You are on page 1of 79

INTRODUO

Sistema Nervoso o sistema mais complexo e mais organizado dos vrios sistemas do corpo humano. Tem funo de integrar os vrios processos fisiolgicos, reacionais e adaptacionais do organismo com o meio. Alem de tudo isso, uma estrutura bastante especial, o crtex cerebral, desempenha o papel que distingue o homem dos demais seres, a conscincia a vida. Para o estudo anatmico o sistema nervoso pode ser divido em duas partes: Central e Perifrico. O sistema nervoso central (SNC) composto pelo encfalo, que est contido no interior do crnio e pela medula espinhal que est contida no interior do canal vertebral. Essas duas pores so contnuas e interdependentes, a transio do encfalo em medula espinhal se faz ao nvel da borda superior do Atlas. O sistema nervoso perifrico basicamente uma srie de nervos que se prolongaram do SNC para se distribuir para o resto do organismo. Poderamos chama-lo de "braos" do sistema nervoso central. Podemos tambm dividir os nervos perifricos em dois grupos: Cerebroespinhal e Autonomo. Os dois esto intimamente conectados e ambos possuem ncleos tanto de origem como de terminao. Os nervos cerbroespinhais so ao todo 43 pares, 12 pares cranianos + 31 pares de razes espinhais. Possuem funo motora e sensitiva. O nervos autnomos transmitem impulso que regulam o funcionamento das vsceras, o calibre dos vasos sanguneos, o dimetro da pupila, a salivao, ou seja, controlam todos os fenmenos inconsciente, no voluntrios. Esto dispostos em duas colunas centrais situadas imediatamente ao lado dos corpos vertebrais, estendendo-se da base do crnio ao cccix.

Composio do Sistema Nervoso


Os tecidos nervosos so compostos por clulas nervosas e todos os seus processos, juntamente com o tecido de sustentao, chamado de neuroglia. Certos processos das clulas nervosas so de especial importncia, so as fibras nervosas, que iro compor os nervos. Ao olho nu a diferena entre algumas partes do encfalo e da medula obvia. A cor um exemplo. Podemos facilmente distinguir a substncia cinzenta da substncia branca. A substncia cinzenta composta de corpos de neurnios, enquanto que a branca composta de axnios e a cor branca reflete a gordura, bainha de mielina que envolve o axnio.

Diviso do Sistema Nervoso


Podemos dividir, com fins exclusivamente didtico, o Sistema Nervoso conforme o esquema abaixo: Sistema nervoso central (SNC) - Encefalo - Crebro - Cerebelo - Tronco Enceflico - Mesencfalo - Ponte - Bulbo - Medula Espinhal Sistema nervoso perifrico (SNP) - Nervos - Espinhais - Cranianos - Gnglios - Terminaes Nervosas

Diviso Funcional do Sistema Nervoso


- Sistema Nervoso Somtico - Aferente - Eferente - Sistema Nervoso Visceral - Aferente - Eferente (SN autnomo) - Simptico - Parassimptico

SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso, juntamente com o sistema endcrino, capacitam o organismo a perceber as variaes do meio (interno e externo), a difundir as modificaes que essas variaes produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilbrio interno do corpo (homeostase). So os sistemas envolvidos na coordenao e regulao das funes corporais. No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurnios e as clulas da glia (ou da neurglia). Os neurnios so as clulas responsveis pela recepo e transmisso dos estmulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execuo de respostas adequadas para a manuteno da homeostase. Para exercerem tais funes, contam com duas propriedades fundamentais: a irritabilidade (tambm denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. Irritabilidade a capacidade que permite a uma clula responder a estmulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade no uma resposta, mas a propriedade que torna a clula apta a responder. Essa propriedade inerente aos vrios tipos celulares do organismo. No entanto, as respostas emitidas pelos tipos celulares distintos tambm diferem umas das outras. A resposta emitida pelos neurnios assemelha-se a uma corrente eltrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estmulos, os neurnios transmitem essa onda de excitao - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extenso em grande velocidade e em um curto espao de tempo. Esse fenmeno deve-se propriedade de condutibilidade. Para compreendermos melhor as funes de coordenao e regulao exercidas pelo sistema nervoso, precisamos primeiro conhecer a estrutura bsica de um neurnio e como a mensagem nervosa transmitida. Um neurnio uma clula composta de um corpo celular (onde est o ncleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axnios.

Os dendritos so prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estmulos, funcionando portanto, como "antenas" para o neurnio. Os axnios so prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Os axnios podem se ramificar e essas ramificaes so chamadas de colaterais. Todos os axnios tm um incio (cone de implantao), um meio (o axnio propriamente dito) e um fim (terminal axonal ou boto terminal). O terminal axonal o local onde o axnio entra em contato com outros neurnios e/ou outras clulas e passa a informao (impulso nervoso) para eles. A regio de passagem do impulso nervoso de um neurnio para a clula adjacente chama-se sinapse. s vezes os axnios tm muitas ramificaes em suas regies

terminais e cada ramificao forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares. Estas ramificaes so chamadas coletivamente de arborizao terminal. Os corpos celulares dos neurnios so geralmente encontrados em reas restritas do sistema nervoso, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gnglios nervosos, localizados prximo da coluna vertebral. Do sistema nervoso central partem os prolongamentos dos neurnios, formando feixes chamados nervos, que constituem o Sistema Nervoso Perifrico (SNP). O axnio est envolvido por um dos tipos celulares seguintes: clula de Schwann (encontrada apenas no SNP) ou oligodendrcito (encontrado apenas no SNC) Em muitos axnios, esses tipos celulares determinam a formao da bainha de mielina - invlucro principalmente lipdico (tambm possui como constituinte a chamada protena bsica da mielina) que atua como isolante trmico e facilita a transmisso do impulso nervoso. Em axnios mielinizados existem regies de descontinuidade da bainha de mielina, que acarretam a existncia de uma constrio (estrangulamento) denominada ndulo de Ranvier. No caso dos axnios mielinizados envolvidos pelas clulas de Schwann, a parte celular da bainha de mielina, onde esto o citoplasma e o ncleo desta clula, constitui o chamado neurilema.

O impulso nervoso
A membrana plasmtica do neurnio transporta alguns ons ativamente, do lquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta ao lquido extracelular. Assim funciona a bomba de sdio e potssio, que bombeia ativamente o sdio para fora, enquanto o potssio bombeado ativamente para dentro.Porm esse bombeamento no eqitativo: para cada trs ons sdio bombeados para o lquido extracelular, apenas dois ons potssio so bombeados para o lquido intracelular.

Imagem: www.octopus.furg.br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html

Somando-se a esse fato, em repouso a membrana da clula nervosa praticamente impermevel ao sdio, impedindo que esse on se mova a favor de seu gradiente de concentrao (de fora para dentro); porm, muito permevel ao potssio, que, favorecido pelo gradiente de concentrao e pela permeabilidade da membrana, se difunde livremente para o meio extracelular. Em repouso: canais de sdio fechados. Membrana praticamente impermevel ao sdio, impedindo sua difuso a favor do gradiente de concentrao. Sdio bombeado ativamente para fora pela bomba de sdio e potssio.

Imagem: www.epub.org.br/cm/n10/fundamentos/animation.html

Como a sada de sdio no acompanhada pela entrada de potssio na mesma proporo, estabelece-se uma diferena de cargas eltricas entre os meios intra e extracelular: h dficit de cargas positivas dentro da clula e as faces da membrana mantm-se eletricamente carregadas. O potencial eletronegativo criado no interior da fibra nervosa devido bomba de sdio e potssio chamado potencial de repouso da membrana, ficando o exterior da membrana positivo e o interior negativo. Dizemos, ento, que a membrana est polarizada.
Meio interno

Meio externo

Imagem: www.biomania.com.br/citologia/membrana.php

Ao ser estimulada, uma pequena regio da membrana torna-se permevel ao sdio (abertura dos canais de sdio). Como a concentrao desse on maior fora do que dentro da clula, o sdio atravessa a membrana no sentido do interior da clula. A entrada de sdio acompanhada pela pequena sada de potssio. Esta inverso vai sendo transmitida ao longo do axnio, e todo esse processo denominado onda de despolarizao. Os impulsos nervosos ou potenciais de ao so causados pela despolarizao da membrana alm de um limiar (nvel crtico de despolarizao que deve ser alcanado para disparar o potencial de ao). Os potenciais de ao assemelham-se em tamanho e durao e no diminuem medida em que so conduzidos ao longo do axnio, ou seja, so de tamanho e durao fixos. A aplicao de uma despolarizao crescente a um neurnio no tem qualquer efeito at que se cruze o limiar e, ento, surja o potencial de ao. Por esta razo, diz-se que os potenciais de ao obedecem "lei do tudo ou nada".

Imagem: geocities.yahoo.com.br/jcc5001pt/museuelectrofisiologia.htm#impulsos

Imediatamente aps a onda de despolarizao ter-se propagado ao longo da fibra nervosa, o interior da fibra torna-se carregado positivamente, porque um grande nmero de ons sdio se difundiu para o interior. Essa positividade determina a parada do fluxo de ons sdio para o interior da fibra, fazendo com que a membrana se torne novamente impermevel a esses ons. Por outro lado, a membrana torna-se ainda mais permevel ao potssio, que migra para o meio interno. Devido alta concentrao desse on no interior, muitos ons se difundem, ento, para o lado de fora. Isso cria novamente eletronegatividade no interior da membrana e positividade no exterior processo chamado repolarizao, pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana. A repolarizao normalmente se inicia no mesmo ponto onde se originou a despolarizao, propagando-se ao longo da fibra. Aps a repolarizao, a bomba de sdio bombeia novamente os ons sdio para o exterior da membrana, criando um dficit extra de cargas positivas no interior da membrana, que se torna temporariamente mais negativo do que o normal. A eletronegatividade excessiva no interior atrai ons potssio de volta para o interior (por difuso e por transporte ativo). Assim, o processo traz as diferenas inicas de volta aos seus nveis originais.

Para transferir informao de um ponto para outro no sistema nervoso, necessrio que o potencial de ao, uma vez gerado, seja conduzido ao longo do axnio. Um potencial de ao iniciado em uma extremidade de um axnio apenas se propaga em uma direo, no retornando pelo caminho j percorrido. Conseqentemente, os potenciais de ao so unidirecionais - ao que chamamos conduo ortodrmica. Uma vez que a membrana axonal excitvel ao longo de toda sua extenso, o potencial de ao se propagar sem decaimento. A velocidade com a qual o potencial de ao se propaga ao longo do axnio depende de quo longe a despolarizao projetada frente do potencial de ao, o que, por sua vez, depende de certas caractersticas fsicas do axnio: a velocidade de conduo do potencial de ao aumenta com o dimetro axonal. Axnios com menor dimetro necessitam de uma maior despolarizao para alcanar o limiar do potencial de ao. Nesses de axnios, presena de bainha de mielina acelera a velocidade da conduo do impulso nervoso. Nas regies dos ndulos de Ranvier, a onda de despolarizao "salta" diretamente de um ndulo para outro, no acontecendo em toda a extenso da regio mielinizada (a mielina isolante). Fala-se em conduo saltatria e com isso h um considervel aumento da velocidade do impulso nervoso.

Imagem: AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. So Paulo, Ed. Moderna, 2001. vol. 2.

O percurso do impulso nervoso no neurnio sempre no sentido dendrito corpo celular axnio.

Sinapses

Sinapse um tipo de juno especializada em que um terminal axonal faz contato com outro neurnio ou tipo celular. As sinapses podem ser eltricas ou qumicas (maioria).

Sinapses eltricas
As sinapses eltricas, mais simples e evolutivamente antigas, permitem a transferncia direta da corrente inica de uma clula para outra. Ocorrem em stios especializados denominados junes gap ou junes comunicantes. Nesses tipos de junes as membranas pr-sinpticas (do axnio - transmissoras do impulso nervoso) e pssinpticas (do dendrito ou corpo celular - receptoras do impulso nervoso) esto separadas por apenas 3 nm. Essa estreita fenda ainda atravessada por protenas especiais denominadas conexinas. Seis conexinas reunidas formam um canal denominado conexon, o qual permite que ons passem diretamente do citoplasma de uma clula para o de outra. A maioria das junes gap permite que a corrente inica passe adequadamente em ambos os sentidos, sendo desta forma, bidirecionais.

Imagem: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurocincias Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2 ed, Artmed Editora, 2002.

Em invertebrados, as sinapses eltricas so comumente encontradas em circuitos neuronais que medeiam respostas de fuga. Em mamferos adultos, esses tipos de sinapses so raras, ocorrendo freqentemente entre neurnios nos estgios iniciais da embriognese.

Sinapses qumicas
Via de regra, a transmisso sinptica no sistema nervoso humano maduro qumica. As membranas pr e ps-sinpticas so separadas por uma fenda com largura de 20 a 50 nm - a fenda sinptica. A passagem do impulso nervoso nessa regio feita, ento, por substncias qumicas: os neuro-hormnios, tambm chamados mediadores qumicos ou neurotransmissores, liberados na fenda sinptica. O terminal axonal tpico contm dzias de pequenas vesculas membranosas esfricas que armazenam neurotransmissores - as vesculas sinpticas. A membrana dendrtica relacionada com as sinapses (ps-sinptica)

apresenta molculas de protenas especializadas na deteco dos neurotransmissores na fenda sinptica - os receptores. Por isso, a transmisso do impulso nervoso ocorre sempre do axnio de um neurnio para o dendrito ou corpo celular do neurnio seguinte. Podemos dizer ento que nas sinapses qumicas, a informao que viaja na forma de impulsos eltricos ao longo de um axnio convertida, no terminal axonal, em um sinal qumico que atravessa a fenda sinptica. Na membrana ps-sinptica, este sinal qumico convertido novamente em sinal eltrico.

Como o citoplasma dos axnios, inclusive do terminal axonal, no possui ribossomos, necessrios sntese de protenas, as protenas axonais so sintetizadas no soma (corpo celular), empacotadas em vesculas membranosas e transportadas at o axnio pela ao de uma protena chamada cinesina, a qual se desloca sobre os microtbulos, com gasto de ATP. Esse transporte ao longo do axnio denominado transporte axoplasmtico e, como a cinesina s desloca material do soma para o terminal, todo movimento de material neste sentido chamado de transporte antergrado. Alm do transporte antergrado, h um mecanismo para o deslocamento de material no axnio no sentido oposto, indo do terminal para o soma. Acredita-se que este processo envia sinais para o soma sobre as mudanas nas necessidades metablicas do terminal axonal. O movimento neste sentido chamado transporte retrgrado. As sinapses qumicas tambm ocorrem nas junes entre as terminaes dos axnios e os msculos; essas junes so chamadas placas motoras ou junes neuromusculares.

Imagem: CSAR & CEZAR. Biologia 2. So Paulo, Ed Saraiva, 2002

Por meio das sinapses, um neurnio pode passar mensagens (impulsos nervosos) para centenas ou at milhares de neurnios diferentes.

Neurotransmissores
A maioria dos neurotransmissores situa-se em trs categorias: aminocidos, aminas e peptdeos. Os neurotransmissores aminocidos e aminas so pequenas molculas orgnicas com pelo menos um tomo de nitrognio, armazenadas e liberadas em vesculas sinpticas. Sua sntese ocorre no terminal axonal a partir de precursores metablicos ali presentes. As enzimas envolvidas na sntese de tais neurotransmissores so produzidas no soma (corpo celular do neurnio) e transportadas at o terminal axonal e, neste local, rapidamente dirigem a sntese desses mediadores qumicos. Uma vez sintetizados, os neurotransmissores aminocidos e aminas so levados para as vesculas sinpticas que liberam seus contedos por exocitose. Nesse processo, a membrana da vescula funde-se com a membrana pr-sinptica, permitindo que os contedos sejam liberados. A membrana vesicular posteriormente recuperada por endocitose e a vescula reciclada recarregada com neurotransmissores.

Os neurotransmissores peptdeos constituem-se de grandes molculas armazenadas e liberadas em grnulos secretores. A sntese dos neurotransmissores peptdicos ocorre no retculo endoplasmtico rugoso do soma. Aps serem sintetizados, so clivados no complexo de golgi, transformando-se em neurotransmissores ativos, que so secretados em grnulos secretores e transportados ao terminal axonal (transporte antergrado) para serem liberados na fenda sinptica. Diferentes neurnios no SNC liberam tambm diferentes neurotransmissores. A transmisso sinptica rpida na maioria das sinapses do SNC mediada pelos neurotransmissores aminocidos glutamato (GLU), gama-aminobutrico (GABA) e glicina (GLI). A amina acetilcolina medeia a transmisso sinptica rpida em todas as junes neuromusculares. As formas mais lentas de transmisso sinptica no SNC e na periferia so mediadas por neurotransmissores das trs categorias. O glutamato e a glicina esto entre os 20 aminocidos que constituem os blocos construtores das protenas. Conseqentemente, so abundantes em todas as clulas do corpo. Em contraste, o GABA e as aminas so produzidos apenas pelos neurnios que os liberam. O mediador qumico adrenalina, alm de servir como neurotransmissor no encfalo, tambm liberado pela glndula adrenal para a circulao sangnea. Abaixo so citadas as funes especficas de alguns neurotransmissores. endorfinas e encefalinas: bloqueiam a dor, agindo naturalmente no corpo como analgsicos. dopamina: neurotransmissor inibitrio derivado da tirosina. Produz sensaes de satisfao e prazer. Os neurnios dopaminrgicos podem ser divididos em trs subgrupos com diferentes funes. O primeiro grupo regula os movimentos: uma deficincia de dopamina neste sistema provoca a doena de Parkinson, caracterizada por tremuras, inflexibilidade, e outras desordens motoras, e em fases avanadas pode verificar-se demncia. O segundo grupo, o mesolmbico, funciona na regulao do comportamento emocional. O terceiro grupo, o mesocortical, projeta-se apenas para o crtex pr-frontal. Esta rea do crtex est envolvida em vrias funes cognitivas, memria, planejamento de comportamento e pensamento abstrato, assim como em aspectos emocionais, especialmente relacionados com o stress. Distrbios nos dois ltimos sistemas esto associados com a esquizofrenia.

Serotonina: neurotransmissor derivado do triptofano, regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano, as funes neuroendcrinas, temperatura corporal, sensibilidade dor, atividade motora e

funes cognitivas. Atualmente vem sendo intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substncia no espao entre um neurnio e outro. Tem efeito inibidor da conduta e modulador geral da atividade psquica. Influi sobre quase todas as funes cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA. GABA (cido gama-aminobutirico): principal neurotransmissor inibitrio do SNC. Ele est presente em quase todas as regies do crebro, embora sua concentrao varie conforme a regio. Est envolvido com os processos de ansiedade. Seu efeito ansioltico seria fruto de alteraes provocadas em diversas estruturas do sistema lmbico, inclusive a amgdala e o hipocampo. A inibio da sntese do GABA ou o bloqueio de seus neurotransmissores no SNC, resultam em estimulao intensa, manifestada atravs de convulses generalizadas. cido glutmico ou glutamato: principal neurotransmissor estimulador do SNC. A sua ativao aumenta a sensibilidade aos estmulos dos outros neurotransmissores.

Tipos de neurnios
De acordo com suas funes na conduo dos impulsos, os neurnios podem ser classificados em: 1. Neurnios receptores ou sensitivos (aferentes): so os que recebem estmulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. 2. Neurnios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estmulo). 3. Neurnios associativos ou interneurnios: estabelecem ligaes entre os neurnios receptores e os neurnios motores.

Clulas da Glia (neurglia)


As clulas da neurglia cumprem a funo de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurnios. H diversos tipos celulares, distintos quanto morfologia, a origem embrionria e s funes que exercem. Distinguem-se, entre elas, os astrcitos, oligodendrocitos e micrglia. Tm formas estreladas e prolongaes que envolvem as diferentes estruturas do tecido.

Os astrcitos so as maiores clulas da neurglia e esto associados sustentao e nutrio dos neurnios. Preenchem os espaos entre os neurnios, regulam a concentrao de diversas substncias com potencial para interferir nas funes neuronais normais (como por exemplo as concentraes extracelulares de potssio), regulam os neurotransmissores (restringem a difuso de neurotransmissores liberados e possuem protenas especiais em suas membranas que removem os neurotransmissores da fenda sinptica). Estudos recentes tambm sugerem que podem ativar a maturao e a proliferao de clulas-tronco nervosas adultas e ainda, que fatores de crescimento produzidos pelos astrcitos podem ser crticos na regenerao dos tecidos cerebrais ou espinhais danificados por traumas ou enfermidades.

Os oligodendrcitos so encontrados apenas no sistema nervoso central (SNC). Devem exercer papis importantes na manuteno dos neurnios, uma vez que, sem eles, os neurnios no sobrevivem em meio de cultura. No SNC, so as clulas responsveis pela formao da bainha de mielina. Um nico oligodendrcito contribui para a formao de mielina de vrios neurnios (no sistema nervoso perifrico, cada clula de Schwann mieliniza apenas um nico axnio)

A micrglia constituda por clulas fagocitrias, anlogas aos macrfagos e que participam da defesa do sistema nervoso.

Origem do sistema nervoso


O sistema nervoso origina-se da ectoderme embrionria e se localiza na regio dorsal. Durante o desenvolvimento embrionrio, a ectoderme sofre uma invaginao, dando origem goteira neural, que se fecha, formando o tubo neural. Este possui uma cavidade interna cheia de lquido, o canal neural. Em sua regio anterior, o tubo neural sofre dilatao, dando origem ao encfalo primitivo. Em sua regio posterior, o tubo neural d origem medula espinhal. O canal neural persiste nos adultos, correspondendo aos ventrculos cerebrais, no interior do encfalo, e ao canal do epndimo, no interior da medula. Durante o desenvolvimento embrionrio, verifica-se que a partir da vescula nica que constitui o encfalo primitivo, so formadas trs outras vesculas: a primeira, denominada prosencfalo (encfalo anterior); a segunda, mesencfalo (encfalo mdio) e a terceira, rombencfalo (encfalo posterior). O prosencfalo e o rombencfalo sofrem estrangulamento, dando origem, cada um deles, a duas outras vesculas. O mesencfalo no se divide. Desse modo, o encfalo do embrio constitudo por cinco vesculas em linha reta. O prosencfalo divide-se em telencfalo (hemisfrios cerebrais) e diencfalo (tlamo e hipotlamo); o mesencfalo no sofre diviso e o romboencfalo divide-se em metencfalo (ponte e cerebelo) e mielencfalo (bulbo). As divises do S.N.C se definem j na sexta semana de vida fetal.

1- tubo neural 2Prosencfalo 3Mesencfalo 4Rombencfalo 5- Telencfalo 6- Diencfalo 7Metencfalo 8Mielencfalo 9- Quarto ventrculo 10- Aqueduto de Silvio 11- Tlamo 12- Terceiro ventrculo 13Ventrculo lateral

Cavidade do telencfalo: ventrculo lateral Cavidade do diencfalo: III ventrculo Cavidade do metencfalo: se abre para formar o IV ventrculo 1- Prosencfalo 2- Mesencfalo 3- Rombencfalo 4- Futura medula espinhal 5- Diencfalo 6- Telencfalo 7- Mielencfalo, futuro bulbo 8- Medula espinhal 9- Hemisfrio cerebral 10- Lbulo olfatrio 11- Nervo ptico 12- Cerebelo 13- Metencfalo 1- Prosencfalo 2- Mesencfalo 3- Metencfalo

Morfognese vista em corte sagital mdio

4- Mielencfalo 5- Hipotlamo 6- Ventrculo lateral 7- Quiasma ptico 8- Nervo ptico 9- Hemisfrios cerebrais 10- Epitlamo 11- Tlamo 12- Glndula pineal 13- Nervo olfatrio 14- Corpo mamilar 15- Telencfalo 16- Diencfalo 17- Hipfise 18- Corpo caloso 19- Cerebelo 20- Corpo estriado 21- Ponte 22- Hipotlamo 23- Bulbo olfatrio 24- Frnix 25- Aqueduto cerebral 26- Tubrculo quadrigmio 27- Quarto ventrculo

O Sistema Nervoso
O SNC recebe, analisa e integra informaes. o local onde ocorre a tomada de decises e o envio de ordens. O SNP carrega informaes dos rgos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os rgos efetores (msculos e glndulas).

O Sistema Nervoso Central


O SNC divide-se em encfalo e medula. O encfalo corresponde ao telencfalo (hemisfrios cerebrais), diencfalo (tlamo e hipotlamo), cerebelo, e tronco ceflico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.

No SNC, existem as chamadas substncias cinzenta e branca. A substncia cinzenta formada pelos corpos dos neurnios e a branca, por seus prolongamentos. Com exceo do bulbo e da medula, a substncia cinzenta ocorre mais externamente e a substncia branca, mais internamente. Os rgos do SNC so protegidos por estruturas esquelticas (caixa craniana, protegendo o encfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - tambm denominada raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteo esqueltica: dura-mter (a externa), aracnide (a do meio) e pia-mter (a interna). Entre as meninges aracnide e pia-mter h um espao preenchido por um lquido denominado lquido cefalorraquidiano ou lquor.

O TELENCFALO
O encfalo humano contm cerca de 35 bilhes de neurnios e pesa aproximadamente 1,4 kg. O telencfalo ou crebro dividido em dois hemisfrios cerebrais bastante desenvolvidos. Nestes, situam-se as sedes da memria e dos nervos sensitivos e motores. Entre os hemisfrios, esto os VENTRCULOS CEREBRAIS (ventrculos laterais e terceiro ventrculo); contamos ainda com um quarto ventrculo, localizado mais abaixo, ao nvel do tronco enceflico. So reservatrios do LQUIDO CFALO-RAQUIDIANO, (LQOR), participando na nutrio, proteo e excreo do sistema nervoso. Em seu desenvolvimento, o crtex ganha diversos sulcos para permitir que o crebro esteja suficientemente compacto para caber na calota craniana, que no acompanha o seu crescimento. Por isso, no crebro adulto, apenas 1/3 de sua superfcie fica "exposta", o restante permanece por entre os sulcos.

O crtex cerebral est dividido em mais de quarenta reas funcionalmente distintas, sendo a maioria pertencente ao chamado neocrtex.

Cada uma das reas do crtex cerebral controla uma atividade especfica. 1. hipocampo: regio do crtex que est dobrada sobre si e possui apenas trs camadas celulares; localiza-se medialmente ao ventrculo lateral. 2. crtex olfativo: localizado ventral e lateralmente ao hipocampo; apresenta duas ou trs camadas celulares. 3. neocrtex: crtex mais complexo; separa-se do crtex olfativo mediante um sulco chamado fissura rinal; apresenta muitas camadas celulares e vrias reas sensoriais e motoras. As reas motoras esto intimamente envolvidas com o controle do movimento voluntrio.

Imagem: McCRONE, JOHN. Como o crebro funciona. Srie Mais Cincia. So Paulo, Publifolha, 2002.

A regio superficial do telencfalo, que acomoda bilhes de corpos celulares de neurnios (substncia cinzenta), constitui o crtex cerebral, formado a partir da fuso das partes superficiais telenceflicas e dienceflicas. O crtex recobre um grande centro medular branco, formado por fibras axonais (substncia branca). Em meio a este centro branco (nas profundezas do telencfalo), h agrupamentos de corpos celulares neuronais que formam os ncleos (gnglios) da base ou ncleos (gnglios) basais - CAUDATO, PUTAMEN, GLOBO PLIDO e NCLEO SUBTALMICO, envolvidos em conjunto, no controle do movimento. Parece que os gnglios da base participam tambm de um grande nmero de circuitos paralelos, sendo apenas alguns poucos de funo motora. Outros circuitos esto envolvidos em certos aspectos da memria e da funo cognitiva.

Imagem: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurocincias Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2 ed, Artmed Editora, 2002.

Algumas das funes mais especficas dos gnglios basais relacionadas aos movimentos so: 1. ncleo caudato: controla movimentos intencionais grosseiros do corpo (isso ocorre a nvel sub-consciente e consciente) e auxilia no controle global dos movimentos do corpo. 2. putamen: funciona em conjunto com o ncleo caudato no controle de movimentos intensionais grosseiros. Ambos os ncleos funcionam em associao com o crtex motor, para controlar diversos padres de movimento. 3. globo plido: provavelmente controla a posio das principais partes do corpo, quando uma pessoa inicia um movimento complexo, Isto , se uma pessoa deseja executar uma funo precisa com uma de suas mos, deve primeiro colocar seu corpo numa posio apropriada e, ento, contrair a musculatura do brao. Acredita-se que essas funes sejam iniciadas, principalmente, pelo globo plido. 4. ncleo subtalmico e reas associadas: controlam possivelmente os movimentos da marcha e talvez outros tipos de motilidade grosseira do corpo. Evidncias indicam que a via motora direta funciona para facilitar a iniciao de movimentos voluntrios por meio dos gnglios da base. Essa via origina-se com uma conexo excitatria do crtex para as clulas do putamen. Estas clulas estabelecem sinapses inibitrias em neurnios do globo plido, que, por sua vez, faz conexes inibitrias com clulas do tlamo (ncleo ventrolateral - VL). A conexo do tlamo com a rea motora do crtex excitatria. Ela facilita o disparo de clulas relacionadas a movimentos na rea motora do crtex. Portanto, a conseqncia funcional da ativao cortical do putmen a excitao da rea motora do crtex pelo ncleo ventrolateral do tlamo.

Imagem: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurocincias Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2 ed, Artmed Editora, 2002.

O DIENCFALO (tlamo e hipotlamo)


Todas as mensagens sensoriais, com exceo das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tlamo antes de atingir o crtex cerebral. Esta uma regio de substncia cinzenta localizada entre o tronco enceflico e o crebro. O tlamo atua como estao retransmissora de impulsos nervosos para o crtex cerebral. Ele responsvel pela conduo dos impulsos s regies apropriadas do crebro onde eles devem ser processados. O tlamo tambm est relacionado com alteraes no comportamento emocional; que decorre, no s da prpria atividade, mas tambm de conexes com outras estruturas do sistema lmbico (que regula as emoes).

O hipotlamo, tambm constitudo por substncia cinzenta, o principal centro integrador das atividades dos rgos viscerais, sendo um dos principais responsveis pela homeostase corporal. Ele faz ligao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino, atuando na ativao de diversas glndulas endcrinas. o hipotlamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balano de gua no corpo, o sono e est envolvido na emoo e no comportamento sexual. Tem amplas conexes com as demais reas do prosencfalo e com o mesencfalo. Aceita-se que o hipotlamo desempenha, ainda, um papel nas emoes. Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com

o prazer e a raiva, enquanto que a poro mediana parece mais ligada averso, ao desprazer e tendncia ao riso (gargalhada) incontrolvel. De um modo geral, contudo, a participao do hipotlamo menor na gnese (criao) do que na expresso (manifestaes sintomticas) dos estados emocionais.

O TRONCO ENCEFLICO
O tronco enceflico interpe-se entre a medula e o diencfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo. Possui trs funes gerais; (1) recebe informaes sensitivas de estruturas cranianas e controla os msculos da cabea; (2) contm circuitos nervosos que transmitem informaes da medula espinhal at outras regies enceflicas e, em direo contrria, do encfalo para a medula espinhal (lado esquerdo do crebro controla os movimentos do lado direito do corpo; lado direito de crebro controla os movimentos do lado esquerdo do corpo); (3) regula a ateno, funo esta que mediada pela formao reticular (agregao mais ou menos difusa de neurnios de tamanhos e tipos diferentes, separados por uma rede de fibras nervosas que ocupa a parte central do tronco enceflico). Alm destas 3 funes gerais, as vrias divises do tronco enceflico desempenham funes motoras e sensitivas especficas.

Na constituio do tronco enceflico entram corpos de neurnios que se agrupam em ncleos e fibras nervosas, que, por sua vez, se agrupam em feixes denominados tractos, fascculos ou lemniscos. Estes elementos da estrutura interna do tronco enceflico podem estar relacionados com relevos ou depresses de sua superfcie. Muitos dos ncleos do tronco enceflico recebem ou emitem fibras nervosas que entram na constituio dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexo no tronco enceflico.

Imagem: ATLAS INTERATIVO DE ANATOMIA HUMANA. Artmed Editora.

O CEREBELO
Situado atrs do crebro est o cerebelo, que primariamente um centro para o controle dos movimentos iniciados pelo crtex motor (possui extensivas conexes com o crebro e a medula espinhal). Como o crebro, tambm est dividido em dois hemisfrios. Porm, ao contrrio dos hemisfrios cerebrais, o lado esquerdo do cerebelo est relacionado com os movimentos do lado esquerdo do corpo, enquanto o lado direito, com os movimentos do lado direito do corpo. O cerebelo recebe informaes do crtex motor e dos gnglios basais de todos os estmulos enviados aos msculos. A partir das informaes do crtex motor sobre os movimentos musculares que pretende executar e de informaes proprioceptivas que recebe diretamente do corpo (articulaes, msculos, reas de presso do corpo, aparelho vestibular e olhos), avalia o movimento realmente executado. Aps a comparao entre desempenho e aquilo que se teve em vista realizar, estmulos corretivos so enviados de volta ao crtex para que o desempenho real seja igual ao pretendido. Dessa forma, o cerebelo relaciona-se com os ajustes dos movimentos, equilbrio, postura e tnus muscular.

Algumas estruturas do encfalo e suas funes

Crtex Cerebral
Funes:

Pensamento Movimento voluntrio Linguagem Julgamento Percepo A palavra crtex vem do latim para "casca". Isto porque o crtex a camada mais externa do crebro. A espessura do crtex cerebral varia de 2 a 6 mm. O lado esquerdo e direito do crtex cerebral so ligados por um feixe grosso de fibras nervosas chamado de corpo caloso. Os lobos so as principais divises fsicas do crtex cerebral. O lobo frontal responsvel pelo planejamento consciente e pelo controle motor. O lobo temporal tem centros importantes de memria e audio. O lobo parietal lida com os sentidos corporal e espacial. o lobo occipital direciona a viso.

Cerebelo
Funes:

Movimento Equilbrio Postura Tnus muscular A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno crebro. O cerebelo fica localizado ao lado do tronco enceflico. parecido com o crtex cerebral em alguns aspectos: o cerebelo dividido em hemisfrios e tem um crtex que recobre estes hemisfrios. O

Tronco Enceflico
Funes:

Respirao Ritmo dos batimentos cardacos Presso Arterial

Mesencfalo
Funes:

Viso Audio Movimento dos Olhos Movimento do corpo

Tronc o Encef lico uma rea do encf alo que fica entre o tlam oea medul a espinhal. Possui vrias estruturas como o bulbo, o mesencfalo e a ponte. Algumas destas reas so responsveis pelas funes bsicas para a manuteno da vida como a respirao, o batimento cardaco e a presso arterial. Bulbo: recebe informaes de vrios rgos do corpo, controlando as funes autnomas (a chamada vida vegetativa): batimento cardaco, respirao, presso do sangue, reflexos de salivao, tosse, espirro e o ato de engolir. Ponte: Participa de algumas atividades do bulbo, interferindo no controle da respirao, alm de ser um centro de transmisso de impulsos para o

cerebelo. Serve ainda de passagem para as fibras nervosas que ligam o crebro medula. O tlamo recebe informaes sensoriais do corpo e as passa para o crtex cerebral. O crtex cerebral envia informaes motoras para o tlamo que posteriormente so distribudas pelo corpo. Participa, juntamente com o tronco enceflico, do sistema reticular, que encarregado de filtrar mensagens que se dirigem s partes conscientes do crebro.

Tlamo
Funes:

Integrao Sensorial Integrao Motora

Sistema Lmbico
Funes:

Comportamento Emocional Memria Aprendizado Emoes Vida vegetativa (digesto, circulao, excreo etc.)

O Sistema Lmbico um grupo de estruturas que inclui hipotlamo, tlamo, amgdala, hipocampo, os corpos mamilares e o giro do cngulo. Todas estas reas so muito importantes para a emoo e reaes emocionais. O hipocampo tambm importante para a memria e o aprendizado.

A Medula Espinhal
Nossa medula espinhal tem a forma de um cordo com aproximadamente 40 cm de comprimento. Ocupa o canal vertebral, desde a regio do atlas - primeira vrtebra - at o nvel da segunda vrtebra lombar. A medula funciona como centro nervoso de atos involuntrios e, tambm, como veculo condutor de impulsos nervosos.

Da medula partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula se conecta com as vrias partes do corpo, recebendo mensagens e vrios pontos e enviando-as para o crebro e recebendo mensagens do crebro e transmitindo-as para as vrias partes do corpo. A medula possui dois sistemas de neurnios: o sistema descendente controla funes motoras dos msculos, regula funes como presso e temperatura e transporta sinais originados no crebro at seu destino; o sistema ascendente transporta sinais sensoriais das extremidades do corpo at a medula e de l para o crebro.

Os corpos celulares dos neurnios se concentram no cerne da medula na massa cinzenta. Os axnios ascendentes e descendentes, na rea adjacente a massa branca. As duas regies tambm abrigam clulas da Glia. Dessa forma, na medula espinhal a massa cinzenta localiza-se internamente e a massa branca, externamente (o contrrio do que se observa no encfalo).

Durante uma fratura ou deslocamento da coluna, as vrtebras que normalmente protegem a medula podem matar ou danificar as clulas. Teoricamente, se o dano for confinado massa cinzenta, os distrbios musculares e sensoriais podero estar apenas nos tecidos que recebem e mandam sinais aos neurnios residentes no nvel da fratura. Por exemplo, se a massa cinzenta do segmento da medula onde os nervos rotulados C8 for lesada, o paciente s sofrer paralisia das mos, sem perder a capacidade de andar ou o controle sobre as funes intestinais e urinrias. Nesse caso, os axnios levando sinais para cima e para baixo atravs da rea branca adjacente continuariam trabalhando. Em

comparao, se a rea branca for lesada, o trnsito dos sinais ser interrompido at o ponto da fratura. Infelizmente, a leso original s o comeo. Os danos mecnicos promovem rompimento de pequenos vasos sangneos, impedindo a entrega de oxignio e nutrientes para as clulas no afetadas diretamente, que acabam morrendo; as clulas lesadas extravasam componentes citoplasmticos e txicos, que afetam clulas vizinhas, antes intactas; clulas do sistema imunolgico iniciam um quadro inflamatrio no local da leso; clulas da Glia proliferam criando grumos e uma espcie de cicatriz, que impedem os axnios lesados de crescerem e reconectarem. O vrus da poliomielite causa leses na raiz ventral dos nervos espinhais, o que leva paralisia e atrofia dos msculos.

O Sistema Nervoso Perifrico


O sistema nervoso perifrico formado por nervos encarregados de fazer as ligaes entre o sistema nervoso central e o corpo. NERVO a reunio de vrias fibras nervosas, que podem ser formadas de axnios ou de dendritos. As fibras nervosas, formadas pelos prolongamentos dos neurnios (dendritos ou axnios) e seus envoltrios, organizam-se em feixes. Cada feixe forma um nervo. Cada fibra nervosa envolvida por uma camada conjuntiva denominada endoneuro. Cada feixe envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vrios feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo tambm envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineuro. Em nosso corpo existe um nmero muito grande de nervos. Seu conjunto forma a rede nervosa.

Os nervos que levam informaes da periferia do corpo para o SNC so os nervos sensoriais (nervos aferentes ou nervos sensitivos), que so formados por prolongamentos de neurnios sensoriais (centrpetos). Aqueles que transmitem impulsos do SNC para os msculos ou glndulas so nervos motores ou eferentes, feixe de axnios de neurnios motores (centrfugos). Existem ainda os nervos mistos, formados por axnios de neurnios sensoriais e por neurnios motores.

Quando partem do encfalo, os nervos so chamados de cranianos; quando partem da medula espinhal denominam-se raquidianos. Do encfalo partem doze pares de nervos cranianos. Trs deles so exclusivamente sensoriais, cinco so motores e os quatro restantes so mistos.

Nervo craniano
I-OLFATRIO II-PTICO III-OCULOMOTOR IV-TROCLEAR sensitiva sensitiva motora motora

Funo
Percepo do olfato. Percepo visual. Controle da movimentao do globo ocular, da pupila e do cristalino. Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos movimentos da mastigao (ramo motor); Percepes sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial). Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos msculos faciais mmica facial (ramo motor); Percepo gustativa no tero anterior da lngua (ramo sensorial). Percepo postural originria do labirinto (ramo vestibular); Percepo auditiva (ramo coclear). Percepo gustativa no tero posterior da lngua, percepes sensoriais da faringe, laringe e palato. Percepes sensoriais da orelha, faringe, laringe, trax e vsceras. Inervao das vsceras torcicas e abdominais. Controle motor da faringe, laringe, palato, dos msculos esternoclidomastideo e trapzio. Controle dos msculos da faringe, da laringe e da lngua.

V-TRIGMEO

mista

VI-ABDUCENTE

motora

VII-FACIAL

mista

VIII-VESTBULOCOCLEAR

sensitiva

IXGLOSSOFARNGEO

mista

X-VAGO

mista

XI-ACESSRIO XII-HIPOGLOSSO

motora motora

Imagem: AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. So Paulo, Ed. Moderna, 2001. vol. 2.

Os 31 pares de nervos raquidianos que saem da medula relacionam-se com os msculos esquelticos. Eles se formam a partir de duas razes que saem lateralmente da medula: a raiz posterior ou dorsal, que sensitiva, e a raiz anterior ou ventral, que motora. Essas razes se unem logo aps sarem da medula. Desse modo, os nervos raquidianos so todos mistos. Os corpos dos neurnios que formam as fibras sensitivas dos nervos sensitivos situam-se prximo medula, porm fora dela, reunindo-se em estruturas especiais chamadas gnglios espinhais. Os corpos celulares dos neurnios que formam as fibras motoras localizam-se na medula. De acordo com as regies da coluna vertebral, os 31 pares de nervos raquidianos distribuem-se da seguinte forma:

oito pares de nervos cervicais; doze pares de nervos dorsais;

cinco pares de nervos lombares; seis pares de nervos sagrados ou sacrais.

O conjunto de nervos cranianos e raquidianos forma o sistema nervoso perifrico. Com base na sua estrutura e funo, o sistema nervoso perifrico pode ainda subdividir-se em duas partes: o sistema nervoso somtico e o sistema nervoso autnomo ou de vida vegetativa. As aes voluntrias resultam da contrao de msculos estriados esquelticos, que esto sob o controle do sistema nervoso perifrico voluntrio ou somtico. J as aes involuntrias resultam da contrao das musculaturas lisa e cardaca, controladas pelo sistema nervoso perifrico autnomo, tambm chamado involuntrio ou visceral. O SNP Voluntrio ou Somtico tem por funo reagir a estmulos provenientes do ambiente externo. Ele constitudo por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos esquelticos. O corpo celular de uma fibra motora do SNP voluntrio fica localizado dentro do SNC e o axnio vai diretamente do encfalo ou da medula at o rgo que inerva. O SNP Autnomo ou Visceral, como o prprio nome diz, funciona independentemente de nossa vontade e tem por funo regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestrio, cardiovascular, excretor e endcrino. Ele contm fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos lisos das vsceras e musculatura do corao. Um nervo motor do SNP autnomo difere de um nervo motor do SNP voluntrio pelo fato de conter dois tipos de neurnios, um neurnio pr-ganglionar e outro ps-ganglionar. O corpo celular do neurnio prganglionar fica localizado dentro do SNC e seu axnio vai at um gnglio, onde o impulso nervoso transmitido sinapticamente ao neurnio ps-ganglionar. O corpo celular do neurnio ps-ganglionar fica no interior do gnglio nervoso e seu axnio conduz o estmulo nervoso at o rgo efetuador, que pode ser um msculo liso ou cardaco. O sistema nervoso autnomo compe-se de trs partes:

Dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral. Esses ramos so formados por pequenas dilataes denominadas gnglios, num total de 23 pares.

Um conjunto de nervos que liga os gnglios nervosos aos diversos rgos de nutrio, como o estmago, o corao e os pulmes. Um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gnglios aos nervos raquidianos, fazendo com que os sistema autnomo no seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano.

Imagem: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

O sistema nervoso autnomo divide-se em sistema nervoso simptico e sistema nervoso parassimptico. De modo geral, esses dois sistemas tm funes contrrias (antagnicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simptico acelera demasiadamente as batidas do corao, o sistema parassimptico entra em ao, diminuindo o ritmo cardaco. Se o sistema simptico acelera o trabalho do estmago e dos intestinos, o parassimptico entra em ao para diminuir as contraes desses rgos. O SNP autnomo simptico, de modo geral, estimula aes que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situaes de estresse. Por exemplo, o sistema simptico responsvel pela acelerao dos batimentos cardacos, pelo aumento da presso arterial, da concentrao de acar no sangue e pela ativao do metabolismo geral do corpo. J o SNP autnomo parassimptico estimula principalmente atividades relaxantes, como as redues do ritmo cardaco e da presso arterial, entre outras. Uma das principais diferenas entre os nervos simpticos e parassimpticos que as fibras ps-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormnios. O hormnio secretado pelos neurnios ps-ganglionares do sistema nervoso parassimptico a acetilcolina, razo pela qual esses neurnios so chamados colinrgicos.

Os neurnios ps-ganglionares do sistema nervoso simptico secretam principalmente noradrenalina, razo por que a maioria deles chamada neurnios adrenrgicos. As fibras adrenrgicas ligam o sistema nervoso central glndula suprarenal, promovendo aumento da secreo de adrenalina, hormnio que produz a resposta de "luta ou fuga" em situaes de stress. A acetilcolina e a noradrenalina tm a capacidade de excitar alguns rgos e inibir outros, de maneira antagnica.

rgo
Olho: pupila Msculo ciliar Glndulas gastrointestinais Glndulas sudorparas Corao: msculo (miocrdio) Coronrias Vasos sanguneos sistmicos: Abdominal Msculo Pele Pulmes: brnquios Vasos sangneos Tubo digestivo: luz Esfncteres Fgado Rim Bexiga: corpo Esfncter Ato sexual masculino Glicose sangnea Metabolismo basal Atividade mental

Efeito da estimulao simptica


Dilatada nenhum vasoconstrio sudao Atividade aumentada Vasodilatao

Efeito da estimulao parassimptica


Contrada Excitado Estimulao de secreo Nenhum Diminuio da atividade Constrio

Constrio Dilatao Constrio ou dilatao

Nenhum Nenhum Nenhum

Dilatao Constrio moderada Diminuio do tnus e da peristalse Aumento do tnus Liberao de glicose Diminuio da produo de urina Inibio Excitao Ejaculao Aumento Aumento em at 50% Aumento

Constrio Nenhum Aumento do tnus e do peristaltismo Diminuio do tnus Nenhum Nenhum Excitao Inibio Ereo Nenhum Nenhum Nenhum

Secreo da medula supra-renal (adrenalina)

Aumento

Nenhum

Em geral, quando os centros simpticos cerebrais se tornam excitados, estimulam, simultaneamente, quase todos os nervos simpticos, preparando o corpo para a atividade.

Alm do mecanismo da descarga em massa do sistema simptico, algumas condies fisiolgicas podem estimular partes localizadas desse sistema. Duas das condies so as seguintes:

Reflexos calricos: o calor aplicado pele determina um reflexo que passa atravs da medula espinhal e volta a ela, dilatando os vasos sangneos cutneos. Tambm o aquecimento do sangue que passa atravs do centro de controle trmico do hipotlamo aumenta o grau de vasodilatao superficial, sem alterar os vasos profundos. Exerccios: durante o exerccio fsico, o metabolismo aumentado nos msculos tem um efeito local de dilatao dos vasos sangneos musculares; porm, ao mesmo tempo, o sistema simptico tem efeito vasoconstritor para a maioria das outras regies do corpo. A vasodilatao muscular permite que o sangue flua facilmente atravs dos msculos, enquanto a vasoconstrio diminui o fluxo sangneo em todas as regies do corpo, exceto no corao e no crebro.

Nas junes neuro-musculares, tanto nos gnglios do SNPA simptico como nos do parassimptico, ocorrem sinapses qumicas entre os neurnios pr-ganglionares e psganglionares. Nos dois casos, a substncia neurotransmissora a acetilcolina. Esse mediador qumico atua nas dobras da membrana, aumentando a sua permeabilidade aos ons sdio, que passa para o interior da fibra, despolarizando essa rea da membrana do msculo. Essa despolarizao local promove um potencial de ao que conduzido em ambas as direes ao longo da fibra, determinando uma contrao muscular. Quase imediatamente aps ter a acetilcolina estimulado a fibra muscular, ela destruda, o que permite a despolarizao da membrana.

Interpretao da anatomia do Nervo Trigmio --------------------------------------------------------------------------------

Nervo Trigmio Origem: Emerge da face lateral da ponte, da regio considerada transio entre a ponte e pednculo cerebelar mdio. Ponte - a poro do tronco enceflico situada entre o bulbo (medula oblonga) e o mesencfalo, ventralmente ao cerebelo. Divises: Oftlmico - Maxilar - Mandibular. Razes: Sensitiva - Formada pelos prolongamentos centrais de corpo celulares constitudos do gnglio trigeminal. Funo: Sensibilidade da cabea. Motora - Provm de grupamento celular, o ncleo motor do trigmeo, situado na ponte, e dispe-se medialmente raiz sensitiva. Funo: movimentos da mandbula, principalmente.

Gnglio Trigeminal ou Semilunar ou de Gasser Contido em desdobramento da dura-mter, conhecido como cavo trigeminal ou de Meckel, repousa na impresso do Trigmeo, localizada na face anterior da poro petrosa do osso temporal, prximo poro terminal do canal carotidiano. Nervo Oftalmico Essencialmente sensitivo, dirige-se para frente e para cima, e apoiado parede lateral do seio cavernoso atinge a fissura orbital superior ou fenda esfenoidal. Nesse trajeto se individualizam seus ramos, completamente Ramos: Meningeu: para a tenda do cerebelo. Frontal: Penetra na rbita atravs da fissura orbital superior e segue sobre o levantador da plpebra superior. Supra-orbital ou frontal externo: seio frontal, plpebra superior e regio frontal. Supratroclear ou frontal interno: pele da raiz do nariz e da regio frontal. Nasociliar ou nasal: ele entra na rbita atravs da fissura orbital superior dentro do cone formado pelos msculos do bulbo do olho.

Comunicao com o gnglio ciliar. Ciliares longos: dilatador da pupila. Etmoidal posterior: seio esfenoidal e clulas etmoidais posteriores. Etmoidal anterior: nasal externo - pele do nariz. : nasal interno - mucosa nasal. Lacrimal: Penetra na rbita pela fissura orbital superior, recebe do nervo zigomtico fibras simptica e parassimptica, respectivamente dos gnglios cervical superior e pterigopalatino e so conduzidos glndula lacrimal.

Nervo Maxilar Sensitivo - Segue pela parede lateral do seio cavernoso, atravessa o forame redondo maior e penetra na fossa pterigopalatina: percorre-a em parte, atinge a fissura orbital inferior ou fenda esfeno maxilar e desce pelo canal infra-orbital com o nome de nervo infra-orbital; atravessa o forame infra-orbital e se dissocia em seus ramos terminais. Ramos: Meningeu: se destina a dura-mter Zigomtico: Zigomtico temporal zigomtico facial comunicante com o lacrimal Pterigopalatino: Consiste de fibras que ligam o gnglio pterigopalatino ao nervo maxilar. Faringeu: mucosa da trompa e do teto da faringe. Orbital: peristeo da rbita. Nasais superiores posteriores lateral e medial: cornetos superior e mdio e o septo nasal. Nasopalatino: mucosa do palato duro. Palatinos: Palatino maior ou anterior: penetra na cavidade bucal pelo forame palatino posterior e se dirige mucosa do palato duro (posterior). Palatino menor ou posterior: amgdala e palato mole. Alveolar superior: penetra na parte posterior do maxilar e inerva molares e seio maxilar.

Infra-orbital - Alveolar superior mdio: pr-molares e raiz mesial do 1 molar. Alveolar superior anterior: incisivos e caninos. Terminais: Palpebral inferior, nasal e labial superior.

Nervo Mandibular misto porquanto possui prolongamentos perifricos sensitivos do gnglio trigeminal, e a ele convergem todas as fibras motoras do nervo trigmeo. Sob forma de tronco nico atravessa o forame oval e penetra na fossa infratemporal. Os ramos anteriores so predominantemente motores; e os posteriores, sentitivos. Ramos: Meningeu: acompanha o territrio de distribuio da artria meningia mdia. Massetrico: motor - msculo masster. Termporais profundos: motor - o temporal profundo anterior, pode estar unido ao bucal, e o posterior ao massetrico. Ambos se dirigem ao msculo temporal pela sua face profunda. Pterigoideu lateral ou externo: motor - via de regra est unido ao bucal e supre o msculo pterigoideu lateral. Pterigoideu medial: motor - msculos pteriogoideu medial ou interno, tensor do vu palatino e tensor do tmpano. Bucal: Sensitivo - mucosa e pele da bochecha. Auriculotemporal: Sensitivo - Envolve a artria meningia mdia passa entre o ligamento esfenomandibular e colo da mandbula , penetra na glndula partida e dirige-se para cima por trs da articulao temporomandibular, cruza o zigoma e situa-se junto a artria temporal superficial. Ramos: meato acstico externo membrana do tmpano glndula partida articulao temporomandibular temporais superficiais auriculares anteriores. Lingual: Sensitivo - desce entre o msculos pterigoideus e curva-se para a frente, ao nvel da linha milo-hioidia, para continuar ao longo do lado da lngua sobre o genioglosso. Ramos: comunicante com o alveolar inferior

comunicante com o facial (corda do tmpano) comunicante com o glossofaringeu comunicante com o hipoglosso glndula submandibular glndula sublingual istmo da garganta terminais: mucosa lateral e dorso dos 2/3 anteriores da lingua e mucosa da boca. Alceolar inferior: misto - passa entre o ligamento esfenomandibular e o ramo da mandibula e, a seguir, atravessa o forame ou orifcio superior do conduto dentrio inferior e o canal mandibular e emerge pelo forame mentoniano. Ramos: comunicante com o lingual milo-hiodeo: msculos milo-hiodeo e digstrico (ventre anterior) dentrios posteriores: molares dentrios mdios: pr-molares Terminais: mentoniano: pele do mento, e mucosa e pele do lbio inferior. incisivo - incisivos e caninos.

Gnglio Ciliar Anexo, funcionalmente, ao nervo oculomotor um gnglio autnomo situado no fundo da rbita, imerso em tecido adiposo, lateralmente ao nervo tico. Razes: Parassimptica: vem do ramo do nervo oculomotor ou motor ocular comum, faz sinapse no gnglio ciliar e d origem ao nervo ciliar curto que se destina ao esfncter da pupila e ao msculo ciliar. A leso da raiz parassimptica determina ilatao da pupila (midrase), e incapacidade de acomodao (ciclopegia). Simptica: proveniente do gnglio cervical superior plexo carotidiano interno atravessa o glnglio ciliar e termina no dilatador da pupila. A leso da raiz simptica caracteriza-se por ptose (queda da plpebra superior), miose pupilar (constrio da pupila) e enoftalmia (bulbo ocular retrado para o fundo da rbita). Sensitiva: vem do nasociliar, passa pelo ngulo ciliar sem se interromper e se dirige ao bulbo ocular.

Gnglio Pteriogopalatino ou de Meckel

um glnglio anexo, funcionalmente, ao nervo facial: est situado na fossa pterigopalatina, lateralmente ao forame esfeno-palatino, por baixo do nervo maxilar, na frente do canal pterigoideu e atrs do corneto mdio. Razes: Parassimptica: vem do facial com o nome de petroso maior atinge o gnglio atravs do nervo do canal pterigoideu ou vidiano, faz sinapse no gnglio e d origem aos ramos que se distribuem para a mucosa nasal e palatina, e especial, glndula lacrimal, atravs dos nervos maxilar, zigomtico e lacrimal. A leso da raiz parassimptica, produz lacrimejamento. Simptica: Proveniente do plexo carotidiano interno caminha atravs do nervo petroso profundo e do nervo do canal pterigoideu, atravessa o gnglio sem interrupo e se distribui com as fibras parassimpticas. O impulso simptico destinado glndula lacrimal essencialmente vasocontritor. Sensitiva: vem do maxilar com o nome de pterigopalatino, passa atravs do gnglio e se continua pelos ramos nasais, palatinos e faringeus.

Gnglio tico um gnglio anexo, funcionalmente, ao nervo glossofaringeu, e se localiza medialmente ao nervo mandibular, por trs do msculo pteriogoideu medial e abaixo do forame oval. Razes: Parassimptica: vem do glossofaringeu com o nome de nervo petroso menor que provm do plexo timpnico, e d origem aos ramos parotidiano que atravs do auriculotemporal se destina glndula partida (secretora). Simptica: do plexo da artria meningia mdia atravessa o gnglio tico e se destina glndula partida (vasoconstritora). Motora: provm do nervo pterigoideu medial passa atravs do gnglio tico e d ramos para os msculos tensor do tmpano e tensor do vu palatino.

Gnglio Submandibular um gnglio anexo, funcionalmente, ao nervo facial . Est situado na superfcie lateral do msculo hioglosso, abaixo do nervo lingual e acima do ducto submandibular. Razes: Parassimptica: vem do nervo facial atravs do nervo corda do tmpano que se junta ao nervo lingual e d origem a ramos secretores para a glndula submandibular (secretoras).

Simptica: vem do plexo sobre a artria facial para o gnglio atravessa e se distribui para a glndula submandibular (vasoconstritora). As vias nervosas para a glndula sublingual so idnticas da glndula submandibular.

NERVOS CRANIANOS

Nervos cranianos so os que fazem conexo com o encfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especfica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurnios no encfalo, que so seus ncleos de origem. Eles esto ligados com o crtex do crebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurnios das reas motoras do crtex, descendo principalmente na parte genicular da cpsula interna at o tronco do encfalo. Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurnios situados fora do encfalo, agrupados para formar gnglios ou situados em perifricos rgos dos sentidos. Os ncleos que do origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encfalo e correspondem substncia cinzenta da medula espinhal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos. Os motores (puros) so os que movimentam o olho, a lngua e acessoriamente os msculos ltero-posteriores do pescoo. So eles: III - Nervo Oculomotor IV - Nervo Troclear VI - Nervo Abducente XI - Nervo Acessrio XII - Nervo Hipoglosso Os sensitivos (puros) destinam-se aos rgos dos sentidos e por isso so chamados sensoriais e no apenas sensitivos, que no se referem sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais so: I - Nervo Olfatrio II - Nervo ptico VIII - Nervo Vestibulococlear Os mistos (motores e sensitivos) so em nmero de quatro: V - Trigmeo VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crnica perifrica do sistema autnomo. So os seguintes: III - Nervo Oculomotor VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago

XI - Nervo Acessrio

Resumo dos Nervos Cranianos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A seqncia craniocaudal dos nervos cranianos como se segue: I II III IV V VI Olfatrio ptico Oculomotor Troclear Trigmeo Abducente VII VIII IX X XI XII Facial Vestbulococlear Glossofarngeo Vago Acessrio Hipoglosso

I. Nervo Olfatrio As fibras do nervo olfatrio distribuem-se por uma rea especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatria. Em virtude da existncia de grande quantidade de fascculos individualizados que atravessam separadamente o crivo etmoidal, que se costuma chamar de nervos olfatrios, e no simplesmente de nervo olfatrio (direito e esquerdo). um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatrios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais. Mais

informaes sobre o nervo olfatrio podem ser encontradas em Telencfalo (Rinencfalo).

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

II. Nervo ptico constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao plo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico. Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de

suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral. O nervo ptico um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somticas especiais.

Nervo ptico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

III. Nervo Oculomotor

IV. Nervo Troclear VI. Nervo Abducente So nervos motores que penetram na rbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos msculos extrnsecos do bulbo ocular, que so os seguintes: elevador da plpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblquo superior, oblquo inferior. Todos estes msculos so inervados pelo oculomotor, com exceo do reto lateral e do oblquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. As fibras que inervam os msculos extrnsecos do olho so classificadas como eferentes somticas. O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pednculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colculo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, prximo linha mediana. Os trs nervos em apreo se aproximam, ainda no interior do crnio, para atravessar a fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos msculos extrnsecos do olho. O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vo musculatura intrnseca do olho, a qual movimenta a ris e a lente.

Nervo Oculomotor, Troclear e Abducente

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao
Nervo Oculomotor

Passagem
Nervo Oculomotor

Localizao
Nervo Troclear

Passagem
Nervo Troclear

Localizao
Nervo Abducente

Passagem
Nervo Abducente

voltar

V. Nervo Trigmeo O nervo trigmeo um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva formada pelos prolongamentos centrais dos neurnios sensitivos, situados no gnglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos perifricos dos neurnios sensitivos do gnglio trigeminal formam, distalmente ao gnglio, os trs ramos do nervo trigmeo: nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, atravs de fibras que se classificam como aferentes somticas gerais. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos mastigatrios. O problema mdico mais freqentemente observado em relao ao trigmeo a nevralgia, que se manifesta por crises dolorosas muito intensas no territrio de um dos ramos do nervo.

1. Nervo oftlmico: atravessa a fissura orbital superior (juntamente com o III, IV, VI pares cranianos e a veia oftlmica) e ao chegar rbita fornece trs ramos terminais, que so os nervos nasociliar, frontal e lacrimal. O nervo oftlmico responsvel pela sensibilidade da cavidade orbital e seu contedo, enquanto o nervo ptico sensorial (viso). 2. Nervo maxilar: o segundo ramo do nervo trigmeo. Ele cruza a fossa pterigopalatina como se fosse um cabo areo para introduzir-se na fissura orbital inferior e penetrar na cavidade orbital, momento em que passa a se chamar nervo infra-orbital. O nervo infra-orbital continua a mesma direo para frente transitando pelo soalho da rbita, passando sucessivamente pelo sulco, canal e forame infra-orbital e atravs desse ltimo se exterioriza para inervar as partes moles situadas entre a plpebra inferior (n. palpebral inferior), nariz (n.nasal) e lbio superior (n. labial superior). O nervo infra-orbital (ramo terminal do nervo maxilar) fornece como ramos

colaterais o nervo alveolar superior mdio e o nervo alveolar superior anterior, que se dirigem para baixo. Nas proximidades dos pices das razes dos dentes superiores, os trs nervos alveolares superiores emitem ramos que se anastomosam abundantemente, para constiturem o plexo dental superior. 3. Nervo mandibular: o terceiro ramo do nervo trigmeo. Ele atravessa o crnio pelo forame oval e logo abaixo deste se ramifica num verdadeiro ramalhete, sendo que os dois ramos principais, so o nervo lingual e alveolar inferior. O nervo lingual dirige-se para a lngua, concedendo sensibilidade geral aos seus dois teros anteriores. O nervo alveolar inferior penetra no forame da mandbula e percorre o interior do osso pelo canal da mandbula at o dente incisivo central. Aproximadamente na altura do segundo pr-molar, o nervo alveolar inferior emite um ramo colateral, que o nervo mental (nervo mentoniano), o qual emerge pelo forame de mesmo nome, para fornecer sensibilidade geral s partes moles do mento. Dentro do canal da mandbula, o nervo alveolar inferior se ramifica, porm seus ramos se anastomosam desordenadamente para constituir o plexo dental inferior, do qual partem os ramos dentais inferiores que vo aos dentes inferiores. A parte motora do nervo mandibular inerva os msculos mastigatrios (temporal, masseter e pterigideo medial e lateral), com nervos que tem o mesmo nome dos msculos.

Nervo Trigmeo - Ramos Oftalmico e Maxilar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Trigmeo - Ramo Mandibular

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VII. Nervo Facial

tambm um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatria. Ele emerge do sulco bulbo-pontino atravs de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermdio. Juntamente com o nervo vestbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acstico interno, no interior do qual o nervo intermdio perde a sua individualidade, formandose assim, um tronco nervoso nico que penetra no canal facial. A raiz motora representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermdio. Ambos tm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acstico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear. No interior do meato acstico interno, os dois nervos (facial e intermdio) penetram num canal prprio escavado na parte petrosa do osso temporal, que o canal facial. As fibras motoras atravessam a glndula partida atingindo a face, onde do dois ramos iniciais: o temporo facial e crvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os msculos cutneos da cabea e do pescoo. Algumas fibras motoras vo ao msculo estilo-hiideo e ao ventre posterior do digstrico. As fibras sensoriais (gustatrias) seguem um ramo do nervo facial que a corda do tmpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigmeo), tomando-se como vetor para distribuir-se nos dois teros anteriores da lngua. O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpticas) que se utilizam do nervo intermdio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tmpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glndulas lacrimais, nasais e salivares (glndula sublingual e submandibular). Em sntese, o nervo facial d inervao motora para todos os msculos cutneos da cabea e pescoo (msculo estilo-hiideo e ventre posterior do digstrico).

Nervo Facial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VIII. Nervo Vestibulococlear Costitudo por dois grupos de fibras perfeitamente individualizadas que

formam, respectivamente, os nervos vestibular e coclear. um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na poro lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergncia do VII par e o flculo do cerebelo. Ocupa juntamente com os nervos facial e intermdio, o meato acstico interno, na poro petrosa do osso temporal. A parte vestibular formada por fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados ao equilbrio. A parte coclear constituda de fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audio. As fibras do nervo vestbulo-coclear classificam-se como aferentes somticas especiais.

Nervo Vestibulococlear

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

IX. Nervo Glossofarngeo um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispem em linha vertical. Estes filamentos renem-se para formar o tronco do nervo glossofarngeo, que sai do crnio pelo forame jugular. No seu trajeto, atravs do forame jugular, o nervo apresenta dois gnglios, superior e inferior, formados por neurnios sensitivos. Ao sair do crnio, o nervo glossofarngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da lngua e na faringe. Desses, o mais importante o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsila, tuba auditiva, alm do seio e corpo carotdeos. Merecem destaque tambm as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes diviso parassimptica do sistema nervoso autnomo e que terminam no gnglio ptico. Desse gnglio, saem fibras nervosas do nervo aurculotemporal que vo inervar a glndula partida.

Nervo Glossofaringeo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

X. Nervo Vago O nervo vago misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se renem para formar o nervo vago. Este emerge do crnio pelo forame jugular,

percorre o pescoo e o trax, terminando no abdome. Neste trajeto o nervo vago d origem a vrios ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. O vago possui dois gnglios sensitivos: o gnglio superior, situado ao nvel do forame jugular; e o gnglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gnglios rene-se ao vago o ramo interno do nervo acessrio. Fibras aferentes viscerais gerais: conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquia, esfago, vsceras do trax e abdome. Fibras eferentes viscerais gerais: so responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais. Fibras eferentes viscerais especiais: inervam os msculos da faringe e da laringe. As fibras eferentes do vago se originam em ncleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos gnglios superior e inferior.

Nervo Vago

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XI. Nervo Acessrio Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crnio pelo forame magno. A este tronco unem-se filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. O tronco divide-se em um ramo interno e um externo. O interno une-se ao vago e distribui-se com ele, e o externo inerva os msculos trapzio e esternocleidomastideo. As fibras oriundas da raiz craniana que se unem ao vago so: Fibras eferentes viscerais especiais, que inervam os msculos da laringe; Fibras eferentes viscerais gerais, que inervam vsceras torcicas.

Nervo Acessrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XII. Nervo Hipoglosso Nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do

nervo. Este, emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua (est relacionado com a motricidade da mesma). Suas fibras so consideradas eferentes somticas.

Nervo do Hipoglosso

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

Introduo
A Paralisia Facial Perifrica, tambm chamada Paralisia de Bell, caracteriza-se pelo acometimento dos msculos da hemiface, nos andares superior, mdio e inferior. Caso a parte superior da face no seja acometida, a paralisia dita central. Suas causas so decorrentes de transtornos no VII par de nervos cranianos ou nervo facial, composto pelo nervo facial propriamente dito (motor) e pelo nervo intermedirio de Wrisberg (aferncias sensitivas parassimpticas). As eferncias motoras so responsveis pelos movimentos da face, enquanto as aferncias sensitivas pela sensao gustativa dos 2/3 anteriores da lngua. A sua poro parassimptica responsvel pela inervao das glndulas lacrimais, submandibulares, sublingual e da cavidade nasal (BENTO e BARBOSA, 1994). Para realizao deste estudo foram pesquisados livros, artigos, revistas especializadas e banco de dados da Bireme, Medline e Lilacs, com as palavras chave Etiologia da Paralisia Facial e Paralisia de Bell. Os assuntos foram catalogados e dispostos de uma forma que possamos entender a paralisia facial perifrica em sua parte anatmica e a leso do nervo com suas vrias etiologias. 1. Anatomia do nervo facial 1.1. Nervo facial Para melhor se entender sobre a Paralisia Facial Perifrica, necessrio o estudo da anatomia e fisiologia do nervo facial, tanto quanto dos msculos por ele inervados. Um completo conhecimento da anatomia do nervo facial essencial para a localizao do nvel da leso, a formulao de consideraes diagnsticas e o planejamento de uma possvel abordagem teraputica (COSTA et al., 1994). O nervo facial um nervo misto, contendo fibras sensoriais e motoras. As fibras sensoriais transmitem informaes sobre tato, dor e presso, originadas na lngua e faringe, alm de informaes produzidas nos quimioceptores dos brotamentos gustativos, situados na parte anterior da lngua, que so levadas para o ncleo solitrio (LUCENA, 1993). As fibras motoras inervam os msculos da expresso facial, sendo este o nervo facial propriamente dito (DANGELO e FATTINI, 1998). O nervo facial possui localizao no interior do Canal de Falpio, percorrendo um trajeto de mais ou menos 35 mm, sujeito ao de processos compressivos e infecciosos de natureza variada, que podem interromper o seu fluxo nervoso, levando-o ao bloqueio total de suas funes. Possui aproximadamente 7000 neurofilamentos constituindo as fibras nervosas do

nervo, reunidas em um cilindro eixo envolvido por uma tnue bainha de mielina (CHEVALIER, 1990). Segundo Chevalier (1990), a estrutura do nervo facial composta pela bainha, tecido fibroso que envolve o nervo como um todo e contm sua camada vasa nervorum; pelo epineuro, tecido conjuntivo que envolve o nervo como um todo interiormente bainha; pelo perineuro, uma camada mesotelial fina e densa que envolve cada feixe de funculo nervoso; e pelo endoneuro, tecido conjuntivo que emoldura o interior do funculo nervoso e separa cada fibra nervosa. Anatomicamente, o nervo facial origina-se no ncleo facial, situado na ponte, e emerge da parte lateral do sulco bulbo-pontino prximo, portanto, do cerebelo (ngulo ponto cerebelar). A seguir penetra no osso temporal pelo meato acstico interno e exterioriza do crnio pelo forame estilomastideo, para se distribuir, atravs de seus ramos, aos msculos mmicos, estilohideo e ventre posterior do msculo digstrico, aps trajeto dentro da glndula partida. As fibras destinadas a esses msculos so as eferentes viscerais especiais, constituindo o componente funcional mais importante do VII par craniano. O nervo facial intermdio possui fibras aferentes viscerais especiais, que recebem impulsos gustativos originados nos 2/3 anteriores da lngua; fibras aferentes viscerais gerais, que so em parte responsveis pela parte posterior das fossas nasais e face superior do palato mole, alm de responsveis pela inervao pr-ganglionar das glndulas lacrimal, submandibular e sublingual; e fibras aferentes somticas gerais, que juntamente com fibras do glossofarngeo e do vago, so responsveis pela sensibilidade de parte do pavilho auditivo e do meato acstico externo (MACHADO, 1998). Para facilitar o estudo de eventuais problemas que possam ocorrer com o nervo facial, este dividido em segmentos, desde sua origem at suas terminaes na musculatura facial (LUCENA, 1993). 1.1.1. Segmento Pontino Inicia posterior e juntamente com o nervo intermdio e acstico, atravessando o espao do ngulo ponto cerebelar at o meato acstico interno. 1.1.2. Segmento Metico Mede aproximadamente 8 mm e seu fundo une-se ao nervo intermdio formando um s nervo, quando o facial penetra no canal de Falpio. 1.1.3. Segmento Labirntico

Mede aproximadamente 4 mm, com incio no fundo do meato e trmino no gnglio geniculado, que descansa sobre a cclea. Ao chegar nesse ponto, o facial se curva para trs e forma um ngulo de 60, constituindo assim o primeiro joelho do nervo facial. 1.1.4. Segmento Timpnico Com aproximadamente 10 mm, divide-se em uma poro proximal ou cocleariforme, que vai do gnglio at o processo cocleariforme, e uma poro distal chamada estapediana, intimamente relacionada ao estribo. 1.1.5. Segmento Piramidal Com aproximadamente 4 mm, relaciona-se intimamente com a eminncia piramidal. 1.1.6. Segmento Mastideo Mede cerca de 15 mm, com incio junto ao processo piramidal, apresentando o segundo joelho do nervo facial, com uma curva de 110. 1.1.7. Segmento Extratemporal Inicia junto ao forame estilomastideo e, ao atingir a partida, comea a se dividir e termina como uma verdadeira rede na musculatura da face (LUCENA, 1993). J na glndula partida, o nervo facial divide-se em tronco temporofacial e cervicofacial, de onde sairo os ramos terminais frontal, que inerva o msculo frontal, corrugador do superclio, parte superior do msculo orbicular do olho, auriculares superior e anterior, alm de msculos intrnsecos da superfcie lateral da orelha; ramo zigomtico, que inerva a parte lateral e inferior do msculo orbicular do olho, msculos do nariz e lbio superior; ramo bucal, que inerva os msculos levantadores do lbio superior, levantador do ngulo da boca, nasal, prcero, risrio, zigomtico maior e menor, orbicular da boca e bucinador; ramo marginal da mandbula, que inerva o msculo depressor do ngulo da boca, depressor do lbio inferior e mentual; e, por fim, ramo cervical, que inerva o msculo da mandbula (LUCENA, 1993). 1.2. Msculos inervados pelo nervo facial Os msculos faciais ou mmicos so conhecidos como msculos drmicos, pois contrariamente ao que ocorre com outros msculos, estes se fixam ao esqueleto apenas por uma das extremidades, enquanto a outra se prende camada profunda da pele. Sendo assim, eles podem mover a pele do escalpo e da face, modificando as expresses faciais que decorrem de aes combinadas de vrios msculos e, assim sendo, um mesmo msculo pode interferir na

expresso de diversos estados emocionais. Estes msculos so voluntrios e podem tornar mais rica a expresso facial em determinados indivduos (DANGELO e FATTINI, 1998). 1.2.1. Msculo Occipito-Frontal O ventre occipital estende-se pstero-lateralmente at a sua origem ssea, na linha nucal suprema do occipital. O ventre frontal insere-se na pele, podendo elevar as sobrancelhas, enrugando a testa como em surpresa, medo ou ateno. 1.2.2. Msculo Corrugador do Superclio Este msculo se origina na extremidade medial da arcada superciliar e se insere na superfcie profunda da pele, acima da arcada orbitria. Na contrao de suas fibras, produz as rugas verticais da regio glabelar, cujo semblante se d no sofrimento, severidade ou desaprovao. Para a prova, pede-se ao paciente que tracione as sobrancelhas para junt-las, como ao franzir a testa. 1.2.3. Msculo Prcero Origina-se na fscia que cobre a parte inferior do osso nasal e parte superior da cartilagem nasal lateral e se insere na pele sobre a parte inferior da testa, entre os superclios. Na prova, deve-se pedir ao paciente que tracione a pele do nariz para cima, formando rugas transversais sobre a ponte do nariz. A ao conjunta desses trs msculos anteriores (occipito-frontal, corrugador do superclio e prcero) de grande importncia para a expresso facial, pois determina a formao de rugas na regio glabelar ou interciliar. 1.2.4. Msculo Orbicular dos Olhos Origina-se na parte nasal do osso frontal, processo frontal, processo frontal da maxila e superfcie anterior do ligamento palpebral medial. Suas fibras musculares circundam a circunferncia da rbita, espalham-se para baixo sobre a bochecha e fundem-se com estruturas musculares ou ligamentares adjacentes. Esse msculo se divide em poro lacrimal, poro palpebral e orbital. Para a prova da poro palpebral, pede-se ao paciente que feche a plpebra delicadamente e, para a da poro orbitria, que o paciente feche a plpebra firmemente, formando rugas que irradiam a partir do ngulo lateral. 1.2.5. Msculo Nasal

Origina-se na cartilagem alar maior e insere-se no tegumento da ponta do nariz. Na prova, pede-se ao paciente que alargue as aberturas do nariz, como em respirao forada ou difcil. 1.2.6. Msculo Dilatador da Asa do Nariz Age em conjunto com o msculo levantador do lbio superior na dilatao da narina. Origina-se na parte superior do processo frontal da maxila e insere-se na cartilagem alar maior do nariz e parte lateral do lbio superior. Para a prova, pede-se ao paciente que eleve e faa protruso do lbio superior, como mostrar a gengiva superior. 1.2.7. Msculo Orbicular da Boca constitudo por fibras de outros msculos faciais e fibras dos lbios. um esfncter dos lbios, podendo apert-los contra os dentes, como na raiva, ou protra-los, como no beijo. Nele inserem-se trs grupos musculares, que tracionam para cima, para baixo e para os lados. Msculos que tracionam o orbicular da boca para cima: 1.2.7.1. Msculo Zigomtico Maior Origina-se no osso zigomtico. Para a prova, fazer o paciente tracionar o ngulo da boca para cima e para fora, como ao sorrir. 1.2.7.2. Msculo Levantador do ngulo da Boca Origina-se na fossa canina. Eleva-se na comissura labial, acentuando o sulco naso-labial, como na expresso de arrogncia. Para a prova, pedir que tracione o ngulo diretamente para cima, aprofundando o sulco desde o lado do nariz ao lado da boca. Sugerir que o paciente mostre seu dente canino de um lado e depois do outro. 1.2.7.3. Msculo Levantador do Lbio Superior Situa-se medialmente ao msculo citado acima. Eleva e inverte o lbio superior (protruso com o lbio superior). 1.2.7.4. Msculo Levantador do Lbio Superior e Dilatador da Asa do Nariz Eleva, inverte o lbio superior e dilata a narina. Msculos que tracionam o orbicular da boca para baixo: 1.2.7.5. Msculo Depressor do ngulo da Boca

Origina-se na linha oblqua da mandbula. Traciona as comissuras labiais para baixo e lateralmente, como na expresso de tristeza. 1.2.7.6. Msculo Platisma Origina-se na fscia que cobre a poro superior do peitoral maior e deltide. Chega inferiormente ao trax e superiormente face. Puxa a pele do mento e da comissura labial para baixo, como na tristeza ou decepo. Na prova, pede-se ao paciente que tracione o lbio inferior e ngulo da boca para baixo e para fora, tensionando a pele sobre o pescoo. 1.2.7.7. Msculo Mentual (Mentoniano) Origina-se na fossa da mandbula e insere-se no tegumento do mento. Para a prova, fazer o paciente elevar a pele do mento e aps, o lbio inferior far protruso, como na expresso de desdm, dvida ou indeciso. Msculos que tracionam o orbicular da boca lateralmente: 1.2.7.8. Msculo Bucinador Origina-se na superfcie externa dos processos alveolares da maxila e mandbula, e borda anterior da faixa tendnea pterigomandibular. Sua principal funo conservar as bochechas tensas durante as fases de abertura e fechamento da boca, evitando-se que sejam lesadas pelos dentes durante a mastigao. Na prova, solicitar ao paciente que pressione as bochechas firmemente de encontro aos dentes laterais, tracionando para trs o ngulo da boca, como ao tocar uma corneta. 1.2.7.9. Msculo Risrio Origina-se na fscia, sobre o masseter. Retrai a comissura labial lateralmente, como num sorriso forado ou irnico. Na prova, pede-se ao paciente que tracione o ngulo da boca para trs (DANGELO e FATTINI, 1998). 2. Leso do nervo facial (paralisia facial perifrica) 2.1. Definio A Paralisia Facial Perifrica (PFP) uma mononeuropatia frequente e pode originar-se por diversos tipos de afeco do nervo ou de seu ncleo motor. Desde que em 1830, Sir Charles Bell descreveu pela primeira vez uma debilidade unilateral da face, por disfuno do nervo

facial, este subgrupo de paralisias idiopticas passou a denominar-se paralisia de Bell (LASAOSA

et al., 2000).
Segundo Cambier et al. (1998), a paralisia facial perifrica, tambm conhecida como Paralisia de Bell ou frigore, caracterizada por uma paralisia do conjunto dos msculos da face, comprometendo os territrios faciais superior e inferior. 2.2. Etiologia Existem inmeras condies associadas paralisia facial, tornando-se um desafio correta determinao de sua causa. O diagnstico preciso da paralisia facial aguda ocorre em apenas 50 60% dos casos. A paralisia idioptica ou de Bell, o diagnstico final na maioria dos pacientes. Contudo, deve-se ter cautela na aplicao deste diagnstico que deve ser de excluso de modo a no serem esquecidas outras condies potencialmente tratveis (COSTA

et al., 1994).
Em qualquer ponto do seu trajeto, o nervo facial pode ser lesado por processos diversos. Adams, Boies e Paparella (1979) e Bento e Barbosa (1994) acreditam que a etiologia da paralisia facial perifrica pode ser classificada principalmente em idioptica, infecciosa, traumtica, congnita, tumoral e vascular, alm de metablica, txica, iatrognica e Sndrome de Ramsey-Hunt, porm em menor incidncia. 2.2.1. Idioptica Paralisia facial perifrica idioptica ou de Bell, o tipo de paralisia mais comum. Comea com uma paralisia perifrica sbita, que pode afetar alguns dos ramos do nervo facial, ou todo ele. Pode permanecer como uma paralisia mnima, ou progredir para uma paralisia completa. Sua etiologia muito discutida, mas parece haver um consenso quanto s principais causas, vascular e virtica. As patologias de Melkersson-Rosenthal, neuropatia hipertrfica hereditria, amiloidose, arterite temporal, periarterite nodosa, Guillain Barr, esclerose mltipla, miastenia grave e sarcoidose, tambm podem causar paralisia facial idioptica (COSTA et al., 1994). Valena e Valena (2001) analisaram aspectos clnicos, epidemiolgicos e evolutivos da paralisia facial perifrica idioptica em 180 pacientes. Houve ligeiro predomnio do sexo feminino (66,7%). Quanto faixa etria mais acometida, foram observados dois picos de incidncia, um na terceira e quarta dcadas e outro na sexta dcada de vida. Nos 180 pacientes, houve 198 episdios de PFP, sendo 17 recorrncias e, em um paciente, a paralisia foi de instalao inicial bilateral. Em 15 pacientes (80,3%) houve recidiva da paralisia e, em dois casos, repetiu-se por mais duas vezes. Em 12 casos (70,6%) a recidiva ocorreu no mesmo lado da paralisia anterior. O lado esquerdo da face estava envolvido em 55,6% dos casos. Em 8 pacientes a paralisia

aconteceu durante a gestao (n=5) ou no ps-parto (n=3). Quatro das pacientes grvidas apresentaram paralisa de Bell no terceiro trimestre. Uma paciente com 18 anos desenvolveu paralisia facial do lado direito no 7 ms de gestao, com recidiva no mesmo lado aos 23 anos, no 15 dia ps-parto. Como condies associadas, encontramos hipertenso arterial sistmica (11,7%), diabete melito (11,1%), gravidez ou ps-parto imediato (4,4%) e neurocisticercose (1,1%). Em 72,8% dos casos no encontramos associao com outras afeces. Em 22,8% dos pacientes observou-se sequelas como espasmo hemifacial (12,8%), recuperao parcial do dficit motor (10,6%), sndrome das lgrimas do crocodilo (3,3%) contraes sincinticas (2,8%), lacrimejamento (1,1%) e fenmeno de Marcus Gunn invertido (1,1%). Concluindo, o estudo demonstrou que a PFP idioptica pode provocar sequelas importantes, cosmticas ou funcionais, em mais de 20% dos pacientes. 2.2.2. Infecciosa Podem ser causas de paralisia facial as infeces do sistema nervoso central (SNC), do osso temporal ou face, como otites, mastoidites, labirintites, edemas do gnglio geniculado, alm de qualquer reao inflamatria do nervo facial e sua compresso. Destas, a otite mdia a causa infecciosa mais frequente da paralisia facial. Na otite mdia aguda, a fisiopatologia estaria relacionada a fatores predisponentes, como o canal de Falpio delgado ou deiscente e comunicaes entre o nervo facial e a cavidade timpnica, que permitiriam a entrada de agentes infecciosos. Nos casos de otite mdia crnica, a paralisia facial ocorre porque a infeco do osso provoca uma reabsoro e formao de tecido de granulao, produzindo uma otite com envolvimento do nervo facial; o colesteatoma que, atravs de atividade enzimtica e processo inflamatrio, capaz de erodir o osso e o canal do nervo facial, expondo seu contedo. A infeco provocaria a paralisia (TESTA e FUKUDA, 1993). Existe ainda, como causa infecciosa, a otite externa maligna, onde algumas condies metablicas, hematolgicas e imunolgicas predispem o indivduo a vrios tipos graves de otites externas, geralmente provocadas por germes gram-negativos como o Pseudomonas

Aeruginosa. Muitos destes casos evoluem com paralisias faciais, o que mostra um aspecto de
maior gravidade do caso (TESTA e FUKUDA, 1993). Costa et al. (1994) inclui tambm como causa infecciosa a mastoidite, varicela, Herpes Zoster, caxumba, mononucleose, lepra, coxsackie, malria, sfilis, mucormicose, doena de Lyme e febre da arranhadura do gato. 2.2.3. Traumtica Devido ao longo percurso intracraniano, o nervo facial o par craniano mais atingido por traumas. As causas mais frequentes so as fraturas de crnio, ferimentos causados por

projteis de arma de fogo, ferimentos corto-contusos nas partes moles da face, traumas de parto e causas iatrognicas (ADAMS, BOIES JR e PAPARELLA, 1979; BENTO e BARBOSA, 1994). Os traumas fechados do crnio frequentemente provocam fraturas de pirmide petrosa, e as causas mais frequentes das fraturas do osso temporal so os acidentes de trnsito. As fraturas longitudinais so mais comuns que as transversais, e melhor observadas em ossos pneumatizados, com sinais de otorragia, deformidade da parede pstero-superior do meato acstico externo, perda auditiva condutiva, liquorria e, em 20% dos casos, paralisia facial. As fraturas transversais geralmente so mais graves e tem como sinais mais comuns o hemotmpano, perda auditiva neurossensorial, nistagmos, nuseas e vmitos, liquorria e paralisia facial em 40% dos casos (TESTA e FUKUDA, 1993). Apesar dos ferimentos no osso temporal frequentemente resultarem em morte instantnea, nas leses por projteis de arma de fogo, a densidade do osso pode proteger estruturas vitais e a sobrevivncia possvel, mesmo em leses extensas. Na maioria dos casos existe leso do nervo facial, do sistema auditivo e vestibular (BENTO e BARBOSA, 1994). 2.2.4. Congnita Existem casos de paralisia facial decorrente de ms formaes congnitas, onde necessrio realizar diagnstico diferencial de paralisia facial traumtica (trauma de parto), no apresentando evoluo do processo aps o nascimento. Em crianas com distrbios de desenvolvimento, a paralisia permanente e geralmente associada a malformaes da orelha ou da cadeia ossicular (ADAMS, BOIES JR e PAPARELLA, 1979; BENTO e BARBOSA, 1994). 2.2.5. Tumoral As paralisias de origem tumoral podem ser causadas por tumores intrnsecos, de origem neurognica, como o neurinoma do nervo facial (patologia rara), podendo ser intratemporal, intracraniano ou extratemporal; ou causadas por tumores extrnsecos, que podem ser benignos, como os meningeomas, glmicos jugular e timpnico, colesteatoma e schwnnoma vestibular. No segmento extratemporal, os tumores malignos envolvem o nervo e so da linhagem epitelial. Os malignos que afetam o segmento intratemporal so originrios do meato acstico externo, como os carcinomas, adenomas csticos de clulas escamosas e metstases, principalmente de adenocarcinomas de pulmo e rim (ADAMS, BOIES JR e PAPARELLA, 1979; BENTO e BARBOSA, 1994). 2.2.6. Vasculares

As leses de origem vascular so paralisias raras, geralmente associadas a alteraes patolgicas do SNC, podendo haver em qualquer local hemorragia ou trombose, afetando o suprimento vascular do nervo facial (ADAMS, BOIES JR e PAPARELLA, 1979; BENTO e BARBOSA, 1994). 2.2.7. Metablicas As paralisias de origem metablica podem ser decorrentes de diabetes, sobre a qual pesquisadores, baseados em estudos realizados, referem que pode afetar os nervos perifricos, apresentando alteraes microangiopticas similares s que ocorrem na pele, retina e rins, com incidncia similar populao em geral (BENTO e BARBOSA, 1994). O hipotireiodismo, cuja complicao o mixedema, tambm pode levar paralisia facial. A alterao do nervo auditivo , at certo ponto, comum, porm a do nervo facial rara e quando ocorre, se d devido infiltrao mixedematosa, com edema do nervo. Como ocorre na sndrome do tnel do carpo, em alguns casos, a descompresso pode estar indicada (BENTO e BARBOSA, 1994). A gravidez tambm pode levar paralisia facial de origem metablica, devido a suas alteraes hormonais, hipercoagulabilidade, doena auto-imune, avitaminose, alteraes vasculares e reteno de lquidos (que parece ser a causa mais aceita) (ADAMS, BOIES JR e PAPARELLA, 1979; BENTO e BARBOSA, 1994). 2.2.8. Txica As leses de origem txica so formas de paralisia facial raras, que se apresentam, em geral, bilaterais, encontradas na administrao de drogas que causam imunossupresso ou alteraes vasculares. So encontradas com maior evidncia em pacientes que realizam tratamento quimioterpico (ADAMS, BOIES JR e PAPARELLA, 1979). 2.2.9. Iatrognica As leses do nervo facial podem acontecer desde o tronco cerebral at os ramos perifricos, no pescoo e face. A incidncia no ps-operatrio est diretamente relacionada com a experincia do cirurgio. As leses do nervo durante cirurgias otolgicas esto localizadas em diferentes pontos, de acordo com o tipo de cirurgia realizada. Pode ser uma leso deliberada (necessria), onde o paciente advertido do risco antes do procedimento cirrgico, ou inadvertida (descuido), por inexperincia do cirurgio (TESTA e FUKUDA, 1993). 2.2.10. Sndrome de Ramsey-Hunt

O quadro se caracteriza pela presena de otalgia, vesculas no pavilho auricular e meato acstico externo ou palato, paralisia facial, hipoacusia e vertigens. Sua evoluo naturalmente mais severa que a idioptica, pelo tropismo do vrus e pelo tecido ganglionar. Geralmente se acompanha de hipolacrimejamento (TESTA e FUKUDA, 1993). 2.2.11. Paralisia Facial Neonatal No recm-nascido que apresenta paralisia facial, o diagnstico diferencial deve ser feito entre leses traumticas (trauma por frceps, presso contra o sacro materno, presso da clavcula contra o ngulo da mandbula, hemorragias intracranianas) e doenas congnitas (bilaterais, como sndrome de Moebius e sndrome de Steinert, ou unilaterais, associadas a outras malformaes do osso temporal ou da face e hipoplasia do msculo depressor do lbio inferior) (BENTO e BARBOSA, 1994). 2.3. Classificao das Paralisias Faciais 2.3.1. Paralisia Facial Perifrica Sua causa a leso dos neurnios do nervo facial, quer do corpo celular, quer dos axnios, em qualquer parte do trajeto nervoso. H paralisia de toda a musculatura mmica de uma hemiface, a rima bucal desvia-se para o lado sadio devido reduo do tono no lado afetado, e o olho mantm-se aberto pela ao do msculo elevador da plpebra (III nervo). Movimentos como franzir a testa, assobiar e exibir os dentes como num sorriso, tornam-se impossveis. Quando a leso acomete fibras do nervo intermdio, pode haver dficit da gustao dos dois teros anteriores da lngua e reduo da secreo lacrimal (NITRINI, 2005). 2.3.2. Paralisia Facial Central Apresenta-se contralateral leso, acometendo apenas o andar inferior da face, isentando, por exemplo, o orbicular dos olhos. Isso se deve ao fato de que a principal eferncia do ncleo facial provm do crtex cerebral, atravs do trato crtico-nuclear e a poro dorsal do ncleo, que inerva a metade superior de uma hemiface, recebe eferncias corticais dos hemisfrios ipsi e contralateral. A poro ventral do ncleo, responsvel pela inervao da musculatura mmica da metade inferior da hemiface, recebe apenas impulsos do hemisfrio contralateral. Leses supranucleares unilaterais causam a paralisia facial central, onde apenas a motricidade mmica da parte inferior da hemiface contralateral comprometida, e a mmica da poro superior pouco ou nada afetada, devido inervao bilateral (NITRINI, 2005). 2.4. Tipos de leses Podemos considerar, de acordo com a agresso sofrida, os seguintes tipos de leses nervosas:

2.4.1. Neuropraxia o grau mais leve de leso, no qual, por ao de um agente causador, existe uma interrupo localizada da conduo nervosa, porm com preservao da integridade estrutural. A degenerao Walleriana (decomposio qumica das bainhas de mielina em material lipdico e fragmentao das neurofibrilas) no acontece. Embora completamente paralisado, o nervo responde a estmulos e conduz impulsos acima e abaixo da leso e, depois de cessada a causa, a recuperao total (SEDDON, 1999). 2.4.2. Axonotmese Neste tipo, h perda da continuidade do axnio, mas o tecido conectivo (endoneuro) continua intacto. A preservao deste tecido fornece verdadeiros tneis para o crescimento axonal, orientando uma perfeita regenerao. Os axnios distais leso sofrem uma degenerao Walleriana e a regenerao perifrica leso ocorre lentamente, aproximadamente 1 mm por dia ou 3 cm a cada ms (SEDDON, 1999). 2.4.3. Neurotmese o grau mais intenso, onde existe leso de axnio, do endoneuro e da bainha de mielina. A degenerao Walleriana ocorre no segmento distal e, como os axnios no segmento proximal perderam seus tubos neurais, a regenerao natural impossvel. Com toda essa perda, h dificuldade na recuperao, porm, importante ressaltar que os msculos faciais, diferentemente dos outros, mesmo depois de muitos anos de denervao, continuam aptos a receber novas terminaes nervosas e reconstruir, ainda que de forma anmala, suas placas mioneurais (SEDDON, 1999). Existem ainda as leses mistas, classificadas por Harrison et al. (1988), que num segmento de nervo comprometido, podem coexistir diferentes graus de leses. Normalmente os pacientes apresentam desde neuropraxia at a neurotmese, que podero resultar em recuperao funcional varivel, dependendo da gravidade do comprometimento. J Azevedo (1984) e Salaverry (1984) mencionam a classificao das leses como 1, 2, 3, 4 e 5 graus, baseadas em achados histolgicos: 1 Grau: O agente causador aumenta a presso intraneural. H simples compresso e ocorre recuperao integral e sem sequelas;

2 Grau: A compresso das fibras nervosas persiste, levando perda de axnios. Ocorre recuperao sem sequelas, porm mais lenta que no 1 grau;

3 Grau: A persistncia da compresso leva perda dos tubos de mielina. Dependendo da proporo com que isto ocorre, pode surgir recuperao incompleta, com sincinesias em graus variveis; 4 Grau: J existe comprometimento em toda a seo do nervo. A recuperao no espontnea, ser obtida com resseco da parte lesada e enxerto, surgindo sequelas e sincinesias; 5 Grau: Leso idntica anterior, acrescida de descontinuidade do tronco. A recuperao no espontnea, podendo ser obtida com a correta resseco das extremidades e enxertos, surgindo sequelas e sincinesias graves. 2.5. Fisiopatologia

Do ponto de vista fisiopatolgico, trs teorias procuram explicar a paralisia de Bell: a vasculoisqumica, a viral e a imunolgica. Na teoria vasculoisqumica, haveria uma hipersensibilidade vascular aos impulsos do sistema nervoso vegetativo, o que determina uma vasoconstrio com consequente isquemia e diminuio na conduo do nervo. Acredita-se assim que, a paralisia ocorreria por um edema retrgrado que decorreria de um espasmo vascular provocado por diversos fatores, tais como exposio ao frio, extrao dentria e outros (TESTA e FUKUDA, 1993; SANVITO, 1996; MARTINS, 1999). A segunda teoria postulada que as infeces virais tm um papel importante na patognese da paralisia facial perifrica. Acredita-se que o vrus do herpes simples se instala no axnio da clula nervosa e nas terminaes nervosas, e o vrus ento protegido pelo efeito neutralizante dos anticorpos ou pelos linfcitos sensibilizados. Quando da ocorrncia de um trauma ou qualquer alterao metablica, o vrus seria liberado, infectando as clulas epiteliais e as de Schwann, disseminando-se centripetamente, acarretando um edema do nervo e aumento da presso dentro do canal facial (TESTA e FUKUDA, 1993; SANVITO, 1996; MARTINS, 1999). A teoria mais recente a imunolgica, cujo postulado a associao da paralisia de Bell com a Sndrome de Guillain-Barr. Nesta, h perda de mielina associada infiltrao de linfcitos e macrfagos, reao que sugere uma resposta auto-imune contra algum componente de mielina perifrica. Postula-se que esta reao possa ocorrer devido a uma induo viral ou uma suscetibilidade imunognica (TESTA e FUKUDA, 1993; SANVITO, 1996; MARTINS, 1999).

2.6. Quadro clnico Lucena (1993) acredita que, quando o nervo facial est lesado em todo o seu trajeto ou em parte do mesmo, desde o ncleo de origem (bulboprotuberancial) at a periferia, caracteriza-se a paralisia facial perifrica. Seu quadro clnico assume caractersticas prprias, dependendo do ponto onde ocorreu a leso. Quando a leso se apresenta na emergncia do forame estilomastideo, ocorre a Paralisia de Bell bem caracterizada, com quadro clnico bastante rico e musculatura de uma hemiface comprometida. Quando a leso acomete o nervo facial no trajeto pelo aqueduto de Falpio, por baixo do gnglio geniculado, observa-se, alm do acometimento da musculatura de uma hemiface, a afetao da corda do tmpano e a perda do gosto nos dois teros anteriores da lngua. Pode, tambm, ocorrer hiperacusia (sensibilidade auditiva, principalmente aos sons agudos), se houver leso no nervo do estribo. Quando o facial lesado em sua raiz motriz, entre o gnglio geniculado e a emergncia do neuroeixo, o quadro clnico apresenta toda a sintomatologia de Bell, sendo que a sensao do gosto no fica afetada, ficando preservado o nervo intermdio de Wrisberg. Quando a leso se d na protuberncia, o quadro clnico apresenta paralisia facial total, com afeco do nervo facial inferior e superior (LUCENA, 1993). Consideraes finais Por meio desta reviso bibliogrfica, conclui-se que necessrio ter um conhecimento completo da anatomia e da fisiologia do nervo facial como elementos essenciais para a localizao do nvel da leso, bem como a quantificao da agresso ao nervo, para melhor compreenso das consequncias que elas podem causar.

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp#autonomo

http://www.anatomiaonline.com/anatomia-materiais-de-anatomia-humana/neuroanatomia.html

http://csoranso.sites.uol.com.br/trigemio.htm

http://www.auladeanatomia.com/neurologia/nervoscranianos.htm

Referncias bibliogrficas ADAMS, G. L.; BOIES JR, L. R.; PAPARELLA, M. M. Otorrinolaringologia de

Boies. Rio de Janeiro: Interamericana, 1979.


AZEVEDO, J. M. P. Paralisia Facial Intratemporal, Avaliao e Prognstico. Anais

do Hospital da Siderurgia Nacional, Bireme, v.8, 1984.


BENTO, R. F.; BARBOSA, V. C. Paralisia Facial Perifrica. In: LOPES FILHO, O.; CAMPOS, C. A. H. Tratado de Otorrinolaringologia, 4 Ed. So Paulo: Roca, 1994. CHEVALIER, A. M. Reducation Des Paralysies Faciales Centrales et Medicine Physique Readaptation, B-10, 1990. COSTA, C. M. C.; MACHADO-FILHO, J. A.; FRANCO, M. T. G.; DINIZ, D. L. O.; VALE, O. C.; ARRUDA, J. A. M.; GIFFONI, S. D. A.; SANTOS, T. J. T. Doena no Peripheriques. Encycl. Md. Chir. (Elsevier, Paris-France) Kinsiotherapie

Neurnio Motor no Cear: Anlise de 68 casos. In: CONGRESSO BRASILEIRO


DE NEUROLOGIA, 1994, Fortaleza. Arquivos de Neuropsiquiatria, v.52, 1994. DANGELO, J. G.; FATTINI, A. C. Anatomia Humana Sistmica e Segmentar. So Paulo: Atheneu, 1998. HARRISON, T. R.; ADAMS, R. D.; BENNET JR, I. L.; WILLIAM, H. R.; GEORGE, W. T.; WINTROBE, M. M. Medicina Interna, v.2, 12 Ed. So Paulo: Guanabara Koogan, 1988. LASAOSA, S. S.; MILLAN, L. F. P.; JUSTE, C. T.; ASIN, F. M. Paralisia Facial Perifrica: Etiologia, Diagnstico y Tratamento. Revista de Neurologia, v.30, n.11, Medline, 2000.

LUCENA, A. C. T. Fisioterapia na Paralisia Facial Perifrica. So Paulo: Lovise, 1993. MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia Funcional. 2 Ed. So Paulo: Atheneu, 1998.

MARTINS, A. C. V. Paralisia Facial Perifrica Idioptica: Paralisia de Bell.

Fisiologia do Movimento. Dissertao de Mestrado CEFID/UDESC, 1999.


NITRINI, R. Princpios Fundamentais. In: NITRINI, R.; BACHESCHI, L. A. A Neurologia que Todo Mdico Deve Saber. Cap 1. So Paulo: Atheneu, 2005. SALAVERRY, M. A. Paralisia de Bell: Um Assunto Otolgico. Revista Brasileira de

Medicina, So Paulo, n.11, v.24, 1984.


SANVITO, W. L. Propedutica Neurolgica Bsica. 5 Ed. So Paulo: Atheneu, 1996. SEDDON, H. J. Three Types Of Nerve Injury. Brain, In: FERREIRA, A. S. Leses

Nervosas Perifricas. So Paulo: Santos, 1999.


TESTA, J. R. G.; FUKUDA, Y. Paralisia Facial Perifrica Idioptica: da Incidncia e dos Fatores Prognsticos. Acta WHO, v.12, Lilacs, 1993. VALENA, M. M.; VALENA, L. P. A. A. Paralisia Facial Perifrica Idioptica de Bell: A Propsito de 180 pacientes. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, So Paulo, v.59, n.3B, 2001.

You might also like