You are on page 1of 7

PERSONALIDADE Presidente da Repblica

Presidente do Supremo Tribunal Federal

TRATAMENTO Excelncia Vossa Excelncia Excelncia

ABREVIATURA S por extenso

NO ENVELOPE Excelentssimo Senhor

VOCATIVO Senhor Presidente

Reitor de Universidade

V. Mag. V. Maga. V. Mag.as

Exmo. Sr. Exmos. Srs

Vossa Excelncia

Papa

Santidade Vossa Santidade Sua Santidade

V. S. S. S. SS. SS. V. Ex. S. Ex.

Sua Santidade

Juzes de Direito

Meritssimo Vossa Excelncia Sua Excelncia

Exmo. Sr. Exmos. Srs.

Cardeais

Eminncia Vossa Eminncia Sua Eminncia

V. Em. V. Ema. V. Em.as S. Em.

Sua Eminncia Reverendssima

Bispos

Excelncia Vossa Excelncia Reverendssima

V. Ex. V. Exa. Rev.ma

Sua Excelncia Reverendssima

Frase: Qualquer enunciado com sentido completo. Orao: Frase ou parte de uma frase que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locuo verbal. Geralmente, composta de dois elementos bsicos: o sujeito e o predicado. Perodo: a frase que se estrutura em torno de uma ou mais oraes. Pode ser simples ou composto. O uso do acento grave indicativo da crase obrigatrio nas seguintes situaes Diante de nome feminino acompanhado de artigo. Exemplo: Vou Bahia. Diante de nomes de cidades e pases particularizados. Exemplo: Vou Minas dos conjurados. Diante de demonstrativos comeados por a. Exemplo: Falamos quele que nos impediu de entrar. Nas locues formadas por nomes femininos. Exemplos: Primeira rua direita. Ficou espera de que tudo desaparecesse. Diante de pronomes possessivos que se referem a substantivo oculto. xemplo: Falou a minha irm e no sua.

Uso imprprio da crase Diante de nomes masculinos (sem nome feminino elptico).

Antes de verbo. Antes de palavras de sentido indefinido. Antes da palavra casa quando significar lugar onde o falante mora. Antes da palavra terra no sentido de cho firme. Antes de palavras tomadas em sentido geral. Nas expresses de palavras repetidas: gota a gota, frente a frente. Antes de pronomes pessoais de tratamento.

Casos obrigatrios do uso da vrgula A) Separar elementos de mesma funo (o ltimo elemento da srie dispensa a vrgula quando precedido de e, ou nem). B) Separar o aposto ou termo de valor explicativo. C) Separar o vocativo. D) Separar elementos idnticos, repetidos. E) Separar o adjunto adverbial F) Separar o local, nas datas. G) Indicar a omisso do verbo ou do conectivo. H) Separar elementos de carter incidental, como palavras denotativas, frases exclamativas. I) Destacar elementos antecipados, em pleonasmo. J) Distinguir o elemento explicativo do determinativo. L) Esclarecer possvel ambigidade. M) Separar o anacoluto. N) Separar oraes coordenadas assind P) Separar oraes intercaladas. Q) Separar oraes adjetivas no-restritivas R) Separar oraes adverbiais, principalmente se antepostas principal. S) Separar oraes adverbiais reduzidas. Estruturas sintticas A orao precisa de verbo ou de locuo verbal, mas, mesmo assim, nem sempre tem sentido completo. Por isso, nem toda orao uma frase.

A frase no precisa ter verbo, mas precisa ter sentido completo. Por isso, nem toda frase uma orao. H frases com duas ou mais oraes, visto que, separadas, no possuem sentido completo. Um perodo composto de uma ou mais oraes. Perodo simples aquele que contm apenas uma orao, isto , contm apenas um ncleo verbal. Perodo composto aquele que contm mais de uma orao, isto , contm mais de um ncleo verbal. O nmero de ncleos verbais igual ao nmero de oraes. O perodo composto por coordenao contm oraes independentes, que podem, com frequncia, ser separadas em perodos simples. O perodo composto por subordinao contm oraes interdependentes, que dificilmente podem ser separadas em perodos simples.

Conectivos so conjunes que ligam as oraes. Conectivos coordenativos: Aditivas: Adicionam, acrescentam: e, nem (e no), tambm, que; / Locues: mas tambm, seno tambm, como tambm Adversativas Oposio, contraste: mas, porm, todavia, contudo, entretanto, seno, que./ Locues: no entanto, no obstante, ainda assim, apesar disso. Alternativas Alternncia: ou. / Locues ou ou, ora ora, j j, quer quer Conclusivas Sentido de concluso em relao orao anterior: logo, portanto, pois (posposto ao verbo). / Locues: por isso, por conseguinte, pelo que Explicativas Justificam a proposio da orao anterior: que, porque, porquanto Conectivos subordinativos: Causais Iniciam a orao subordinada denotando causa: que, como, pois, porque, porquanto. Tambm as locues: por isso que, pois que, j que, visto que Comparativas

Estabelecem comparao: que, do que (maior, melhor ou menos, menor, pior), como Tambm as locues: to como, tanto como, mais do que, menos do que, assim como, bem como, que nem Concessivas Iniciam orao que contraria a orao principal, sem impedir a ao declarada: que, embora, conquanto. Tambm as locues: ainda que, mesmo que, bem que, se bem que, nem que, apesar de que, por mais que, por menos que Condicionais Indicam condio: se, caso. Tambm as locues: contanto que, desde que, dado que, a menos que, a no ser que, exceto se Finais Indicam finalidade: As locues para que, a fim de que, por que Temporais Indicam circunstncia de tempo: quando, apenas, enquanto. Tambm as locues: antes que, depois que, logo que, assim que, desde que, sempre que Consecutivas Indicam consequncia: que (precedido de to, tanto, tal) e tambm as locues: de modo que, de forma que, de sorte que, de maneira que Integrantes Introduzem uma orao: se, que.

Arcasmos: So palavras ou expresses que j pertencem ao passado da lngua. Cacfato: palavra de origem grega que significa "mau som", resultante da aproximao das slabas finais de uma palavra com as iniciais de outra, formando uma terceira (de "som desagradvel"...). Solecismos: So os erros que atentam contra as normas de concordncia, de regncia ou de colocao. Estrangeirismos: Veja a charge a seguir e observe como os estrangeirismos esto presentes em nosso dia a dia.

Frases Segmentadas: O termo frases segmentadas diz respeito fragmentao desnecessria de uma citao, orao. Dessa forma, os enunciados ficam incompletos e s vezes sem sentido, o que provoca incoerncia. Frases Centopeicas:So frases extensas, que perdem sua ideia-ncleo. Paralelismos: Os paralelismos so tambm um recurso de coeso textual. Sua funo veicular informaes novas atravs de determinada estrutura sinttica que se repete, fazendo o texto progredir de forma precisa. Frases Siamesas: Caracteriza-se por apresentar ideias ligadas incorretamente, ou seja, frases distintas, que possuem enunciado completo, so apresentadas como se fosse uma s, por no haver elemento de ligao entre elas, como sinais de pontuao ou conectivos. Correo: Usar sinais de pontuao. Usar conectivos coordenativos. Usar conectivos.

O Hfen Permanece: 1. Em palavras formadas por prefixos 'ex', 'vice', 'soto. Exemplos: ex-marido, vice-presidente, soto-mestre. 2. Em palavras formadas por prefixos 'circum' e 'pan' + palavras iniciadas em vogal, M ou N. Exemplos: pan-americano, circum-navegao. 3. Em palavras formadas com prefixos 'pr', 'pr' e 'ps' + palavras que tem significado prprio. Exemplos: pr-natal, pr-desarmamento, ps-graduao. 4. Em palavras formadas pelas palavras 'alm', 'aqum', 'recm', 'sem. Exemplos: alm-mar, alm-fronteiras, aqum-oceano, recm-nascidos, recm-casados, sem-nmero, sem-teto.

O hfen no permanece: Em locues de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais). Exemplos: co de guarda, fim de semana, caf com leite, po de mel, sala de jantar, carto de visita, cor de vinho, vontade, abaixo de, acerca de etc. Excees: gua-de-colnia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, p-de-meia, ao-deus-dar, queima-roupa.

Nova Regra: O alfabeto agora formado por 26 letras.

Nova Regra: No existe mais o trema em lngua portuguesa. Apenas em casos de nomes prprios e seus derivados, por exemplo: Mller, mlleriano. Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) no so mais acentuados em palavras paroxtonas. Como Ser: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico. OBS1: nos ditongos abertos de palavras oxtonas e monosslabas o acento continua: heri, constri, di, anis, papis. OBS2: o acento no ditongo aberto 'eu' continua: chapu, vu, cu, ilhu. Nova Regra: O hiato 'oo' no mais acentuado. O hiato 'ee' no mais acentuado. Nova Regra: No existe mais o acento diferencial em palavras homgrafas. Nova Regra: No se acentua mais a letra 'u' nas formas verbais rizotnicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui). No se acentua mais 'i' e 'u' tnicos em paroxtonas quando precedidos de ditongo. Como Ser: argui, apazigue, averigue, enxague, ensaguemos, oblique, baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume Nova Regra: O hfen no mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas. OBS: em prefixos terminados por 'r', permanece o hfen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relao, super-racional, super-realista, super-resistente etc. Nova Regra:O hfen no mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal. OBS: esta regra no se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por 'h': anti-heri, anti-higinico, extra-humano, semi-herbceo. Nova Regra: Agora utiliza-se hfen quando a palavra formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal. Nova Regra: No usamos mais hfen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noo de composio. Regra Antiga: manda-chuva, pra-quedas, pra-quedista, pra-lama, pra-brisa, pra-choque, pravento. Como Ser: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, pra-choque, paravento. OBS: O uso do hfen permanece em palavras compostas que no contm elemento de ligao e constitui unidade sintagmtica e semntica, mantendo o acento prprio, bem como naquelas que designam espcies botnicas e zoolgicas: ano-luz, azul-escuro, mdico-cirurgio, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-tevi.

A coeso textual o conjunto de recursos lingusticos responsveis pelas ligaes que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as oraes de um perodo ou entre os pargrafos de um texto. Fatores que estabelecem a coerncia textual:
1.Conhecimento Lingustico. 2. Conhecimento de Mundo. 3. Conhecimento Partilhado. 4. Inferncias. 5. Fatores de Contextualizao. 6. Situacionalidade. 7. Informatividade. 8. Focalizao. 9. Intertextualidade. 10. Intencionalidade e Aceitabilidade. 11. Consistncia e Relevncia.

Recursos de coeso:
1.Eptetos: Palavra ou frase que qualifica pessoa ou coisa. 2. Nominalizaes: Ocorre quando se emprega um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente. 3. Palavras ou expresses sinnimas ou quasesinnimas. 4. Repetio de uma palavra: Podemos repetir uma palavra (com ou sem determinante) quando no for possvel substitu-la por outra. 5. Um termo sntese. 6. Pronomes. 7. Numerais. 8. Advrbios pronominais: aqui, ali, l, a. 9. Elpse. 10. Metonmia: o processo de substituio de uma palavra por outra, fundamentada numa relao de contiguidade semntica. 11. Associao: quando uma palavra retoma outra porque mantm com ela, em determinado contexto, vnculos precisos de significao.

Anfora: Expresso que retoma uma ideia anteriormente Catfora: Pronome ou expresso nominal que antecipa uma expresso presente em poro posterior do texto. Eficincia: usar os meios de forma correta para fazer algo, ou seja, fazer certo uma "coisa". Eficcia: alcanar os fins de uma tarefa, ou seja, fazer a "coisa" certa. Efetividade: Trata-se de usar os meios corretos para chegar a um fim desejado e criar novos caminhos para a realizao da mesma tarefa, ou seja, fazer a "coisa" que tem que ser feita. Prclise: pronome + verbo nclise: verbo + pronome Mesclise: incio do verbo + pronome + terminao verbal

You might also like