You are on page 1of 16

1 EXPRESSAMENTE PROIBIDO USAR BON NA ESCOLA.

Alencar Luiz Zanon* * RESUMO - Este artigo busca refletir sobre as relaes de poder no contexto escolar a partir da norma frequentemente expressa no regimento e/ou termo de compromisso de proibir o uso do bon na instituio. Apresenta e analisa algumas das principais justificativas para a proibio levantadas a partir desses documentos e de depoimentos informais coletados em conversas com educadores, cursos e ambientes de Internet. So feitos vrios questionamentos a respeito de cada uma das justificativas para a proibio do bon, buscando apontar em que tipo de lgica pedaggica (pressupostos, valores, objetivos) tais argumentos operam e, com quais efeitos tendenciais sobre os sujeitos, relacionando-os especialmente aos objetivos em geral proclamados nas escolas. A inteno a de, a partir da anlise do funcionamento dessa regra especfica usualmente aplicada nas escolas, exercitar um tipo de movimento crtico a ser feito com relao a todas as demais regras e prticas implementadas, tendo em vista especialmente desafios postos no mbito da gesto escolar. Palavras-chave: (In)disciplina na escola. Relaes de poder na escola. Normas escolares.

1. O uso do bon nas escolas.

O uso do bon expressamente proibido em muitas escolas. Afirmo isso aps consultar os termos de compromisso1 de quatro escolas pblicas da regio sul de Curitiba, onde resido, e tambm vrios endereos na Internet. Daquilo que consultei, ilustrado logo a seguir, concluo que boa parte das escolas brasileiras, talvez a maioria, hoje proba o bon.

___________________
*

Este artigo foi produzido no contexto da pesquisa que venho produzindo a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), programa de formao continuada dos professores da rede estadual de ensino do Estado do Paran, desde o ms de abril de 2007, sob a orientao da Professora Doutora Ana Lcia Silva Ratto, vinculada ao Setor de Educao da UFPr (Universidade Federal do Paran). * * Professor licenciado em Filosofia e em Letras, com Especializao em Magistrio para o Ensino Fundamental e Mdio, atuando h 23 anos no Ensino Fundamental e Mdio como professor regente de Histria e Portugus na rede Estadual de Educao do Paran e Municipal de Ensino de Curitiba. E-mail: alencarzanon@seed.pr.gov.br
1 O Termo de Compromisso um resumo impresso das normas da escola inspiradas em seu regimento. Em geral, no ato da matrcula o responsvel pelo aluno l o termo, toma cincia e compromete-se em fazer respeitar aquelas normas.

2 Dos termos de compromisso que consultei, alguns apresentam uma justificativa para a proibio do bon, outros simplesmente citam a regra. Por exemplo, em um termo de compromisso que tenho arquivado das matrculas para o ano de 2008 de uma escola pblica de Curitiba, est escrito:

No permitido o uso de bons, bem como assemelhados, devido s inmeras situaes constrangedoras e de perigo, que ocorrem entre alunos do colgio e entre pessoas estranhas, que permanecem nos arredores do estabelecimento, nos horrios de entrada e sada de aula. (COLGIO ESTADUAL PADRE CLUDIO MORELLI, 2008).

Pesquisando na internet extra referncias relacionadas ao uso do bon em escolas de diferentes regies brasileiras, como esta, de uma escola pblica do Rio de Janeiro: No ser permitido ingressar na U. E [Unidade Escolar] com uniforme descaracterizado ou com qualquer roupa curta ou cortada, decotes ou barriga de fora, camisetas cavadas do tipo macho, chinelo ou bon. (COLGIO ESTADUAL LEOPOLDINA SILVEIRA, 2008). Outra referncia semelhante de um colgio particular no Rio de Janeiro: So comportamentos considerados inaceitveis: fazer uso de telefone celular, walkman, MP3, IPOD, jogos eletrnicos, mquinas fotogrficas e/ou outros objetos alheios ao trabalho escolar; entrar ou sair de sala sem autorizao do professor; mascar chicletes, chupar balas e ou comer durante a aula; usar bon e/ou similares. (COLGIO SO JOS, 2008). Agora uma referncia de outro colgio conveniado de Tocantinpolis, em Gois:

proibido o uso do bon na escola. O aluno ser advertido, recolhido o bon e entregue somente para o responsvel. Obs.: se o responsvel no vier pegar o objeto em at 10 dias teis, o objeto (bon) ser encaminhado para doao a pessoas carentes. A mesma observao vale para qualquer tipo de objeto de uso proibido em horrio de aula que for retido legalmente, segundo as normas estabelecidas por esta instituio. (COLGIO DOM ORIONE, 2008).

Tambm a questo apresenta-se em fruns ou listas de discusso. Veja este exemplo:


Besteira de quem no tem o que fazer na minha escola era proibido usar bon mas o pessoal fumava maconha no banheiro e ningum fiscalizava. Eu Acho que Essa Diretora se Preocupa com coisas mnimas, na minha Escola j tentaram fazer isso, mas no adiantou, Porque a Maioria usa Bon inclusive Eu e at algumas Meninas, Dizem que o Bon coisa de Marginal mas me diga O que um Simples bon Tm ver com o Carter da Pessoa? Faa o Seguinte: pea explicaes o Porque a Proibio vc deve saber disso!!!. (YAHOO RESPOSTAS, 2008).

Outro exemplo da polmica em torno assunto encontra-se neste trecho de artigo presente na pgina eletrnica da ONG Educadores para a paz:

Em boa parte das escolas, o bon incomoda educadores. Trata-se, porm de uma indumentria que faz parte do cotidiano juvenil. Mas tal proibio se fundamenta na idia de que o aluno possa trazer drogas para a sala de aula. Entendo que obrigar o aluno a tirar o bon na sala de aula violar sua privacidade, como se fosse arrancar parte de seu corpo. A exemplo do uniforme, h tantos outros problemas que a escola precisa superar, e no deveria perder tempo estabelecendo um conflito gratuito com o aluno. Desse modo, o correto encaminhamento, tanto no caso do uniforme como do bon, deve considerar o debate com toda a comunidade escolar, sobretudo com os alunos. Se h necessidade de obrigar o uniforme, tal conflito dever ser resolvido sem medidas autoritrias, num procedimento discursivo, consensual, atravs da conscientizao. A represso aos que no aderem ao sistema gera insatisfao, violncia, perda do sentido de pertencimento. A escola deve libertar-se desta sua vocao autoritria. (NUNES, 2008).

A seguir apresento outra queixa de aluno sobre a proibio do bon:

Por Pedro Henrique (eu mesmo): Estudo no Colgio Delta - Goinia, unidade Bueno. Fao 2 ano do Ensino Mdio e estou revoltado. Nada me revolta mais do que me cortarem as asas de pssaro livre. O maior direito do ser humano a Liberdade. No compactuo com quem me tira para mat-la. Estava em sala de aula com um bon, pois vou fazer implante de cabelo semana que entra, e no gostaria de ver os cabelos cairem pela minha roupa: isso me desconcentra. O fato que o coordenador entrou na sala e confiscou meu bon. (MIDIA INDEPENDENTE, 2008).

No mesmo endereo eletrnico um professor comenta o caso assim:

Fiquei feliz em ler esse texto do nosso companheiro estudante. Sou professor na rede pblica de ensino no interior de So Paulo e tambm estou vivendo esse drama da proibio arbitrria do uso de bons. Deixa eu contar uma passagem. Nas eleies do grmio estudantil, as chapas abordaram o tema da proibio de bons e agitaram os alunos para uma resistncia. Num certo dia a sala onde se concentrava a maioria dos representantes de uma das chapas fez uma resistncia. Metade da sala permaneceu com bons na cabea. A diretora entrou na sala e retirou os bons dos alunos. Eles se rebelaram quando a diretora escolheu um lder para punir. Imediatamente eles reagiram e afirmaram que todos deveriam se retirar da sala. Percebam que eles sacaram que liderana no serve pra outra coisa seno ser utilizada pela represso como bode expiatrio. A diretora pediu para eu controlar os alunos na sala e eu respondi: voc no quis agir de forma arbitrria? Agora quer que eu os controle? Lgico que a direo ganhou essa batalha. Escolheu um lder e puniu para dar o exemplo. Mas o lado bom foi que a chapa desse aluno punido ganhou as eleies. Os alunos perceberam que ali poderia existir uma reao. Tenho outras histrias, mas

4
agora queria parabenizar o companheiro que se manifestou e no aceitou a ditadura escolar. Saibam que os descontentes so muitos e o que est faltando uma articulao das aes. Ricardo Brasileiro. (MDIA INDEPENDENTE, 2008).

Encontramos essa questo levada a extremas conseqncias, como nesse caso veiculado em pgina eletrnica da agncia de notcias da Secretaria de Segurana do Estado de Gois:

Diretor morto em emboscada: A pichao no foi a nica ameaa contra o diretor. O delegado de Caldas Novas conta que desde que tomou posse, por sempre manter um posicionamento rgido em relao ao cumprimento das normas da escola, Edlson fez vrias inimizades. Para voc ter uma idia de como ele era rigoroso, no dia do crime, ele recolheu os bons de toda uma turma de estudantes. Ele no permitia que ningum fosse escola de bermuda. Ele brigava para manter a ordem e a disciplina na escola. E isso pode irritar algumas pessoas. (SECRETARIA DE SEGURANA DO ESTADO DE GOIS, 2008).

Alm dos atores envolvidos diretamente com os alunos, como professores, diretores, pedagogos, outros agentes sociais, um pouco mais afastados do cotidiano pedaggico das escolas, querem dirigir o comportamento dos adolescentes no tocante questo disciplinar e, em particular, do uso do bon, com vises bem mais controladoras, como neste caso:

O juiz da Vara da Infncia e Juventude, Evandro Pelarin, reuniu-se segunda-feira com diretores de todas as escolas subordinadas Direo Regional de Ensino, de Fernandpolis, para passar orientaes de combate criminalidade entre estudantes. Uma lista com 22 sugestes desde a proibio ao uso de bons dentro das salas de aula at a formao de filas e padronizao de uniformes (...) Eu acho que as escolas podem acatar integralmente o que foi sugerido, com as adaptaes de cada localidade, disse a diretora regional de ensino, Adlia Menezes. Veja as sugestes: 1. Proibio de bons na escola (esconde-se droga, aspecto informal demais, mostra o ambiente da rua dentro da escola); 2. Exigncia de uniforme. Rigidez nesse controle; 3. Imposio de filas para entrada de alunos na sala de aula, inclusive, no retomo do intervalo; 4. Cantar o hino nacional, pelo menos uma vez por semana, com hasteamento da bandeira. 5. Proibir eventos dentro da escola com msicas que incentivam a violncia; 6. Estimular campeonatos escolares (esporte ou cincia); 7. Manter atenta vigilncia na entrada e sada dos alunos; 8. Manter cadastro atualizado dos telefones (vrios parentes) dos alunos; 9. Manter os portes sempre fechados aps o incio das aulas;

5
10. Os alunos que chegam ou saem no devem permanecer aglomerados na porta da escola; 11. Chamar a polcia diante da presena de pessoas estranhas na frete da escola; 12. Revista pessoal em adolescentes e em materiais escolares (pelo menos, para escolas onde h suspeitas de drogas); 13. Aumentar os procedimentos de punio dos alunos, tornando pblicas as audincias e punies. Aps as punies, encaminhar o resumo dos atos para a Vara da Infncia e Juventude; 14. Premiar sistematicamente, com dias certos, os melhores alunos, tornando pblicas essas premiaes; 15. Treinamento de segurana para inspetores de ensino com a polcia; 16. Insero de religio dentro das escolas (padres, pastores ou ministros religiosos); 17. Abrir as escolas para execuo de medidas scio-educativas de prestao de servios comunidade (lembrar do caso da escola Melvin Jones, onde 14 adolescentes cumpriram essas medidas por baguna dentro da escola); 18. Ensinar as crianas e adolescentes a pedir ajuda polcia; 19. Orientar as crianas e adolescentes a cumprir o trajeto escola-casa; 20. Desenvolver um programa de segurana integrado com professores, funcionrios e alunos (isso pode ser implementado pela polcia); 21. Estimular a presena dos bombeiros nas escolas com cursos de treinamento de segurana. 22. Qualquer ameaa deve, em princpio, ser considerada como possvel de ser concretizada. (REGIO NOROESTE, 2008).

Por outro lado, encontrei essa notcia apontando uma viso diferente sobre o uso do bon na escola, inclusive, incentivando seu uso atravs da legislao:

Uma emenda proposta, sugerida pelo Senador Flvio Arns, definiu os itens que iro compor o conjunto bsico completo do uniforme escolar, incluindo o bon entre os itens obrigatrios (calado, meia, cala e camisa). Arns destacou que o uso do bon pelos estudantes se faz necessrio devido exposio excessiva ao sol. Hoje em dia, com tantos males ocasionados pela exposio excessiva ao sol, o bon indispensvel para proteo de nossas crianas que ficam expostas ao sol por longos perodos, justificou o Senador. (SENADO, 2008).

Enfim, alm destas h tantas outras referncias na internet quanto ao uso do bon na escola. Muitas delas subsidiaram minha reflexo e propiciaram a seleo de seis das principais razes explcitas ou implcitas para proibir o uso do bon na escola.

6 2. Seis razes para proibir o bon na escola.

Primeira razo: o bon um local propcio para ocultar objetos estranhos e, mesmo, ilcitos ou perigosos (cola, droga, canivete, soco ingls). Segunda razo: o bon um gerador de indisciplina na medida em que atrai a ateno e facilmente pode ser subtrado por um colega que estiver a fim de provocao. O resultado a correria, o agarramento, o empurro, o envolvimento de mais alunos na algazarra, o tumulto e at a luta corporal, perturbando um ambiente que deve ser tranqilo e propiciar a reflexo, a produo intelectual e o aprendizado. Terceira razo: o bon expe o aluno a risco por atrair a ambio de ladres. Quarta razo: o bon descaracteriza o uniforme. Quinta razo: o bon quebra o decoro social, denota incivilidade, desrespeito, falta de etiqueta no convvio social. Sexta razo: o bon esconde o olhar, a expresso facial do aluno, ou seja, disfara ou esconde seu comportamento, dificultando a vigilncia.

3. So razes razoveis?

Quanto primeira justificativa para proibir o bon (local propcio para ocultar objetos ilcitos) esta no se sustenta porque qualquer outro local to propcio quanto: por dentro da jaqueta, da mochila, de um estojo de material escolar, da meia, da cueca, etc. Para tomar ao p da letra esta precauo, deveria o aluno entrar nu ou ser vistoriado, atitudes pouco afinadas a um ambiente onde a extrema vigilncia e desconfiana no deveriam imperar. Talvez essa alegao sirva, mais do que realmente expressar o temor por algo perigoso dentro do bon, para associ-lo ao perigo e ao ilcito. J a segunda justificativa (o bon como piv e estopim para algazarras) tem algum respaldo na realidade. Realmente as crianas e os adolescentes usam o bon, algumas vezes, como motivo de provocao e brincadeiras. Subtraem-no da cabea do colega e da s vezes resulta correria, empurres, brigas. Entretanto, mais uma vez, o bon no o nico elemento

7 que pode desencadear algazarra. Vrios outros elementos so constantemente usados para este tipo de provocao entre os alunos. Por exemplo: a mala, a mochila, o tnis, um chaveiro, a presilha dos cabelos, etc. um comportamento mais peculiar de adolescentes. Restaria escola trabalhar pedagogicamente com esse comportamento, refletindo sobre em que momentos, em que ambientes e em que medida seria tolerado, onde extrapolaria na direo do desrespeito, quando poderia ser caracterizado como bullying3, como agresso, etc. A terceira justificativa (expor o aluno ao risco por causa do furto) parece extrapolar a competncia da escola. um fato que bons de marca, mais caros, podem atrair ladro, especialmente quando o aluno est no trajeto at a escola; e que essa ao pode ser imprevisvel, envolvendo agresso fsica e risco sua integridade fsica. Assim, os pais e o aluno devem avaliar os riscos de ostentar no apenas o bon, mas tambm o celular, o tnis, o relgio, o dinheiro, o mp3, etc. Tais riscos devem ser medidos com base na realidade: at onde podem ir as aes marginais e at onde necessitamos portar aquele objeto como elemento de satisfao pessoal. O aluno e seus pais devem assumir a responsabilidade da deciso que tomarem. A quarta justificativa baseia-se na descaracterizao do uniforme. A princpio bom lembrar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (BRASIL, 1996) define que toda pessoa tenha acesso escola. Tambm o Estado do Paran, atravs da lei n 14361 de 19/04/2004 (PARAN, 2004), confere a deciso de obrigar ou no o uniforme aos Conselhos Escolares e s Associaes de Pais e Mestres de cada escola, desde que garantam a igualdade de condies de acesso e permanncia. Ora, se o uniforme no deve ser elemento que impea o acesso escola, sua descaracterizao, menos ainda, deveria ser elemento primordial das regras escolares. Caso a obrigao do uso do uniforme seja levada a efeito, a APMF e/ou Conselho Escolar precisam constituir um fundo financeiro para aquisio de uniformes destinados aos alunos que manifestarem falta de condies de os adquirirem, o que implica em escolher este aspecto como prioridade, diante de um contexto sempre marcado por falta de recursos

____________________________________ 2

Bullying um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violncia fsica ou psicolgica, intencionais e repetidos, praticados por um indivduo (bully ou "valento") ou grupo de indivduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivduo (ou grupo de indivduos) incapaz/es de se defender. (WIKIPEDIA, 2008).

8 financeiros e muitas necessidades a serem atendidas ou encaminhadas. Geralmente o uniforme solicitado em determinado estabelecimento a partir da comunidade escolar que discute e aprova tal norma. Como a participao dos pais e alunos ainda muito tmida nestes rgos representativos, a tendncia prevalecer a voz dos funcionrios da escola, inclinados a entender que sua instituio, para funcionar, precisa homogeneizar ao mximo sua clientela. A perspectiva dos funcionrios a de que bem mais fcil administrar um grupo em que todos sejam aparentemente iguais. Alm da escola, onde os professores e os alunos usam seus uniformes, outras instituies sociais tambm estudadas por Foucault zelam por uniformes. Ele cita estas instituies que expandiram sua ao durante a Modernidade e modelaram relaes de poder do tipo disciplinar: a priso (uniforme dos presos, dos agentes penitencirios); o exrcito (a farda de cada camada da hierarquia), o hospital (o traje das enfermeiras e mdicos). Com isso pretende-se evitar sinais de personalidade e facilitar, sobretudo, a vigilncia. Ou seja, a instituio deve sobrepor-se ao indivduo. Muitas vezes, como resistncia a esse poder da instituio na direo de despersonalizar e homogeneizar as pessoas, os sujeitos resistem tentando colocar marcas pessoais em seu modo de vestir: o bon ou o bordado no mesmo, o modelo do agasalho, o design da cala (estreita ou larga, curta ou comprida), brincos, piercings, colares, bichos de pelcia presos mochila, etc. Como afirma Foucault (1997, p.91):

L onde h poder h resistncia e, no entanto (ou melhor e por isso mesmo) esta nunca se encontra em posio de exterioridade em relao ao poder . (...) Pontos de resistncia esto presentes em toda a rede de poder. Portanto, no existe, com respeito ao poder, um lugar da grande Recusa __ alma da revolta, foco de todas as rebelies, lei pura do revolucionrio. Mas sim resistncias, no plural, que so casos nicos: possveis, necessrias, improvveis, espontneas, selvagens, solitrias, planejadas, arrastadas, violentas, irreconciliveis, prontas ao compromisso, interessadas ou fadadas ao sacrifcio; por definio no podem existir a no ser no campo estratgico das relaes de poder.

Por isso, preciso estar atento s lgicas que embasam as relaes de poder exercitadas pois elas produzem, dentre seus efeitos, determinados tipos de resistncia. Assim, por exemplo, quanto mais se proibir o uso do bon na escola, mais conflitos e insubordinaes isto pode gerar, sem que haja, ao mesmo tempo, avano na resoluo dos problemas ou motivos que originalmente estavam presentes enquanto razo para proibi-lo (por exemplo, a extino do porte de objetos ilcitos na escola), alm de verificar-se o descompasso entre a

9 lgica que embasa a regra e os objetivos proclamados (por exemplo, estimular a criticidade, a autonomia ou a criatividade do alunado). Dentro desse contexto lembro um comentrio de Gilles Deleuze que, ao trocar idias com Foucault (1998, p.73) diz no so apenas os prisioneiros que so tratados como crianas, mas as crianas como prisioneiras. As crianas sofrem uma infantilizao que no delas. Neste sentido verdade que as escolas se parecem um pouco com as prises . O jovem (e talvez todos ns sejamos produzidos, com certas especificidades, nessa direo) geralmente preocupa-se com a aparncia e procura atravs de seu modo de vestir expressar-se, imprimir uma marca prpria de sua pessoa. Muitos deles usam o bon para realar sua imagem, seja destacando uma caracterstica, seja disfarando algum atributo fsico que julgue desmerecer sua imagem: o tipo de cabelo, alguma cicatriz ou espinha. A escola precisaria estender os espaos polticos e pedaggicos de manifestao dos indivduos. Um desses espaos privilegiados encontra-se justamente no campo das atividades de expresso desportiva e artstica. importante que cada comunidade escolar (profissionais da educao, pais e alunos) discutam a necessidade do uniforme (e de qualquer outra norma escolar), o rigor com que ser cobrado, os conflitos que tem tendem a gerar e a energia demandada para cobr-lo. Cabe aqui ressaltar a importncia de fortalecer o processo democrtico dentro das escolas, fortalecendo a participao dos vrios segmentos que compe a comunidade escolar atravs, por exemplo, da Associao de Pais e Mestres, do Grmio Estudantil, do Colegiado dos Professores e das Assemblias Escolares. Se as normas do convvio escolar forem discutidas e decididas atravs dessas instncias haver propenso de expressarem maior legitimidade e senso de justia. Como comentamos anteriormente, a participao dos pais e alunos em seus rgos representativos, em geral, tmida e pouco estimulada. Seria preciso tambm renovar nossa crena na democracia para experenci-la.
A sugesto a de que pensemos em novas modalidades de interao nas quais as singularidades subjetivas possam apoiar-se na presena dos outros. Penso que o rumo produtivo, se quisermos recuperar o papel da palavra iniciadora na democracia, consiste em trilhar outras sendas. Um novo caminho capaz de empolgar a todos na permanente construo dos ideais democrticos, em especial as novas geraes, deve reinventar de alto a baixo o quadro institucional em que aprendemos a subjetivar-nos. Penso, concretamente, na problematizao de teias interativas ou experimentos de convivialidade que tendem a ser suprimidos ou recalcados de nossa memria histrica. Penso que devemos levar a srio questes como vnculos de amizade, hospitalidade, cortesia, honra, lealdade e fidelidade, assim como a questo do reencantamento ou paixo pelo mundo. No para reeditar essas formas de vida moribundas, o que seria farsesco, mas para repens-las, renov-las e, quem sabe, voltar a reintroduzir na vida pblica e pessoal o entusiasmo pela criao de um mundo comum que deixou de existir. (FREIRE COSTA, 1997).

10

A quinta justificativa para proibir o bon na escola (quebra de decoro social) soa bastante anacrnica, j que ele incorporou-se ao cotidiano atual: bem aceito nos mais variados locais: teatros, museus, rua, etc. Mesmo noite comum ver pessoas usando bon. Restam poucos ambientes em que raro v-lo, como dentro de alguns templos religiosos. H quatro ou cinco dcadas as pessoas importavam-se em cumprir as regras consideradas adequadas para o uso de acessrios sobre a cabea. Por exemplo: o chapu era tirado da cabea para saudar respeitosamente algum na rua. Hoje a forma de mostrar respeito mudou. O que pode explicar essa justificativa a associao indevida entre o uso do bon e o desrespeito. A escola e os professores verificam que perderam prestgio social e precisam dar inteligibilidade a tal processo, atribuindo ao mesmo tempo responsabilidades. Com base em nossa histria social, dcadas atrs, os professores tinham prestgio e no se usava bon na escola; agora, usa-se o bon e o professor no tem a mesma considerao social. Nesse tipo de lgica, o simples fato de o aluno no usar o bon traria de volta aquele respeito perdido. O bon simbolizaria a incivilidade das novas geraes e a perda do prestgio social. No entanto, precisamos questionar esse tipo de associao e situar de que tipo de respeito estamos falando: seria aquele que o professor obtinha pelo autoritarismo veiculado pela instituio, pelo temor do aluno em sofrer rigorosas punies? Portanto, hoje, a conquista de um novo tipo de prestgio e autoridade deveria ser repensada sob novas bases, levando em considerao o ensinar e o aprender no tempo presente e, com isso, buscando clarear a funo da escola e do professor. Se necessrio, criar novas formas de organizao desse modelo escolar que insiste em reproduzir-se, sempre to o mesmo. Ainda com relao a esta justificativa, a da quebra do decoro, neste tipo de lgica pedaggica, h uma extrapolao tambm para o campo da imoralidade. Associa-se aquele que usa bon com o imoral. Os questionamentos advindos dos novos tempos e das novas geraes sobre a eficcia e sentidos do ensino escolar deixam os profissionais da educao inseguros. Muitos, ento, em vez de assumir as angstias inevitveis ao trabalho e buscar solues, preferem lamentar-se e deslocar o problema para as novas geraes, que seriam, entre outros aspectos, imorais. No seria possvel o ensino porque os alunos e suas famlias seriam imorais ou desajustados. No haveria como levar um trabalho para diante se os alunos so depravados, preguiosos, meliantes, malandros e s querem levar vantagem.

11 Nesta tica a famlia no poderia ajudar, pois tambm seria desajustada. Os pais seriam separados, devassos e negligentes com os filhos. No desconsideramos a importncia da tica e da moral no campo escolar, mas, muitos educadores facilmente tm pendido para o moralismo, inclinando-se a impor sobre o aluno os seus valores, as suas escolhas, os seus pontos de vista enquanto referenciais obrigatrios e incondicionalmente necessrios, no reconhecendo a, por exemplo, diferenas provenientes de gosto, idade, origem scio-econmica, gnero, etc. Este modo de pensar persiste, como diz Ratto (2007, p.217), pela forte dimenso moral presente na tradio pedaggica e escolar, j que a nfase histrica existente na funo disciplinadora da escola moderna indissocivel de sua dimenso moralista. s vezes atribumos equivocadamente toda a razo dos problemas escolares a questes de ordem moral (nesta perspectiva moralista) e mascaramos deficincias da instituio em dar conta das tarefas do ensino decorrentes de questes histricas profundas: descaso social e poltico para com a educao, desigualdade e injustia social, advento da obrigatoriedade de acesso escola sem as devidas condies de atendimento, prdios escolares inadequados, nmero de alunos por sala incompatvel com a qualidade, jornada de trabalho extenuante do magistrio, remunerao indigna, investimento precrio na qualificao dos profissionais da educao, entre outras. Por fim, a sexta e ltima justificativa para proibir o bon __ a de que serve para esconder os olhos, os comportamentos __ nos remete, mais uma vez, enorme necessidade de vigilncia sobre os alunos que uma certa lgica pedaggica tende a reproduzir na cultura escolar cotidiana. Neste sentido, os alunos so constantemente tutorados e infantilizados. Como se sabe, a escola, para Foucault, uma das instituies que desenvolveu e cultivou relaes de poder que inclinam-se a gerar um certo tipo de disciplina, a da produo dos corpos dceis e teis (Foucault, 1987, p.141). Nas obras em que refletiu a respeito do poder ele descreve o aperfeioamento de tcnicas de governo da sociedade, notadamente durante os sculos XVII, XVIII e XIX, em que a disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras (em termos polticos de obedincia). (Foucault, 1987, p.119). E, dentre os trs instrumentos centrais ao funcionamento deste tipo de poder disciplinar, tal qual detalhei em outro artigo (Zanon, 2007), encontra-se a vigilncia hierrquica:

O exerccio da disciplina supe um dispositivo que obrigue pelo jogo do olhar; um

12
aparelho onde as tcnicas que permitem ver induzam a efeitos de poder, e onde, em troca, os meios de coero tornem claramente visveis aqueles sobre quem se aplicam. Lentamente, no decorrer da poca clssica, so construdos esses observatrios da multiplicidade humana para as quais a histria das cincias guardou to poucos elogios. Ao lado da grande tecnologia dos culos, das lentes, dos feixes luminosos, unida fundao da fsica e da cosmologia novas, houve as pequenas tcnicas de vigilncias mltiplas e entrecruzadas, dos olhares que devem ser vistos; uma arte obscura da luz e do visvel preparou em surdina um saber novo sobre o homem, atravs de tcnicas para sujeit-lo e processos para utiliz-lo. (FOUCAULT, 1987, p.143-144).

Dentro dessa perspectiva de necessidade de vigilncia contnua e minuciosa, o uso do bon ser um grande obstculo, um smbolo daquilo que se nega exposio. Por outro lado, o contato visual, o dilogo, a interao entre professor e aluno, so aspectos favorecedores do processo ensino-aprendizagem. importante olhar no olho do aluno, por exemplo, para obter uma impresso mais precisa se ele est aprendendo, se est interessado. claro que um bon, ou um culos escuro, atrapalharia muito. Mas o ideal que essa orientao para o comportamento em sala da aula seja entendida e aceita pelo aluno. Quanto mais prximos da espontaneidade e da seduo pudermos ficar, melhor. Nesse aspecto ressalto tambm outro elemento importante na relao entre professor e aluno: o respeito e a estima que o professor sente e demonstra pelos alunos estimula a reciprocidade __os alunos mostrando-se respeitosos e estimando o professor. Entretanto, parece claro que a imposio autoritria da regra __ tire o bon, regra, estou mandando __ ter muito mais chances de gerar resistncia. Tambm h que se levar em conta um necessrio grau de sensibilidade e flexibilidade na relao com a regra, algo que, mais uma vez, no comum de se encontrar no cotidiano escolar. Nesse sentido o professor bem poderia perceber que, s vezes, o aluno no queira ser olhado e, avaliando o contexto, usar de tolerncia. Se numa escola prevalece a obsesso por vigiar o aluno o tempo todo, h a impresso de que os educandos no tm direito a margem alguma de liberdade, de privacidade, de responsabilidade, de autonomia; ficando reduzidos eterna dependncia e incompetncia. Nessa perspectiva de vigilncia extrema, as relaes de poder que perpassam todo o sistema infantilizam no s o aprendiz, mas tambm seus pais e os prprios educadores, conforme a correlao de foras historicamente constituda em cada caso:
E, se pensamos que infantilizar algum significa trat-lo como imaturo,

13
dependente, como portador de deficincias ou de faltas urgentes que precisam ser sanadas, tudo isso desembocando na necessidade de vigilncia, exame, normalizao e correo, podemos pensar que tambm sobre os responsveis incidem processos de infantilizao. H que trabalhar intensamente sobre o que aparece como a imaturidade dos pais, suas incapacidades, seu despreparo, falando por eles, pensando por eles, decidindo por eles. (RATTO, 2007, p.209).

Ao questionarmos esta lgica infantilizante e vigilante na qual o bon torna-se um cavalo de batalha, com isto no queremos que um certo grau ou tipo de vigilncia no deva haver sobre os alunos. Talvez precisssemos ser mais vigilantes com relao a outros aspectos da vida do aprendiz. uma das exigentes tarefas do educador escolher com mais acerto a intensidade dessa vigilncia e o alvo da mesma: se muito baixa, pode pecar pela negligncia; se muito alta, pela infantilizao. Complementarmente, precisamos acolher mais a idia de que h na educao espaos de imprevisibilidade, de confiana nas pessoas, de responsabilizao pelos atos, de aprendizados que acontecero por vrios modos: pela obedincia, pela resistncia, pela ousadia, pelo erro, atravs da dor, dentre outros.

4. Consideraes finais.

Foucault chamou a ateno para a produtividade do poder. O poder disciplinar tem como principal efeito a produo de indivduos dotados de certas caractersticas e no de outras:

O indivduo sem dvida o timo fictcio de uma representao ideolgica da sociedade; mas tambm uma realidade fabricada por essa tecnologia especfica de poder que se chama a disciplina. Temos de deixar de descrever sempre os efeitos de poder em termos negativos: ele exclui, reprime, recalca, censura, abstrai, mascara, esconde. Na verdade, o poder produz; ele produz realidade; produz campos de objetos e rituais de verdade. O indivduo e o conhecimento que dele se pode ter se originam nessa produo. (FOUCAULT, 1987, p.161).

Como no h sociedade sem relaes de poder preciso sempre buscar analisar quais relaes de poder esto estabelecidas, como funcionam, com que objetivos, produzindo que tipo de indivduos. Se em determinadas escolas se probe o uso do bon e freqentemente os alunos

14 insistem em desrespeitar a regra, estamos diante de sinais de resistncia a um certo tipo de poder e preciso ouvir o que essa voz quer dizer.

No se impe a lei a quem arrisca sua vida diante de um poder. H ou no motivo para se revoltar? Deixemos aberta a questo. Insurge-se, um fato; por isso que a subjetividade (no a dos grandes homens, mas a de qualquer um) se introduz na histria e lhe d seu alento. Um delinqente arrisca sua vida contra os castigos abusivos; um louco no suporta mais estar preso e decado, um povo recusa o regime que o oprime. Isso no torna o primeiro inocente, no cura o outro, e no garante ao terceiro os dias prometidos. Ningum, alis, obrigado a ser solidrio a eles. Ningum obrigado a achar que aquelas vozes confusas cantam melhor do que as outras e falam da essncia do verdadeiro. Basta que elas existam e tenham contra elas tudo o que se obstina e faz-las calar, para que faa sentido escut-las e buscar o que elas querem dizer. Questo de moral? Talvez. Questo de realidade, certamente. (FOUCAULT, 2006, p.80).

As justificativas levantadas nesse texto para a proibio do bon indicam que elas tm pouca relao com o processo de ensino e aprendizagem. Para ensinar e aprender, o bon o de menos. Ento, por que prevalece escrito na maioria dos regimentos e termos de compromisso a proibio? Ao que parece porque a escola d demasiada ateno ao de menos; e pouca, ao que mais importante. Repete com muita facilidade modelos de ontem. As justificativas esto mais ligadas a um tipo de comportamento rigidamente estabelecido como ideal e normal, ou seja, a um tipo de aluno que desejamos produzir: igual (uniforme), controlvel, dcil, til, previsvel, vigivel. O bon, de algum modo, acaba perturbando esses objetivos; torna-se smbolo de tudo aquilo que deve ser combatido. Ao proibir o uso do bon, sem uma reflexo mais apurada, talvez se queira que ainda impere sigilosamente em nossa prtica o iderio educativo do aluno o mais possvel dcil e til. No entanto, o discurso corrente nos meios escolares que a sociedade precisa de alunos crticos, criativos, que sejam formados enquanto cidados responsveis. No haveria a, portanto, uma incongruncia? No existiria uma contradio entre as aes (o que se faz, as normas que impem) e os objetivos proclamados (o aluno que se almeja)? O nosso discurso precisa ficar mais consoante com as aes de educao na escola. Deve-se marcar posio e brigar por causa do bon? Ou buscar um dilogo mais produtivo com as novas geraes, aprendendo a escut-los e a negociar com eles sem perder vista o principal (aprendizagens efetivas e significativas)? Manter posturas inflexveis ou ousar confiar na capacidade que os jovens tm de pensar conosco quais regras realmente so as necessrias? Portanto, as escolas precisam estar atentas! Essa regra de proibir o bon (e/ou tantas

15 outras regras) est ajudando ou atrapalhando? Nada ou nenhuma regra em si mesma boa ou ruim; tudo depende do contexto e do tipo de lgica em que se insere. Da a importncia de analisarmos as relaes de poder cotidianas praticadas na escola e suas articulaes com a sociedade, buscando identificar em que tipo de lgicas nossas prticas pedaggicas se do e em que medida elas favorecem a realizao de nossos cultivados objetivos em torno de formar, por exemplo, alunos crticos, criativos e autnomos. A gesto escolar , sobretudo, estabelecer objetivos educacionais e tecer prticas coerentes com os mesmos. Na direo de formar uma comunidade escolar ativa, autnoma, criativa e crtica, est o incremento dos canais de participao de todos os envolvidos, educadores, pais e alunos, a fim de que participem da construo das normas necessrias ao funcionamento escolar. Assim, se a chamada comunidade escolar efetivamente decidir proibir ou permitir o uso do bon, reunir, assim, melhores condies para isto deixar de ser um cavalo de batalha para ser, simplesmente, uma das normas e ponto final.

REFERNCIAS BRASIL. Lei de Diretrizes em<http:/www.planalto. e Bases da Educao Nacional. Disponvel

gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 14 de julho de 2008. COLGIO DOM ORIONE. Pgina eletrnica. <htpp://www.orionetoc.com.br>. Acesso em 14 de julho de 2008. Disponvel em

COLGIO ESTADUAL LEOPOLDINA SILVEIRA. Pgina eletrnica. Disponvel em <http://www.leopoldinadasilveira.com.br/regulamento-interno.htm>. Acesso em: 14 de julho de 2008. COLGIO ESTADUAL PADRE CLUDIO MORELLI. Termo de compromisso, 2008. COLGIO SO JOS. Pgina eletrnica. Disponvel em: <http://www.colsjose.com.br /normas-ef2.shtml>. Acesso em: 14 de julho de 2008. PARAN. Dirio Oficial do Estado do Paran. N 6713 de 22/04/2004. FOUCAULT, Michel . tica, sexualidade, poltica. Organizao e seleo de textos de Manoel Barros da Motta, Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2 edio, 2006.

16 ______. Histria da sexualidade. A vontade de saber. Rio de Janeiro, 1997. ______ . Microfsica do poder. Rio de Janeiro, Edies Graal, 1998. ______. Vigiar e punir: o nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 33 edio, 1987. FREIRE COSTA, Jurandir. No mais, no ainda: a palavra na democracia e na psicanlise. Disponvel em:< http://jfreirecosta.sites.uol.com.br/> Acesso em 14 de julho de 2008. MIDIA INDEPENDENTE. Pgina eletrnica. Disponvel em: <http://brasil.indymedia.org/ pt/ red/2005/06/321141. shtml> . Acesso em: 14 de julho de 2008. NUNES, Sady. Pgina eletrnica da ONG Educadores para a Paz. Disponvel em <http://www.educapaz.org.br/a-polemica-do-uniforme-e-do-bone.html >. Acesso em 14 de julho de 2008. RATTO, Ana Lcia S. Livros de ocorrncia. (In)disciplina, normalizao e subjetivao. So Paulo: Cortez. 2007. REGIO NOROESTE. Agncia de notcias do noroeste de So Paulo. Disponvel em:< http: //www.regiaonoroeste.com/ home.php? content=materias&id=5764> .Acesso em: 14 de julho de 2008. GOIS. Agncia de notcias da Secretaria de Segurana do Estado de Gois. Disponvel em <http://www.sspj.go.gov.br/ ag_noticias/con_noticia.php?col=2&pub=21340>. Acesso em 14 de julho de 2008. SENADO. Pgina eletrnica do senador Oswaldo Arns. Disponvel em : < http://www.senado. gov.br/web/ senador/FlavioArns/docs/nmoutubro2007.pdf>. Acesso em 14 de julho de 2008. WIKIPDIA. Enciclopdia eletrnica. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org >. Acesso em:14 de julho de 2008. YAHOO RESPOSTAS. Lista de discusso. Disponvel em <http://br.answers.yahoo.com/ question/index?qid= 20080212081221AAY1jcT)>. Acesso em: 14 de julho de 2008. ZANON, Alencar Luiz. Reflexes acerca do poder disciplinar em Foucault. Curitiba: Programa de Desenvolvimento Educacional-Secretaria de Educao do Estado do ParanUniversidade Federal do Paran. 2007.

You might also like