You are on page 1of 5

Em 1933, na cidade de Atenas, Grcia, realizado o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, que resulta em um manifesto urbanstico que expressa

a o pensamento sobre o meio urbano na poca. A Carta de Atenas, como chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbansticos causados pelo rpido crescimento das cidades. A Carta, de modo geral, analisa o estado atual e crtico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana. Com consideraes sobre as habitaes, o lazer, o trabalho, a circulao e o patrimnio histrico das cidades, a Carta prega, entre outros pontos, a separao das reas residenciais, de lazer e de trabalho, atravs da setorizao das reas e de um planejamento do uso do solo. O grupo internacional de arquitetos ento reunidos, reserva aos setores habitacionais as melhores localidades urbanas e determina que deve haver limites em sua densidade de modo a evitar problemas futuros. A melhoria da qualidade de vida destaca-se como item de grande destaque, de modo que pregam que cada moradia deve receber insolao mnima, por direito; devem afastar-se do alinhamento das vias de modo a distanciarem-se da poeira, gases txicos e rudos que ali se formam e que as construes mais elevadas distem uma das outras, liberando o solo para reas verdes. Os locais de trabalho e moradia devem ficar prximos e as indstrias devem se concentrar em vias lineares de modo que os setores industriais e habitacionais sejam separados por zonas verdes. Ao lazer, o estatuto do solo deve assegurar superfcies verdes satisfatrias a organizao de cada regio. As periferias da cidade devem ser organizadas como reas de lazer semanais de fcil acesso, oferecendo atividades diversas e saudveis de entretenimento e novas reas verdes devem servir ao embelezamento e ao mesmo tempo abrigar instalaes coletivas. Quanto a circulao, dever ser feita uma classificao e separao das vias segundo seu uso/natureza e velocidades mdia, sendo ento categorizadas (passeio, trnsito...) e administradas por um regime prprio. Zonas de vegetao devem isolar os leitos de grande circulao que sero afastados das edificaes.

A Carta de Atenas trata ainda do patrimnio histrico das cidades, decretando que os valores arquitetnicos devem ser mantidos, respeitando-se a personalidade e o passado prprios da cidade. Se sua presena for, entretanto, prejudicial, este ser destrudo e deve dar lugar a reas verdes, pois mesmo que destruindo um ambiente secular, bairros vizinhos se beneficiaro desta mudana. Mas se este possui algum tipo de valor, se buscaro outras solues, mas sua conservao no deve acarretar o sacrifcio de populaes mantidas em condies insalubres, por exemplo. O escrito prega que no se podero empregar estilos antigos em novas construes sob hiptese nenhuma, para que se evite uma reconstituio fictcia, j que a inteno primitiva a preservao. A Carta de Atenas consolida-se ento como um documento sobre teoria e metodologia de planejamento. Atenas, que se ergueu como o bero da civilizao ocidental representou a racionalidade personificada por Aristteles e Plato. Passam-se quase 45 anos da elaborao da Carta de Atenas, muitos fenmenos novos emergiram durante esse tempo e exigem uma reviso da carta que a complemente com um documento a ser analisado interdisciplinarmente em uma discusso internacional que inclua intelectuais e profissionais, institutos de pesquisas e universidades de todos os pases. ento que em dezembro de 1977, no Encontro Internacional de Arquitetos em Machu Picchu, redigida a Carta de Machu Picchu (2), no contraria a Carta de Atenas, ainda fundamental para a poca, apenas uma proposta de sua reviso. Este documento apresenta-se como um ponto de partida para a atualizao da Carta de Atenas, onde se transcrevem complementaes a fim de que os processos anteriores se adaptem as condies atuais, tanto em planejamento como em arquitetura, propondo ao novo documento agora enfoque e amplitudes mundiais. Machu Picchu simboliza a contribuio cultural independente de outro mundo, representando tudo o que no envolve a mentalidade global iluminstica e tudo o que no classificvel por sua lgica. Quanto o seu contedo, o novo documento reafirma a unidade dinmica essencial das cidades e suas regies, j reconhecida pela Carta de Atenas, e afirma como objetivo do planejamento geral a interpretao das necessidades humanas e a realizao de um contexto apropriado populao - um processo contnuo e sistemtico de interao entre profissionais e populao.

O Crescimento urbano desde a Carta at nossos dias, promoveu a duplicao da populao e desencadeou uma crise tripla: ecolgica, energtica e alimentcia; somadas ainda a crise de moradias e de servios pblicos. Assim, a raiz dos problemas das cidades atuais o crescimento acelerado no foi algo solucionado, ou ao menos previsto, pelo documento anterior. Transferncias quantitativas de massas humanas migratrias produzem transformaes qualitativas fundamentais que determinam diferentes processos urbanos que no podem ser controlados ou resolvidos pelo planejamento urbano. As tcnicas que esto ao seu alcance permitem apenas a tentativa de incorporao de reas marginais cidade que, muitas vezes, com a dotao de servios pblicos, sade ambiental, moradias, etc, agravam o problema inicial uma vez que se convertem em incentivos para os movimentos migratrios para as cidades. Outro ponto revisto assinala a Carta de Atenas afirmando quatro funes bsicas do urbanismo: habitar, trabalhar, divertir-se e circular e que os planos devem fixar sua estrutura e implantao. Determinaram-se assim cidades setorizadas em funes, onde o resultado uma vida urbana amena, onde cada espao arquitetnico resulta num objeto isolado. O Conceito de setor para o presente documento alterou-se e adquiriu-se conscincia de que o processo urbanstico no consiste em setorizar, mas em criar definitivamente uma integrao polifuncional e contextual (3). Em relao Moradia, a principal adio do documento atual considera a comunicao humana um fator predominante na razo de ser da cidade e que a qualidade de vida e a integrao com o meio ambiente natural devem ser objetivos bsicos na concepo de espaos habitveis. A casa popular ento um instrumento de desenvolvimento social e o projeto de casa, de modo geral, deve ser flexvel a dinmica social. A integrao deve regular a localizao e a estruturao de reas residenciais para diversos grupos, sem impor, entretanto, distines inaceitveis para a dignidade humana. Os Transportes nas cidades so outro ponto revisado e aqui, o transporte pblico tratado como objeto a ser planejado e mantido e o seu custo social avaliado e considerado no planejamento urbano. Diferindo-se do documento anterior, esta Carta reconhece que no h soluo tima para os cruzamentos de ruas e reconhece a subordinao do transporte individual ao transporte coletivo de massa. A cidade deve ser ento entendida como uma estrutura em desenvolvimento, cuja forma final no pode ser definida. Assim, o transporte e a comunicao, por exemplo, devero ser projetados de forma a aceitar mudanas de extenso e forma.

Ainda na Carta de Atenas, estabeleceu-se que o interesse privado deveria subordinar-se ao coletivo. A Disponibilidade do solo urbano apresenta-se neste texto ainda como uma dificuldade bsica que se mantm no planejamento urbano. A preservao e defesa dos valores culturais e patrimnio histrico-monumental, de forma mais ampla, afirma a necessidade de se preservar e conservar tanto o patrimnio histrico monumental como tambm o patrimnio cultural, conservando valores que tm um autntico significado para a cultura geral. Por isso, a tarefa de conservao, restaurao e reciclagem de monumentos deve considerar sua integrao ao processo do desenvolvimento urbano analisando a viabilidade de tais intervenes, tal como era sugerido na Carta de Atenas. A Carta de Machu Picchu ao considerar a contaminao ambiental uma conseqncia direta da urbanizao no planejada e da excessiva explorao de recursos, afirma que nas reas urbanizadas do mundo as condies ambientais so cada vez mais incompatveis com normas e conceitos razoveis de sade e bem estar humanos. Cita ento como necessidade atual que as polticas oficiais que regem o desenvolvimento urbano incluam, tanto no planejamento urbano, como no econmico ou no projeto arquitetnico, medidas imediatas para evitar a acentuao da degradao do meio ambiente urbano e para conseguir a restaurao da integridade bsica do meio ambiente. A Carta de Atenas referiu-se tangencialmente ao processo tecnolgico ao discutir o impacto da atividade industrial na cidade. Neste documento, a tecnologia torna-se um ponto de destaque, j que alcanou nveis de desenvolvimento que tem afetado nossas cidades e tambm a prtica da arquitetura e do urbanismo. Sua difuso e aplicao eficaz se tornaram um dos problemas bsicos da poca. necessrio que entender que a tecnologia um meio, e no um fim: a dificuldade de utilizar processos altamente mecanizados ou materiais construtivos eminentemente industrializados deve significar um maior rigor no planejamento das solues possveis para o meio. A tecnologia construtiva deve considerar a possibilidade de reciclar os materiais fim de conseguir transformar elementos construtivos em recursos renovveis. (4) Deve ser ter presente ainda que o processo no termina na formulao de um plano a na sua execuo, mas tambm no seus processos de manuteno. Cada regio no processo de sua implementao, deve criar e importar suas normas legais, de acordo com seu meio ambiente, recursos e caractersticas formais prprias.

O ltimo aspecto analisado diz respeito ao Projeto urbanstico e arquitetnico. A Carta anterior, redigida em Atenas, no cuidou do projeto arquitetnico, pois assumiam a arquitetura como uma composio de volumes puros cuja linguagem arquitetnica era perfeitamente coerente com o conceito que zoneou as cidades em suas partes funcionais. O esforo, outrora, foi para desintegrar o objeto arquitetnico e a cidade em seus componentes. Agora, a nfase no est no continente, mas no contedo. O objetivo deve ser reintegrar os componentes, sua vitalidade e significados originais.

You might also like