You are on page 1of 16

_Maro/Abril 2012 Ano XXII - N.

86

Tiragem: 1.000 ex. Preo: 1

Director: Joo Carita

Um cristo na redaco Viver a Pscoa

A religio no jornalismo.

Tradies portuguesas.

Misso Metrpoles
Evangelizar a Europa.

Editorial

por Hugo Sego*

Pscoa, a festa
Resurrectio Domini, spes nostra A ressurreio do Senhor a nossa esperana Papa Bento XVI
Pscoa, entendida comummente como o perodo em que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, depois de dar a vida pela humanidade, a principal celebrao do Ano Litrgico e do calendrio cristo. A Pscoa entendida como o Reincio, como a verdadeira Festa dos Povos, a Congregao de toda a Humanidade, mas acima de tudo, considerada a festa da Famlia, onde estas se renem e abrem as portas para receber o Cristo ressuscitado.

Quaresma

tempo de Reflexo
Na sua mensagem quaresmal, o Papa Bento XVI convida-nos a que prestemos ateno aos outros, como forma de estimular o amor ao prximo e s boas obras. Somos mente todos diaria-

confrontados

com a oportunidade de estender a mo a algum que esteja prximo de ns e a ajud-lo, seja no trabalho, na escola, em casa ou simplesmente quando vamos a passear na rua. Este tempo de Quaresma propcio a que paremos um pouco e que pensemos no centro da vida crist: O Amor. Aquele amor fraterno, o mais sublime, que alicera todos os outros, em que somos responsveis, cuidando e respeitando o nosso prximo. Abram o vosso corao durantes estes 40 dias, preparando corpo e espirito para acolher o Cristo Ressuscitado, no Domingo de Pscoa. Desafiem-se a percorrer este caminho com os vossos grupos, renascendo na F como Ele ressuscitou ao terceiro Dia. Cresam e aprofundem a vossa f, deixem-se entrar na comunho pessoal com Cristo. Nesta Quaresma fica o desafio para que sejam reflexo de Cristo Ressuscitado na vida do vosso prximo.
* Editor

nesta altura que se celebra a Ressurreio de Jesus Cristo que, depois de ter sido crucificado, morto e sepultado pelos pecados dos Homens, voltou dos mortos trs dias depois. Este momento o mais importante de toda a vivncia crist, a mostra de como Jesus se sacrificou por acreditar no homem e no bem que habita nos seus coraes.

dos povos
Portugal,

Destaque

pas com tradio Catlica Ro-

mana, vive intensamente esta quadra, com celebraes litrgicas, rituais religiosos, procisses, entre outras festividades. Estas divergem de zona para zona, mas a vivncia a mesma. Tradicionalmente, as famlias juntam-se para receber em suas casas o Cristo ressuscitado, com um sentimento mtuo de alegria e clima de festa.
*Andr Manuel Mendes

No Algarve, o progresso foi delapidando as tradies e a religiosidade do povo, no entanto, as tradies Pascais prevalecem atualmente, nas cidades de Loul e Faro e na Vila de So Brs de Alportel, destacando-se esta ltima pela afluncia de pessoas que neste dia a visita. Na vila de So Brs de Alportel, a Pscoa realizada num mbito profundamente religioso, celebrando-se a morte e a ressurreio de Cristo. Salientando-se nesta tradio a Procisso das Tochas Floridas ou da Aleluia, (que se realiza no domingo de Pscoa), a qual, curiosamente, tem na sua essncia algo de profano, a comemorao de um dos mais hericos acontecimentos histricos do Algarve: a expulso pela confraria dos moos solteiros das tropas inglesas, que em Julho de 1596 saquearam a cidade de Faro e arredores. A Procisso percorre as ruas da vila, (estando estas decoradas por um vasto tapete florido, onde predominam as mais diversas cores), ao mesmo tempo que o povo acompanhante grita a uma s voz: Ressuscitou como disse, aleluia, aleluia, aleluia!. Durante toda a procisso o povo glorifica e exalta as suas tochas, que consistem em simples hastes, tambm estas decoradas por diversos tipos de flores e cores. Finalizada a procisso, o prior realiza uma missa campal qual assistem centenas de fiis.
Ana Sousa Faro - Algarve

Espiral 3

para uma espcie de pic-nic no campo onde todos levam a comida e a bebida, o tradicional borrego e o folar. Embora as celebraes religiosas aconteam ao domingo, na segunda-feira de Pscoa que tudo isto acontece; para alm das famosas procisses e romarias existe um ambiente muito familiar e acolhedor, onde se canta e dana e traz lembrana de todos ns os entes queridos que j partiram e todos os outros que esto longe por motivos alheios. uma poca essencialmente religiosa que comemorada das mais variadas formas por todo o Alentejo, o mais importante desta tradio ser mesmo No Alentejo, comemora-se a Pscoa de uma maneira muito peculiar e original. A famlia rene-se Em Coimbra, as tradies foram perdendo alguma fora, no entanto as parquias sejam elas da cidade ou dos arredores vo tentando combater esta questo, conforme menciona o Papa na Caminhada Quaresmal prestemos ateno uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e s boas obras. Falando mais concretamente da minha parquia, a caminhada quaresmal concretiza-se atravs de momentos de orao em famlia e em grupo. O inicio da caminhada quaresmal acontece na Quarta-feira de Cinzas, onde se faz a entrega das Tiras de Orao com uma vela, com a inteno de que as pessoas faam as suas oraes dirias em famlia. A Via-Sacra pblica um momento muito importante na nossa parquia, esta pretende congregar toda a comunidade, a mesma organizada por todos os grupos e movimentos existentes para que todos se sintam envolvidos e parte integrante da Vida Paroquial. Acima de tudo, esta Via-Sacra fartura de comida, bebida e muita muita alegria.
Margarida Mendes Alccer do Sal

pblica um momento muito vivencial onde centenas de pessoas comungam no mesmo esprito de amor. No dia de Pscoa, h a visita Pascal, onde o Padre e os Celebrantes da Palavra vo a casa das pessoas levar o Senhor ressuscitado e realizar a bno da famlia, um dia de grande alegria para os fiis, porque o Senhor Ressuscitou.
Patrcia Teixeira Coimbra

4 Espiral

Destaque

A Pscoa nesta regio tida, para alm da celebrao religiosa, mais como uma festa da famlia. O momento alto das celebraes so as (j raras) visitas pascais, que consistem na visita de um padre fazendo-se acompanhar por alguns fiis voluntrios. Deste modo, o Senhor transportado numa cruz levado at casa de cada um. Assim as visitas pretendem transmitir a ideia de que Cristo habita com todos e em todos os lares, uma vez que anualmente levado de casa em casa. Iniciada com uma frase tpica Jesus Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia! cada elemento da famlia convidado a beijar a cruz em que Cristo transportado por um dos voluntrios, ao mesmo tempo que

somos abenoados pela gua benta cuidadosamente aspergida por um outro voluntrio. Este processo repete-se de casa em casa, sendo que na cidade do Peso da Rgua estende-se para alm da semana da Pscoa propriamente dita. Como no h tempo para num dia completar todas as visitas, estas continuam no fim-de-semana seguinte, ficando deste modo a cidade dividida em duas zonas. O domingo seguinte d-se o nome de pascoela, sendo que por este motivo vulgar que as famlias se renam, se for caso disso, em casa de familiares de zonas diferentes, participando deste modo em duas visitas; uma na sua prpria casa, outra na dos familiares ou amigos mais prximos.
Rui Sousa Peso da Rgua

Deles uma no muito pequena aldeia onde a Pscoa ainda bastante vivenciada No s por aqueles que proporcionam momentos especiais que tornam a Pscoa mais presente e mais prxima dos paroquianos, mas tambm por aqueles que acolhem e recebem esses momentos. Logo pela manh h uma eucaristia, a qual costuma ter uma assembleia bem composta, que precede a sada de todas as cruzes, que de seguida se encaminham para o seu percurso e maravilhosa tarefa de levar Jesus Cristo ressuscitado casa das pessoas. Assim, depois da eucaristia a maioria das famlias fica em sua casa a esperar a chegada

de Jesus Cristo ressuscitado onde, de uma maneira geral, O acolhem muito carinhosamente, assim como ao Padre e leigos que se voluntariam para O fazer l chegar. No final de um dia cheio de alegria pela ressurreio de Cristo, todas as cruzes, acompanhadas por muitos paroquianos, voltam igreja onde celebrada uma nova eucaristia. E assim termina um dia esgotante, mas cheio de riqueza, no s para quem se envolve mais activamente, mas tambm para quem deixa o seu corao aberto a tudo o que realmente a Pscoa simboliza para um cristo.
Paula Salgado Deles - Braga

Espiral 5

Misso Metrpoles

A Nova Evangelizao europeia


Em Julho de 2011, o Papa Bento XVI anunciava o lanamento da Misso Metrpoles como uma iniciativa pastoral para a nova evangelizao na Europa. Este projecto tem lugar em 12 cidades europeias, entre elas a cidade de Lisboa, at 15 de Abril.
Para alm de Lisboa acolhem esta misso as cidades de Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsvia, Viena e Zagreb. Algumas destas cidades organizaram, no incio deste sculo, o Congresso Internacional para a Nova Evangelizao (ICNE). Em Lisboa, todo o programa da Misso Metrpoles est previsto com a centralidade na Catedral e no ministrio do bispo diocesano e vai envolver toda a diocese. Do programa fazem parte as Catequeses Quaresmais do Cardeal-Patriarca, D. Jos Policarpo, a leitura de textos de Santo Agostinho, a leitura continuada do Evangelho de So Marcos, umas Jornadas Penitenciais e a Jornada Diocesana da Juventude.

missaometropoles.org
No site lanado da

Apresentao vdeo
Um programa especial para a vivncia da nossa Quaresma deste ano. desta forma que o Cardeal-Patriarca de Lisboa apresenta diocese a Misso Metrpoles num vdeo que pode ser visto em www.shalom.pt

na internet para divulgao Misso Metrpoles ser possvel acompanhar em directo as Catequeses Quaresmais do Patriarca, assim como um vdeo antes de cada catequese para reflexo.

6 Espiral

Especial

AF_cartaz_MM.pdf

09/02/12

12:08

Programa
Catequeses Quaresmais
04 de Maro Do Amor Caridade (Catequese dirigida s Famlias) 11 de Maro Anunciar o Evangelho intervir na Cultura (Catequese dirigida aos Agentes Culturais) 18 de Maro A caridade luz para a f: um corao que v (Catequese dirigida aos obreiros da solidariedade e da caridade) 25 de Maro A evangelizao discernimento da realidade luz da f (Catequese dirigida aos responsveis pela construo da comunidade) 01 de Abril Jesus Cristo a novidade radical: a f da Igreja (Catequese dirigida aos jovens)

O Cardeal-Patriarca sublinha que o projecto mostra a preocupao do Papa com uma nova evangelizao na Europa, continente que foi a base do cristianismo e que ultimamente tem cado numa espcie de indiferentismo e agnosticismo, onde as comunidades catlicas europeias, por seu lado, so minorias e muitas vezes nem todos os seus membros tm uma compreenso profunda do que a f.
* Joo Carita

Procura de Deus com Santo Agostinho


24 de Maro :: 16 horas Leitura de textos de Santo Agostinho Igreja do Corao de Jesus

JDJ 2012
Dia 1 de Abril a Baixa lisboeta acolhe

Jornada Diocesana da Juventude


01 de Abril :: 14h30-21h30 Baixa de Lisboa Em Cristo a alegria e a sabedoria!

Com So Marcos encontrar Deus


15 de Abril :: 16 horas Leitura do Evangelho de So Marcos S Patriarcal de Lisboa

a Jornada Diocesana da Juventude, com o tema Em Cristo a alegria e a sabedoria!. Esta JDJ pretende congregar os jovens da diocese em convvio, partilha e encontro com D. Jos Policarpo.

Permanente: Jornadas Penitenciais em diversas igrejas da Diocese de Lisboa

Espiral 7

Tem que funcionar o bom senso


jornalista e coordenador da Edio da Manh da SIC Notcias

Paulo Nogueira,

No exerccio do jornalismo, principalmente televisivo, tem de funcionar o bom senso. Um bom senso alicerado na histria de vida e nos valores do jornalismo que constam do Cdigo Deontolgico da profisso. Quem o afirma Paulo Nogueira, antigo membro do grupo Shalom da Venda Nova e jornalista da SIC desde a sua fundao, sendo actualmente coordenador da Edio da Manh da SIC Notcias. *por Joo Paulo Freitas
Como que surgiu o gosto pelo Jornalismo? J tinha essa vocao? No, foi um daqueles acasos da vida. Quando eu terminei o liceu existia uma coisa que se chamava o ano propedutico. E nessa fase do campeonato tinha surgido, pela primeira vez em Portugal, uma hiptese de haver um curso de Jornalismo na Universidade Catlica e eu na altura achei aquilo interessante. Quando terminei o ano propedutico acabou por no avanar o curso de Jornalismo da Catlica, mas ia comear um curso de Comunicao Social na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Cincias Humanas, onde acabei por ingressar. Paulo, fale-nos da sua carreira profissional. Como que tudo comeou? O primeiro local em que trabalhei foi a Rdio Renascena. No foi por ser um meio catlico, deveuse ao facto de ter batido a vrias portas e de ter ficado a saber que a RR estava a renovar os seus quadros e queria pr gente nova na informao. E foi o meu incio de profisso, em Janeiro de 1984. A partir da estive l 5 anos, durante os quais, cerca

de ano e meio, trabalhei com o Jos Eduardo Moniz, que mais tarde me viria a telefonar e convidar para ir para a RTP. Um ano depois de estar na RTP, mais uma vez o Jos Eduardo Moniz ligou-me, desta vez a convidar-me para ser piv do Jornal das 9, j que o Mrio Crespo tinha sado para director de A Capital, convite que aceitei e funo que desempenhei at o Emdio Rangel me convidar para fundar a SIC em 1992. E a minha vida foi assim um bocadinho nessa base, o telefone tocava e do outro lado estava algum a fazer um convite e eu fui aceitando.

8 Espiral

Entrevista

PERFIL
Nome: Paulo Nogueira Profisso: Jornalista Gosto: Histria, de ler e de cinema No gosto: De lulas, ou tudo o que tenha tentculos, hipocrisia e heavy metal

Como v o exerccio da sua profisso enquanto catlico? Eu no gosto muito de rtulos, e de rotular jornalista catlico, ou jornalista judeu, ortodoxoeu no concebo as coisas assim. Concebo que h jornalistas que obviamente tm convices, sejam elas polticas, religiosas ou qualquer que seja, mas felizmente temos uma profisso que tem um Cdigo Deontolgico que se for respeitado em muito cumpre os ideais sejam de um catlico, seja de uma outra pessoa, minimamente bem-intencionada perante a vida e a sociedade. E porqu? Porque o Cdigo Deontolgico tem valores, que se forem cumpridos podem perfeitamente deixar qualquer catlico, ou qualquer pessoa de outra religio, de conscincia tranquila, que est na sua profisso de maneira civilizada, digamos assim. E os valores cristos, qual a influncia na sua vida, na sua profisso? So determinantes? Determinam em dois aspectos essencialmente. Um em relao profisso mas aqui tanto podia ser jornalista

como outra coisa qualquer. Por exemplo, a questo da famlia, uma vez que me casei e constitui famlia. O valor da famlia foi sempre superior ao valor da profisso, e reconheo perfeitamente que a minha carreira profissional foi em alguns momentos prejudicada por essa opo. Depois na parte da minha atitude perante a profisso, tentando respeitar o Cdigo Deontolgico dos jornalistas acabo por estar tambm a respeitar as minhas convices mais profundas, religiosas tambm. Obviamente que se eu considero que a independncia, a verdade, o valor da vida so coisas que um jornalista tem que respeitar na manei-

os valores que eu tive durante toda a experincia em Movimento, foram importantes e influenciam essa maneira de estar.

Espiral 9

Entrevista

ra como aborda as questes, e em televiso tudo mais sensvel pela questo da imagem, se eu consigo conciliar isto tudo porque estou tambm imbudo nesse esprito, pelo facto de ser crente e de ter uma convico religiosa que assumo. E da a questo exposio O

valores. Tento ter, em termos pblicos, e encarar essa realidade, com a maior das naturalidades, de algum que j teve exposio meditica grande, agora menos. Tento ter uma atitude em relao a essa exposio meditica em duas perspectivas: no posso ignorar que tenho essa faceta e tento lidar com ela com bom senso e no ando procura dessa exposio pblica, por um lado; por outro lado, sabendo que tenho exposio pblica tambm nunca omiti, nem nunca escondi de ningum, e tambm nunca deixei de estar em actos pblicos que envolvessem a minha religio e no tenho que esconder nenhuma dessas facetas. Acho que a sim, mesmo em relao minha famlia, em relao ao aproveitamento dessa exposio meditica, os valores, mesmos os valores que eu tive durante toda a experincia em Movimento, foram importantes e influenciam essa maneira de estar.

meditica?

Paulo uma figura pblica, as pessoas conhecem-no da televiso, como lida com isso? Acho que a sim funcionou mais a questo religiosa, religiosa no sentido de

Percurso no Movimento Shalom


secretariado paroquial estive envolvido na dinmica normal do Movimento, participando nos cursos do Processo, nas Coordenaes Inter-Diocesanas, nos Grandes Encontros, tendo organizado alguns, nas Equipas Permanentes de Aco, onde estive na equipa do jornal, fui tambm animador e monitor de Encontros Iniciais. Depois, com o fim da caminhada em secretariado, como no havia nada estruturado, estivemos ligados Terceira Etapa. No Movimento Shalom o meu secretariado de origem o da Venda Nova. O grupo de jovens na Venda Nova existia desde 1977 e eu entrei em 1980, ano em que fiz o Encontro Inicial. Depois enquanto H cerca de 10 anos atrs formaram-se as Equipas de Aco, as quais hoje ainda existem como Equipas de Vivncia, atravs das quais mantenho a ligao ao Movimento.
Convvio Nacional 2004, Fonte da Telha

10 Espiral

Famlia Shalom

Os Amigos Shalom
A Associao Amigos Shalom (AASh) existe desde 1991 e tenta ser um espao de continuidade para a caminhada em Movimento. Os objectivos da Associao, que so bastante abrangentes, podem ser resumidos em duas vertentes principais: a organizao de actividades para o desenvolvimento pessoal e aprofundamento da f dos seus associados e o apoio econmico Comunidade Shalom e ao Movimento Encontros de Jovens Shalom (MEJSh). Actualmente, a AASh tem cerca de 100 associados espalhados pelo pas, sendo na sua maioria pessoas que passaram pelo Movimento Juvenil ou que ao longo da sua vida se foram cruzando com a Comunidade Shalom ou o Movimento atravs das suas celebraes ou, mais recentemente, dos cursos de Eneagrama. O convite que queremos deixar o de participarem na AASh bastando para tal irem ao site www.shalom.pt e procurar a rea da Associao onde est disponvel a ficha de inscrio ou ento entrar em contacto connosco atravs do email: aash@shalom.pt. A quota anual proposta de 60,00 mas este no um valor absoluto sendo as pessoas livres de adaptar a quota sua realidade especfica podendo a mesma ser inferior ou superior. Deixamos este convite a todos aqueles que vo passando pelo Movimento Shalom e nele descobrem um caminho de crescimento que marca a sua vida.
* Lus Janeiro

AASh

A Casa da Comunidade Shalom de Oeiras:

Novas portas e janelas abertas aos jovens


As casas da Comunidade Shalom esto ao servio do Movimento Encontros de Jovens Shalom e sempre de portas abertas a todos os que por l passam, sendo ou no parte da famlia Shalom. Como o tempo no perdoa, este ano foi necessrio proceder mudana das janelas e das portas na Casa de Oeiras para que no ocorram infiltraes e consequentes estragos. A AASh assumiu essa despesa pelo que todos os que quiserem contribuir podero faz-lo para o NIB 0035.0549.00032558430.63

Espiral 11

A cor da Quaresma
Tenho um problema com cores. No incio, quando ainda criana, isso foi um problema, sobretudo na escola. Nunca pintava o cu ou as rvores com a cor certa. Depois descobriram que eu era daltnico. Mas aquilo sempre me causou confuso porque vinham logo com as perguntas bsicas sobre o vermelho e o verde, que, ao meu jeito, vejo-os muito bem, desde que no venham juntos em bolinhas! Dado que sempre acontecia o mesmo quando algum descobria que eu era daltnico o inevitvel jogo do Que cor essa? E aquela outra? - perdendo-se por a um bom e confuso tempo, porque eu acertava algumas que a princpio um daltnico erraria de caras e errava outras que at um cego veria, acabei por arrumar uma estratgia para escapar disso tudo. Eu mentia! Quer dizer, eu omitia minha deficincia e arriscava com toda a convico as cores do mundo. Claro que isso me acarretou outros tantos problemas como uma fase em que tinha um guarda-roupa praticamente todo verde, achando sempre que comprava roupas marrom ou caqui. Depois de muito penar, acabei por descobrir que, afinal, eu no sou daltnico! Descobri um nome muito mais sofisticado para minha especificidade: tenho Desde criana o tempo da Quaresma me intriga e, confesso, teve uma poca em que me empolgava mais que o Natal. Na Quaresma tudo fica diferente. Aqui no Nordeste do Brasil no temos o privilgio da distino clara das estaes do ano, mas, no Cear, onde nasci e me criei, a Quaresma coincidia sempre com a poca das chuvas. Para outras pessoas isso talvez no seja muito importante, mas para ns, nordestinos fundamental. Para se ter uma idia, um dia nublado , para ns, um dia bonito. Imagine-se ento um dia chuvoso. Como nem sempre comeavam as chuvas com o incio da quaresma, ficvamos esperando... e, quando o dia amanhecia esagnosia de cores! Em outras palavras, eu vejo as cores, distingo-as, mas no as memorizo, ou seja, nunca sei se o verde que eu enxergo numa camisa, por exemplo, verdadeiramente verde, a no ser que compare com outra coisa que eu j sei que verde mesmo, como as folhas das rvores. Ou ento, se algum me diz que algo vermelho eu busco na minha memria algo que eu saiba que vermelho, como a roupa do papai noel (ou pai natal, como dizem os lusitanos). E quando me dizem que algo roxo... eu digo que da cor da Quaresma.

12 Espiral

Reflexo

curo, nebuloso porque a chuva estava chegando. Esses dias para mim, tinham a cor de Quaresma. Por isso que fazendo memria hoje, bem possvel que muitos cus pintados na minha infncia fossem roxos. E quando esperamos a chuva, no ficamos de braos cruzados. Apesar de sempre ter vivido na cidade, sei que tempo em que o homem do campo lavra, sob o sol inclemente, a terra dura e pedregosa do serto e semeia na esperana da chuva que est por vir o homem do campo sempre tem esperana que a chuva venha! Na cidade tambm nos preparvamos... poca de comprar guarda-chuvas, verificar o telhado para garantir que no haja goteiras em casa e, para ns crianas, tempo de comprar bilas (ou bolas de gude), porque a terra fica macia para brincar depois que chove. Mas outras coisas ficavam diferentes: as missas os cnticos mudavam, no se cantava o Glria nem o Aleluia, fazia-se mais silncio (inclusive me lembro de levar um ralho do padre numa dessas missas de Quaresma porque estava conversando e rindo com outras crianas perto do altar). E, com o passar dos anos, fui percebendo, justamente na Quaresma, porque, se no podia conversar, prestava mais ateno, que os evangelhos mudavam de um ano para o outro, mas contavam a mesma histria e que essa histria terminava justamente na poca mais festiva do primeiro semestre, a Pscoa.

Entretanto, isso tudo tinha uma cor, era roxo! Ento, antes mesmo de compreender, teorizar e teologizar sobre a Quaresma, eu j sabia que era um tempo de espera, ou melhor de esperana. Por mais que a terra estivesse seca, por mais que se fizesse mais silncio, por mais que se falasse ou cantesse menos... tnhamos a esperana que algo de muito bom estava para acontecer. E mais, sabamos que o que naquele momento parecesse desagradvel ia acabar. Com o tempo fui entendendo que justamente isso que celebramos na Quaresma: o necessrio recolhimento e a indispensvel reviso para que tudo o que est por vir nos encontre a postos e preparados. O que est por vir por demais bom para ser banalizado, da a importncia de uma atitude diferente. S aprendemos a valorizar o som por causa do silncio, assim como a luz que s pode transformar algo que ainda esteja escuro. Por tudo isso, sinto que o recolhimento ao qual a Quaresma nos convida como algo extremamente positivo. A Pscoa que iremos celebrar a seguir branca e linda... porque a luz do Ressuscitado vem para preencher nossas escurides e assim, os cnticos, glrias e aleluias que inundam nossos coraes aquietados fazem sentido e encontram pleno significado. Tudo isso porque antes foi Quaresma e ela tem cor: roxo.
* Pe. Erick Rastelli, CSh. elrastelli@yahoo.com.br

Espiral 13

Opinio

Festa do Perdo!
A Quaresma aproxima-se e neste tempo em que preparamos o regresso de Cristo Ressuscitado, a dimenso do perdo ganha sentido renovado. A festa do perdo, ou celebrao da reconciliao, tambm um regresso a Cristo, sua mensagem e ao seu projecto de amor incondicional. Mas se Cristo veio mostrar-nos esse amor incondicional, qual o sentido da reconciliao? A razo muito simples e est relacionada com o prprio significado da palavra Reconciliao que em algumas culturas e lnguas significa reparar, acalmar e tranquilizar.

por Srgio Mendes*

O momento da reconciliao mais no do que um encontro com Deus e connosco prprios. Um encontro onde olhamos para o fundo de ns mesmos, onde fazemos o balano da nossa aliana com Cristo, que foi iniciada no baptismo e mais tarde no Crisma, em que dissmos um SIM consciente a esse projecto de amor e nos comprometemos com Ele. Um encontro onde olhamos para o pecado como a tesoura que por vezes corta essa aliana, mas que no um julgamento para nossa condenao. Muito pelo contrrio, o nosso chamamento converso, para acordarmos e nos pormos ao caminho, um pouco como fez o filho prdigo que aps ter abandonado a casa de seu pai e ter sofrido muitas tribulaes se ps a caminho para regressar a sua casa. isso que quer dizer converso: converso = regresso! Deus espera sempre que ns regressemos a Ele. No dizendo

Reconciliation, de Josefina de Vasconcellos, junto Capela da Reconciliao em Berlim.

14 Espiral

Agenda

que se no nos convertermos, nos vai cair um raio em cima, mas dizendo que se nos convertermos, nos sentiremos mais perto Dele e conseguiremos sentir essa amizade e amor que Ele tem por ns. Porque afinal, quantos de ns j no tivemos um amigo ou algum que admirvamos, chegando ao ponto de s vezes tambm querermos ser um pouco como ele? Cristo esse amigo, o tipo popular do grupo! E ns queremos fazer parte do grupo! Se pecamos, se no amamos, ento no estamos a agir de acordo com Ele e no vamos ter lugar no grupo, no porque Ele nos v excluir, mas porque ns nos estamos a colocar parte. A Celebrao da Reconciliao ento o momento para nos voltarmos a colocar dentro do grupo, para pensarmos melhor nas nossas vidas, vencendo as nossas prprias resistncias em olhar para os outros e sobretudo para o fundo de ns mesmos e para as nossas limitaes. Chama-se tambm Festa do Perdo porque a converso sempre motivo de alegria e porque fazer parte do grupo de Jesus, aderindo consciente e comprometidamente ao seu projecto, verdadeiramente uma festa. Faamos ento desta Quaresma momento de encontro, reflexo e converso a Cristo. Shalom!
*Encontrista membro do grupo Shalom da Buraca

MARO
02 e 03 2. CID Vila de Punhe, Viana do Castelo 13 Sesso de Apresentao do Youcat Faculdade Medicina Univ. Nova de Lisboa 26 a 29 Eneagrama II (regime ps-laboral) CSh Braga 30 Orao de Quaresma CSh Braga 31 a 08 de Abril Pscoa com Universitrios a Santiago Porto

ABRIL
01 Jornada Diocesana da Juventude Lisboa 08 Pscoa 21 Dia Arquidiocesano da Juventude Braga 28 e 29 Convvio Nacional 2012 Castelo Branco

Consulta a agenda sempre actualizada em:

Eventos MEJ Shalom

Espiral 15

ltimas

FOTO DO MS

12 Fev. 2012 | 45. Aniversrio MEJ Shalom | Missa-nova do Pe. Jorge Nascimento
Com uma grande festa, foi assim que se celebrou, na parquia de So Julio da Barra, em Oeiras, os 45 anos do Movimento Shalom e a missa-nova do novo sacerdote da Comunidade Shalom. Bem-vindo Jorge! Passatempo Foto do ms: Se gostas de fotografia podes ver um trabalho teu na prxima Espiral. Para isso s tens de enviar uma foto que tenha marcado a vida do Movimento ou da Igreja juntamente com uma breve descrio para espiral@shalom.pt

Futsal para padres catlicos

Portugal Campeo da Europa


Depois do segundo lugar na edio de 2011, os sacerdotes lusos enfrentaram na final do torneio a congnere croata e no final do tempo regulamentar tudo estava empatado (1-1). A deciso veio atravs da marcao de grandes penalidades
Foto: Dirio do Minho

fixando o resultado final em 5-4. Eslovquia, Romnia, Ucrnia, ustria, Polnia, Bsnia-Herzegovina e Crocia foram os adversrios dos padres portugueses. Durante o torneio, os padres portugueses jogaram sete partidas e apenas foram derrotados uma vez na fase de grupos. Ao nvel de prmios individuais o melhor guardaredes foi o da Eslovnia e o melhor marcador foi um sacerdote polaco. O prximo torneio decorrer na Eslovnia.
*Joo Carita
FICHA TCNICA: Depsito Legal: 332897/11; Propriedade: Movimento Encontros de Jovens Shalom; NIF: 503 268 631; Director: Joo Carita; Tiragem: 1.000 exemplares; Site: www.shalom.pt; Editor: Hugo Sego; Redaco: Andr Manuel Mendes, Joo Paulo Freitas; Colaborao: Comunidade Shalom, Associao Amigos Shalom, Encontros de Vivncia e Partilha Shalom; Design Grfico e Paginao: Joo Carita; Pr-impresso e impresso: Clickprint - Rua Antero de Quental, 5 B, 2795-017 Linda-a-Velha - info@clickprint.pt - Tel: 800 45 46 47; Direco, Administrao e Redaco: casa da Comunidade Shalom em Oeiras - Rua Jos Guilherme de Oliveira, n 5, apartado 49 2781-901 Oeiras - Tel: 21 442 53 91 - espiral@shalom.pt

A seleco nacional de sacerdotes venceu, pela primeira vez na Histria, o Campeonato Europeu em Futsal para padres catlicos que decorreu durante o incio do ms de Fevereiro na cidade de Gyula, na Hungria.

16 Espiral

www.shalom.pt

You might also like