You are on page 1of 2

ESCOLA SECUNDRIA DE SANTO ANDR BARREIRO Mdulo A9 Matemtica

12 Ano Turma: K e L Prof.: Ana Barros da Silva

Ficha 1 Funes Exponenciais

1. A massa de substancia radioactiva em certa amostra dada pela frmula: ( ) Com em anos e ( ) em miligramas. 1.1. 1.2. Quantos miligramas havia no inicio da contagem do tempo? Quantos miligramas restavam decorridos 10 anos, desde o incio da contagem do tempo? Apresenta o resultado com uma casa decimal.

2. Uma determinada substancia radioactiva desintegra-se, sendo a quantidade existente numa amostra, em miligramas, decorridos minutos aps o instante inicial, dada por: ( ) 2.1. Determina, em miligramas, a quantidade dessa substncia que existia inicialmente. Verifica que, decorridos um minuto, a quantidade Q desta substncia sofreu uma reduo aproximadamente de 3,5%

2.2.

3. A funo: ( ) ( )

usada como modelo para calcular o valor, em euros, de um apartamento num prdio de uma cidade, anos aps a sua construo. 3.1. 3.2. 3.3. Determina o valor inicial do apartamento. Qual a percentagem de desvalorizao do apartamento ao ano? Qual o valor do apartamento 10 anos aps a compra?

4. A populao de perdizes dada pela frmula: ( ) ( )

Sendo ( ) o nmero de perdizes e o tempo em anos em que corresponde ao incio do ano 2000 4.1. Admita que o crescimento se processa sempre do mesmo modo, qual a dimenso de perdizes no incio de 2005? Recorrendo calculadora grfica resolva o seguinte problema: Admitindo que o crescimento se processa sempre do mesmo modo, quanto tempo necessrio decorrer para que a populao de perdizes seja de 1500? Apresenta o resultado em anos arredondados s dcimas.

4.2.

5. Certo tratamento mdico consiste na aplicao, a um paciente, de uma determinada substncia. Admita que a quantidade de substncia que permanece no paciente, horas aps a aplicao dada em miligramas, por: ( ) 5.1. 5.2. Determina a quantidade de substncia aplicada no paciente. Recorrendo calculadora grfica, determina o instante em que a quantidade de substncia que permanece no paciente igual a 150 miligramas. Apresenta o resultado em minutos arredondados s unidades.

6. Numa certa pastelaria, a temperatura ambiente constante. Admita que a temperatura, em graus Celsius, de um caf servido nessa pastelaria, minutos aps ter sido colocado na chvena, dada por: ( ) 6.1. Determina a temperatura do caf no instante em que colocado na chvena. Quanto tempo decorre entre o instante em que o caf colocado na chvena e o instante em que a temperatura atinge 65C? Apresenta o resultado em minutos e segundos. Com o decorrer do tempo, a temperatura do caf tende a igualar a temperatura ambiente. Indica, justificando, a temperatura ambiente.

6.2.

6.3.

You might also like