You are on page 1of 5

Nuvem um conjunto visvel de partculas minsculas de gua lquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo, em suspenso na atmosfera.

. Este conjunto pode tambm conter partculas de gua lquida ou de gelo em maiores dimenses, e partculas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaas ou de poeiras. O aspecto de uma nuvem depende essencialmente da natureza, dimenses, nmero e distribuio no espao das partculas que a constituem. Depende tambm da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posies relativas do observador e da fonte de luz (sol e a lua) em relao nuvem. Os principais fatores que intervm na descrio do aspecto de uma nuvem so suas dimenses, sua forma sua estrutura e sua textura, assim como sua luminncia e cor. Estes fatores sero levados em considerao na descrio de cada uma das formas caractersticas das nuvens. As nuvens so a umidade do ar condensada. So constitudas por gotculas d'gua e/ou cristais de gelo. Quanto ao seu aspecto podem ser:

Estratiformes
Desenvolvimento horizontal, cobrindo grande rea; de pouca espessura; precipitao de carter leve e contnuo.

Cumuliformes
Desenvolvimento vertical, em grande extenso; surgem isoladas; precipitao forte, em pancadas e localizadas. Podem ser lquidas (constitudas por gotculas de gua), slidas (constitudas por cristais de gelo) e mistas (constitudas por gotculas de gua e cristais de gelo). De acordo com o Altas Internacional de Nuvens da OMM (Organizao Meteorolgica Mundial) existem trs estgios de nuvens:

Nuvens Altas

Cirrus spissatus Base acima de 6km de altura - slidas.

Nuvens Mdias

Altocumulus castellanus Base entre 2 a 4 km de altura nos plos, entre 2 a 7 km em latitudes mdias, e entre 2 a 8 km no equador - lquidas e mistas.

Nuvens Baixas

Cumulus e Stratocumulus em diferentes nveis Base at 2km de altura - lquidas.

Tipos de Nuvens
Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. Cirrocumulus(CC): delgadas, compostas de elementos muito pequenos em forma de grnulos e rugas. Indicam base de corrente de jato e turbulncia. Cirrostratus(CS): vu transparente, fino e esbranquiado, sem ocultar o sol ou a lua, apresentam o fenmeno de halo (fotometeoro). Altostratus (AS): camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; compostas de gotculas superesfriadas e cristais de gelo; no formam halo, encbrem o sol; precipitao leve e contnua. Altocumulus (AC): banco, lenol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras prprias. Constituem o chamado "cu encarneirado". Stratus (St): muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas superfcie o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estvel) e produz chuvisco (garoa). Quando se apresentam fracionadas so chamadas fractostratus (FS). Stratocumulus (SC): lenol contnuo ou descontnuo, de cor cinza ou esbranquiada, tendo sempre partes escuras. Quando em vo, h turbulncia dentro da nuvem.

Nimbostratus (NS): aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz precipitao intermitente e mais ou menos intensa. Cumulus (Cu): contornos bem definidos, assemelham-se a couve -flor; mxima freqencia sobre a terra de dia e sobre a gua de noite. Podem ser orogrficas ou trmicas (convectivas); apresentam precipitao em forma de pancadas; correntes convectivas. Quando se apresentam fraccionadas so chamadas fractocumulus (FC). As muito desenvolvidas so chamadas cumulus congestus. Cumulonimbus (CB): nuvem de trovoada; base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a mdia entre 9 e 12 km; so formadas por gotas d'gua, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo. Caracterizadas pela "bigorna": o topo apresenta expanso horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro, e formado por cristais de gelo, sendo nuvens do tipo Cirrostratos (CS).

Formao de Nuvens
As nuvens so constitudas por gotculas ou cristais de gelo que se forma em torno de ncleos microscpicos na atmosfera. H vrios processos de formao das nuvens e das suas conseqentes formas e dimenses. As nuvens so formadas pelo resfriamento do ar at a condensao da gua, devido subida e expanso do ar. o que sucede quando uma parcela de ar sobe para nveis onde a presso atmosfrica cada vez menor e o volume de ar se expande. Esta expanso requer energia que absorvida do calor da parcela, e, por isso, a temperatura desce. Este fenmeno conhecido por resfriamento adiabtico. A condensao e congelamento ocorrem em torno de ncleos apropriados, processos que resultam ao resfriamento adiabtico, o qual, em troca, resulta de ar ascendente. Uma vez formada a nuvem poder evoluir, crescendo cada vez mais, ou se dissipar. A dissipao da nuvem resulta da evaporao, das gotculas dgua que compem motivada por um aumento de temperatura decorrente da mistura do ar com outra massa de ar mais aquecida, pelo aquecimento adiabtico ou, ainda, pela mistura com uma massa de ar seco. Uma nuvem pode surgir quando uma certa massa de ar forada a deslocar-se para cima acompanhado o relevo do terreno. Essas nuvens, ditas de origem orogrfica tambm decorrem da condensao do vapor dgua devido ao resfriamento adiabtico do ar.

Constituio das Nuvens


Aps formadas as nuvens podem ser transportadas pelo vento no sentido ascendente ou descendente. No primeiro caso a nuvem forada a se elevar e, devido ao resfriamento, as gotculas d'gua podem ser total ou parcialmente congeladas. No segundo caso, como j vimos, a nuvem pode se dissipar pela evaporao das gotculas d'gua. Pelo que acabamos de explicar, as nuvens podem ser constitudas por gotculas d'gua e cristais de gelo ou, ainda, exclusivamente por cristais de gelo em suspenso no ar mido. Assim, a constituio da nuvem vai depender da temperatura que apresenta a esta, da altura onde a nuvem se localiza. Fonte: www.inmet.gov.br

Nuvem

Ao estudar o efeito de estufa encontram-se diversas afirmaes sobre o comportamento das nuvens na ocorrncia do fenmeno, chegando at a atribuir-lhes o dito efeito. Para clarificar as opinies encontradas, vamos analisar o que so e como se comportam as nuvens na atmosfera. A Terra est envolvida por uma camada de ar denominada atmosfera, constituda por uma mistura gasosa cujos principais componentes so o oxignio e o nitrognio. A espessura dessa camada no pode ser perfeitamente determinada, porque medida que aumenta a altitude, o ar se torna muito rarefeito, isto , com pouca densidade. Sendo composto por molculas, o ar atrado pela fora de gravidade da Terra e, portanto, tem peso. Se o no tivesse escaparia da Terra, dispersando-se pelo espao. Devido ao seu peso, a atmosfera exerce uma presso, chamada presso atmosfrica, sobre todos os corpos nela imersos. A presso atmosfrica diminui com o aumento da altitude. Ao nvel do mar , em mdia, de 76 cm de mercrio (peso de uma coluna de mercrio com 1cm2 de base e 76 cm de altura). neste meio que se formam as nuvens e nele se deslocam por ao dos ventos. A gua um caso nico na nossa atmosfera porque, para as presses e temperaturas normais, pode existir em todas as 3 fases slida, lquida e gasosa. a temperatura correspondente agitao molecular que determina a fase em que a gua se encontra. As suas molculas, no ar, esto constantemente a mudar de fase (as 3 fases correspondem ao gelo, gua lquida e ao vapor de gua). Na fase slida a gua um corpo cristalino e as molculas esto fortemente unidas por ligaes fsicas (proximidade e contato); na fase lquida um fludo ainda com um volume definido, mas que pode mudar de forma porque as molculas esto ligadas s por contato; na fase gasosa (vapor de gua) no h volume definido e as molculas esto dissociadas. O aquecimento diurno da atmosfera ao nvel do solo e do mar provoca a evaporao da gua que se espalha na atmosfera. Esta gua denominada humidade relativa do ar, e sob certas circunstncias d origem s nuvens. Mais tarde, sob a forma de chuva, volta superfcie terrestre. Quando o ar tem um alto contedo de vapor de gua diz-se que ar hmido. A quantidade de vapor (ou seja, a humidade), que pode existir no ar, limitada. Existe um valor mximo que o ar pode conter a uma dada temperatura e presso. Quando o contedo o mximo diz-se que o ar est saturado. A partir dessa situao, se a temperatura baixar, passar a haver mais condensao do que evaporao e formam-se gotculas de gua em maior nmero. Se existirem partculas higroscpicas (poeiras que atraem gua) suspensas no ar os chamados ncleos de condensao as gotculas de gua vo crescendo e transformam-se em gotculas de nuvem (com dimetros que podem ir de 1 a 30 microns). As nuvens so compostas por milhes de gotculas suficientemente pequenas para se manterem suspensas na atmosfera. Essas gotculas so a parte visvel das nuvens, que so no entanto compostas sobretudo por ar em movimento ( usual que as gotculas representem pouco mais do que 1% da composio da nuvem).

Mesmo quando as temperaturas so negativas, as nuvens so formadas essencialmente por gotculas de gua (as chamadas gotculas de gua super-arrefecida). Isto deve-se ao fato das molculas de vapor de gua precisarem de superfcies sobre as quais gelar e haver poucos ncleos de congelao numa nuvem tpica. As gotculas de gua super-arrefecida andam procura de algo sobre que gelar (s se a temperatura descer at pelo menos uns -40C se poder dar a chamada nucleao espontnea, e elas gelaro sem a presena de ncleo de congelao). Mas, desde que a temperatura seja suficientemente baixa, existiro tambm cristais de gelo numa nuvem. De um modo geral haver mais gotculas de gua super-arrefecida do que cristais numa nuvem fria tpica. A fonte mais importante de vapor de gua na atmosfera a evaporao nos oceanos a origem de cerca de 85% do vapor de gua na atmosfera. A evaporao e a evapotranspirao nos continentes so a origem dos restantes 15%. Enquanto os oceanos contm 97,5% da gua existente no nosso planeta, a quantidade total de gua na atmosfera, sob a forma de vapor, representa menos de 0,001% o que corresponde apenas a cerca de uma semana de precipitao em todo o globo. Isto quer dizer que a gua circulada de um modo muito eficiente atravs da atmosfera. A contnua reciclagem da gua pela formao das nuvens, seguida da precipitao, movimenta um volume de gua 32 vezes superior capacidade total da atmosfera. conhecido que na formao das nuvens a passagem do vapor de gua a gotculas de gua microscpicas no feita por condensao com libertao de calor, mas por mudana de estado da molcula. Notemos que tambm a passagem da gua lquida humidade atmosfrica, a que erradamente chamamos evaporao, no obedece s leis fsicas desta mudana de estado lquido/vapor, como tratado na fsica clssica. H uma relao entre a altura em que se encontra uma nuvem e a humidade relativa ao nvel do solo. Quando a humidade relativa ao nvel do solo atinge o mximo (100%), temos nevoeiro. Quando ao nvel do solo a humidade relativa est entre 60 e 70%, a base das nuvens est entre 763 e 1093m de altitude. H muitos tipos diferentes de nuvens, e cada tipo est associado a um determinado tipo de tempo atmosfrico. Os tipos bsicos de nuvens so os estratos, os cmulos e os cirros. Os estratos so nuvens de aspecto estratificado, que cobrem largas faixas horizontais do cu, como um tapete com uma cor cinzenta mais ou menos uniforme. Formam-se sobretudo na baixa troposfera, em ar estvel, e esto associadas a precipitao fraca ou moderada. Desde que a temperatura ambiente no seja demasiado baixa, so compostas por gotculas de gua. Os cmulos so nuvens densas, que se formam em ar instvel e sobretudo na baixa troposfera, e que surgem em blocos ou glbulos isolados ou agrupados. Quando crescem verticalmente, em pilha, at grandes altitudes, assinalam trovoadas e tempestades. Os cirros so nuvens que se formam na alta troposfera, compostas por cristais de gelo, que, devido ao dos ventos de grande altitude, tm a aparncia de novelos muito finos de cabelo branco. Esto associados a tempo agradvel.

You might also like