You are on page 1of 10

PRESERVAO DO PATRIMNIO CULTURAL

Autores: Fernanda Pedrosa Lima Francimario Vito dos Santos

Braslia

Dezembro de 2010

BREVE CONTEXTUALIZAO SOBRE A TRAJETRIA DO IPHAN E DA EVOLUO DO CONCEITO DE PRESERVAO DO PATRIMNIO

Para compreender de forma processual as nuances pelas quais o conceito de preservao do patrimnio foi assumindo ao longo da histria do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), faz-se necessrio apresentar um breve histrico sobre sua alterao. Embora saibamos que os meandros desse processo seja complexo, o objetivo no momento abordar alguns aspectos mais significativos, sobretudo aqueles que permitam mostrar como o conceito de preservao, ao longo dos anos, foi evoluindo at chegar ao que se conhece atualmente como preservao do patrimnio cultural. A preservao surge em um contexto da modernidade, onde o que estava em evidncia era a destruio, a transformao da cidade em algo diferente do que existia. Frente a esse contexto, surge a necessidade de preservao de pelo menos alguma coisa que representasse o passado. Eis que surge a preocupao com a preservao dos monumentos histricos, e no, necessariamente, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Inicialmente, o conceito de preservao estava atrelado conservao de monumentos histricos, de modo documental e museolgico, como obras de arte pertencentes ao passado e impossibilitados de sofrer qualquer alterao que pudesse descaracteriz-los estilisticamente. No Brasil, a partir da dcada de 1920, a questo da preservao do patrimnio histrico e artstico nacional comea a se tornar de interesse do Estado, tendo em vista que vrios bens imveis estavam desamparados frente a uma lei de proteo. A partir de denncias sobre o abandono das cidades histricas e sobre a degradao do que seria o patrimnio nacional, o tema passou a ser objeto de debate entre os governos das diferentes instncias e os intelectuais modernistas.

Posteriormente, o termo preservao se tornou de uso corrente no Brasil e foi adotado pelo aparato de Estado atravs da fundao do SPHAN1. O embasamento terico que deu respaldo ao rgo foi pensado pelos intelectuais modernistas tendo como parmetro o que eles entendiam por arte, histria, tradio e nao. Neste sentido, se por um lado, a noo de preservao estava voltada para a construo de uma identidade nacional (FONSECA, 1997, p. 59), por outro, estava fortemente constituda sobre um ponto de vista de uma elite intelectual, formada na sua grande maioria por arquitetos. A definio de preservao do patrimnio estava relacionada com aspectos materiais bens mveis e imveis que deveriam simbolizar a cultura brasileira. Assim, as coisas tombadas deveriam inserir-se numa tradio que representasse o carter nacional da produo artstica e histrica em um tempo e espao marcantes na histria do Brasil. Vale destacar que essa corrente de pensamento no era a nica existente na poca. Ainda em 1937, o modernista Mrio de Andrade, a convite do ministro Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto onde definia e contemplava o que preservar e como realizar uma poltica de preservao cultural. O fato que, o anteprojeto no foi posto em prtica de maneira integral. Porm, como mostra Gonalves (2002), sua concepo de preservao do patrimnio cultural era extremamente avanada para seu tempo, pois contemplava ao mesmo tempo o carter particular/nacional e universal da arte autntica, aquela que merece proteo. Alm disso, fundamentava no processo etnogrfico e no inventrio das prticas e manifestaes culturais, a pea central a partir da qual se poderia efetivamente apreender as dinmicas de um dado fenmeno, podendo-se a partir da pensar em sua salvaguarda (NOGUEIRA, 2005). As idias de Mrio de Andrade tinham grande aproximao com a concepo antropolgica. Conseqentemente, seria impossvel usar a mesma lgica do tombamento de pedra e cal (bens histricos edificados) para outros elementos constitutivos de uma dada sociedade. Com isso, percebemos que a
Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Em 1936 esse servio comea a funcionar em carter provisrio, sob a direo de Rodrigo Melo Franco de Andrade. Apenas em 30 de novembro de 1937 promulgado o Decreto-lei n 25, que cria o SPH AN e regulamenta o instituto do tombamento (FONSECA, 1997, p. 278). importante salientar que esse servio preocupava-se em preservar apenas as obras de arte e histricas do pas, sobretudo aquelas obras arquitetnicas construdas no perodo colonial.
1

valorizao da diversidade cultural tinha lugar cativo nas discusses desse intelectual. Assim, por interesses polticos e ideolgicos, acabou prevalecendo os cones estilsticos e artsticos pautados, sobretudo na arquitetura colonial como sendo aquilo que definia a identidade do Brasil. Na verdade, o que se tinha definido como prioridade naquele momento era uma poltica de preservao com nfase no patrimnio histrico e artstico, que tem at hoje como instrumento jurdico o tombamento2. Para que essa nova abrangncia do conceito de patrimnio fosse implementada pelos governantes locais, fez-se necessrio a elaborao de meios legais que oficializassem, principalmente, a questo da propriedade privada como funo social. Ou seja, a propriedade deveria atender, primeiramente, aos anseios do poder pblico em detrimento dos interesses particulares. Foi atravs da elaborao do Decreto-lei n.25, em 30 de novembro de 1937, que a poltica de preservao teve seus primeiros avanos no que concerne sua implementao e cerca de sua rea de abrangncia. Durante a direo de Rodrigo M. F. de Andrade, que vai de 1937 a 1969 do sculo passado, o grupo que integrava o SPHAN procurou dar carter de universalidade, buscando desenvolver estratgias de legitimao de um conjunto de prticas culturais, destacando-se como a mais importante o instrumento de tombamento. Tal instrumento jurdico munia o SPHAN de uma atmosfera autoritria de carter centralizador e agente fiscalizador, o que no estabelecia com a sociedade uma relao participativa, no sentido de tentar recambiar sugestes, crticas e apoio da populao sobre as decises e escolhas dos bens a serem protegidos. Em sntese, apenas o grupo que estava frente das decises definia o que seria um patrimnio, conseqentemente, o que preservar e como preservar.

O tombamento o ato mediante o qual os bens selecionados so inscritos nos Livros do Tombo do SPHAN, nos quais sero inscritas as obras, a saber: no livro do Tombo Arqueolgico, Etnogrfico e Paisagstico; no livro do Tombo Histrico; no livro do Tombo das Belas Artes e no livro do Tombo das Artes Aplicadas. Nos trmites legais, o tombamento pode ser indicado por qualquer pessoa, mas toda a avaliao da oportunidade do ato e do valor da coisa feita pelo SPHAN. Dessa forma, esse ato unilateral e centralizado no poder pblico federal.

A gesto do rgo na poca denominada por alguns autores, inclusive pela Fonseca (1997), como a fase histrica ou a fase da pedra e cal pela presena marcante da preservao do patrimnio arquitetnico. Em 1969, com a morte de Rodrigo M. F. de Andrade, assume a direo do rgo o seu colaborador Renato Soeiro, tambm arquiteto. Como enfatiza Gonalves (2002, p. 49), a gesto de Soeiro, que vai de 1969 at 1979, no foi marcada por quaisquer mudanas significativas em termos da poltica oficial do patrimnio. Isto significa dizer que as polticas de patrimnio continuavam voltadas para a valorizao do patrimnio arquitetnico. Outro momento que marcou a histria oficial do SPHAN, na transio para o surgimento do IPHAN, ficou conhecido como a fase moderna. Seu incio se d no ano de 1979 com Alosio de Magalhes frente da instituio. Contrrio s idias polticas implementadas na fase herica, inaugurada por Rodrigo de Melo Franco de Andrade, Magalhes se utiliza da categoria bens culturais. Conforme Gonalves (2002), bens culturais, na viso de Magalhes, so concebidos como indicadores a serem usados no processo de identificao de um carter nacional brasileiro. Embora ambos estivessem preocupados em encontrar elementos que marcassem a essncia da nacionalidade do povo brasileiro, tem-se uma idia da marca impressa por cada um desses gestores. O iderio de Rodrigo Melo Franco de Andrade estava permeado pelas narrativas de civilizao e tradio, enquanto as narrativas de Magalhes eram articuladas pelas noes de desenvolvimento e diversidade cultural (GONALVES, 2002, p. 51). Somente a partir de meados da dcada de setenta o IPHAN comea a implantar uma nova perspectiva para a preservao de bens culturais. a partir de uma nova atmosfera de mudanas e inovaes (tendo o CNRC e a Fundao Pr-Memria por base3) que o rgo passa a incorporar em sua

O Centro Nacional de Referncia Cultural (CNRC) foi criado na dcada de 1970 por um grupo de intelectuais e polticos. Segundo Fonseca (1997, p. 162-163), o centro surgiu a partir de discusses dirigidas por intelectuais, a maioria vinculado Universidade de Braslia (UnB), dentre estes, estava Alosio Magalhes. O grande objetivo era criar um banco de dados sobre a cultura brasileira, um centro de documentao que utilizasse as formas modernas de referenciamento e possibilitasse a identificao e o acesso aos produtos culturais brasileiros. Em 1979, Alsio Magalhes nomeado diretor do IPHAN, e ocorreu a fuso do IPHAN, PCH (Programa Integrado de Reconstruo das Cidades Histricas) e o CNRC. Na ocasio, ainda de acordo com Fonseca (1997, p. 175), foi criada uma nova estrutura, um rgo executivo, a Fundao Nacional Pr-Memria, cujo objetivo era incitar a participao da sociedade na mobilizao pela reconquista da cidadania.

dinmica de trabalho o conceito de referncias culturais nas polticas de preservao cultural. No final da dcada de 1980, mais precisamente com a Constituio Federal de 1988 (arts. 215 e 216)4 dado um grande destaque aos bens culturais de carter imaterial. No texto constitucional, o significado de patrimnio estava considerando a memria social a partir de fatos cotidianos, e no, unicamente, da importncia do monumento e de sua excepcionalidade no mbito nacional. Preservar os bens culturais significa olhar para representaes que configuram uma identidade da regio para seus habitantes, e que remetem paisagem, s edificaes, aos fazeres e saberes, s crenas e aos hbitos. Esse conceito de preservao est diretamente associado a referncias culturais que significa buscar formas de se aproximar do ponto-de-vista dos sujeitos diretamente envolvidos com a dinmica da produo, circulao e consumo dos bens culturais (FONSECA, 2006. p. 89). O conceito de patrimnio cultural bem diversificado e abrange os bens imateriais e materiais cujas referncias so marcadas pelo valor material ou pelo valor simblico envolvido. Atentando-se para o carter da diversidade cultural, hoje no Brasil, esto sendo desenvolvidas polticas de preservao cultural voltadas para o chamado campo do patrimnio imaterial. As discusses em torno desse campo epistemolgico passam pelas reas da sociologia e da antropologia e chegam esfera jurdica. Um ponto crucial tem sido o esforo do IPHAN em tentar construir um canal de dilogo com a sociedade civil, os governantes das diferentes esferas governamentais e os
4

Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: -as formas de expresso; -os modos de criar, fazer e viver; -as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; -as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artsticoculturais; -os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. 1 O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao. 2 Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. 3 A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais.

grupos detentores de prticas e manifestaes culturais em todas as regies do Brasil. Na verdade, tal fato essencial para a institucionalizao do objeto jurdico que definir as normas, os instrumentos, as metodologias e as aes polticas de preservao do patrimnio imaterial com caractersticas peculiares e dinmicas. Pode-se perceber que a construo do conceito de preservao do patrimnio cultural social, uma vez que incorpora a populao como parceira do Estado e como protagonista frente aos valores culturais que esto enraizados em seu cotidiano. A poltica de salvaguarda tem a funo de proporcionar sustentabilidade preservao e perpetuao de determinado bem que seja reconhecido pela prpria populao. O processo de preservao da cultura imaterial - seja no mapeamento, inventrios, registros e/ou salvaguarda-, requer como fator primordial a participao dos grupos envolvidos, o que sugere a construo de um processo dialgico, nos moldes discutidos por Clifford (2008). Alm de enfatizar a importncia da participao popular no processo de preservao do patrimnio cultural, no se pode negar que, com o processo de redemocratizao e descentralizao da figura do Estado, o municpio teve significativa importncia na poltica pblica, uma vez que passou a ter autonomia frente s outras instncias para legislar, planejar, administrar, fiscalizar, preservar e implementar os diversos planos, projetos e programas afeitos sua realidade scio-territorial e cultural. Contudo, a aplicao dessas polticas na prtica, muitas vezes, no esteve atrelada s bases conceituais e tericas desenvolvidas tanto no mbito dos rgos de preservao quanto nas questes de planejamento. Conflitos, em relao gesto municipal e seus diversos agentes atuantes, vm se intensificando nas chamadas cidades histricas5 quanto forma de apropriao desses espaos como investimento econmico atrelado s atividades tursticas. Em alguns casos, esse processo tem resultado na

Compreende-se que toda cidade histrica, conforme a conceituao apresentada pela Carta de Washington (1986): resultantes de um desenvolvimento mais ou menos espontneo ou de um projeto deliberado, todas as cidades do mundo so as expresses materiais da diversidade das sociedades atravs da histria e so todas, por essa razo, histricas. Outro ponto que merece ser destacado referese ao emprego do termo municpio em detrimento de cidade, uma vez que a abrangncia do conceito de preservao do patrimnio cultural no se restringe ao centro poltico-administrativo (cidade), mas engloba a sede municipal e seus distritos inseridos no espao scio-territorial.

descaracterizao da imagem dessas cidades e da prpria cultura e identidade local, pelas diversas formas de ocupao e uso do espao, com a insero de diferentes atividades e agentes que vm atuando de acordo com seus prprios interesses. Dessa forma, passa a ser uma questo estratgica e de sobrevivncia para as administraes de municpios histricos modernizarem sua forma de atuao como uma tentativa de conciliar o desenvolvimento de diferentes atividades, como turismo, com as prticas de preservao do patrimnio cultural e da poltica de planejamento scio-territorial. importante observar que existe um grande desafio para os municpios histricos com relao questo da preservao do patrimnio, caracterizado pela hegemonia da vontade poltica sobre a vontade social. A questo da memria deve ser associada a uma dimenso fundamental da cidadania, que significa a insero da populao na dimenso poltica, em que o moderno no negue o passado. Mas, alm disso, importante verificar que as administraes municipais tm uma grande responsabilidade frente implementao dessas polticas de preservao e ao envolvimento da populao local. Assim, torna-se importante consolidar uma base de coeso da estrutura interna das prefeituras municipais, de forma que haja uma associao entre as diversas secretarias, maior envolvimento de seus funcionrios, bem como modernizao das ferramentas de trabalho. Cada cidade tem suas peculiaridades, potencialidades e problemas, no existindo um modelo que possa ser utilizado, como uma receita para as demais. Os municpios histricos no so diferentes. Podem, contudo, apontar algumas medidas bem sucedidas para, posteriormente, se verificar sua aplicabilidade a outra realidade scio-territorial. A cooperao tcnica entre os rgos pblicos e os respectivos profissionais uma prtica importante, pois soma esforos e, no caso dos municpios histricos, pode sepultar de vez aquela viso arcaica da dicotomia entre o IPHAN e a prefeitura. A articulao entre as secretarias tambm uma forma de colaborar para a articulao entre as polticas urbanas e de preservao. Estamos diante de um quebra de paradigma, percebemos claramente a necessidade quanto alterao de postura pelo IPHAN ao descentralizar as informaes, as decises e ao firmar alianas entre os diferentes agentes que

compem a sociedade como uma forma de aproximao, principalmente, dos municpios que so os principais responsveis pela implementao das diferentes polticas desenvolvimentistas em sua realidade scio-territorial. A populao vem participando mais das decises quanto ao

apontamento de problemas e potencialidades do diagnstico local e escolha das prioridades que devem ser elencadas nos planos de desenvolvimento municipal. Esse processo de descentralizao e de enfoque da participao popular tem contribudo para aproximar a atuao do IPHAN (autarquia federal) com os municpios (as pontas).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABREU, Regina. Patrimnio cultural: tenses e disputas no contexto de uma ordem discursiva. In: ABA. LIMA, Manoel Ferreira et alii (Orgs.). Antropologia e Patrimnio Cultural: dilogos e desafios contemporneos. Blumenau: Nova Letra, 2007. pp. 263-286.

CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnogrfica. In: A Experincia etnogrfica: Antropologia e Literatura no sculo XX. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2008. pp. 17-58.

DUARTE, Luiz F. Dias. Processo de Registro de Patrimnio Imaterial: Ofcio das paneleiras de Goiabeiras. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional Parecer expedido em 15/11/2002.

http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=359.

FONSECA, Maria Ceclia L. O patrimnio em processo: trajetria da poltica federal de preservao no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/MINC-IPHAN, 1997.

______. Referncias culturais: base para novas polticas de patrimnio. In: Inventrio Nacional de Referncias Culturais. Manual de aplicao. Rio de Janeiro: IPHAN Departamento de Identificao e Documentao, 2000.

______. Referncias Culturais: Bases para novas polticas de patrimnio. In: O Registro do Patrimnio Imaterial: Dossi final das atividades da Comisso e do Grupo de Trabalho Patrimnio Imaterial. 4 ed. Braslia: MinC/Iphan, 2006.

GEERTZ, Clifford. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GONALVES, Jos R. Santos. A retrica da perda: os discursos do patrimnio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/MinC IPHAN, 2002.

HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence. Introduo. In: A inveno das tradies. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. pp. 09-23.

LVI-STRAUSS, Laurent. Patrimnio Imaterial e Diversidade Cultural: O novo Decreto para proteo dos bens imateriais. Revista Tempo Brasileiro, Patrimnio Imaterial, Rio de Janeiro, n 147, pp. 23-27, out.-dez. 2001.

LIMA, Fernanda Pedrosa. Diagnstico sobre a institucionalizao e o grau de efetividade do planejamento em municpios histricos: Diamantina e Tiradentes. 298f. Captulo II: A problemtica do patrimnio: avanos e retrocessos. Dissertao (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Por um inventrio dos sentidos. Mrio de Andrade e a concepo de patrimnio e inventrio. So Paulo: Hucitec, Fapesp, 2005. Prmio Slvio Romero.

SANTANA, Mrcia. Patrimnio Imaterial e Polticas Pblicas. In: MIRANDA, Danilo Santos de (Org.). Memria e Cultura: a importncia da memria na formao cultural humana. So Paulo: Edies SESC SP, 2007. pp. 136-145.

You might also like