You are on page 1of 2

MERCADO INTEBANCRIO DE CAMBIO NO BRASIL A taxa de cmbio a varivel econmica de maior importncia para a determinao dos agregados macroeconmicos.

. Pautando-se pela orientao microeconmica, a taxa de cmbio determinante fundamental dos comportamentos dos consumidores e empresrios. O mercado interbancrio de cmbio aquele no qual os bancos praticam entre si operaes de compra e venda de moedas estrangeiras. Tais operaes tm trs objetivos: hedge, arbitragem, e especulao. no mercado interbancrio e em suas relaes com demais agentes financeiros, tambm conhecido como mercado secundrio, que a taxa de cmbio formada. O mercado interbancrio de cmbio surgiu no incio dos anos 90, e sofreu desde ento um ciclo, tendo tido um apogeu seguido de uma retrao. O mercado interbancrio de cmbio regulamentado e fiscalizado pelo Conselho Monetrio Nacional e pelo Banco Central do Brasil. Praticam operaes nesse mercado apenas bancos expressamente autorizados. As negociaes entre os bancos podem ser realizadas com ou sem a intervenincia de sociedades corretoras. Depois de negociadas, as operaes devem ser, obrigatoriamente, registradas e confirmadas no sistema eletrnico de informaes do Banco Central do Brasil. O ciclo de uma operao do mercado interbancrio de cmbio segue a seqncia lgica de negociao, registro, confirmao, contratao e liquidao. Nesse processo participam diferentes agentes, reguladores, fiscalizadores e econmicos. Como reguladores, encontram-se o Conselho Monetrio Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil (Bacen), a fiscalizao exercida pelo Bacen e os agentes econmicos so os bancos autorizados, as sociedades corretoras, os bancos correspondentes no exterior, a Clearing de Cmbio BM&F e o prprio Bacen. O Conselho Monetrio Nacional (CMN) foi criado, em substituio da Superintendncia da Moeda e do Crdito (SUMOC), pela Lei 4595, de 1964, com a finalidade de formular a poltica da moeda e do crdito como previsto nessa lei, objetivando o progresso econmico e social do Pas. No atual sistema de contratao de operaes de cmbio falta transparncia quanto a informaes sobre a fase de negociao. Isto prejudica as atividades que necessitam dessas informaes, como fiscalizao e estudos. O relacionamento entre os bancos brasileiros autorizados a operar no mercado de cmbio e os seus bancos correspondentes no exterior amplo e vai da manuteno de contas-correntes a outras operaes sofisticadas, como emisso de ttulos privados de crdito. No que concerne o mercado interbancrio de cmbio, os bancos correspondentes no exterior atuam como liquidantes, operacionalizando a movimentao dos recursos financeiros, as entregas de moeda estrangeira, de forma similar ao que o Bacen faz com ospagamentos em moeda nacional no Brasil.

A forma de negociao do cmbio interbancrio no Brasil atravs do sistema de mercado descentralizado com mltiplos participantes). Ou seja, o sistema de negociao descentralizado, por no ocorrer em um s local (como, por exemplo, em um prego unificado em uma bolsa de valores ou atravs de uma tela conectando todos os participantes), e composto de diversos participantes (os bancos e, indiretamente, o Bacen) atuando como compradores e vendedores. Hoje a grande maioria das operaes fechada em um pequeno nmero de corretoras de cmbio, as quais mantm mini-preges em suas dependncias. As operaes do mercado interbancrio de cmbio so liquidadas pelo pagamento, em moeda nacional, das operaes de compra, e pela entrega de moeda estrangeira, das operaes de venda. A verificao do elevado risco existente nesse processo, considerando os volumes transacionados, levou o Banco Central do Brasil a modificar, no novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, os seus procedimentos operacionais e a estabelecer um sistema de compensao e liquidao para essas operaes, desenvolvido e implementado pela BM&F. No obstante essas modificaes, os sistemas de negociao, registro, contratao e liquidao representam ainda um foco de riscos. A negociao do mercado interbancrio de cmbio realizada de duas maneiras: diretamente entre as mesas de operaes dos bancos, ou por intermdio das sociedades corretoras. Nesses dois casos, existem descasamentos entre o momento em que o negcio fechado e o momento em que contratado. Em regra, o mercado interbancrio de cmbio concentra suas negociaes no perodo da manh e as registra no perodo da tarde. Como a contratao da operao de cmbio se d pelo registro no Banco Central do Brasil, os bancos passam o dia com os negcios fechados e no contratados. No momento da contratao, correm o risco de no terem as operaes confirmadas pelas contrapartes, tendo que voltar ao mercado para repor a operao perdida. A negociao do dlar pronto inicia-se s 9h00, concomitantemente abertura da negociao dos contratos futuros de cmbio na BM&F. Para a determinao do preo do dlar pronto, tem especial importncia o primeiro contrato futuro. Como se sabe, os preos do dlar pronto e do dlar futuro esto ligados por uma frmula matemtica. Tal frmula estabelece o preo do dlar futuro, tendo como parmetros o preo do dlar pronto, a taxa de juros domstica em reais e a taxa de juros domstica em dlares (Cupom Cambial). No entanto, a frmula no determina quais preos se ajustam aos demais. Para aumentar a liquidez do mercado seria necessrio, dentre outras medidas: Maior certeza regulatria; Modernizao dos sistemas e procedimento em vigor; Regulamentao das operaes j praticadas; Centralizao da negociao.

You might also like