You are on page 1of 5

Teorias demogrficas

Malthusianos, neomalthusianos e reformistas


ngelo Tiago de Miranda* Especial para a pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Dilema: a superpopulao que gera a pobreza ou a pobreza que gera a superpopulao?

Inmeras teorias foram elaboradas para tentar explicar o crescimento populacional. Dentre elas, comum se destacarem trs, que esto profundamente inter-relacionadas: a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista.
Teoria Malthusiana

A teoria demogrfica formulada pelo economista ingls Thomas Robert Malthus (1776-1834) foi publicada em 1798, no livro Ensaio sobre o princpio da populao. Segundo Malthus, a populao mundial cresceria em um ritmo rpido, comparado por ele a uma progresso geomtrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produo de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progresso aritmtica (1, 2, 3, 4, 5, 6...). Assim, segundo a viso de Malthus, ao final de um perodo de apenas dois sculos, o crescimento da populao teria sido 28 vezes maior do que o crescimento da produo de alimentos. Dessa forma, a partir de determinado momento, no existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra, produzindo-se, portanto, uma situao catastrfica, em que a humanidade morreria de inanio. Malthus chegou a propor como nica soluo - para o problema da defasagem entre populao e alimentos - o que ele chamou de "sujeio moral", ou seja, a prpria populao deveria adotar uma postura de privao voluntria dos desejos sexuais, com o objetivo de reduzir a natalidade, equilibrando o crescimento demogrfico com a possibilidade de expanso da produo de alimentos. Naquela poca, a obra fez muito sucesso, mas hoje suas idias so consideradas ultrapassadas pela maioria dos estudiosos. Para os crticos de Malthus, no se elimina a falta de alimentos diminuindo o nmero de

nascimentos entre a populao mundial, mas redistribuindo a riqueza produzida no mundo. Na realidade, ocorre grande concentrao de alimentos nos pases ricos e, consequentemente, m distribuio nos pases pobres. Porm, em nenhum momento a populao cresceu conforme o clculo de Malthus.

Teoria Neomalthusiana
uma teoria que comea a se desenvolver nas primeiras dcadas do sculo 20, baseada no pensamento de Malthus, razo pela qual passou a ser denominada de neomalthusiana. O neomalthusianismo somente se firmou entre os estudiosos da demografia aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em funo da exploso demogrfica ocorrida nos pases subdesenvolvidos. Esse fenmeno foi provocado pela disseminao, nos pases subdesenvolvidos, das melhorias ligadas ao desenvolvimento da medicina, o que diminuiu a mortalidade sem, no entanto, que a natalidade declinasse. Os neomalthusianos analisam essa acelerao populacional segundo uma tica alarmista e catastrfica, argumentando que, se esse crescimento no for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotaro em pouco tempo. Para conter o avano populacional, esses tericos utilizam vrias propostas, principalmente a da adoo de polticas visando o controle de natalidade, que se popularizaram com a denominao de Planejamento Familiar. Algumas medidas adotadas por entidades mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) nos pases subdesenvolvidos, ajustadas a cada populao, so exemplos de polticas de controle de natalidade: esterilizao em massa de populaes pobres (como foi feito na ndia e na Colmbia); distribuio gratuita de anticoncepcionais; assistncia mdica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgao de um modelo de famlia bemsucedida, com no mximo dois filhos, em programas de televiso, na publicidade e no cinema.

Teoria Reformista
As idias bsicas desta teoria so todas contrrias s de Malthus: sua principal afirmao nega o princpio malthusiano, segundo o qual a superpopulao a causa da pobreza. Para os reformistas, a pobreza que gera a superpopulao. De acordo com a teoria reformista, se no houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educao, sade, higiene, etc., o que regularia, naturalmente, o

crescimento populacional. Portanto, exatamente a falta dessas condies o que acarreta o crescimento desenfreado da populao. Neste caso, necessrio explicar a origem da pobreza: os reformistas atribuem sua origem m diviso de renda na sociedade, ocasionada, sobretudo, pela explorao a que os pases desenvolvidos submetem os pases subdesenvolvidos. Assim, a m distribuio de renda geraria a pobreza - e esta, por sua vez, geraria a superpopulao. Outra crtica dos estudiosos reformistas aos malthusianos diz respeito ao crescimento da produo. Como vimos, para Malthus esta crescia em ritmo inferior ao da populao. Para os reformistas, contudo, isso tambm no verdadeiro, pois, com o incio da revoluo industrial e a consequente revoluo tecnolgica, tanto a agricultura quanto a indstria aumentaram sua capacidade produtiva, resolvendo, dessa forma, o problema da produo. Os reformistas defendem que os governos deveriam implantar uma poltica de reformas sociais - na tecnologia, para aumentar a produo e resolver definitivamente o problema da sobrevivncia humana, e na distribuio da renda, visando o acesso da maioria s riquezas produzidas. S assim o problema da pobreza se resolveria. E, resolvendo o problema da pobreza, se resolveria tambm o problema da superpopulao. Ou seja, no haveria mais desequilbrio entre uma e outra.
*ngelo Tiago de Miranda gegrafo, professor de geografia e estudante do curso de licenciatura em pedagogia.

Talvez a teoria mais conhecida e a mais estudada seja a malthusiana , elaborada por Thomas Malthus -anglicano e economista ingls-(1776-1834) . 1- Teoria Malthusiana - Segundo Malthus , no sc XVIII , a populao crescia em PG( 1, 3 , 9...) e os alimentos em PA( 1 , 4 , 7...) , o que resultaria no futuro um grande contigente de fomintos. hoje a teoria malthusiana contestada , pois com os avanos tecnolgicos pode - se produzir alimentos em quantidade , alm disso a populao no cresceu como o esperado , pois fatores como o uso de anticoncepcionais e a emancipao feminina contribuiram para diminuir o rtmo do crescimento poupulacional.Caso a previso de Malthus se concretizasse hoje a populao mundial seria de aproximadamente 185 bilhes de pessoas , no entanto passa u pouco de 6 bilhes de pessoas. 2-Teoria Neomalthusiana- Tem dimenso aps a 2a Guerra Mundial , com o advento da exploso demogrfica , quando houve um crescimento populaxcional descontrolado nopase do terceiro mundo , devido queda da mortalidade (medicamentos novos , vacinas , antibiticos).Segundo os neomalthusianos os pases pobres so culpados pelas mazelas socias( violncia , drogas , desemprego) , pois no controlam o crescimento populacional , para issso recomendam o uso de anticoncepcionais. 3-Reformistas ou Marxista-Contraria as idias malthusianas , para os reformistas , a pobreza que que causa crescimento elevado da populao e para isso prega as reformas sociais ( educao , emprego , renda). Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1931134-teorias-demogr%C3%A1ficas/#ixzz1rrO80yX5

Teoria ecomalthusiana de preservao ambiental X populao

A teoria malthusiana, criada no sculo 18 por Thomas Malthus, relatava que o crescimento populacional sempre iria ser maior do que a capacidade humana de produzir alimentos, ou seja, o crescimento desgovernado da populao cresceria em progresso aritmtica e a produo de alimentos cresceria em progresso geomtrica, ou seja, a quantidade de alimentos produzidos no mundo no seria suficiente para a populao. Essa teoria bastante questionada em face da capacidade tecnolgica que o ser humano adquiriu na produo de alimentos, sendo capaz de produzir a quantidade necessria para o consumo. Na atualidade, essa teoria tomou outros rumos e surgiram novos pensadores sobre a teoria populacional e sua relao com a teoria malthusiana. Os ecomalthusianos surgiram no final do sculo 20 com a teoria de que o crescimento populacional exagerado pressionava os recursos naturais, podendo representar riscos para um futuro prximo em razo dos impactos ambientais. Essa teoria, reformulada na problemtica ambiental, defende o desenvolvimento sustentvel com o menor impacto ambiental possvel. Esse pensamento tenta conscientizar que os recursos naturais so esgotveis, ou seja, vo acabar um dia, e que a populao no faz o suficiente para preserv-los. Alm disso, esses recursos naturais podem no suprir a necessidade humana no futuro, podendo ocasionar problemas para a sociedade. Tambm includo nessa teoria o problema do consumo exagerado dos pases e a relao desse consumo nos locais desenvolvidos, alm do exagerado processo de desmatamento que vem ocorrendo em reas de extensas florestas nos pases em desenvolvimento e o alto ndice de natalidade dos pases mais pobres.

Por Mestre em Geografia


Terceirizao diferente terciarizao

Suelen

Alonso

Terceirizao tendncia mundial a terceirizao de servios nas organizaes, sejam eles quais forem. Terceiriza-se segurana, limpeza, transporte de funcionrios, logstica, a escriturao contbil e fiscal, o departamento de pessoal, a auditoria interna, a guarda dos documentos, etc. O objetivo que qualquer servio que no esteja diretamente ligado a atividade principal da empresa seja repassado a terceiros. Existem grandes empresas que terceirizaram toda a administrao, incluindo a rea de faturamento, de cobrana e at o financeiro.

Terciarizao O fenmeno da terciarizao, ou seja, a migrao para o setor de servios, cada vez mais evidente na economia mundial. Trata-se de uma extenso das grandes transformaes provocadas pela globalizao, que se intensificou nas ltimos dcadas. Do ponto de vista estrutural observa-se um processo de migrao das atividades do setor primrio (agricultura e pecuria) e secundrio (indstria), para o setor tercirio (servios).

You might also like