You are on page 1of 6

1 - Q14530 ( CESGRANRIO - 2008 - Petrobrs - Analista de Sistemas Jnior - Processos de Negcios /

Banco de Dados / Abordagem relacional ; lgebra Relacional; )

correto afirmar que qualquer relao vlida de um modelo relacional

a) pode apresentar tuplas duplicadas, desde que no haja chaves candidatas definidas. b) tem seus atributos ordenados da esquerda para a direita, de acordo com a definio. c) tem suas tuplas naturalmente ordenadas, para fins de localizao. d) tem um ndice fsico para cada chave candidata, incluindo a chave primria. e) est, pelo menos, na primeira forma normal.

2 - Q9701 ( CESGRANRIO - 2008 - Petrobrs - Tcnico em Informtica / Banco de Dados / Abordagem


relacional ; Modelagem de dados; )

Considere o seguinte enunciado para responder s questes de nos 31 a 34. Uma empresa de gerao de energia deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os tipos de energia com que trabalha e os seus campos de gerao. Cada tipo de energia possui um cdigo (identificador nico), um nome e uma descrio. Alm disso, cada campo de gerao possui um cdigo (identificador nico), um nome, uma regio e um valor mdio por kW. Assume-se que: . cada campo de gerao de energia de um, e somente um, tipo de energia; . pode existir mais de um campo de gerao para cada tipo de energia; . podem ser previstos alguns tipos de energia para os quais ainda no existem campos de gerao. Suponha o seguinte esquema de relao que modela o problema descrito anteriormente, para responder s questes de nos 33 e 34. TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) observao: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do cdigo do tipo de energia de um campo de gerao. Qual diagrama de entidade relacionamento adequado para modelar o problema?

a)

b)

c)

d)

e)

3 - Q9536 ( CESGRANRIO - 2006 - DECEA - Tcnico de Defesa Area e Controle de Trfego Areo Especialidade - Anlise de Sistemas / Banco de Dados / Abordagem relacional ; Modelagem de dados; )

Para as questes 47, 48 e 49, considere o diagrama ER abaixo, representado na notao "p-de-galinha", e o script SQL para criao das tabelas em um banco de dados.

Sobre os relacionamentos no diagrama, assinale a afirmao INCORRETA.

a) Uma mesma msica pode fazer

parte de lbuns diferentes.


b) Um artista, obrigatoriamente, possui um pas de origem. c) No h artista sem msica. d) Toda msica tem um artista. e) Podem existir vrias msicas em um lbum.

4 - Q1851 ( CESGRANRIO - 2006 - Transpetro - Analista de Sistemas Pleno / Banco de Dados /


Abordagem relacional ; Modelagem de dados; )

Utilize as informacoes abaixo para responder s questoes de 29 a 31. Seja o seguinte modelo lgico (relacional) para um dado SGBD onde os atributos sublinhados indicam as chaves primrias de cada uma das respectivas tabelas: Profisso (cdigo-profisso, descrio-profisso) Pessoa (cpf, identidade, nome-pessoa, cdigo-sexo, cdigo-profisso) Dependente (cpf, ordem-dependente, nome-dependente, cdigo-sexo) Sexo (cdigo-sexo, descrio-sexo) Suponha que o modelo foi alterado da seguinte forma:

Alterao da tabela Pessoa, que passa a ter os atributos (cpf, identidade, nomepessoa, cdigo-sexo) Incluso da tabela Pessoa_Profisso com os atributos (cpf, cdigo-profisso)

Com estas modificaes pode-se afirmar corretamente que:


a) a entidade Pessoa no tem mais relacionamento com a entidade Profisso. b) a tabela Pessoa_Profisso somente poder ter um nico registro para cada cpf. c) o relacionamento entre as entidades Pessoa e Profisso foi alterado de umpara-muitos para muitos-paramuitos.

d) no h mudana, de fato, no modelo porque uma profisso pode estar relacionada com muitas pessoas. e) no se conseguir mais saber que profisso tem uma determinada pessoa.

5 - Q1849 ( CESGRANRIO - 2006 - Transpetro - Analista de Sistemas Pleno / Banco de Dados /


Abordagem relacional ; Modelagem de dados; )

Com base no modelo acima, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Existe relacionamento entre as tabelas Profisso e Pessoa (nesta ordem) do tipo um-para-muitos. b) A tabela Dependente representa uma entidade fraca. c) O atributo cdigo-profisso da tabela Pessoa uma chave estrangeira da tabela Profisso. d) O atributo cdigo-sexo uma chave estrangeira das tabelas Pessoa e Dependente. e) O atributo ordem-dependente no deveria fazer parte da chave primria da tabela Dependente, para que a chave fosse nica.

6 - Q1783 ( CESGRANRIO - 2006 - Petrobrs - Analista de Sistemas Pleno - Especialidade - Engenharia de


Software / Banco de Dados / Abordagem relacional ; )

Considere

modelo

entidade-relacionamento

representado

abaixo.

Na transformao deste modelo conceitual Entidade-Relacionamento em um modelo lgico relacional, as cardinalidades do relacionamento entre as entidades exercem papel importante. Dado que se deseja gerar um modelo relacional que atenda terceira forma normal, pode-se afirmar que sempre daro origem a uma tabela para cada uma das entidades relacionadas os relacionamentos do tipo:

a) (0,n) x (0,n), podendo ou no gerar uma tabela para o relacionamento. b) (0,1) x (0,n), podendo ou no gerar uma tabela para o relacionamento. c) (0,1) x (1,1), gerando uma tabela para o relacionamento.

d) (1,n) x (1,n), podendo ou no gerar uma tabela para o relacionamento. e) (1,1) x (1,n), devendo gerar uma tabela para o relacionamento.

GABARITOS: 1-E 2-D 3-C 4-C 5-E 6-B

You might also like