You are on page 1of 13

DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal.

0 PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, e ainda tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituio, bem como nos arts. 116 e 117 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e nos arts. 10, 11 e 12 da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, DECRETA: Art. 1 Fica aprovado o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, que com este baixa. Art. 2 Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta implementaro, em sessenta dias, as providncias necessrias plena vigncia do Cdigo de tica, inclusive mediante a Constituio da respectiva Comisso de tica, integrada por trs servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente. Pargrafo nico. A constituio da Comisso de tica ser comunicada Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica, com a indicao dos respectivos membros titulares e suplentes. Art. 3 Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 22 de junho de 1994, 173 da Independncia e 106 da Repblica.
ITAMAR FRANCO Romildo Canhim

ANEXO
Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal

CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas


I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal.
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia, em fator de legalidade. V - O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. VIII - Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao.

IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. X - Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao.

Seo II - Dos Principais Deveres do Servidor Pblico


XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular; b) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; d) jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; f) ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos; g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las; j) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva; l) ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio; o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum; p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo; q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; r) cumprir, de acordo com as normas do servio e as instrues superiores, as tarefas de seu cargo ou funo, tanto quanto possvel, com critrio, segurana e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

s) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito; t) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos; u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei; v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento.

Seo III - Das Vedaes ao Servidor Pblico


XV - E vedado ao servidor pblico; a) o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; b) prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso; d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos; j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico; m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

CAPTULO II - DAS COMISSES DE TICA


XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. XVIII - Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. XXIV - Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado.

QUESTES

Prova: FCC - 2012 - INSS - Perito Mdico Previdencirio

Tratar com urbanidade as pessoas constitui

a) regra de trato social, mas cujo descumprimento impede o servidor de ocupar cargo de provimento em comisso. b) regra de trato social, cujo descumprimento no acarreta sano administrativa para o servidor pblico. c) dever legal do servidor pblico, cuja violao sempre acarretar a pena de suspenso, mas no a de demisso. d) dever legal do servidor pblico, cuja violao pode acarretar a pena de advertncia. x e) conduta irrelevante no servio pblico, no constituindo seu descumprimento infrao legal, nem de regra de trato social.

Prova: FCC - 2012 - INSS - Tcnico do Seguro Social

Joo, servidor pblico federal, membro de Comisso de tica de determinado rgo do Poder Executivo Federal e foi acusado do cometimento de infrao de natureza tica. Nesta hiptese, a infrao tica ser apurada

a) pelo Ministrio da Justia. b) pelo Presidente da Repblica. c) pelo Ministro Chefe da Casa Civil. d) pela Comisso de tica Pblica. x e) pela prpria Autarquia Federal a que est vinculado.

Prova: FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno

Joo, servidor pblico civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimnio pblico. J Maria, tambm servidora pblica civil do Poder Executivo Federal, deixou de utilizar avanos tcnicos e cientficos do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Sobre os fatos narrados, correto afirmar que

a) nenhuma das condutas narradas constitui vedao prevista no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. b) apenas Joo cometeu conduta vedada pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. c) apenas Maria cometeu conduta vedada pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. d) ambos praticaram condutas vedadas pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. x e) Joo e Maria no esto sujeitos a Cdigo de tica; portanto, suas condutas, ainda que eventualmente irregulares, devero ser apreciadas na seara prpria.

Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - II

Com relao ao Cdigo de tica Profissional do servidor pblico civil do Poder Executivo federal, julgue o prximo item. As disposies desse cdigo no se restringem conduta do servidor pblico no mbito do local de trabalho e s funes precipuamente exercidas. Nesse cdigo, tambm constam, entre as vedaes que compreende, as que dizem respeito a servidor embriagar-se fora do servio habitualmente e a ligar seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

Certo x

Errado

Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - II

Nos termos da exposio de motivos, que dispe sobre proposta de cdigo da conduta da alta administrao federal, julgue o item que se segue.

Muitas questes ticas que envolvem o comportamento dos integrantes da alta administrao federal no constituem violao de normas legais e no so passveis de punio especfica, e sim de carter poltico. Esse o caso da advertncia, da censura tica e, em casos mais graves, da exonerao.

Certo

Errado

Prova: FCC - 2009 - MRE - Oficial de Chancelaria.

NO considerada regra deontolgica, dentre outras, destinada ao servidor pblico civil do Poder Executivo federal:

a) A publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. x b) O servidor deve prestar toda a ateno s ordens legais de seus superiores, velando por seu cumprimento e evitando conduta negligente, sendo que o descaso e o acmulo de desvios revelam imprudncia no desempenho funcional. c) Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. d) Toda pessoa tem direito verdade, motivo pelo qual o servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. e) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina, sendo que tratar mal uma pessoa que paga seus tributos causa de dano moral.

Comentrio: O erro da alternativa A afirmar que a publicidade de TODO e QUALQUER ato constitui requisito de
eficcia. Sempre bom lembrar que no interesse da coletividade (segurana do estado, investigao policial) ou defesa da intimidade, essa publicidade pode ser negada.
Prova: FEC - 2010 - MPA - Engenheiro

Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. vedado ao servidor pblico:
a) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz- lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos. b) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei. c) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las. d) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. X

Prova: FEC - 2010 - MPA - Engenheiro

Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta, autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de:

a) censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por dois teros dos seus integrantes, com cincia dos faltosos.

b) suspenso e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. c) suspenso e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, sem cincia do faltoso. d) censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. X e) suspenso e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por dois teros dos seus integrantes, com cincia dos faltosos.

Prova: FEC - 2010 - MPA - Agente Administrativo

Quiou prestou concurso para o Ministrio da Pesca e Aquicultura, e foi classificado. A preocupao do referido servidor pblico com relao aos seus atos, comportamentos e atitudes que devem ser direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. Os primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal so: I. ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos, ter comprometimento atico. II. ter respeito hierarquia, aceitar as presses de superiores hierrquicos que visem obter benesses. III. a dignidade e o decoro. IV. o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais. As afirmaes corretas so, apenas:
a) I e IV. b) II e IV. c) III e IV. x d) I e II. e) II e III.

Prova: FEC - 2010 - MPA - Agente Administrativo

O servidor Ken integrante da Comisso de tica onde trabalha. Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta, autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. Para fins de apurao do comprometimento tico; entende-se por aquele que: todo

a) por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. x b) por ato jurdico, s preste servios de natureza permanente, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as

entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado.

c) por contrato, preste servio de natureza temporria ou excepcional, somente com retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. d) por fora de lei ou de qualquer ato jurdico, preste servio de natureza permanente, sem retribuio financeira, ligado diretamente ao rgo do poder estatal, excepcionalmente que prevalea o interesse do Estado. e) por contrato ou ato jurdico, s preste servios de natureza temporria ou excepcional, com retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado.

Prova: CESPE - 2010 - MS - Tcnico de Contabilidade

A pena aplicvel ao servidor pblico pela comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso.
Certo x Errado

Prova: CESPE - 2010 - MS - Tcnico de Contabilidade

A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Certo x Errado

Prova: CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo

O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal estabelece, no inciso VI, captulo I, que a funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Com base nessas informaes, assinale a opo correta.
a) O inciso em questo atende a exigncia formal inscrita na Lei n. 8.112/1990, que dispe acerca do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. b) O contedo do inciso est eivado da cultura poltica tradicional brasileira, ao confundir a esfera pblica com a privada. c) O contedo do inciso em apreo est em acordo com o inciso I, que estabelece a dignidade e o decoro como norteadores da conduta do servidor, no exerccio do cargo ou fora dele. x d) O contedo do inciso expressa a pretenso totalitria do Estado de controlar a vida privada do indivduo. e) O contedo do inciso contradiz os dispositivos constitucionais que estabelecem a liberdade individual e a liberdade profissional.

Prova: CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo

Um servidor pblico de instituio federal, ao elaborar parecer favorvel quitao de imvel de muturio inadimplente, apresentou trs aspectos a serem considerados: a agncia financiadora abriria mo das multas, juros e correes e receberia apenas o valor venal do imvel; o valor venal do imvel seria pago com depsitos judiciais decorrentes das penas pecunirias da vara criminal do estado federado onde est situado o imvel; essa possibilidade poderia ser usada em virtude de se tratar de excepcionalidade decorrente da condio de vida do muturio, que foi obrigado a deixar o trabalho para cuidar de filho portador de rara doena degenerativa e incurvel (gangliosidose Gm1). Com referncia situao hipottica apresentada acima, assinale a opo correta de

acordo com os princpios constitucionais e legais brasileiros e o Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal.
a) O parecer foi desleal com a instituio, o que caracteriza improbidade administrativa. b) O parecer do servidor pautou-se pela impessoalidade, o que fere, no caso, a moralidade pblica. c) Como todos os cidados so iguais perante a lei, com os mesmos direitos e deveres, no cabe administrao pblica considerar a especificidade de cada caso. d) Considerando que o parecer tenha sido favorvel ao muturio inadimplente em seus trs aspectos, isso significa que o servidor agiu contra os fins da instituio pblica. e) O servidor pblico apresentou soluo legal e moral ao caso, o que atendeu aos princpios da legalidade, moralidade, eficincia, fazendo que a administrao pblica realizasse justia social. x

Prova: CESGRANRIO - 2009 - MEC - Professor - Matemtica

Analise os itens que se seguem, relativos aos deveres fundamentais do servidor pblico. I - Tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. II - Omitir a verdade sobre fato para beneficiar o cidado. III - Ser eficiente no cumprimento de suas tarefas sem ter que estar regularmente presente ao local de trabalho. IV - Facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. De acordo com o Decreto no 1.171/1994, correspondente ao Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, esto corretos APENAS os itens
a) I e III. b) I e IV. x c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

a: CESPE - 2010 - UERN - Tcnico de Nvel Superior

Em cada uma das opes abaixo, apresentada uma situao hipottica acerca de comportamento e atitudes de profissionais do servio pblico, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta.

a) Amlia revelou para sua colega de trabalho informao sigilosa de que teve cincia aps participar de reunio com superiores hierrquicos. Nessa situao, Amlia no est sujeita a responsabilizao, j que sua conduta no resultou em qualquer prejuzo administrao pblica. b) Antnio, no exerccio de suas funes, irritado com seus problemas pessoais, agrediu fisicamente um particular que questionava a demora no atendimento do servio. Nessa situao, Antnio no responder por sua conduta, pois o agredido foi um particular e no outro servidor pblico. c) Joaquim, durante o expediente, presenciou Andr, seu colega de servio, recebendo determinada quantia em dinheiro de terceiro, para praticar ato relativo a seu dever de ofcio. Nessa situao, Joaquim no est obrigado a levar o ocorrido ao conhecimento da autoridade superior, visto que o ato administrativo praticado por Andr dizia respeito a seu dever de ofcio. d) Felipe, ocupante de cargo de chefia, determinou que Mariana, a ele subordinada, recebesse em seu nome determinada quantia, paga por terceiro, para que tivesse prioridade no exame de processo de seu interesse, em andamento junto ao rgo pblico. Mariana recusou-se a receber a quantia. Nessa situao, a conduta de Mariana esteve de acordo com os preceitos ticos e legais, pois ela no obrigada a cumprir ordens superiores nessa hiptese. e) Mateus, ocupante de cargo de chefia, exigiu que seus subordinados se filiassem respectiva associao profissional, para que seus interesses profissionais pudessem ser devidamente defendidos. Nessa situao, a

conduta de Mateus, embora antitica, no ilegal, j que o cargo de chefia lhe autoriza exigir de seus subordinados a filiao, para melhor defesa de seus interesses.

Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 2

De acordo com o Cdigo de tica Profi ssional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. solicitar a um servidor, que lhe subordinado, que decida a pretenso deduzida por um amigo seu, de acordo com o que foi por ele postulado. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no autorizados. III. informar a um amigo o teor de um ato governamental, ainda no publicado, o qual afetar interesses de muitas pessoas, inclusive desse mesmo amigo. IV. determinar a um outro servidor, que lhe subordinado, que execute algumas tarefas que so do seu interesse particular (interesse do mandante), salvo se o mandante ocupar cargo de elevada posio na hierarquia funcional. V. fazer exigncias desnecessrias que retardem o exerccio regular de um direito, pelo seu titular. Esto corretas:

a) apenas as afi rmativas I, II, III e V. x b) apenas as afi rmativas II, III, IV e V. c) as afi rmativas I, II, III, IV e V. d) apenas as afi rmativas III, IV e V. e) apenas as afi rmativas II e IV.

Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 2

De acordo com o Cdigo de tica Profi ssional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o servidor pblico deve: I. exercer, com estrita moderao, as prerrogativas do cargo, abstendo-se de us-las em benefcio prprio ou de terceiro. II. escolher a opo que melhor atenda aos interesses do governo, quando estiver diante de mais de uma. III. zelar pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva, quando no exerccio do direito de greve. IV. agir com cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos. V. resistir s presses ilegais ou aticas e denunci-las, mesmo que os interessados sejam seus superiores hierrquicos. Esto corretas:

a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II e V. c) apenas as afirmativas I, II e IV. d) apenas as afirmativas I, II e III. e) apenas as afirmativas I, III, IV e V

Prova: ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Comum a todos

De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. a tica no servio pblico exige do servidor uma conduta no apenas de acordo com a lei, mas, tambm, com os valores de justia e honestidade; II. o servidor no pode omitir a verdade, ainda que contrria aos interesses da Administrao; III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo;

IV. as longas filas que se formam nas reparties pblicas no podem ser qualificadas como causadoras de dano moral aos usurios dos servios pblicos porque no decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administrao; V. para consolidar a moralidade do ato administrativo necessrio que haja equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor. Esto corretas:

a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. x d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV.

Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico Administrativo (ATA)

Conforme disciplinado pelo Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994, so deveres fundamentais do servidor pblico federal, exceto:

a) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas. x b) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. c) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. d) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes. e) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito.

Prova: CESGRANRIO - 2006 - DNPM - Tcnico Administrativo - Especialidade - Informtica

Segundo o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, o Diretor de uma Autarquia Federal tem a obrigao de apresentar Comisso de tica Pblica-CEP sua declarao de bens e rendas, alm de diversos tipos de alteraes patrimoniais, tais como: I - a venda de um carro a um irmo; II - a aquisio de aes de um Banco, independente do percentual; III - o recebimento de quantia significativa, por herana; IV - a perda de grande parte do patrimnio; V - a permuta de um terreno, por outro equivalente, com um amigo. Devem ser comunicadas CEP as alteraes:

a) I e II, apenas. b) I e V, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, III e IV, apenas. x e) II, III e V, apenas.

rova: CESPE - 2006 - ANATEL - Tcnico em Regulao

Com relao ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, julgue os itens que se seguem. As decises da comisso de tica, aps anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, devem ser resumidas no Relatrio de Desconformidade e, com a meno explcita dos nomes dos interessados, divulgadas no prprio rgo, bem como remetidas s demais comisses de tica, criadas com o fito de formao da conscincia tica na prestao de servios pblicos.

Certo

Errado x

Comentrio: As decises da comisso de tica devem ser resumidas em ementas e no em Relatrio de


Desconformidade. art. 18 do decreto 6.029 tambm diz que os nomes dos investigados devem ser omitidos e no explicitados conforme diz o texto da questo. Cdigo de Etica do Servidor Pblico. XXI. As decises da Comisso de

Etica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido a sua apreciacao ou por ela levantado, SERO RESUMIDAS EM EMENTA e, com a OMISSO DOS NOMES dos interessados, divulgadas no proprio orgao, bem como remetidas as demais Comissoes de Etica, criadas com o fito de formacao da consciencia etica na prestacao de servicos publicos. J no decreto 6029, vigora atualmente que: Art. 18. As decises das Comisses de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos investigados, divulgadas no stio do prprio rgo, bem como remetidas Comisso de tica Pblica.
Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Tcnico em Regulao

Com relao ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, julgue os itens que se seguem. A comisso de tica no pode se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico concursado, mas, no tendo como faz-lo no caso do prestador de servios contratado, cabe a ela, em tais circunstncias, alegar a inexistncia de previso dessa situao no cdigo.

Certo

Errado X

comentrios: Na ausncia de previso legal, dever a comisso de tica fundamentar-se com base na analogia, costumes e princpios gerais do Direito. Das Comisses de tica XXIII - A Comisso de tica no poder se eximir de fudamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico OU DO PRESTADOR DE SERVIOS CONTRATADO, ALEGANDO A FALTA DE PREVISO NESTE CDIGO, cabendo-lhe RECORRER ANALOGIA, AOS COSTUMES E AOS PRINCPIOS TICOS E MORAIS CONHECIDOS EM OUTRAS PROFISSES.

Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo

De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. o servidor pblico, quando estiver diante de mais de uma opo, deve escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. II. os atos da vida privada do servidor pblico podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de efi ccia e moralidade, salvo nos casos em que, nos termos da lei, deva-se manter o sigilo. IV. os registros sobre a conduta tica do servidor pblico devem ser fornecidos aos rgos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, para fins de instruir e fundamentar promoes. V. servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal. Esto corretas:

a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II, III, IV e V. x

Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo

De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, bem pertencente ao patrimnio pblico.

II. efetuar determinado investimento que, em face de informao obtida em razo do cargo e ainda no divulgada publicamente, sabe que ser altamente lucrativo. III. participar de organizao que atente contra a dignidade da pessoa humana. IV. representar contra o seu superior hierrquico, perante a Comisso de tica. V. nomear, para exercer um cargo pblico, parente aprovado em concurso pblico para esse mesmo cargo. Esto corretas:

a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e III. x

Prova: ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 3

As infraes de natureza tica apuradas pelas comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal

a) no podem ser informadas a outros rgos encarregados de apurao de infrao disciplinar ou criminal, mesmo que sejam de natureza grave. b) devem ficar restritas ao mbito da prpria comisso, sob pena de configurar um bis in idem. c) devem ser informadas ao rgo encarregado da execuo do quadro de carreira do servidor infrator, para o efeito de instruir e fundamentar promoes. x d) no podem ser sancionadas com a pena de censura tica se o processo de apurao no tiver observado o contraditrio e a ampla defesa, com todos os meios de prova assegurados em direito, inclusive testemunhal e pericial. e) no podem ser objeto de qualquer recurso.

Prova: ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 3

As comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal

a) no podem instaurar, de ofcio, processo destinado a apurar infrao de natureza tica, cometida por servidor do rgo ou entidade a que pertenam. b) podem conhecer de representao, formulada por entidade associativa regularmente constituda, contra servidor pblico, por violao a norma ticoprofissional. x c) no podem conhecer de representao formulada contra o rgo ou entidade a que pertenam, porque a representao tem de ser feita contra servidor. d) no tm por funo conhecer de consulta sobre norma tico-profissional. e) tm competncia para aplicar a pena de advertncia.

Prova: ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 3

As decises das comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal I. devem ter ampla divulgao, inclusive com o nome do servidor infrator, para que sirvam de exemplo e medida educativa.

II. devem ser resumidas em ementas, omitindo-se os nomes dos interessados. III. devem ser encaminhadas, se for o caso, entidade fiscalizadora do exerccio profissional na qual o servidor pblico infrator estiver inscrito. IV. quando resumidas em ementas, devem ser encaminhadas s demais comisses de tica. Esto corretos os itens:

a) I, II e III b) II, III e IV x c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

You might also like