You are on page 1of 11

1

DIETA PASTOSA

1 INTRODUO

Dieta de transio entre a leve e a branda. Apresenta alimentos abrandados por coco ou por ao mecnica, com alimentos modos, liquidificados, em forma de purs, papas e cremes facilitando o trabalho digestrio, deglutio e a mastigao em determinadas patologias e em alguns ps-operatrios. Sua finalidade favorecer a digestibilidade em situaes especiais com acometimento de fases mecnicas do processo digestivo, como falta de dentes, dificuldade de deglutio e ainda em fases crticas de doenas crnicas, como insuficincia cardaca e respiratria. Esta dieta, assim como a dieta branda, visa proporcionar certo repouso digestivo, porm em consistncia menos slida e mais tenra (Augusto, 2005).

1.1 CARDPIO

Desjejum

Caf com leite; Po de leite; Margarina; Pur de pera;

Colao

Mamo (amassado);

Almoo

Arroz (papa); Peixe cozido (desfiado); Pur de batatas; Feijo cozido (amassado) 50 % caldo; Gelatina; Suco de acerola;

Lanche da tarde

Ch; Po de forma; Geleia;

Jantar

Arroz (papa); Frango cozido desfiado; Pur de mandioquinha; Suco de laranja;

Ceia

Mingau de maisena.

DIETA LEVE HIPOSSDICA

SIGLA 2 INTRODUO

Dieta leve uma dieta de transio entre a lquida e a pastosa. Tem por finalidade favorecer a digesto dos alimentos em situaes com comprometimento de fases mecnicas do processo digestrio, numa fase pr e ps-operatria, para preparo de exames e em situaes que a funo gastrointestinal esteja debilitada. Seus alimentos possuem consistncia semislida, bem cozidos ou submetidos a aes mecnicas para serem servidos modos ou desfiados. Para Augusto (2005), ideal que as preparaes apresentam certa viscosidade e que todos os alimentos sejam de fcil digesto. Os alimentos slidos so adicionados s bases lquidas para espessar e enriquecer calrica e nutritivamente as preparaes. Dieta hipossdica pobre em Sdio (Na), presente em grande quantidade em diversos tipos de alimentos, como por exemplo, alimentos embutidos, enlatados, conservas dentre outros. indicada para pacientes hipertensos, cardiopatas, com reteno de lquidos (edemas), dentre outros. A associao das duas dietas indicada para pacientes renais, cardacos, que apresentam hipertenso, com ou sem edema, com preparo de determinados exames, no pr e psoperatrio, dificuldade de deglutio e mastigao, e em casos de intolerncia a alimentos slidos. A dieta preparada sem o acrscimo de sal (apenas com temperos naturais), sendo encaminhado, no almoo e jantar, um sache de sal (1g) para acrscimo. 2.1. CARDPIO

Desjejum:

Caf com leite desnatado; Po sovado; Margarina sem sal; Mamo papaia (amassado);

Colao:

Iogurte com polpa de frutas;

Almoo:

Sopa de legumes com carne (liquidificada); Pur de cenoura; Suco de goiaba; Gelatina; 1gr de sal para adio; Lanche da tarde:

Banana cozida;

Jantar:

Canja de galinha; Limonada; Pera cozida; 1gr de sal para adio;

Ceia:

Ch; Bolacha tipo maisena;

DIETA BRANDA, HIPOSSDICA, HIPOCALMICA, HIPOPROTEICA.

3 INTRODUO Dieta branda similar a dieta geral, porm os alimentos possuem consistncia mais macia abrandados por coco sendo permitidos pedaos de alimentos (PEMBERTON,1998). Dieta hipossdica restringe o sdio para preveno ou o controle da hipertenso e edemas causados pelo excesso do mineral no organismo. A dieta hipocalmica restringe o potssio a fim de diminuir o potssio circulante no sangue. Este tipo de dieta pode ser administrada em casos, por exemplo, de doenas renais onde a acidose metablica comum. Nesse caso, no estgio final da doena renal, reduz-se a reabsoro de bicarbonato em consequncia de hipercalemia entre outros excessos (SILVA E MURA, 2007). A dieta hipoproteica restrita em protenas, principalmente as de alto valor biolgico, a fim de diminuir o trabalho renal e heptico, dependendo do grau de evoluo da doena. Indicadas para pacientes com insuficincia renal crnica, encefalopatia heptica ou outras patologias cujo catabolismo proteico possa interferir na evoluo positiva do quadro clnico. Essas dietas associadas possibilitam melhor qualidade de vida em pacientes hipertensos, renais, cardacos e hepticos, que apresentam dificuldades leves na mastigao e deglutio e inclusive no ps-operatrio. Essa dieta associando branda, hipossdica, hipocalmica e hipoproteica deve ser individualizada dependendo de severidade da doena, pois a quantidade de sdio, potssio e protena da dieta ser determinada de acordo com o estado de cada paciente. 3.1. CARDPIO:

Desjejum:

Ch; Po (sem sal); Margarina sem sal; Mamo papaia;

Colao:

Bolacha de gua; Ma cozida;

Almoo:

Arroz cozido; Salada de alface; Azeite; Ovo cozido; Repolho cozido; Manga bordon picada; 1 gr de sal para adio;

Lanche da tarde:

Ch; Bolacha; Jantar:

Macarro; Peixe cozido; Pepino; Azeite; Pera cozida; 1 gr de sal para adio; Ch; Bolacha tipo Maria; Geleia de morango; Ceia:

10

4 CONSIDERAES FINAIS Na nutrio, a dietoterapia o tratamento feito mediante a ingesto de alimentos ajustados s exigncias especficas de cada caso, no que diz respeito tanto aos componentes nutritivos e o valor energtico da dieta quanto a quantidade, apresentao final e consistncia dos alimentos. Algumas patologias, como por exemplo, a hipertenso arterial, requerem uma ateno especial quanto a preparao dos alimentos, fazendo-se necessrio uma interveno na dieta desses pacientes afim de otimizar o tratamento proposto. O controle da hipertenso, e outras patologias, por meio de medidas dietticas especificas, usa no apenas a reduo dos nveis tensionais, mas tambm a incorporao de hbitos alimentares permanentes. A adaptao da dieta fundamental para o xito da terapia. Faz-se ento necessrio o conhecimento e a aplicao das tcnicas dietticas variadas para possibilitar a substituio correta dos ingredientes, e a criao de novas preparaes, mesmo com restries relativas a consistncia e composio da refeio. Desta forma, elaborar cardpios para coletividades enfermas, requer considerar os aspectos convencionais relacionados a coletividade sadia, somando-se uma ou mais patologias, e caractersticas inerentes a cada pessoa. Ao cumprir as exigncias dietticas quanto a alteraes na consistncia, como dietas de consistncia liquida, liquida-pastosa, ou pastosa, deve-se levar em conta a monotonia, pois so dietas de aparncia semelhante, independente dos ingredientes utilizados. Para ressaltar a montagem dos pratos, utiliza-se a variao e a harmonia entre as cores, bem como a seleo dos ingredientes da preparao. Alem da consistncia da dieta a necessidade de excluir substncias, pode afetar a qualidade sensorial, pois sensaes gustativas, baseiam-se em efeitos de substancias qumicas e em elementos fsicos, como o calor que ressalta o sabor, a aspereza, a dureza e maciez, que oferecem texturas diversas; o rudo na mastigao; a crocncia e a adstringncia. A dietoterapia pode ser a parte mais importante de um tratamento ou dependendo do caso, ser o nico tratamento indicado.

11

REFERNCIAS

Instituto de medicina metablica 2004. Associao Brasileira de Transplante de Orgos: www.abto.org.br Servio de Nutrio e Diettica do Hospital So Luiz.Disponivel em: http://www.saoluiz.com.br/Libraries/documentos_area_medica/MANUAL_DE_DIETAS__Servio_de_Nutrio_e_Diettica. Servio Tcnico de Nutrio e Diettica do Hospital das Clnicas de Botucatu.Disponivel em http://www.hc.fmb.unesp.br/assistencia/servico-tecnico-de-nutricao-e-dietetica/tipos-de-dietashospitalares/ AUGUSTO, Ana Lucia Pires [et al.]. Terapia Nutricional. So Paulo: Atheneu, 2005. SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA,Joana Darc Pereira. Tratado de alimentao, nutrio e dietoterapia. So Paulo: Roca, 2007. WAITZBERG,Dan Linetzky [et al.].Nutrio oral,enteral e parental na pratica clnica- 3.ed.So Paulo:Atheneu,2006. ARAUJO, Nubia Pereira de. Valorizao das dietas hipossdicas: Nutrio e gastronomia Nubia Pereira de Araujo, 38f Brasilia.

You might also like