You are on page 1of 82

Inserir na introduo Na totalidade implcita na interdisciplinaridade, os PCNs inovam quando globalizam os contedos instituindo os temas transversais.

Os temas transversais so assuntos que traduzem problemas que a sociedade enfrenta e que por serem emergentes, precisam de solues. So eles: meio ambiente, orientao sexual, trabalho e consumo, tica-valores, sade e pluralidade cultural. Os temas transversais no significam a criao de novas reas do conhecimento, mas objetivos e contedos que devem ser incorporados nas reas j existentes como pertinentes a todas elas.

Efetivar a interdisciplinaridade vinculando a Educao Fsica s demais reas do conhecimento, o que vai proporcionar o conhecimento universal e no uma compreenso fragmentada de mundo. Ainda, os temas transversais meio ambiente, sade, orientao sexual, tica, acesso ao trabalho, cidadania e outros que constam nos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998 e 1999) do uma conotao integrada e de unidade ao conhecimento. A atuao da pessoa de suma importncia porque interfere na sua prpria existncia e na sua realidade prxima. Repercute no ecossistema global, como eu atiro lixo ao cho, mas a terra de todos ou o dono de uma indstria polui um rio, o que destri peixes, e suas guas vo dar nos mares, que dentro da proporo tambm estaro poludos. Essa compreenso de unidade e integrao concebida pelo holismo formar a nova conscincia, o novo pensar, pois insere a aquisio de valores como a verdade, a justia, a solidariedade, a liberdade e a cooperao, que so valores humanistas, e, esto implcitos no paradigma de base holstica e sistmica de Fritjof CAPRA (1997), no qual este estudo se baseia . Efetivar a interdisciplinaridade vinculando a Educao Fsica s demais reas do conhecimento, o que vai proporcionar o conhecimento universal e no uma compreenso fragmentada de mundo. Ainda, os temas transversais meio ambiente, sade, orientao sexual, tica, acesso ao trabalho, cidadania e outros que constam nos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998 e 1999) do uma conotao integrada e de unidade ao conhecimento.

CONTEDOS DA EDUCAO FSICA ESCOLAR Os Contedos Pedaggicos compem o conhecimento desenvolvido na escola. Na perspectiva da formao do ser humano em sua totalidade, os contedos da Educao Fsica Escolar se desenvolvem em trs dimenses: -das prticas dos movimentos corporais -da contextualizao terica -de princpios de valores e atitudes As prticas corporais, a contextualizao terica e os princpios de valores e atitudes, so trabalhados de forma integrada, tendo momentos que enfatizam uma ou outra dimenso. Prticas dos Movimentos Corporais As prticas dos movimentos corporais, so os contedos historicamente colocados. Proporcionam a apropriao de vrias formas de linguagens ou expresses corporais. So eles: Ginsticas, Jogos, Esportes, Danas, e outros que esto inseridos neles como Lutas, Mmicas, Relaxamento etc. GINSTICAS: -Aerbica -Localizada DANAS: -Primitiva -Da Corte -De Salo - Atuais ESPORTES: -Voleibol -Atletismo -Handebol -Basquete -Rtmica Desportiva -Artstica(Olmpica) -Folclrica -Bal -Moderna

-Futebol de Salo -Regionais: Capoeira Prticas Esportivas Indgenas

JOGOS :

-Socializantes -Pr-desportivos

-Recreativos -Esportivos

-Rtmicos

-De Dramatizao

-De Desprendimento Corporal Alm de trabalhar os movimentos corporais institucionalizados dos contedos, os livros apresentam possibilidades de os alunos criarem e recriarem(1) movimentos corporais, participando da construo do conhecimento e ampliando as formas de linguagem corporal. Contextualizao Terica O estudo contextualizado visa proporcionar a tomada de conscincia do que, quando, como e porqu das prticas dos movimentos corporais que se realiza, e da relao deles com a vida como um todo (pessoas, natureza, trabalho, idias, sentimentos etc.). figura 1-A
A contextualizao terica

A contextualizao terica se apresenta com: -conceitos -referenciais histricos-crticos-sociais -fundamentos das prticas corporais -estudo sobre normas e atitudes -conhecimento sobre o corpo, como qualidades fsicas, rgos dos sentidos e postura. -temas pertinentes, como lazer, criatividade, e cultura regional. -temas transversais, como ecologia, sade, trabalho, valores, justia social e sexualidade -princpios de totalidade, como corpo e esprito em unidade ou corporeidade, interdependncia da pessoa com demais elementos existenciais, educao fsica integrada ao contexto global da educao e a pessoa comprometida com a coletividade. Princpios de Valores e Atitudes Os contedos de valores e atitudes so princpios educacionais que desenvolvem comportamentos voltados a formao de seres humanos que possam construir um mundo mais harmonioso. Eles so relativos: -a atitudes de solidariedade, cooperao, respeito, participao, iniciativa, autonomia, indiscriminao etc.; -a obedincia, questionamento e construo de normas e regras; -a valores como a justia, a liberdade, a verdade, a unio e a cidadania.

NOTA 1-Recriar criar de novo. Se algum realiza um movimento sem t-lo visto antes, mesmo que ele j exista, ele uma criao ou recriao. Recriar tambm criar movimentos a partir de movimentos conhecidos.

HISTRIA DA EDUCAO FSICA BRASILEIRA PELAS CONCEPES PEDAGGICAS Introduo A concepo pedaggica constitui as idias que norteiam ou conduzem todo processo educacional. Tem conotao filosfica porque caracteriza o tipo de pessoa que se quer formar atravs da educao.

As Razes da Educao Fsica Brasileira A Educao Fsica escolar no Brasil teve no decorrer da histria influncia marcante daquela criada na Europa no sc. XVIII: os sistemas ginsticos desenvolvidos na Alemanha, Dinamarca, Sucia e Frana, e o esporte da Inglaterra.1 Esses sistemas ginsticos se inspiraram na Educao Fsica praticada na antiga Grcia na Academia do filsofo Plato (387 a.C.) e nas atividades competitivas realizadas nos estdios gregos (OLIVEIRA, 1987). A Educao Fsica idealizada e aplicada por Plato chamava-se GINSTICA e poderia se dividir em trs setores: 1 a higiene corporal e o regime diettico; 2 o atletismo (que teve um lugar de honra na Grcia antiga); 3 os jogos e a dana. Conceitos e tendncias fundamentavam essas prticas, das quais vale ressaltar: 1 O conceito dualista do homem que o separa em corpo e esprito. Plato teve a capacidade de entender que alm do corpo o ser humano tem esprito, e isso deve ser sobretudo valorizado. Contudo sua idia era de que o esprito no atua em unidade com o corpo, pois acreditava que a ginstica era para o corpo, para o esprito cabiam outras atividades, como a msica, o teatro, a histria e a cincia; 2 A tendncia mdica. Um dos aspectos da pedagogia platnica era a ligao da ginstica com a medicina, na qual as noes de higiene e regime alimentar significavam sade, pois para o mundo ideal de Plato s deveria haver espao para o homem saudvel; 3 A influncia militar. Por viver num perodo de guerras, Plato tratou principalmente da ginstica militar. As competies nos torneios eram um meio de preparar militarmente a juventude grega, e os guerreiros eram chamados a serem atletas das lutas mais difceis; As idias do grande filsofo fundamentaram os mtodos ginsticos europeus nos quais o Brasil se inspirou. Esses mtodos foram fortemente influenciados pelas idias da concepo positivista, baseada na cincia, que se iniciou no sc. XVIII, tomou conta do sc. XIX e perdura em nosso tempo.

Vai-se conhecer as idias positivistas, o que relevante para este estudo.

Princpios Positivistas na Educao O pensamento positivista, numa viso ampla, significa: 1 Que a cincia considerada o nico conhecimento possvel, ele se baseia naquilo que foi experimentado e comprovado e no pode ser modificado, o que leva concepo de um saber pronto e acabado, que no admite mudanas e no d liberdade de interferir naquilo que est posto como imutvel; 2 No indaga o porqu, no procura as causas primeiras e ltimas, independente da reflexo filosfica, acredita no que real, palpvel e concreto; 3 Com a viso de que cada cincia uma independente da outra, a educao escolar nessa concepo justifica o conhecimento sem a integrao interdisciplinar, na qual cada especialista conhece somente sua rea de estudo, tornando o ensino fragmentado (separado em partes), sem o entendimento, pelo professor e pelo aluno, que possibilita a viso do todo, a noo de conjunto; A partir dessa introduo vai-se fazer o estudo sobre a histria da Educao Fsica brasileira. As tendncias ou concepes pedaggicas que constituram e constituem a Educao Fsica no Brasil.

A Concepo Militarista A histria da Educao Fsica no Brasil se confundiu em muitos de seus momentos com a dos militares. Em 1810, dois anos aps a chegada da famlia real ao Brasil, foi criada a Academia Real Militar, onde em 1860 foi introduzida a ginstica alem. Mas pode-se considerar como marcante estmulo na Educao Fsica brasileira o modelo da ginstica francesa. O denominado mtodo francs foi desenvolvido na Escola Militar de Joinville-le-Pont prxima a Paris, onde os graduados tinham uma formao estritamente militar e a eles era dada a atribuio de professores nas escolas. O mtodo francs ento introduzido no Brasil propunha seis formas de trabalho fsico: jogos, flexionamentos, exerccios educativos, aplicaes, esportes individuais e esportes coletivos. (...) As aplicaes compreendem sete grupos de exerccios: marchar, trepar, saltar, levantar e transportar, correr, lanar, atacar e defender-se (BETTI, 1991, p. 75). Posturas adotadas na escola que caracterizam a influncia da escola militar: 1 A voz de comando pelo professor e a execuo pelos alunos;

2 Os movimentos executados por todos ao mesmo tempo e da mesma forma; 3 O erro considerado como algo negativo; 4 A utilizao de filas e colunas; 5 A prtica das corridas de resistncia e da ginstica localizada; 6 O castigo.

A Concepo Higienista e Eugenista No sc. XIX o governo tinha como objetivo melhorar as condies fsica e higinica do povo, que na poca eram precrias. Com isso a Educao Fsica vinha colaborando com a ideologia do governo de revolucionar os costumes familiares, segundo a qual os indivduos aprenderiam a cultivar o gosto pela sade. Esse encargo pblico foi atribudo aos higienistas (mdicos) que se integraram na rea da Educao Fsica. Isso explica o porqu da Educao Fsica estar ainda hoje vinculada s reas mdicas como a fisiologia, a anatomia e a biologia. Tendo nas suas origens a influncia das instituies militares e dos princpios positivistas, a Educao Fsica no Brasil, desde o sc. XIX, foi entendida como um elemento de extrema importncia para o forjar daquele indivduo forte, saudvel (CASTELLANI FILHO, 1989, p. 203). Buscava-se um tipo anatmico com caractersticas tnicas que correspondessem ao modelo construdo pela higiene. A introduo da Educao Fsica nas escolas brasileiras, na poca chamada de ginstica, foi muito combatida em funo de estar ligada ao trabalho manual, fsico, desprestigiado em relao ao trabalho intelectual, este atribudo classe dominante, enquanto o outro pertencia nica e to-somente aos escravos. A Educao Fsica, ento, para defender sua prtica nas escolas, precisou se utilizar dos princpios da sade corporal, sade fsica e eugnica. Combatendo a idia de que a ginstica de funo estritamente fsica, Rui Barbosa, considerado o Paladino da Educao Fsica no Brasil, defendeu e revelou a idia do correto entendimento da relao existente entre corpo e mente, matria e esprito (...), e combate aqueles que viam na ginstica um verdadeiro atentado materialista alma frgil da infncia e da adolescncia: a ginstica no um agente materialista, mas, pelo contrrio, uma influncia to moralizadora quanto higinica, to intelectual quanto fsica, to imprescindvel educao do sentimento e do esprito quanto a estabilidade da sade e ao vigor dos rgos (pp. 48-50).

A Concepo Escolanovista

A partir de 1920, a educao escolar brasileira passou a viver um movimento renovador, de influncia das idias de autores estrangeiros como Montessori. Nessa perspectiva, em 1924, um grupo de educadores brasileiros fundou a Associao Brasileira de Educao (ABE) para colocar as idias inovadoras atravs do movimento batizado de Escola Nova. A concepo pedaggica da Escola Nova coloca: 1 Que o conhecimento se processa pela descoberta do aluno, 2 O professor, ao invs de transmissor, um facilitador do processo educativo. O professor induz o aluno a explorar o movimento corporal, encontrar o conhecimento da Educao Fsica; 3 Que os alunos podem no responder s tarefas da mesma forma dentro de uma determinada faixa etria, pois que eles esto condicionados a fatores que interferem em seu desenvolvimento, como aspectos biolgicos e o meio ambiente, que determinam a qualidade de experincias vividas; 4 As questes sociais na discusso educacional, isto , a reflexo que tem carter filosfico sobre as interferncias polticas na educao. Essa concepo pedaggica no teve base para se solidificar pois no se identificava com os propsitos militares dos interesses nacionais. Foi intensificado o sentido educacional voltado segurana nacional com relao ao cumprimento por parte do cidado brasileiro dos deveres para com a defesa nacional, pois temia-se um movimento interno organizado pelos comunistas e outros externos, como um conflito blico em nvel mundial. Assim, no perodo compreendido entre 1937 e 1945, no governo de Getlio Vargas, evidenciam-se os relatos encontrados por Lino CASTELLANI FILHO (1989, p. 87) entre os escritos da poca: Entreguemos ao exrcito todos os poderes para que, no setor da Educao Fsica, ponha em prtica em todo territrio nacional a sua tcnica disciplinadora que , no momento um evangelho salutarssimo nao. (...) Seja o Brasil, todo ele, no tocante Educao Fsica, uma Escola de Educao Fsica do Exrcito. O mtodo francs, j mencionado, ganhou fora e foi adotado pelas escolas em todo territrio brasileiro. Mas em 1946 as lutas ideolgicas dos escolanovistas se reacenderam, e com resultados. A educao para todos, que j era um dos objetivos da Escola Nova, nesse perodo se concretiza, se no na realidade, pelo menos nas leis. A Assemblia Legislativa assegura legalmente as idias democrticas da Escola Nova, e pe em vigor a gratuidade do ensino, ou seja a descentralizao das escolas particulares e expanso das escolas pblicas. Depois, em 1966, a Educao Fsica definida em decreto como o objetivo de aproveitar e dirigir as foras do indivduo fsicas, morais, intelectuais e sociais de maneira a utiliz-las na sua totalidade (...). Essa concepo pedaggica criou bases slidas para a Educao Fsica, mas no se fortaleceu naquele momento histrico, porque o contedo que justifica a Educao Fsica escolar para o Estado na seqncia o esporte.

A Concepo Tecnicista Mauro BETTI (1991, p. 96) conta que em 1955 no incio o esporte nas escolas brasileiras foi influenciado pelo mtodo desportivo generalizado desenvolvido na Frana. Com nfase no aspecto ldico, os movimentos espontneos e naturais vinham substituir o exerccio feito por obrigao pelo exerccio executado por prazer. A pretenso no era extinguir a ginstica do currculo escolar, mas unificar o esporte com a ginstica. Ao esporte so atribudos importantes papis sociais, como fora na sua origem na Inglaterra: A competio estimula a unio dos participantes, desenvolve a solidariedade, a camaradagem e a lealdade, contribuindo para a formao do carter. Mas, seus valores foram modificados quando ganhou as caractersticas de performance que inclui a tcnica aprimorada. O esporte foi incorporando gradativamente as caractersticas de performance, que entre 1969 e 1979 teve sua ascenso. Aqui cabem as idias de Walter BRACH, que na posterior concepo crtico-social dos anos de 1980 se evidenciou com o estudo do sentido social do esporte. O autor entende que o esporte estabelecido com as caractersticas de performance vinculado ideologia capitalista do trabalho e a juventude educada para uma sociedade competitiva na qual o princpio de rendimento gerado pelo capital se impe aos valores humanistas. O lema ganhar a qualquer preo, o que estabelece uma competio concorrncia exacerbada na qual um jogo pode parecer uma batalha e perde-se a tica esportiva. Incute-se a idia de melhores e piores como sendo normal, sem o esclarecimento das oportunidades geradas pelo fator socioeconmico que favorece a preparao das equipes e do indivduo para vencer na vida. As regras pr-fixadas tm a conotao de no questionamento e conformismo. Promove uma condio esttica de aceitar o que est estabelecido. conformismo. A viso crtica-social do autor certamente foi estimulada tambm pela dimenso que o esporte tcnico ganhou: em 1971 criou-se por decreto o Departamento de Educao Fsica e Desporto; nas Faculdades de Educao Fsica, forma-se o professor-tcnico; possibilita-se a ascenso do talento esportivo; verbas so destinadas promoo do esporte performance; em 1980 a rede pblica cria as turmas de treinamento, visando participao dos alunos em campeonatos oficiais, olimpadas estudantis, e outras formas de competio; a prtica esportiva de alto nvel incentivada em idade precoce; o esporte colocado como o principal contedo nas aulas de Educao Fsica. As colocaes feitas no devem ser interpretadas como sendo de banir o esporte da escola, pois negar o esporte negar um dos grandes contedos da Educao Fsica e das maiores representaes da cultura corporal. O que se

pretende que ele seja vivenciado com os princpios educacionais 2 ticosmorais como o respeito, a solidariedade, o desenvolvimento da autonomia e outros. No mbito geral, a concepo tecnicista conferiu os sentidos do trabalho industrial s disciplinas escolares. Os contedos foram influenciados pela forma repetitiva e mecnica da produo industrial que no possibilita ao aluno, como ao trabalhador, utilizar seu potencial criador. a produo independente do pensamento e do sentimento que robotiza o ser humano. Com as tendncias da escola tcnica houve o declnio das artes que estavam nos contedos clssicos da escola tradicional. Artesanato, poesia, teatro e canto foram sendo desestimulados, retirando em parte o aspecto afetivo da educao, ou a sensibilidade que se desenvolve atravs da vivncia artstica.

A Concepo Histrico-Crtico-Social A partir de 1980 presencia-se grande divulgao de novas idias em Educao Fsica. Professores escritores como Vitor Marinho de Oliveira, Joo Paulo Subir Medina, Joo Batista Freire, Valter Brach, Lino Castellani Filho, Carmem Lcia Soares e Rachel de Mesquita,3 dentre tantos outros, questionam as concepes pedaggicas com as idias positivistas. Apresentam novas concepes pedaggicas denominadas humanista (a chamada libertadora e idealizada pelo grande pedagogo Paulo Freire, progressista, revolucionria, que gerou a concepo histrico-crtico-social. Basicamente as idias so: 1 Que o movimento corporal, base do estudo da Educao Fsica, no se encerre em si mesmo num ato mecnico e desvinculado da vida do aluno, mas que os significados atribudos aos exerccios que ele realiza estejam atrelados sua vida em sociedade; 2 Que a educao vislumbre a totalidade humana desenvolvendo todos os potenciais da sua natureza, o pensamento, o sentimento e o movimento; 3 Que o conhecimento formal repassado na escola considere a cultura popular de formao do aluno; 4 Que a educao escolar desperte o esprito crtico do aluno, para que este possa interferir em sua realidade ajudando a constru-la dialeticamente; para isso, prope a democratizao no ensino; 5 Que a Educao Fsica desenvolva a autonomia no aluno, e para isso entende a produo do saber ou o construtivismo ou criatividade como encaminhamento(s) metodolgico(s); 6 Que as formas de relaes sociais so determinadas pela maneira de como gerado o capital, ou seja, pelas funes que o homem realiza no trabalho, e que, se este se desenvolve no sistema capitalista, resulta numa

sociedade de classes sociais diferentes; com isso, a educao deve trabalhar as contradies sociais no sentido de transformao, assumindo seu compromisso com o bem comum e com o papel poltico que lhe compete e a desaliena; 7 Que a Educao Fsica trabalhe os contedos historicamente colocados: os jogos, as danas, os esportes e as ginsticas; 8 Que preciso conhecer a histria, saber as interferncias polticas-sociaisreligiosas-filosficas que levaram a humanidade a construir o conhecimento escolar no decorrer dos tempos; isso efetiva a prxis, que a integrao da teoria com a prtica, do movimento corporal com a reflexo, da ao consciente que promove a transformao.

A Concepo Neoliberal-Empresarial Embora no tenha sido apresentada uma proposta oficial, constata-se, a partir de 1990, procedimentos nas escolas compatveis com as idias neoliberais. O neoliberalismo a expresso contempornea do capitalismo e se justifica no trabalho da chamada terceira revoluo industrial, a tecnologia avanada. O neoliberalismo tem como objetivo a melhoria da qualidade de produtos para competir no mercado nacional e internacional. A produtividade e competitividade so requisitos que o compem, assim como uma supervalorizao da mquina, que o meio de produo nessa era tecnolgica. Essa concepo coloca que como a mquina vem de forma acelerada substituindo as pessoas, cada vez menos haver espao para elas no mercado de trabalho. Naturalmente o ser humano que tem que acionar as mquinas, mas um nmero reduzido. Devido ao desenvolvimento tecnolgico que requer conhecimento e a competio para as reduzidas vagas no mercado de trabalho, no so todos que tero a oportunidade de comand-las, somente os mais qualificados, os mais sensveis4 e criativos. Outro fator que diminui a oferta de emprego que em compatibilidade com a globalizao, o Brasil se abre para os produtos importados de alta tecnologia, uma vez que o investimento em cincia e tecnologia no exterior muito maior que no Brasil. A partir do momento que o produto importado ganha mercado no Brasil, dispensa-se a oferta de trabalho nacional. Projetada essa poltica a um futuro prximo, de 4 ou 5 anos, poderemos antever quais cidados e cidads tero acesso a empregos, e quais deles estaro na condio no mais de cidados e cidads, mas de excludos em definitivo do mercado de trabalho e do mercado do consumo (ABICALIL, 1996, p. 23).

Segundo essa ideologia, os desempregados que em 1996 j somavam 35.000.0005 sero sustentados pelo Estado por uma questo de direitos bsicos. Isso se constata atravs de projetos que beneficiam financeiramente menores e famlias de baixa renda. A oferta de merenda nas escolas pblicas, do kit escolar, da bolsa escola e da luz fraterna, so exemplos. No sentido da competitividade, ABICALIL (1996) aponta a tendncia neoliberal na escola quando oferece prmios segundo critrio empresarial de estatstica principalmente de evaso e repetncia nas escolas pblicas. Esse um princpio de competitividade que estabelece um ranking das escolas de primeira, segunda e terceira linha, sendo que s mais produtivas se ofertaro recursos adicionais. Ao invs de coeso, isso pode promover o aprofundamento de diferenas no plano cultural e econmico. Quanto ao sentido pedaggico, a crtica a essa proposta a abordagem de que, a educao escolar vai muito alm da preparao para o trabalho, ou de atender as demandas econmicas na busca de equiparar a indstria brasileira s condies da concorrncia internacional. A finalidade da educao formar homens plenos em sua humanidade, ou seja, possibilitar o desenvolvimento das potencialidades da criana nos campos intelectual, moral, afetivo, esttico e psquico. preparar para vida em famlia, para as relaes sociais, para saber viver com sade, para ser autnomo, participativo, apropriar-se e usufruir da cultura e do lazer, olhar o mundo com tica crtica e solidria para interferir positivamente na sua realidade. Enfim, a educao tem uma dimenso mais profunda do que simples atitudes e finalidades burocrticas e econmicas. O autor Walter BRACH (1991, p. 18), da rea da Educao Fsica, acredita que esta deve ser crtica com relao aos efeitos da poltica da indstria cultural e buscar o sentido da sua transformao na necessidade da transformao da prpria sociedade brasileira. (...) nesta perspectiva educaria no sentido de instrumentalizar o indivduo para entender e se posicionar criticamente frente nossa cultura corporal/movimento no sentido de desenvolver uma sociabilidade composta de valores que permitam um enfrentamento crtico com os valores dominantes. O enfrentamento crtico pode ser mediante a compreenso de que se pretende uma concepo trabalhista que priorize o ser humano, que valorize a produtividade construda na cooperao na qual a mquina seja utilizada em benefcio de todas as pessoas. Se no for assim no se justifica sua existncia. Ter-se-ia ento que descartar parte das mquinas, aquelas que no esto a favor da populao em geral, que esto a favor da promoo do capital e do sistema que concretiza a liberdade exagerada de um grupo pelo acmulo de capital e pelas oportunidades em participar da construo do mundo e a priso de grande parte da populao pela carncia tanto do capital como dos direitos s oportunidades de participar da construo de sua realidade e de exercerem a cidadania pelo trabalho.

Concepo dos Parmetros Curriculares Nacionais A partir de 1997 o Ministrio da Educao MEC, atravs da Secretaria de Educao Fundamental e da Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, apresentou uma proposta pedaggica de reformulao do ensino para as escolas brasileiras incisa na Lei n 9.394/96 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao). A proposta revela a cidadania como eixo norteador da educao escolar com nfase na democratizao. Este estudo abrange a proposta como um todo na tentativa de dar uma idia geral dos PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais). O texto aqui de sntese. Proporciona apenas referncias que tambm podem induzir pesquisa por parte dos leitores. As idias foram retiradas dos livros dos PCNs (BRASIL, 1998, 1999) somadas s colocaes da autora. Como sendo um processo no caso educacional , com suas dinmicas provocadas pelas transformaes que a humanidade realiza com criaes e reformulaes, a concepo dos PCNs o resultado da construo de idias moldadas naquelas que surgiram em concepes anteriores. Em menor proporo, idias novas aparecem, como o conhecimento na rea tecnolgica, que a proposta justifica como sendo produto do mundo contemporneo e, em outra esfera, o conhecimento e o respeito com relao diversidade das expresses da cultura brasileira. Esta pode ser de abrangncia nacional, de manifestaes locais, de grupos tnicos, etc. Com um perfil humanista, tem como base princpios democrticos como a incluso, a igualdade de oportunidades, a cooperao, a participao do aluno como sujeito que constri sua realidade, o respeito s diferenas, o esprito coletivo, a perspectiva de totalidade humana nos aspectos afetivo-cognitivomotor-tico-esttico-sociais, a conscincia crtica e poder criativo. Esses princpios geram a autonomia para o exerccio da cidadania nos mbitos das relaes sociais, da preparao para o trabalho, do lazer e da promoo da sade. Enfatiza a ao pedaggica na perspectiva interdisciplinar na qual as reas do conhecimento se inter-relacionam superando a viso segmentada que meramente disciplinar. H a necessidade do domnio da rea especfica para poder captar suas conexes com as outras reas. Na totalidade implcita na interdisciplinaridade, os PCNs inovam quando globalizam os contedos instituindo os temas transversais. Os temas transversais so assuntos que traduzem problemas que a sociedade enfrenta e que por serem emergentes, precisam de solues. So eles: meio ambiente, orientao sexual, trabalho e consumo, tica-valores, sade e pluralidade cultural. Os temas transversais no significam a criao de novas reas do

conhecimento, mas objetivos e contedos que devem ser incorporados nas reas j existentes como pertinentes a todas elas. A contextualizao destacada como encaminhamento para o aluno aliar os conceitos com as prticas educacionais e estas com seu cotidiano. A contextualizao a ponte entre a teoria e a prtica, envolve uma relao entre sujeito e objeto e deve estar intimamente ligada vida como um todo. Dessa forma o aluno, por exemplo, relaciona a qumica com os produtos de higiene pessoal e as fibras sintticas de sua roupa; utiliza o conhecimento sobre o corpo humano para tomar decises pessoais como fazer dieta, usar drogas, praticar atividades fsicas ou exercer a sexualidade; entende que o equilbrio de estar sobre uma prancha de surf tem relao com as leis da fsica. A contextualizao proporciona ao aluno as competncias de compreender sua realidade educacional e existencial e a capacidade de produzir e expressar idias de forma oral e escrita. A proposta tambm aborda os pilares que inspiram a constituio da LDB; so eles: estticos, que se fundamentam na sensibilidade; polticos, que se fundamentam na igualdade; ticos, que se fundamentam na identidade. A tica da abrangncia de aprender a ser, a esttica de aprender a fazer e a poltica de aprender a conviver: 1 A esttica da sensibilidade est voltada beleza, sutileza e delicadeza. A busca de querer fazer bem feito banaliza a vulgarizao e as manifestaes que brutalizam as relaes pessoais e o ensino de m qualidade , em sua feira, uma agresso sensibilidade. Para substituir a repetio e a padronizao da era industrial a esttica da sensibilidade estimula a criatividade, o esprito inventivo e a identidade de conviver com o incerto e o diferente; 2 A poltica da igualdade envolve o combate s formas de preconceito e discriminao. Reconhece os direitos humanos de igualdade e eqidade, bases da justia. Inclui o compromisso poltico do cidado se posicionar perante situaes como de adquirir seus direitos e cumprir seus deveres; da compreenso do respeito com o Estado, que tambm consiste em valorizar o sistema federativo e o que do bem comum ou pblico e o do que privado; 3 A tica da identidade basicamente se constitui pela autonomia. A autonomia construda pela afirmao da identidade que se for discriminada por preconceito ou moralismo no se constri. Por isso, a educao promove a tica da identidade se no provocar o fracasso do aluno que acontece porque sua auto-imagem prejudicada quase sempre por reprimir a sensibilidade e desacreditar na igualdade. Neste sentido, o educador busca criar condies de formar identidades moldadas pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito igualdade.

A preparao para o trabalho prioridade no ensino mdio. Habilidades e competncias bsicas de formao para o trabalho devem ser associadas formao geral do educando em todas as reas do conhecimento. Todos devem ser educados na perspectiva do trabalho enquanto uma das principais atividades humanas, enquanto campo de preparao para escolha profissional futura, enquanto espao de exerccio de cidadania, enquanto processo de produo de bens, servios e conhecimentos com as tarefas laborais que lhe so prprias (BRASIL, livro de apresentao dos Temas Transversais, 1998, p. 92). Num mundo onde muitos trabalhos so realizados por ou atravs de mquinas hoje avanadas em tecnologia , aparelhos e robtica, os PCNs priorizam o conhecimento na informtica para o exerccio profissional. Dentro deste contexto, da constante interao do ser humano com aparelhos, a proposta coloca a necessidade de conciliar tecnologia e humanismo, sendo que os afetos precisam intermediar as relaes. Ainda com relao ao trabalho, na abordagem do tema transversal trabalho/consumo do livro do ensino fundamental, a proposta assume uma postura crtica com relao s desigualdades sociais provocada pela poltica capitalista gerada pelos meios e bens de consumo. Diz que servios altamente remunerados convivem com outros, muito mal pagos, sem segurana e sem respeito legislao trabalhista, ou com o desemprego. Que h uma necessidade de se ter o compromisso histrico de transformar o quadro perverso de distribuio profundamente desigual da riqueza, que resulta em desigualdade de oportunidades de acesso ao trabalho e ao consumo. Essa desigualdade compromete a democracia e, conseqentemente, a construo da cidadania. Na busca da transformao buscam-se alternativas baseadas nas responsabilidades que cabem ao governo e a sociedade civil. Neste sentido, um dos objetivos para o ensino fundamental o aluno saber que os direitos so conquistados por meio de conflitos e acordos e que isto pode ser viabilizado mediante a atuao de partidos polticos, sindicatos e associaes civis e rgos governamentais. O ensino diversificado que tambm est contemplado na proposta proporciona a abertura para que parte 25% da carga horria do ensino mdio seja investida em habilitaes profissionais que venham de encontro s necessidades da regio de cada estabelecimento de ensino. Essa democratizao no ensino se estende na autonomia da escola elaborar seu projeto pedaggico que inclui conhecimentos com caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Isso esclarece que o ensino diversificado na proposta um respeito s identidades. Neste sentido aborda que para alcanar a igualdade, tambm preciso o tratamento diferenciado. A Educao Fsica nos Parmetros Curriculares Nacionais A abordagem que foi feita da concepo aponta os princpios norteadores da prtica pedaggica do professor de Educao Fsica. A relao do que foi

falado com sua atuao torna transparente encaminhamentos pedaggicos como por exemplo que o princpio da incluso descaracteriza o procedimento de seleo dos alunos aptos e inaptos bem como privilgios aos bem dotados; que a ao corporal envolve a totalidade do ser humano com seus aspectos afetivos, cognitivos e de socializao; que os alunos podem adaptar e modificar as regras dos jogos. Enfim, o professor articula as idias da proposta construindo seus procedimentos educacionais. Assim como nas demais reas, os contedos e objetivos nos PCNs tambm so chamados habilidades e competncias. Por exemplo atingir a competncia de realizar uma bandeja no basquete requer as habilidades de segurar, evoluir driblando a bola e arremess-la. Em etapa anterior, evoluir driblando a bola pode ser uma competncia, que requer habilidades de correr, locomover-se em determinado espao e quicar a bola. Nas prticas corporais esto inclusas as competncias correspondentes aos conceitos, aos valores e atitudes para os quais se quer educar: a autonomia, a conscincia poltica, o desenvolvimento da sensibilidade, a relao da prtica educativa com a vida pessoal, social e profissional, a capacidade de contextualizar e verbalizar os significados dos contedos. Contemplada como cultura corporal, a Educao Fsica, para viabilizar a proposta, apresenta os contedos em trs categorias:6 1 Conceitual: que diz respeito a fatos, conceitos e princpios; 2 Procedimental: que so os ligados ao fazer; 3 Atitudinal: que corresponde a normas, valores e atitudes. As trs categorias procedimentos, conceitos e atitudes so utilizadas para melhor clareza das diferentes dimenses que interferem no conhecimento. Isso no quer dizer que se separam entre si, porque mesmo que tratados de forma especfica, associam-se na aprendizagem. Os contedos procedimentais referem-se s prticas dos movimentos corporais. So os elementos que proporcionam a cultura corporal, ou seja, a apropriao de vrias formas de linguagens ou expresses corporais. Na proposta se constituem de: 1- jogo; 2-esporte; 3-atividades rtmicas e expressivas; 4-ginstica; 5-luta. O contedo conceitual estabelece a conscientizao das prticas dos movimentos corporais e a relao deles com a vida cotidiana. O contedo conceitual pode abranger: 1 conceitos; 2 referenciais histricos;

3 fundamentos das prticas corporais; 4 estudo sobre normas e atitudes. Envolve: 1 conhecimento sobre o corpo; 2 temas pertinentes, como lazer e cultura regional; 3 temas transversais. Os contedos atitudinais so os chamados contedos ocultos e se referem a valores e atitudes. Visam desenvolver os princpios educacionais que moldam os comportamentos. Eles so relativos: 1 a atitudes de solidariedade, cooperao, respeito, participao, iniciativa, autonomia, indiscriminao, etc.; 2 obedincia, questionamento e construo de normas e regras; 3 a valores como a justia e a igualdade. O conhecimento sobre o corpo um bloco que faz parte das trs categorias, ou seja, abrange conceitos, atitudes e procedimentos ao fazer, compreender, sentir e falar sobre as possibilidades corporais. Conhecimentos de anatomia como estrutura muscular e ssea, de fisiologia como freqncia cardaca, queima de calorias e reposio de nutrientes bsicos; percepo corporal, habilidades motoras, hbitos posturais e o corpo como sede de sensaes e emoes so contedos que fazem parte deste bloco. O conhecimento sobre o corpo integrado s trs categorias comporta competncias voltadas sade e ao lazer, que so da abrangncia da Qualidade de Vida citada nos PCNs. Para resumir, a Educao Fsica dentro do que se prope nos Parmetros Curriculares Nacionais e que consta no livro de Introduo (BRASIL, 1998), a rea do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento com finalidades de lazer, de expresso de sentimento, afetos e emoes, de manuteno e melhoria da sade. Adotando como eixo estrutural o princpio da incluso, aponta para uma perspectiva metodolgica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperao, da participao social e da afirmao de valores e princpios democrticos. Nesse sentido, busca garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danas, lutas e ginsticas em benefcio do exerccio crtico da cidadania. Crtica da Autora sobre a Proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais Destaques Entre tantos outros pontos positivos, destacam-se os temas transversais e o ensino diversificado. Os temas transversais merecem nfase por tratar de assuntos relacionados vida das pessoas que esto distorcidos, repercutindo em graves

conseqncias para a sociedade. Precisam ser trabalhados sistematicamente na escola como processo de reverso da realidade atual. As reas com suas especificidades no esto dando conta de preparar o aluno para a vida. O que significa uma nota 100 para uma aluna que engravida aos 14 anos sem nenhuma estrutura para educar seu filho e com isso talvez precise at parar de estudar. No justia um aluno ser considerado timo se atira lixo ao cho ou alienado com relao aos valores deturpados que prejudicam sua vida e de tantos outros. Estes so poucos exemplos que mostram que o professor precisa articular sua rea com os temas transversais. repercutindo em graves conseqncias para a sociedade. Precisam ser trabalhados sistematicamente na escola como processo de reverso da realidade atual. As reas com suas especificidades no esto dando conta de preparar o aluno para a vida. O que significa uma nota 100 para uma aluna que engravida aos 14 anos sem nenhuma estrutura para educar seu filho e com isso talvez precise at parar de estudar. No justia um aluno ser considerado timo se atira lixo ao cho ou alienado com relao aos valores deturpados que prejudicam sua vida e de tantos outros. Estes so poucos exemplos que mostram que o professor precisa articular sua rea com os temas transversais. Na abordagem do tema transversal trabalho/consumo (BRASIL, 1998) preciso salientar a postura poltica assumida pela proposta. Fala das desigualdades sociais provocadas pela poltica capitalista gerada pelos meios e bens de consumo. Constam itens como Tributao, distribuio de renda e justia social. Com isso possvel admitir que a proposta no alienada, que democraticamente permite o papel poltico da escola de transformar a realidade com relao insana distribuio de renda no Brasil. Outro item que relevante na proposta o ensino diversificado. Condiz com a importncia de fortalecer a identificao com as manifestaes regionais e o respeito com as diversas expresses culturais brasileiras. Isso pode se reverter na ligao do brasileiro com a sua nao, com o seu prprio Eu nacional. Uma nao que est sendo desapropriada de matria o que abala o sentimento precisa se recompor para no se perder como identidade, como consistncia de um lugar, de uma esfera energtica local de cu e terra onde o corpo atua. O brasileiro est descrente de sua ptria, e fortalecer as caractersticas regionais uma base para restabelecer essa credibilidade. Os educadores podem assumir o compromisso de ajudar a fortalecer a identidade nacional pela vivncia das culturas locais, regionais, que compem a nacional. Este um processo no qual se insere o professor ao estabelecer em si mesmo a identificao com a diversidade da cultura brasileira. Os desajustes que inviabilizam a proposta Ao se debater sobre os aspectos anteriores, e no caso de debater os demais dos PCNs, enfrentam-se os desajustes deles com a realidade poltica e econmica que antagnica proposta e da qual ela precisa para se efetivar.

Constata-se que os procedimentos polticos governamentais nas estruturas federal, estadual e municipal que podem dar sustentao proposta no so compatveis com ela. A corrupo pelos polticos e seus altos salrios mistificam valores voltados para a injustia. A privatizao de bens pblicos desqualifica o nacionalismo. Que lazer pode ter um aluno que trabalha de dia e estuda noite? Tem outros que no podem nem estudar porque o seu horrio de trabalho no permite. Como formar para o sutil e o belo seres que moram em favelas sem rede de esgoto e muitas vezes pela falta de recursos bsicos de sobrevivncia roubam, prostituem-se e matam? E o ajustado socialmente pode ser o que morre pelas mos daquele. A formao sexual sadia requer uma parceria do Ministrio da Educao com os meios de comunicao, que a deturpam em letras de msica e dana , em desacordo com a educao sexual que consta da proposta. Este procedimento bsico. A proposta proclama que tem como objetivo mudar o contexto, mas o excesso de itens arrebata o que bsico e sem o qual pouco se proceder. Mudar o sistema econmico para uma melhor diviso de renda o bsico para transformar o contexto e seria o foco da proposta, porque sem isso pouco se desenvolver dos demais objetivos. Proporcionar uma situao financeira digna ao brasileiro vai faz-lo sentir-se cidado porque ter acesso s informaes, sade, ao lazer, enfim, qualidade de vida. Sua renda naturalmente seria resultado do seu trabalho, o que pressupe a oferta de trabalho para todos. Isso exige uma modificao na poltica estrutural trabalhista para ampliar o mercado. Exemplos: oferecer recursos para voltar as pessoas para o plantio e a colheita; valorizar e ensinar o artesanato com incentivo para sua insero no mercado livre; estruturar cooperativas; dividir as oito horas de trabalho de firmas lucrativas em dois turnos de quatro horas por trabalhador, mas sem dividir o salrio do funcionrio. Com base nesses processos trabalhistas a escola cria mecanismos para proporcionar o trabalho em si mesmo e no somente preparar o aluno para um trabalho que ele pode no ter acesso. Essa, indiscutivelmente, uma base slida para uma proposta que quer democratizar incluindo todos no exerccio da cidadania. Assim, a proposta teria como base o conhecimento pautado na conscincia poltica voltada para uma justa distribuio de renda, o que vai impulsionar o aluno a transformar a realidade. Esse conhecimento inclui a construo (a preparao paralela) de formas de trabalho que vo lhe garantir o acesso ao mesmo. Com isso o conhecimento da escola se estenderia em atuao fora dela, e o aluno estaria vinculado a associaes, cooperativas e/ou sindicatos. Enquadrados nessas instituies organizadas os

alunos teriam estrutura para desenvolver as citadas formas de trabalho fora da escola, mas com o subsdio dela. Esta uma idia da atuao da escola para mudar o contexto econmico e conseqentemente poltico, mas outras podem ser viabilizadas. Importante ressaltar que o que foi proposto no descarta os outros itens da proposta, como a diversidade, a tica, a esttica, a informtica e outros. Eles seriam recursos de apoio, que estariam interligados ao eixo estrutural da proposta: a conscincia da ao poltica para a diviso justa da economia. Para concluir, os argumentos anteriores deixam transparecer que a apropriao da proposta, em sua maioria, no se efetivou nos procedimentos na escola. H um antagonismo entre a teoria e prtica, uma desconexo entre a verbalizao e a ao. O encaminhamento da proposta necessita o conhecimento dos PCNs pelos professores. As universidades precisam estar vinculadas proposta em parceria de comprometimento com o Ministrio da Educao. So elas que preparam os professores e demais profissionais que iro atuar junto sociedade. A proposta estrutural, portanto no diz respeito smente a formao de professores, reflete em procedimentos em todas as esferas profissionais. A Concepo Holstica O holismo tem o significado de totalidade que se estende ao significado de integrao. Neste conceito, as partes so consideradas como integradas entre si, formando um todo interdependente. Todas as existncias vivas e no vivas formam a conjuntura ecossistmica e se inter-relacionam. Natureza, pessoas, animais, objetos, sistema planetrio, tudo est ligado como composio do corpo universal. Tal paradigma8 - de base holstica e sistmica de Fritjof CAPRA (1997), e fundamenta este estudo. A mesma viso se estende aos processos sociais, econmicos, religiosos, ecolgicos, de cuidados com a sade, educacionais, polticos, tecnolgicos; eles no podem ser tratados de forma fragmentada, porque se inter-relacionam e so interdependentes. O desvinculamento desses processos causa desequilbrio e conseqentemente desarmonia no abrangente universo de atuao. Desarmonia que se constata hoje atravs dos desastres ambientais, da falta de trabalho, da violncia, do aumento de consumo de drogas lcitas e ilcitas, do desinteresse dos alunos pela aprendizagem, da precariedade da sade, da tecnologia inumana7 que colabora para a crescente taxa de desemprego. A Concepo Holstica sistmica porque o processo sistmico naturalmente interativo e integrativo. Observa-se que o mesmo ar que o homem e a natureza verde absorvem transformado em nitrognio pelo primeiro e em oxignio pela segunda para ambos sobreviverem. Assim a gua que, lquida,

transforma-se em gasosa pelo calor do sol, sobe pela atmosfera e retorna em forma de chuva, que rega a terra que gera os alimentos e assim por diante. A natureza sistmica com seus ritmos, que se adaptam s necessidades. Seu processo dinmico, no qual as formas se modificam naturalmente. Nada dado como imutvel e esttico, tudo flexvel e se adapta aos ritmos de fluxo e refluxo, ou de cheia e vazante, ou do calor e do frio e tantos outros. Essa dinmica integrativa sistmica holstica, a qual os rgos governamentais deveriam seguir para encaminhar suas polticas, porque o processo sistmico harmonioso, e a humanidade ainda pode ser harmoniosa se for transformada a atuao dos seres humanos. Transformar a atuao do ser humano transformar sua maneira de pensar e sentir, porque estes so os potenciais que ele oferece ao mundo. Somente o pensar e sentir diferentes tornar o agir diferente. O surgimento de um novo ser humano far emergir uma nova realidade. A atuao da pessoa de suma importncia porque interfere na sua prpria existncia e na sua realidade prxima. Repercute no ecossistema global, como eu atiro lixo ao cho, mas a terra de todos ou o dono de uma indstria polui um rio, o que destri peixes, e suas guas vo dar nos mares, que dentro da proporo tambm estaro poludos. Essa compreenso de unidade e integrao concebida pelo holismo formar a nova conscincia, o novo pensar. Nessa conscincia se insere tambm a aquisio de valores como a verdade, a justia, a solidariedade, a liberdade e a cooperao, que so valores humanistas. Isso ajuda a firmar a espiritualidade inseida no paradigma (8) de base holstica e sistmica de Fritjof CAPRA (1997). A falta de espiritualidade e da compreenso da interdependncia com a natureza levou o ser humano a desconsider-la como parte integrante da sua existncia e passou a devast-la, polu-la e praticar outras atrocidades ambientais que esto prejudicando a sade individual e ecossistmica. A compreenso de que a Terra me que alimenta e fornece a existncia, a torna sensvel, pulsante e viva. Se fosse vista como me, no a devastariam, queimariam, perfurariam, intoxicariam sem critrios ticos de violao aos princpios da existncia. O declnio da espiritualidade humana decorre ainda das idias do paradigma cientfico, que mecanicista. Entende tudo como sendo partes separadas e peas de uma mquina. A pessoa se tornou um tanto desapropriado de sentimento, individualista e desumano com seu meio social, ecolgico e ecossistmico. O imperativo da racionalizao e da existncia mediante a comprovao objetiva (concreta, palpvel) da cincia desafirmou a ao movida pela intuio, na qual no existem dados comprovados de referncia para agir. A intuio uma capacidade que transcende o corpo e est relacionada com a sensao que capta e estimula dados da existncia invisvel ou subjetiva.

O princpio de totalidade da concepo holstica que atribui a unio do corpo e do esprito concebe que a interao homem-mundo acontece mediante a existncia concreta chamada objetiva que o fsico. Mas, tambm mediante a realidade invisvel, chamada subjetiva , o amor, a mentira, a f, a saudade, a bondade, a inveja, etc. Os citados sentimentos transcendem (vo alm) os limites do corpo que em forma de energia compe a existncia invisvel que pode ser detectada pela intuio. Esta energia tem a qualidade da inteno de um sentimento. Uma energia que flui sentimentos positivos gera a harmonia, se negativos, gera a desarmonia. Neste sentido Maria do Carmo C. LOPES in PARAN (1998), aborda que o professor transmite valores, conhecimento, formas de relaes com o mundo. A forma verbal de se expor se estende a outras que so valiosas. A expresso do olhar, o sorriso, o toque, as atitudes, a alegria e o compromisso de ensinar que a sensibilidade do aluno detecta. O predomnio da razo sobre a intuio est, como outras atitudes, ligada sobrepujana das caractersticas masculinas sobre as femininas, que so chamadas na antiga filosofia chinesa de yang e yin. Assim, as atitudes yang (masculinas), consideradas como sendo racionais, competitivas, agressivas, exigentes e expansivas, sobrepem-se s atitudes yin (femininas), que so respectivamente intuitivas, cooperativas, receptivas, passivas e conservadoras. A nfase da atitude competitiva sobre a cooperativa, por exemplo, est favorecendo poucos em desfavorecimento de muitos. J a ao da atitude de explorao sobre a atitude de conservao, entre outros processos, constatada nos procedimentos com o meio ambiente natural. A sabedoria chinesa coloca que os opostos polaridades yin e yang se completam e a atuao de ambos proporciona o equilbrio. Mas este equilbrio no esttico, pois a interao dos plos yin e yang sustenta o ritmo cclico/dinmico dos fenmenos. A flexibilidade se adapta necessidade. Assim, por vezes, o equilbrio est no balanceamento dos opostos, por vezes, o equilbrio est na reverso da atuao de um dos plos. A cultura atribuiu ao homem um papel hierrquico superior e as atitudes consideradas masculinas se sobrepem s atitudes consideradas femininas, de forma esttica e linear. Isso causa o desequilbrio nos aspectos humanos, nos processos socioeconmicos, ecolgicos e relativos sade. No paradigma do pensador Fritjof Capra, que sustenta a superao da crise da atualidade, o equilbrio ser alcanado com a reverso das atitudes yang em favor das atitudes yin. A harmonia sistmica, que por si holstica, atua equilibrando os opostos. No ser humano, o equilbrio que ambos os sexos atuem com os aspectos yin e yang, o que descaracteriza o homem ser somente masculino e a mulher somente feminina. Na concepo holstica, a sade tambm tratada na perspectiva de totalidade. Se o corpo adoece, pode ser por interferncia de problemas

existenciais amplos. O estresse serve de referncia porque advm de problemas familiares ou amorosos, falta de trabalho, relaes sociais desfavorveis, decepes e outras, o que reverte em sintomas de insnia, tenso muscular, indigesto, nervosismo, dor de cabea, agressividade, consumo compulsivo de cigarro e bebida, que prejudica a sade. Nesta concepo, a cura compe tratamentos que diagnostiquem a existncia como um todo, que tratem do corpo relacionado com o emocional e o psicolgico. A cura se dirige tanto ao fsico como ao espiritual. Na viso holstica, a doena uma conseqncia de desequilbrio e da desarmonia, decorrendo freqentemente de uma falta de integrao que pode se manifestar em vrios nveis do organismo, sendo passvel de gerar sintomas de natureza fsica, psicolgica ou social. As vrias manifestaes do desequilbrio cultural esto na prpria raiz da atual crise um desequilbrio nos pensamentos e sentimentos, nos valores e atitudes e nas estruturas sociais e polticas , que ameaa a sade individual, social e ecossistmica, pois o que no saudvel para um indivduo tampouco saudvel para a sociedade e para o ecossistema global (CAPRA, 1997). Regina MIGLIORI in PARAN (1998) compactua com a viso holstica quando aborda efetivar a interdisciplinaridade vinculando a Educao Fsica s demais reas do conhecimento, o que vai proporcionar o conhecimento universal e no uma compreenso fragmentada de mundo. Ainda, os temas transversais meio ambiente, sade, orientao sexual, tica, acesso ao trabalho, cidadania e outros que constam nos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998 e 1999) do uma conotao integrada e de unidade ao conhecimento. A reflexo emergente que preciso fazer com relao atuao do professor est relacionada com a crise da educao detectada em atitudes como a de violncia e da falta de interesse do aluno em aprender. Tanto o professor como os demais representantes das instncias educacionais precisam compreender a necessidade de mudana. Os padres da educao no vm mais de encontro aos anseios dos alunos. Isso requer um novo professor. Um professor que pense e sinta diferente o que vai repercutir numa atuao diferente. O processo dinmico deve se impor para a flexibilidade de uma nova abordagem educacional. Na perspectiva de Fritjof CAPRA o desafio para a transformao tem bases holsticas que por si so sistmicas. Consistem na percepo de uma atuao de interdependncia e unidade entre aspectos humanos e processos de reformulao de valores e nfase na espiritualidade. Entre as modalidades de exerccios que se adequam concepo holstica e que ampliam o cenrio na rea da Educao Fsica esto: yoga, tai chi chuan, danas circulares e sagradas, massagens, vivncias interativas e ginstica harmnica. Esses movimentos vo em direo harmonia e ao equilbrio energtico e pode-se aprender e ensinar que o corpo um

instrumento para sentir. importante estar atento aos sentimentos e emoes que os movimentos despertam e aceit-los harmonicamente. Ao vivenciar o movimento saber o foco da inteno que o gerou. Esses significados transparecem nos exemplos a seguir de forma conceitual. Encaminhamentos e exemplos com consistncia mais objetiva das prticas podem ser encontrados em textos10 distribudos neste livro. Tai chi chuan O meu grande desafio era perceber as polaridades da energia vital, no universo e em mim. Alm de perceb-las, conviver com elas, movimentlas, faz-las circular, para que eu pudesse experimentar, ainda que momentos, o prazer do equilbrio, da harmonia e da unidade. O tai chi chuan, a sabedoria milenar chinesa me oferecia um instrumento precioso exerccios feitos lentamente, com conscincia e com inteno clara e definida. Dana circular De mos dadas, danvamos ao sol. O que eu sabia era que os ps desenhavam o crculo e os raios, imprimindo na terra meus passos carregados do propsito de fazer reluzir minha luz. O que eu sentia, pouco a pouco, medida que redesenhavam o crculo e os raios, imprimindo na terra meus passos carregados do propsito de fazer reluzir minha luz. O que eu sentia, pouco a pouco, medida que redesenhava, complementava ou reforava os raios dos meus companheiros, um a um, com a inteno clara e amorosa do meu corao, era uma paz imensa, uma fora que vinha de mim, do grupo, do todo. Todos os raios, expresses individuais num primeiro momento, estavam carregados da luz de todos, formando o espao sagrado do grupo. Atividade interativa Dei as mos para meus parceiros nessa Grande Roda, todos eles refletindo cada um deles e estabeleci as relaes: com Maria da Dores, acolhi meu corpo gritando por sade, movimento e alegria de viver; no Carlos olhei para minha rigidez e dificuldade de deixar fluir; no Antnio encarei meu medo e a minha prepotncia; dancei com a Rosa, reflexo de incmodos passados, mas no superados, pois incmodos no presente; errei o passo quando vi refletida na Snia a minha insegurana em expressar a beleza e a harmonia do meu ser; e no Pedro, no Daniel, em todos que de mos dadas faziam chegar at mim as preciosas oportunidades de integrao e compreenso e da certeza de estar no caminho certo. E assim estvamos todos os eus, em ns, co-criadores do Universo, cantando e danando a Grande Roda da Vida. Ento era isso unir o Cu e a Terra em ns e entre ns, no Grande tero da Humanidade e deixar fluir pelas mos, asas do corao? Com a conscincia de que cada um parte de crculos menores que se interconectam formando o Grande Crculo Planetrio, atitudes e dilogo

desta dimenso se firmam entre os professores, entre as disciplinas, entre as famlias, as comunidades e se estendem infinitamente nas relaes com o mundo.
NOTAS 1Os sistemas ginsticos desenvolvidos nos pases da Europa e que serviram de base para instituir a Educao Fsica nas escolas brasileiras esto no texto entitulado A Evoluo dos Sistemas Ginsticos que consta no Livro de GINSTICA, vol. 2 desta coleo. 2Os valores que se quer atribuir ao esporte e histria de como constituram sua formao na Inglaterra esto elucidados nos seguintes textos deste livro: A Histria do Esporte e Princpios do Esporte Educacional Valores do Esporte de Rendimento Identidade do Esporte Lazer. 3Rachel de Mesquita no divulgou a concepo histrico-crtico-social de forma contextualizada. Divulgou, e divulga, de forma prtica nos cursos de especializao que ministra por todo Brasil, na universidade e escolas onde professora. precursora dessa proposta e difundiu-a de forma brilhante. Falar da Educao Fsica na concepo histricocrtico-social falar de Rachel de Mesquita. 4 Fica-se perplexo diante da idia de que se quer utilizar sensibilidade humana em um processo que constri um mundo desumano. Sensibilidade e insensibilidade so antagnicos. no mnimo vil a estratgia de colocar a sensibilidade, que o que h de sutil e bom, em favor de um processo que insensvel ao bem da humanidade como um todo. Ainda aliena aqueles privilegiados que tm acesso ao trabalho tecnolgico que exclui tantos outros, porque inconscientemente participam da promoo da injustia. 5Estatstica apresentada pela professora Milena Martinez da Universidade Federal do Paran, no Seminrio de Avaliao das Polticas Educacionais, organizado pela APP (Associao dos Professores do Paran) Sindicato, 1996. 6Um estudo mais detalhado sobre as trs categorias dos contedos da rea da Educao Fsica consta no primeiro texto deste livro. 7A tecnologia inumana aquela que no utilizada em favor do ser humano. O crescente ndice de desemprego tem como um dos fatores a substituio das pessoas pelas mquinas no trabalho. 8Paradigma o conjunto de pensamento, percepo e valores que formam uma determinada viso de realidade a qual fundamenta as atitudes das pessoas. 9O estudo sobre os rgos dos sentidos e sobre o processo sensao/percepo consta nos textos de apoio do livro de DANA, vol. 1 desta coleo. 10 Nos textos deste livro intitulados Relaxamento Benefcios e Exerccios e RelaxamentoRespirao Meditao: Estudo e Prtica.

PARMETROS METODOLGICOS PARA O ENSINO DA EDUCAO FSICA A efetivao da Concepo Pedaggica que norteia esta obra, requer que no teor das condutas dos Jogos, estejam implcitos princpios educacionais que formem pessoas que construam um mundo mais humano. Para isso, as interaes sociais dos Jogos, devem ser constitudas de atitudes que caracterizam a Democratizao, a Socializao Cooperativa, a Criatividade e o Rompimento da Deturpao da Sexualidade. Esses elementos formam valores como de Justia, Liberdade, Solidariedade e Natureza Sexual, que compem uma realidade mais harmoniosa. A composio desses elementos nos Jogos, requer Parmetros Atitudinais para o professor conduzir o processo ensino-aprendizagem, pois eles moldam as condutas adotadas para os alunos jogarem. So eles: A Cultura Corporal. A liberdade de ser e estar no mundo, tambm construda mediante as diferentes formas de expresso corporal, cuja fonte a democracia. As diferentes e variadas formas de expresso corporal, constituem uma cultura corporal ampla. Tal diversidade, sem dvida, vai criar um ambiente de liberdade de expresso, que educa para atuar no mundo com autonomia. Aprender-se- a respeitar, e com isso valorizar toda construo cultural corporal como parte do contexto da rea da Educao Fsica. Interao de Meninos e Meninas. As aulas so feitas em conjunto dos meninos com as meninas. Naturalmente algumas situaes acontecem de ficarem separados. As condies podem conduzir para a formao de grupos s femininos ou s masculinos, mas, o processo normal trabalhar a turma toda junta, e principalmente, formar grupos mistos de meninos e meninas. A Aproximao Corporal. A deturpao sexual vem dando um carter falso e corrompido sexualidade. Malcia, induo precoce, freamento ao impulso natural, so fatores que esto construindo uma realidade desarmoniosa. Os Jogos de Aproximao Corporal, as Danas de Salo e a Ginstica aplicada em duplas, tm o objetivo de inverter este quadro, e ainda de reformular os conceitos atuais no sentido de dar uma conotao natural, pura, com relao s manifestaes da sexualidade. Detalhe importante que o professor precisa estar despojado da malcia, para que os alunos se sintam despojados tambm. Nunca fazer comentrios maliciosos, o primeiro passo.1 A auto-expresso. A despadronizao das linguagens corporais, engajam e valorizam as diferenas valorizando a auto-expresso. Nas prticas, o professor interage incentivando a forma peculiar de cada aluno se expressar, e com isso promover a atitude de autoconfiana diante dos colegas. Da mesma forma interage, cultivando o respeito dos colegas em relao a forma que cada um se manifesta. Aceitando os limites e as restries pessoais, compreende-se que um aluno que no quer participar da aula, mas assiste, pode estar participando da atividade indiretamente. As respostas podem no ser imediatas: cada um tem seu tempo para reagir, para saber por que sentiu recusa ou prazer, ou por que no quis participar. A Criatividade. O objetivo que o professor utilize estratgias que levem os alunos a criarem, ou recriarem movimentos corporais, regras e situaes de jogo. Essa

educao democrtica, proporciona a liberdade de atuar com autenticidade. Os exemplos expostos no livro, so sugestes que servem de ponto de referncia para criatividade. Podem ser alterados, e devem ser alterados quando for preciso. Os empecilhos que aparecem frente a execuo de um exerccio grande motivo para que seja adaptado realidade, e, as sugestes dos alunos e do professor devem ser aproveitadas para enriquecer as aulas de Educao Fsica. A concepo de que nada est pronto e acabado. Que as idias e as aes so flexveis e devem se adaptar s necessidades, por isso, a busca de alternativas fonte de criatividade, fonte de liberdade. Assim como os alunos, o professor aprende a ser criativo ao se aventurar no processo de construir o ensino paltado na criatividade. O Prazer de Jogar pela Vontade de Vencer. A nfase do jogo deve estar na participao dos alunos e no no resultado. O carter competitivo gera a preocupao com o resultado. Isso rompe com o carter ldico, com o brincar, com a alegria, assim, quando a atividade tiver placar, este no evidenciado como objetivo principal, mas como um meio de jogar ludicamente. A Cooperao. fundamental que nas prticas corporais vigore o esprito de cooperao. Por isso a dinmica dos jogos deve favorecer todos os alunos. As situaes competitivas que eliminam jogadores, ou que os coloca em posio desfavorvel, no so recomendadas. As atividades fsicas devem proporcionar a oportunidade de Uns cooperarem com os Outros para TODOS continuarem jogando. Um exemplo tpico que descaracteriza a Cooperao nas aulas de Educao Fsica, que nos jogos de quadra, a equipe que ganha costuma permanecer. O professor pode proceder com outros critrios onde todas as equipes tenham a mesma oportunidade de jogar.

Encaminhamento Metodolgico O mtodo de iniciar cada atividade fsica, sempre do mais simples para o mais complexo, do mais superficial para o mais profundo. Nos Jogos de Socializao e Aproximao Corporal, por exemplo, parte-se daqueles que tm menor contato corporal, seqenciando com os de maior contato. Nos contedos que requerem habilidades, partir da preparao individual para o desempenho coletivo. As prticas envolvem o planejamento do professor para aplic-los nas diferentes sries. Inclui a distribuio dos Jogos adequando o grau de dificuldade com a faixa etria e as necessidades dos alunos. Vrias atividades, como danas e jogos, envolvem a criatividade. Para motivar a participao dos alunos, o professor seleciona alguns, tambm com o intuito de avaliao. Depois de uma primeira avaliao, h a possibilidade de estimul-los a fazerem outra produo melhor, aumentando o conceito, o que vai gerar uma grande motivao para os alunos continuarem criando, continuarem brincando. estimulante, o professor participar da atividade junto com alunos quando for possvel.

O Dilogo, a Compreenso e a Pacincia. O mundo conturbado atual, e uma Educao que no est adequada a esta realidade, gera situaes de conflito entre professores e alunos. s vezes, pela situao hierrquica de poder superior em relao aos alunos, o professor com o emocional alterado, toma atitudes de represso e castigo, que causa angstia e revolta neles, e mais, educa-os para reproduzirem esse tipo de atitude. O dilogo particular com os alunos mais rebeldes, a pacincia com a conturbao da sala, as palavras que acalmam a agressividade, o saber ouvir as reclamaes dos alunos e entrar num consenso com eles, so atitudes que do mais resultado que a ira e o castigo. s vezes o silncio fala mais alto que um grito. Ser exigente mas compreensivo, firme mas amigo, enrgico mas democrtico, so posturas elevadas de um educador.

NOTAS 1 H textos neste livro relativos Educao Sexual para serem trabalhados com os alunos. Devem servir tambm de fonte de conhecimento para o professor.

A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO CRIATIVO Consideraes e Processo Existem concepes pedaggicas1 que propagam a criatividade como encaminhamento metodolgico. Concebem a idia de que a pedagogia voltada criatividade prepara o aluno para ser e estar no mundo de forma participativa e autnoma. Pode-se acrescentar que este ensino favorece a formao de pessoas que participam efetivamente do processo de evoluo. A evoluo resultado de mudanas e de transformaes e criar um processo renovador que promove o desenvolvimento da humanidade. Um princpio norteador para a prtica pedaggica voltada criatividade a de que criar inventar. Isso tem o carter cientfico de explorar e investigar para se descobrir algo, sem saber ao certo os caminhos que vo levar descoberta. Assim, nas aulas de Educao Fsica, o professor induz o aluno a promover o conhecimento de produzir criar ou recriar2 um movimento corporal que conote um sentido ou significado que vem de encontro com as atividades, seja ginstica, dana, jogo, esporte e outros. Como a criao se constri no prprio processo, no se sabe ao certo o resultado da forma esttica do movimento, ainda porque vem com o perfil do aluno que o criou. Por isso, o professor precisa estar aberto ao novo, ao incerto, aventurar-se na explorao que leva s descobertas, e que ainda aprenda a atuar com a situao da falta de predisposio3 de alguns alunos perante os desafios que promovem a criao. Isso no uma tarefa fcil. Necessita que o professor tenha uma dose de compromisso com a educao e a cidadania no sentido de querer trabalhar para transformar a realidade e contribuir para um mundo melhor. Observa-se um certo conformismo, uma alienao com relao s aes pedaggicas que vo alm das funes profissionais obrigatrias.4 O outro fator interferente diz respeito formao acadmica que muitas vezes no prepara os professores para atuarem dentro da perspectiva da produo do saber. Neste sentido tambm h o posicionamento da poltica educacional, que tem sua participao na questo filosfica 5 que rege o processo pedaggico. A poltica educacional, se quer formar cidados participativos pela universidade, deve ser compatvel com a formao de professores que atuem nas perspectivas da iniciativa, da criatividade, da autonomia e da capacidade crtica.

Colocaes de Autores sobre a Criatividade Ao se fazer a pesquisa sobre criatividade foram encontradas idias de autores que justificam-na como processo educacional e que vo enriquecer este estudo.

BERMAN, citado por TAFFAREL (1985, pp. 8-9), fornece conceitos sobre criatividade: Segundo Berman (1976) a criatividade envolve a pessoa em sua totalidade. No ato de criar se entrelaam as emoes, as capacidades cognitivas e os processos corporais, que so inseparveis e se manifestam durante a realizao de algo significativo. A criatividade a habilidade de todo ser humano de produzir qualquer tipo de resultado, novo e desconhecido para quem o produziu. Uma perspectiva pedaggica importante que o produto da criatividade seja uma novidade para quem o criou, independentemente de ser ou no do conhecimento de outras pessoas (...) no sendo necessariamente aplicado de imediato, ou perfeito e totalmente executado. Vitor Marinho de OLIVEIRA (1990, p. 92) aborda sobre o nvel cognitivo (processo mental) da pessoa na ao de criar. Ele evidencia que atuar com a criatividade manifestar alto grau de inteligncia: Atualmente j no se considera como inteligncia a simples capacidade de compreenso. A criatividade seria a manifestao suprema de inteligncia. a prpria inteligncia. O autor tambm cita o desenvolvimento da criatividade como um fator que acarreta benefcios pessoais e que prepara o ser humano para interagir no mundo: Atravs do desenvolvimento desse potencial [a criatividade], as pessoas encontram-se consigo mesmas, ao mesmo tempo que se habilitam a estabelecer relaes com o meio ambiente. Realmente a criatividade proporciona ao aluno encontrar-se consigo mesmo, porque ele se identifica com o movimento corporal (no caso da Educao Fsica) que criou. Sente-se valorizado e se auto-realiza, o que resulta no fortalecimento do carter. Nessa perspectiva, percebe-se que a manifestao da ao espontnea implcita na criatividade s acontece se o meio ambiente escolar estiver receptivo. Celi TAFFAREL (1985, pp. 10-11) faz observaes no sentido de que a escola no tem favorecido a criatividade: A escola tem sido duramente criticada pelo fato de inibir a criatividade de professores e alunos atravs da imposio de padres imutveis, estruturas administrativas antidemocrticas e autoritrias, adoo de modelos e disciplina rgidos, exigncia de desempenhos especficos e predeterminados. O fato de que pessoas com hbitos de adaptao e ajustamento so mais fceis de lidar do que pessoas com comportamento que inovam e criam deve ser considerado, entre outros, no isolamento da criatividade, como fundamento de uma teoria pedaggica. Cabe portanto ao professor uma parte das iniciativas, no sentido de inovar ou renovar o contexto de

ensino, para assim com seus alunos desenvolver comportamentos que contribuiro para a produo criativa. J Maria Salim GONALVES (1994, p. 128) aborda os pontos positivos da criatividade como processo pedaggico que forma pessoas crticas, interventoras sociais, que vo agir para a transformao da realidade: A educao transformadora incentiva o desenvolvimento da criatividade, pois esta ltima est no cerne mesmo da transformao pessoal e social. Nossa sociedade, em constante transformao, exige que as pessoas sejam flexveis e criativas, abertas para uma compreenso da realidade, e dispostas a modificar as circunstncias de dominao e opresso em que o homem vive na sociedade atual. Tambm nos pases socialistas a ruptura com os regimes totalitrios uma manifestao da exigncia, no homem, de liberdade e participao ativa no processo de criao da histria. Inserida na ao criadora vem um aspecto de extrema importncia, a humanizao do homem. Toda criao oriunda do pensamento e do sentimento da pessoa, e sentir e pensar so aspectos que justificam a natureza humana. O sentimento o potencial afetivo, a manifestao sensvel que humaniza a pessoa e est implcita na arte de criar. O mundo desumano em que se vive hoje se justifica na desvalorizao da atuao da sensibilidade na manifestao pessoal. O desenvolvimento da sensibilidade na escola diminuiu quando as reas do conhecimento deixaram de utilizar o campo das artes. A poesia, o canto, a pintura, a dramatizao, o bordado que compunham a escola tradicional decaram a partir da escola tecnicista.6 Com isso a educao tornou-se mais mecnica e conseqentemente professores, alunos, enfim, as pessoas tambm tornaram-se mais mecnicas. O resgate das prticas artsticas pode ser uma estratgia pedaggica que torne a escola uma fonte para humanizao do homem.

NOTAS 1Concepo pedaggica consiste em idias que norteiam a educao. O estudo sobre concepes pedaggicas consta no texto intitulado Educao Fsica no Brasil: da concepo militar at a perspectiva de ser holstica. 2Recriar criar de novo. Se algum realiza um movimento sem t-lo visto antes, mesmo que ele j exista, ele uma criao ou recriao. Recriar tambm criar movimentos a partir de movimentos conhecidos. 3A predisposio para atuar com o movimento criador depende da iniciativa, desinibio e interesse do aluno. Esses aspectos afetivos implcitos nas atitudes podem ter sido abafa- dos naqueles que tiveram uma educao familiar repressora, ou em outro caso, por estarem condicionados padronizao que viabiliza as formas de comportamento na sociedade atual.

4A funo obrigatria do professor trabalhar os contedos. A conjuntura educacional no integra no ato educativo o compromisso com o bem comum, com um mundo melhor. Sem esse compromisso, a prtica pedaggica torna-se alienada onde o contedo tem um fim em si mesmo. 5A filosofia tem como base a reflexo. Indaga o porqu, procura as causas primeiras e ltimas. Toda prtica pedaggica norteada por uma filosofia, mesmo que o professor desconhea. A Filosofia so as idias que regem a ao pedaggica no sentido de saber que tipo de pessoa se quer formar atravs da educao. 6A tendncia tecnicista se estabeleceu na escola a partir da era industrial com o objetivo de preparar o indivduo para o trabalho nas fbricas e indstrias. Houve a necessidade de adequar contedos que correspondessem aos processos mecnicos para o contato com as mquinas onde a dimenso sensvel dos contedos artsticos no se ajustava.

BREVE HISTRICO DA EDUCAO FSICA E A PERSPECTIVA HOLSTICA Nos mais remotos tempos o homem j realizava exerccios fsicos. Para sobreviver ele se exercitava: pescava, caava, corria, saltava, fazia longas caminhadas, arremessava, nadava, lutava, construa seus utenslios domsticos, suas ferramentas e seu habitat. Depois, surgiram as tribos aonde a dana foi construda e se destacou como prtica corporal com as representaes da vida: lutas, acasalamento, homenagem aos deuses, plantao e colheita, nascimento e morte etc. Segundo Marcelo COSTA (1996), o que consta de mais antigo como prtica institucionalizada, aconteceu na China e talvez date de 3.000 a.C. Os exerccios fsicos possuam finalidades higinicas e teraputicas. Consta tambm de poca lendria do Oriente propriamente na ndia a doutrina da Yoga. A yoga prega a conscincia do movimento corporal atravs de exerccios fsicos e respiratrio aliados a meditao. As lutas marciais e o Tai-Chi-Chuan, tambm construdas no Oriente, conotam caractersticas como concentrao, disciplina, autocontrole, harmonia com a natureza e equilbrio existencial. Na Grcia antiga (400 a.C.) consta o programa educativo elaborado por Plato que valorizou extremamente as atividades fsicas dentre as quais sobressaam-se as corridas e as lutas. No sculo IV Roma tomou a Grcia, e as prticas gregas relativas a Educao Fsica entraram em decadncia, inclusive, foram direcionadas a espetculos com lutas sangrentas. Na Idade Mdia (sc. IX ao sc. XIV), muitas das atividades corporais foram negadas pela viso de mundo que a religio colocou: a de que o corpo tinha um plano inferior ao esprito, e que os prazeres do corpo (danar, boa alimentao, prtica sexual, movimentos acrobticos) prejudicavam a purificao da alma. No sculo XVIII alguns pases1 europeus, inspirados nos ensinamento da Grcia antiga, sistematizaram as bases da Educao Fsica escolar. Denominada GINSTICA, ela organizada e difundida para todo o mundo. As prticas corporais se constituam de saltos, corridas, esgrima, jogos, acrobacias, equitao, natao e at dana e canto. Por neste perodo haver muitas guerras, as atividades da Ginstica tinham como objetivo a formao nacionalista, ou seja, amar a ptria e lutar por ela. Neste mesmo perodo nascia o Esporte na Inglaterra como lazer da burguesia. Os jogos populares ingleses foram sistematizados com regras precisas e com isso nasceu o esporte propriamente dito que depois se solidificou com os Jogos Olmpicos em 1896. Com a proliferao das indstrias e a evoluo da tecnologia, a competitividade comercial influenciou todos os segmentos da sociedade. O esporte tcnico-competitivo foi um dos veculos para essa ideologia2 ser introduzida na escola, e tomou conta das aulas de Educao Fsica nos anos de 1965 at 1990 aproximadamente. Outras prticas corporais como jogos, danas, lutas e malabarismos foram desmerecidos como contedos da Educao Fsica escolar. Atualmente esses contedos

constam no currculo, mas a maioria dos professores ainda trabalha mais o esporte que ganhou caractersticas mais ldicas. De mais inovador e ainda com pouco enfoque, consta a Concepo Pedaggica Holstica onde a idia tentar mudar a realidade desarmoniosa em que se vive atualmente. Essa desarmonia decorrente de sentimentos negativos nas relaes do ser humano, ento, a educao escolar nessa linha de pensamento abrange a vivncia de afetos, as relaes mais humanas. A Educao Fsica, nessa proposta, tem os movimentos corporais com intenes conscientes de gestos (sejam na dana, na luta, no esporte, ginstica ou outros) carregados de energia que transcende o corpo e infiltra o universo de atuao. Entende-se a individualidade como parte que forma um todo interdependente com os colegas de sala, o ar que se respira, o solo em que se pisa, o material esportivo, como se tudo fosse parte de si, ou , eu tambm sou responsvel por meu ambiente de atuao, toda ao repercute no meio ambiente e se o mundo no est bem eu sou parte dele e posso ajudar a transform-lo. Na ao conjunta os eus se somam, cria-se a fora para transformar a realidade. Na vivncia educacional, o mais habilidoso se preocupa em passar a bola para os outros, os de alta renda se relacionam amigavelmente com os demais, no se atira lixo ao cho, no se desperdia a merenda escolar. A luz do sol que fortalece a vida motivo de agradecer a natureza. Conversa-se para resolver os problemas. Por trs da ao errnea do aluno, o professor olha a alma inflamada de quem age e compreende agindo de forma inversa ensinando atitudes que promove a harmonia.

NOTAS 1 - Os principais pases europeus que sistematizaram os mtodos de Educao Fsica foram a Alemanha, a Sucia, a Dinamarca e a Frana 2 - Ideologia compe as idias que as lideranas polticas e econmicas concebem para exercer o poder e formar a conjuntura nacional. Essas idias so baseadas em princpios filosficos, ticos, morais e so viabilizados para a populao aderir. 3 - O estudo sobre a Concepo Holstica, que inclui algumas prticas corporais, consta no texto entitulado Histria da Educao Fsica Brasileira pelas Concepes Pedaggicas. 4 - Basicamente, o Holismo concebe a viso sistmica de mundo onde os elementos existenciais e os processos so identificados como integrantes de um todo interdependente. As especificidades esto integradas como partculas que compem o corpo universal.

EXERCCIO E MENSTRUAO s vezes as alunas no querem participar das aulas de Educao Fsica no perodo em que esto menstruadas. Isto porque ainda conservam conceitos superados sobre a prtica da atividade fsica no perodo menstrual. Acontece de algumas mulheres sentirem clica, mal-estar, inchao ou fraqueza quando esto menstruadas ou no perodo pr-menstrual. Isso dificulta ou mesmo impossibilita a prtica de exerccios fsicos, mas, se for uma menstruao que no causa mal-estar, a atividade fsica recomendada. Para constatar os efeitos da prtica de exerccios fsicos no perodo menstrual, foram realizadas pesquisas. O resultado foi de que as mulheres podem realiz-los e que inclusive, a prtica dos mesmos pode ajudar a regular os prprios problemas causados pela menstruao. Os estudos decorrentes das pesquisas colocam que: Durante o ciclo menstrual no existe a alterao da freqncia cardaca e nem da captao de oxignio, fatores bsicos da aptido fsica para a segurana da praticante. O exerccio bem conduzido pode atuar como regulador do ciclo menstrual, como pode resultar em melhora para quem na menstruao tem clica, dor de cabea, inchaos, dores lombares etc. H um melhor desempenho fsico no perodo que vai do final da menstruao at a metade do ciclo ps-menstrual. Muitas atletas conseguiram bater recordes ou conquistaram medalhas olmpicas e mundiais estando menstruadas. Para completar o entendimento dos benefcios da atividade fsica regular sobre os sintomas da menstruao, cita-se uma pesquisa realizada no Estado de Connectcut, nos Estados Unidos. Envolveu 216 mulheres de 18 a 45 anos. Mostrou que aquelas que mantinham os padres de vida sedentria, continuavam a evidenciar os sintomas do perodo pr-menstrual e menstrual, e, aquelas que realizavam atividade fsica como caminhar trs vezes por semana durante 45 minutos, desapareceram ou diminuram os sintomas ( BARROS NETO, 1997). Esses esclarecimentos devem tranqilizar as alunas, no sentido de participarem das aulas de Educao Fsica estando em perodo menstrual que no causa mal-estar. Basta que se protejam convenientemente para o devido conforto. Outro fator a ser esclarecido com relao s influncias da menstruao na mulher, a tenso pr-menstrual, nome que nas sua iniciais configura-se por TPM e que mais utilizado. A tenso pr-menstrual um estado que as mulheres podem apresentar nos dias que antecedem o incio da menstruao. Estado que apresenta sintomas como aumento da sensibilidade, ansiedade, irritao e diminuio da disposio fsica. Isso decorrente da enorme

influncia que as variaes hormonais causam no organismo das mulheres neste perodo do ciclo. A importncia de conhecer as modificaes do comportamento na mulher que podem ocorrer no perodo pr-menstrual, para que ela e os familiares, entendam suas alteraes emocionais e nervosas, e saibam conviver com compreenso perante a situao.

EDUCAO DEMOCRTICA E CIDADANIA O Processo Democrtico O processo democrtico diferencia-se do autoritrio no sentido de que nesse, poucos decidem, e naquele todos podem participar das decises. Assim, na sala de aula, nas reunies de professores, nas reunies de pais etc, quem est liderando o grupo, deve abrir espao para todos colocarem suas sugestes e crticas. O lder democrtico no ordena, mas como os demais membros do grupo defende seus pontos de vista. Ele pode convencer com argumentos, mas no impor suas idias. Quando as idias so diferentes, gera-se o conflito que faz parte do processo dialtico(1). Essa troca de idias vai levar um consenso. O consenso definido, ao prevalecer a idia que a maioria achar conveniente, portanto se houver necessidade, vota-se. Participando da construo da realidade de sua escola, tanto alunos, como professores, equipe administrativa, serventes etc, tornam-se mais responsveis, porque se sentem parte dela com mais concretude. Ao contrrio do que muitos pensam, democracia no a liberdade que gera baguna e desorganizao, a liberdade de participar das decises, e o responsabilidade de seguir o que ficou decidido segundo a vontade da maioria. Democracia o direito de participar das decises, e o dever de cumprir o que ficou determinado. Assim deveriam agir as lideranas de todos os segmentos educacionais, polticos e econmicos, para a formao de verdadeiros cidados, comprometidos com a cidadania e a nao. Se quer que se ame a nao, preciso criar vnculos de afeto com ela, e a participao na sua construo um forte vnculo. O Conselho Escolar Como exemplo do exerccio da democratizao escolar, a Secretaria de Educao do Estado do Paran, teve h alguns anos atrs a iniciativa de criar nas escolas estaduais, o Conselho Escolar. O Conselho se reune, sempre que solicitado para resolver problemas, e tomar decises na escola. Com princpio democrtico, esse Conselho tem representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e de instituies do bairro aonde ela se situa. Alm do diretor, o Conselho Escolar composto por dois representantes de, pais, professores, alunos e outros representantes da comunidade como da Associao de Bairros. As serventes tambm deveriam ter seu representante, pois fazem parte do contexto escolar. O Conselho Escolar pode colaborar muito para que a Comunidade Escolar exera a Cidadania. Para isso, preciso ter todos os representantes citados, pois, h escolas que no tm. Ainda, os representantes no trazem as idias das bases, decidem por si s os destinos da Escola, o que no democrtico. Os representantes precisariam se reunir sempre que possvel com o grupo que representa, para trazer ao Conselho os anseios da coletividade.

Se o Conselho Escolar fosse devidamente agilizado, seria uma mola propulsora para a democratizao das escolas, e para a educao do exerccio da cidadania. Em Sala de Aula A Metodologia (forma de ensinar na escola) numa Concepo Democrtica, proporciona a efetiva participao do aluno no processo ensinoaprendizagem, seja dando sugestes a respeito das aulas, construindo regras dos jogos, demonstrando e elaborando movimentos corporais, enfim, h a produo do conhecimento na interao professor-aluno.(2) O ensino democrtico educa o aluno para ser um cidado atuante, que tenha senso crtico, e que interfira participando da construo da realidade em que vive, no sendo um mero contemplador que acata o que os outros determinam. Existem professores que ainda promovem um ensino que no estimula a iniciativa e a criatividade do aluno, tornando-o omisso. Existem alunos que j esto condicionados pela educao repressora no lar e na escola, a serem comandados e preferem se omitir que participar com sugestes. O apelo que tanto o educador, como o educando, percebam a necessidade de vivenciar as alternativas da participao na produo do saber, isso educa para a autonomia que fundamental para o exerccio da cidadania. O Grmio Estudantil O Grmio Estudantil promove a democratizao na escola. Ele fundamental para a participao dos estudantes no sentido de colaborar, e de ter compromisso com a escola. O Grmio Estudantil d oportunidade para os alunos desenvolverem a iniciativa e o esprito de liderana. Os diretores precisam se atentar para a formao do Grmio Estudantil, e os alunos precisam se atentar para reivindic-lo. Concluso fundamental que a Escola tenha uma Concepo (idias que norteiam as aes) de cunho filosfico democrtico, que promova a emancipao dos educadores e dos educandos. Para isso, preciso que a comunidade escolar possa explanar suas idias, proporem alternativas e participarem efetivamente do processo educacional. Assim formam-se pessoas autnomas e auto-confiantes para atuarem no mundo e exercerem a cidadania.

NOTAS 1-Processo dialtico tem a ver com o discurso, com o dilogo, a discusso. a verbalizao(fala) eficiente contribuindo para as mudanas. um processo que no

pra, que constante e progressivo. Dialtico o processo dinmico onde as aes se baseiam em teorias colocadas. 2-O texto entitulado Criatividade: Auto-Expresso e Autonomia que consta no livro de DANA desta coleo, aborda como trabalhar com a produo do conhecimento pela criatividade, e o texto entitulado Esporte Educacional que consta no livro de ESPORTE, aborda como elaborar as regras alternativas nos jogos.

O ESPRITO COLETIVO NO JOGO DE QUADRA E NO JOGO DA VIDA

O homem um ser social por natureza, isso significa que se relacionar com os Outros e viver coletivamente torna-se uma necessidade. A paixo em jogar pode ter como uma de suas justificativas a convivncia em grupo, onde as formas de relaes sociais se firmam do individual para o esprito de equipe. Unio, cooperao e diviso de responsabilidades, so itens que configuram o esprito do grupo, onde a perseverana e a garra de cada um se associam para enfrentar os desafios do jogo. Parece que a vida imita o jogo. Como no jogo, na vida se tem metas a cumprir e com garra preciso buscar realiz-las. Acreditar na vitria, e se no for alcanada se sentir realizado pelo fato de ter buscado, ainda, tirar proveito dos erros para numa prxima tentativa se obter melhores resultados. No jogo da vida tambm necessrio a ajuda mtua, a participao em conjunto numa verdadeira interao. O time da sociedade na maioria das vezes desunido, cada um jogando por si e no pela coletividade. As oportunidades no so para todos, s se passa a bola para os melhores, os mais bonitos, os mais ricos, os mais hbeis. O sistema no oferece a todos as mesmas oportunidades de vencerem na vida. preciso analisar esse jogo desleal onde crianas dormem nas ruas, sem casa, sem me, sem escola, cheirando cola para fugir da solido e do frio. O injusto que so discriminadas por essa condio de vida, como se a derrota dependesse delas. Elas clamam por uma oportunidade de jogarem com os demais em condies de igualdade. Como a sociedade e as instncias do poder no ouvem1 seus clamores, elas se rebelam pela violncia e roubam, matam e se drogam. preciso pedir um tempo para refletir sobre as jogadas do jogo da vida e analisar quais as tticas a serem utilizadas para mudar a realidade social que se apresenta. No esprito de grupo os jogadores darem as mos no sentido de possibilitarem uma vida digna para todo brasileiro. Essa a prioridade, investir no social, no bem comum. Oferecer oportunidade a todos de adquirir casa e alimento, de freqentar escola e universidade, de conviver em famlia e ter amor. Essa realidade ser reflexo de que a sociedade joga um jogo justo. Contudo, essa vitria requer muito esforo, perseverana, esprito de grupo, preparo psicolgico, pois este jogo muito difcil. Mas tambm existem as facilidades como, de que essa equipe no tem nmero limitado de jogadores, nem tcnico para proceder a escalao. A inscrio e a participao so espontneas e a quadra do jogo no delimitada, em todo lugar possvel jogar no time do Bem Comum.
NOTA 1 - Tm pessoas que se sensibilizam com a dura realidade das crianas que vivem nas ruas ou com suas famlias em condies precrias, mas sentem-se incapazes de mudar essa situao. Isso tem uma explicao: as instncias do poder, normalmente no oferecem oportunidades dos cidados atuarem para ajudar a reverter esse processo.

SADE E POLTICA SOCIAL "A importncia da prtica da Educao Fsica justamente quase sempre como promoo da sade da populao. Ocorre que a sade s pode existir se houver condies bsicas de sobrevivncia tais como alimentao, saneamento, preveno de doenas" (LOPES, 1980, s.p). Existem fatores referentes a sade da populao como saneamento bsico e rede de esgoto, que de responsabilidade dos rgos competentes. Acontece que a periferia da cidade, as vilas e favelas, no tm merecido a necessria ateno. Alm das doenas que isso acarreta, causa um grande desconforto - como por exemplo o mal cheiro - para as pessoas que so abrigadas a conviverem com esta realidade de vida. Um dos aspectos referentes a sade que est ligada a poltica social, o atendimento mdico gratuito para a populao que no pode pagar o atendimento particular. Observa-se muitas vezes um atendimento que deixa muito a desejar: filas enormes nos postos de sade; horas e horas de espera para ter atendimento mdico; ausncia de mdicos especialistas; atendimento extremamente deficiente ao tratamento dentrio. Tambm, os remdios esto fora do alcance das pessoas. Uma alimentao saudvel (1) tambm fundamental para a sade. Somente a classe alta e mdia tm condio financeira para isso. Uma poltica salarial que promove a sade de todos, d possibilidades classe trabalhadora de se alimentar adequadamente. Favorecer o social favorecer a sade. A sade base para uma boa produo na escola, no trabalho, nos momentos com a famlia e os momentos de lazer. Por isso acredita-se num sistema de governo que tenha bases filosficas humanistas, ou seja ao homem em primeiro plano. O sistema de governo que vigora no mundo hoje tem bases filosficas neoliberais (2), que so voltadas aos interesses do poder poltico e econmico. Neste, a pessoa deve ser produtiva para que a empresa possa competir no mercado e gerar lucro. Se este lucro fosse distribudo justamente para que toda populao tivesse uma vida digna, estaria-se de acordo. Mas o que acontece que para a grande parcela da populao destinado o insuficiente para suprir suas necessidades bsicas. De que servem valores voltados a competitividade e produtividade, se tantas pessoas ainda dormem em baixo de pontes, e vivem na marginalidade em funo da misria. O grande pedagogo Paulo Freire deixou dito: Nosso nico compromisso para com o homem. Para com o homem brasileiro antes de tudo, este homem que j nasce com o fantasma da morte prematura a rondar seu bero; que convive com o aspectro da fome sob seu msero teto, tornando seu companheiro inseparvel enquanto ele vagueia pela estrada daqueles que passam pela vida sem esperana e direo; que cresce

embrutecido e analfabeto, um pria alijado das

dos

bens

da

cultura,

oportunidades criativas e do acesso efetivamente humano verdadeira liberdade. O que morre de uma morte animal e annima, atirado ao duro cho da misria. (FREIRE citado por LIMA, 1981, p.42) Seria bom ver no mundo ideologias polticas com base em valores como cooperao, unio e respeito. Polticas que priorizassem o bem-estar de toda populao e efetivassem dogmas teolgicos como amor, justia e fraternidade. figura 13
Aquele que convive com a fome sem esperana e direo.

Nota 1-Sobre alimentao saudvel ler os Textos de Apoio: Sade Viver a Natureza deste livro, Qualidade em Nutrio do livro de ESPORTE desta coleo e Dicas para uma Alimentao Saudvel do livro de JOGO desta coleo. 2-Sobre Neloliberalismo ler o texto entitulado Histria da Educao Fsica no BrasilTendncias Pedaggicas, que est no livro de ESPORTE desta Coleo.

RELAXAMENTO - BENEFCIOS E EXERCCIOS Nas Aulas de Educao Fsica As aulas de Educao Fsica normalmente estimulam a ansiedade nos alunos deixando-os agitados. O relaxamento no final da aula proporciona a calma que vai deixar os alunos equilibrados e mais receptivos aos estudos em sala de aula. Como o relaxamento deve ser realizado em silncio, essa prtica ensina os alunos a vivenciarem o silncio, oposto do barulho. Segundo uma teoria oriental, os opostos de tudo na vida - homem/mulher, quente/frio, alegria/tristeza, cu/terra etc. - equilibram a vida e so denominados de Yin e Yang. O relaxamento possibilita a vivncia do silncio, colaborando com o equilbrio corporal/emocional.

Smbolo do Yin e Yang

Algumas Prticas Exerccios respiratrios Os alunos respiram em momento de silncio. Na posio em p, se concentram e respiram lenta e profundamente. Na inspirao, os braos esticados e descontrados so levados para cima da cabea, e na expirao eles voltam ao prolongamento do corpo. As formas de elevar e abaixar os braos podem ser de formas variadas, as quais professores e alunos sugerem. Quando os alunos j tiverem vivenciado o exerccio em algumas aulas, eles passam a pratica o exerccio de expandir o pulmo e elevar o abdome na inspirao, e recolh-lo trazendo-o para dentro na expirao. Neste exerccio, os alunos em p ou deitados - colocam as mos no abdome e no peito para sentirem melhor o processo respiratrio. O exerccio deve envolver todo pulmo: a parte baixa (altura da barriga), a parte mdia (altura do estmago) e a parte superior (altura do peito). No se deve respirar somente com a parte alta dos pulmes (altura do peito), como muitas vezes acontece. (2) Tai-Chi-Chuan O Tai-Chi-Chuan uma eficiente e agradvel prtica do relaxamento. Os exerccios so realizados em silncio, de forma muito lenta e suave, e imitam os movimentos dos animais, dos elementos da natureza - sol, vento, nuvens, gua etc. - e de lutas marciais. Os movimentos de luta no se destinam a agressividade, nem tampouco ao confronto competitivo.

De origem na velha China, essa prtica realizada ao ar livre em contato com a natureza, e reconhece nos movimentos uma forma de meditao que busca a harmonia com o universo, o que vai reverter no equilbrio corporal/espiritual. Com os referenciais acima citados sobre os movimentos: lentos e suaves, que imitam os elementos da natureza (como circulares do sol ou ondulantes dos rios), das lutas (como golpes com os membros superiores e inferiores), dos animais (como o vo de um pssaro), no fica difcil para professores e alunos criarem movimentos com essas representaes. figura 2
Movimentos de Tai-Chi-Chuan

Jogos calmos e alongamento Jogos calmos e alongamento, so prticas que tambm podem ser utilizadas como relaxamento. (3)

NOTAS 1-O estresse o resultado dos desgastes fsicos/emocionais. uma reao decorrente de relaes inadequadas com o meio exterior (meio ambiente) e meio interior (consigo mesmo). Problemas advindos da carncia de afeto, da solido, da falta de dinheiro, do excesso ou da falta de trabalho, de baixa auto-estima, podem causar estresse. O estresse se manifesta no indivduo como insegurana, ansiedade, depresso, irritabilidade, falta de apetite, esquecimento de coisas bvias, insnia, aumento compulsivo de cool, fumo ou cafezinho, problemas estomacais e cardacos, e outros. 2- Esse exerccio respiratrio da Yoga, prtica de origem oriental, que vivencia, exerccios de respirao e de flexibilidade atravs da conscincia corporal (concentrao no corpo quando da realizao do exerccio) e a meditao. 3-Prticas de alongamento, constam no livro de GINSTICA desta coleo, e sobre Jogos no livro de JOGOS, onde referencia-se Jogos Socializantes e de Despreendimento Corporal.

OS BENEFCIOS DOS EXERCCIOS FSICOS PARA A SADE Nosso corpo necessita do exerccio fsico. atravs dele que liberamos as toxinas que acumulamos pela alimentao inadequada, da poluio do ar que respiramos, dos pensamentos igualmente poludos e emoes desequilibradas.
Paran, 1998

As condies da vida moderna proporcionadas pelo avano da tecnologia facilitaram a vida das pessoas, mas, em contrapartida, diminuram a quantidade de movimentos do dia-a-dia, prejudicando-lhes a sade. A facilidade de ter tudo pronto priva a pessoa de garantir sua subsistncia atravs dos exerccios chamados utilitrios (de utilidade para a sobrevivncia): as caminhadas foram substitudas pelos meios de transporte, muitos dos afazeres domsticos as mquinas realizam, pouqussimas pessoas esto no plantio dos alimentos, as crianas trocaram as brincadeiras de maior movimento corporal pela televiso, video-game e computador. Realizar exerccios fsicos sinnimo de sade fsica-mental-espiritual. O movimento corporal faz parte da natureza humana e sem ele a pessoa se atrofia. Os alunos e as pessoas em geral devem procurar na medida do possvel exercitar o corpo, como sair mais cedo para os compromissos e ir caminhando e utilizar a escada ao invs do elevador. Nas horas de lazer, substituir parte do tempo com a TV por atividades fsicas como nadar, andar de bicicleta, danar ou jogos informais com os amigos.

Benefcios Decorrentes das Atividades Fsicas A prtica de atividades fsicas fundamental para se ter qualidade de vida. Os benefcios so: 1 Evita as doena degenerativas. A falta de movimento gera condies para o desenvolvimento de doenas degenerativas como hipertenso, obesidade e diabetes; 2 O corao se torna capaz de bombear mais sangue com um menor nmero de batimentos, fazendo com que a freqncia cardaca e a presso sangnea se tornem mais baixas, melhorando assim a circulao do sangue; 03 Melhora da aptido fsica, com aumento de fora, flexibilidade e capacidade aerbica (capacidade de absorver e utilizar oxignio);

04 Reflete positivamente na auto-estima. A prtica de exerccios fsicos resulta na melhora da qualidade pessoal, o que faz a pessoa gostar mais de si mesma. O ser humano em geral procura melhorar suas formas de atuar no mundo, e quando evoluem se sentem bem consigo mesmos e conseqentemente com o meio ambiente; 05 Revigora a pessoa, energizando-a, o que se reverte em disposio para as atividades dirias; 06 Fortalecimento da estrutura esqueltica, articulaes e msculos; 07 Aumento da capacidade pulmonar e estmulo maior produo de glbulos vermelhos; 08 Favorece a socializao atravs da participao em grupo com os conseqentes processos de interao e integrao social; 09 Auxilia no relaxamento e no sono; 10 Promove o bem estar psicolgico. Na sua formao integral o homem indivisvel nos aspectos que o compem: sentir, pensar e agir. Se a pessoa estiver saudvel fisicamente seu estado psicolgico estar favorecido. Assim, a prtica de exerccios fsicos reduz nveis de ansiedade, depresso e apatia; 11 Ajuda no controle de peso, reduzindo a quantidade de gordura. O que se deve valorizar na questo da reduo da gordura principalmente o bem-estar e a sade. A pessoa com menos peso tem mais facilidade em realizar suas tarefas porque os movimentos tornam-se mais fceis, e a obesidade pode contribuir para o aumento de risco de desenvolver hipertenso, diabetes, coronariopatias e outras doenas.1

NOTA 1Quem tem tendncia para ser gordo deve procurar controlar seu peso, mas no exagerar em regimes ou ficar com complexo. Gostar de si mesmo aceitar o prprio corpo, procurando melhor-lo dentro de suas possibilidades corporais. Independente do peso, as pessoas devem interagir positivamente e levar uma vida social saudvel, ou seja, ter amigos, namorar, passear, etc. A pessoa querida em seu meio social em funo das atitudes que toma em relao s pessoas e ao meio ambiente em geral, no em funo de suas caractersticas fsicas.

HBITOS PARA UMA VIDA SAUDVEL A Sade significa estar bem fisicamente e espiritualmente. Esprito e corpo formam uma composio nica, e embora sejam aspectos humanos distintos, atuam em unidade, portanto, estar bem fisicamente estar bem espiritualmente.

KARAN e COSTA, in PARAN (1996, p. 2) colocam que Sade no apenas a ausncia de doenas. A OMS (Organizao Mundial de Sade), tem uma definio mais abrangente por considerar a sade como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social. Esta abrangncia significa que o estado de sade est relacionada a vrios fatores. So eles: Alimentao Saudvel. Uma alimentao variada a mais adequada e consiste em frutas, legumes, cereais, carne magra (de preferncia branca) e leite. Evitar frituras e acar, tomar gua pura e suco natural ao invs de bebidas adocicadas, so aspectos importantes nos hbitos alimentares. Exerccios Fsicos. Os exerccios fsicos so fundamentais para a sade. preciso periodizar atividades fsicas pelo menos trs vezes por semana, e criar o hbito de exercitar para a vida toda. Atividades relativas a resistncia aerbica so fundamentais para manter o equilbrio da pessoa. As atividades aerbicas so aquelas que: proporcionam um condicionamento fsico geral, ou seja, que utiliza a maior parte do corpo; que possam ser mantidas continuamente (sem intervalo), que sejam de grande durao (recomenda-se 60 minutos); que sejam leves e moderadas. Exemplos: caminhar, correr, nadar, pedalar e danar. Lazer. O lazer a utilizao do tempo livre com atividades que do prazer ldicas quem as realiza. O lazer uma necessidade vital. Todos devem ter um tempo para reverter para seu bem-estar pessoal. Parte da populao, principalmente as mulheres pelo excesso de atribuies, no tm tempo para o lazer. Isso prejudicial sade porque pode levar ao estresse(1) como resultado do cansao fsico e mental. Descanso. O descanso uma necessidade. preciso garantir as horas de sono e de relaxamento. O descanso revigora o corpo e o esprito, para que se possa atuar no mundo com eficincia e alegria. Auto-estima. A auto-estima significa a pessoa gostar de si mesma, valorizando a sua forma particular de ser. Gostar de si mesmo fundamental para promover atitudes que favoream a sade. A compreenso que os indivduos devem ter de que no so perfeitos, que so limitados pela prpria

natureza humana, um dos aspectos da sade. As pessoas so diferentes entre si, cada qual tem seus talentos pessoais. Procurar ser cada vez melhor dentro das possibilidades individuais a condio da competitividade sadia. Querer se comparar com os outros e viver preocupado com isso no saudvel e pode causar depresso. A mdia tem contribudo para padronizar comportamentos, o que leva as pessoas a oprimirem sua individualidade e sua autenticidade. preciso ter senso crtico para saber lidar com este confronto e utilizar comportamentos autnticos. Socializao. O bom relacionamento com as pessoas relevante para a sade, e diz respeito as atitudes que se toma com relao aos Outros. Ser simptico e alegre, saber ouvir e conversar, no ter preconceitos de cor, condio social e cultural, freqentar ambientes variados, so atitudes que favorecem a pessoa a se relacionar positivamente. Sexualidade. Viver sadiamente a sexualidade exercit-la naturalmente. A sociedade atual tem deturpado a sexualidade. Ora a incita precocemente atravs de cenas erticas em propagandas e filmes, ora a reprime como se no fosse uma manifestao natural. Transmite-se atravs de comentrios maldosos e maliciosos, conceitos errneos com relao ao sexo. A sexualidade deve ter caractersticas de um aspecto humano espontneo e necessrio para a existncia. A educao sexual sadia no interferir incentivando ou freiando suas manifestaes. Deixar aflorar naturalmente com as caractersticas das suas diferentes fases,(2) respeitando o ritmo e a intensidade que a sexualidade se manifesta em cada pessoa, a forma saudvel do desenvolvimento da sexualidade. A sade sexual tambm depende de se precaver das doenas advindas das relaes sexuais, assim como de gravidez indesejada, por isso necessrio o uso de camisinha e de plulas anticoncepcionais. Contato com a natureza. Tomar sol nos horrios adequados, respirar ar puro, tomar banho de mar e de rio, cultivar a terra, andar descalo sobre a relva, a areia e as pedras, permitem a troca de energia com a natureza, e, so hbitos que condizem com as leis da vida. Os acampamentos criam plenas condies para isso. Vcio do lcool e do fumo. O consumo de lcool est aumentando e se tornando um hbito de todas as horas livres de muitas pessoas. Hoje comum ver adolescentes tomando lcool, o que no acontecia a tempos atrs. Isso significa que a nossa cultura est sofrendo uma transformao negativa neste sentido. No se deve adquirir hbitos por pura imitao, preciso analisar as conseqncias dos atos praticados. Beber socialmente, ou tomar um drinque antes das refeies uma forma equilibrada de utilizar o lcool, mas fazer dele um hbito constante prejudicial sade. O cigarro um vcio que quase

sempre se inicia por brincadeira com poucas tragadas, e depois assim como o lcool, se torna um vcio, porque atua como um calmante, algo que se pode contar a todo momento, para suprir outras carncias ou acalmar o nervosismo. Deve-se evitar as primeiras tragadas, porque depois, o cigarro torna-se um vcio difcil de banir. O sentimento de amar e ser amado uma valiosa manifestao para a sade....

NOTAS 1 - O estresse resultado dos desgastes fsicos/emocionais. O estresse uma reao decorrente de relaes inadequadas com o meio exterior (meio ambiente) e meio interior (consigo mesmo). Problemas advindos da carncia de afeto, da solido, da falta de dinheiro, do excesso ou da falta de trabalho, de baixa auto-estima, podem causar estresse. O estresse se manifesta no indivduo como insegurana, ansiedade, depresso, irritabilidade, falta de apetite, esquecimento de coisas bvias, insnia, aumento compulsivo de lcool, fumo ou cafezinho, problemas estomacais e cardacos e outros. 2 - Esse estudo est no texto deste livro intitulado Fases e Sentidos da Sexualidade.

QUALIDADE EM NUTRIO Qualidade em nutrio envolve o fator qualidade e quantidade de alimentos ingeridos, mas est tambm em uma atitude de fraternidade com um alimento e com a natureza que o gera. A natureza a fonte dos alimentos e deve ser preservada e amada.

As Refeies Dirias costume na nossa sociedade haver trs refeies dirias: o caf da manh (desjejum), o almoo e o jantar. A refeio matinal, que normalmente a mais insuficiente, deve ser a mais liberal, quando o estmago est em melhores condies de cuidar de mais alimentos. A ltima refeio deve ser leve e de fcil digesto, pois precede as horas de sono, que por deixarem a pessoa na inrcia dificultam a digesto. O quadro a seguir coloca como a maioria das pessoas costumam dosar a alimentao em quantidade calrica nas refeies dirias, qual a dosagem para melhor adaptao e a quantidade ideal por refeio.

INGESTO CALRICA/DIA Refeies Desjejum Almoo Jantar Habitual 15% 35% 50% Adaptao 25% 45% 30% Ideal 40% 34% 25%

Fonte: Karan e Costa in PARAN (1996)

Funo dos Nutrientes Fonte dos Alimentos Os alimentos tm funes no organismo. A importncia de se combinar os alimentos porque alguns alimentos desempenham determinada funo que outros no desempenham, ou seja, os nutrientes que alguns alimentos tm outros no possuem. Com isso, necessrio variar a alimentao com cereais, frutas, verduras, legumes, leite, castanhas e carne magra (de preferncia as brancas), para que a pessoa tenha suas necessidades orgnicas supridas. Caso contrrio, ela poder ter carncia de alguns nutrientes. Os alimentos tm as seguintes funes: 1 Funo plstica ou construtora; 2 Funo reguladora;

3 Funo energtica. O quadro a seguir aponta os nutrientes que exercem as funes mencionadas e suas fontes alimentares. RESUMO SIMPLIFICADO FUNO 1 Plstica ou Construtura NUTRIENTES Protena FONTE ALIMENTAR Leite e derivados Ovas e ovos Carnes diversas Feijes Gro-de-bico Lentilha e ervilhas secas Oleaginosas: soja, amendoim, castanhade-caju Frutas Legumes Verduras Po, bolos, biscoitos, razes e tubrculos Doces, farinceos, acar e mel leo, manteiga, gordura de coco, banha, margarina, azeite
Fonte: Schlling (1995)

2 Regulador

Sais Minerais Vitaminas gua

3 Energtica

Hidratos de Carbono

Gorduras

Conforme mostra o quadro, as protenas tm as funes de manuteno e construo dos tecidos; os sais minerais, as vitaminas e a gua tm a funo de reguladores metablicos; os hidratos de carbono (carboidratos) e as gorduras tm a funo de produo de energia.

O Percentual de Ingesto por Categorias de Alimentos O equilbrio da alimentao depende tambm de quanto se ingere desta ou daquela fonte alimentar, ou seja, que tipo de alimento se deve comer em menor e em maior quantidade. O grfico a seguir aponta o percentual com relao aos tipos de alimentos das refeies.

O estudo deste texto possibilitou a cada um se conscientizar da importncia de combinar os alimentos, o que consiste em um plano mais simples: ingerir nas refeies a variedade de alimentos em dose equivalente s necessidades do organismo, suprindo as necessidades das funes construtora, reguladora e energtica. Sendo a pessoa una em corpo e esprito, um corpo equilibrado vai se refletir na alma, no semblante, nas intenes que ela manifesta. Um corpo forte colabora para uma mente forte e para sentimentos fortes. A sade no s fsica, ela envolve o esprito que habita o corpo, esprito que se irradia no/pelo corpo.

A POSTURA ADEQUADA A postura adequada envolve a forma correta que o corpo assume no dia a dia como, andar, sentar, deitar e levantar objetos. A postura inadequada pode ser decorrente da aquisio de posies "viciosas" que colocam a postura em desequilbrio, causando desgaste nas vrtebras, discos e articulaes da coluna. Os msculos, junto com a coluna so responsveis pela postura, e os desvios da coluna podem resultar em desarranjos musculares difceis de corrigir. Manter a postura adequada significa evitar desalinhamento na coluna que causam, dor, dificuldades de movimentao e problemas psicolgicos como, complexo e timidez. Como Manter a Postura Correta Andar Ao andar, deve-se olhar para frente na linha do horizonte, e no para baixo. Ainda, deve-se estar atento no sentido de manter a coluna ereta sem deixar os ombros penderem para frente. O quadril deve ficar bem encaixado, para isso precisa ser empurrado um pouco para frente, ao invs de deix-lo pendendo para trs.

figura 14 B

A postura incorreta(A) e a postura correta(B) no andar.

Na fase de crescimento acelerado, principalmente os mais altos, podem tender ao vcio incorreto de manter os ombros para frente. Se isto acontecer, bom fazer o exerccio de andar com um basto (cabo de vassoura) atravessado entre os braos (na regio do cotovelo) na parte posterior do corpo. Sentar A pior posio para os discos da coluna a sentada. Nesta posio os discos devem suportar carga e presso maior, j que inutiliza a ao das pernas na sustentao do tronco. Por isso, secretrias, costureiras, administradores, digitadores, e mesmo aqueles que ficam sentados por menor perodo, como os alunos na escola, devem manter a coluna bem posicionada, para evitar problemas difceis de tratar. Procurar sentar com: os dois ps apoiados no cho; o tronco reto; as costas apoiadas no respaldo da cadeira. Situaes a evitar: sentar-se em cadeiras sem encosto, em sofs fofos e fundos; usar mesas baixas; fazer lies no cho. Dormir Decbito dorsal (barriga para cima). Esta seria a melhor posio para dormir, se no provocasse o ronco e a secreo da garganta que fica seca.

Decbito ventral (barriga para baixo). Essa posio tem aspectos negativos: ocorre a toro da cabea para os lados, ficando-se numa postura inadequada por horas; essa posio dificulta a respirao; h a presso sobre os seios nas mulheres e sobre o corao no homem. Decbito lateral (de lado). a melhor posio para dormir. Para evitar distrbios musculares, deve-se ter o cuidado de no encolher demais o corpo, e de no colocar o brao em baixo do travesseiro. Alm da postura ao dormir, outros cuidados so importantes como: colcho firme; travesseiro de tamanho adequado para preencher a distncia da cabea at o ombro. Levantar peso Uma das funes principais da coluna suportar o peso corporal. Esse peso recai em maior parte nos discos intervertebrais. Os discos intervertebrais so elementos que unem uma vrtebra a outra. Os discos tm um ncleo gelatinoso e um anel fibro-elstico que amortece o peso do corpo que o disco tem que suportar. No se deve levantar pesos excessivos. Nesse ato, o ncleo gelatinoso pode ser expulso por alguma das rachaduras existentes no anel fibroso e formar a "hrnia de disco". "As profisses que obrigam a pessoa a carregar peso o dia todo, mesmo que seja pequena essa carga, faro os discos desse trabalhador permanecer constantemente apertados, trazendo efeitos danosos sobre a estrutura do anel e do ncleo. ...Com toda certeza , esses indivduos, sero portadores de uma dor nas costas depois dos 50 anos, porm, sem nenhum amparo da lei trabalhista." (KNOPLICH, 1995, p.93-94) No dia a dia constantemente levanta-se peso de maior e menor intensidade. Para evitar danos nos discos intervertebrais preciso saber como levantar peso. "O modo correto de levantar peso com as pernas dobradas. E a posio do objeto levantado tambm tem importncia. Deve ficar preso ao tronco porque se for erguido afastado, corresponder em clculos matemticos cerca de 10 a 15% a mais da carga para todos os discos da regio lombar."(KNOPLICH, 1995, p.94) figura 15
A-ERRDO B-CERTO A postura incorreta(A) e correta(B) de levantar e carregar peso. C-CERTO

Tambm, deve-se poupar esforo coluna no colocar um peso em lugares que estejam acima da cabea. O processo correto subir num banco ou escada, e, com o peso apoiado no corpo.

EDUCAO ECOLGICA COM TEOR SENSVEL A educao concebe a formao global do aluno, o que abrange a conscincia ecolgica. Saber interagir positivamente no meio ambiente, um conhecimento relativo a toda rea do conhecimento. A Educao Fsica faz a sua parte se proporcionar, vez ou outra, um estudo com contedos transversais1 como o caso do ecolgico. O ser humano est em contato com os elementos da Natureza, entre eles, as plantas, os bichos, a gua e o sol. No somente com suas realidades fsicas que se pode tocar, mas tambm com suas realidades subjetivas, as quais no se pode ver, mas sentir. A flor, por exemplo, pode a sua maneira gostar que aspirem seu perfume, e o rio sentir a alegria das pessoas se banharem nas suas guas. O autor Khalil GIBRAN (1923, pp. 22; 34; 69) expressa poeticamente a relao sensvel entre a pessoa e a natureza, e os elementos da natureza entre si: E quando mordesdes uma ma, dizei-lhe no vosso corao: Tuas sementes vivero no meu corpo, E os brotos de teus amanhs florescero no meu corao E teu perfume ser meu hlito E, juntos, regozijar-nos-emos em todas as estaes. Ide, pois, aos vossos campos e pomares, e l aprendereis que o prazer da abelha sugar o mel da flor Mas o prazer da flor entregar o mel abelha Pois, para abelha, uma flor uma fonte de vida E para uma flor, uma abelha uma mensageira de amor E para ambas, a abelha e a flor, dar e receber uma necessidade e um xtase. E no esqueais que a terra se rejubila de sentir vossos ps desnudos e que os ventos anseiam por brincar com vossos cabelos. Outro enfoque enfatiza a importncia de se tomar conscincia que o ar, a gua, a terra e o sol so elementos integrantes dos seres humanos e por isso precisam ser valorizados: O ar e a gua so elementos indispensveis sobrevivncia, so exemplos marcantes dessa apropriao feita pelo homem, tornando a natureza parte de seu corpo (MEDINA, 1990, p. 46). Na interao com o reino vegetal e animal, as pessoas comandam as aes por terem a capacidade de raciocinar. triste ver o corpo, que manifesta os sentimentos humanos, agir cruelmente, derrubando rvores, queimando matas, judiando dos animais, deixando de aliment-los, ou batendo neles, ou ainda deixando-os acorrentados. Os bichos tm sensibilidade e positivo interagir com eles com sentimentos positivos. Se o cavaleiro impe sua vontade, poder obrigar o cavalo a fazer tudo o que quiser, porm ter sacrificado a graa natural do animal. Se porm, gui-lo, permitindo que ele reaja de

acordo com seus sentimentos, cavalo e cavaleiro tornar-se-o um s ser e produziro movimentos graciosos e agradveis (LOWEM, 1990, p. 70). Vislumbra-se na lenta caminhada do desenvolvimento do ser humano, a compreenso de que a existncia invisvel chamada subjetiva como energia, vibrao e sentimento, unem as pessoas aos animais e a natureza formando uma esfera, onde cada individualidade uma clula integrada as outras compondo o ecossistema global. Interagir positivamente com os elementos da natureza, significa evoluir como espcie. Pouco vale o homem ser to avanado cientificamente, se espiritualmente estiver deformado. Somente uma relao de respeito, amor e cuidado com o universo de atuao, possibilitar a existncia de pessoas felizes.
NOTA 1Os Temas Transversais so assuntos que competem todas as reas do conhecimento. So temas que refletem problemas mundiais que esto trazendo efeitos destrutivos para a humanidade. So eles: Educao Sexual, Desigualdades Sociais, Falta de Trabalho, Qualidade de Vida, Senso Ecolgico, Deturpao de Valores e Declnio da Espiritualidade.

LAZER:CONCEITO-ENFOQUE HISTRICO SOCIAL-PROJETO EDUCACIONAL Sendo o lazer um dos objetivos da Educao Fsica, cabe aos professores desta rea, buscarem dentro dos fenmenos culturais da Dana, do Esporte e dos Jogos, uma reverso dos valores que esto impregnados de dominao e de explorao para os valores com princpios democrticos e humanistas.

O lazer consiste na ocupao do tempo liberado das obrigaes com atividades de livre escolha dos indivduos. Esporte, festa, leitura, televiso, teatro, msica, passeio, integrao com a natureza e participao social voluntria, so exemplos de formas de lazer. A prtica e a necessidade do lazer so fenmenos antigos, mas sua identidade no sistema, aconteceu com a Revoluo Industrial que com as horas determinadas de trabalho, instituiu tambm as horas fora do horrio de trabalho. Na sociedade rural, colonial e at na urbana pr-industrial, o tempo do trabalho muitas vezes se integrava ao lazer. No setor rural por exemplo: as Festas Juninas foram criadas pelos camponeses para festejar a boa colheita, quer dizer, o lazer foi gerado para comemorar o resultado do trabalho; os locais de trabalho ficavam prximos, quando no se confundiam com a prpria moradia; a produo era ligada basicamente ao ncleo familiar, inclusive, as mes levavam seus filhos para a lavoura; podiam cantar durante o trabalho, e, com a possibilidade de interromp-lo para conversar. Neste contexto se inseriam os artesos, to comuns na era pr-industrial. Eles investiam seu tempo de trabalho adequado ao tempo necessrio para a confeco do produto; enquanto trabalhavam podiam ouvir msica, atender um filho ou receber um amigo; participavam das festividades que incluam as feiras aonde expunham seu artesanato para vender. Enfim, antes da era Moderna, o lazer normalmente se adequava ao trabalho e as demais funes dirias. Depois, com a implantao das fbricas e indstrias e do vnculo patro-empregado no trabalho assalariado, houve a ruptura do lazer da vida como um todo. As implicaes do trabalho acarretam na forma de viver o lazer. O lazer uma instncia do sistema produtivo. Movido pelo capitalismo, o trabalho promove a injustia social, e as pessoas ficam sem perspectivas de agir contra a situao, ou seja, tornam-se alienadas. O trabalho um trabalho que aliena. Como repercusso, os demais processos da vida se tornam alienados, a sade, a educao e o foco deste estudo, o lazer, um lazer que aliena. A TV, maior fonte de lazer atualmente, um exemplo de instrumento de alienao. Inclui a instituda globalizao que padroniza as formas de ser das pessoas. Os programas tm uma abordagem voltadas para o ilusrio, com uma

falsa estampa da realidade. Os assuntos que hoje so problemas atuais como relaes pais e filhos, valores, corrupo, violncia, injustia social, globalizao, desemprego, educao ambiental e sexual, so tratados superficialmente, sempre enfocando os efeitos e raramente as causas e as solues. Esse tipo de lazer, construdo ideologicamente para ser introduzido na vida das pessoas para mant-las integradas no sistema socioeconmico vigente, ou seja, como veculo de dominao para a manuteno da ordem, denominado1 de antilazer. O antilazer, o lazer utilizado como recurso para o ajustamento das pessoas sociedade como est posta. Torna-se um processo de acomodao frente as injustias sociais. O lazer pode ser mola propulsora para mudana. o lazer como projeto de transformao social, que contrape-se ao trabalho, e ao lazer, como instrumentos de dominao. O lazer como tempo para vivncia de valores de ordem moral e cultural, de onde possa emergir questionamentos de mudanas da ideologia do trabalho movido pelo capital, para um trabalho movido pelo humanismo. Formas de lazer imbudas de liberdade que promove a autonomia do cidado organizar-se, como em sindicatos, para interferir na realidade, e, promover um sistema produtivo que gere trabalho para todos, com horas para o lazer, com recursos para investir no lazer. (2) A autora Maria Augusta Salim Gonalves (1994, pp. 168-169) aponta as formas de lazer das prticas da Educao Fsica como potencial cultural que podem colaborar para a transformao da realidade atual. Um lazer, essencialmente humano que viabiliza a verdadeira cultura, essa que valoriza o homem porque permite sua participao na construo histrica do seu mundo, e, que proporciona a verdadeira satisfao pessoal: Como fenmenos culturais, a dana, o esporte e os jogos, participam das contradies que habitam nossa histria e esto impregnadas pelos valores de dominao e explorao presentes na sociedade contempornea. Embora apaream como entidades congeladas, inertes e imutveis, eles fazem parte do processo dinmico em que a essncia humana se faz e se refaz e como expresses criativas, esto sujeitas a evoluir na histria. A verdadeira cultura , assim, a valorizao do homem, pois a sua participao na construo histrica do seu mundo, na luta pela conquista de sua essncia genrica de ser livre e criativo. Um ponto de partida concreto para a prtica da Educao Fsica, no processo de desalienao do lazer, consiste na valorizao da cultura popular especialmente dentro do mbito de sua atuao: na valorizao das danas populares e do sentido de libertao que elas encerram, dos jogos criados pelo povo, das atividades esportivas [nacionais], e na desmistificao dos processos de dominao e dependncia cultural. Valorizar os produtos culturais autnticos o ponto de partida para conscientizar o homem do seu papel histrico de participao na

construo de um mundo mais humano, livre de opresso. A supresso da identidade cultural de grupos oprimidos o que anula a possibilidade de dilogo entre diferentes culturas traz implcita a inteno de minimizar sua capacidade de luta poltica, que poderia ameaar a permanncia do sistema. Portanto, valorizar a identidade cultural de grupos, classes e raas reconhecer o seu potencial poltico no processo de reconstruo do mundo. Com isso, o profissional da Educao Fsica nega-se a ser um elemento de perpetuao das estruturas de dominao, usando seu espao como professor ou organizador de atividades comunitrias para assumir o compromisso de inserir-se no movimento histrico de transformao social e criao de um novo homem. Nas palavras da autora entende-se que o lazer que representa a cultura popular, torna-se um projeto de revoluo social porque pode transformar a realidade do povo oprimido; que efetivar esse lazer uma tarefa muito difcil porque sobre a cultura popular atuam as mesmas foras de opresso que atuam sobre os demais aspectos da vida. Isso d o sentido de utopia, como se no houvesse esperana de transformar a realidade atravs de expresses corporais em formas de lazer. Mas como bem expressa o autor Marcelino (1995), essa utopia no tem o sentido de projeto irrealizvel ou fantasia, mas a idia do devir humano. o sonho que certamente se constitui no primeiro passo para a concretizao de todo projeto de vida.

NOTAS 1 O EESEE E 2 - O estudo sobre a abrangncia do trabalho que trs realizao pessoal, consta no texto deste livro intitulado Trabalho: mudana da ideologia que exclu. Proposta Pedaggica.

LAZER: NECESSIDADE INACESSVEL O lazer o investimento do tempo ocioso em atividades de livre escolha. No tempo liberado das obrigaes, a pessoa se entrega a alguma atividade que lhe d prazer. As opes de lazer variam de acordo com a situao socioeconmica, a faixa etria e mesmo o sexo, mas independente disso, toda pessoa necessita de lazer, isto , poder ter a liberdade de utilizar parte da vida em atividades fora das obrigaes. A liberdade de preencher o tempo com aquilo que se quer fazer, enquadra o lazer em um plano elevado de realizao pessoal. Poder estar alegre, satisfeito, suprir os desejos de acalmar os nimos ou agitar o esprito desolado, sorrir, se emocionar e liberar as tenses, so estados causados pelas atividades do lazer, que torna-o uma necessidade bsica para a vida. O lazer compensa os momentos das outras atividades dirias, tornando fonte de equilbrio corporal, mental e espiritual, e, sua falta, pode resultar em frustraes pessoais. Constata-se porm, que para a maioria da populao, o lazer restrito. Neste contexto, o lazer torna-se em parte considervel, uma necessidade inacessvel. Identificado no sistema como tempo liberado do trabalho, o lazer submetido aos moldes do trabalho. No lazer est embutido o sistema econmico que gera diferentes classes sociais, e portanto, gera as diferenas no acesso ao lazer. Ricardo Antunes (1999, p. 85) concorda dizendo Numa sociedade de classes, a apropriao do sobreproduto social por uma minoria significa a possibilidade de ampliar o tempo livre somente para esta minoria. A populao convive com o acmulo de horas de trabalho, ou baixo salrio, ou desemprego, ou um trabalho alheio s realizaes pessoais. So aspectos que limitam o acesso ao lazer ou proporcionam um lazer nos moldes do sistema trabalhista, que o de injustia social. No possvel vivenciar uma vida absolutamente sem sentido no trabalho e cheia de sentido fora dele (p. 83). Tendo como alicerce os citados aspectos, Nelson Carvalho Marcelino (2002) aponta fatores que dificultam a prtica do lazer, tornando-o um privilgio: O fator econmico. O acesso a vrias opes de lazer como viagens, teatros e clubes, determinado pelo poder aquisitivo. O fator econmico, aparece como uma constante nuvem que penetra outros fatores que dificultam o acesso ao lazer. O fator tempo. A injusta distribuio de renda, gera baixo nvel de qualidade de vida para a maioria da populao. Esta, para garantir sua sobrevivncia, necessita trabalhar tambm no tempo livre, que seria o destinado ao lazer. Faz horas extras, negocia as frias com os patres, ou, se

dedica a bicos nos finais de semana. Os jovens que estudam e trabalham, ficam totalmente abdicados de momentos de lazer durante a semana. Ainda, dificilmente, as frias da escola coincidem com as do trabalho, (...) impossibilitando o rompimento com a rotina diria das obrigaes durante o ano todo, o que pode causar conseqncias desastrosas do ponto de vista da sade global e do prazer de viver (MARCELINO, 2002, p. 71). O fator espao. O espao, assim como o tempo, bsico para a efetivao do lazer. Nessa questo do espao, vrios so os desajustes: Os municpios oferecem poucos locais de desenvolvimento do lazer, como teatros, bibliotecas, parques e praas. As ruas, so pouco utilizadas, em funo de que ou so movimentadas, ou so focos de medo da violncia. Nessa abordagem, se inclui reas abertas coletivas, como campinhos e caladas apropriadas, que no so planejados na distribuio da rea urbana. As brincadeiras infantis (folguedos), jogos e futebol de vrzea, tornam-se aos poucos inexistentes, inviabilizando tambm, as relaes humanas que o lazer proporciona. Se a abordagem se estende ao espao por excelncia urbano, h os ncleos denominados shoppings. Construdos com interesses lucrativos, se localizam nas reas centrais, porque, so destinados a clientela de alta renda. Indiretamente, exclui o acesso pela populao da periferia. O fator cultural machista. Na nossa sociedade, a cultura determina que a mulher a responsvel pelos afazeres do lar. Somado ao trabalho fora de casa, repercute em dupla jornada de trabalho para a mulher. Onde fica seu tempo de lazer? O condicionamento se estende ao fato de que, muitas atividades de lazer so destinadas somente aos homens, tirando a participao das mulheres de certas programaes. O fator do preconceito. O preconceito tambm dificulta o acesso ao lazer. Restringe a participao esportiva e recreativa, aos mais habilidosos, aos mais jovens e aos integrados socialmente. O fator desemprego. Historicamente, o lazer institudo como investimento do tempo livre da jornada de trabalho. Sendo o lazer, preponderantemente, o tempo liberado do trabalho, o que significa o lazer para os milhes de brasileiros que esto desempregados? Torna-se sem sentido as horas livres como sendo tempo de lazer, mesmo porque, no h encantamento em estar ocioso, no tempo que seria o de trabalhar para sobreviver. Nessa situao, h o tempo para o lazer, mas este mesmo tempo se contrape ao lazer. O antilazer. Antilazer denominao para o lazer que utilizado como processo de alienao, ou, de acomodao das pessoas perante a situao

das injustias sociais. um lazer que causa a passividade perante a realidade desarmoniosa, ajustando a pessoa situao como est posta. O lazer que visa o bem-estar do empregado em termos de retorno econmico para a empresa, um exemplo. Outro a TV, maior acesso de lazer da populao, que em seus programas, enfoca superficialmente os problemas atuais, causando uma impresso de que no h perspectiva de solues. Esta abordagem esclarece que a viabilizao do acesso ao lazer exige mudanas que basicamente consistem em: uma poltica econmica eficiente e humanista que gere trabalho1 para todos, e, uma justa distribuio de renda; insero de reas de lazer no espao urbano para atividades espontneas, e, dirigidas atravs da iniciativa das prefeituras. Essas mudanas no so fceis de acontecerem, o que causa a desesperana. Induz ao pensamento de que no vale a pena sonhar com a mudana. Mas, os movimentos sociais,2 as vozes que no se calam, so aes que levantam a bandeira de resistncia contra o desumanismo, deixando acesa a esperana do resplandecer de um mundo melhor. A educao para o lazer A educao escolar tambm uma ao para transformao. Atuando com a contra-informao dos meios de comunicaes que massificam, o professor prope estudo e prticas corporais para que o aluno atue com a conscincia: De participar de atividades de lazer que lhes possibilitem serem crticos e criativos para interferirem na realidade ajudando a constru-la. Da importncia da prtica das atividades culturais regionais e nacionais, pois valorizando a cultura popular, valoriza-se o povo que a construiu. Assim, atribui-se a esse povo, a autonomia de ser agente da cultura que pode libertlo da opresso. De saber selecionar os programas de TV. Um senso crtico bsico com relao globalizao, que estabelece a forma de ser padronizada, tornando homognea a populao, podando a liberdade e fazendo morrer a diversidade. Outro, a criticidade sobre o poder de controle que a TV exerce e que determina a conduta das pessoas. Controle movido por valores que precisam ser analisados antes de serem copiados.

NOTAS 1 - Exemplos de poltica econmica voltada a gerao de emprego: oferecer recursos para as pessoas voltarem para o plantio e a colheita; valorizar e ensinar o artesanato com incentivo para sua insero no mercado livre; estruturar cooperativas; dividir as oito horas de trabalho de firmas lucrativas em dois turnos de quatro horas, mas sem dividir o salrio dos funcionrios. 2 - Movimentos sociais como Ecolgico, Rippie, Feminista e o Sem-Terra.

A RESPONSABILIDADE COM O LAZER DAS CRIANAS No mbito deste escrito, gostaria de enfocar a questo do direito da criana ao lazer, ao brinquedo, festa, alegria.
Nelson C. Marcelino, 2002

O lazer o tempo livre das tarefas obrigatrias. A criana que normalmente, restringe suas tarefas em ir a escola e os cuidados com a higiene e alimentao, tem grande parte do tempo para investir no lazer, e, o lazer para a criana brincar. Brincar, para ela o mais importante. Nisso reside, em alto grau, sua alegria, sua felicidade. O desejo de brincar, torna os momentos de lazer uma necessidade vital, ou seja, brincar estabelece sua formao como ser realmente humano e promove um desenvolvimento saudvel. O autor Nelson Marcelino (2002) menciona1 que Stress infantil, distrbios de aprendizagem etc., podem ser sintomas de que algo no vai bem com o lazer das crianas. Assim, fundamental que se assegure elas, o tempo e o espao para que o carter ldico seja vivenciado com intensidade, capaz de formar a base slida para a criatividade e a participao cultural e, sobretudo, para o exerccio do prazer de viver (2002, pp. 37-38). Sem a conscincia da funo vital de brincar para as crianas, muitas vezes lhes so tiradas as atividades ldicas. Preocupados em preparar precocemente a criana para o futuro, os pais investem o tempo delas em atividades sistemticas para esse fim. Nas famlias de menor renda, crianas j assumem tarefas domsticas e at profissionais, para ajudar no oramento familiar. H casos de mes, que atribuem muitas tarefas domsticas s crianas e adolescentes, com uma conduta abusiva. Para as crianas que tm acesso ao lazer, as atividades ldicas deixaram de ser uma produo cultural da criana, para ser introduzida uma cultura de consumo. Os brinquedos j vm fabricados, o que rompe com uma funo ldica humanizadora, a criatividade. Brincar, deixa de ser a experincia cultural que flui a liberdade de criar. Neste quadro, est a idia errnea de que progresso contraditrio s tradies, ao folclore, ao patrimnio cultural. Antigas brincadeiras e jogos infantis, vo sendo esquecidas dando vez TV e ao Computador. Alm da impregnao do tecnicismo na corporeidade da criana, questionvel tambm, o nvel das informaes que esses aparelhos fornecem atravs das brincadeiras que propem, alm de que, deixam o corpo inerte, banindo o desenvolvimento saudvel da criana. Aos pais, professores e rgos competentes, est a responsabilidade de proporcionar s crianas momentos de lazer, e, momentos de lazer que humanizam. Momentos de lazer: em reas abertas, e quando possvel, com rvores, guas e pedras, o que abrange a construo de parques e praas pelo poder pblico e deslocamento para essas reas; com a confeco de brinquedos pelas crianas, de material rstico, simples e barato, o que favorece o desenvolvimento da criatividade e o aprimoramento das habilidades manual e intelectual; de apropriao dos jogos e brincadeiras tradicionais como preservao da cultura nacional; de brincadeiras coletivas, que promove as relaes sociais e desenvolve o sentimento comunitrio.

NOTA 1 - Nelson Carvalho Marcelino (2002) se baseou na pesquisa intitulada O Brincar e a Realidade, do Dr. Winnicoutt, terapeuta reconhecido internacionalmente por seus trabalhos com bebs e crianas.

CULTURA INDGENA: VIOLAO E RESGATE To pouco resta da cultura indgena, diga-se a essncia tnica brasileira, que, conhecendo sua histria, mesmo o mais insensvel brasileiro se penaliza diante das situaes a que foi submetida e que causaram sua decadncia. No incio da colonizao do Brasil os holandeses e portugueses invadiram1 os territrios indgenas e tomaram terrveis atitudes com os ndios. Os descobridores submeteram os ndios a todo trabalho de mo-de-obra, e pode se considerar que foram escravos. Cuidavam da produo do acar, do gado, das plantaes e dos trabalhos de carpintaria, olaria, tecelagem, de ferreiro e serralheiro, enfim, de todas as necessidades dos jesutas e demais colonizadores. Serviram tambm de guerreiros a mando dos colonizadores contra outros invasores como os franceses, e s vezes, para defenderem seus interesses, os colonizadores aproveitavam as richas que existiam entre as tribos e as colocavam em confronto de guerra. Com o intuito de destitu-los de seus costumes e suas crenas consideradas selvagens, a obra missionria dos padres jesutas acabou em grande parte com muitas das tradies indgenas como a nudez, os adornos, os rituais msticos e a poligamia que era de direito dos lderes da tribo. Em contrapartida, os ndios se sentiam atrados pelos novos hbitos alimentares e objetos como acar, sal, lcool, ferramentas, armas, panos e tantas bugigangas. Isso contribuiu para desestruturar a vida tribal do ndio, que tambm para se apropriar dessas novidades foi abrindo espao para a incorporao de novos territrios ao imprio portugus e demais colonizadores. Foi constatado que milhares e milhares de ndios foram mortos porque no queriam se escravisar, ou para a tomada de terra pelos colonizadores: 1540: setenta mil tupinambs fogem da opresso portuguesa, perdendo-se pelo caminho; chegam at a foz do rio Madeira, e outros 12 mil emigram da Bahia ou Pernambuco e somente 300 chegam ao Peru; 1584: mais uma epidemia de varola se alastra pelas aldeias indgenas, pois os ndios no tinham nenhuma resistncia orgnica para as molstias transmitidas pelos colonizadores, que os derrubavam em massa; 1628: os bandeirantes levam a ferro como escravos para So Paulo 15 mil ndios guaranis do Paran; 1631: cem mil guaranis foram transferidos das redues de Guair para alm das cataratas do Iguau, mas chegam apenas 10 mil; 1671: bandeirantes exterminam os paiaias, grupo tapuia do serto da Bahia para entregar suas terras ao gado; 1701: os bandeirantes descobrem ouro no rio das Velhas, em Minas Gerais, e as populaes indgenas desta regio foram exterminadas; 1718: encontrado ouro em Cuiab e Guapor, e os mineradores devastaram as aldeias dos ndios paresis para se apossar de suas terras;

1729: vinte mil ndios manaos so exterminados na foz do rio Negro; 1734: os paiagus so massacrados quando impediam a passagem das mones paulistas rumo ao ouro em Cuiab; 1840: incio da fase extrativa de gomas elsticas para a produo de plstico e borracha, que deu cabo de inmeras etnias indgenas; 1897: nesta poca existiam 1.500 kaiaps na regio de campos do Araguaia; no resta mais nenhum; 1914 a 1965: pacificao com os kaingang de So Paulo, xoklngs de Santa Catarina, botocudos do sul da Bahia, xavantes do rio das Mortes e kaiaps do sul do Par, pacificao que tirou os domnios dos ndios de seus respectivos lugares. O que torna a situao mais eloqente que a historizao de l para c continua se repetindo: o desmatamento da Amaznia, irracional e depredador, as ameaas que pesam sobre os yanommis, ltima grande tribo autnoma que nos resta, um exemplo evidente. Muda a situao, mas as conseqncias sobre os ndios continuam. Em condies de isolamento, sem o apoio necessrio, so abatidos por doenas, fome e desengano. Como reflexo de insatisfao e amargura, grande nmero de ndios tem se suicidado, inclusive crianas. Segundo os artigos 215 e 216 da Carta em vigor, o Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional, e definindo o patrimnio cultural brasileiro, a ser preservado, como tudo aquilo que for referencial da identidade, da ao e da memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Este compromisso, o de preservar a cultura indgena como patrimnio cultural brasileiro e firmado em lei, deve assegurar uma parceria da sociedade mediante o apoio da conjuntura organizacional. A valorizao da cultura indgena o impulso para a ao da preservao dessa cultura, e a preservao alm de dar subsdios para sua subsistncia o seu resgate pela ao popular de vivenciar essa cultura. A escola um fortssimo veculo para isso se ensinar seu linguajar, suas danas, seus artesanatos, sua medicina natural de ervas, seu respeito e conhecimento em relao a natureza e outros. O resgate tambm ser possvel se a mdia divulgar com nfase os usos e costumes dos ndios mais autnticos que ainda existem. hora de replantar a raiz, a mais autntica raiz tnica brasileira, a raiz que somos ns, pois os colonizadores tiveram filhos com as ndias, denominados mamelucos. Os mamelucos tiveram filhos, os filhos deles outros filhos e assim por diante. Grande parte da populao descendente de ndios, e por parte dos ancestrais corre nas veias de muitos brasileiros o sangue indgena.

NOTA 1Vale aqui uma ressalva no sentido do termo descobrimento do Brasil, ao qual foi convencionado o significado de ter sido achado um territrio sem dono; essas terras j tinham uma civilizao nativa, os ndios. Portanto, o que ocorreu foi que os portugueses tomaram conhecimento da existncia de terras at ento desconhecidas pelo resto do mundo. Como essas terras j tinham habitantes, os ento estrangeiros se apossaram de um territrio alheio. Invadir seria o termo correto para o acontecido, e no descobrir.

CRIATIVIDADE: AUTO-EXPRESSO E AUTONOMIA A educao pode contribuir para a formao de pessoas auto confiantes, que acreditem em si mesmas. Que atuem no mundo de forma participativa, ajudando a construir a sua realidade e dos demais. Saber que o que se vive tambm obra da prpria autoria, gera autonomia, o que d muito mais significado vida. Neste sentido importante que a Educao Fsica, assim como as demais reas do conhecimento, utilize a criatividade no processo ensino/aprendizagem. Como ser criativo nas aulas de Educao Fsica Para ser criativo nas aulas de Educao Fsica, preciso mudar de comportamento, o que exige a compreenso de alguns itens sobre os quais se vai refletir: .A princpio preciso conceber (ter a idia) que todas as pessoas podem criar. Assim como outras pessoas criam ou inventam movimentos corporais, em cada um reside esta capacidade. .Valorizar a forma individual de linguagem corporal de cada um, respeitando a maneira prpria de se expressar, bem como a dos outros. preciso romper com os preconceitos que se tem atribudo formas diferentes das padronizadas de ao(4), seja nas aulas de Educao Fsica, seja no dia-a-dia. .Se aventurar na descoberta do movimento corporal sem medo de errar. Nas prticas que no existem modelos prontos, no tem porque se preocupar com certo ou errado. J com relao as perspectivas de erro - por exemplo errar a cesta no basquete, ou o exerccio polichinelo -, ele deve ser valorizado, pois se no fosse o erro, no existiria o acerto, nem tampouco haveria escola. O erro faz parte do processo ensino-aprendizagem, j diz o dito popular errando que se aprende. .No se preocupar com o resultado imediato daquilo que se quer produzir. preciso experimentar, tentar vrias vezes, no processo das tentativas que acontece o resultado. .O aperfeioamento na realizao dos movimentos, vem com o tempo, pois exige qualidades fsicas-emocionais-intelectivas como flexibilidade, equilbrio, fora, auto-confiana, desinibio, perseverana, percepo espao-temporal etc., que vo se desenvolvendo e assim ampliando as formas de execuo. Mesmo assim, cada um vai atingir esse ou aquele nvel de execuo dependendo da sua capacidade individual. Cada ser humano tem seus limites, e embora se deva tentar super-los na medida do possvel, eles fazem parte da natureza humana e devem ser aceitos e respeitados por todos. Educao e vida Naturalmente a escola educa para a vida, sendo assim a vivncia da criatividade nas aulas, vai gerar autonomia no aluno para que em seu dia-a-dia ele busque novas perspectivas para sua existncia, enfrente as dificuldades as vezes perdas - que se apresentam nas tentativas da conquista, no tenha medo de se arriscar, seja perseverante nos objetivos que almeja, e exera a cidadania interferindo no mundo em que atua.

EDUCAO SEXUAL NAS AULAS DE EDUCAO FSICA A sexualidade um aspecto que faz parte da natureza humana, e muito significativo para a harmonia da pessoa consigo mesma e com o mundo com o qual interage (ao entre). No decorrer dos tempos o sexo veio tendo vises distorcidas como, sendo meramente fsico sem a participao do esprito, considerado pecado, visto com malcia etc. Baseada nas abordagens de Jos de ANCHIETA (1995), vamos fazer uma reflexo a respeito dos bloqueios e preconceitos que se tem atribudo sexualidade. O Preconceito A questo dos alunos e das pessoas como um todo, se tocarem ou aproximarem seus corpos, assunto que necessita ser discutido. interessante observar a resistncia que tem o homem de aproximarse de seu semelhante, principalmente no sentido de tocar o outro. A sociedade limitou esta possibilidade colocando normas de comportamento que distanciam corpos. O fato que as pessoas seguem estas normas inconscientes da clareza de seus significados. Os preconceitos com relao ao toque corporal est atrelado s questes da sexualidade que por estar deturpada, inibe as manifestaes mais puras das pessoas. Os atos de segurar a mo de algum ou tocar seus cabelos, pode no ter nenhuma inteno de sexualidade, mas sim, uma atitude natural de expressar afeio e amizade. Como a sociedade coloca maldade nestas atitudes, reprimem a educao de valores como unio, irmandade e liberdade, tornando as pessoas distantes, individualistas e mais frias. A Malcia comum na escola o toque corporal ser alvo de risadas e falas maliciosas. Na maioria das vezes no h inteno de namoro nas aproximaes, mas devido as colocaes inadequadas dos colegas (que nada mais fazem que imitar os adultos), os alunos vo bloqueando-se uns aos outros. No caso de haver o sentido de namoro no toque corporal, tambm no deve ser motivo de "piadas e sarro", porque essas colocaes que do sexualidade o sentido de algo a ser reprimido, como se no fosse natural da pessoa. Cria-se com isso tantos bloqueios em torno do quadril, que qualquer movimento que evidencie a parte central do corpo como "rebolar" na dana ou executar o "rolamento" e a "parada de mos" da ginstica artstica, inibem de tal forma os alunos, que parte deles, principalmente os adolecentes, no querem realiz-los.

A Represso Os condicionamentos sociais e culturais que a pessoa sofre desde pequena como no falar, esconder e no tocar os rgos sexuais, inibem as suas manifestaes naturais relativas a sexualidade. Por no ser dona de seus atos, no age segundo suas prprias intenes, podando suas possibilidades de ser livre para atuar com a sexualidade. Isso tambm pode interferir nas futuras relaes conjugais, no sentido de se sentir presa para manifestar e receber carinhos erticos. preciso ter senso crtico para analisar estas questes, e ento mudar de comportamento. Se a pessoa mudar o comportamento, est mudando as normas e a cultura da sociedade Os conceitos higienistas com relao ao sexo e ao corpo Os atos de defecar e urinar por estarem ligados sensibilidade dos rgos genitais, despertam o confronto com todos os tabus em relao ao sexo, como consider-lo sujo ou nojento. A concepo higienista que a cultura coloca, faz com que as pessoas tenham nojo de suas manifestaes fisiolgicas como sua urina e suas fezes. Isto se estende com relao menstruao, ao suor, ao esperma e aos demais elementos que a pessoa expele de seu corpo. Embora deva-se ter os cuidados para se estar limpo, necessrio aceitar estas manifestaes como sendo naturais e conviver harmoniosamente com elas, pois so elas que eliminam as impurezas do organismo purificando-o. O ser humano no pode negar o que . Precisa conviver com sua realidade existencial, compreendendo que o equilbrio pessoal depende de harmonizar os opostos que existe em cada um: o belo e o feio, a alegria e a tristeza, o forte e o fraco, a pureza e a impureza etc. Educao sexual nas aulas de Educao Fsica A Educao Fsica que tem na expresso corporal sua justificativa enquanto rea do conhecimento, pode contribuir para a mudana de comportamento, propondo atividades que envolvam a aproximao corporal de forma natural e espontnea. A dana contribui para a aproximao corporal sem preconceitos maliciosos, pois os alunos entre si tm a oprortunidade de segurar as mos, entrelaar os braos, segurar na cintura etc. Outras atividades(1) em duplas ou grupos maiores, vo colaborar para a transformao da idia deturpada que se tem atribudo ao toque corporal e sexualidade.

figuras

3-A

3-B

Atividades de aproximao corporal.

Nota 1-Estas atividades so encontradas no livro de JOGOS desta coleo, aonde se referencia Jogos Socializantes e de Despreendimento Corporal.

EDUCAO SEXUAL: APRENDER PARA SER Introduo para o professor A Educao Fsica, tem no corpo em movimento seu foco de atuao. Alguns contedos, como o caso da Ginstica Artstica, envolvem posturas que evidenciam a parte do corpo dos rgos sexuais. Outras prticas como exerccios fsicos em duplas, jogos e danas, podem ter a aproximao corporal dos alunos entre si. A malcia e a maldade relativos a sexualidade, inibe a participao de alunos nas referidas prticas. O objetivo superar os bloqueios que impedem os alunos de se sentirem livres para atuar com o corpo em toda prtica educativa, bem como entender e viver a sexualidade de maneira saudvel. Superar os citados bloqueios, envolve explanaes claras e reais sobre a essncia da sexualidade. Esse conhecimento vai despertar a conscincia dos alunos para uma viso natural diante das implicaes sexuais. O teor deste estudo tem este intuito. Neste livro, os Jogos Socializantes, Interativos e de Aproximao Corporal esto interligados com este estudo, porque entre outros objetivos, visa desbloquear a malcia dos alunos.

Fases e Sentidos da Sexualidade Sendo a sexualidade fonte de desejo e prazer, compreende-se que o desejo e o prazer, tanto os de ordem sexual como tantos outros, 1 tm o sentido de corporeidade, ou seja, tanto corporal como espiritual, porque, corpo e esprito atuam integrados. Portanto, se os desejos, em amplo sentido, no forem supridos, o indivduo em sua totalidade, no se realizar e ter problemas de ordem afetiva porque no foi satisfeito nos seus desejos. Os desejos do corpo so os desejos da alma, e um corpo bloqueado em seus desejos, uma alma infeliz. Muitas vezes ao se falar em sexualidade ocorre a idia somente do ato sexual, mas vai muito alm disso. Na verdade a sexualidade acompanha a pessoa durante a vida toda com manifestaes adequadas a cada fase maturacional. Com isso, as carncias do desejo e do prazer relacionados a sexualidade, so supridas de diferentes maneiras, e adequadas as necessidades de cada uma das fases do desenvolvimento do ser humano. Baseado em Helosa Helena S. M. ANDRADE (1993), vai se relatar as fases da evoluo da sexualidade humana. Fases da Sexualidade

Nos primeiros meses de vida a sexualidade se manifesta atravs dos atos de sugar o leite da me, chupar bicos e dedos. Os carinhos como beijo, abrao, aconchego corporal e cantigas de ninar, so muito importantes nesta e nas demais fases, e vo determinar o saudvel desenvolvimento da sexualidade. Dos 18 meses aos 3 anos aproximadamente, a fase que as crianas sentem a sexualidade pelo controle das funes eliminatrias anal e uretral. O bom atendimento neste sentido, no caracterizar as fezes e a urina como sendo sujas, e ao mesmo tempo ter cuidados higinicos. Dos 3 aos 6 anos, a fase de perguntar sobre os bebs e as diferenas entre os sexos, o que provoca o interesse em ver as pessoas nuas, tocar o prprio corpo e dos outros. Encarar e vivenciar com naturalidade todo o processo sexual, desenvolver a sexualidade sadiamente. Dos 6 anos at a puberdade, o impulso sexual parece estar adormecido, no entanto, a energia sexual existe, desviada para o desenvolvimento de habilidades esportivas. Correr, pular, trepar, arremessar, nadar, so atividades que os pais devem incentivar, ao invs de bloquear e passar medo e insegurana. Essa postura vai refletir na formao da autoconfiana e auto-estima que interferem na sexualidade. Na puberdade, as altas doses de hormnio deixam a libido (desejo sexual) forte. A atividade masturbatria2 meio de reconhecimento do corpo, de fonte de prazer genital(dos orgos sexuais) e preparao para o relacionamento sexual entre parceiros no futuro. O comportamento homossexual3 pode ser nessa fase de desenvolvimento, um processo natural de amadurecimento de preferncia sexual. Existem casos que podem resultar em distrbios4 sexuais. Um exemplo uma moa que vtima de abuso sexual, ficar traumatizada e repudiar os homens, o que vai desencadear na preferncia sexual pelo mesmo sexo. Na ps-adolescncia inicia-se a fase que favorece a sexualidade genital. Caracteriza-se pela penetrao do rgo sexual masculino no rgo sexual feminino. como se houvesse uma fuso de corpos. Isso gratificante quando vivido com muitas carcias onde os parceiros expandem seu ser em momentos de liberdade e prazer. Em plena intimidade, um est para o outro com trocas de carinhos sem limites para realizar seus desejos e os desejos do(a) parceiro(a). , A sexualidade forma parte integral da personalidade de cada um. uma necessidade bsica e um aspecto do ser humano que no pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade no sinnimo de coito e no se limita presena ou no do orgasmo.

Sexualidade muito mais que isso, a energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, na forma das pessoas tocarem e serem tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, aes e interaes e tanto a sade fsica como a mental. Se a sade um direito humano fundamental, a sade sexual tambm deveria ser considerada como um direito humano bsico
Organizao Mundial da Sade, 1975 in PCNs, 1998

NOTAS 1 - Brincar, danar, praticar esporte, ter amigos e se alimentar, so exemplos de vivncias que as pessoas podem sentir o desejo de realizar e que causam prazer quando so concretizados. 2 - A masturbao significa, no sentido estrito, a utilizao da mo para obter excitao sexual no prprio indivduo. (...) ela encontrada entre povos de todas as raas, e entre alguns praticada com freqncia e admitida de um modo geral, como um hbito infantil (Dicionrio Aurlio B. H. Ferreira, 1993, p. 366). 3 - Homossexual, o indivduo que tem preferncia por pessoas do mesmo sexo para manter relao sexual e conjugal. 4 - O que h de pior em termos de deturpao sexual o estrupo. to malfico que considerado crime. suposto que os estupradores tambm tenham sido vtimas de violncia sexual.

CORPOREIDADE E SEXUALIDADE A sexualidade faz parte da natureza humana, e no s da natureza humana, mas da natureza animal e vegetal. A Educao Fsica tem o corpo como instrumento que viabiliza (que possibilita) o ato educativo. o corpo a fonte motivadora que leva a realizar na escola a educao do movimento corporal. Sendo o corpo sexuado, faz-se necessrio incluir este estudo como contedo educativo. O corpo manifesta a totalidade da pessoa, ou seja, nas suas expresses corporais coloca sua interioridade ou espiritualidade, que abrange sentimentos (plano afetivo) e pensamentos (plano cognitivo). Corpo e interioridade atuando em unidade CORPOREIDADE. Este estudo explica como a espiritualidade atua com a sexualidade do ser humano. O Plano Afetivo A prtica sexual na maioria das vezes, interpretada como um fenmeno corporal independente da afetividade, numa idia superada de que,corpo, mente e sentimento atuam separadamente. Maria Augusta Salim GONALVES (1994) explica que a sexualidade est profundamente ligada a afetividade, e que o corpo no pode ser visto isoladamente como um feixe de instintos, pois no sexo, desejo e amor se fundem, tornando um sentimento com caracterstica sexual. Satisfazer o desejo pelo orgasmo tornar o esprito radiante e satisfeito. A realizao pessoal tambm d um sentido afetivo sexualidade. A entrega e abertura para o Outro em alto grau de encontro, uma necessidade do ser humano. Carcias sem limites, encontro de corpos que se fundem em um s corpo, um s prazer, uma s energia gerada por se dar e possuir ao mesmo tempo. O Plano Psicolgico No plano psicolgico, a cultura atribui significados preconceituosos a nudez gerando malcia, e tambm de carter higinico(1) relativos aos orgos genitais o que vai reverter em conflitos psicolgicos como nojo, medo e vergonha. Esses conflitos inibem a prtica sexual no sentido das pessoas renunciarem aos seus desejos, e desqualifica o ato sexual como sendo belo. Autores como Vitor Marinho de OLIVEIRA (1994) e Jos de ANCHIETA (1995), colocam que as normas sociais relativas ao sexo - e diga-se tantas outras normas - tem o objetivo poltico de reprimir as pessoas tornando-as submissas e fceis de controlar. preciso ter senso crtico para nalizar a normas sociais. (2) Os alunos devem ter claro que as normas sociais so uma questo cultural, haja visto que se os colonizadores atravs dos padres jesuitas no tivessem imposto aos ndios sua cultura ocidental repressiva ao sexo, poderse-a andar n e lidar com a sexualidade com mais naturalidade. A cultura flexvel e pode ser modificada, depende das pessoas modific-la. O Plano Cognitivo Outro aspecto importante a ser colocado que para atuar com a sexualidade, assim como tudo na vida, necessrio utilizar a capacidade reflexiva. Para isso preciso analis-la no sentido de ser uma prtica consciente. O agir sem saber o que a ao representa, no prprio do ser pensante que deve analizar suas atitudes.

A reflexo deve permear as relaes ntimas entre duas pessoas no sentido de que isso pode reverter em gerar um filho em momento no propcio. Filhos devem vir quando os pais tiverem condies de dar-lhes a ateno e uma educao digna. No so raros os casos de jovens adolecentes grvidas sem os pais de seus filhos, e menos raro o nmero de abortos praticados, sem contar as crianas abandonadas em orfanatos. Por isso, principalmente os jovens no casados, quando fizerem a opo de terem relaes sexuais, devem se programar com antecedncia, tendo sempre em mos a camisinha, ou tomando anticoncepcional. A necessidade de usar camisinha se amplia no sentido de se previnir contra doenas venrias como Sfilis e Gonorria, e principalmente a Aids que mata. Atividades Corporais para a Educao da Sexualidade A Educao Fsica em suas prticas corporais, deve vivenciar as "Atividades de Aproximao de Corpos"(3), procurando romper com a malcia do aconchego corporal e da aproximao com sentido fraternal. A malcia que se atribui em tocar o Outro, distancia a pessoa do carinho que faz tanto bem. Esse um princpio de educao que serve de base para uma vivncia sexual sem a concepo (idias que norteiam nossas aes) repressiva e maliciosa e que vem colaborar para distorcer o significado da sexualidade humana. foto 4
Prticas de aproximao corporal que rompem com a malcia

Notas 1-O texto entitulado Educao Sexual nas aulas de Educao Fsica do livro DANA dsta coleo, fala sobre a concepo higienista que permeia na nossa sociedade e que interfere na concepo da sexualidade. 2-O texto entitulado O Movimento Hippie: novos significados para o corpo do livro de DANA dsta coleo, aborda como na dcada de 1970, a juventude aderiu novos comportamentos, questionando as normas repressoras instituidas atravs de um movimento pacfico, o Movimento Rippie. 3-Prticas corporais especficas relativas aproximao corporal constam nos textos entitulados Jogos de Aproximao Corporal e Exerccios de Relaxamento pela Massagem do livro de JOGOS desta coleo. Porm outras prticas como nas Danas de Salo do livro de DANA e Alongamento (os exerccios em dupla), deste livro, indiretamente trabalham a aproximao corporal sem preconceitos.

CORPOREIDADE E TRABALHO As representaes educacionais e a sociedade como um todo, atribuem como uma das principais funes da escola, preparar a pessoa para exercer algum trabalho. Isso justifica as prticas escolares estarem ligadas s formas de produo trabalhista do momento histrico vivido. At os meados dos anos de 1960, quando a produtividade trabalhista ainda no era extremamente industrial, a escola tinha em seus contedos maior nmero de prticas artesanais. Trabalhos Manuais, era uma matria da Educao Artstica(1) onde exercitava-se a costura, o bordado, o croche, o tric etc. figura 7-A
O bordado.

Outras reas tambm desenvolviam a confeco de trabalhos. Na Cincias por exemplo, os alunos expunham suas criaes nas constantes Feiras de Cincias, hoje extinta em muitas escolas. Sabe-se que as artes desenvolvem a sensibilidade, por isso nos momentos histricos em que o trabalho era mais artesanal, as pessoas eram mais sensveis, o que na interdependncia do homem com seu universo, tornava o mundo mais afetivo, mais emotivo, mais romntico, enfim, mais espiritual. No trabalho criador a pessoa utiliza todos os seus aspectos humanos, o sentir, o pensar, o agir e o transcender (2), atuando e desenvolvendo-se em sua totalidade. O corpo que produz o objeto utiliza sua interioridade pensamento e sentimento - na ao de confeccion-lo. Sendo corpo e interioridade, a pessoa corporeidade. Assim ela se realiza porque atua com as suas formas existenciais integradas: a objetiva(corprea) e a subjetiva(espiritual: alma, pensamento, sentimento). (3) Baseada em MARX - grande pensador do sculo XVIII que revolucionou os pensamentos da humanidade -, Maria Augusta Salim GONALVES (1994, p. 60-61) fala da forma de produo do trabalho criador (artesanal): No trabalho criador evidencia-se a unidade entre conscincia e corpo, sendo o trabalho manual ao mesmo tempo, trabalho ou atividade da conscincia. O corpo do homem um corpo que se torna humano por sua atividade produtiva. Seus sentidos so sentidos humanos, pois seus objetos so objetos humanos, criados pelo homem e ele destinados. Realizando na matria o seu objetivo, o homem torna concreta e sensvel sua natureza espiritual e v seu prprio reflexo num mundo construdo por ele. No trabalho, pe em movimento as foras naturais pertencentes a sua corporeidade, braos e

pernas, cabea e mos, a fim de apropriar da matria natural numa forma til para a prpria vida. fig. 7-B
O trabalho artesanal.

No trabalho artesanal, o trabalhador participa do todo da produo, escolhe a matria-prima, idealiza as cores e o formato, e tambm confecciona o produto. No trabalho industrial h a ruptura da totalidade da produo, cada pessoa responsvel por parte dela. Os gestos so mecnicos, repetitivos e destitudos da interioridade que efetiva a corporeidade e humaniza o homem.(4) Com objetivos voltados ao lucro exacerbado do capitalismo, no trabalho industrializado, h a relao social de explorao do patro para com o trabalhador pelos baixos salrios, o que estabelece a desigualdade social e desenvolve a individualidade e o egosmo. Com salrio insuficiente, muitas vezes o trabalhador nem pode adquirir aquilo que ele mesmo produz. Perdendo a possibilidade de poder usar o produto, perde-se parte do significado de produzi-lo, com isso perde-se alguma dose de satisfao de trabalhar. Maria Augusta Salim GONALVES (1994, p. 60), coloca as idias de MARX com relao ao trabalho industrial: Com a evoluo do sistema capitalista, o trabalho operrio tornou-se mecanizado[4], destitudo de criatividade, esvaziando as mos do esprito que os anima. Esse processo de trabalho aliena o corpo, na medida em que se realiza desvinculado das necessidades vitais e de sua satisfao e despojado de um sentido humano. Desligado da interioridade, e estabelecendo com os objetos que manipula uma relao exterior, o corpo transforma-se numa mquina e o trabalho torna-se montono e uniforme. Educao Fsica e Corporeidade A Educao Fsica atrelada formas do trabalho criador, utiliza a criatividade como encaminhamento metodolgico, onde o aluno produz o seu prprio conhecimento na interao professor aluno (5). Desenvolve a criatividade na arte da dana, da mmica, da montagem de sries coreogrficas das ginsticas (rtmica, artstica e aerbica), dos movimentos acrobticos, da luta, e de outras formas de expresso corporal. O movimento corporal criador estabelece a corporeidade - corpo e esprito em unidade -, pois, o corpo expressa a interioridade do ser atravs do movimento, e torna concreta sua subjetividade ao manifestar seus sentimentos e suas idias para o mundo. fig. 7-C
A criatividade no movimento corporal.

NOTAS
1-Naquele perodo, a Educao Artstica tinha duas aulas semanais, o que j era insuficiente para trabalhar seus contedos: teatro, pintura, escultura, desenho, maquetes e msica. Com nfase na tendncia tecnicista, a escola a partir dos anos de 1960, passou a ter somente uma aula semanal, o que inviabiliza mais ainda o desenvolvimento das artes na educao. 2-A respeito dos aspectos da natureza humana, ler o Texto de Apoio entitulado A Educao Fsica no Princpio de Totalidade, que consta no livro de ESPORTE desta coleo. 3-Subjetividade nos estudos feitos por Maria Augusta Salim Gonalves (1994) e baseados em Marleou Ponty (1991), d Subjetividade o significado de Interioridade, a autenticidade que cada um representa. A Subjetividade so os sentimentos com as idias, manifestados no Movimento Corporal e que brotam da essncia do ser. A Subjetividade se materializa a partir do momento que o corpo expressa ao mundo a interioridade do homem. Ento a Subjetividade se concretiza na carne e Objetividade. 4-Charles Chaplin, um dos maiores nomes do cinema, e o maior nome do cinema mudo, em seu filme Tempos Modernos, faz uma crtica aos movimentos mecnicos do indivduo na indstria, ironizando em comdia, a robotizao que a repetio do movimento corporal causa no ser humano. 5-O Texto de Apoio deste livro entitulado Criatividade: Auto-Expresso e Autonomia esclarece pontos sobre criatividade.

repercutindo em graves conseqncias para a sociedade. Precisam ser trabalhados sistematicamente na escola como processo de reverso da realidade atual. As reas com suas especificidades no esto dando conta de preparar o aluno para a vida. O que significa uma nota 100 para uma aluna que engravida aos 14 anos sem nenhuma estrutura para educar seu filho e com isso talvez precise at parar de estudar. No justia um aluno ser considerado timo se atira lixo ao cho ou alienado com relao aos valores deturpados que prejudicam sua vida e de tantos outros. Estes so poucos exemplos que mostram que o professor precisa articular sua rea com os temas transversais. Na abordagem do tema transversal trabalho/consumo (BRASIL, 1998) preciso salientar a postura poltica assumida pela proposta. Fala das desigualdades sociais provocadas pela poltica capitalista gerada pelos meios e bens de consumo. Constam itens como Tributao, distribuio de renda e justia social. Com isso possvel admitir que a proposta no alienada, que

O MOVIMENTO HIPPIE: -NOVOS SIGNIFICADOS PARA O CORPO -AS DROGAS figura 6-A
smbolo hippie

Pode-se constatar na histria a partir da segunda guerra mundial, movimentos que vieram questionar a realidade social imposta pelos grupos dominantes. Essa realidade construda mediante VALORES. Valores so aspectos ticos-morais-filosficos-religiosos, que determinam a conduta das pessoas que podem estar sendo conduzidas ou educadas, mediante valores como a verdade ou a mentira, a fraternidade ou o egosmo, a justia ou a injustia, a guerra ou a paz, o amor ou o dio, a liberdade ou a opresso. Quando os valores impostos no convencem e oprimem as pessoas, s vezes elas se rebelam atravs de movimentos sociais. Entre os movimentos de manifestao popular das ltimas dcadas cita-se, o Feminista, o Ecolgico, o Sem-Terra e o Hippie. Sobre este ltimo vai se desenvolver este estudo. O movimento Hippie - que teve seu auge nos anos de 1970 -, foi um movimento pacfico que contribuiu para modificar comportamentos da sociedade, e que hoje se manifestam nas atitudes de muitas pessoas. O movimento Hippie nasceu nos Estados Unidos e se expandiu para todo o mundo. Com os slogans "faa amor no faa guerra" e "paz e amor", a juventude norte-americana revolucionou contestando as normas de conduta padronizadas e opressoras, e ainda, a guerra do Vietn. Para atender aos objetivos da nao, milhares de americanos foram mandados para guerra, de onde muitas vezes no voltavam, ou voltavam com seus corpos mutilados. foto 6-B
Juventude dos anos de 1975 que aderiram as idias do movimento hippie.

O movimento Hippie foi uma "(...) revoluo sociocultural que fez do corpo o seu campo de luta, contestando o corpo produtivo, o corpo obediente, o corpo eficiente a servio da competio e da violncia, da mesma forma que contestou o corpo higinico e funcional da ginstica e do esporte, entendendo que esses corpos servem e muito para manter a ordem social estabelecida. Os resultados do movimento hippie so dos mais significativos para os estudos que ora empreendemos, pois despertaram para a necessidade de se ver o corpo ligado ao prazer, de perceber sua funo de mediador da relao fraternal,de valorizar suas percepes, e de transform-lo em objeto e sujeito de uma concepo ldica de vida. (MAIER e BRUEL, in PARAN, 1989, p.7) Os hippies se despojaram dos condicionamentos sociais e de formalidades. Com princpios voltados LIBERDADE, ao naturalismo e sensibilidade, adotaram atitudes com linguagens corporais que revolucionaram as formas do corpo se expressar. Alguns hippies praticavam o artesanato como forma de trabalho criativo, onde podiam exprimir a sua arte, assim como se desligarem do trabalho vinculado ao sistema capitalista do comrcio. Eles buscavam estar em contato direto com a natureza, se identificando com a vida natural dos acampamentos. Baniram preconceitos ou idias ligadas ao corpo atribuindo, por exemplo, o carter de naturalidade sexualidade chamando o ato sexual de fazer amor e de liberdade (amor livre). A guitarra modificou o ritmo e o tom, despadronizou a msica ordenada e calma, aonde os gritos e os lamentos representavam os conflitos presentes na realidade social. Os cabelos compridos e as roupas extravagantes eram expresses de liberdade, ou seja, de no se submeter aos padres institucionalizados. Aderiram a alimentao natural(1), pois acreditavam que o corpo espiritual mais purificado se alimentado de produtos naturais. As Drogas Outra prtica dos Hippies era o uso das drogas. Os jovens contestadores as utilizavam. A sociedade autoritria e opressora no permitia e hoje, permite? - a abertura para o dilogo, para a expresso dos anseios das pessoas. O molde da sociedade atual - para uns a ausncia de perspectivas de uma vida digna em funo da pobreza a que esto submetidos pelo sistema, para outros a liberdade sem limites em funo da riqueza exagerada, tambm um motivo de se lanar na "viagem" das drogas. Outra causa do uso indiscriminado das drogas na sociedade atual, a falta de esclarecimentos sobre elas. A televiso seria grande veculo para esses esclarecimentos, mas

como as demais instituies sociais, se restringe a falar dos problemas sociais superficialmente, sem uma reflexo sobre as causas e as resolues dos problemas. A escola, instituio educativa por excelncia, necessita urgentemente se utilizar da ao pedaggica como veculo de conscientizao para falar sobre as drogas: suas causas e seus efeitos. Ao invs de discriminar o aluno que usa drogas, deve inteligentemente e humanamente utiliz-lo para esclarecimentos como: porqu usa, que tipo de droga ele tem acesso, como adquire, quais so os efeitos, porque gosta etc. Isso abriria espao para uma discusso ampla, como: que cigarro, bebida acolica e calmantes tambm so drogas, as chamdas drogas lcitas (abertas ao consumo); que entre a maconha e o craque existe diferena em alto grau de danos para o organismo. A escola precisa deixar de aplicar a pedagogia que estabelece a "ordem" e camufla as verdades, deve sim trabalhar de frente com os conflitos que habita a sociedade. Negar as atitudes de rebeldia discriminando-as, no vai inibi-las, vai sim frutific-las em maior nmero. A Educao Fsica, assim como as demais reas do conhecimento escolar, tem o compromisso e a responsabilidade de educar para a VERDADE. Para isso, deve-se ligar os contedos - dana, esporte, ginstica etc. - vida como um todo, onde as prticas no se encerrem em si mesmas, mas ultrapassem os muros da escola para a realidade da vida.

Nota
1-A alimentao natural consiste basicamente em cereais integrais, vegetais, frutas, mel, aucar mascavo, ausncia de conservantes qumicos e excesso de leo. Tambm no utilizavam a carne vermelha com a justificativa de que o sangue animal no organismo humano gera agressividade.

You might also like