You are on page 1of 22

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS CEFET MG

Relatrio de Acionamentos Eltricos

Nome: Carla Francielly Ribeiro Ferreira Turma: MCT _2_ T1 Disciplina: Acionamentos Eltricos Professor: Rodrigo Amaral Bonatti

Belo Horizonte, 5 de abril de 2011

Introduo

Acionamentos eltricos uma das disciplinas que tratam da anlise de diagramas e sua montagem, do controle de motores e da transformao de energia realizadas por estes. Definio de motor eltrico: Motor eltrico uma mquina destinada a converter energia eltrica em energia mecnica. o mais utilizado de todos os motores eltricos, pois combina a facilidade de transporte, economia, baixo custo, limpeza e simplicidade de comando. So mquinas de fcil construo e fcil adaptao com qualquer tipo de carga. O funcionamento dos motores eltricos est baseado nos princpios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magntico e atravessados por corrente eltrica, sofrem a ao de uma fora mecnica, fora essa chamada de torque. Existem vrios tipos de motores eltricos, dos quais os principais so os de corrente contnua e de corrente alternada. Os motores de corrente contnua so mais caros, pois necessrio um dispositivo que converte a corrente alternada em corrente contnua. J os motores de corrente alternada so mais baratos e os mais utilizados, pois a energia eltrica distribuda em forma de corrente alternada, reduzindo assim seu custo. Corrente contnua: corrente na qual possui fluxo contnuo e ordenado de eltrons sempre na mesma direo. Corrente alternada: uma corrente cuja magnitude e direo varia ciclicamente. Ou seja, h variao de corrente eltrica, ao contrrio da corrente contnua. A representao dos circuitos desses tipos de motores feita atravs de dois diagramas: Diagrama de fora: representa a forma de alimentao do motor fonte de energia; Diagrama de comando: representa a lgica de operao do motor.

Em ambos os digramas so encontrados smbolos representando elementos responsveis pelos comandos (contator e botoeiras) e proteo do motor (rel e fusveis).

I. Prticas
2.1. Prtica 1: Acionamento local e a distncia de um MIT
2.1.1. Objetivo O objetivo da prtica realizar o acionamento e desligamento de um motor de induo trifsica com comando local, ou seja, em um local prximo ao motor e com comandos distncia, ou seja, locais remotos. 2.1.2. Materiais Os materiais utilizados na prtica constam na seguinte lista: a) 1 Contator b) 1 Rel de sobrecarga c) 3 Fusveis de fora d) 2 Fusveis de comando 2.1.3. Procedimento Diagramas:

R
F.2.1 F.4

s0

s1

s2

K1

s3

K1

S
F22

Comando: Fora:

R S T

L1

3~

Como demonstrado nos diagramas, os cabos foram ligados pela dupla, primeiramente de acordo com o diagrama de fora e logo depois de acordo com o de comando. O diagrama de fora nos mostra a passagem da corrente atravs de um sistema com um contator, e logo depois por um rel, com a finalidade de proteger o sistema contra possveis sobrecargas. J o diagrama de comando nos fornece as seguintes funes possveis: As botoeiras S1 e S0 nos torna possvel desligar o motor, pois so normalmente fechadas, e acionadas impedem a passagem da corrente pra energizar K1. Mas tais funes idnticas de S0 e S1 no torna uma delas inteis, pois S1 considerada uma botoeira local (prxima ao motor) e S0 remota (longe do motor), ou seja, pode-se desernegizar a bobina de K1, o que leva ao desligamento do motor tanto em um local prximo a ela quanto em um local remoto. importante notar que o local prximo pode ser considerado um painel de controle realmente prximo ao motor, enquanto o local remoto pode ser considerado uma sala de controle, a kilometros de distncia. Enquanto as botoeiras S0 e S1 tem a funo de desligar o motor, as botoeiras S2 e S3 tem a funo de lig-lo, uma vez que, so normalmente abertas, e quando acionadas tornam possvel a passagem da corrente at K1, o que o energiza, e ativa o motor. Mas devido ao posicionamento estratgico das duas botoeiras, e do contato de K1, formado um selo, que torna possvel, mesmo sem o acionamento de S2 e S3, K1 ser energizado, pois tem uma ligao direta a S1 que o proporciona acesso a corrente. Neste caso tambm importante explicitar o fato de que S1 e S2 so considerados, respectivamente, local e remoto, de acordo com as definies h pouco relatadas. 2.1.4. Concluso da prtica

A prtica nos leva a concluir que possvel atravs de um sistema simples, ativar e desativar um motor tanto estando prximo a ele, quanto longe, ou seja, acion-lo, ou desativ-lo tanto localmente quanto a distancia. Tal prtica expe uma possibilidade extremamente importante, pois possibilita o controle de um motor sem que a distancia seja fator determinante quanto ao processo de construo de uma cabine de comando, por exemplo, e diversos outras possibilidades de extrema importncia.

2.2. Prtica 2: Reverso direta de um MIT


2.2.1. Objetivo O objetivo desta prtica , atravs da montagem do comando, reverter o sentido da rotao do motor apenas com comandos das botoeiras e sem a necessidade do desligamento do motor para a reverso, com uma ligao em tringulo. Por exemplo, se o motor est girando no sentido horrio, aps o comando necessrio, ele ir girar no sentido anti-horrio. 2.2.2. Materiais: a) b) c) d) 2 Contatores; 1 Rel de sobrecarga; 3 Fusveis de fora; 2 Fusveis de comando.

2.2.3. Procedimentos Diagramas: Fora:

Comando:

No diagrama de fora podemos observar a conexo entre os cabos conectando R a T com R passando por K1 e T passando por K2 primeiramente, a mesma coisa se repete, mas dessa vez, com T passando por K1 e r passando por K2 e so conectadas em um mesmo terminal. Tal pratica faz com que quando o motor recebe a corrente de K1, gire em um determinado sentido (horrio) e, pela conexo entre os cabos, quando recebesse a corrente de K2 girasse no sentido contrario (anti-horrio). Assim como na pratica anterior, para a proteo e segurana, o sistema passa por F4, o rel de sobrecarga. No diagrama de comando, S0 responsvel pelo desligamento de todo o sistema, enquanto feito um intertravamento mecnico atravs de S2 e S1, uma vez que, ao se acionar a botoeira S1, abrimos o seu contato normalmente fechado, impedindo que se energize K2 e fechamos o normalmente aberto energizando K1, quando ativamos a botoeira S2 impedimos que K1 se energize e energizamos K2. Pelos contatos auxiliares de K1 e K2 serem ligados paralelamente a S1 e S2, o motor se mantm ligado mesmo que as botoeiras no estejam acionadas, uma vez que elas no tem reteno, tal fato muito importante para tornar vivel o funcionamento do motor. importante descrever tambm o funcionamento dos contatos de K1 e K2 posicionados logo aps as botoeiras com reteno, pois, ao se energizar a bobina K1 o contato de K1 se abre, impedindo que K2 se energize, o mesmo acontece quando K2 energizado, seu contato se abre, impedindo que K1 se energize, e impedindo desta maneira impossvel se energizar ao mesmo tempo a bobina de K1 e de K2. 2.2.4. Concluso da prtica

Atravs desta prtica, podemos concluir que a inverso do movimento de um MIT algo simples de ser feito, com apenas o uso de um segundo contator e ligaes estratgicas de cabos, invertendo o seu campo magntico. Tal possibilidade de extrema importncia, pois trs a possibilidade de uso de apenas um motor para funes mais funes, como por exemplo inverter o sentido de uma esteira, e etc.

2.3. Prtica 3: Funcionamento Condicionado de Motores


2.3.1. Objetivo O objetivo de tal prtica , de acordo com condies impostas pelo professor, acionar dois motores de induo trifsica (MIT) aqui tratados como M1 e M2. Chamarei de M1 o motor o qual alimentado pela bobina de K1 e M2 o motor alimentado pela bobina de K2. Condies: Uso de chaves de partida. Revero. Uso de sensores e temporizadores. 2.3.2. Materiais a) 1 Rel de Sobrecarga b) 2 Contatores c) 3 Fusveis de Carga (16 V) d) 2 Fusveis de Comando (6 V) e) 2 Motores de Induo Trifsica f) Contatos Auxiliares Adicionais 2.2.3. Procedimentos 1.Condio: M1 funciona apenas se M2 estiver funcionando. Diagramas: Comando:

No comando observa-se que S0 desliga o sistema. Com o posicionamento do contato auxiliar normalmente aberto (entrada 33 e sada 34) de K2 logo antes da bobina de K1, a qual alimenta o M1, faz com que o acionamento de M1 s seja possvel com a bobina de K2 energizada. Com a bobina de K2 energizada o seu contato normalmente aberto (entrada 33 e sada 34) se fecha, tornado o acionamento de M1 possvel, mas dependente do acionamento de M2, uma vez que com K2 energizado M2 estar em funcionamento. 2.Condio: M2 funciona apenas se M1 estiver funcionando Diagrama: Comando:

Como na condio anterior, observa-se que S0 desliga o sistema. Com o posicionamento do contato auxiliar normalmente aberto (entrada 33 e sada 34) de K1 logo antes da bobina de K2, a qual alimenta o M1, faz com que o acionamento de M2 s seja possvel com a bobina de K1 energizada. Com a bobina de K1 energizada o seu contato normalmente aberto (entrada 33 e sada 34) se fecha, tornado o acionamento de M2 possvel, mas dependente do acionamento de M1, uma vez que com K1 energizado M1 estar em funcionamento. 3. Condio: M1 liga automaticamente M2; Diagrama: Comando:

Assim como manda a condio, ao se acionar M1, M2 liga automaticamente. Para que M1 funcione, necessrio que se acione S2, o que ir energizar K1,o que levar seu contato normalmente aberto (53-54) se feche, permitindo assim, que K2 se energize. importante observar que para fazer M2 funcionar no necessrio o acionamento de M1, apenas necessrio o acionamento de S1 o que energiza K2 e no energiza K1. 4. Condio: M2 liga automaticamente M1. Diagrama: Comando:

Assim como na condio anterior, um motor depende do acionamento de outro. Ao se acionar M2, M1 liga automaticamente. Para que M2 funcione, necessrio que se acione S2, o que ir energizar K2,o que levar seu contato normalmente aberto (53-54) se feche, permitindo assim, que K1 se energize. importante observar que para fazer M1 funcionar no necessrio o acionamento de M2, apenas necessrio o acionamento de S1 o que energiza K1 e no energiza K2. 5. Condio: M1 desliga automaticamente M2. Diagrama: Comando:

Para que a situao proposta ocorra, o M2 deve estar ligado, atravs do acionamento da botoeira S2 que levar a energizar a bobina de K2, mas no afetar K1. Mas quando este for ativado, atravs do acionamento de botoeira S1, o contato normalmente fechado de K1 (21-22), aberto, impedindo que K2 se energize, ou seja, impede que M2 ligue, e se como o descrito aqui, ela j se encontrar ligada, o acionamento de M1 a desligara automaticamente. 6. Condio: M2 desliga automaticamente M1. Diagrama: Comando:

Para que a situao proposta ocorra, o M1 deve estar ligado, atravs do acionamento da botoeira S2 que levar a energizar a bobina de K1, mas no afetar K2. Mas quando este for ativado, atravs do acionamento de botoeira S1, o contator normalmente fechado de K2 (21-22), aberto, impedindo que K1 se energize, ou seja, impede que M1 ligue, e se como o descrito aqui, ela j se encontrar ligado, o acionamento de M2 a desligara automaticamente M1. e como nos demais diagramas, S0 responsvel pelo desligamento do motor. 2.3.4. Concluso da Prtica: Esta prtica nos mostra que podemos manipular diversas aes do motor de acordo com nossa necessidade e capacidade de criar um sistema de comando capaz de atend-la. Nossa capacidade de raciocnio pode nos proporcionar diversas possibilidades de comando a motores, apenas manipulando o diagrama do controle.

2.4. Prtica IV: Chave estrela tringulo (Y - )


2.4.1 Objetivo Acionar um motor trifsico, utilizando uma chave estrela triangulo, na qual o motor parte em estrela. 2.4.2. Materiais: a) 1 Rel de Sobrecarga b) 3 Contatores c) 3 Fusveis de Carga (16 V) d) 2 Fusveis de Comando (6 V) e) 1 Motor de Induo Trifsica f) Contatos Auxiliares Adicionais 2.4.3. Procedimentos Diagramas: Fora:

Comando:

No diagrama de fora, so curto circuitados os terminais de K2, para que se possa estabelecer contato entre ele e o motor. Foi observado que aps a mudana da chave velocidade no muda por que o numero de plos e a tenso no mudou. Quanto ao de comando, ao acionar s1, energiza-se K2, que, por ter um contato normalmente fechado (21-22) que ao ser acionado, impede o acionamento de K3, ou seja, impede que a ligao mude.

2.4.4- Concluso Concluo que a mudana de ligaes pode ser muito til na vida industrial , e que essa prtica diminui a tenso no circuito, diminuindo a chance de alguma sobrecarga no mesmo e que o uso das chaves de partida podem trazer diversas vantagens a uma operao como esta. Alm do mais no podemos ligar um motor em triangulo e estrela ao mesmo tempo.

Anexo 1
Fazer os diagramas (fora e comando) para reverso indireta de um MIT e descrever o diagrama.

Fora:

Comando:

Para que a bobina de K1 se energize, necessrio que K2 permanea desligada, pois h um contator normalmente fechado de K2 (21-22) para impedir que K1 se energize caso acionado, e o mesmo acontece com K2, portanto necessrio o desligamento da bobina K1 para realizar-se a reverso no sentido contrario, e, o mesmo para realizar a inverso no primeiro sentido. Por sua vez, a reverso, assim como explicitado na prtica dois, feita pela conexo entre os cabos conectando R a T com R passando por K1 e T passando por K2 primeiramente, a mesma coisa se repete, mas dessa vez, com T passando por K1 e r passando por K2 e so conectadas em um mesmo terminal. Tal pratica faz com que quando o motor recebe a corrente de K1, gire em um determinado sentido (horrio) e, pela conexo entre os cabos, quando recebesse a corrente de K2 girasse no sentido contrario (anti-horrio).

Anexo 2
Cite e explique 5 tipos de Motores Monofsicos. Nome Jet Pump Split-phase Imagem Emprego comum Recomendado para aplicaes onde so exigidas poucas partidas e baixo conjugado de partida: sistemas de bombeamento de gua por jet pump, bombas comerciais e industriais, bombas residenciais, bombas centrfugas e bombas hidrulicas. Compressores, bombas, ventiladores, trituradores e mquinas em geral, que requeiram regime contnuo Ventiladores, compressores, bombas, talhas, guinchos, transportadoras, alimentadoras para uso rural, trituradores, bombas para adubao, descarregadores de silos e outras de uso geral. Sistemas de bombeamento de gua por jet pump, bombas comerciais e industriais, bombas residenciais e bombas centrfugas. Trituradores de alimentos, esteiras, picadores de alimentos e outros. Potncia 1/8 a 1 cv (carcaas 56 a L56); Tenses 127/220 V; Caracterstica prpria. Ponta de eixo com rosca ou chaveta.

Steel Motor NEMA 48 e 56

1/8 a 3 cv (carcaas B48 a G56H); 1 a 12,5 cv (carcaas 90S a 132M);

127/220 V;

Altos torques.

Rural

127/220 V, 220/440 V ou 254/508 V;

Vedao dos mancais: VRing.

Jet Pump com capacitor de partida

1/8 a 3 cv (56 a G 56H);

127/220 V;

Ponta de eixo com rosca ou chaveta

Motor com capacitor permanente

1/12 a 3/4 cv;

127 ou 220 V (tenso nica);

Dreno automtico;

III. Concluso final


A disciplina de acionamentos eltricos apresentou um importante ramo do curso de Mecatrnica, apresentando aos alunos, tanto em pratica quanto em teoria, pontos importantssimos da eltrica, nos proporcionando um conhecimento a respeito de alguns mtodos de partida para motores eltricos, como montar e interpretar diagramas de fora e comando, tipos de correntes, caractersticas e exemplos de motores de induo trifsica e monofsica, alguns aparelhos de segurana, dentre outros conceitos. Tais conhecimentos tem de ser levados em conta a respeito da provvel futura carreira dos alunos, pois sero aplicados na industria e muito cobrados a todo o momento, por isso, to importante a boa visualizao da disciplina. A disciplina trouxe na maior parte das vezes uma abordagem direta do assunto com diversas aulas prticas, as quais s trazem uma viso mais ampla a respeito do assunto, trazendo a tona os diversos impasses possveis na indstria. O conhecimento a respeito de acionamentos de motores agora se tornou mais forte, ou, posso usar at mesmo a palavra presente, no conhecimento dos alunos de tal disciplina.

IV. Referencias bibliogrficas


Catalogo de motores eltricos da Weg. Notas de aula. Informaes fornecidas pelo professor durante as aulas
ACIONAMENTOS ELTRICOS/CHAVES DE PARTIDA/Prof. Marcos Daniel Zancan/2008

Site Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade-acionamentomotores-eletricos.htm

You might also like