You are on page 1of 3

Analise SWOT

Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaas


A anlise SWOT uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este o primeiro estgio de planejamento, o que ajuda o empresrio focar nos pontos principais da empresa. A sigla SWOT representa a primeira letra das palavras, em ingles: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaas). Os Pontos fracos e fortes so fatores internos da empresa. Oportunidades e Ameaas so fatores externos. No final desta pgina voc encrontrar exemplos gratuitos da anlise SWOT, por este motivo leia a informao seguinte. Como j foi dito anteriormente, na anlise SWOT, pontos fortes e fracos so fatores internos. Por exemplo:

Um ponto forte de sua empresa poderia ser:


Vasto conhecimento em marketing, especializado na rea. Um novo produto ou servio inovador. A localizao da empresa. Qualidade dos processos e procedimentos. Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou servio.

Um ponto fraco da sua firma poderia ser:


Falta de conhecimento em marketing. Produtos ou servios semelhantes (ex. Em relao a seus competidores). A localizao da seu negcio. Baixa qualidade de seus produtos ou servios. Reputao duvidosa.

Na anlise SWOT, oportunidades e ameaas so fatores externos. Por exemplo: Uma oportunidade para seu negcio poderia ser:

Um mercado em desenvolvemento, por exemplo: a internet. Fuses, junco entre empreendimentos ou aliana de estratgias. Mudana para novos reas do mercado, s quais oferecem melhores lucros. Um novo Mercado Internacional. Uma vaga no Mercado causada pela ineficcia da competio.

Uma ameaa poderia ser:


A entrada de um novo competidor em sua area empresarial. Guerra de preos com competidores. Um competidor tem um novo produto ou servio inovador. A competio possui um melhor acesso aos canais de distribuio. Taxas so introduzidas ao seu produto ou servio.

Um ponto de precauo: a anlise SWOT pode ser extremamente subjetiva. No confie demaziadamente na anlise. Duas pessoas raramente obtero a mesma verso final da SWOT. A anlise TOWS extremamente similar, em primeiro lugar analisa os fatores negativos para que estes fatores possam ser transformados em fatores positivos. Por este motivo use a anlise SWOT como um guia e no como uma prescrio.

Regras simples para uma anlise SWOT bem sucedida.


A anlise SWOT dever distinguir entre: onde sua empresa se localiza hoje e onde ela estar no futuro. A anlise SWOT dever ser sempre especfica. Procure evitar reas desconhecidas. Sempre aplique a anlise em relao a seus competidores, por exemplo: os melhores e piores fatores entre sua empresa e a competio. Mantenha sua anlise SWOT curta e simples. Evite complexidade e anlise demasiada. A SWOT subjetiva.

Uma vez que os pontos principais forem identificados para a anlise SWOT, estes sustentaro os objetivos de sua campanha de marketing. Ela pode ser usada em conjunto com outras para inspeo e anlise, tais como: a PEST ou Five-Forces. Notavelmente a anlise SWOT a ferramenta mais popular entre estudantes de marketing por ser um meio simples e rpido de aprendizado. Durante o exerccio da SWOT, faa uma lista dos fatores relevantes a cada tabela. to simples como parece. Abaixo esto relacionados alguns exemplos GRATUITOS da anlise SWOT - clique aqui para ir diretamente a eles.

Voc precisa de uma verso mais avanada da anlise SWOT?


Alguns dos problemas que voc pode encontrar com a anlise SWOT so resultado de um dos principais benefcios, como exemplo: a sua flexibilidade. Porque a anlise pode ser usada em vrios cenrios, ela tem de ser flexvel. Apesar disso, ela pode gerar um nmero de anomalias. Problemas encontrados com a verso bsica da anlise SWOT podem ser resolvidos usando uma forma mais crtica, a POWER SWOT.

You might also like