You are on page 1of 3

AUGUSTE COMTE - Matria das pginas 56 61.

1.) Quem foi Auguste Comte? Francs, devotou seus estudos filosofia positivista, considerada por ele uma religio, da qual era o pregador. Segundo sua filosofia poltica existiam na histria trs estados: teolgico, metafsico e positivo. Sobre as cincias, distinguia as abstratas das concretas. 2.) Descreva o que foi o Positivismo, comente as suas derivaes do Cientificismo e do Organicismo. O Positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europia do sculo XIX, em franca expanso. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltao coeso, harmonia natural entre os indivduos, ao bem-estar do todo social. Do Cientificismo o Positivismo se espelhou na crena no poder dominante e absoluto da razo humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentao da vida do homem, da natureza e do prprio universo, e do Organicismo a idia de que a prprio sociedade foi concebida como um organismo constitudo de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo fsico ou mecnico. 3.) Quais os movimentos reivindicatrios identificados por Auguste Comte? Comente-os Auguste Comte identificou dois movimentos, os chamados por ele de dinmicos aqueles que representavam a passagem para formas mais complexas de existncia e de estticos aqueles responsveis pela preservao dos elementos permanentes de toda organizao social. Para ele, o progresso deveria aperfeioar os elementos da ordem e no amea-los. 4.) Os organicistas procuraram caractersticas universais da espcie humana, deixando de lado suas particularidades. O que voc entendeu por Organicismo? O Organicismo estudava a espcie humana em si, sem os aspectos psicolgicos e individualidades, essas caractersticas padro da espcie, para os cientificistas, eram primordiais a preservao do todo social. Procuravam assim criar uma identidade entre leis biolgicas e leis sociais, hereditariedade e histria. 5.) Com a influencia das idias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociolgico positivista, o que voc entendeu por Darwinismo Social? Darwinismo Social o principio a partir do qual as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformaes representariam sempre a passagem de um estgio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoludo, mais adaptado e mais complexo. Esse tipo de mudana garantiria a sobrevivncia dos organismos, sociedade e indivduos, mais fortes e evoludos. 6.) O positivismo exalta a coeso social e a harmonia dos indivduos em Sociedade. Comente as anlises do positivismo junto sociedade europia do sculo XIX. ???

MILE DURKHEIM Matrias das pginas 62 66

1.) Quem foi mile Durkheim?

Nascido na Alscia, iniciou seus estudos filosficos em Paris, indo depois para a Alemanha. Lecionou sociologia em Bordus e em seguida mudou-se para Sorbonne, para onde levou inmeros cientistas, reunindo-os num grupo que ficou conhecido como escola sociolgica francesa.

2.) O que o fato social para Durkheim? Explique as trs caractersticas dos fatos sociais. Fato Social algo experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente. Possui Trs caractersticas: A coeso social, a fora que os fatos exercem sobre os indivduos, levando-os a conformarem-se s regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade ou escola. A educao, desempenha uma importante tarefa nessa conformao dos indivduos sociedade em que vivem, a ponde de, aps algum tempo, as regras estarem interiorizadas nos membros do grupo e transformadas em hbitos. A generalidade, social todo fato que geral, que se repete em todos os indivduos ou, pelo menos, na maioria deles, que ocorre em distintas sociedades, em um determina momento ou ao longo do tempo, por essa generalidade, os acontecimentos manifestam sua natureza coletiva.

3.) Aps identificao e caracterizao dos fatos sociais Durkheim define o mtodo de conhecimento da Sociologia. O que Neutralidade para Durkheim? Para ele todo o socilogo deve possu-la, para que consigam aprender a realidade dos fatos, sem distorc-los de acordo com seus desejos e interesses particulares, deve deixar de lado suas prenoes, isto , valores e sentimentos pessoais em relao aquilo que est sendo estudado. Para ele, tudo que nos mobiliza dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver.

4.) O que diz Durkheim sobre a generalidade? A generalidade um aspecto importante para a identificao dos fatos sociais que so sempre manifestaes coletivas, distinguindo-se dos acontecimentos individuais, ou acidentais. ela que ajuda a distinguir o essencial do fortuito e aponta para a natureza sociolgica dos fenmenos.

5.) Para Durkheim o que significa um estado mrbido da sociedade? Quando um fato pe em risco a harmonia, o acordo, o consenso, portanto, a adaptao e a evoluo da sociedade, estamos diante de um acontecimento de carter mrbido e de uma sociedade doente.

6.) O que para Durkheim, um fato normal e um fato patolgico? Um fato normal para ele quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma funo importante para sua adaptao ou sua evoluo, aquele fato que no extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da populao. E patolgico aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patolgicos, como as doenas, so considerados transitrios e excepcionais.

7.) Para Durkheim o que solidariedade orgnica? Solidariedade Orgnica, para ele, aquela tpica das sociedades capitalistas, em que, pela acelerada diviso do trabalho social, os indivduos se tornavam independentes. Essa independncia garante unio social, em lugar dos costumes, das tradies ou das relaes sociais estreitas.

8.) Para Durkheim o que solidariedade mecnica? Solidariedade Mecnica, para ele, aquela predominante nas sociedades pr-capitalistas, onde os indivduos se identificavam por meio da famlia, da religio, da tradio e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autnomos em relao diviso de trabalho social. A conscincia coletiva exerce aqui todo seu poder de coero sobre os indivduos.

9.) Como Durkheim definiu a conscincia coletiva? Para ele era um conjunto de crenas e dos sentimentos comuns media dos membros de uma mesma sociedade, que, forma um sistema determinado com vida prpria.

10.) O crime para Durkheim um fato social normal ou patolgico? Por qu? Normal, no apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas tambm por representar um fato social que integra as pessoas em torno de determinados valores. Punindo o criminoso, os membros de uma coletividade reforam seus princpios, renovando-os. O crime tem, portanto, uma importante funo social.

11.) Qual a contribuio de Durkheim para o desenvolvimento da Sociologia? Durkheim se esforou para emancipar a Sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constitu-la como disciplina rigorosamente cientfica. Em livros e cursos, sua preocupao foi definir com preciso o objeto, o mtodo e as aplicaes dessa nova cincia. Imbudo dos princpios positivistas, Durkheim queria definir com rigor a sociologia como cincia, estabelecendo seus princpios e limites e rompendo com a idias de senso comum que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critrios.

12.) Como mile Durkheim conceitua o suicdio? Explique Para ele um fator social por sua presena universal em todo e qualquer sociedade e por suas caractersticas exteriores e mensurveis, completamente independentes das razes eu levam cada suicida a acabar com a prpria vida. A prova de que o suicdio depende de leis sociais e no da vontade dos sujeitos estava na regularidade com que variavam as taxas de suicdio de acordo com as alternncias das condies histricas.

You might also like