no estranhamento. (Feijoo, apud Sodelli, 2010).

42

A Daseinanalyse se caracteriza por um encontro terapeuta-paciente em que sentidos so tecidos e destecidos, liberando para novos sentidos, onde toda queixa, sintoma, fala ou silncio remetem abertura originria que a existncia humana. Terapia pr-cura, para cuidar. O que se procura algo que se d passo a passo atravs do modo como se realiza, e no algo que vai acontecer no final do processo (Sodelli, 2010). Segundo a autora, nesses encontros no cabe buscar causas s questes trazidas pelo paciente, uma vez que estaramos tratando as questes do existir humano tal como tratamos do existir das coisas, mas de tematiz-las. No se espera uma simples remoo de sintomas sem que o prprio sentido venha luz. preciso ouvir os sinais, ficar atento s condies de restrio existencial que eventualmente estejam presentes. Sapienza (apud Sodelli, 2010) coloca que na terapia, o que fazemos reencontrar a expresso do nosso modo de sentir, o re-cordado, principalmente aquelas coisas que j nos foram caras mas que perderam esse vnculo em virtude de dificuldades de comunicao tornaram-se desgastadas. Foram esquecidas, mas num esforo de procura, atravs da linguagem potica, podemos reencontr-las. Quando isso acontece encontramos uma verdade. A verdade, geralmente, diluda no tempo, no contexto, nas estruturas sociais e culturais que suportam o enunciado da verdade. Quando a Psicoterapia comea a nascer reencontramos a idia da verdade libertadora: a descoberta da verdade liberta o paciente do jugo do sintoma. Desta forma, precisamos construir uma Clnica aberta possibilidade da estranheza e do mistrio, do imprevisvel, na qual o terapeuta se perceba como um facilitador que permite que os sentidos do paciente venham, livremente, luz. Esta proposta implica em que o terapeuta mantenha a abertura para o outro que lhe vem ao encontro e corresponda, no sentido de apreender-lhe o sentido e construir uma compreenso conjunta com ele, refletindo acerca dos sentidos que se revelam junto com o cliente. A arte daseinsanaltica constitui-se, portanto, no questionar, no tematizar que desvela o sentido do ser em questo naquele momento (Sodelli, 2010).

43

Consideraes Finais
O verdadeiro conhecimento vem de dentro. (Scrates)

Durante o desenvolvimento do presente trabalho, traamos, primeiramente, um panorama histrico das abordagens proibicionista e da Reduo de Danos, passando, depois, por um captulo sobre a viso de Homem dentro da perspectiva da Fenomenologia Existencial e, por fim, por uma Discusso que buscou fazer uma aproximao da Clnica da Fenomenologia Existencial abordagem da Reduo de Danos no tratamento ao uso de risco e dependncia de drogas, como alternativa aos tradicionais mtodos proibicionistas utilizados nesses contextos. Conforme j dito, o uso de drogas pode ser um meio de encobrir questes ntimas do existir do paciente. Na terapia existe um espao onde essas questes podem aparecer e serem postas em questo. no encontro terapeuta-cliente que os sentidos da existncia do ltimo so liberados, tecidos e destecidos, dando sentido sua existncia (Sodelli, 2010). O pensamento fenomenolgico existencial se caracteriza por no impor uma forma como o indivduo deve se comportar. Portanto, na Clnica da Fenomenologia Existencial o terapeuta constri, a partir do cliente e com o cliente, novos caminhos para lidar com seu uso nocivo de drogas. Essa forma de tratamento se aproxima da abordagem da Reduo de Danos, uma vez que, nesta perspectiva, trabalhar a preveno ao uso nocivo de drogas compreender que a melhor maneira de se lidar com esse fenmeno no decidindo ou definindo pelos usurios quais as posturas que eles devem tomar, mas a de construir, juntamente com eles, possibilidades de escolhas mais autnticas, mais livres, promovendo, assim, aes redutoras de vulnerabilidade ao uso de risco e dependncia de drogas. Essa forma de preveno se caracteriza por apostar na capacidade que o usurio tem de discernimento e de aprender a fazer um consumo de drogas de maneira mais segura. Dessa forma, poderamos pensar que a preveno um projeto que no deve parar nunca. A Reduo de Danos tambm tem em vista uma aproximao com os usurios para que se crie um vnculo de confiana o que mais um ponto em comum com a

44

Clnica da Fenomenologia Existencial, vnculo esse que servir de base para propor uma discusso sobre o uso nocivo, sobre as possibilidades de reduo de danos suas sades, sobre a incluso dos usurios em programas da rede pblica de sade ou mesmo em tratamentos ao uso nocivo de drogas, para aqueles que assim o desejarem (Sodelli, 2006). O pensamento fenomenolgico existencial tambm faz uma ponte com a Reduo de Danos por considerarem que, a priori, nem todo uso de drogas deva ser considerado patolgico (Sodelli, 2006). A postura da Reduo de Danos seria no mnimo mais tica por considerar e compreender a liberdade do existir humano frente deciso de uso de drogas, podendo a Fenomenologia Existencial sustentar essa postura. Devido constituio ontolgica do Homem, ele se apresenta mais vulnervel em relao ao cuidado de seu existir, o que o leva uma busca eterna em minimizar os sentimentos de angstia e de culpa da advindos. O uso de drogas uma possibilidade de minimizar esses sentimentos, sendo algo inerente existncia humana (Sodelli, 2008). A postura proibicionista falha justamente porque tem como objetivo uma meta impossvel: eliminar totalmente as drogas da vida das pessoas. Assim sendo, durante o desenvolvimento do nosso trabalho, procuramos demonstrar o quanto importante superar esse modelo proibicionista, que se mostra ineficaz, por meio de uma proposta de compreenso mais realista e que busque reduzir os nveis de vulnerabilidade dos homens ao uso de risco e dependncia de drogas. Encontramos no pensamento fenomenolgico existencial, aliado abordagem da Reduo de Danos, um meio de compreender a relao do homem com as drogas e de percorrer esse caminho lado-a-lado com o usurio, de uma maneira mais autntica e livre.

45

Referncias Bibliogrficas
ALCOLICOS ANNIMOS. Os 12 Passos de Alcolicos Annimos. Site Oficial dos Alcolicos Annimos. Brasil. Disponvel em: <http://www.alcoolicosanonimos.org.br/ modules.php?name=Conteudo&pid=14>. Acesso em 26 de outubro de 2010. ALENCAR, C. P.; VILELA, L. G.; ONG, L. F. S.; SOARES, R. T. C. Entre mitos e verdades: a compreenso do aluno sobre a preveno ao uso de risco e dependncia de drogas na escola. Projeto de Iniciao Cientfica em PsicologiaPontifcia Universidade Catlica, So Paulo, 2009. BETTARELLO, S. V. Psicodinmica. In: SEIBEL, S. D. (ed.). Dependncia de Drogas. 2 edio. So Paulo: Editora Atheneu, 2010, p. 875-887. BRASIL. Ministrio da Sade. Coordenao Nacional de DST e Aids. Manual de reduo de danos. Ministrio da Sade, Coordenao Nacional de DST e Aids Braslia: Ministrio da Sade, 2001. CAMPOS, E. A. Alcoolismo, doena e pessoa em uma associao de ex-beberores: O caso dos Alcolicos Annimos. Disponvel em:

<http://www.antropologia.com.br/arti/colab/vram2003/a13-eacampos.pdf>. Acesso em: 26 de outubro de 2010. CAMPOS, M. A.; SIQUEIRA, D. J. R. Reduo de Danos e terapias de substituio em debate: contribuio da Associao Brasileira de Redutores de Danos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria/Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB. Rio de Janeiro, v.52, n.5, p.387-393, set./out. 2003. CARLINI, E. A. Reduo de Danos: uma viso internacional. Jornal Brasileiro de Psiquiatria/Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro IPUB. Rio de Janeiro, v.52, n.5, p.335-339, set./out. 2003. CARLINI-COTRIM, B. Drogas na escola: preveno, tolerncia e pluralidade. In: AQUINO, J. G. (Org.). Drogas na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1998. p. 19-30. CARLINI-MARLATT, B.; REQUIAO, D. H.; STACHON, A. C. Reduo de Danos: uma abordagem de sade pblica. Jornal Brasileiro de Psiquiatria/Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB. Rio de Janeiro, v.52, n.5, p.381-386, set./out. 2003. CASANOVA, M. A. Compreender Heidegger. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

46

________. Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e tcnica na obra de Martin Heidegger. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. CAVALLARI, D. C. Reduo de Danos, um modelo de preveno aplicvel em

escolas. In: PINTO, T.; TELLES, I. S. (Orgs.). AIDS e escola: reflexes e propostas do EDUCAIDS. So Paulo: Cortez; Pernambuco: UNICEF, p.95-101, 2000. COLE,J.C.; GOUDIE, A.J.; FIELD. The effects of perceived quality on the behavioural economics of alcohol, amphetamine, cannabis, cocaine, and ecstasy purchases. Drug and Alcolhol Dependence, p. 183-109, 2008. CRITELLI, D. M. Analtica do Sentido. So Paulo: EDUC: Brasiliense, 1996. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 edio. Porto Alegre: Artmed, 2008. DUARTE, A. Heidegger e a linguagem: do acolhimento do ser ao acolhimento do outro. Paran: Natureza Humana, ano 7, n.1, p.129-158, jan./jun. 2005. GALINA, J. Discursos e efeitos evanescentes: Uma Leitura da Imprensa Sobre o Consumo de Substncias Psicoativas na Sociedade Brasileira. Mestrado (mestrado em Jornalismo: Cincias da Comunicao) Faculdade de Jornalismo, Universidade de So Paulo. So Paulo, 2006. HEIDEGGER, M. Ser e o Tempo. 4 edio. Rio de Janeiro, Petrpolis: Vozes, 1993. JAUFFRET, M. Lautosuppport des usagers de drogues en France : groupes dentraide et groupes dintrt. Documents du Groupement de Recherche Psychotropes, Politique et Socit. 6 ed. France: Centre de Recherche Psychotropes, Sant Mentale, Socit (CNRS-Paris V), Centre de Sociologie Europenne, 2000. Disponvel em: <http://cesames.org/Documents%20CESAMES/Jauffret.pdf>. outubro de 2010. MACRAE, E.; GORGULHO, M. Reduo de Danos e tratamento de substituio: posicionamento da Rede Brasileira de Reduo de Danos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria/Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro IPUB. Rio de Janeiro, v.52, n.5, p.371-374, set./out. 2003. Acesso em: 26 de

47

MARQUES, A. C. P. R. Psicoterapias de Grupo. In: SEIBEL, S. D. (ed.). Dependncia de Drogas. 2 edio. So Paulo: Editora Atheneu, 2010, p. 869-873. ________. O uso do lcool e a evoluo do conceito de dependncia de lcool e outras drogas e tratamento. Revista IMESC. So Paulo, n3, p. 73-86. 2001. MOREIRA, F.G., SILVEIRA, D.X., ANDREOLI, S.B. Situaes relacionadas ao uso indevido de drogas nas escolas pblicas da cidade de So Paulo. Revista Sade Pblica, 2006. NARCTICOS ANNIMOS. O que NA? Site Oficial dos Narcticos Annimos. Brasil. Disponvel em: <http://www.na.org.br/portal/index.php?pagina=sobre> . Acesso em 26 de outubro de 2010. NUNES, B. Heidegger e Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. OLIVEIRA, S. R. M. Fenomenolgico-Existencial/Compreensiva. In: SEIBEL, S. D. (ed.). Dependncia de Drogas. 2 edio. So Paulo: Editora Atheneu, 2010, p. 889899. RIBEIRO, P. L.; ANDRADE, A. G. Transtornos mentais relacionados ao uso de substancias psicoativas. In: NETO, M. R. L.; ELKIS, H. (coord.). Psiquiatria Bsica. 2 edio. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 195-210. RODRIGUES, T. Trfico, guerra, proibio In: LABATE, B (et al.). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008. ________. A infindvel Guerra Americana: Brasil, EUA e o narcotrfico no continente. So Paulo em Perspectiva, vol.16, No.2, So Paulo, 2002. ________. Poltica e drogas nas Amricas. Dissertao (mestrado em Cincias Socias) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. So Paulo, 2001. SAPIENZA, B. T.; POMPIA, J. A. Os dois nascimentos do homem Escritos sobre Terapia e Educao na era da Tcnica. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011. SILVA, E. A. S. Psicoterapias Individuais. In: SEIBEL, S. D. (ed.). Dependncia de Drogas. 2 edio. So Paulo: Editora Atheneu, 2010, p. 861-867. SODELLI, A. Seminrios de Zollikon: fundamentos para psicoterapia a partir do pensamento de Martim Heidegger. So Paulo, 2010. 48p. Monografia (Trabalho de Concluso do Curso de Residncia Mdica em Psiquiatria) Hospital Municipal do Campo Limpo.

48

SODELLI, M. Sobre o sentido de educar. In: Heidegger e a Educao - Aprender Caderno de Filosofia e Psicologia da Educao. Ano VI, n. 10, janeiro/julho. Vitria da Conquista: Edies Uesb, 2008. ________. A preveno em nova perspectiva: Aes redutoras de vulnerabilidade ao uso nocivo de drogas. Revista Sade Mental. Volume IX n.02 maro/abril. Lisboa,Portugal, 2007. ________. Aproximando sentidos: formao de professores, educao, drogas e aes redutoras de vulnerabilidade. Doutorado (doutorado em Educao: Psicologia da Educao) Faculdade de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica. So Paulo, 2006. SODELLI, M. e CAVALLARI, C. O Professor, a preveno e a reduo da vulnerabilidade associada ao uso de drogas na escola. In: PINTO, T. (org). Educao Preventiva: teoria e prtica. So Paulo, APTA, 2009. WAJSS, D. S. Dependncia qumica: Proposta Teraputica de Reduo de Danos numa Anlise Fenomenolgica-Existencial. So Paulo, 2009. 57p. Trabalho de Concluso de Curso Faculdade de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

49

You might also like