You are on page 1of 2

DOENAS ENDEMICAS DOENAS ENDEMICAS ITEM 13.10.

6 Diretriz Contratual
DOENA AGENTE ETIMOLGICO RESERVATRIO MODOS DE TRANSMISSO Transmisso para formas vegetativas; atravs de alimentos, da gua contaminada e de moscas para as formas csticas. Ingesto de ovos infectados contidos no solo e nos alimentos, especialmente verduras que se ingerem cruas. PERODO DE INCUBAO MEDIDAS DE PREVENO gua tratada, instalaes sanitrias, remoo do lixo, controle de moscas, lavagem das mos antes de qualquer refeio, lavagem de frutas, verduras e alimentos que se ingerem crus; uso de filtros domsticos. Proviso de gua e de instalaes sanitrias adequadas; lavar as mos antes das refeies; uso de filtros; lavagem de frutas, verduras e alimentos que se ingerem crus. Aplicao de inseticidas, (malathion ou fenitrothion), atravs de bombas aerossis a ultrabaixo volume, na concentrao de 0,5L/h; utilizao do tenephos, (abate), a 1% em reservatrios de gua, que na concentrao de 01 ppm larviciada pelo perodo de 1 ano. Educao em sade, e melhoria da condio socioeconmica. gua potvel para beber e gua em quantidade para higiene pessoal e domstica. Esgotos e privadas higinicas. Uso de filtros ou, em casos especiais, fervura de gua de beber. Trabalho de educao para sade Deteco e tratamento precoce de casos, principalmente as formas multibacilares, quando se usa a multidroga terapia, (rifampicina + dapsona + clofazimina). Preveno e reabilitao fsica e social dos pacientes que apresentam limitaes fsicas. Proteo populao suscetvel. Educao em sade. Instalaes sanitrias adequadas, gua potvel. Uso de imunoglobulinas para os contatos familiares. Em caso de epidemia, efetuar investigao epidemiolgica para identificao de uma possvel fonte comum de infeco.

Amebase

E. histolytica

Homem

2-4 semanas

Ascaridase

A lumbricoides

Homem

4 8 semanas

Dengue

Vrus dos tipos 1, 2, 3 e 4

Homem

Atravs da picada do mosquito infectado pelo vrus, principalmente o Aedes aegypti.

De 07 a 10 dias, variando de 03 a14 dias.

Giardase

Giardia lamblia

Homem, possivelmente alguns animais domsticos.

Transmisso por mos contaminadas com fezes contendo cistos de Giardia. gua e alimentos (vegetais crus) na transmisso indireta. Atravs do contato sexual

De 07 a 10 dias, podendo variar de 05 a 24 dias.

Gonorreia

N. gonorreia

Homem

De 02 a 07 dias. De 03 a 05 anos (intervalos mais curtos j registrados), podendo variar de 09 meses a 20 anos.

Hansenase

Mycobacterium leprae

Homem

Tudo indica que a transmisso atravs das secrees oro nasais e de contato ntimo e prolongado com portadores.

Hepatite A

Vrus da hepatite

Homem, chimpanzs

Contato interpessoal atravs da contaminao fecal oral. gua, leite, vegetais e ostras contaminadas. Parenteral, via inoculao de sangue, plasma, soro e outros produtos de pessoas infectadas. Agulhas e seringas contaminadas. Coito anal; contaminao de ferimento ou de soluo de continuidade da pele.

De 15 a 50 dias, mdia de 28 a 30 dias.

Hepatite B

Vrus de hepatite B ou antgeno Austrlia

Homem e possivelmente chimpanzs

45 180 dias, mdia 2 3 meses.

Uso de agulhas e seringas descartveis. Manter estrita vigilncia epidemiolgica de todos os casos que registrarem estria de transfuso em meses recentes ou uso de drogas. Em caso de epidemia tentar localizar a fonte de infeco. Imunizao.

DOENA

AGENTE ETIMOLGICO

RESERVATRIO

Meningite meningoccica

Nisseria meningitidis

Homem

MODOS DE TRANSMISSO Transmisso direta atravs das secrees oronasais de doentes ou portadores inaparentes. Pe-se em dvida a transmisso indireta dada a pouca resistncia do meningococo dissecao. transmitido pelas secrees dos doentes aos suscetveis. Transmisso direta atravs do contato sexual, transfuso sangunea e uso de agulhas e seringas contaminadas com sangue de pacientes ou portadores de HIV. Transmisso direta imediata por contato sexual. Indiretamente atravs de transfuses de sangue de doadores infectados. Transmite-se indiretamente do contato com de uma leso com o solo contendo fezes de animais ou estrume rico em esporos do bacilo tetnico. Transmisso direta pelo contato permanente e prolongado com portadores, atravs das secrees oronasais. Embora em menor escala, transmisso indireta pela poeira de escarro dessecado contendo bacilos.

PERODO DE INCUBAO

MEDIDAS DE PREVENO

2 10 dias

A vacinao no rotina, s em casos de epidemia. Em casos de epidemia evitam-se aglomeraes. Recomenda-se a quimioprofilaxia dos comunicantes.

Sarampo

Vrus do sarampo

Homem

7 18 dias

A vacina a nica maneira de prevenir o sarampo.

SIDA

HIV

Homem

Varivel, 02 meses - 10 anos ou mais.

Educao para a sade; campanhas para esclarecimento sobre a doena e seus principais modos de transmisso.

Sfilis

Traporema pallidum

Homem

10 dias a 03 meses em mdia de 03 semanas.

Educao sanitria e sexual, testes sorolgicos para lues.

Ttano

Clotridium tetani

Solo e intestino de animais, incluindo o homem onde existe normalmente o C. tetani de forma inocula.

3 21 dias; mdia de 10 dias.

Vacinao de rotina com anatoxi tetnico de todos os expostos a riscos de ferimentos. A imunidade conferida pela vacina de cerca de 10 anos.

Tuberculose

Mycobacterium tuberculosis

O homem e o gado vacum.

1 12 meses

A vacinao pelo BCG, alm de proteger contra a tuberculose pulmonar, previne especialmente a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Melhoria das condies socioeconmicas.

You might also like