You are on page 1of 2

Introduo

Parece algo comum, mas a realidade bem implcita elas esto presentes praticamente em quase tudo que vimos, mas qual a sua verdadeira funo? Diferenciar os objetos? Sinaliz-los? Ou apenas um capricho da me natureza para nos fazer notria a sua arte. Sei que sem ela hoje seria difcil de vivermos, mesmo assim ela parece irrelevante em nosso meio, e apenas serve para dar ordem a nossa viso quando estamos a procura de algo. Isso no tema de pesquisa como um fato de grande preocupao, talvez por que ela essencial e nosso meio e est to presente que chegamos a achar que apenas uma obrigao da natureza nos oferece-la. Mas o que me chama mais ateno o fato que que se ela influencia ou no no comportamento humano, talvez nunca paramos para pensar nisso pelos simples fato de a termos sem pagar nada por ela. Estou falando das cores, sim, elas esto presente em toda a construo do universo, do mundo, da natureza e no dia a dia o homem. Seja como for fica bem claro para o ser humano quando assim os objetos so identificados por nosso no uso de suas caractersticas ou como uma preferncia de cor que nos agrada. Ao repensar as idias que j existem sentimos um grande necessidade de evidenciar ou enfatizar a relao das cores com o ser humano e o seu comportamento. As decises que tomamos reescrevem quem somos e o que pensamos sobre ns mesmos. Muito tem sido estudado a esse respeito, avaliando a forma como o ser humano, inconscientemente, julga as informaes que conhece, sejam essas sobre pessoas, ou apenas de um ambiente ou objeto. Os estudiosos dessa tema acreditam que grande parte dessa opinio formada logo nos primeiros segundos dessa viso inicial, estimando que entre 60% e 90% desta avaliao teria a cor como referncia exclusiva. Baseando-se nessa reflexo, a Associao Pr-Cor do Brasil combina, em um novo evento, estudos da psicologia analtica com os conceitos da psicodinmica das cores, para mostrar que, enquanto arqutipos do inconsciente coletivo, as cores se manifestam no ser humano como imagens preenchidas pela subjetividade humana, por essa razo, afetando suas emoes e sentimentos. Acostumado aos conselhos e recomendaes sobre como utiliz-las na roupa, no marketing, nos ambientes de trabalho, domstico e, at nos prprios objetos, o consumidor pouco tem visto sobre a cor como uma resposta de sua natureza pessoal. Esse poder para influenciar to sensivelmente as pessoas est relacionado com o fato das cores se constiturem em smbolos e, como tal, elas sempre trazem significados profundos para a psique, diz o palestrante do evento, o psiclogo Paulo Flix, que estuda o poder das cores nas pessoas, orientando seu trabalho de acordo com a psicologia analtica, crenas, smbolos e mitos.

Diga com que cor andas, que saber quem s


Das cores nos animais que, visando a reproduo escolhem as mais caprichosas tonalidades, s plantas que se servem das cores para estimular o espetculo da polinizao, no homem as cores reaparecem para revelar estados psicolgicos, percebidos no modo como o ser humano utiliza a cor para demonstrar suas experincias mais felizes. As cores tm algo a dizer sobre voc, assinala Flix que, no momento, estuda de que modo os aspectos psicolgicos podem se manifestar na pele, ocasionando variaes de cor do tecido epitelial de atletas. Ao longo de sua carreira, o estudioso tem pesquisado o papel das cores no comportamento pessoal. Para ele, as cores remetem s emoes e so responsveis por determinadas reaes das pessoas, conforme o grau e a intensidade de tonalidades presentes em seus ambientes, da a importncia de combinaes

adequadas para cada atividade, visualizando as cores a partir dos resultados psicofisiolgicos por elas provocados. Vamos dialogar sobre a cor observando a presso exercida por foras de natureza arquetpicas, ilustradas por aplicaes da cor enquanto smbolos na mitologia, tarot e demais crenas, mostrando o bom emprego dessas prticas. Refletir sobre este assunto importante aos profissionais que trabalham, almejam trabalhar, ou, simplesmente, se interessam pelo tema cor, diz o palestrante. Flix professor no curso de Psicologia na Universidade Guarulhos, com especializaes na Universidade de So Paulo (USP), na qual tem mestrado e desenvolve doutorado na rea de Psicossociologia do Esporte. Alm de scio-fundador da Associao Pr-Cor do Brasil e vice-presidente da diretoria executiva da entidade, Paulo Felix qumico, com atuao industrial e no desenvolvimento de cores, como consultor em colorimetria. SERVIO: Palestra: Cor e Personalidade - A cor e suas influncias no dia-a-dia Data: 2 de agosto Horrio: s 14h Investimento: R$ 30,00 Local: Auditrio da FIESP - Av. Paulista, 1313 10 andar - So Paulo/SP Informaes: (11) 3262-4566 com Olinda ouprocor@procor.com.br FORMA DE PAGAMENTO: Depsito no Banco do Brasil em nome da Associao Pr-Cor do Brasil agncia 1812-0 conta corrente 23715-9. Para efetivar a inscrio necessrio enviar comprovante de pagamento para o fax: (11) 3289-5780. SOBRE A PR-COR ASSOCIAO PR-COR DO BRASIL - PR-COR(www.procor.com.br) A Associao Pr-Cor do Brasil (Pr-Cor) foi idealizada por profissionais de diversos setores produtivos, entre artistas plsticos, pesquisadores e arquitetos que consideram importante a existncia de uma entidade que incentive o estudo e a troca de experincias sobre a cor. Constituda formalmente em junho de 2006, a Pr-Cor vem trabalhando pela difuso de conhecimentos sobre a cor desde 2002, data em que foi realizado o primeiro Encontro Brasileiro da Cor. A segunda edio do evento foi realizada em 2004, e a terceira em setembro de 2006. A Associao se prope a congregar todos aqueles que atuam com a cor, de forma a permitir a troca de experincias e servir como um canal de divulgao das atividades de profissionais que podem ser fontes de consulta e de assessoramento em temas onde a cor exera um papel preponderante. Alm de uma diretoria executiva, a Pr-Cor conta com um Conselho Tcnico-Cientfico, integrado por acadmicos, profissionais e especialistas na abordagem da cor, que garantem a seriedade em relao aos princpios e metas da associao.

You might also like