You are on page 1of 2

Dicas eficientes para largar o fumo

Antes de parar

Marque um dia para deixar de fumar. Se possvel, combine com um amigo, para que ele tambm deixe de fumar junto com voc; Observe quando e por que voc fuma. Tente detectar as coisas cotidianas que voc freqentemente faz enquanto fuma (por exemplo, tomar uma xcara de caf de manh ou dirigir seu carro); Mude sua rotina como fumante. Guarde seus cigarros em um lugar diferente. Troque a mo que voc usa para segurar o cigarro. No realize nenhuma atividade enquanto estiver fumando. Reflita sobre a maneira como se sente quando est fumando; Fume somente em certos locais, por exemplo, em ambientes externos; Quando tiver vontade de fumar um cigarro, espere alguns minutos. Tente pensar em algo para fazer ao invs de fumar: voc pode mascar chiclete ou beber um copo de gua. Compre um mao de cigarros por vez. Mude para uma marca de cigarros que voc no goste.

Primeiro dia sem cigarro

Livre-se de todos os seus cigarros. Jogue fora os cinzeiros; Mude sua rotina matinal. Quando tomar o caf da manh, sente-se em um lugar diferente do habitual. Mantenha-se ocupado; Quando sentir uma grande necessidade de fumar, procure fazer outra coisa, ao invs de acender o cigarro; Tenha sempre consigo outras coisas que possa levar boca, por exemplo, chicletes, balas ou um palito de dente; D um presente a voc mesmo no final do dia, por no ter fumado. Assista a um filme ou saia para passear e saborear seu prato favorito.

Como lidar com a abstinncia

No se preocupe, se ficar mais sonolento ou mais irritado do que o usual, esses sentimentos iro passar com o tempo; Tente se exercitar - faa caminhadas ou ande de bicicleta; Considere os aspectos positivos de parar de fumar, tais como o quanto voc gosta de si mesmo como um no fumante, os benefcios para a sua sade e de sua famlia, e o exemplo que estar dando para as pessoas que esto ao seu redor. Uma atitude positiva ir ajud-lo nas horas mais difceis; Quando sentir-se tenso, tente se manter ocupado, pense em maneiras de resolver o problema, diga a voc mesmo que fumar no ir melhorar a situao e comece a fazer alguma outra coisa; Faa refeies regulares. A sensao de fome algumas vezes confundida com o desejo de fumar; Guarde em um recipiente transparente todo o dinheiro que for economizando cada vez que no comprar cigarros; Diga s outras pessoas que voc parou de fumar - a maioria das pessoas ir lhe dar apoio. Muitos de seus amigos fumantes podem querer saber como voc parou de fumar. bom falar para os outros sobre sua deciso;

Caso voc tenha uma recada, e volte a fumar, no se sinta desencorajado. Muitos exfumantes tentaram parar vrias vezes antes de realmente serem bem sucedidos. Pare de fumar novamente.

Fonte: National Institutes of Health e National Cancer Institute

You might also like