You are on page 1of 2

1. Quais os benefcios gerados para a organizao por meio do mapeamento de processos?

A demonstrao das atividades organizacionais apontando pequenos pontos dos processos a principal vantagem do mapeamento de processos. J o ponto falho est na impossibilidade da demonstrao de onde esto os locais de tomada de deciso. Outro ponto positivo que o mapa tem informaes compiladas e por meio de sua anlise possvel entender melhor o processo e, assim, eliminar etapas, trabalhos ou aes desnecessrias, ou incluir tarefas com a finalidade de eliminar gargalos.

2. Quais as vantagens e desvantagens em se utilizar o fluxograma e o mapa de processos? O fluxograma mais indicado quando a necessidade estudar um processo maior e a viso analtica deve compreender todo o sistema. A principal desvantagem est que caractersticas especficas de um determinado momento do trabalho no sejam detalhadas com fidelidade. Com esse sistema possvel ter uma viso clara de quais resultados so gerados, as competncias de cada colaborador e onde esto os ns em todo o trabalho e pode ser aplicado em diversas instncias da hierarquia.

3. No texto da atividade 6, voc viu o exemplo de aplicao de tcnicas de mapeamento de processos em uma indstria do setor privado. Considerando o contexto de uma organizao pblica do setor de servios, voc acredita que o emprego destas tcnicas pode ser benfico? Justifique a sua resposta. Sim. O entendimento do trabalho com um todo positivo no seguinte aspecto: possvel visualizar problemas e trunfos. Assim, visualizar e buscar solues para levar ao cidado um atendimento de qualidade, com maior agilidade e eficincia deve ser um produto da aplicao dessas tcnicas. Alm disso, o controle interno tem mais garantias. Localizar pontos de gargalo, eliminar entraves e potencializar o que de positivo um exerccio mais simples e eficaz com o mapeamento de processos. 4. Capture a sua rotina de trabalho e elabore um fluxograma e um mapa de processos que a represente graficamente adotando a simbologia ASME. Apresento abaixo para o mapa de processos a descrio da impresso de jornais. No se leva em conta aqui, a produo do contedo, nem diagramao. Apenas o processo do recebimento do arquivo at a distribuio. Vivenciei essa experincia por 10 anos.

SIMBOLOGIA

EXECUTANTE Operador Operador Supervisor Operador Operador Operador Operador Operador Operador Distribuidor Distribuidor
inspeo 1

DESCRIO DO PASSO Recebe arquivo digital e ordem de impresso 1 caderno Ajusta a rotativa: cores e papel Inspeciona as primeiras impresses Aprovado, inicia a produo do 1 caderno Recebe arquivo digital e ordem de impresso 2 caderno Inicia a produo do 2 caderno Recebe arquivo digital e ordem de impresso 3 caderno Inicia a produo do 3 caderno Finaliza a produo Pega os jornais impressos na grfica Realiza a entrega dos jornais aos assinantes e bancas
arquivo 0 1 demora 2 transporte

Legenda: operao

Total apurado por smbolo: 6

Para o fluxograma apresento minha atividade atual, na Assessoria de Comunicao (Ascom) do Ministrio da Sade. Minha atual atividade.
Demanda da imprensa chega ASCOM.

Anlise poltica da demanda.

Levantamento das informaes e dados para rea tcnica.

Produo da informao em forma de nota.

Produo da informao da por meio de porta-voz.

Analise do corpo editorial da ASCOM.

Informaes aprovadas, resposta oficiais enviadas imprensa.

Reposta no aprovada, retorno produo.

Avaliao e clipping da veiculao.

You might also like