You are on page 1of 4

A obra: Ttulo: Aplicao do Modelo de Aceitao de Tecnologia para uma Tcnica de Inspeo de Usabilidade Autor: Tayana Ucha Conte,

Vernica T. Vaz, David Zanetti, Gleison Santos, Ana Regina Rocha, Guilherme H. Travassos; Publicao: Evento: IX Simpsio Brasileiro de Qualidade de Software Ano: 2010 Local: Porto Alegre -RS

CONTE, T. U. ; VAZ, V. T. ; ZANETTI, D. ; SANTOS, G. ; ROCHA, A. R. ; TRAVASSOS, G. H. . Aplicao do Modelo de Aceitao de Tecnologia para uma Tcnica de Inspeo de Usabilidade. In: IX Simpsio Brasileiro de Qualidade de Software, 2010, Belm, PA. Anais do IX Simpsio Brasileiro de Qualidade de Software. Porto Alegre : SBC, 2010. v. 1.

Estrutura Abstract Resumo Introduo Avaliaes de Usabilidade e a Tcnica WDP Caracterizao do Projeto e da Inspeo de Usabilidade Objetivo e Indicadores da Avaliao Mdulo iMPS do Ambiente de Apoio Gerncia de Operaes do MPS.BR Execuo da Inspeo de Usabilidade Resultados Obtidos Anlise segundo o Modelo de Aceitao de Tecnologia Consideraes Finais Agradecimentos Referncias

Contedo: Resumo - A aceitao das aplicaes Web por seus usurios depende da usabilidade da aplicao, que pode ser melhorada atravs da realizao de inspees de usabilidades como a tcnica chamada WDP. - objetiva * analisar a eficincia e a adequao da tcnica WTP ao ambiente industrial atravs do Modelo de Aceitao de Tecnologia (TAM).

* adotar tcnica em outras empresas de desenvolvimento de software.

Introduo Contextualizao do tema -Usabilidade um dos aspectos relacionados qualidade em uso de sistemas, em particular, para aplicaes Web. - diversas tcnicas e ferramentas especficas tm sido propostas com o intuito de melhorar a qualidade da usabilidade no contexto de aplicaes Web.

Apresentao da problemtica -Poucas organizaes de software Web utilizam avaliaes de usabilidade durante seus processos de desenvolvimento; -Estas novas tecnologias desenvolvidas na academia no so transferidas para a indstria. -Causas: desconhecimento dessas tcnicas; ou ainda o custo presumido de sua utilizao. -Ao se decidir adotar uma nova tecnologia, importante ter evidncias disponveis relativas aos benefcios, limitaes, custos e riscos destas tecnologias, respondendo questes essenciais para a deciso de adoo de uma tecnologia.

Proposta do trabalho para auxiliar (ou resolver) a problemtica exposta. -Descrever como foi executada a tcnica de inspeo da usabilidade para aplicaes Web chamada WDP em uma organizao de desenvolvimento de software e analisar seu custo benefcio. -O artigo tambm apresenta como a tcnica foi avaliada em termos de adequao ao ambiente industrial atravs do modelo experimental TAM.

Estrutura -Apresenta um referencial terico sobre avaliaes de usabilidade e a tcnica WDP. -Descreve a inspeo de usabilidade executada. -Discute os resultados obtidos com a inspeo e a avaliao de adequao da tcnica ao ambiente industrial. -Finaliza com as concluses e lies aprendidas com essa experincia prtica

Avaliaes de Usabilidade e a Tcnica WDP Explica os mtodos de avaliaes de Usabilidade: Inspees de Usabilidade e Testes de Usabilidade focado em sistemas Web. -Foram utilizadas perspectivas prprias de projeto Web: Apresentao, Conceituao e Navegao, empregadas como um guia para interpretar as heursticas com foco especfico em aplicaes Web.

-A tcnica WDP foi desenvolvida atravs de uma metodologia baseada em experimentao (Shull et al., 2001), que prope uma sequncia de estudos experimentais com o objetivo de facilitar a sua transferncia da academia para a indstria de forma segura. Este trecho do arquivo foi posto no final da seo deveria ter sido inserido antes de mostrar um extrato da tcnica de WDP.

Caracterizao do Projeto e da Inspeo de Usabilidade Positivo: Detalhamento na caraterizao do projeto, destacando os questionrios psinspeo, posicionando sobre o objeto da inspeo e o passo a passo da execuo da inspeo da usabilidade. Negativo: Algumas citaes referenciadas so antigas, superiores a 10 anos. - Questionrio a ser respondido pelos inspetores: 1.a A tcnica WDP ajuda o inspetor a detectar defeitos; 1.b A tcnica WDP apoia a produtividade da inspeo (boa cobertura de defeitos em tempo razovel); 1.c A tcnica WDP torna a inspeo de usabilidade mais fcil para o inspetor e sobre facilidade de uso 2.a A tcnica WDP de fcil utilizao; 2.b As perspectivas Web (Apresentao, Conceituao e Navegao) so fceis de compreender; 2.c Os itens dos pares HxP da tcnica WDP so fceis de compreender. -O propsito da tcnica WDP poder ser empregada pelos prprios colaboradores das organizaes de desenvolvimento, sem necessidade de contratao de especialista para a inspeo de usabilidade. - As atividades que compem o processo de inspeo de usabilidade utilizado so: *Planejamento * Deteco * Coleo * Discriminao

Resultados Obtidos - O primeiro indicador, Eficincia na etapa de Deteco, foi calculado como a razo entre o nmero de defeitos por tempo de inspeo. O valor resultante foi de 5,55 defeitos/hora por inspetor, o que aponta um bom rendimento dos inspetores. Quanto aos outros indicadores, tais como, utilidade da tcnica WDP na deteco de defeitos de usabilidade, aumento de produtividade da inspeo com a aplicao da tcnica, percepo sobre a utilidade da tcnica, dentre outras tiveram respostas positivas em relao utilizao da tcnica, mesmo com poucos participantes para a realizao da tcnica.

Consideraes Finais O artigo apresentou uma analise da execuo de uma inspeo de usabilidade em um projeto de desenvolvimento de software. - Com os resultados obtidos pode-se observar que vivel realizar uma inspeo de usabilidade com os prprios desenvolvedores de um projeto de software. Nessa experincia o custo da inspeo se mostrou baixo, pois o esforo mdio de um inspetor na atividade de deteco foi de 2 horas e 38 minutos e na deteco foram encontrados 73 defeitos (com mdia de 14,6 defeitos por inspetor). A relao de eficincia da inspeo foi de 5,5 defeitos/hora de inspeo por inspetor. Tais resultados mostram que a tcnica pode ser implementada em outras empresas com outros objetos a serem analisados e com outros inspetores, sendo estes os prprios desenvolvedores do projeto.

You might also like