You are on page 1of 5

Geografia e Itinerrios Tursticos

Energia

A Histria da Energia
A Histria da Energia est associada modernizao da sociedade. O grande crescimento industrial que se registou na Europa a partir do sculo XVIII permitiu que alguns pases se desenvolvessem e ascendessem ao grupo dos pases industrializados, mas para que isso acontecesse foi necessrio que se desenvolvessem. Estes pases necessitavam consumir grandes quantidades de energia e ainda hoje mantm essa forte necessidade.

O que a Energia?
Tudo o que acontece nossa volta provocado pela energia. a energia que faz com que tudo e todos funcionemos, a palavra energia vem do grego e significa que contm trabalho, pode-se dizer que a capacidade de produzir trabalho, que ela est sempre associada ao conceito de matria, ao conceito de movimento. Segundo William Blake, a energia um prazer eterno, e que os alimentos so energia. Existe uma quantidade fixa de energia no universo, mas s podemos utilizar parte dela. Toda a nossa energia provm directa ou indirectamente do sol. A energia total do universo sempre a mesma, isto , no se pode criar nem destruir energia, apenas transform-la. Estando a energia sempre associada matria, e a matria forma os corpos, podemos dizer que nesses corpos h energia, e ao conjunto corpo/energia chamamos Sistema Energtico. Nos Sistemas Energticos podemos classificar em dois tipos as formas de energia neles contidas, so elas:

1. A Energia Cintica, que est associada aos corpos em movimento e pode manifestar-se de vrias formas. So exemplos: a energia elctrica (electres em

-1-

Geografia e Itinerrios Tursticos movimento), energia elica (ar em movimento), energia hidrulica (gua em movimento), energia luminosa (protes em movimento). 2. A Energia Potencial, provm do facto de ser uma forma de energia que se encontra em estado latente ou em potncia e em condies de ser usada quando o homem muito bem entender. Pode manifestar-se de vrias formas: energia dos combustveis, energia dos alimentos e a energia potencial gravtica.

Fontes Energticas
No comear dos tempos, desde o habitante das cavernas at ao tcnico de hoje, o homem deu trs grandes passos em frente. Primeiro, aprendeu a fazer ferramentas, o que lhe permitiu levar a cabo tarefas que no poderia ter realizado com as mos. Em seguida, aprendeu a cultivar e a receber da terra a sua prpria alimentao, aprendeu a armazen-la para uso futuro, de modo que passou a ter tempo para se dedicar a outras actividades. Em terceiro lugar, e talvez a mais importante, descobriu o modo de poupar os prprios msculos fazendo uso de outras fontes de energia. Assim obteve mais trabalho e menos esforo prprio. At agora todas as formas de energia exploradas pelo homem derivam directa ou indirectamente do sol. A terra recebe continuamente energia do sol. Os raios solares podem fundir glaciares; o vento e a gua podem escavar grandes cavernas na terra; as ondas batem e desgastam a costa, etc. A energia de tal modo a chave da tcnica moderna que hoje medimos o desenvolvimento tcnico das naes pela energia consumida anualmente. Mas no entanto, existem dois tipos de fontes de energia, so elas: As renovveis, que por mais que o homem as utilize, no se gastam. Como a energia solar, hidrulica e elica. A no-renovveis, que em qualquer momento se podem acabar. Como o petrleo, o gs natural, o carvo, o urnio e a matria-prima nuclear.

-2-

Geografia e Itinerrios Tursticos

O Vento e o Sol
H cerca de 5000 anos os egpcios fizeram as primeiras velas e desde ento quase todos os transportes martimos dependiam da fora directa do vento: os barcos apenas podiam navegar a favor do vento. Em terra, a inveno do moinho de vento, foi uma nova forma de transformar o vento em energia. Existe tambm uma outra fonte de energia que comea hoje a ser mais utilizada: os raios solares. Em reas onde o sol brilha com mais regularidade, a luz solar pode ser captada e reflectida por espelhos cncavos de forma que o seu calor concentrado se possa utilizar.

Energias no-renovveis
O carvo, o petrleo e o gs natural constituem recursos no-renovveis, designando-se combustveis fsseis, e estes combustveis fsseis levam milhes de anos para se formarem e no podem ser produzidos de um dia para o outro. Estas fontes de energia so finitas e esgotam-se. Este tipo de recursos relativamente reduzido no nosso pas. As jazidas de carvo de que dispomos so de pequena importncia e de fraca qualidade. Quanto ao petrleo e ao gs natural, o pas no dispe, at ao momento de qualquer tipo destes recursos. Assim no podemos estranhar a nossa total dependncia externa em relao a estas duas energias. Relativamente ao gs natural, Portugal tambm no dispe de recursos prprios, mas nos ltimos anos apostou-se na introduo desta energia no nosso pas. O gs natural trata-se de um combustvel de fcil transporte, limpo e muito competitivo, permitindo a diversificao das fontes de energia. A sua utilizao reduzir a emisso de substncias poluidoras.

-3-

Geografia e Itinerrios Tursticos

Portugal
Portugal , no contexto da Unio Europeia, um pequeno consumidor, sendo os transportes e a indstria as principais actividades que contribuem para o aumento do consumo, logo seguidas pelo uso domstico, os servios e a agricultura. O consumo de energia apresenta no nosso pas uma profunda variao regional, com o litoral a ser a principal regio consumidora, em virtude da maior concentrao da populao e das actividades econmicas. Portugal tem fracos recursos de combustveis fsseis, razo pela qual a sua balana energtica claramente negativa. Em relao aos recursos renovveis,

reconhecidamente as energias do futuro, o nosso pas apresenta grandes potencialidades. Portugal dispe de condies para potencializar a explorao de energia solar, da biomassa, energia elica, do oceano e, na Regio Autnoma dos Aores, da energia geotrmica.

Energia que futuro?


As reservas de combustvel esgotar-se-o um dia, se a crescente procura de energia se acentuar. O petrleo pode at durar 45 anos mas quando passarem esses 45 anos? Dizem que o homem no gasta toa as fontes de energia, mas sim apenas o necessrio, mas outros factores vm contribuir para a crise energtica que se far sentir, tais como o esgotamento acentuado das reservas de energia devido ao constante crescimento da populao, os gastos excessivos de energia devido ao surgimento de numerosas industrias e tambm o enorme desperdcio de energia por parte do homem. Esto em curso muitas experincias no sentido de melhorar a produo de energia e procurar mais fontes energticas, mais econmicas.

-4-

Geografia e Itinerrios Tursticos

Concluso
As reservas de combustvel esgotar-se-o um dia, se a crescente procura de energia se acentuar. Para garantir a existncia de energia suficiente no futuro necessrio racionaliz-la no presente. Devemos tomar conscincia de que o futuro energtico da Humanidade parece estar comprometido, e ao contrrio do que o texto possa dizer, nos achamos que corremos sim um risco de crise energtica, at porque Portugal bem como outros pases so muito dependentes energeticamente.

Curso: Turismo

Disciplina: Geografia e Itinerrios Tursticos

Docente: Pedro Cravo

Discentes: Sofia Tom Sandra David Marisa Casaca

-5-

You might also like