You are on page 1of 29

A Teoria do Znite Solar

Luiz Sampaio Athayde Junior

Sumrio: 1. Estaes do Ano Oficiais; 2. Estaes do Ano e Latitudes; 3. Estaes do em Salvador; 4. Estaes do Ano Nos Pases Dominantes; 5. Tabela do Znite Solar I; 6. Tabela do Znite Solar II; 7. Consideraes Finais; 8. Referncias; 9. Anexo Tabela do Znite Solar I; 10. Anexo Tabela do Znite Solar II.

Palavras-chave: Estaes do Ano; Latitudes; Estaes do Ano em Salvador; Znite Solar.

Professor Substituto da Faculdade de Cincias Contbeis da Universidade Federal da Bahia (FCC/UFBA) e Professor Titular da Unio Metropolitana de Ensino (UNIME), Mestrando em Administrao e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Fundao da Escola de Administrao da Universidade Federal da Bahia (FEA/UFBA), Ps Graduado MBA em Gesto Financeira e Empresarial pelo Centro de Ps Graduao e Pesquisa da Faculdade Visconde de Cairu (CEPPEV/FVC) e Graduado em Cincias Contbeis pela Centro Universitrio FIB Email: sampaioathayde@yahoo.com.br

1 Estaes do Ano Oficiais

As estaes do ano ocorrem em todo o planeta por causa da inclinao de cerca de 23,45 do seu eixo longitudinal imaginrio. Ao dar a volta em torno do sol, tendo vista a inclinao citada, que mantida durante todo o percurso, so postas quatro posies distintas, que so as quatro estaes, conhecidas como vero, outono, inverno e primavera. O vero no hemisfrio sul, que tambm a data do inverno no hemisfrio norte, ocorreu em 2009 no dia 21 de dezembro. Nesta data o hemisfrio sul fica mais prximo do sol, que incide diretamente sobre o trpico de capricrnio, o que ocasiona o seu vero e o hemisfrio norte fica mais distante, ocasionando o seu inverno, dada a inclinao do eixo longitudinal. Esta posio chamada de solstcio: solstcio de vero para o sul e solstcio de inverno para o norte:

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

Cerca de noventa dias depois, no dia 20 de maro do ano seguinte (2010) ocorrer outra posio, conhecida como equincio, quando o sol incide exatamente sobre o equador, equilibrando a quantidade de radiao solar para os dois hemisfrios, o que ocasiona o outono para o sul, que antecede o inverno e primavera para o norte que antecede o vero1:
A colocao dos graus e suas fraes, tanto da latitude quanto da longitude, em base decimal, e as fraes somente com uma casa decimal, de pouca preciso, para localizar uma determinada cidade, por exemplo. A maior utilidade dessas imagens demonstrar que o sol s incide entre os trpicos, e no incide alm deles, tanto para o norte quanto para o sul, onde ficam localizados os pases dominantes, que esto amparados pelas regras oficiais das quatro estaes do ano. Com um sistema diferenciado de incidncia do sol, duas vezes no ano entre
1

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

No prximo quarto de volta, ou seja, cerca de noventa dias depois, no dia 21 de junho de 2010 ocorrer outro solstcio invertendo as condies de radiao solar para os dois hemisfrios em relao ao solstcio anterior: solstcio de vero para o norte e solstcio de inverno para o sul, lembrando sempre que isso ocorre devido inclinao do eixo longitudinal do planeta, uma vez que nessa data o hemisfrio norte que fica mais prximo das radiaes solares que incidem diretamente sobre o trpico de cncer:

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

os trpicos, fica evidente a necessidade de normas diferenciadas para as estaes do ano nessas localidades. Uma apresentao completa, com todos os dias do ano, que mostra perfeitamente o movimento do sol em cada dia do ano, est disponibilizada em www.veraodabahia.blogspot.com na postagem Dados do Observatrio Naval dos EUA ou diretamente no link: http://www.megaupload.com/?d=47J156P5

Na quarta e ltima das posies, no dia 23 de setembro de 2010 ocorrer outro equincio, com o sol incidindo novamente sobre o equador, equilibrando novamente a quantidade de radiao solar para os dois hemisfrios, o que ocasiona, de forma inversa ao equincio anterior o outono para o norte, que antecede o inverno e primavera para o sul, que antecede o vero, com o sol incidindo novamente sobre o equador:

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

Completando o ano ou a translao, o planeta chega de volta a 21 de dezembro de 2010 repetindo as condies j descritas para esta posio e data: o hemisfrio sul fica mais prximo do sol, que incide diretamente sobre o trpico de capricrnio, o que ocasiona o seu vero e o hemisfrio norte fica mais distante, ocasionando o seu inverno:

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

As estaes so configuradas tambm por padres climticos, o que faz com que, entre os trpicos, com pouca amplitude trmica e predomnio do sol, inclusive com observao da ocorrncia do znite solar duas vezes ao ano, tenha sua aplicao ou observao prejudicada. As estaes so, portanto, observadas e suas diferenas so mais delimitadas nas regies extratropicais, ou seja, acima dos 23 26 22 de latitude norte ou abaixo dos 23 26 22 de latitude sul, tornando-se mximas nos plos. As estaes so, portanto, configuradas por uma srie de fatores, dentre os quais, o posicionamento do sol em relao aos crculos imaginrios do equador e dos trpicos, , certamente, o fator principal.

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

2 Estaes do Ano e Latitudes

Com as ocorrncias citadas anteriormente o sol incide, partindo do equincio de primavera do hemisfrio sul em 22 de setembro de 2009 sobre o equador, que 0 de latitude; 21 de dezembro de 2009 sobre o trpico de capricrnio, 23 26 22 de latitude (sul); 20 de maro de 2010 sobre o equador de volta, ou 0 de latitude e 21 de junho de 2010 sobre o trpico de cncer, ou 23 26 22 de latitude (norte).

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

3 Estaes do Ano em Salvador

No percurso do sol de 0 de latitude ou equador at 23 26 22 de latitude sul ou trpico de capricrnio o sol incide sobre Salvador, que fica a 12 58 16 de latitude sul no dia 27 de outubro de 2009, muito antes, portanto, do vero oficial (21 de dezembro de 2009). No caminho de volta, partindo de 23 26 22 de latitude sul ou trpico de capricrnio at 0 de latitude ou equador, novamente Salvador recebe seus raios a pino, ou seja, o znite solar, no dia 15 de fevereiro de 2010 (12 58 16 de latitude sul). Normalmente dito que o vero comea em 21 de dezembro ou a primavera comea em 21 de setembro, o que no correto afirmar, pois nessas datas as estaes esto a pleno e no prximo dia em diante a posio j estar sendo abandonada. Tambm no correto afirmar que cada estao dure trs meses aps as suas datas culminantes, pois certamente prximo de completar os trs meses o sol j estar muito mais na prxima estao do que na atual. A nossa proposta reconhecer o vero, real e com base cientfica, de Salvador de 12 de setembro, data que antecede o primeiro znite solar de salvador, que ocorre em 27 de outubro em 45 dias at 01 de abril, data que ocorre 45 dias aps do segundo znite de Salvador, observado em 15 de fevereiro. O critrio de utilizao de 45 dias antes do primeiro ponto culminante e 45 aps o segundo foi escolhido prudentemente por ser metade dos noventa dias, ou, um quarto de volta da translao terrestre, aproximadamente, da mesma forma que as estaes oficiais tambm duram perodo semelhante.

O critrio de reconhecer o vero de Salvador de znite solar a znite solar mais 45 dias antes do primeiro e 45 dias aps o segundo, ou seja, de 12 de setembro a 01 de abril, em substituio ao perodo do vero oficial, que tem como data culminante 21/12/09 o fato da sua privilegiada latitude: 12 58 16 oficialmente, ou mais precisamente, de 12 49 37,92 partindo do subrbio de Paripe at 13 01 4,58 observada nas pedras da praia do bairro do Rio Vermelho. Todas as localidades abaixo de 11 43 11 de latitude sul e todas acima de 11 43 11 de latitude norte poderiam considerar seu vero de znite solar a znite solar, uma vez que 11 43 11 de latitude a metade exata da trajetria que o sol percorre do equador (00 00 00 de latitude) at os trpicos (23 26 22 de latitude sul ou norte), trajetria que dura 45 dias. Se ocorre um znite solar em uma localidade, e depois o sol se distancia durante 45 dias e do 46 dia em diante ele estar fazendo o caminho de volta, ou seja, se aproximando novamente daquela mesma localidade, nada mais justo reconhecer esse perodo como vero, uma vez que as estaes oficiais so aceitas por um perodo de at 90 dias (o dobro!). Como Salvador est abaixo da metade do percurso entre o equador e o trpico de capricrnio, estaria contemplada por essa regra. Obviamente outras localidades com latitudes intertropicais privilegiadas como Salvador podero requerer reconhecimento de um vero aumentado, como Darwin, no norte da Austrlia (12 27 40,80 de latitude sul); Lima, no Peru (12 5 35,10 de latitude sul); Cidade do Mxico, Mxico (19 50 57,82 de latitude norte) ou toda a ilha de Cuba (de 19 41 2,29 a 22 52 38,58 de latitude norte), caso as condies e padres climticos assim confirmem, pois possvel que algumas localidades apresentem padres climticos diferentes, em um dado perodo do ano, mesmo estando nas mesmas latitudes, por conta de fatores climticos distintos influenciados pela altitude ou correntes martimas e areas diferentes. Para Salvador, indubitavelmente, o calor surge muito antes do vero oficial e dura muito mais, apresentando ainda temperaturas altas mesmo depois da primavera oficial, o que justificaria o reconhecimento de um vero mais longo e estaes do ano diferenciadas, devido aos fatos apresentados.

Esta teoria, ou nova forma de reconhecimento das estaes no seria aplicvel s localidades situadas fora dos trpicos ou com latitudes superiores ao norte do trpico de cncer ou ao sul do trpico de capricrnio, uma vez que o sol no incide a pino sobre elas, ou seja, o znite solar no observado nessas localidades, como por exemplo, EUA, Japo, Europa e Canad, e para estas localidades o conceito de estaes tem aplicao muito mais legtima, apresentando quatro fases distintas ao longo do ano. Seguindo o mesmo raciocnio, a data culminante do inverno de Salvador no seria modificada, pois quando o sol parte do equincio de maro e continua no seu trajeto cada vez mais distante at incidir no trpico de cncer no solstcio de junho, ele incide no ponto mais distante da nossa capital, e muito embora no tenhamos gelo, neve ou granizo na nossa capital, as temperaturas so seguramente mais baixas do que as observadas nos perodos da primavera e vero oficiais. Poderamos determinar ainda para salvador uma nova data ou perodo de 45 dias para configurar nosso outono, que seria de 02/04/2010 (um dia aps o segundo znite mais 45 dias) at o dia 16/05/2010, um outono, portanto de apenas 45 dias, determinaramos a partir do dia seguinte (17/05/2010) o comeo o nosso inverno, passando pelo seu ponto culminante ou solstcio de inverno (21/06), e iria at o dia 28/07/2010. No dia seguinte, comearia a nossa primavera, que iria de 29/07/2010 at o dia 11/09/2010, pois no dia seguinte, 12/09/2010, estaremos a 45 dias antes do primeiro znite solar que o comeo do vero real e cientfico da nossa cidade. A proposta de utilizar os mesmos nomes das estaes oficiais para no causar estranhamento nas pessoas. Os nomes permaneceriam os mesmos, as duraes das estaes que deveriam se reconhecidas de forma diferenciada em cada localidade intertropical, com base nos padres climticos e observao do Znite Solar. O Analema do sol tambm responsvel por aumentar a sensao de vero em Salvador, depois da data do solstcio de vero, porque, a mxima variao do mesmo se d em latitudes e datas muito prximas s dos dois znites que ocorrem em Salvador, o que torna o por do sol mais atrasado em relao aos outros perodos do ano. Depois de 21 de dezembro, ocorre o segundo Znite em Salvador, por volta do dia 15 de fevereiro, conforme demonstrado acima, e a data da mxima variao do analema do sol, no sentido leste, (41,5 de

longitude oeste) em relao ao seu ponto mdio, se d por volta do dia 12 de fevereiro e em 13,6 de latitude sul2 (Salvador 12,9 de latitude sul). Em contrapartida, a data e latitude da mxima variao do analema do sol, no sentido oeste, (49,1 de longitude oeste) em relao ao seu ponto mdio, se d por volta do dia 03 de novembro, data prxima data do primeiro znite solar em Salvador, que se d por volta de 27 de outubro, conforme demonstramos:

Fonte da Imagem: Google Earth http://earth.google.com/intl/pt / Marcadores em amarelo colocados com base nos dados do USNO: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomicalapplications/data-services/earthview

O perodo dos dias s fica perfeitamente alinhado, com o meio dia coincidindo exatamente com o momento em que o sol est mais alto, dado o analema do sol, e, para as localidades que coincidem com os fusos, em, apenas, duas datas, alm dos dois solstcios, obviamente, (quando o sol se encontra exatamente no meio dos arcos norte e sul da sua trajetria, que se assemelha forma do smbolo do infinito ou de um nmero oito):
Para encontrar tais datas e latitudes, utilizamos as imagens do USNO, onde observamos imagens, sempre ao meio dia de Braslia, por todos os dias do ano, e encontramos 17 (dezessete) imagens com a mnima longitude, a saber: 41,5 graus de longitude oeste, e por prudncia escolhemos a de nmero 09 (nove), por estar exatamente no meio. Com a longitude mxima, ou seja, 49,1 graus de longitude oeste, encontramos 11 (onze) imagens, o que nos levou a escolher a de nmero 06 (seis) pelo mesmo motivo, no sentido de tentar a mxima preciso com os dados disponveis. Uma apresentao completa, com todos os dias do ano, est disponibilizada, conforme dito em nota anterior, em www.veraodabahia.blogspot.com na postagem Dados do Observatrio Naval dos EUA ou diretamente no link: http://www.megaupload.com/?d=47J156P5
2

Fonte da Imagem: Google Earth http://earth.google.com/intl/pt / Marcadores em amarelo colocados com base nos dados do USNO: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomicalapplications/data-services/earthview

Essas datas ocorrem quando o sol passa na ida e na volta (do seu trajeto entre os trpicos ao longo da sucesso dos dias) sobre o vrtice central do analema, que seria o ponto de encontro entre as duas partes do nmero oito, conforme a aluso que fizemos. Vale ressaltar que, para demonstrar a ocorrncia do analema na posio em que est representado na imagem acima, foi levado em considerao a posio do sol ao meio dia de Braslia, que o fuso horrio utilizado em Salvador, em todos os dias do ano, sempre com base nos dados do USNO. Segundo os mesmos dados, esse ponto fica por volta da latitude 8 41 40 (ou 8,6944 em base decimal) norte, ou seja, em todas as localidades desse paralelo, como, por exemplo, Morichal em Chaguaramas, Monagas, na Venezuela ou Monteria, na Colmbia. Na frica temos como exemplo de localidades prximas ao paralelo 8 41 40 a cidade de Addis Abeba, na Etipia ou Serra Leoa na costa oeste Africana, e ainda, o sul da ndia, parte do Sri Lanka e outras localidades da Indonsia. Alm das datas culminantes dos dois solstcios (~21/12 e ~21/06) temos dias perfeitamente alinhados por volta de 12/04 e 31/08, que so as datas

aproximadas dos dois znites solares no paralelo citado, mostradas, respectivamente a seguir:

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

Fonte: http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/data-services/earthview

Conforme comentado anteriormente, cumpre ressaltar a pouca preciso das imagens com as latitudes e longitudes em base decimal e com apenas uma casa decimal, entretanto, as imagens possuem grande utilidade ilustrativa. Nas imagens, podemos notar a igualdade da longitude entre as duas datas (12/04 e 31/08): 44.8 oeste. preciso lembrar, tambm, que as posies denominadas aflio e perilio interferem no aumento das radiaes solares, e durante o perodo do vero oficial do hemisfrio sul, ou seja, nos primeiros dias de janeiro, o perilio

garante cerca de 7% a mais de radiao solar no planeta, por ser esse o perodo no qual a terra passa mais prxima do sol, ao contrrio do aflio, que ocorre nos primeiros dias de julho, quando a terra fica mais distante do sol, ou seja, o vero do hemisfrio sul mais intenso. Esses detalhes no so explicitados com clareza no nosso ensino. Muitas vezes os habitantes das regies intertropicais imaginam que as suas estaes do ano so as mesmas das regies temperadas e polares. Existe uma lacuna de normatizao com relao a esse fato. Se por um lado as regras no se aplicam nas regies intertropicais, no existe uma clara determinao dos diferentes perodos do ano com base cientfica para que possamos normatizar o assunto nas mesmas. Segundo o Prof. Kepler de Oliveira do Instituto de Fsica da UFRGS:
No Equador todas as estaes so muito parecidas: todos os dias do ano o Sol fica 12 horas acima do horizonte e 12 horas abaixo do horizonte; a nica diferena a altura do Sol: em do Znite, em 21.06 o Sol cruza o meridiano ao norte

23.09 o Sol cruza o meridiano

ao sul do Znite, e no

resto do ano ele cruza o meridiano entre esses dois pontos. Portanto a altura do Sol ao meio-dia no Equador no muda muito ao longo do ano e, conseqentemente, no existe muita diferena entre inverno, vero, primavera ou outono. medida que nos afastamos do Equador, as estaes ficam mais acentuadas. A diferena torna-se mxima nos plos. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

No caso de Salvador podemos afirmar que possumos um inverno (caracterizado por temperaturas menores, cu com nuvens carregadas e chuvas) e que o calor chega muito antes do dito vero oficial. Para as localidades de latitude 11 43 11 norte ou sul at a latitude 0 00 00 (Equador) deveramos considerar dois veres (caso as suas condies climticas assim as confirmassem). Da latitude 11 43 11 norte ou sul at a latitude 23 26 22 norte ou sul (Trpicos) deveramos considerar o vero de znite solar a znite solar, conforme dissemos nas colocaes sobre Salvador. A regio da Capital Baiana (12 58 16) j apresenta uma variao no seu fotoperodo:

FO TO PER O D O x L A T IT U D E
16,0

Fotoperodo (horas)

14,0

L at 1 0 S L at 3 0 S E qua do r

L at 2 0 S L at 4 0 S

12,0

10,0

8,0
J AN M AR M AI J UL SET NOV

M eses
Fonte: www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/

Segundo a Prof. Gabriela Cabral, da Equipe do site Brasil Escola:


Posteriormente, os perodos climticos foram divididos a partir do Solstcio e do Equincio, fenmenos astronmicos que facilitaram a diviso. No ocidente, tais fenmenos permitiram a diviso em quatro estaes, sendo que em outros lugares existem duas, trs ou cinco estaes, dependendo da cultura.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm

Fica claro que existe, portanto, uma carncia de normatizao precisa para as diversas regies, tanto nas referncias que aqui (nessa parte, especificamente) demonstramos quanto nas outras disponibilizadas ao final desse texto. Muitos trabalhos nem sequer mencionam qualquer dificuldade em aplicao das regras s regies intertropicais. Obviamente, antes de tentar pretender normatizar uma regio, devemos empreender nas mesmas uma pesquisa mais apurada, a fim de prover um estudo mais minucioso para a correta normatizao, para s depois explicitar tais contedos nos livros didticos de todo o pas.

4 Estaes do Ano Nos Pases Dominantes

As quatro estaes foram convencionadas, certamente, por pases dominantes, visto que um conceito que se aplica fora dos trpicos, onde, inclusive as suas diferenas podem ser mais perfeitamente observadas, e onde se localizam a maioria dos pases dominantes, como EUA, Canad, Japo e toda a Europa. Nos livros didticos dos pases intertropicais, entretanto, essas estaes so ensinadas da mesma forma, sem fazer sentido, uma vez que alguns cientistas afirmam que as estaes so para todo o hemisfrio e outros afirmam que o conceito de estaes no se aplica entre os trpicos. Se para um Pas localizado fora dos trpicos, que no apresenta Znite Solar em nenhum dia do ano, ou seja, o sol NUNCA incide sobre ele, considerado vero somente porque o sol se aproximou dele e incidiu no trpico mais prximo, por que no considerar que vero em uma localidade ou pas situado entre os trpicos quando o sol estiver incidindo exatamente sobre ele, reconhecendo suas estaes por perodos diferenciados?

5 O que educao?

Os governantes dos Estados da Virgnia e Maryland, nos Estados Unidos, assinaram um tratado de paz com os ndios das Seis Naes, e ento mandaram cartas para que os selvagens enviassem alguns de seus jovens para serem educados nas escolas dos brancos. Os chefes dos ndios responderam agradecendo e recusando. O contedo da carta ficou conhecido porque posteriormente aos anos de guerras entre brancos e ndios Benjamin Franklin adotou o costume de divulg-la, nas suas conferncias e palestras. Segundo Carlos Brando (2001) esse era o contedo:
...Ns estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para ns e agradecemos de todo corao. Mas aqueles que so sbios reconhecem que diferentes naes tm concepes diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores no ficaro ofendidos ao saber que a vossa idia de educao no a mesma que a nossa. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa cincia. Mas, quando eles voltaram para ns, eles

eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. No sabiam como caar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa lngua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inteis. No serviam como guerreiros, como caadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora no possamos aceita-la, para mostrar a nossa gratido oferecemos aos nobres senhores de Virgnia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles, homens.

Ainda segundo Carlos Brando (2001), para diferentes situaes existem correspondentes maneiras de educao: em pequenas sociedades tribais de povos caadores, agricultores ou pastores nmades, em sociedades

camponesas, em pases desenvolvidos e industrializados, mundos sociais sem classes, de classes, com este ou aquele tipo de conflito entre as suas classes, em tipos de sociedades e culturas sem Estado, com um Estado em formao ou com ele consolidado entre e sobre as pessoas. Existe a educao de cada categoria de sujeitos de um povo. Ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram. Existe entre povos que submetem e dominam outros povos, usando a educao como um recurso a mais de sua dominncia. A educao pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam pra tornar comum, como saber, como idia, como crena, aquilo que comunitrio como bem, como trabalho ou como vida. Ela pode existir imposta por um sistema centralizado de poder, que usa o saber e o controle sobre o saber como armas que reforam a desigualdade entre os homens, na diviso dos bens, do trabalho, dos direitos e dos smbolos. A educao pode ser considerada como uma frao do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenes de sua cultura, em sua sociedade. Formas de educao que produzem e praticam, para que elas reproduzam, entre todos os que aprendem e passam adiante, o saber que atravessa as palavras da tribo, os cdigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou da religio, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a de cada um de

seus sujeitos, atravs de trocas sem fim com a natureza e entre os homens, trocas que existem dentro do mundo social onde a prpria educao habita, e desde onde ajuda a explicar, s vezes a ocultar, s vezes a inculcar, de gerao em gerao, a necessidade da existncia de sua ordem. Assim, quando so necessrios guerreiros ou burocratas, a educao um dos meios de que os homens lanam mo para criar guerreiros ou burocratas. Ela ajuda a pensar tipos de homens. Mais do que isso, ela ajuda a cri-los, atravs de passar de uns para os outros o saber que os constitui e legitima. Mais ainda, a educao participa do processo de produo de crenas e idias, de qualificaes e especialidades que envolvem as trocas de smbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades. E esta a sua fora. No entanto, pensando s vezes que age por si prprio, livre e em nome de todos, o educador imagina que serve ao saber e a quem ensina, mas, na verdade, ele pode estar servindo a quem o constituiu professor, a fim de us-lo, e ao seu trabalho, para os usos escusos que ocultam tambm na educao, nas suas agencias, suas prticas e nas idias que ela professa, interesses polticos impostos sobre ela e, atravs de seu exerccio, sociedade que habita. E esta a sua fraqueza.

6 Vygotsky e a Interao do Sujeito com o Meio

Para Mizucami (1986) uma das bases da teoria de Vygotsky a aquisio de conhecimentos pela interao do sujeito com o meio. Nesse contexto, como poderamos promover essa interao entre o ensino das Estaes do Ano e os habitantes das regies intertropicais? Aparentemente no existe uma norma precisa que posa corrigir os equvocos causados por uma literatura aplicvel somente em regies distintas a essas, ou seja, as regies ou zonas temperadas, onde esto os pases dominantes minando um dos pilares da teoria de Vygotsky, o que certamente concorre para que o assunto no seja completamente compreendido pela maioria das pessoas. Para Vygotsky, a linguagem o sistema simblico dos grupos humanos e fornece os conceitos, as formas de organizao do real, e a mediao entre o

sujeito e o objeto do conhecimento, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas, ou seja, deveramos construir um conhecimento local. A cultura Fornece ao indivduo os sistemas simblicos de representao da realidade e o universo de significaes que permite construir a interpretao do mundo real, e o elemento a partir do qual o sujeito negocia constantemente o processo de recriao e reinterpretao de informaes, conceitos e significaes. da cultura do soteropolitano uma grande valorizao do seu vero. comum dizer que em Salvador o ano s termina quando carnaval. O fim do carnaval e o fim do vero oficial, de fato, so datas prximas. Salvador valoriza, e muito, o seu turismo, apoiado nas suas festas, artistas e praias, elementos que impulsionam a economia de todo o estado da Bahia. Dessa forma, corroborando com Vygotsky nada mais justo que o povo de Salvador possa ter reconhecimento acerca das Estaes do Ano de forma diferenciada. Ainda segundo Vygotsky apud Mizucami (1986) a zona de desenvolvimento proximal a distncia entre o nvel de desenvolvimento real e o potencial; distncia entre o que o sujeito faz sozinho e aquilo que capaz de fazer com interveno e cabe ao professor intervir para que essa distncia seja vencida interferindo no processo de aprendizagem. Nesse contexto, para que os nossos alunos aprendam sobre as estaes do ano e para que os nossos professores possam fazer as devidas intervenes, preciso corrigir as normas vigentes. um assunto que, sem dvida, seria mais bem compreendido com o auxlio de recursos, como pequenas maquetes planetrias ou modernos recursos de vdeos explicativos, da mesma forma que observamos nos pases mais desenvolvidos. Caberia ao governo implementar polticas para permitir que os professores tivessem xito ao avanar na zona de desenvolvimento proximal dos nossos alunos em relao a esse e a outros contedos estudados.

7 Carl Rogers e o Enfoque Humanista

Para Carl Rogers apud Mizucami (1986) a abordagem do processo de ensino sob o enfoque humanista, determina que o conhecimento inerente atividade humana e no jamais acabado. Sua base a experincia pessoal e subjetiva

de cada um. Ao experienciar, o homem conhece. A experincia o conjunto das realidades vividas. Dessa forma, fica completamente incorreto um morador de Salvador experimentar que est em uma parte do ano muito quente em datas onde as regras dominantes determinam que ainda primavera ou que j outono. O saudoso maestro Tom Jobim, que era natural do Rio de Janeiro, um estado do sudeste do Brasil, imortalizou: ... so as guas de maro fechando o vero..., ao passo que, em Salvador, o vero fechado, como diria o poeta, com as guas (chuvas) de abril.

8 Jean Piaget e o Enfoque Cognitivista

Segundo Piaget apud Mizucami (1986) o conhecimento uma construo contnua, e portanto, essencialmente ativo. O sujeito conhece (aprende) um objeto agindo (operando) sobre ele e assimilando-o s estruturas de que dispe (sensrio-motoras, verbais ou mentais). tambm o exerccio do sujeito que constri as prprias estruturas. Da mesma forma que ocorre com o enfoque humanista, onde o homem deve experimentar para conhecer, com o enfoque cognitivista o indivduo deve operar sobre o objeto a conhecer e a confuso em relao aos conceitos das estaes do ano em Salvador ocorre, pois as observaes dos indivduos esto incongruentes com o que eles aprenderam em seus livros didticos na escola. Seguindo o raciocnio de Piaget, se o conhecimento algo essencialmente ativo e de construo constante, j passa da hora de ensinarmos corretamente o assunto do ensino fundamental ao superior.

9 Paulo Freire e o Enfoque Scio-Cultural

Segundo Freire apud Mizucami (1986) O HOMEM um ser concreto, situado no mundo e com o mundo, no aqui-e-agora de seu contexto scio-econmicocultural-poltico. Tem a vocao de tornar-se sujeito (do conhecimento, da educao, da vida, enfim) - o que alcana atravs da reflexo e da ao sobre sua realidade. O CONHECIMENTO elaborado pelo homem num processo indissocivel de seu processo de conscientizao. uma aproximao da

realidade que permite descobrir suas variveis em nveis sucessivos de aprofundamento e compreenso. Devemos ento educar as pessoas com base na realidade dos

acontecimentos, segundo os ensinamentos de Freire, entretanto, as regras oficiais no so aplicveis nas regies intertropicais. Se apenas mostramos as regras postas das quatro estaes do ano, estaremos fomentando um conhecimento distante da realidade, visto que, no caso de Salvador a incongruncia grande. Ainda segundo Freire, a educao tem como objetivo primeiro criar condies para slida e ampla conscientizao de todas as pessoas. Para tanto deve trabalhar numa atitude permanente de reflexo crtica associada sempre ao comprometimento com a ao. Para criarmos uma conscientizao entre a populao de Salvador ou das regies intertropicais a respeito das estaes do ano preciso, portanto, corrigir os contedos dos livros.

10 Tabela do Znite Solar I

Est anexada a esse texto uma tabela mostrando a ocorrncia do znite solar, que o momento que o sol incide exatamente sobre uma localidade. No esto sendo levadas em considerao as longitudes, entretanto a tabela mostra a incidncia do znite em cada data, organizadas na coluna da esquerda, indo de 21/06/09 at 21/06/2010 (366 linhas) e em cada latitude, indo de 23,5 de latitude norte at 23,5 de latitude sul, passando pelo zero grau, que o equador, pintado de marrom (95 colunas). A preciso da curva da incidncia do znite solar est prejudicada pelas poucas possibilidades das clulas quadradas do Excel, e para tentar respeitar as diferenas da superfcie terrestre, colocamos a descida da mesma de trs em trs linhas, depois de duas em duas e finalmente de uma em uma linha, entretanto as datas limites esto precisas. Essa incidncia est marcada por clulas pintadas de vermelho e para Salvador (13,5 Sul) pintamos em azul o inverno, que ficar mais curto em relao s regras oficiais (74 dias e no 90), em amarelo a primavera, que antecede o vero, com a marcao da data em vermelho (12/09/09) que ocorre

45 dias antes do primeiro znite solar, e seria portanto, o incio do nosso vero, em verde o outono, que antecede o inverno, com a marcao da data em vermelho (01/04/10) que ocorre 45 aps o segundo znite solar, e seria portanto, o final do nosso vero. Note-se que os perodos do outono e primavera estariam encurtados para a metade, ou seja, apenas 45 dias e as ocorrncias destes no teriam ligao com as posies astronmicas de equincio, que so 21/09 e 21/03. Outro detalhe da tabela que vale salientar, que a partir da latitude 12,0 para norte e para sul e at o final, que est na medida 23,5 para norte e para sul a rea pintada de vermelho refere-se ao vero de znite a znite nessas latitudes, segundo a nossa proposta. Vale lembrar que a medida exata para tal ocorrncia 11 43 11 para norte ou para sul, e com a pouca preciso da tabela, que est dividida apenas de meio em meio grau, optamos em fazer esse corte na altura de 11,5. Como a tabela muito grande na sua verso original no programa Excel, a cpia e colagem para este documento no programa Word no permite enxergar os nmeros das datas ao longo das suas 366 linhas ou dos graus e suas fraes de 50% ao longo das suas 95 colunas. Recomendamos a apreciao da mesma no seu programa original e caso queiram imprimir o faam em formato A1 ou Azero. No formato A2 necessrio o auxlio de uma lente para enxergar os dados. Outra opo para sua correta visualizao alterar o zoom do Word para 400% ou 500% A tabela mostra, tambm, que ao projetarmos o mesmo raciocnio para as localidades de latitudes entre 11 43 11 norte ou sul (representados na tabela com a medida de 11,5) e o equador existe uma tendncia de desaparecimento do inverno, visto que o equador apresenta dois znites solares ao ano em 21/09 e 21/03, datas essas que so, segundo as regras oficiais, outono e inverno (ou vice e versa a depender da leitura hemisfrio sul para note ou norte para sul). Isso explica a confuso do conceito de estaes entre os trpicos, pois no caminho do sol, relativamente ao equador, se contarmos 45 dias aps um dos seus znites (21/09 ou 21/03), que ainda seria o seu vero, teramos mais 45 dias de um outono at o sol atingir um dos trpicos, que duraria tambm 45 dias, para ento observar uma primavera, nos 45 dias seguintes, que estaria ligada ao seu vero, novamente 45 dias antes do seu segundo

znite. Na tabela a ocorrncia do outono e primavera do equador est pintado de verde e amarelo respectivamente nas colunas ao lado para no apagar a sua cor marrom. O equador apresentaria, portanto, dois veres: um de 07/08/09 (45 dias antes do seu primeiro znite solar que 21/09/09) at o dia 05/11/09 (45 dias depois do seu primeiro znite solar que 21/09/09). Nos 90 dias seguintes teremos um perodo de 45 dias de outono (at 20/12/09) e os 45 dias seguintes de primavera (at 04/02/10). De 05/02/10 at 06/05/10 teremos o seu segundo vero, que marcado pela medida de 45 antes at 45 dias depois do seu segundo znite que 21/03. Dessa forma as localidades de 11 43 11 (ou 11,5 na tabela), partindo do norte ou sul at o equador, que 0, teriam dois veres, sendo que as primeiras teriam um outono/primavera simblico de apenas um dia, caso suas condies e padres climticos assim os confirmem. Tais consideraes deveriam ser utilizadas para normatizar o chamado Vero Amaznico, que normalmente anunciado por volta de outubro, exatamente aps o znite solar do equador, observado por volta de 21 de setembro. A Tabela do Znite Solar I pode ser baixada no nosso Blog

www.veraodabahia.blogspot.com na postagem Elementos Tcnicos do dia 07/07/2009, ou, clicando diretamente no seguinte link para download: http://www.mediafire.com/?hjyuyyfjny2

11 Tabela do Znite Solar II

A segunda tabela, nos mostra, com base nos dados do Observatrio Naval dos Estados Unidos USNO, a ocorrncia do Znite Solar (Sun Overhead) em cada latitude e longitude relacionando-as com a data de observao. O USNO utiliza-se da colocao dos graus e suas fraes, tanto da latitude quanto da longitude, em base decimal, e as fraes somente com uma casa decimal, o que pode ser pouco para apontar com preciso a ocorrncia do znite solar em uma localidade especfica. Preenchemos no site do USNO todas as datas das imagens utilizadas na primeira parte desse artigo sempre em 15 horas zulu, para coincidir com o meio dia de Braslia. Essa tabela deveria estar presente nos livros didticos, para que as pessoas que vivem entre os trpicos possam aferir as datas da ocorrncia do znite

solar nas suas localidades. Com base na observao dos padres climticos de cada lugar e das ocorrncias do znite solar, definir as estaes do ano de forma mais precisa e real. A tabela deve ser utilizada, principalmente em salas de aula que no disponham de nenhum recurso de vdeo, para que se compreenda o movimento do sol. Com recursos de vdeo, indicamos a nossa apresentao em Power Point, conforme descrito na nota de rodap nmero 1. A Tabela do Znite Solar II pode ser baixada, tambm, no nosso Blog www.veraodabahia.blogspot.com na postagem Dados do Observatrio Naval dos EUA do dia 31/01/2010, ou no seguinte link para download: http://www.megaupload.com/?d=YX5Pj77V

12 Consideraes finais

Podemos depreender de todo o exposto, portanto, que as regies intertropicais necessitam de novas regras em relao s quatro posies astronmicas da terra, que so certamente o fator preponderante para a configurao das estaes do ano. Faamos, ento, as correes assim que a comunidade cientfica e os rgos legisladores aceitem essa nova proposta, visto que, as posies e conceitos podem ser perfeitamente aferidos e delimitados, especialmente com as informaes e recursos para divulgao das mesmas disponveis nos dias de hoje. Cada localidade pode, com preciso matemtica, determinar as estaes diante das quatro posies astronmicas da terra e com a devida observncia dos seus padres climticos. No correto estudar e ensinar regras que no condizem com a realidade observada em muitas localidades. Com a possibilidade de circulao das informaes, observada modernamente, no aceitvel que a cincia deixe de observar as diferenas demonstradas ao longo desse trabalho e continue afirmando, apenas, que, o conceito de estaes do ano no se aplica entre os trpicos. hora de corrigir os livros didticos e ensinar o assunto adequadamente nas escolas e universidades. Um matemtico da Grcia antiga chamado Erathstenes mediu a terra por observar que um poo em uma Cidade chamada Siene, no antigo Egito,

apresentava znite solar no solstcio de vero (ficava sem sombra) e o farol de Alexandria apresentava uma sombra com certa inclinao na mesma data, no ano de 250 A.C. Com uma regra de trs simples, foi possvel determinar a circunferncia da terra (pois ele j tinha percebido que ela era redonda, e Galileu quase foi queimado pela inquisio ao reafirmar, s em 1.611, ou seja, 1.861 anos depois, sua teoria heliocentrista). Os Maias, uma das civilizaes mesoamericanas ou pr-colombianas, tambm j observavam a ocorrncia dos solstcios e equincios, com as construes dos seus templos e palcios. Os Incas tambm observavam os mesmos fenmenos, conforme podemos observar at hoje no templo das trs janelas, onde o sol incide nos equincios e solstcios. inaceitvel que as pessoas do mundo de hoje, com tantos recursos e tecnologias, entrem em uma escola ou faculdade e saiam sem esses conhecimentos bsicos.

13 Referncias

http://www.todooceu.com/home.html http://astro.if.ufrgs.br/estacoes.html http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/estacoes.htm http://www.aondefica.com/lat_long_ap.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal http://maps.google.com.br/ http://www.usno.navy.mil/USNO/astronomical-applications/dataservices/earthview http://earth.google.com/intl/pt http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/erath.html http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/ http://www.veraodabahia.blogspot.com (prpria)

14 Anexo Tabela do Znite Solar I

15 Anexo Tabela do Znite Solar II

Data 21/12/2009 22/12/2009 23/12/2009 24/12/2009 25/12/2009 26/12/2009 27/12/2009 28/12/2009 29/12/2009 30/12/2009 31/12/2009 01/01/2010 02/01/2010 03/01/2010 04/01/2010 05/01/2010 06/01/2010 07/01/2010 08/01/2010 09/01/2010 10/01/2010 11/01/2010 12/01/2010 13/01/2010 14/01/2010 15/01/2010 16/01/2010 17/01/2010 18/01/2010 19/01/2010 20/01/2010 21/01/2010 22/01/2010 23/01/2010 24/01/2010 25/01/2010 26/01/2010 27/01/2010 28/01/2010 29/01/2010 30/01/2010 31/01/2010 01/02/2010 02/02/2010 03/02/2010 04/02/2010 05/02/2010 06/02/2010

Latitude 23,4 S 23,4 S 23,4 S 23,4 S 23,4 S 23,4 S 23,3 S 23,2 S 23,2 S 23,1 S 23,1 S 23,0 S 22,9 S 22,8 S 22,7 S 22,6 S 22,5 S 22,3 S 22,2 S 22,1 S 21,9 S 21,8 S 21,6 S 21,4 S 21,2 S 21,1 S 20,9 S 20,7 S 20,5 S 20,3 S 20,0 S 19,8 S 19,6 S 19,4 S 19,1 S 18,9 S 18,6 S 18,4 S 18,1 S 17,9 S 17,6 S 17,3 S 17,0 S 16,7 S 16,4 S 16,1 S 15,8 S 15,5 S

Longitude 45,4 W 45,3 W 45,2 W 45,1 W 45,0 W 44,8 W 44,7 W 44,6 W 44,5 W 44,3 W 44,2 W 44,1 W 44,0 W 43,9 W 43,8 W 43,6 W 43,5 W 43,4 W 43,3 W 43,2 W 43,1 W 43,0 W 42,9 W 42,8 W 42,7 W 42,6 W 42,5 W 42,5 W 42,4 W 42,3 W 42,2 W 42,2 W 42,1 W 42,0 W 42,0 W 41,9 W 41,9 W 41,8 W 41,8 W 41,7 W 41,7 W 41,6 W 41,6 W 41,6 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W

Data 07/02/2010 08/02/2010 09/02/2010 10/02/2010 11/02/2010 12/02/2010 13/02/2010 14/02/2010 15/02/2010 16/02/2010 17/02/2010 18/02/2010 19/02/2010 20/02/2010 21/02/2010 22/02/2010 23/02/2010 24/02/2010 25/02/2010 26/02/2010 27/02/2010 28/02/2010 01/03/2010 02/03/2010 03/03/2010 04/03/2010 05/03/2010 06/03/2010 07/03/2010 08/03/2010 09/03/2010 10/03/2010 11/03/2010 12/03/2010 13/03/2010 14/03/2010 15/03/2010 16/03/2010 17/03/2010 18/03/2010 19/03/2010 20/03/2010 21/03/2010 22/03/2010 23/03/2010 24/03/2010 25/03/2010 26/03/2010

Latitude 15,2 S 14,9 S 14,6 S 14,2 S 13,9 S 13,6 S 13,3 S 12,9 S 12,6 S 12,2 S 11,9 S 11,5 S 11,2 S 10,8 S 10,4 S 10,1 S 09,7 S 09,4 S 09,0 S 08,6 S 08,2 S 07,8 S 07,5 S 07,1 S 06,7 S 06,3 S 05,9 S 05,6 S 05,2 S 04,8 S 04,4 S 04,0 S 03,6 S 03,2 S 02,8 S 02,4 S 02,0 S 01,6 S 01,2 S 00,8 S 00,4 S 00,0 S 00,3 N 00,8 N 01,1 N 01,5 N 01,9 N 02,3 N

Longitude 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,5 W 41,6 W 41,6 W 41,6 W 41,7 W 41,7 W 41,7 W 41,8 W 41,8 W 41,9 W 41,9 W 42,0 W 42,0 W 42,1 W 42,1 W 42,2 W 42,2 W 42,3 W 42,4 W 42,4 W 42,5 W 42,6 W 42,6 W 42,7 W 42,8 W 42,8 W 42,9 W 43,0 W 43,1 W 43,1 W 43,2 W 43,3 W 43,4 W 43,4 W 43,5 W 43,6 W

Data 27/03/2010 28/03/2010 29/03/2010 30/03/2010 31/03/2010 01/04/2010 02/04/2010 03/04/2010 04/04/2010 05/04/2010 06/04/2010 07/04/2010 08/04/2010 09/04/2010 10/04/2010 11/04/2010 12/04/2010 13/04/2010 14/04/2010 15/04/2010 16/04/2010 17/04/2010 18/04/2010 19/04/2010 20/04/2010 21/04/2010 22/04/2010 23/04/2010 24/04/2010 25/04/2010 26/04/2010 27/04/2010 28/04/2010 29/04/2010 30/04/2010 01/05/2010 02/05/2010 03/05/2010 04/05/2010 05/05/2010 06/05/2010 07/05/2010 08/05/2010 09/05/2010 10/05/2010 11/05/2010 12/05/2010 13/05/2010 14/05/2010 15/05/2010 16/05/2010

Latitude 02,7 N 03,1 N 03,5 N 03,9 N 04,3 N 04,7 N 05,0 N 05,4 N 05,8 N 06,2 N 06,6 N 06,9 N 07,3 N 07,7 N 08,1 N 08,4 N 08,8 N 09,2 N 09,5 N 09,9 N 10,2 N 10,6 N 10,9 N 11,3 N 11,6 N 12,0 N 12,3 N 12,6 N 13,0 N 13,3 N 13,6 N 13,9 N 14,2 N 14,6 N 14,9 N 15,2 N 15,5 N 15,8 N 16,0 N 16,3 N 16,6 N 16,9 N 17,2 N 17,4 N 17,7 N 18,0 N 18,2 N 18,5 N 18,7 N 18,9 N 19,2 N

Longitude 43,7 W 43,7 W 43,8 W 43,9 W 44,0 W 44,0 W 44,1 W 44,2 W 44,3 W 44,3 W 44,4 W 44,5 W 44,5 W 44,6 W 44,7 W 44,7 W 44,8 W 44,9 W 44,9 W 45,0 W 45,0 W 45,1 W 45,2 W 45,2 W 45,3 W 45,3 W 45,4 W 45,4 W 45,5 W 45,5 W 45,5 W 45,6 W 45,6 W 45,7 W 45,7 W 45,7 W 45,8 W 45,8 W 45,8 W 45,8 W 45,8 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W

Data 17/05/2010 18/05/2010 19/05/2010 20/05/2010 21/05/2010 22/05/2010 23/05/2010 24/05/2010 25/05/2010 26/05/2010 27/05/2010 28/05/2010 29/05/2010 30/05/2010 31/05/2010 01/06/2010 02/06/2010 03/06/2010 04/06/2010 05/06/2010 06/06/2010 07/06/2010 08/06/2010 09/06/2010 10/06/2010 11/06/2010 12/06/2010 13/06/2010 14/06/2010 15/06/2010 16/06/2010 17/06/2010 18/06/2010 19/06/2010 20/06/2010 21/06/2010 22/06/2010 23/06/2010 24/06/2010 25/06/2010 26/06/2010 27/06/2010 28/06/2010 29/06/2010 30/06/2010 01/07/2010 02/07/2010 03/07/2010 04/07/2010 05/07/2010 06/07/2010

Latitude 19,4 N 19,6 N 19,8 N 20,0 N 20,2 N 20,4 N 20,6 N 20,8 N 21,0 N 21,2 N 21,4 N 21,5 N 21,7 N 21,8 N 22,0 N 22,1 N 22,2 N 22,4 N 22,5 N 22,6 N 22,7 N 22,8 N 22,9 N 23,0 N 23,0 N 23,1 N 23,2 N 23,2 N 23,3 N 23,3 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,4 N 23,3 N 23,3 N 23,2 N 23,1 N 23,1 N 23,0 N 22,9 N 22,9 N 22,8 N 22,7 N

Longitude 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,9 W 45,8 W 45,8 W 45,8 W 45,8 W 45,8 W 45,7 W 45,7 W 45,7 W 45,7 W 45,6 W 45,6 W 45,5 W 45,5 W 45,5 W 45,4 W 45,4 W 45,3 W 45,3 W 45,2 W 45,2 W 45,1 W 45,1 W 45,0 W 45,0 W 44,9 W 44,9 W 44,8 W 44,8 W 44,7 W 44,7 W 44,6 W 44,5 W 44,5 W 44,4 W 44,4 W 44,3 W 44,3 W 44,2 W 44,2 W 44,1 W 44,1 W 44,0 W 44,0 W 43,9 W 43,9 W 43,8 W 43,8 W

Data 07/07/2010 08/07/2010 09/07/2010 10/07/2010 11/07/2010 12/07/2010 13/07/2010 14/07/2010 15/07/2010 16/07/2010 17/07/2010 18/07/2010 19/07/2010 20/07/2010 21/07/2010 22/07/2010 23/07/2010 24/07/2010 25/07/2010 26/07/2010 27/07/2010 28/07/2010 29/07/2010 30/07/2010 31/07/2010 01/08/2010 02/08/2010 03/08/2010 04/08/2010 05/08/2010 06/08/2010 07/08/2010 08/08/2010 09/08/2010 10/08/2010 11/08/2010 12/08/2010 13/08/2010 14/08/2010 15/08/2010 16/08/2010 17/08/2010 18/08/2010 19/08/2010 20/08/2010 21/08/2010 22/08/2010 23/08/2010 24/08/2010 25/08/2010 26/08/2010

Latitude 22,5 N 22,4 N 22,3 N 22,2 N 22,1 N 21,9 N 21,8 N 21,6 N 21,5 N 21,3 N 21,1 N 21,0 N 20,8 N 20,6 N 20,4 N 20,2 N 20,0 N 19,8 N 19,6 N 19,4 N 19,1 N 18,9 N 18,7 N 18,4 N 18,2 N 17,9 N 17,7 N 17,4 N 17,2 N 16,9 N 16,6 N 16,3 N 16,0 N 15,8 N 15,5 N 15,2 N 14,9 N 14,6 N 14,3 N 13,9 N 13,6 N 13,3 N 13,0 N 12,7 N 12,3 N 12,0 N 11,7 N 11,3 N 11,0 N 10,6 N 10,3 N

Longitude 43,8 W 43,7 W 43,7 W 43,7 W 43,6 W 43,6 W 43,6 W 43,5 W 43,5 W 43,5 W 43,5 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,4 W 43,5 W 43,5 W 43,5 W 43,5 W 43,6 W 43,6 W 43,6 W 43,7 W 43,7 W 43,7 W 43,8 W 43,8 W 43,9 W 43,9 W 44,0 W 44,0 W 44,1 W 44,2 W 44,2 W 44,3 W 44,3 W 44,4 W 44,5 W 44,5 W

Data 27/08/2010 28/08/2010 29/08/2010 30/08/2010 31/08/2010 01/09/2010 02/09/2010 03/09/2010 04/09/2010 05/09/2010 06/09/2010 07/09/2010 08/09/2010 09/09/2010 10/09/2010 11/09/2010 12/09/2010 13/09/2010 14/09/2010 15/09/2010 16/09/2010 17/09/2010 18/09/2010 19/09/2010 20/09/2010 21/09/2010 22/09/2010 23/09/2010 24/09/2010 25/09/2010 26/09/2010 27/09/2010 28/09/2010 29/09/2010 30/09/2010 01/10/2010 02/10/2010 03/10/2010 04/10/2010 05/10/2010 06/10/2010 07/10/2010 08/10/2010 09/10/2010 10/10/2010 11/10/2010 12/10/2010 13/10/2010 14/10/2010 15/10/2010 16/10/2010

Latitude 09,9 N 09,6 N 09,2 N 08,9 N 08,5 N 08,2 N 07,8 N 07,4 N 07,1 N 06,7 N 06,3 N 05,9 N 05,6 N 05,2 N 04,8 N 04,4 N 04,1 N 03,7 N 03,3 N 02,9 N 02,5 N 02,1 N 01,8 N 01,4 N 01,0 N 00,6 N 00,2 N 00,2 S 00,6 S 01,0 S 01,4 S 01,8 S 02,1 S 02,5 S 02,9 S 03,3 S 03,7 S 04,1 S 04,5 S 04,8 S 05,2 S 05,6 S 06,0 S 06,4 S 06,8 S 07,1 S 07,5 S 07,9 S 08,3 S 08,6 S 09,0 S

Longitude 44,6 W 44,7 W 44,8 W 44,8 W 44,9 W 45,0 W 45,1 W 45,2 W 45,2 W 45,3 W 45,4 W 45,5 W 45,6 W 45,7 W 45,8 W 45,8 W 45,9 W 46,0 W 46,1 W 46,2 W 46,3 W 46,4 W 46,5 W 46,6 W 46,7 W 46,7 W 46,8 W 46,9 W 47,0 W 47,1 W 47,2 W 47,3 W 47,3 W 47,4 W 47,5 W 47,6 W 47,7 W 47,8 W 47,8 W 47,9 W 48,0 W 48,0 W 48,1 W 48,2 W 48,2 W 48,3 W 48,4 W 48,4 W 48,5 W 48,5 W 48,6 W

Data 17/10/2010 18/10/2010 19/10/2010 20/10/2010 21/10/2010 22/10/2010 23/10/2010 24/10/2010 25/10/2010 26/10/2010 27/10/2010 28/10/2010 03/11/2010 04/11/2010 05/11/2010 06/11/2010 07/11/2010 08/11/2010 09/11/2010 10/11/2010 11/11/2010 12/11/2010 13/11/2010 14/11/2010 15/11/2010 16/11/2010 17/11/2010 18/11/2010 19/11/2010 20/11/2010 21/11/2010 22/11/2010 23/11/2010 24/11/2010 25/11/2010 26/11/2010 27/11/2010 28/11/2010 29/11/2010 30/11/2010 01/12/2010 02/12/2010 03/12/2010 04/12/2010 05/12/2010 06/12/2010 07/12/2010 08/12/2010 09/12/2010 10/12/2010 11/12/2010

Latitude 09,4 S 09,7 S 10,1 S 10,4 S 10,8 S 11,2 S 11,5 S 11,9 S 12,2 S 12,5 S 12,9 S 13,2 S 15,1 S 15,5 S 15,8 S 16,1 S 16,4 S 16,6 S 16,9 S 17,2 S 17,5 S 17,8 S 18,0 S 18,3 S 18,6 S 18,8 S 19,0 S 19,3 S 19,5 S 19,8 S 20,0 S 20,2 S 20,4 S 20,6 S 20,8 S 21,0 S 21,2 S 21,4 S 21,5 S 21,7 S 21,8 S 22,0 S 22,1 S 22,3 S 22,4 S 22,5 S 22,6 S 22,7 S 22,8 S 22,9 S 23,0 S

Longitude 48,7 W 48,7 W 48,8 W 48,8 W 48,8 W 48,9 W 48,9 W 49,0 W 49,0 W 49,0 W 49,0 W 49,0 W 49,1 W 49,1 W 49,1 W 49,1 W 49,1 W 49,1 W 49,0 W 49,0 W 49,0 W 49,0 W 48,9 W 48,9 W 48,8 W 48,8 W 48,8 W 48,7 W 48,7 W 48,6 W 48,5 W 48,5 W 48,4 W 48,3 W 48,2 W 48,2 W 48,1 W 48,0 W 47,9 W 47,8 W 47,7 W 47,7 W 47,5 W 47,5 W 47,3 W 47,2 W 47,1 W 47,0 W 46,9 W 46,8 W 46,7 W

Data 12/12/2010 13/12/2010 14/12/2010 15/12/2010 16/12/2010 17/12/2010 18/12/2010 19/12/2010 20/12/2010 21/12/2010

Latitude 23,1 S 23,2 S 23,2 S 23,3 S 23,3 S 23,4 S 23,4 S 23,4 S 23,4 S 23,4 S

Longitude 46,6 W 46,5 W 46,3 W 46,2 W 46,1 W 46,0 W 45,8 W 45,7 W 45,6 W 45,5 W

You might also like