You are on page 1of 5

Salvao e Segurana da Salvao

Aula 1

Dinmica em Grupo
- Apresentaes - Ficha de Cadastro - Duas perguntas importantes, Se chegasse antessala do cu e lhe fosse perguntado: 1 Por que razo voc deveria entrar no cu?

2 O que voc precisa fazer para manter a sua salvao espiritual?

A condio do Homem
Dentro das igrejas esto os salvos e os perdidos, os que levam Deus a srio e os que no levam, os que j nasceram de novo e os que ainda esto mortos nos seus delitos e pecados, os que tm duvidas quanto sua salvao, os que no se preocupam com isto. Qual sua situao?

I. Os obstculos para nos chegarmos a Deus


A.) Como no chegamos a Deus?
1. Religio Nicodemos era um homem muito religioso. Ele era um fariseu. Os fariseus eram um grupo de pessoas altamente dedicadas sua religiosidade. Eles haviam transformado os dez mandamentos em centenas deles. Jesus, no entanto lhe disse que se ele no nascesse do alto, ele no poderia ver o reino de Deus. (Jo 3.1 a 15)

2. Ser bonzinho Julgamos muitas vezes que se formos bons, ou no formos to ruins, Deus acabar nos aceitando. Acontece que pelo padro de Deus ns no somos bons. Se tropearmos em um nico e pequeno detalhe da lei, j no somos bons e estamos condenados a viver longe de Deus.(Mc 10.17 a 22) 3. Ser membro da IBCU Muitas pessoas acham que se forem igreja, automaticamente estaro no plano de Deus. Entrar na IBCU, se batizar, cantar no coral, etc, no vai coloc-lo na condio de aceito por Deus.

B.) Qual a dificuldade para nos chegarmos a Deus?


Jesus no se confiava s pessoas que creram nele por causa de sua natureza humana. (Jo 2.23-25) A natureza humana produz o que contrrio a Sua lei e padro. (Rm 3.10, 23; 5.12)

C.) Os resultados do pecado so:


a. Morte (espiritual, fsica e eterna) (Rm 6.23) b. Maldio (Gl 3.10) c. Separao de Deus (Rm 3.23) A lei de Deus nos foi dada para percebermos quem somos ns e como estamos condenados. (Rm 3.19-20) Qualquer tentativa humana no resolve o problema do pecado somente um engano. (Gl 3.10; Tg 2.10)

II. O que Deus fez por ns?


A.) Ele nos ama
A Bblia nos diz que mesmo na condio de pecadores e rebeldes a Deus, Ele nos amou e nos buscou para reatar o relacionamento com Ele. (Rm 5.8; Jo 3.16; 1Jo 4.10)

B.) Ele fez justia


Embora Deus seja amor, Ele no poderia simplesmente nos perdoar, pois tambm justo. Caso com um s ato de poder ou amor Ele apagasse nosso pecado, Ele seria infiel com as suas palavras: Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar que morrer. (Ez 18:4). A manifestao do amor de Deus no ignorou a sua justia. Seu amor se manifestou em justia, dirigindo o castigo que nos pertencia, a seu prprio Filho. (2Co 5.21; Cl 2.14) Deus no quebrou o galho e nem to pouco deu um jeitinho. Ele nos deu o seu Filho para que fosse castigado em nosso lugar por causa da nossa culpa. Jesus mesmo tambm disse antes de sua morte que ningum tiraria a sua vida, mas que Ele a dava voluntariamente. (Jo 10.18) Ele deseja que tenhamos vida abundante. (Jo10.10)

III. As respostas do homem


A.) O que podemos dizer?
Podemos ignorar que Jesus afirma que Ele pagou todos os nossos pecados e continuarmos a tentar obter mritos de Deus. O resultado ser condenao. (Rm 3.19-20) Se no aceitamos a Jesus como nosso salvador, seremos condenados por no termos crido. (Jo 3.18)

4 Podemos e o que devemos fazer, aceitar a obra de Jesus como absolutamente suficiente, confiando em sua proviso para sermos aceitos por Ele. Quando confiamos em Cristo, em sua promessa, justia e amor, somos recebidos por Ele e somos feitos filhos de Deus. (Jo 1.12; 6.37). Precisamos dar uma reposta de f. F no crendice, religiosidade, simpatia ou amuleto. F no uma atitude de que mal no vai fazer, se fizer algum bem a estou. F uma resposta afirmativa com plena confiana na obra de Jesus Cristo. ( Ef. 2.8-9)

B.) O que acontece quando O aceitamos?


Alegria nos cus. ( Lc 15.7-10) Libertos da condenao do pecado. (Rm 8.1) Recebemos a vida eterna. (Jo 3.16) Justificados e temos paz com Deus. (Rm 5.1) Somos feitos filhos de Deus. (Jo 1.12) O Esprito Santo nos dado como garantia. (Ef 1.12-14) Somos inseridos na Igreja verdadeira. (1Co 12.13)

III. Que garantias tenho sobre a Segurana da Salvao?

Garantia ...E se eu pecar? Digamos que depois que cri de Salvao em Jesus eu ainda peque, o que acontecer comigo? Infelizmente a verdade que voc pecar, no tenha dvidas! Jesus j sabia disso. Quando Ele morreu na cruz no o fez apenas pelos pecados que aconteceram antes Dele, mas por todos os pecados da humanidade, os passados, presentes e futuros. Todos os nossos pecados eram futuros em relao sua morte. No morreu por pecados histrico, acontecidos at aquela data, mas todos os nossos pecados foram pagos, e embora creiamos em Jesus temos que admitir que ainda somos pecadores. O Apstolo Joo chega a afirmar: Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a ns mesmos, e a verdade no est em ns (1 Jo 1.8).

5 Mas ainda que pequemos, no perdemos a nossa filiao, pois uma vez filhos de Deus, somos filhos para sempre. Do mesmo modo que acontece conosco: no importa o que nosso filho faa, uma vez que ele nosso filho, continuar sendo seu filho, podemos at tirar parte da herana dele (1Co 3.14,15). Quando recebemos a Cristo, a Bblia diz que recebemos a vida de Deus que uma vida eterna. Avalie: se por acaso esta vida pudesse ser perdida, ela no seria vida eterna. Joo 3.16, Joo 6.47 A Bblia tambm nos informa que fomos gerados por uma semente incorruptvel, ou seja, a vida que recebemos de Deus no pode se corromper, 2Pe 1.4. Alm disso, nas prprias palavras de Jesus, aqueles que nele creem no sero arrebatados da mo dele por ningum, Joo 10.28

IV. Outros versos que apoia a segurana eterna da salvao em Cristo Jesus
- Selados para o Dia da Redeno: 2Co1.21,22; Ef 1.14; Ef 4.30. - Promessas de Jesus: Joo 5.24; Joo 6.37 - Jesus a nossa segurana: Hb 7.22,25; 1Jo2.1,2; - O Sangue de Jesus nos limpa do Pecado: Cl 1.14; 1Jo1.7; - Nada pode separar do Senhor Jesus: Rm 8.35 a 39

Para casa: Leia novamente esta lio avaliando muito bem os seus pontos bsicos. Estamos a sua disposio para esclarecer o que for necessrio.

You might also like