You are on page 1of 10

DESENVOLVIMENTO E ADAPTAO DE METODOLOGIA E EQUIPAMENTOS SIMPLIFICADOS PARA ANLISES RESPIROMTRICAS EM MEIO LQUIDO Eduardo Bezerra Fernandes Batista 1 rika

Danielly Ferreira Silva 2 Ricardo Silveira Bernardes 3

Resumo - A necessidade de novas tcnicas de caracterizao de guas residurias vem a possibilitar o uso de medies respiromtricas. Respirometria a interpretao do consumo biolgico de oxignio sob condies experimentais bem definidas. O consumo de oxignio, tanto quanto o crescimento da biomassa esto relacionados com a remoo de substratos. O aparelho desenvolvido, alvo dessa pesquisa, tem como caracterstica a simplicidade de construo e manipulao. O aparelho utilizado permitia acompanhar a variao das taxas de respirao, anotada antes da introduo do substrato, e aps determinar o retorno da taxa aos nveis iniciais. A metodologia experimental proposta obteve resultados dentro dos padres encontrados em literatura, o que serve como argumento para a utilizao de um aparelho com caractersticas simples, fcil manuseio e equipamentos comuns a um laboratrio para anlises fsico-qumicas de gua. So considerveis as vantagens de ganho de tempo quando submete-se a uma anlise respiromtrica. Abstract: The need for new techiniques to wastewater characterization, induce the possibility to use of respirometrics methods. Respirometry is the interpretation of biological consumed oxygen under controled definition conditions. The developed equipament, aim tof the present research is related to substract comsumption, allow the rates respiration variation. The respirometer has a simple construction and operation. The equipment permited the constation of the minimum respiration in liquid phase and during the test, biodegradable material variation.

Palavras-Chave: 1)Respirometria; 2)Respirograma; 3)Respirao Endgena

Introduo O objetivo bsico do tratamento de guas residurias , ao mesmo tempo , obter uma baixa concentrao de matria orgnica biodegradvel e nutrientes no efluente, com o menor custo possvel. As concentraes do efluente e o custo da operao so fortemente influenciados pelas

taxas de crescimento de biomassa e remoo de substratos. Processos que venham a agilizar os tratamentos de esgoto estaro automaticamente contribuindo para uma reduo de custos por estarem otimizando o tratamento (evitando assim possveis desperdcios). A diminuio da necessidade de tempo para conhecer as caractersticas do esgoto que est presente s ETEs leva a uma melhoria da qualidade de gua. A eficcia do tratamento encontra-se diretamente relacionada composio da gua residuria afluente. Dessa forma muito importante o emprego de exames para caracterizao da gua residuria. So disponveis atualmente vrios exames que permitem a caracterizao das guas residurias a serem tratadas. Desses exames, dois so muito comuns. O primeiro o teste de DBO, que trata-se de um teste de longa durao, em torno de cinco dias, caracterizando um contra-senso entre o parmetro utilizado e ineficincia na etapa de controle. O segundo a DQO, cujo procedimento possui uma durao em torno de trs horas. Esse intervalo de tempo, bem mais rpido do que o tempo de DBO, pode ser insuficiente para tomar providncias cabveis no caso de alguma variao significativa nas caractersticas habituais do esgoto (Soares et al, 2001).A utilizao de respirometria pode representar diminuio de tempo na caracterizao do esgoto. Sabe-se que um dos princpio bsico do funcionamento de sistemas aerbios de tratamento de gua residurias o fornecimento de oxignio em forma gasosa, O2, dissolvido em um meio aquoso, em quantidade suficiente para que a biomassa possa metabolizar o material orgnico presente no afluente (van Haandel e Marais, 1999). A respirometria trata da interpretao da taxa de respirao, isto , o consumo de oxignio por unidade de volume e tempo, pela biomassa do sistema, com respostas em torno de uma hora aps o incio do exame. Respirao, em termos bioqumicos , consiste no processo metablico de gerao de ATP (adenosina trifosfato) no qual os doadores de eltrons (orgnicos ou inorgnicos) compostos de O2 , NO2- , NO3e SO4- servem como ltimo receptor de eltrons. Se o oxignio o ltimo receptor de eltrons do processo, a respirao denominada aerbica.(Spanjers et al.1998). H uma forte relao entre a taxa de respirao e a concentrao de oxignio dissolvido, OD, porm o simples valor de OD no um parmetro que permita a caracterizao da evoluo da degradao de matria orgnica. Ressaltando que o tratamento de guas residurias de natureza dinmica, a taxa de consumo de OD varia com o passar do tempo (Spanjers et al. 1998). A respirometria neste quesito destaca-se em relao a DQO e DBO por possibilitar o acompanhamento das do esgoto afluente ao longo do tempo.

A intensidade da atividade biolgica do lodo relaciona-se diretamente com a respirao, j que quanto maior a atividade, maior ser a necessidade de produo de energia e portanto maior ser o consumo de oxignio no sistema. Deve-se ressaltar que as taxas de respirao envolvidas no estudo, que se desenvolveram no processo de medida respiromtrica, sofrem variaes no decorrer do ensaio. A respirao endgena caracterizada por uma mnima respirao, praticamente com uma variao nula em intervalo de tempo de 1 hora. Havendo substratos no meio, a respirao deve atingir picos correspondentes disponibilidade de alimento. De acordo com a reduo do material orgnico e nutrientes, ocasionada pelo consumo biolgico, as taxas de respirao sofrem decaimento at ser atingida, novamente, a respirao endgena. A taxa de respirao do sistema est delimitada por um valor pico no exame (mxima taxa de respirao) e por um valor mnimo (respirao endgena ). Tanto a respirao endgena, quanto a mxima taxa de consumo de oxignio do sistema so determinadas pela concentrao de biomassa do sistema, ocorrendo o pico quando h o mximo de substrato disponvel e a respirao endgena na ausncia de substrato (Spanjers et al. 1998). Dessa forma o consumo de oxignio pela massa bacteriana em lodo se deve basicamente a trs fatores: a) respirao endgena, b) catabolismo do material orgnico do afluente, c) oxidao de amnia para nitrato pelas bactrias nitrificadoras quando estas esto presentes (Costa et al. 2001). A respirometria tambm pode ser utilizada como teste caracterizador de toxidade, visto que sabendo que os organismos decompositores no realizam plenamente suas atividades em ambiente agressivo a eles, causados por eventuais toxinas ou detritos industriais (Fernandes et al. 2001). Essa variao de atividade pode ser associada a variaes das taxas de respirao. O equipamento usado para medir a taxa de respirao denominado respirmetro, consistindo em uma cmara de respirao e um equipamento para medir a variao de oxignio. Os respirmetros podem ser manomtricos ou volumtricos, sendo o ltimo tipo o mais atrativo com o desenvolvimento de sensores de oxignio mais precisos (Bernardes, 2000). O princpio da atividade desenvolvida a adaptao de metodologia e aparelhos de fcil manuseio para o uso em exames respiromtricos visando sua utilizao em ETEs.

Metodologia A experimentao foi realizada no perodo de Agosto a Dezembro/2001, no laboratrio de anlise de gua da Universidade de Braslia, UnB. A biomassa (lodo) e o substrato do esgoto domstico (efluente do decantador primrio) utilizados eram provenientes da ETEB-Norte da CAESB (Companhia de Saneamento de Braslia). Objetivando ter uma maior representatividade do substrato, trabalhou-se com amostras de esgoto que foram compostas em um perodo de 24 horas. A avaliao respiromtrica pressupe a atividade biolgica. Dessa forma, torna-se importante definir qual o tipo predominante de organismo que ser responsvel pelo consumo de oxignio. (Bernardes, 2000). O procedimento adotado considerou um sistema que consiste em uma fase lquida, contendo a biomassa e uma fase gasosa, perfeitamente misturadas, assumindo que a concentrao de OD na fase lquida possa ser medida. O balano de massa mostrado pela equao 1 (Spanjers et al., 1998): d(VC)/dt = QiCi QoC + V.Kla.(Co- C) V.r sendo : Qi = vazo afluente ao reator (L/d) Qo = vazo efluente do reator (L/d) C = concentrao de OD no reator (mg/L) Ci = concentrao de OD no afluente (mg/L) Co = concentrao de saturao de OD (mg/L) Kla = coeficiente global transferncia de oxignio (h-1) V = volume do reator (L) r = taxa de respirao exgena, ou do substrato (mg/L.h-1) Neste trabalho prope-se o uso de um volume fixo, sem o fluxo de lquido (vazo afluente e efluente) e fornecimento de oxignio nos intervalos de tempo de registro de concentrao de oxignio dissolvido no meio. Desse modo, os trs primeiros termos do lado direito da equao 1 podem ser eliminados podendo-se determinar a taxa de respirao segundo equao 2 (Soares et al. 2001) dC/dt = -r (2) (1)

Foi usado um respirmetro volumtrico aberto, com restrito contato com o meio externo, montado conforme mostrada a Figura 1, com a finalidade de evitar-se maiores trocas gasosas com o meio, que poderiam deturpar os resultados obtidos, conforme o proposto na simplificao anteriormente descrita. O aparelho foi considerado aberto devido dificuldade de uma total vedao do respirmetro, mas as trocas gasosas com o meio externo so desprezveis, no interferindo na validade da equao 2.

MEDIDOR DE pH MEDIDOR DE OD E TEMPERATURA BOMBA DE AQURIO

ROLHA DE SILICONE Nvel da mistura REATOR MANGUEIRA PARA SIDA DE AR RECIPIENTE COM GUA BARRA MAGNTICA AGITADOR MAGNTICO

Figura 1- Esquema do aparelho O equipamento consistia em um reator cnico, cuja forma diminui a superfcie de contato entre fase lquida e gasosa, acoplado a um agitador magntico, onde foram misturados a biomassa , a gua residuria e o oxignio dissolvido. Este era fornecido ao sistema por uma bomba de aqurio que, ao borbulhar no meio lquido, disponibilizava oxignio dissolvido para as regies biolgicas. Um equipamento para medio de OD e temperatura (YSI modelo 95) e um medidor de pH tambm foram usados durante o ensaio. O reator permanecia imerso em um recipiente com gua 20o C para controle de temperatura do sistema. O reator utilizado nada mais do que um Erlemeyer com capacidade um pouco maior que 1L e com a abertura superior selada por uma rolha de silicone. Foi introduzido um pequeno suspiro na rolha de vedao do reator para permitir a sada de ar durante a etapa de aerao. O uso do agitador surge da necessidade de haver uma suspenso uniforme durante o teste. Tratando-se de reatores de pequena

profundidade a sedimentao ocorrer facilmente, garantindo com o uso do agitador uma distribuio de concentraes equivalentes para todo o reator (van Haandel e Catunda, 1982). A utilizao de uma bomba de aqurio serviu para garantir a aerao do sistema em intervalos regulares. Seu uso revelou-se bastante satisfatrio, aumentado consideravelmente a disponibilidade de oxignio dissolvido no meio quando utilizada. A temperatura do sistema era controlada colocando-se o reator dentro de um recipiente com gua pr-resfriada a uma temperatura inferior a 20o C (aproximadamente 18o C) e no decorrer do experimento trabalhou-se com temperatura de 20o C + 2o. A manuteno da temperatura em uma faixa reduzida teve o intuito de no permitir uma variao da atividade biolgica causada pela temperatura. O volume de lodo foi estipulado em 1.000 mL por ensaio e o volume de amostra de esgoto usado foi 50 ou 75 mL. Os volumes de amostra de esgoto e de lodo foram estabelecidos a partir da capacidade do reator. A relao entre ambos foi estabelecida de forma que o ensaio ocorresse em aproximadamente 1h. Um aumento na disponibilidade de substrato levaria a um acrscimo do tempo necessrio para este ser digerido o que no condizia com os princpios do experimento. O lodo utilizado foi obtido na estao de tratamento de esgoto norte, ETEB Norte. Na vspera de execuo do ensaio era coletado 1.000 mL para cada ensaio que seria realizado. De posse do lodo, este era colocado sob aerao durante um perodo prximo de 24 h para garantir que antes de iniciar a realizao dos ensaios tivesse sido alcanada a respirao endgena. A amostra de esgoto a ser analisada era fornecida pela ETEB-Norte. No incio foram utilizados volumes de amostras de 50 mL e aps 75 mL . Experimentalmente, concluiu-se que uma aerao com durao de 1 minuto a cada 5 minutos fornecia dados confiveis para a elaborao do respirograma. O tempo de aerao suficiente para que a bomba de aqurio possa elevar a concentrao de oxignio a patamares bem acima da concentrao crtica (2 mg/l de OD). Com o intuito de diminuir fontes de problemas na realizao do experimento, trabalhou-se com valores de concentrao de OD normalmente acima de 2mg/L, sendo o recomendado no submeter o experimento a concentraes abaixo de 1mg/L. Concentraes abaixo de 1mg/L no garantem a predominncia da respirao normal sobre a respirao endgena para todo o sistema (Xu e Hasselblad, 1996).

Com os equipamentos instalados, o lodo depositado no reator e submetido aerao por cinco minutos. So anotadas as concentrao de oxignio e pH, determinando-se sua respirao endgena no final deste primeiro ciclo. Logo em seguida o reator torna a ser aerado e adiciona-se a amostra de esgoto e inicia-se novamente as anotaes de concentrao de OD. Segue-se aerando e registrando os valores de OD nos intervalos anteriormente citados at serem alcanados novamente os valores da taxas da respirao endgena. O teste era encerrado quando o ensaio completava uma hora ou as taxas de consumo de OD estivessem prximas s observadas na respirao endgena.

Resultados e Anlise Um respirograma uma anlise grfica da variao de OD consumido em um determinado intervalo de tempo, sendo necessrio conhecer a variao de OD ocorrida para cada instante. A partir do respirograma possvel conhecer a quantidade de oxignio consumida no meio, bastando determinar-se a rea sobre as curvas, o que pode vir a ser feito usando um modelo matemtico que venha a integrar a taxa de respirao no decorrer do tempo.

80 70 60 r(mg/L.h) r(mg/L.h) 50 40 30 20 10 0 00:00:00 00:15:00 00:30:00


tempo

80 70 60 50 40 30 20 10 0 00:00:00 00:15:00 00:30:00 tempo 00:45:00 01:00:00

00:45:00

01:00:00

Figura 2 a) Anlise do dia 25/Set/2001

Figura 2 b) Anlise do dia 16/Out/2001

80 70 60 r(mg/L.h) 50 40 30 20 10 0 00:00:00 00:15:00 00:30:00 tempo 00:45:00 01:00:00

Figura 2 c) Anlise do dia 30/Out/2001

De posse dos dados experimentais, concentrao de OD no decorrer do tempo, foi possvel a construo dos respirogramas, mostrados na Figura 2. Como j foi citado, h incio do respirograma a determinao da respirao endgena da biomassa, etapa necessria para se conhecer a taxa de respirao at onde deve ser prolongado o ensaio.

No incio foram utilizados volumes de amostras de 50 mL e aps 75 mL. No houve muita diferena dos resultados, apenas um pequeno aumento de tempo para atingir a respirao endgena, o que era esperado devido ao aumento de amostra inicial que deve ser consumida. Todos os respirogramas apresentaram caractersticas comuns : a) O incio do respirograma apresenta um perodo de baixa atividade celular, mostrado pela pequena variao de OD. Est baixa atividade bilgica do sistema caraterizada pela respirao endgena, lembrando que o lodo foi posto em descanso por um perodo longo o que garantiu a ausncia de substrato exgeno. b) Logo aps a entrada de substrato no sistema, ocorre um pico de respirao durante alguns minutos, o que corresponde a mxima taxa de respirao da biomassa, possvel de ser alcanada no experimento. Este pico significa a maior velocidade que as bactrias decompositoras podiam atuar, segundo as condies experimentais, de acordo com a disponibilidade de substrato. c) O consumo de oxignio aps a passagem do pico comea a diminuir, porm tal diminuio no ocorre de forma to brusca quanto a fase anterior. Nota-se que existe material orgnico disponvel no meio aquoso, mas em concentraes cada vez menores. d) No final do respirograma, a atividade biolgica diminui, convergindo a taxa de respirao do sistema a um valor prximo do valor da respirao endgena. Em tal momento pode-se considerar que a maior parte da matria orgnica fornecida a biomassa foi consumida, chegando ao fim o processo de remoo de substrato desta amostra de esgoto. A Figura de 2 est muito prximas do modelo apresentado por Brouwer et al. (1998) com a pequena diferena que no experimento a respirao endgena foi inicialmente determinada. A semelhana dos grficos e os resultados esperados que vieram a ocorrer somente vem a validar a metodologia especificada, e o respirmetro proposto como um medidor para anlises respiromtricas.

Concluses A simplicidade respirmetro proposto e sua fcil manipulao, por si s representam um avano na caracterizao da qualidade do tratamento de esgotos. O teste no interfere no funcionamento regular da ETE, podendo ser utilizado durante qualquer perodo de operao da mesma. O uso da respirometria mostra-se de grande utilidade quando trabalha-se com tratamento de gua residurias sujeitas a variaes rotineiras nas suas caractersticas (carga orgnica varivel), pois os testes de DQO e DBO so limitados para acompanhar essa variao. A respirometria permite acompanhar com mais freqncia as variaes do processo. Com esse equipamento torna-se possvel a utilizao de mais um teste no controle operacional de tratamento de esgotos, inicialmente de natureza complementar as rotinas laboratoriais e nico quanto a anlise da evoluo das caractersticas do esgoto afluente a ETE.

Bibliografia 1.BERNARDES, R.S. (2000) Respirometria no controle de sistemas de tratamento de guas residurias e como bioensaio no controle da poluio no meio aqutico. Anais do I Simpsio de Recursos Hdricos do Centro-Oeste. Braslia, DF. 2.BROUWER H. , KLAPWIJK, A. e KEESMAN, K. J. (1998)Estimation of actived sludge and waste water characteristics using reaspirometric batch-experiments. Water Research, 32 (4), 1210-1254. 3.COSTA, A.G., FERREIRA, A.F., GUIMARES, P., CATUNDA, S.Y.C., VAN HAANDEL,A. (2001) Respirometria aplicada no sistema de lodo ativado. Influncia de interrupes da oxigenao sobre a viabilidade e atividade do lodo. Anais do 21o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental. Joo Pessoa, Brasil. 4.FERNANDES, J.G.S. , VAN HAANDEL, A.C., CAVALCANTI, P.F.F., COURA, L.R. (2001) Utilizao de respirometria no controle de tratamento de guas residurias- a experincia da CETREL, Engenharia Sanitria e Ambiental, 131-137.

5.SOARES,

S.R.A.,

MACHADO,

A.F.,

SOUZA,

L.C.Jr.,

BERNARDES,

R.S.

(2001)

Respirometria na caraterizao do afluente para o controle operacional de ETE. Anais do 21o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental. Joo Pessoa, Brasil. 6.SPANJERS, H., VANROLLEGHEM, P.A., OLSSON G. e DOLD, P.L. (1998) Respirometry in control of the actived sludge process : principles , International Association on Water Quality, Scientific and Techinal Report Series. 7.VAN HAANDEL,A C.. e MARAIS,G. (1999) O comportamento do sistema de lodo ativado: teoria e aplicaes para projetos e operaes,. 8.VAN HAANDEL, A. C. e CATUNDA, P. F. C. (1982) Determinao da Taxa de Consumo de Oxignio em Sistemas de Tratamento de Esgoto, Engenharia Sanitria, 21 (4),481-488. 9.XU, S. e HASSELBLAD,S. (1996) A simple bilogical method to estimate the readily biodegradable organic matter in wastewater. Wat. Res, Vol 30 No 4 , 1023-1025.

You might also like