You are on page 1of 16

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol.

1 - 1 semestre de 2008 111

CONSIDERAES SOBRE AS CATEGORIAS RURAL E RURALIDADE EM SUAS DIMENSES DE CONHECIMENTO1


Pedro Paulo Biazzo2

Resumo

O presente artigo parte de uma seleo de autores que forneceram importantes contribuies acerca da construo da idia de rural como categoria cientfica e busca mapear seus usos e sentidos, dentro de uma perspectiva transdisciplinar. Destacam-se autores franceses e alemes, alm de alguns dos mais importantes autores brasileiros que recentemente vm buscando debater as expresses rural e ruralidade, ou que delas se utilizaram de modo destacado. Palavras-chave: Rural; Ruralidade; Pensamento Social.

Abstract

This article presents a selection of authors that provided important contributions to the construction of rural as a cientific conception and aims to trace its uses and senses, by a transdisciplinary perspective. French and german authors are standed, besides some of the most important brazilian authors, which has been recently debating expressions such as rural and rurality, or either use them on different meanings. Keywords: Rural; Rurality; Social Studies.

O presente artigo foi desenvolvido atravs da elaborao do trabalho final da disciplina Tpicos Especiais em Relaes de Trabalho no Campo, ministrada pela Professora Maria Jos Carneiro, no Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ. Foi gerado no como leitura exclusivamente minha, porm muito influenciado pelas observaes da professora. As notas tomadas ao longo do semestre foram importantes fontes, alm de idias trocadas com os colegas Cleyton, Nilce, Rita e Salom. Deixo registrado a todos um agradecimento especial. 2 Mestrando em Geografia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, orientado pelo Prof. Glaucio Jos Marafon. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UERJ e Professor do Colgio Pedro II. Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 112 Introduo A dualidade faz parte da cultura Ocidental, estrutura nosso pensamento, nossa maneira de classificar o mundo. A dualidade conceitual se refere ao esquema explicativo sustentado em categorias que no tm contedo em si prprias, ou seja, no tm valor heurstico, so genricas demais e caem na tautologia, no pensamento circulante, onde h uma reificao das oposies e no se acrescenta conhecimento. Como aponta Martins (1981), dualidades entre as categorias natureza e sociedade, tradicional e moderno, rural e urbano, por exemplo, vm sendo amplamente reproduzidas nas cincias humanas e o uso de tais expresses geralmente desacompanhado de uma viso crtica. Como construo da modernidade, a idia de rural pode se encaixar no contexto do autntico, do ar livre, do mais saudvel, num movimento de resistncia ao urbano e industrializao. Pode, ao contrrio, ensejar imagens negativas, ligadas ausncia do desenvolvimento, ao conformismo, ignorncia e limitao. Raymond Williams (1989) j demonstrava em seu clssico estudo que o sentido de rural e urbano to varivel na sociedade e tambm no mbito acadmico, que seu contedo despista e nada esclarece. Em cada ramo das cincias humanas o rural parece ter se cristalizado com um sentido prprio, destinado a atender aos mtodos e temas por elas destacados. Na geografia, por exemplo, predomina uma viso de rural como tipo de espao ou paisagem; na sociologia, como modo de vida; na economia, como agrcola, lugar de atividades produtivas especficas ligadas diretamente terra. Deste modo, quando a sociologia rural e a geografia agrria se delinearam como campos de saber especficos, o rural era encarado como espao material, visualmente identificado. Mais recentemente, admitiu-se que o rural estaria combinado com o urbano, difuso no espao e no tempo. Mesmo assim, foi apenas a partir dos anos 80 e, principalmente nos anos 90, que a categoria foi analisada criticamente por cientistas franceses, alemes e tambm brasileiros, entre outras nacionalidades, que fizeram distines cruciais a respeito de seu uso. Acerca destas distines desenvolvem-se debates que se pretende apresentar neste trabalho. Por entre toda esta discusso acerca do rural como categoria e do rural como expresso concreta no espao e nas sociedades emerge, no entanto, em meados da dcada de 80 um outro termo: ruralidade. Categoria extremamente malevel, a idia de ruralidade surge no contexto de reapropriao
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 113 do rural e construo de uma identidade. Para muitos autores, a ruralidade maneira de viver o rural, que varia em funo do contexto que se analisa. Atravs dela comumente se questiona sobre como os atores sociais vivenciam seu espao e, provavelmente devido inmera diversidade de atores, muito comum a referncia s ruralidades, no plural. O debate sobre as ruralidades porta de entrada para a revalorizao de diversas questes, como a do fim do campesinato, a urbanizao do/no campo, o fim do rural pr-capitalista e a idia de transformao do continuum (Redfield, 1956), que ainda estaria sustentada nos dois plos, rural e urbano. Outra expresso que surge recentemente como contraponto idia de ruralidades a de urbanidades (Rua, 2000 e 2002), cuja anlise mais aprofundada estar fora dos objetivos deste texto. Porm, vale ressaltar que no se discute se as urbanidades esto desaparecendo ou no e, provavelmente devido a isso, a noo de ruralidades esteja mais em voga e seja muito mais acionada. Sendo assim, o objetivo principal do presente trabalho o de verificar como e em que medida a noo de rural pode ser utilizada, atravs de uma reflexo geral acerca de seus limites e potencialidades. Para tanto, necessrio ter o cuidado de no utilizar o rural como adjetivo essencialista; o rural como categoria classificatria no tem valor de adjetivao algum, no especifica nada (Remy, 1989). Secundariamente, procura-se mapear diferenas entre as categorias rural e ruralidade, buscando evidenciar como os principais autores esto debatendo entre si. Outras questes norteadoras, que devem ser mantidas em perspectiva, dizem respeito conotao assumida pelas categorias rural e ruralidade no Brasil. Estaro elas sendo encaradas do mesmo modo que na Frana (pas de onde se originam importantes contribuies a respeito do tema) ? Mais do que isso: faz sentido falar em novas ruralidades no Brasil? Embora tentar respond-las resultaria provavelmente em um esforo intil, devido diversidade de idias ainda em vias de consolidao terica, no devemos perd-las de vista. Para cumprir com os objetivos traados, foi necessrio buscar fundamentos tericos em Corra (2002). Este autor esclarece que a pluralidade conceitual inerente s cincias humanas e, devido a isso, prefervel tratar rural e ruralidade no como conceitos, mas como categorias, j que seu contedo, o significado terico que adquirem variado e se expressa de modo diferenciado em cada
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 114 autor que delas se utiliza. Assim ocorre com inmeros conceitos-chave como, por exemplo, o de valor na economia, o de cultura na antropologia e os de regio e territrio na geografia. Corra (2002) identifica que todas as categorias possuem trs dimenses de conhecimento indissociveis, sempre presentes com maior ou menor destaque, dependendo de seu uso: a dimenso ontolgica, que se refere natureza do ser, sua gnese e seus atributos; a dimenso epistemolgica, que diz respeito ao processo de reconhecimento intelectual de uma categoria, revela como ela se encaixa em uma teoria mais ampla; e a dimenso metodolgica, que se refere ao prtico, ao operacional, s formas de utilizao desta categoria.

O Rural em Face da Modernizao e da Cultura Para compreender o desenrolar dos debates acerca da categoria rural, parece vlido comear pelo resgate de autores j clssicos da sociologia rural, como Henri Lfbvre e Henri Mendras, ambos fundamentados no marxismo. J nos anos 50, destacavam a modernizao associada urbanizao, processos que estariam levando ao fim do rural. Lfbvre (1970) no fazia distino entre rural e agrcola como Mendras (1969) e desenvolveu uma anlise mais histrica, onde dialogava com evolucionistas, argumentando a favor das descontinuidades da histria. Por isso o rural poderia reaparecer no futuro. Para tanto, destacava a idia de comunidade rural como forma de organizao social que reaparece diferentemente em cada modo de produo seno, como explicar que ela se mantenha por to longo perodo de tempo? Lfbvre no percebia a sociedade rural como autnoma, embora fosse perceptivo quanto s diversidades da histria. Falava de relaes entre formas de foras produtivas diferenciadas pela maneira de produzir e no era calcado na perspectiva de estudar comunidades rurais. Mendras, por sua vez, associava campesinato comunidade alde, ou rural, baseado no apenas em um vis marxista, mas tambm no clssico autor da antropologia, Robert Redfield (1956), que desenvolvera um enfoque centrado no estudo da cultura e das comunidades. Mendras se vale da idia de continuum rural-urbano e da densidade demogrfica como base para a definio de rural e, assim como Redfield, encara a cidade como modo de vida, mais do que como espao que abriga um modo de vida. Outra influncia sobre Mendras foi a do historiador Marc Bloch, que afirmava que na antiguidade
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 115 no havia comunidades rurais, o campo era disperso e no havia oposio campo-cidade, nem campesinato, pois estes s teriam passado a existir de fato no feudalismo. Ao contrrio de Lfbvre, que construa uma idia de modernizao baseada nas foras produtivas, Mendras destacava a modernizao baseada na tcnica. Porm confirmava que a modernizao traria a urbanizao do campo, que deixaria de ser rural e atrasado. As obras de Mendras e de Lfbvre caracterizam exemplos de algumas das ambigidades bsicas da sociologia rural, apontadas por Martins (1981). Ambigidade presente, principalmente, na construo de um objeto que figura, em seu pensamento, como algo em vias de desaparecimento, em vias de destruio. Um dos autores que mais avanou, ainda nos anos 60, acerca de alternativas para a construo do rural como categoria foi Rambaud (1969). Realizando estudos de comunidades, Rambaud elabora uma etnografia de aldeias e a discute luz do processo de urbanizao, afirmando que no se pode reduzir a oposio cidade-campo como uma oposio espacial, j que aquilo que os caracteriza no o espao, mas os grupos sociais que os compem. No fala de cultura camponesa, mas de cultura rural, que pode conviver com a urbana, em um mesmo espao. Rambaud segue a idia de difuso cultural (e de desregramento da sociedade), em que um modo de vida pode ser destrudo ou pode conviver com a urbanizao. Do contato com a cidade, surgem novos grupos sociais. Cabe destacar que o enfoque de Rambaud funcionalista e no se define quanto questo da disseminao total da urbanizao, presente em Mendras e Lfbvre. Assim como Rambaud, autores alemes da dcada de 90, como Pongratz (1990) e Bodenstedt (1990) tambm so culturalistas, porm ao invs de ressaltarem os estudos de caso e as particularidades, caem em generalidades. Alm disso, realizam estudos fora da perspectiva da comunidade e que rompem com as idias de Redfield, acusando-o de no se libertar de dualidades e reificar oposies. A perspectiva cultural reduz a nfase da dimenso econmica e distingue rural de agrcola, pois se preocupa com relaes sociais e valores, mais do que com a tcnica. H uma idia de culturas que no so passivas, incorporam valores e se modificam, embora sejam qualificadas como tradicionais. Desta forma, Pongratz no ressalta espaos ou grupos sociais. Para ele a cultura rural inclui valores assim como a urbana. J Bodenstedt traz uma idia de cultura rural menos generalizante que a
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 116 de Pongratz, porm ambos acabam sendo dualistas, vinculando o rural natureza e o urbano artificialidade. Em seus estudos, a cultura rural por fim identificada com o campesinato e com a organizao familiar da produo. Bodenstedt associa rural a cultura alternativa, inserindo-o no contexto da crise da modernizao, dos gastos elevados com a superproduo, num modelo insustentvel ambientalmente. Vale ressaltar que enquanto Mendras e Lfbvre questionavam o lugar do rural na modernizao, Pongratz e Bodenstedt questionam acerca de como o antigo pode trazer respostas, diante da crise da modernizao. Desde o incio da sociologia rural, os modos de vida so encarados majoritariamente como formas de cultura (Martins, 1981). Entre os autores brasileiros que se aproximam dessa abordagem de rural como categoria cultural, destaca-se Wanderley (2003), que sustenta que o rural um modo de vida, atravs do qual os indivduos enxergam a si mesmos e o mundo sua volta. A autora reflete sobre a idia de mundo rural, um universo que no isolado mas que carrega especificidades, buscadas atravs da histria, acreditando no rural como formao scio-histrica concreta. Tal perspectiva culturalista vem sendo criticada por autores europeus, como Mormont (1997) e brasileiros, como Carneiro (2003), porque a cultura pode ser abordagem para o rural, assim como para qualquer universo social, mas no h como definir uma cultura rural, como adjetiv-la desta forma. As caractersticas objetivas indicativas do rural so to variveis, que se torna impossvel especific-las em generalizaes.

O Rural Como Categoria Construda pelos Agentes Sociais Ainda em meados dos anos 80, outro autor francs, Jean-Claude Chamboredon (1985) escrevia sobre percepes rurais ou percepes simblicas do rural. Analisava as conseqncias do debate ecolgico e mudanas dos usos sociais do territrio. O rural era apontado por ele como lugar de produo, no de bens econmicos, mas de bens simblicos. Tal afirmao precisa ser relativizada, por ser especificamente vlida acerca da conjuntura francesa. Chamboredon trabalhava com a idia de campo como modelo de natureza socializada, onde a cultura pensada como algo do passado. Afirmava que o turismo alimenta encenaes devido coexistncia de diferenciados sistemas de

Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 117 valores: cenas do urbano e, tambm, o rural como cena urbana. As cenas por ele analisadas estariam ligadas ao processo de urbanizao temporria e de ruralizao parcial ocorridos na Frana de ento. Em seu pensamento, destaca-se o fato de no encarar cidade e campo como sistemas distintos. Por isso, apesar de usar a noo de continuum de Redfield, avana ao interconect-la, afirmando que o modo de vida rural pode se reproduzir no urbano e vice-versa. No escreve sobre sistemas sociais ou caractersticas scio-econmicas. Chamboredon coloca o territrio como fruto de conflitos e nisto reside sua diversidade: o territrio mostra diferentes maneiras de demonstrar a apropriao de costumes antigos e no de tradies. Tal perspectiva est diretamente calcada em Hobsbawn (1984), que diferencia costume de tradio. O primeiro mutvel, mais fluido e dinmico; a segunda noo com amplo sentido poltico que, porm, est sujeita a ressignificaes. Nessa concepo, o rural no tradicional, mas incorpora costumes de outras pocas. Uma nova forma de se pensar o rural, no entanto, surgiu alguns anos depois do trabalho de Chamboredon aqui comentado. Atravs de significativas contribuies, autores como Marc Mormont (1989) e Jean Remy (1989), estabeleceram uma distino fundamental para uma utilizao metodologicamente consciente das categorias rural e ruralidade: a distino de rural e urbano como categorias analticas ou como categorias operatrias. Ambas devem ser encaradas como construes sociais e histricas e que, portanto, esto em movimento. Estes autores afirmam que a fora da classificao rural e urbano to grande, que a sociedade no abre mo do uso das mesmas. Como continuam atuando nas sociedades, so integrantes de seu habitus (Bourdieu, 2002), ao mesmo tempo so estruturais (compem a base) e estruturantes (ajudam a estruturar). Por isso so categorias operatrias, servem sociedade de fato em sua prxis. Como resultado de uma construo social, a noo de rural no deve ser naturalizada. Carneiro (2003) promove uma aproximao entre a categoria operatria de Remy (1989) e a categoria realizada, ou instrumentalizada, de Bourdieu (2002), posto que nas duas denominaes trata-se de um instrumento para operar a realidade3. Encaradas deste modo, categorias como rural e famlia so

Cabe tambm distinguir operatria de operacional, j que a primeira constri uma imagem (uma viso da realidade), enquanto a segunda serve para o uso em si. Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 118 desmistificadas, j que haviam ganho um poder simblico (Bourdieu, 2002), um referencial que no colocado em questo. A idia de rural est presente no discurso cientfico em geral e apropriada principalmente nos discursos sociolgico, geogrfico e econmico, com o tempo adquirindo status de categoria analtica. Mas como utiliz-la deste modo ? Em torno da mesma ocorre a criao de um campo de possibilidades discursivas que no consegue se desvencilhar do senso comum ou do modus operandi discursivo doxa ou pressupostos indiscutveis consolidados. Da categoria analtica, geralmente acaba-se descambando para a operatria, dentro mesmo do que parece ser um vcio ou, melhor dizendo, algo como um reflexo condicionado nas prticas discursivas dos pesquisadores. Mormont esclarece que para entender o rural como categoria analtica preciso enxergar que a sociedade no dividida, uma s, mas que nela h discursos hegemnicos. De qualquer modo, transformar a categoria operatria em analtica tarefa complicada porque necessrio utiliz-la apenas em um nico sentido que, por sua vez, ser necessariamente fruto de alguma interpretao. Em sua anlise, Remy e Mormont afirmam, por exemplo, que um discurso pode ser assumido pelos atores sociais rurais mas pode ser forjado por atores urbanos. Porm as transformaes na realidade podem reforar ou enfraquecer o discurso, o que alterar o rumo da mudana social. Trata-se de um amplo processo de disputa de poder, onde o que est em jogo geralmente a legitimidade do rural. Sendo assim, entender os processos de mudana na sociedade (rural) contempornea requer a construo da categoria pelos atores sociais. Como ela se constri? Mormont mesmo assim escreve a respeito de propriedades estruturais associadas ao rural, porm reconhece que estas variam conforme a representao, no so parmetros estticos. J Remy opta por destacar a noo de localidade como ponto comum que inclui a especificidade do rural e do urbano, ou seja, se no trata o espao como substantivo para os adjetivos rural e urbano, por outro lado ressalta que tais adjetivos possuem intrinsecamente uma referncia ao espao e, atravs da localidade, constri-se uma possibilidade de recorte espacial. A partir desta percepo espacial em que a interao dos atores determina os territrios e se cria uma dimenso ao mesmo tempo estrutural e estruturante, Remy utiliza a idia de sociologia da ao. Nela, o que define o espao so as relaes entre os atores, sua disputa de
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 119 interesses pelo uso do espao, calcada em diferentes idias que associam o rural natureza - o conservadorismo, o desenvolvimento regional, o turismo e a associao com o lazer so trs exemplos diferenciados que encerram finalidades conflitantes neste uso.

Rural e Urbano Como Contedos de Formas no Espao preciso reforar, portanto, o que h de marcada diferena nesta perspectiva de Mormont e Remy: suas opes por ressaltar a idia de localidade no levam o rural (ou o urbano) a serem encarados como tipos de espao. Rural e urbano so qualidades das relaes sociais e, por isso, trata-se de rural e urbano no local e, no, um local como rural ou urbano. Remy e Mormont fornecem respostas diferenciadas, por exemplo, perspectiva de Mendras, no sentido de que no necessrio que haja o fim do rural devido modernizao, pois ambos podem conviver nos mesmos locais, nas prticas dos mesmos atores sociais. Idias semelhantes encontram-se sugeridas, embora no totalmente esclarecidas teoricamente, na obra de Milton Santos e de tantos outros gegrafos por ele influenciados a partir dos anos 90 no Brasil. Embora o objetivo do autor no fosse o de debruar-se sobre as categorias rural e urbano, em alguns de seus estudos como A Urbanizao Brasileira (Santos, 1994), ou Metamorfoses do Espao Habitado (Santos, 1988), h a clara opo por considerar cidade e campo como formas no espao, enquanto rural e urbano especificam o contedo social destas formas. Deste modo, expresses como espao agrrio, espao rural ou espao urbano deixariam de ser utilizadas indiscriminadamente, na medida em que o uso do territrio pode ser agrcola e o mesmo pode conter traos de sociabilidade adjetivados de rurais, de acordo com a viso de cada autor, porm sem torn-lo especificamente rural. Parece, portanto, haver correspondncia entre estas idias e os esclarecimentos de Mormont e Remy. Porm estes encontram forte oposio em autores ligados economia poltica e chamada sociologia da agricultura, cuja abordagem terica j fora analisada por Sergio Schneider (1998). Tal embate de idias mais marcante em relao a Hoggart e Paniagua (2001). Para eles a acumulao capitalista continua apresentando os mesmos padres e no se deve apontar mudanas que no ocorreram, j que o local pode mudar, sem que haja mudanas na esfera global. Hoggart e Paniagua optam por uma interpretao que no admite sequer a existncia de um ps-industrialismo ou psArtigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 120 fordismo. Por isso no estaria acontecendo uma mudana estrutural no campo, j que o consumo no estaria definindo a produo. Entretanto, enquanto Mormont e Remy discutem maneiras de enxergar o rural, ou seja, versam sobre a reestruturao da sociologia rural, Hoggart e Paniagua, alm de outros autores ligados economia poltica, esto olhando para a realidade, especialmente para os processos econmicos, admitindo que existe uma realidade dada dentro da qual buscam analisar uma possvel reestruturao do rural. Deste modo, embora Hoggart e Paniagua critiquem a teoria, refletem acerca de um suposto rural concreto, no considerando os olhares sobre o rural.

A Idia de Ruralidades e o Rural como Representao O vis de Mormont e Remy, portanto, acrescentou novas luzes sobre a categoria rural. Porm, paralelamente ao debate acerca do rural como construo terica, ganha cada vez mais fora a idia de ruralidade. Retomando um dos questionamentos previamente enunciados, o que os pesquisadores apontam sobre a diferena entre rural e ruralidade? Em parte, parece claro que a idia de ruralidade surge com tanta fora devido ao fato de que a perspectiva de uma urbanizao do campo, desenvolvida principalmente por pensadores marxistas, levou a idia de rural a ser encarada como um meio (social ou espacial) esttico, no transformado, atrasado em face da modernizao. A idia de ruralidade(s) se refere ao processo social, diz mais sobre o rural no processo de transformao e faz referncia no exatamente a um espao ou a um modo de vida, porm s manifestaes do rural (Carneiro, 2003). A novidade est em incluir o urbano no rural (e vice-versa) tendo a conscincia de que um pensado a partir do outro. Moreira (2002) acrescenta a isso o fato de o rural ter sido parte do projeto da modernidade e, claramente, a idia hegemnica acerca do rural est profundamente ligada a vises sociais constitutdas no meio urbano-industrial europeu. De volta a Mormont (1997), podemos encontrar outra explicao sobre a emergncia da categoria ruralidade. Trata-se tambm de uma tentativa de responder ao dilema colocado pela separao homem-natureza, na qual surge outra percepo do campo, correspondente a um resgate

Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 121 urbano da natureza, ligado a um modo de vida que para a sociedade urbana alternativo e que poderia servir de base para um outro desenvolvimento4. Recentemente, importantes autores franceses como Kayser (1996), Jollivet (2001) e o prprio Mendras, confirmaram que h uma outra ruralidade, urbana e no-agrcola, ligada aos neorurais, num universo que valoriza a agricultura no mais como modo de vida, mas associada a diversas formas de lazer, quando no ela prpria, se torna uma atividade recreativa. No Brasil, Giulianni (1990) faz referncia aos neorurais, que em sua viso so produto de transformaes que guardam certas similaridades com os mesmos processos indicados na Europa. Alm de Giulianni (1990), autores como Abramovay (2003), Veiga (2002), Wanderley (2003) e Carneiro (2003) tm tido condies de estabelecer dilogo freqente com autores europeus, pois desenvolveram pesquisas fora do Brasil. Em nosso pas, a perspectiva da urbanizao do campo, tributria principalmente de certas tradies marxistas, tem sido marcante na academia, principalmente com Graziano da Silva (1999), que aponta o j to debatido novo rural brasileiro. At mesmo autores to distantes de Graziano, como Martins (2000)5, se referem modernizao ou modernidade inconclusa em nossa sociedade. Nela persiste a propenso a pensar o rural como urbano incompleto. Porm o novo rural brasileiro tambm poderia ser chamado de novo urbano, ao contrrio de na Frana, na qual os processos recentes acionam relaes sociais rurais, muitas delas claramente com vnculos que remetem aos smbolos em torno do campesinato e da origem camponesa. A ruralidade como imagem pensada no Brasil por Silvana De Paula (2001), que trabalha com a idia de rural como categoria analtica e visualiza ambivalncias, valores simultneos que envolvem a construo de ruralidades no contexto urbano. Rural e ruralidades aparecem no texto de Silvana como porta de entrada para a construo de uma realidade, pois o country do interior de So Paulo, por ela
4

Desenvolvimento outra noo que passou por amplo processo de ressignificao e reconstruo, ligado revalorizao do meio ambiente. Sendo assim, tal noo no portadora apenas de uma dimenso econmica. Vem sendo cada vez mais utilizada no sentido de ressaltar as dimenses ambiental e social, ambas ligadas qualidade de vida mais do que apenas acumulao de riquezas. O desenvolvimento rural, longe de ser aquele que apenas leva infra-estrutura ao campo, inclui claramente iniciativas fundamentais como, por exemplo, a conduo de projetos de educao ambiental dentro e fora do ambiente escolar.
5

preciso sublinhar a forte influncia da obra de Henri Lfbvre em Martins (2000). Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 122 estudado, faz referncia ao rural, porm trata-se de um rural idealizado, desvinculado da prtica social, em que h o distanciamento entre imagem e realidade. Assim como a festa junina, o country no Brasil constitui-se imagem urbana do rural, ou uma ruralidade como imagem. uma representao como experincia vivida e deslocada do espao ao qual a imagem originalmente se refere (o passado no oeste dos Estados Unidos). A partir desta discusso que pe em questo mais radicalmente as possibilidades de construo da realidade atravs de imagens, o rural passa a ser encarado como narrativa, na qual os atores sociais so produtores no apenas do rural, mas da imagem de ruralidade. Aqui volta a destacar-se a abordagem de Roberto Moreira (2002) na qual os termos narrativa e projeto se encontram em plena confluncia, ligados ao rural como construo da modernidade. Moreira sublinha um rural idealizado europeu e o insere dentro de um modelo de narrativa prprio da modernizao ocidental, que se tornara dominante. Desta forma, coloca a questo da identidade de maneira mais filosfica do que antropolgica e afirma que as identidades so multifacetadas o rural e o urbano podem estar presentes no mesmo ator social; o indivduo ou grupo social pode ter elementos em sua identidade originrios de contextos culturais (ou ordens simblicas) distintos, porque a identidade no algo acabado e se forja numa relao de alteridade (Moreira, 2002). Tal perspectiva vai alm de encarar apenas que atores urbanos produzem elementos urbanos no meio rural. Admite que atores rurais podem produzir elementos urbanos no meio rural, embora o primeiro caso tenha sido aquele que reproduziu e ampliou a fora da representao hegemnica do rural, associado ao amplo projeto da modernidade (modernidade encarada no apenas como perodo da histria, mas como experincia de vida). Vale destacar ainda que, no caso estudado por De Paula (2001), atores urbanos tambm produzem manifestaes do rural (ou ruralidades) no meio urbano.

Consideraes Finais Sendo assim, com apenas estes autores citados como amostra, poderemos futuramente comear a mapear como a categoria ruralidade vem sendo teoricamente construda no Brasil. Enquanto Giulianni (1990), por exemplo, se baseia em espao e produo para falar de ruralidades, se preocupa com as relaes sociais e com a comparao entre as estruturas brasileira e francesa, De Paula (2001)
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 123 se refere a universos simblicos produzidos sobre a noo de rural e no se apia em dados concretos, demogrficos ou ocupacionais. Estes dois autores se utilizam das categorias rural e ruralidade como analticas (interpretando-as conforme um sentido teoricamente consistente), embora no seja possvel deixar de trat-las totalmente como operatrias, devido a seu profundo comprometimento com o uso no senso-comum, como j apontado anteriormente. Carneiro (2003) ressalta que pensar rural e ruralidade operatoriamente no exclui um esforo analtico, mas h predominncia de um ou de outro sentido em cada autor. Por fim, pode-se buscar um esforo de organizar as mltiplas perspectivas dos autores aqui apresentados em funo das dimenses de conhecimento das categorias em foco, tal como enunciado na introduo do presente texto. Tradicionalmente, em autores clssicos da sociologia rural como Sorokin et al (1981, texto original de 1930), alm de Lfbvre (1970) e Mendras (1969), a dimenso ontolgica do rural como categoria colocada em maior evidncia. O mesmo talvez possa ser afirmado a respeito de longa lista que inclui desde Pongratz (1990) at Graziano da Silva (1999), este ltimo com suas anlises estatsticas que fundamentam a dinmica entre rural e urbano e acabam exercendo a funo de preencher o contedo destes adjetivos. Isto porque, como j se afirmou atravs de Corra (2002), a dimenso ontolgica revela a busca pela natureza do rural, e tais autores a ele fazem referncia como recorte que rene caractersticas que o diferenciam de outras reas ou modos de vida no-rurais. Robert Redfield (1956), parece ter sido um dos primeiros autores a destacar a dimenso metodolgica da categoria rural, assim como Rambaud (1969) ainda que muito modestamente, frente ao relevo que esta adquire nas anlises de Mormont (1989), Remy (1989) e Carneiro (2003). Nestes ltimos tambm a dimenso epistemolgica ganha maior relevncia, embora Moreira (2002) e De Paula (2001), talvez sejam os autores que mais destacam esta ltima dimenso no apenas do rural, mas tambm da ruralidade. Os grandes avanos tericos em torno do tema demonstram, portanto, que rural como categoria isolada nada explica. uma construo que descreve e pode servir de base a explicaes nela apoiadas, que estaro condicionadas por um discurso, encaixadas em uma viso de algum agente social especfico. De qualquer modo, frente ao desenvolvimento terico de to rica literatura, a categoria rural
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 124 no mais tender a ser utilizada como algo que qualifica um espao, mas sim como qualidade de relaes sociais no mesmo / do mesmo. Por sua vez, a categoria ruralidade expressa um rural malevel, um rural verdadeiramente moldado socialmente, que tende a estar o mais distante possvel das naturalizaes que tanto marcaram o pensamento social antes de um movimento crtico na busca de bases no apenas metodolgicas, mas tambm epistemolgicas, informadas pela crtica da cultura da Escola de Frankfurt ou pelo debate sobre a modernidade, detonado com o ps-modernismo e a possibilidade de construo de uma cincia ps-moderna.

Referncias Bibliogrficas ABRAMOVAY, R. O Futuro das Regies Rurais. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003. 149p. BODENSTEDT, A. Rural culture a new concept. Sociologia Ruralis, v. XXX-1, 1990. p.34-47 BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 322p. CARNEIRO, Maria J. T. Ruralidade na sociedade contempornea: uma reflexo terico-metodolgica. In: El mundo rural: transformaciones y perspectivas la luz de la nueva ruralidade. Bogot. out. 2003. 16p. (mimeo) CHAMBOREDON, J. C. Nouvelles formes de loposition ville-campagne. In: DUBY, G. (Org.). Histoire de La France Urbaine Tome V. Paris: Du Seuil, 1985. p.557-573 CORRA, Roberto Lobato. A Regio e suas Dimenses de Conhecimento. Notas sobre palestra proferida no Departamento de Geografia da UERJ, Rio de Janeiro, abr. 2002. DE PAULA, Silvana. Quando o campo se torna uma experincia urbana Estudos Sociedade e Agricultura, n. 17, out. 2001. p. 33-53. GIULIANNI, G. M. Neo-ruralismo: o novo estilo de velhos modelos. Revista Bras. de Cincias Sociais, n. 14, ano 5. 1990. p. 59-67 GRAZIANO DA SILVA. O Novo Rural Brasileiro. Campinas: Unicamp Institudto de Economia, 1999. HOBSBAWN, Eric J. e RANGER, Terence. A Inveno das Tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. 325p.
Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 125 HOGGART, K. e PANIAGUA, A. What Rural Reestructuring?. Journal of Rural Studies, n. 17. 2001. p. 6-18. JOLLIVET, Marcel. Des campagne paysannes au rural vert. In: JOLLIVET, M. (Org.). Vers un Rural Postindustriel. Paris: LHarmattan, 1997. KAYSER, Bernard. Ils Ont Choisi La Campagne. Paris: Editions de LAube, 1996. LFBVRE, Henri. Du Rural LUrbain. Paris: Anthropos, 1970. MARTINS, Jos de Souza. As Coisas no Lugar. In: MARTINS, Jos de Souza (Org.). Introduo Crtica Sociologia Rural. So Paulo: Hucitec, 1981. p. 9-42 _____. A Sociabilidade do Homem Simples cotidiano e histria na modernidade anmala. So Paulo: Hucitec, 2000. 210p. MENDRAS, Henri. A cidade e o campo. In: QUEIROZ, Maria I. P. de. (Org.). Sociologia Rural. RJ: Jorge Zahar, 1969. p.33-61. MOREIRA, Roberto Jos. Ruralidades e globalizaes: ensaiando uma interpretao, Cadernos CPDA Ruralidades. Rio de Janeiro: CPDA/ UFRRJ, n. 1. nov. 2002. 38p. MORMONT, Marc. Vers une Redfinition du rural. Recherches Sociologiques, v. XX, n. 3. 1989. p.331-350. _____. A la recherch des spcificits rurales In: JOLLIVET(Org.). Vers un Rural Postindustriel. Paris: LHarmattan, 1997. PONGRATZ, H. Cultural tradition and social change in agriculture. Sociologia Ruralis, v. XXX-1, 1990. p. 5-17 RAMBAUD, P. Societ Rurale et Urbanisation. Paris: Seuil, 1969. REDFIELD, Robert. The Little Comunity and Peasant Society and Culture. Chicago: Midway Reprint, 1956. REMY, Jean. Pour une sociologue du rural ou l statut de lespace dans la formation des acteurs sociaux. Recherches Sociologiques, v. XX, n. 3. 1989. p. 265-276. RUA, Joo. Urbanizao rural ou novas ruralidades? In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA. 15., Goinia, Comunicaes... Goinia: UFG, 2000 (a). p.418-420.

Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008 126 _____. Urbanidades e novas ruralidades no estado do Rio de Janeiro: algumas consideraes tericas. In: MARAFON, Glaucio Jos e RIBEIRO, Marta Foeppel (Orgs.). Estudos de Geografia Fluminense. Rio de Janeiro: UERJ/CTC-IGEO-Depto. de Geografia, 2002. p. 27-42 SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espao Habitado. So Paulo: Hucitec, 1988. 112 p. _____. A Urbanizao Brasileira. So Paulo: Hucitec, 1994. 156 p. SCHNEIDER, Sergio. Da crise da sociologa rural emergncia da sociologia da agricultura: reflexes a partir da experincia norte-americana. Polticas Agrcolas, v. 3, n. 2. 1998. p.21-54 SOROKIN, Pitirim et al. Diferenas fundamentais entre o mundo rural e o urbano. In: MARTINS, Jos de Souza (Org.). Introduo Crtica Sociologia Rural. So Paulo: Hucitec, 1981.p.138-169 VEIGA, Jos Eli da. Cidades Imaginrias. So Paulo: Autores Associados, 2002. WANDERLEY, Maria de Nazareth B. A Ruralidade no Brasil Moderno - por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARACCA, Norma (Org.). Una Nueva Ruralidad en Amrica Latina? Buenos Aires: Clacso, 2003. 384 p. p. 31-44. WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade na Histria e na Literatura. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. 437 p.

Artigo encaminhado para publicao em abril de 2008. Artigo aceito para publicao em maio de 2008 ISSN: 1981-9021 Geo UERJ. Ano 10 - n 18 - Vol. 1 - 1 semestre de 2008. 14p.

You might also like