You are on page 1of 38

PLATO E A ARTE COMO FICO DUMA FICO

A m relao que Plato tinha com a arte talvez com uma certa noo muito espalhada de arte vinha do mau convvio que um filsofo idealista como ele mantinha com o mundo sensvel, fenomnico, das aparncias e das iluses, do no-ser, sempre em devir, ao passar do que ao que no e vice-versa. Plato opunha-o ao mundo real e imutvel das Ideias ontolgicas e matemticas, essncias e padres do Ser, ao que e que nunca deixa de ser o o que e que pensamos que seja. O mundo verdadeiro, que nunca nos desilude.

PLATO E AS IDEIAS COMO REALIDADE


As Ideias so os modelos perfeitos, sempre identicos a si-mesmos, no sujeitos mudana e s iluses das aparncias. So os modelos da natureza sensvel e da existncia humana, fenmenos porm que apenas poderiam aspirar a uma fraca imitao delas.

PLATO IDEIA DE BEM MODELO DA PERFEIO SOCIAL


A justia, como qualquer outra Ideia digna de o ser, precisa de possuir o carcter da universalidade. A justia nunca poder ser caracterizada como um interesse particular mas, na tese de Plato, deve possuir a harmonia das virtudes polticas, da cincia ou Ideia universal da cidade perfeita. Justia, ordem ou unidade: a) da coragem papel dos guerreiros , b) da temperana papel dos praticantes das funes artesanais e comerciais , c) e da razo sabedoria dos governantes d) numa sociedade de indivduos separados em classes e educados desde a nascena e por mtodos eugenistas para a sua funo especfica entre as necessrias conservao do todo social imutvel e eterno.

PLATO ARTE COMO ANTI-TICA


A tese especfica especfica de Plato consistia na ideia de que a arte em geral uma tcnica de reproduo. Assim, sob tal conceito, a arte anti-tica, por ser uma imitao duma imitao.

PLATO CONTRA O NATURALISMO


Mas era contra a arte descaradamente ilusionista, em voga na sua poca, lanando-lhe as mais aceradas admoestaes. A arte naturalista era, portanto, para ele a mais desgraada das artes. Deveria ficar encantado com as incongruncias das obras pseudonaturalistas de John Currin.

PLATO CONTRA O NATURALISMO


preciso contudo distinguir, j com Plato, entre: a) o naturalismo, que ele desprezava, do ponto-de-vista tico, como a percia, por vezes tecnicamente prodigiosa, do ilusionismo, b) e o realismo, que procura mostrar a essncia, a causa, o motivo das coisas para l que aparente e, precisamente, ilusrio.

PLATO IMITAO COMO FALSIDADE


E os mesmos objectos parecem tortos ou direitos, para quem os observa na gua ou fora dela, cncavos ou convexos, devido a uma iluso de ptica proveniente das cores () Aplicando-se a esta enfermidade da nossa natureza que a pintura com sombreados no deixa por tentar espcie alguma de magia, e bem assim a prestidigitao e todas as outras habilidades desse gnero. (Plato, A Repblica)

PLATO IMITAO COMO FALSIDADE

PLATO RAZO E VERDADE


Mas se no inventaram a medio, o clculo, a pesagem, como auxiliares preciosos contra esses inconvenientes, de tal modo que no prevalece em ns a aparncia de maior ou menor, mais numeroso ou mais pesado, mas o que se calculou, mediu ou pesou? (Plato, A Repblica) Ora, a arte joga com as iluses dos sentidos e da opinies para fazer passar por real o que no passa de imitao das prprias iluses.

PLATO RAZO E VERDADE

Poderia Piero de la Francesca, um artista da Renascena italiana, que procurou conciliar o platonismo com a arte, reconciliar Plato com esta?

PLATO RAZO E VERDADE

A geometria, que faz parte da razo, apresenta-nos modelos verdadeiros da realidade, sem as iluses ou os simulacros, que so produto da relao entre, a) por um lado, as paixes e os sentidos que experimentam as coisas de acordo com os sentimentos e com as qualidades subjectivas dos rgos sensoriais, b) b) e, por outro, o plano inferior da realidade, captvel por aqueles rgos, o plano dos simulacros, das coisas corporais mutantes, corruptveis, imperfeitas, desviadas da sua essncia, da sua Ideia.

PLATO O MITO DE PIGMALEO


Consta que o escultor Pigmaleo pretendeu esculpir em marfim uma figura de mulher to aparentemente real que pudesse ganhar vida.

PLATO O MITO DE PIGMALEO


Mas, em primeiro lugar, Pigmaleo confundia realidade e aparncia, a forma como as coisas se apresentam aos sentidos e a constituio objectiva das coisas. A aparncia apenas a manifestao sensvel duma realidade mais profunda, mais verdadeira. Uma imagem no faz a vez da vida. Assim, a aparncia daquela esttua no traduzia efectivamente o que uma mulher na realidade.

PLATO O MITO DE PIGMALEO


Em segundo lugar, e em consequncia, Pigmaleo criou uma fantasia que tomou por realidade. E, como se tratava duma imitao duma imitao, ficou pior servido do que se tomasse para si uma mulher de carne e osso. Contudo, para muitas pessoas mais fcil acreditar em belas fantasias do que fazer-se realidade das coisas.

PLATO O MITO DE PIGMALEO


o que acontece sempre que a arte entendida como imitao. A arte no passa da imitao da imitao das sombras da caverna da alegoria de Plato. essa a arte, ou pseudo-arte que vemos na pintura de imitao, nas telenovelas, na maioria esmagadora dos filmes, em muitos dos romances ditos histricos e daqueles que narram sem irem para alm das aparncias ou se limitam a um moralismo de senso-comum. O Filme de Woody Allen, A Rosa Ppura do Cairo, mostra como a fantasia pode ser to convincente porque a queremos fazer passar por realidade que a convertemos mesmo na nossa realidade mais verdadeira.

PLATO ARTE CPIA NO TEM VALOR MORAL


Concluindo, Plato considera que a arte entendida como cpia no verdadeira, de uma beleza falsa e, por conseguinte, no tem valor moral. A tcnica, como o que quer que seja, nada vale se no estiver ao servio do homem, da sua verdade e do seu bem.

PLATO UNINDO BEM, BELO E VERDADE


Para Plato, as Ideias, as Formas constituintes da natureza essencial das coisas, o que determina a sua espcie independentemente das variaes individuais e dos efeitos que sofrem no contacto contingente, na mistura e distoro, com outras coisas que lhes so exteriores, so, por isso mesmo, mais reais e verdadeiras que a maneira como elas nos aparecem aos sentidos. Ora, o Belo no est na arte mas nas formas perfeitas, harmoniosas, proporcionadas dos modelos ideais da realidade.

PLATO O BELO UNIDADE OU HARMONIA


Em qualquer combinao, e realizada seja de que modo for, no atingir a medida e a proporo equivale runa de cada um dos elementos combinados e, para comear, da prpria combinao. (Plato, Filebo) Como Plato j percebia, as partes dependem do todo, pois este constitui uma combinao que d definio s partes. Estas, por sua vez, articulam-se segundo uma medida e proporo que as ligam de tal maneira que, juntas, compem uma figura total a que nada falta e que nada tem em excesso. O Discbolo um exemplo de proporo e portanto de sade, de bem-estar. , pois, um exemplo de beleza clssica. Malevich, um dos criadores da arte abstracta, arriscou produzir equilbrios atravs de formas desequilibradas em equilbrio entre si. Inclinaes diversificadas, diferenas relativas entre grandezas, pesos e intensidades relativas das cores, acabam por constituir uma forma proporcionada.

PLATO NADA EM EXCESSO


Nada em excesso tal era alis o lema moral dos Antigos. Este lema, segundo o qual, se um aspecto importante da nossa vida for praticado por excesso ou por defeito, de tal maneira que impea o desempenho dos outros, ento destri a harmonia entre as vrias dimenses essenciais da nossa vida, a expresso popular da unidade entre o Belo, a Verdade e o Bem. A deusa Atena a representao mitolgica feminina dessa harmonia entre as diversas dimenses da vida e da sociedade humanas.

PLATO O BELO COMO FORMA DO BEM


Acontece agora que a virtude prpria do Bem (justia universal, como modelo de todos os actos e instituies justas) veio refugiar-se-nos na natureza do Belo. Porque em toda a parte, medida e proporo tm como resultado produzir beleza e excelncia. () Por consequncia, caadores que ns somos, falta de podermos agarrar o Bem sob uma forma nica, () o agarrmos sob a trplice forma da Beleza, da Proporo e da Verdade.(Plato, Filebo). Apolo a personificao masculina dessa unidade.

PLATO O BEM, O BELO E A VERDADE


A Ideia suprema a de Bem, que, sob os seus outros dois aspectos, coginitivo e esttico, consiste tambm na Verdade e no Belo. Que tem ento a concepo do Belo em Plato a ver com a arte do nosso tempo e com o papel que ela desempenha actualmente, se j no acreditamos muito na doutrina das Ideias deste grande filsofo grego?

A ARTE NO DEVE TER MORAL UM ACTO MORAL


Quando olhamos para um trao ou uma mancha feita numa parede imaculadamente branca como uma tela e, com isso, muda o nosso sentimento Quando vemos ou criamos uma pintura hiper-naturalista para nos fascinarmos com a iluso Quando vemos ou criamos uma tela abstracta onde inventamos formas Quando escrevemos um poema, que tem um certo estilo ou padro e uma tomada de posio, em vez de um relatrio de puros factos Quando compomos sons articulados numa escala e no nos contentamos com os rudos circunstanciais do ambiente Compreendemos que a arte a manifestao esttica dum valor moral.

A RECUPERAO DO BELO PARA A ARTE


Aristteles (sc. IV a. C., Grcia Antiga) e, muito mais tarde, Lessing (sc.XVIII, Alemanha) recuperam o belo para a arte e, portanto, a tica para esta. Eles definem o belo como o equilbrio entre a forma e o contedo. Este alcanado por um trabalho sucessivo e retroactivo (voltando atrs para corrigir) de anlise e de sntese. Esse trabalho consiste: a) na distino dos factores (plsticos, musicais, poticos, narrativos ou dramticos) que suposto fazerem parte da unidade do objecto esttico, b) pela sua composio plstica, musical ou lingustica, mediante a qual a obra constitui um todo de elementos interdependentes e, por isso, articulados de maneira a produzirem uma forma ou uma aco completas.

A RECUPERAO DO BELO PARA A ARTE


Quer na composio plstica quer, por exemplo, na criao dos dilogos de uma aco, os elementos (manchas e linhas) e actos particulares (aces variadas) devem, pois, relacionar-se entre si de tal maneira que contribuam, sem excepo (sem haver elementos a menos ou a mais), para a forma total da obra, forma que organiza numa unidade sensvel e significativa os seus elementos ou contedos. fcil percebermos isso nestas obras de Matisse e de Klee.

A RECUPERAO DO BELO PARA A ARTE


a forma da interrelao entre os elementos plsticos e as aces constitutivas duma obra-de-arte que determina a figura ou a aco exposta na obra como um todo e o significado da mesma. Se um elemento ou um acto representados forem alterados, o todo da obra sofre, mundando-se a sua configurao global e o significado que ela oferece. Se o Carlos da Maia do Ea no se tivesse apaixonado pela sua irm, o enredo do romance e o significado do mesmo seriam algo de bem diferente do que conhecemos como sendo Os Maias. O Fauvismo (pintura selvagem) de Derain ilustra esta interdependncia.

IMITAO DO ESSENCIAL DAS ACES HUMANAS


pois a tragdia imitao de aces de carcter elevado, completa em si mesma, de certa extenso, em linguagem ornamentada (estilizada, usando um elenco de figuras expressivas, porque a arte representao de figuras e aces, no de ideias) (), imitao que se efectua, no por narrativa (como o romance ou a epopeia) mas mediante actores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificao (catarse) desses sentimentos. (Aristteles, Potica).

IMITAO DO ESSENCIAL DAS ACES HUMANAS


Pelo facto do espectador se confrontar com a tragdia atravs da contemplao duma imitao, este tem dela uma vivncia afectiva que sabe que no real, criando as condies para a reflexo sobre esses mesmos sentimentos, em particular para o reconhecimento, atravs da unidade da aco representada, levando percepo de uma ordem das coisas, da inevitabilidade dos aspectos trgicos da vida. Kate Kollwitz, em Mutters (Mes), evoca o medo e ao mesmo tempo a unio necessria para se resgatarem dele. H terror e piedade neste desenho mas tambm a sua catarse (purificao): o reforo da coragem para se enfrentar o terror e para se elevar acima da simples tristeza pelos outros.

IMITAO DO ESSENCIAL DAS ACES HUMANAS


A ordem, a harmonia das partes da obra, o seu carcter completo, revestem, pois, uma dimenso tica. A arte , portanto, para Aristteles, imitao realista, imitao dos aspectos essencias (subtraindo o acessrio, o que distrai do fundamental e que nada lhe acrescenta) da vida humana. Esta pintura de Czanne procura destacar o essencial da vida humana.

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


A harmonia e unidade estticas tm um fundamento tico: a exemplaridade artstica dos valores morais, das preferncias e das rejeies, da coragem e do conhecimento do justo e do bem expressam-se e reforam-se atravs dessa unidade. Mas ento como explicar o culto moderno pelo informe, pela obra aberta, inacabada, inclusive pelo gosto do desgostante em termos morais, formais e cognitivos, que se manifesta em muitas das obras-de-arte contemporneas? Ex: Twombly, Kooning, Boys.

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


Diderot (sc. XVIII, Frana) escrevia que o belo no a Forma ideal nem a construo racional de uma ordem. Diderot seguia a esteia de Locke, Hutscheson e Hume (sc. XVIII, Gr Bretanha), e de Baumgarten (sc. XVIII, Alemanha), o criador da esttica como disciplina. Mas Diderot j adoptava uma concepo materialista fisiologista do homem que se assemelha em grande medida aos desenvolvimentos das neurocincias da actualidade, embora a sua filosofia seja, de certa maneira, mais rica e complexa do que estas. Diderot pensava que o sentimento esttico uma reaco sensvel e no intelectual do ser humano s formas e s aces, s relaes sensveis que excitam as suas pulses de vida. (Constable)

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


O homem, comeando a romper a mundoviso e a ordem social medieval e encaminhando-se para um modo de vida burgus individualista, toma conscincia de que a sua essncia mais profunda se encontra nele prprio e no num todo csmico e social de que seria uma parte insignificante. O homem coloca-se acima ou aparte de qualquer ordem social, csmica e transcendente, de qualquer suposta arquitectura racional do mundo ou, pelo menos, passa a relacionar-se com ela numa perspectiva mais pessoal ou at mais distante e mesmo de modo exacerbadamente conflituoso e confuso. (Fragonard, Courbet, Degas)

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


O Homem empenha-se a valorizar mais o sensvel, como sua experincia ntima vagamente partilhvel, e as relaes perceptivas que apreende nessa experincia. No se trata s do naturalismo sofisticado das coisas comuns apreciado por Diderot, sobretudo na figura de Chardin, como do impressionismo, que valoriza a percepo em detrimento do intelecto e os pequenos prazeres naturais dos momentos de cio que distinguem os burgueses dos proletrios. O naturalismo, o realismo e o romantismo substituem o intelectual classicismo.

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


Este afastamento do classicismo significa que a arte, ao valorizar moralmente a individualidade e a singularidade, o sensvel e a paixo, o nico e irrepetvel, vai, em coerncia, romper ao mesmo tempo com as normas. A arte tem que traduzir plasticamente um novo sentimento e uma nova valorizao do mundo. Vai ter de prestar ateno ao mltiplo, ao diverso, desordem, tendncia das coisas, dos homens e da vida e geral para o caos, para a desagregao, a separao, a indiferncia e a contradio. Em ltima anlise, a tendncia para o informe que se manifesta, contra a qual o homem luta, e que a arte deve expressar. (Dali, Johns, Lupertz)

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


Esta tendncia antissistmica da existncia manifesta-se, pois, na arte. John Cage, que comps uma pea musical de cinco minutos para piano sem uma nica nota, afirmou que os quadros do seu amigo Robert Rauschenberg tinham a perfeio maravilhosa de que, mesmo lhes sendo retirados estes ou aqueles elementos, permaneciam obras perfeitas. Na realidade, aquelas obras so colagens de desperdcios que o mundo deita fora, mundo que se mantm a funcionar precisamente atravs do desperdcio, da chamada economia da obsolescncia, do excesso. Nesse sentido, a obra de Rauschenberg uma tomada de posio moral.

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


Muitos artistas da actualidade gostam de se imaginar com abutres, como oportunistas que recolhem os desperdcios (metaforicamente ou de facto) produzidos por uma sociedade que funciona sem razo aparente e que parece resistir a funcionar segundo uma norma racional. Estes artistas compem obras com pedaos desconexos, cuja unidade na obra a expresso paradoxal do prprio caos. O mundo j no oferece aos artistas, nem a ningum, um rumo evidente a seguir, um caminho pelo menos teoricamente seguro para darem vida um qualquer sentido bvio. O Mtodo tornou-se apenas um protocolo para os que tm falta de carcter e de ideias. (Kienholtz, Schwitters,)

O PARADOXO DA ESTTICA DO INFORME


No a tecnologia que d sentido existncia nem o que se faz com ela, apesar dela ser actualmente a nica coisa em que se parece poder confiar, e apenas at certo ponto. Mas as instituies, o casamento, o Estado, a propriedade, o conhecimento como reconhecer o seu valor? No esta a questo fundamental posta pela arte actual com o seu enorme silncio, com a sua aparente negao ou indiferena a todos os valores? (Hirst, Haring, De Stael)

O RETORNO DA ILUSO APOLNEA NA ARTE


E, no entanto, como escrevia Aristteles, o imitar congnito no homem () e todos os homens se comprazem no imitado. (Potica). Ora, se aprendemos com o imitado, pelo que o apreciamos, tambm apreciamos o imitado pela iluso, pela fantasia desejada que nos proporciona. Actualmente, mais do que todas as artes, o cinema que cumpre essa funo. a Rosa Prpura do Cairo. (Hockney)

You might also like