You are on page 1of 2

Incontinncia Urinria A Incontinncia Urinria (IU) traduz-se por uma perda involuntria de urina geralmente em situaes de esforo fsico.

Actualmente, trata-se de uma perturbao que afecta entre 10 a 30% da populao feminina. Calcula-se no entanto que esta percentagem possa ser mais elevada devido ao facto de muitas mulheres se sentirem embaraadas para falar sobre o assunto, mesmo com o seu mdico. So vrios os tipos, sendo o mais comum a incontinncia de esforo, onde h uma perda involuntria da urina que ocorre quando existe um aumento sbito na presso abdominal quando se realiza algum esforo, por exemplo, tossir, espirrar, saltar, andar, pegar em pesos ou, em situaes mais extremas, com esforos muito mais simples como mudar de posio na cama. Intervenes de Enfermagem: Promover a integridade da pele; Na incontinncia de urgncia, podem haver perdas de urina quando no se consegue controlar uma necessidade urgente e sbita de urinar. Este facto est relacionado com a reaco de estmulos externos como o som da gua a correr, mudanas sbitas de temperatura ou at mesmo sem nenhum destes estmulos. A causa reside na contraco involuntria do msculo detrusor, o qual s deveria contrair quando voluntariamente ordenado pelo crebro para uma mico normal. Intervenes de Enfermagem: Reduzir as barreiras ambientais; A incontinncia reflexa tem os mesmos sintomas que a IU de urgncia, com a diferena de ocorrer em pacientes com distrbios neurolgicos. Intervenes de Enfermagem: Ingesto adequada de lquidos; Ensinar tcnicas para desencadear o reflexo de mico; Encorajar o cliente a urinar ou desencadear a mico. A incontinncia funcional o estado em que o individuo apresenta dificuldade ou inaptido para chegar ao vaso sanitrio antes de urinar. Pode estar relacionada com a incapacidade para reconhecer as indicaes da bexiga devido a doenas como esclerose mltipla, traumatismos, tumores, leses cerebrais, neuropatias ou doenas desmielinizantes.

Intervenes de Enfermagem: Investigar os dfices sensoriais/cognitivos; Investigar os dfices motores/mobilidade; Observar a capacidade da pessoa para vestir-se e despir-se; Explicar que no deve existir restrio na ingesto de lquidos por medo de incontinncia. A incontinncia total traduz-se pelo estado em que o individuo apresenta perda imprevisvel contnua de urina sem distenso ou conscincia da plenitude da bexiga. Intervenes de Enfermagem: Ensinar o indivduo a monitorizar os sinais e os sintomas de infeco do trato urinrio; Programar a ingesto de lquidos e horrio de urinar; Investigar o padro de mico. Reteno Urinria (RU) a incapacidade de esvaziar a bexiga. Existem dois tipos, a aguda e a crnica. Na primeira, a pessoa no consegue urinar mesmo com a bexiga cheia enquanto que na segunda, o individuo pode ser capaz de o fazer mas tem problemas para comear o fluxo e a esvaziar completamente a bexiga. Doenas nos nervos ou leso na medula espinal, aumento da prstata, pedras na bexiga, infeces ou a medicao, podem ser causas comuns de reteno urinria. Intervenes de Enfermagem: Optimizar posicionamento; Inserir sonda vesical; Monitorizar dbito urinrio.

. Bibliografia POTTER; PERRY Fundamentos de Enfermagem Conceitos e Procedimentos. 5 Edio, Editora Lusocincia, Loures 2006

You might also like