You are on page 1of 4

Filme: O Lobisomem e o Coronel Gnero: Animao Diretor: Elvis K.

Figueiredo, talo Cajueiro Ano: 2002 Durao: 10 min Cor: Colorido Bitola: 35mm Pas: Brasil Disponvel em : http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1518

Aplicabilidades em Educao Comentrios de Luciano Sathler


1

Elisana Costa Sanchez2

A animao O Lobisomem e o Coronel, nos apresenta um resgate da oralidade nordestina, deixando claro o quo rica e variada a cultura brasileira. As obras da literatura de cordel, presentes na tradio do Nordeste do pas desde o final do sculo XIX, so produzidas pelo povo, com preocupao artstica de comunicar a realidade com alegria e singeleza, tem com grande difuso popular enquanto arte folclrica. Nessa manifestao o povo canta os costumes, as denncias, as crenas os personagens reais e imaginrios de seu cotidiano. No trabalho com a Educao de Jovens e Adultos se torna uma importante ferramenta, j que esse gnero tem em sua essncia a aproximao com a realidade e interesse de quem o escreve e tambm pelo seu carter popular. Em sua escrita, no est em jogo, o uso correto e formal das palavras e sim o quanto o autor conhece sobre o assunto
1 Doutorando em Administrao pela FEA/USP. Mestre em Administrao pela Universidade Metodista de So Paulo. Especialista em Gesto Universitria pela Organizao Universitria Interamericana. Ativista social e pesquisador do Terceiro Setor. 2 Graduada em Artes Plsticas pela Faculdades Integradas Teresa Dvila e em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC. Professora da Educao Bsica, atua na Formao Continuada de educadores de Rede Municipal de Ensino

e como brinca com as rimas e frases. Por sua forma de ilustrao, a xilogravura, os desenhos tornam-se simplificados, demonstrando seu valor muito mais pela expressividade de seus traos. O filme pode se tornar o disparador de uma atividade da qual o professor ir proporcionar aos seus alunos a vivncia de uma prtica literria e artstica, valorizando seus conhecimentos anteriores, contribuindo com sua auto-estima e ampliando seu repertrio textual e cultural.

Nvel de Ensino : Educao de Jovens e Adultos Disciplina(s)/ Temas Transversais: Lngua Portuguesa e Artes; Pluralidade Cultural, diferena de classes

Objetivos de Aprendizagem:

Apropriar-se do gnero textual da Literatura de Cordel, comparando-o com outras linguagens.

Produzir textos orais e escritos coesos e coerentes, dentro do gnero proposto. Conhecer e expressar-se por meio do desenho utilizando a tcnica da xilogravura.

Situaes didticas sugeridas:

Assistir o filme com os seguintes pontos de observao:


Como a histria contada neste filme? Voc j ouviu alguma histria contada desta forma?

Roda de conversa resgatando os pontos de observao. Nesta conversa importante que o professor faa outros questionamentos com o intuito de conhecer os conhecimentos prvios dos alunos acerca da literatura de cordel. Exemplos:

De que regio do Brasil vm este tipo de histria? Algum j viu ou comprou literatura de cordel?

Conhecem algum que produz este tipo de texto? Porque na animao os personagens aparecem chapados (como se fossem de papel)?

Apresentar aos alunos o roteiro do filme (disponvel no site). O professor pode fazer a leitura em voz alta para que todos acompanhem com cpia.

Pesquisar (na biblioteca, na Internet) outros textos de cordel. Escolher alguns para leitura e discusso em subgrupos. Tpicos para discusso:

Observar a estrutura dos textos. Quais so os temas abordados. A linguagem diferente da utilizada em outros textos? Como o texto ilustrado? Que tipo de desenho? Como deve ser feito?

Montar um cartaz coletivo com as caractersticas principais do texto de cordel. Produzir, em subgrupos, um texto de cordel com tema atual ou de interesse do grupo. Apresentar ao grupo a tcnica da xilogravura3. Produzir uma xilogravura para o cordel. Promover um sarau para apresentao dos cordis para as outras turmas da Escola e familiares.

Avaliao:

Considerar na produo de texto realizada pelos alunos:


Coerncia e coeso; Conhecimento acerca do gnero;

Considerar no desenvolvimento do trabalho artstico:


Envolvimento e identificao com o tema proposto; Expresso de suas idias e auto-crtica.

Para saber mais:

Sites:

3 Xilogravura a tcnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reproduo da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. um processo muito parecido com um carimbo.

Wikipdia: Enciclopdia virtual livre, apresenta a histria da Xilogravura e links para artistas que trabalham com a tcnica. Disponvel em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura

Academia

Brasileira

de

Literatura

de

Cordel.

Disponvel

em:

http://www.ablc.com.br/

Teatro

de

Cordel:

site

de

Csar

Obeid.

Disponvel

em:

http://www.teatrodecordel.com.br/

Livros: ESCHER. M. C. Gravura e Desenhos. So Paulo: Paisagem, 2004.

You might also like