You are on page 1of 16

Escola de Administrao Fazendria Gabarito

Secretaria da Fazenda Secretaria de Economia e Planejamento


Concurso Pblico - 2009

3
Nome: 1. 2. 3. 4.

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos


Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas
N. de Inscrio

Instrues
Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva,

para

Grandes resultados requerem grandes ambies.


5. 6. 7. DURAO DA PROVA: 4h30min, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

Boa prova!

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA 1 - Em relao ao texto abaixo, assinale a opo correta. importante notar que a taxa de juros anual mdia de 141,12% escandalosa para o Brasil, cuja inao anual estimada em torno de 6,5%. A reduo dos juros que se vericou em dezembro certamente no reete as mudanas que beneciaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos), mas apenas a menor procura por crdito. A discreta queda dos juros no deve aumentar a procura por crdito pelas pessoas fsicas que esto conscientes de que no o momento de se endividar, nem favorecer uma reduo da inadimplncia. No mximo, interessar s pessoas jurdicas que buscam crdito de curtssimo prazo ou nanciamentos para exportao, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um custo muito elevado. Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). O governo est tentando obter uma reduo desse spread, at agora sem grande sucesso. Para uma reduo sensvel das taxas de juros, duas medidas seriam necessrias: reduzi-las nos bancos pblicos (Caixa Econmica e Banco do Brasil) e, especialmente, em funo de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal, que oferecem juros elevados e total garantia.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009)

d) Em Sabe-se(.15), o pronome -se indica voz reexiva. e) O segmento que buscam crdito de curtssimo prazo ou nanciamentos para exportao(.12 e 13) constitui orao subordinada adjetiva restritiva. 3 - Assinale a opo que rene os enunciados abaixo em um perodo sinttica e semanticamente coerente, coeso e gramaticalmente correto.

Conitos organizacionais so inevitveis. Conitos organizacionais so aqueles que ocorrem na situao de trabalho. A inevitabilidade dos conitos organizacionais se d porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas. Essas pessoas tm caractersticas prprias de personalidade, histria de vida, desejos e expectativas.
(Com base em Luiz Carlos Cabrera, VOC/SA, maro 2008, 95)

10

15

20

a) Dado serem as empresas um sistema social composto por pessoas que tm caractersticas prprias de personalidade, histria de vida, desejos e expectativas, tornam os conitos organizacionais que ocorrem na situao de trabalho inevitveis. b) O fato de as empresas serem um sistema social composto por pessoas com suas caractersticas prprias de personalidade, histria de vida, desejos e expectativas, faz com que os conitos organizacionais (os que ocorrem na situao de trabalho) sejam inevitveis. c) Pessoas com caractersticas prprias de personalidade, histria de vida, desejos e expectativas tornam os conitos organizacionais, aqueles que ocorrem na situao de trabalho, inevitveis o que tornam as empresas um sistema social composto. d) A inevitabilidade dos conitos organizacionais aqueles que ocorrem na situao de trabalho se d porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas, que tm caractersticas prprias de personalidade, histria de vida, desejos e expectativas fato que torna os conitos organizacionais inevitveis. e) Os conitos organizacionais os que ocorrem na situao de trabalho so inevitveis uma vez que as pessoas que tm caractersticas prprias de personalidade, histria de vida, desejos e expectativas trabalham em empresas que constituem um sistema social composto por pessoas.

25

a) Infere-se dos sentidos do texto que a taxa de juros anual mdia no Brasil coerente com a inao anual. b) A reduo da taxa Selic reverte-se imediatamente em reduo das taxas de juros dos bancos. c) A reduo do compulsrio para os bancos reetiu-se imediatamente na maior procura por crdito por parte das pessoas fsicas. d) Depreende-se das informaes apresentadas que a direo argumentativa do texto defende a reduo das taxas de juros. e) O interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal favorece as condies de crdito quanto s taxas de juros para a pessoa fsica. 2 - Ainda em relao ao texto constante da questo n. 1, assinale a opo correta. a) Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir cuja(. 2) por pela qual. b) Caso os parnteses(.5 e 6) sejam substitudos por travesses, prejudica-se a correo gramatical do perodo. c) Em reduzi-las(.23), o pronome -las retoma o antecedente medidas(.23).
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 2

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

4 - Assinale a opo que, ao apresentar uma parfrase do trecho sublinhado, desrespeita e distorce os sentidos principais do texto original. Est de novo no ar a discusso (a) em torno da necessidade de estabelecer um estado forte no Brasil. O estmulo para o debate, desta vez, a crise econmica, que turbinou os amigos do estado forte pelo mundo afora (b) eis a, argumentam eles, a prova de que os governos tm de mandar muito mais do que mandam (c), para no deixar que problemas to srios assim continuem ocorrendo (d). Os mais esperanosos chegam a imaginar, at, que existe em toda essa histria uma demonstrao de que o capitalismo, anal, ainda pode ser derrotado (e) em algum momento do sculo XXI, aps 200 anos de tentativas malsucedidas para acabar com ele.
(J. R. Guzzo, Veja, 21/1/2009, 134.)

e) Esse dado sobre as exportaes mais um indicativo da tendncia de reduo de emprego. 6 - Complete o trecho com a opo que respeita a coerncia e a progresso das ideias, sem incorrer em contradio e redundncia. A pobreza absoluta que vitima parcela expressiva da populao como tambm o baixo grau de severidade da punio caracterstica da legislao penal brasileira no so fatores sucientes para explicar os elevados nveis de roubos e homicdios que caracterizam nosso cotidiano. Parcela importante do problema reside_______________ ______________________________________________
(Luis Flvio Sapori, Correio Braziliense, 16/1/2009, 17.)

a) Entrou novamente na pauta atual de discusso o debate b) que entusiasmou, no mundo todo, os defensores do estado forte c) a evidncia da necessidade de o Estado exercer mais rmemente seu poder de mando d) a m de evitar que conjunturas to graves como essa continuem a acontecer e) que, com toda essa situao, o capitalismo se mostre, enm, longe de vencer 5 - O texto abaixo foi adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 21/1/2009. Assinale a opo que representa continuao coesa e coerente para o texto. O desemprego em dezembro d uma ideia mais clara, e nada animadora, do tamanho da crise instalada no Pas desde o trimestre nal de 2008. No ms passado, foram fechados 654.946 postos de trabalho formais, segundo informou o governo. Foi mais que o dobro do nmero registrado um ano antes, quando foram demitidos, em termos lquidos, 319.414 trabalhadores com carteira assinada. O aumento das demisses normal no m do ano, principalmente na indstria, depois de encerrada a produo para o Natal. a) Desta vez, no entanto, as dispensas foram surpreendentes, mesmo levando-se em conta a piora das condies econmicas. b) Mesmo que, se o presidente da Repblica e seus ministros tm novos planos para reanimar a economia, no devem esperar muito mais tempo para iniciar sua execuo. c) Essas informaes sobre o comrcio exterior, j conhecidas, conrmaram a perda de impulso das exportaes e a contnua reduo do supervit comercial. d) Porquanto nas trs primeiras semanas de janeiro o intercmbio de mercadorias continuou piorando e, at dia 18, o Brasil acumulou um dcit de US$ 390 milhes.
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 3 15

a) na existncia de grotes de misria em todo o pas, seja nas regies menos desenvolvidas quanto nas cidades mais ricas e industrializadas. b) na lenincia das leis do cdigo penal brasileiro aplicadas aos crimes brbaros e hediondos. c) na ausncia de uma poltica de segurana pblica que reforce a operacionalidade das polcias, da justia e do sistema prisional. d) na omisso do sistema judicirio brasileiro em punir com rigor e exemplaridade os roubos e homicdios que acontecem diariamente no pas. e) na falta de recursos nanceiros do grande contingente de brasileiros de todas as partes do pas que orbita a periferia das grandes cidades. 7 - Em relao ao texto abaixo, assinale a opo correta. A invaso israelense intensica o ambiente de privaes e ameaas integridade fsica em que vivem os habitantes de Gaza. Alm dos intensos bombardeios areos, que mataram centenas de palestinos entre eles vrias mulheres e crianas , faltam vveres e medicamentos, e os cortes no fornecimento de gua e luz so constantes. Ao que consta, pois Israel impede a entrada da imprensa no territrio invadido, o objetivo inicial da ao terrestre isolar o norte da faixa litornea, de onde parte a maioria dos ataques com foguetes contra o sul israelense, do restante do territrio palestino. A cidade de Gaza, com mais de 400 mil habitantes, foi sitiada. Alm dos intolerveis danos, humanos e materiais, que impe aos palestinos, o estrangulamento militar desfechado por Israel est repleto de incertezas quanto sua eccia.
(Folha de S. Paulo, Editorial, 5/1/2009)

10

a) O sinal indicativo de crase em integridade(.2) justica-se pela regncia de intensica(.1) e pela presena de artigo denido feminino singular. b) O segmento de onde parte a maioria dos ataques com foguetes contra o sul israelense(.10 e 11) est entre vrgulas por tratar-se de orao subordinada adjetiva explicativa.
Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

c) O emprego de vrgula aps areos(.4) justica-se para isolar a orao de natureza restritiva subsequente. d) A expresso Ao que consta(.8) indica que os autores tm certeza absoluta da informao apresentada. e) O pronome relativo que(.2) retoma o sentido do termo antecedente: integridade fsica. 8 - Com base no texto, assinale a opo incorreta. O Hamas, com sua odiosa plataforma que prega o aniquilamento da nao vizinha, no um movimento adventcio, articial, em Gaza. O grupo fundamentalista, com ramicaes assistenciais e religiosas, criou razes e tornou-se popular na faixa de Gaza essa capilaridade, alis, torna difcil atingir alvos militares sem matar civis. O Hamas venceu as eleies parlamentares palestinas de 2006 e, mais tarde, expulsou de Gaza o Fatah, o partido secular de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Facilitaram a ascenso do extremismo em Gaza a incompetncia corrupta do governo do Fatah, o cruel bloqueio circulao de bens e pessoas imposto por Israel e a opo, tomada por EUA e Unio Europeia, de ignorar diplomaticamente o Hamas e fortalecer a ANP. (Folha de S. Paulo, Editorial, 5/1/2009) a) O segmento presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP)(.10) est precedido por vrgula por tratar-se de aposto. b) A expresso capilaridade(.6) est sendo empregada com o sentido de ramicaes mltiplas, presena bem distribuda geogracamente. c) A expresso adventcio(.3) est sendo empregada com o sentido de antigo, tradicional. d) A forma verbal Facilitaram(.11) est no plural porque concorda com o sujeito composto que est em posio subsequente. e) O emprego da preposio em de ignorar(.14 e 15) justica-se pela regncia de opo. 9 - Com base no texto, assinale a opo incorreta. certo que houve expanso da frota, tanto de carros, como de caminhes e nibus. Mas isso muito pouco para explicar a verdadeira chacina na malha rodoviria a que o pas parece assistir de braos cruzados. Cabe boa parte da culpa aos motoristas. Quem viaja pelas estradas brasileiras no precisa ir longe para constatar verdadeiros descalabros. Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados. (Estado de Minas, Editorial, 6/1/2009.) a) O emprego de sinal de dois-pontos aps responsabilidade (.9) justica-se por anteceder uma citao de outro texto.
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 4

b) O termo isso(.2) retoma as informaes do perodo antecedente. c) O emprego da preposio a em a que o pas parece...(.4) justica-se pela regncia de assistir. d) A forma verbal houve impessoal e a orao da qual ela constitui o ncleo do predicado no tem sujeito. e) O emprego de vrgulas nas linhas 9 e 10 justica-se porque isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao. 10- Assinale a opo que apresenta perodo construdo com os ncleos do sujeito e do predicado da orao principal do perodo transcrito a seguir. A partir de um fragmento perdido, no qual o lsofo Blaise Pascal fala, de passagem, sobre loucura poltica, julgada por ele territrio frtil em imperfeio humana, o velho jornalista e tambm lsofo italiano Emilio Rossi, morto h um ms, escreveu livro saboroso, com o ttulo deste artigo e o subttulo Ironia e verit di Pascal (Edizioni Studium, Roma, 1984).
(Rubem Azevedo Lima, A poltica como loucura, Correio Braziliense, 12/1/2009, 12.)

10

15

a) Com o ttulo A poltica como loucura, Emilio Rossi escreveu um livro saboroso, a partir de um fragmento de Pascal. b) No livro que tem como ttulo o mesmo do artigo de Rubem Azevedo Lima, Blaise Pascal trata, de passagem, da loucura poltica. c) Jornalista e lsofo, Emilio Rossi morreu em dezembro de 2008. d) A loucura poltica foi julgada pelo lsofo Blaise Pascal, em um fragmento perdido, como imperfeio humana. e) Tida pelo autor como territrio frtil em imperfeio humana, a loucura poltica tratada em livro pelo jornalista e lsofo Emilio Rossi.

10

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

11- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. Ao acabar a Segunda Guerra Mundial, o mundo esperava nunca mais assistir __1__ tragdias humanitrias como a que dizimou a vida de seis milhes de pessoas entre 1939 e 1945. __2__ esperanas, porm, mostraram-se vs. Gaza serve de exemplo. Encurralada, __3__ populao da faixa de 362km (1,5 milho de pessoas) protagoniza o horror que escandaliza __4__ conscincias civilizadas dos cinco continentes e mobiliza protestos nas principais cidades da Terra. O cenrio assusta. Homens, mulheres e crianas que se concentram numa das regies de maior densidade populacional do planeta so as vtimas de uma guerra na qual no so soldados. Submetidos __5__ uma chuva de msseis __6__ onze dias, tiveram o territrio invadido tambm por terra. Tanques, armas e os militares mais bem treinados do mundo abrem caminho no terreno em que cada centmetro disputado por milhares de pessoas. O apago, aliado ao frio e __7__ falta de gua potvel, acrescenta desespero ao ambiente digno do inferno de Dante. (Correio Braziliense, Editorial, 6/1/2009.) 1 a) b) c) d) e) a s a 2 s As Tais Umas Essas 3 a a essa uma 4 umas as essas s 5 a a a 6 a h a a h 7 a uma a

13- Os trechos abaixo constituem sequencialmente um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 6/1/2009. Assinale a opo em que o segmento est gramaticalmente correto. a) Antes dos conitos, Gaza estava estrangulada. Sitiada entre o mar e o muro construdo por Israel (que controlam entradas e sadas de pessoas e produtos), a estreita faixa depende totalmente de Telavive. b) Representantes do Hamas aceitaram ir ao Egito para negociar uma soluo. At agora as iniciativas foram intil. c) A resposta desproporcional j fez centenas de mortos e milhares de feridos entre os civis. No vcuo da transio de governo nos Estados Unidos e dos feriados de m de ano, os pases da Europa faz tentativas de obter trgua am de abrir espao para a diplomacia. d) O bloqueio de dezoito meses escasseou alimentos, agasalhos, remdios. O cessar-fogo, que previa o levantamento do cerco, no obteve xito. Essa a razo, segundo o Hamas, grupo que controla Gaza, de romper a trgua com lanamento de foguetes contra o pas vizinho. e) Tambm intil foram s resolues da ONU, sistematicamente desrespeitadas ao longo de sessenta anos. No meio do tiroteio, milhes de inocentes. Eles pagam a conta de outros. 14- Os trechos abaixo constituem sequencialmente um texto adaptado do Editorial do Estado de Minas de 6/1/2009. Assinale a opo em que o segmento est gramaticalmente correto. a) Como um rotundo e vergonhoso fracasso assim que as autoridades e a prpria sociedade deveria encarar os nmeros que provam, mais uma vez, a incontrolvel capacidade do motorista brasileiro e das estradas que corta o pas de transformar o descanso, o lazer e a viagem em tragdias. b) At parece que nunca divulgou-se qualquer coisa respeito do perigo que se esconde nas curvas mal feitas e no excesso de velocidade nas rodovias, ou sobre a carona para a morte que representa o efeito da bebida sob o motorista. c) Foi 124 mortes, no perodo de 20 de dezembro at 4 de janeiro, somente nas estradas que corta o territrio mineiro. Nas rodovias estaduais, morreram 35 pessoas e 475 caram feridas. Na malha rodoviria federal mineira, a tragdia teve dimenso alarmante: 89 mortes, representando aumento de 53% em relao ao ano passado. d) Anal, to inaceitvel quanto o tamanho da tragdia o conformismo com a sua macabra repetio. Se os nmeros deste m e comeo de ano no servirem de combustvel para uma reao rme e produtiva, ento por que j se perderam at mesmo o compromisso com a vida. e) As estatsticas esto a a desaar o bom senso e, sobretudo, a honestidade que todos temos de ter para reconhecer que tm faltado indignao e atitude sucientes para se exigir e para se construir o m dessa barbrie.
5 Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

12- Julgue os a/as destacados no texto abaixo e assinale a opo correta em relao existncia de crase. A sociedade brasileira, cada vez mais, quer conhecer e debater as polticas, planos e programas de desenvolvimento, previamente a (1) tomada de deciso pelo Poder Pblico e a (2) luz dos objetivos da sustentabilidade e da melhoria dos processos de negociao e de controle social. Essa discusso orientada pela busca do melhor juzo sobre a (3) defesa ambiental com vistas a (4) adoo de um processo de natureza negocial, baseado numa abordagem de gesto pblica compartilhada, que no deve estar restrita as (5) agncias ambientais. Visa, tambm, denio de espaos adequados e permanentes para o dilogo de forma a (6) se antecipar aos potenciais conitos socioambientais associados as (7) propostas de desenvolvimento e a (8) reduo de aes de interveno que remetam as (9) decises a (10) esfera do Judicirio.
(http://www.planejamento.sp.gov.br/PUBLICACOES/Desenv_sustent_ ambientais.pdf)

Devem ser acentuados com acento grave os a/as destacados com os nmeros: a) b) c) d) e) 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10 3, 6, 9, 10 1, 2, 5, 6, 10

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

www.pciconcursos.com.br

15- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 7/1/2009. Assinale a opo que apresenta erro gramatical. a) O balano assusta e, ao mesmo tempo, causa indignao. Foram 7.140 acidentes nos 61 mil quilmetros das rodovias federais. O saldo: 435 mortos e 4.795 feridos. b) Divulgados pela Polcia Rodoviria Federal, os nmeros da Operao Fim de Ano, em vigor de 20 de dezembro a 4 de janeiro, demonstram, com clareza, que muito ainda precisa ser feito para que o asfalto no mate nem aleije. c) A histria se repete com monotonia. Ano aps ano, o balano de acidentes nas estradas registram nmeros ascendentes. Neste m de 2008 e incio de 2009, o enredo no mudou. d) Pelos autos de infrao, possvel concluir que a tragdia no se deve a imperfeies no asfalto, iluminao ou sinalizao. Deve-se, sobretudo, a falhas humanas. e) Das 171.265 violaes, 99.435 tiveram como causa o excesso de velocidade; 1.043, embriaguez. Ao ligar a chave de ignio, o condutor precisa ter uma certeza: ele tem uma arma nas mos. 16- Um funcionrio escreveu, em um documento ocial, o trecho: inquestionvel o estrito cumprimento da legalidade nos procedimentos licitatrios e a execuo de contratos ceara em que existem normas que regram as aquisies nanciadas com recursos pblicos, sobre os quais recai necessariamente a scalizao da destinao que lhes tenham sido dadas. Ao revisar o documento, percebeu que o trecho continha erros gramaticais. Das cinco alteraes que fez para eliminar os erros, uma transformou uma expresso gramaticalmente correta em errada. Em que opo isso aconteceu? a) Inseriu a preposio em, na linha 3, do que resultou a expresso: e na execuo. b) Trocou a graa de ceara(.3) para seara. c) Eliminou o plural de dadas(.6): dada. d) Passou o verbo tenham(.6) para o singular: tenha. e) Retirou o plural do pronome lhes(.6): lhe

17- Assinale a opo que transcreve informaes sobre a Nota Fiscal Paulista com completa correo gramatical. a) A Nota Fiscal Paulista um projeto de estimulo cidadania scal no Estado de So Paulo, que tem por objetivo estimular aos consumidores a exigirem a entrega do documento scal na hora da compra. b) No necessrio se cadastrar no programa para gerar crditos, basta informar o seu CPF ou CNPJ no ato da compra, para consultar os seus crditos o consumidor dever gerar uma senha na pgina Internet da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), fornecendo algumas informaes bsicas. c) Esse crdito poder ser utilizado pelo consumidor de diversas formas, tais como: reduo do valor do IPVA, crdito em conta corrente, depsito em carto de crdito, ou mesmo, transferido para outra pessoa fsica. d) Alm disso, visa gerar crditos aos consumidores, os cidados e as empresas do Estado. Para isso, basta o consumidor solicitar o documento scal no ato da compra e informar o seu CPF ou CNPJ. Os estabelecimentos comerciais enviaro periodicamente essas informaes para a Secretaria da Fazenda, que calcular o crdito do consumidor. e) O acesso pgina da Nota Fiscal Paulista tambm pode ser feito pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo (www.fazenda.sp.gov.br), onde o procedimento, exceto em alguns casos muito particulares feito totalmente pela Internet.
(http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/respostas_I.asp#3)

18- Assinale a opo que transcreve informaes sobre o folclore paulista com total correo gramatical e construo sinttico-semntica coerente e coesa. a) Festa do Divino. A devoo ao Divino Esprito Santo constitui-se em um dos fortes ncleos das devoes populares em So Paulo. Herana do colonizador portugus, exterioriza-se de diversas formas, resultando sempre grandes festas, sendo estas das mais cheias de pompa e espetacularidade, a partir dos tempos do Brasil Colnia. b) Encontro de Bateles. No Mdio Tiet, no principal dia da Festa do Divino, acontecem os encontros uviais das Irmandades do Divino em bateles grandes barcos capaz de transportarem, em alguns casos, at 40 pessoas. Neles, os Irmos do Divino seguiam de pouso em pouso (os stios na zona rural que acolhem a bandeira/folia, dando-lhes pernoite). c) Romarias. Um trao que se destaca na cultura tradicional em So Paulo so as romarias: a p, de bicicleta, a cavalo, de charrete, de moto, de carro, em nibus. H romeiros que carregam cruzes por uma distncia algumas vezes superiores a 100 quilmetros. So tambm numerosas as romarias a cavalo, com organizaes internas, que chegam a ser complexas em alguns casos, verdadeiras instituies que congregam grande nmero de aliados, acima de 1500 cavaleiros, e que peregrinam regularmente, algumas delas bem longevas.
6 Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

www.pciconcursos.com.br

d) Encontro de Folia de Reis. to expressiva a presena das Folias de Reis no Norte e Noroeste paulista em que muitos dos municpios da regio realizam grandes Encontros de Folias de Reis e chegam a mobilizar acima de 50 grupos em cada um, auxo de devotos e fartura de comezainas. e) Cavalarias ou Cavalhadas. Reunio ou marcha de cavaleiros com nalidade religiosa ou de lazer, as cavalarias tm sua expresso mais signicativa nas inmeras romarias a cavalo e nas cavalarias de So Benedito. Com orgulho, cavaleiros e amazonas de todas as faixas etrias e classes sociais participam dos mais variados eventos populares, que acontecem parte do universo country.
(http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/sp_folclore.html)

20- Assinale o trecho com sintaxe e pontuao corretas. a) O pas classicado entre os de maior carga tributria no mundo, o Brasil poder marcar a histria, este ano, com a aprovao da to esperada reforma tributria bandeira dos empresrios e classistas envolvidos com a economia nacional. b) Uma das propostas de reforma defende, em sntese, a especializao das bases tributrias clssicas entre as esferas de governo: Unio cabe a competncia dos tributos incidentes sobre a renda; aos estados e ao DF, os impostos institudos sobre o consumo; e aos municpios, cabe os cobrados sobre o patrimnio. c) Efetivar uma reforma tributria, no tarefa fcil; at mesmo pelos mais diversos atores envolvidos, a quem os interesses, muitas vezes, so tambm distintos. d) No toa, o assunto foi um dos mais polmicos discutidos pelos parlamentares e um dos que marcaram os debates no Congresso Nacional no m de 2008. e) Ao lado da especializao das bases tributrias, o sco tem se posicionado quanto importncia de prover administrao tributria de autonomia oramentria, nanceira, administrativa e funcional, assim como a previso de uma lei orgnica que, inclusive foi aceita como emenda, pelo relator da matria, na Cmara dos Deputados.
(Roberto Kupski, Correio Braziliense, 15/1/2009, 21, com adaptaes.)

19- Assinale a proposio verdadeira a respeito dos elementos lingusticos e dos efeitos de sentido do trecho. Qual a razo da pujana do Estado de So Paulo? Entre as diversas razes que explicam o desenvolvimento de So Paulo, talvez a mais signicativa seja o conjunto de imigraes e migraes que povoaram o estado. A partir de 1887, s pela Hospedaria do Imigrante conjunto de alojamentos em So Paulo passaram perto de 3 milhes de pessoas. Qual era o diferencial desses imigrantes? Era que, apesar de pobres, carregavam culturas milenares que lhes possibilitaram trabalhar e crescer socialmente. E, nalmente, vieram os migrantes nordestinos, castigados pelo clima e pelos coronis, que encontraram em So Paulo o seu ganha-po. Tudo isso, mesclado s populaes indgenas nativas e aos escravos africanos, formou uma populao mestia que se chama hoje de paulista, ou melhor, o brasileiro de So Paulo.
(Alberto Goldman, Correio Braziliense, 9/2/2009, 13.)

10

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 21- A e B so os lados de um retngulo I. Ao se aumentar o lado A em 20% e reduzir-se o lado B em 20% obtem-se o retngulo II. Se, ao invs disso, se aumentar o lado B em 20% e diminuir-se o lado A em 20%, tem-se o retngulo III. Pode-se armar que: a) os trs retngulos tm a mesma rea. b) o retngulo III tem a maior rea. c) o retngulo II tem a maior rea. d) o retngulo I tem a maior rea. e) os retngulos II e III tm uma rea igual, maior que a do retngulo I. 22- Num acampamento escolar com crianas que supostamente comem a mesma quantidade de comida por dia, havia comida suciente para exatamente 60 dias. Passados 20 dias, chegaram inesperadamente mais vinte crianas que supostamente comiam a mesma quantidade de comida por dia que as que estavam acampadas e que caram 10 dias no local antes de seguirem viagem. Se, ao m de 50 dias, a contar do incio do acampamento, as crianas tiveram que ir embora porque a comida havia acabado, quantas eram elas? a) 20 b) 60 c) 30 d) 120 e) 10

15

a) Reescreve-se com correo gramatical o seguimento das linhas 10 a 13: ... vieram os migrantes nordestinos que, castigados pelo clima e pelos coronis, encontraram em So Paulo o seu ganha-po. b) Se fosse retirado do texto o segmento o conjunto de (.3 e 4), o trecho permaneceria gramaticalmente correto, bastando, para isso, substituir seja por: sejam as. c) Introduzindo-se uma vrgula aps a palavra milenares (. 9), confere-se orao imediatamente subsequente mais nfase, sem prejuzo da correo gramatical e sem alterao do sentido original do perodo em que ela se insere. d) As duas interrogaes diretas presentes no trecho revelam ao leitor os pontos de dvida e incerteza do autor a respeito do assunto tratado. e) Depreende-se, dado o emprego da expresso reticadora ou melhor (ltima linha), que o autor prefere caracterizar como mestia a populao brasileira como um todo, preservando a pureza da raa para os paulistas.

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

23- Suponha que um carro perde por ano 20% de seu valor em relao ao ano anterior, uma moto perde por ano 30% de seu valor em relao ao ano anterior e uma bicicleta perde por ano 10% de seu valor em relao ao ano anterior. Alm disso, suponha que o carro custa o dobro de uma moto e uma moto o dobro de uma bicicleta. Sendo assim, ao nal de 5 anos: a) nenhum dos 3 valer nada. b) o carro valer mais que a moto e a moto valer mais que a bicicleta. c) apenas a bicicleta valer algo. d) a bicicleta valer mais que o carro. e) a bicicleta valer mais que a moto. 24- A negao de: Milo a capital da Itlia ou Paris a capital da Inglaterra : a) Milo no a capital da Itlia e Paris no a capital da Inglaterra. b) Paris no a capital da Inglaterra. c) Milo no a capital da Itlia ou Paris no a capital da Inglaterra. d) Milo no a capital da Itlia. e) Milo a capital da Itlia e Paris no a capital da Inglaterra. 25- Se Maria vai ao cinema, Pedro ou Paulo vo ao cinema. Se Paulo vai ao cinema, Teresa e Joana vo ao cinema. Se Pedro vai ao cinema, Teresa e Ana vo ao cinema. Se Tereza no foi ao cinema, pode-se armar que: a) Ana no foi ao cinema. b) Paulo no foi ao cinema. c) Pedro no foi ao cinema. d) Maria no foi ao cinema. e) Joana no foi ao cinema. 26- Assinale a opo verdadeira. a) b) c) d) e) 3=4e3+4=9 Se 3 = 3, ento 3 + 4 = 9 Se 3 = 4, ento 3 + 4 = 9 3 = 4 ou 3 + 4 = 9 3 = 3 se e somente se 3 + 4 = 9

28- Em uma cidade, s 15 horas, a sombra de um poste de 10 metros de altura mede 20 metros e, s 16 horas do mesmo dia, a sombra deste mesmo poste mede 25 m. Por interpolao e extrapolao lineares, calcule quanto mediria a sombra de um poste de 20 metros, na mesma cidade, s 15h30min do mesmo dia. a) 20m b) 35m c) 65m d) 50m e) 45m 29- Considere que numa cidade 40% da populao adulta fumante, 40% dos adultos fumantes so mulheres e 60% dos adultos no-fumantes so mulheres. Qual a probabilidade de uma pessoa adulta da cidade escolhida ao acaso ser uma mulher? a) b) c) d) e) 52% 48% 50% 44% 56%

30- Considerando os dados da questo anterior, qual a porcentagem das mulheres adultas que so fumantes? a) b) c) d) e) 7/13 40% 4/13 60% 9/13

27- O determinante de uma matriz 3X3 igual a x. Se multiplicarmos os trs elementos da 1a linha por 2 e os trs elementos da 2a coluna por -1, o determinante ser: a) -x2 b) -2x c) 4x2 d) x2 e) -2x2

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA FINANCEIRA E ESTATSTICA BSICA


(se necessrio, utilize as tabelas da pgina 16)

33- Um ttulo no valor de face de R$ 1.000,00 deve ser descontado trs meses antes do seu vencimento. Calcule o valor mais prximo do desconto racional composto taxa de desconto de 3% ao ms. a) R$ 84,86 b) R$ 90,00 c) R$ 87,33 d) R$ 92,73 e) R$ 82,57 34- Um nanciamento no valor de R$76.060,80 deve ser pago em 15 prestaes semestrais iguais de R$10.000,00, vencendo as prestaes ao m de cada semestre. Qual o valor mais prximo da parcela que corresponde amortizao do saldo devedor, na segunda prestao? a) R$ 2.394,00

31- Um capital unitrio aplicado a juros gerou um montante de 1,1 ao m de 2 meses e 15 dias. Qual a taxa de juros simples anual de aplicao deste capital? a) 4% b) 10% c) 60% d) 54% e) 48% 32- Um capital C aplicado taxa de juros compostos de 2% ao ms. Qual o valor mais prximo do montante ao m de um ano e meio? a) 1,27C b) 1,43C c) 1,37C d) 1,40C e) 1,32C

b) R$ 7.103,00 c) R$ 2.897,00 d) R$ 2.633,00 e) R$ 7.606,00

35- O valor mais prximo da Taxa Interna de Retorno de um projeto que tem o uxo de caixa a seguir de 6% ao ano, sendo os valores dados em R$ 1.000,00 e relativos ao m de cada ano: Ano Valor 0 -12 600 1 2 000 2 2 000 3 2 000 4 2 000 5 2 000 6 2 000 7 2 000 8 2 290

Considerando que parte do investimento do projeto nanciado por um emprstimo bancrio com o seguinte uxo de caixa, sendo os valores dados em R$ 1 000,00 e relativos ao m de cada ano: Ano Valor 0 -6 733 1 1 000 2 1 000 3 1 000 4 1 000 5 1 000 6 1 000 7 1 000 8 1 000

Obtenha o valor mais prximo da Taxa Interna de Retorno para o acionista. a) 6% ao ano b) 7% ao ano c) 10% ao ano d) 9% ao ano e) 8% ao ano

36- Determine a mediana das seguintes observaes: 17, 12, 9, 23, 14, 6, 3, 18, 42, 25, 18, 12, 34, 5, 17, 20, 7, 8, 21, 13, 31, 24, 9. a) 13,5 b) 17 c) 14,5 d) 15,5 e) 14
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 9 Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

37- Considerando que as observaes apresentadas na questo anterior constituem uma amostra aleatria simples X1, X2, ..., Xn de uma varivel aleatria X, determine o valor mais prximo da varincia amostral, usando um estimador no tendencioso da varincia de X. Considere que:

40- Uma amostra aleatria simples (X1 ,Y1), (X2 ,Y2), ..., (Xn,Yn) de duas variveis aleatrias X e Y forneceu as seguintes quantidades:

a) 96,85 b) 92,64 c) 94,45 d) 90,57 e) 98,73 38- Dados os relativos de preos do ano 1 em relao ao ano 0 de quatro produtos e os pesos relativos dos valores de cada produto no ano 0, obtenha o valor mais prximo da variao percentual do ndice de Preos de Laspeyres do ano 1 em relao ao ano 0. Relativo de preos Pesos no ano 0 a) 9,9% b) 11,3% c) 10,8% d) 10,4% e) 12,0% 39- Seja Z uma varivel aleatria Normal Padro. Dados os valores de z e de P(Z < z) a seguir, obtenha o valor mais prximo de P(-2,58 < Z < 1,96). z P( Z < z ) a) 0,97 b) 0,985 c) 0,98 d) 0,99 e) 0,95 1,96 0,975 2,17 0,985 2,33 0,99 2,41 0,992 2,58 0,995 1,10 0,10 1,05 0,20 1,08 0,30 1,15 0,40

Calcule o valor mais prximo do coeciente de determinao da regresso linear de Y em X. a) 0,85 b) 0,83 c) 0,80 d) 0,88 e) 0,92

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

10

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL 41- Considere o texto a seguir e assinale a opo correta frente s normas constitucionais vigentes. Na Constituio do Estado de So Paulo prev-se que ca assegurada a criao de creches nos presdios femininos e, s mes presidirias, a adequada assistncia aos seus lhos durante o perodo de amamentao (art. 286). O Ministrio da Sade, na qualidade de autoridade competente para se manifestar sobre a durao tima do aleitamento materno no Brasil, adotou o entendimento de que os Estados Membros da Organizao Mundial da Sade (OMS) devem fortalecer as atividades e elaborar novos critrios para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno exclusivo durante seis meses, como recomendao de sade pblica mundial, tendo em conta as concluses da reunio consultiva de especialistas da OMS sobre a durao tima do aleitamento materno exclusivo. Os Estados tambm devem proporcionar alimentos complementares apropriados, junto com a continuao da amamentao at os dois anos de idade ou mais, fazendo nfases nos canais de divulgao social desses conceitos a m de induzir as comunidades a desenvolverem essas prticas (Organizao Mundial da Sade. Resoluo WHA 54.2, par. 2[4]. WHO, 2001). Dessa forma, a amamentao exclusiva at os seis meses e, a partir da, complementada por outros alimentos, que sero introduzidos gradativamente, at os dois anos de idade da criana medida de sade pblica (BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Poltica de Sade. Organizao Pan-Americana da Sade. Guia alimentar para crianas menores de dois anos. Braslia: Ministrio da Sade, 2002. [Srie A. Normas e Manuais Tcnicos; n. 107]. Disponvel em <http://www.opas.org.br/sistema/arquivos/Guiaaliment.pdf>. Acesso: 27 jan. 2009). No Estado de So Paulo, as crianas lhas de mulheres que cumprem pena privativa de liberdade em regime fechado so retiradas da companhia das respectivas mes cerca de dois meses antes de completarem seis meses de vida. a) O artigo 286 da Constituio do Estado de So Paulo, embora constitucional, porque prev a mes presidirias e respectivos lhos direito incompatvel com o desenvolvimento econmico do Estado, no cumprido com fundamento na reserva do possvel. b) O mencionado Guia alimentar para crianas menores de dois anos, embora bem-intencionado e deva ser cumprido na medida do possvel, no possui viabilidade prtica de execuo no que concerne a crianas lhas de mulheres presas, j que se destina a crianas cujas mes estejam em liberdade. c) Se fosse inconstitucional, frente Constituio Federal de 1988, o artigo 286 da Constituio do Estado de So Paulo poderia ser atacado por ao direta de inconstitucionalidade cuja competncia originria para processar e julgar do Tribunal de Justia do Estado. d) Se fosse inconstitucional, frente Constituio Federal de 1988, o artigo 286 da Constituio do Estado de So Paulo no poderia ser atacado por ao direta de inconstitucionalidade por iniciativa do Governador do Estado.
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 11

e) O Estado de So Paulo no pode deixar de cumprir o artigo 286 da Constituio Estadual, que compatvel com os direitos fundamentais previstos na Constituio Federal de 1988 e, em caso de descumprimento, pode ser acionado pelo Ministrio Pblico para cumpri-lo. 42- Assinale a opo correta relativa organizao dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, o processo legislativo, a scalizao contbil, nanceira e oramentria, o controle externo e os sistemas de controle interno e o Ministrio Pblico, de acordo com a Constituio do Estado de So Paulo. a) A sesso legislativa no ser interrompida sem aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias e sem deliberao sobre o projeto de lei do oramento e sobre as contas prestadas pelo Governador, referentes ao exerccio anterior. b) A Constituio estadual permite que o Poder Legislativo ou o Poder Judicirio deleguem atribuies ao Poder Executivo. c) No caso de decretao de estado de stio ou de estado de defesa que atinja todo ou parte do territrio estadual, a convocao extraordinria da Assembleia Legislativa deve ser feita pelo Governador. d) So Poderes do Estado, independentes e harmnicos entre si, o Ministrio Pblico, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. e) Compete ao Ministrio Pblico a realizao do concurso pblico para ingresso na atividade notarial e registral, tanto de titular como de preposto, no se permitindo que qualquer serventia que vaga sem abertura de concurso por mais de seis meses. 43- Considere os fatos hipotticos relatados a seguir e assinale a opo correta frente s normas constitucionais vigentes. Juiz de direito determinou a expedio de mandado de busca e apreenso de um automvel de propriedade de pessoa tida como devedora do Estado de So Paulo. Os agentes executores do mandado tiveram diculdade para localizar o endereo do executado, que era muito distante do frum, e l chegaram apenas noite. Conversaram com o morador, mas ele no entregou o automvel e nem autorizou a entrada dos agentes. Os agentes perceberam que o automvel se encontrava na garagem anexa casa, arrombaram a garagem, apreenderam o automvel e o levaram ao frum para posterior avaliao. O juiz era competente e os agentes executores do mandado estavam investidos na funo que exerciam. a) Os executores do mandado agiram ilegalmente, porque ningum pode entrar na casa sem consentimento do morador, salvo em caso de agrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial, e a garagem est compreendida no conceito de casa e, em razo da ilegalidade, geraram, para o Estado de So Paulo, o dever de indenizar o morador. b) Os executores do mandado agiram ilegalmente, porque o valor do automvel era muito superior ao valor da dvida scal.
Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

c) Os executores do mandado agiram legalmente, porque embora ningum possa entrar na casa sem consentimento do morador, salvo em caso de agrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial, a garagem no possui nenhuma proteo contra a execuo de mandados judiciais. d) Os agentes executores do mandado agiram legalmente, porque estavam cumprindo determinao judicial. e) Os executores do mandado agiram legalmente, porque aps arrombarem a garagem constataram que o automvel se encontrava aberto e com a chave na ignio e por isso no foi necessrio arromb-lo para que o mandado fosse efetivamente cumprido. 44- Assinale a opo correta relativa ao sistema tributrio, de acordo com a Constituio do Estado de So Paulo. a) Os preos so institudos pela utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos de atribuio do Estado, especcos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio. b) O Estado deve coordenar e unicar servios de scalizao e arrecadao de tributos, e pode delegar Unio, a outros Estados e a Municpios, e deles receber encargos de administrao tributria. c) A contribuio de melhoria destina-se ao custeio do regime previdencirio e de assistncia social dos servidores do Estado com vistas a lhes assegurar melhores condies de vida. d) O Estado no pode cobrar pedgio de forma a estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por isso que o controle da utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico Estadual deve ser terceirizado. e) A receita pblica constituda por tributos, preos e outros ingressos, sendo que as taxas so xadas pelo Executivo, observadas as normas gerais de Direito Financeiro e as leis atinentes espcie. 45- Assinale a opo correta relativa s nanas pblicas, de acordo com a Constituio do Estado de So Paulo. a) A autorizao especca na lei de diretrizes oramentrias um dos requisitos para a admisso de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico, empresas pblicas e sociedades de economia mista. b) Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias, excetuados os crditos suplementares e especiais, destinados aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica, ser-lhes-o entregues at o dia 20 de cada ms, em duodcimos. c) Os Poderes Judicirio e Legislativo, bem como o Tribunal de Contas e o Ministrio Pblico devem publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da respectiva execuo oramentria.
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 12

d) Os recursos nanceiros, provenientes da explorao de gs natural, que couberem aos Municpios sero aplicados obrigatoriamente na construo, desenvolvimento e manuteno do sistema regional de gs canalizado. e) A inexistncia de dotao oramentria para atender s projees de despesa de pessoal no constitui impedimento para a criao de cargos ou a alterao de estrutura de carreiras, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico, empresas pblicas e sociedades de economia mista. 46- Assinale a opo correta relativamente organizao da administrao pblica, de acordo com a Constituio do Estado de So Paulo. a) A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes do Estado, deve obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, nalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, segurana jurdica, interesse pblico e ecincia. b) vedada a estipulao de limite de idade para ingresso por concurso pblico na administrao direta, empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia e fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico, respeitando-se apenas o limite constitucional para aposentadoria compulsria. c) obrigatria a declarao pblica de bens, antes da posse e depois do desligamento, de todo o dirigente do Ministrio Pblico, bem como dos Poderes Legislativo e Judicirio, e dos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive autarquias e fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico. d) A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas da administrao pblica direta, indireta, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e rgos controlados pelo Poder Pblico dever ter carter educacional, informativo e de orientao social, e no poder ser veiculada fora do territrio do Estado. e) obrigatria a existncia de um Diretor-Representante e de um Conselho de Representantes, eleitos pelos servidores e empregados pblicos, nos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive autarquias e fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico.

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

47- Assinale a opo correta relativa ao regime jurdico dos servidores pblicos, de acordo com a Constituio do Estado de So Paulo. a) Os servidores da administrao pblica direta, das autarquias, das fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico, das empresas pblicas e sociedades de economia mista tero regime jurdico nico e planos de carreira. b) Ao servidor assegurado o direito de remoo para igual cargo ou funo, no lugar de residncia do cnjuge, se este tambm for servidor ou titular de mandato eletivo estadual ou municipal, independentemente da existncia de vaga, nos termos da lei. c) Aps sessenta dias decorridos da apresentao do pedido de aposentadoria voluntria, instrudo com prova de ter cumprido os requisitos necessrios obteno do direito, o servidor poder cessar o exerccio da funo pblica, independentemente de qualquer formalidade. d) Aos servidores titulares de cargos abrangidos pelo regime jurdico nico assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio nanceiro e atuarial e o disposto na Constituio estadual. e) Os servidores titulares de cargos abrangidos pelo regime jurdico nico, desde que tenham completado cinco anos de efetivo exerccio, tero computado, para efeito de aposentadoria e disponibilidade, o tempo de contribuio federal, estadual ou municipal, assim como, nos termos da lei, o tempo de contribuio ao regime geral de previdncia social decorrente de atividade de natureza privada, rural ou urbana, hiptese em que os diversos sistemas de previdncia social se compensaro nanceiramente, segundo os critrios estabelecidos em lei. 48- Assinale a opo correta relativa classicao da Constituio Federal de 1988. a) costumeira, rgida, analtica. b) parcialmente inaltervel, outorgada, sinttica. c) rgida, outorgada, analtica. d) rgida, parcialmente inaltervel, promulgada. e) exvel, promulgada, analtica. 49- As opes desta questo contm fundamentos e objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, nos termos da Constituio Federal de 1988. Assinale a opo que contempla apenas fundamentos. a) Soberania, solidariedade, valor social do trabalho. b) Cidadania, justia, dignidade da pessoa humana. c) Cidadania, soberania, valor social da livre iniciativa. d) Liberdade, justia, pluralismo poltico. e) Garantia do desenvolvimento nacional, solidariedade, dignidade da pessoa humana.
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 13

50- Assinale a opo correta relativa organizao poltica e administrativa do Estado brasileiro, de acordo com a previso contida na Constituio Federal de 1988. a) Compete aos Municpios explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado. b) Cabe aos Estados organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial. c) Cabe aos Estados planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes. d) Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre desapropriao. e) Os Estados podem instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum.

DIREITO ADMINISTRATIVO 51- Acerca da organizao administrativa do Estado de So Paulo, assinale a opo correta. a) A criao de uma empresa pblica feita diretamente por autorizao do Secretrio de Estado da respectiva pasta qual est vinculada, seguida da aprovao, pelo Governador do Estado. b) A empresa pblica pode criar subsidiria diretamente por ordem de seu Presidente, com a subsequente aquiescncia do Governador do Estado. c) As empresas pblicas e sociedades de economia mista no esto vinculadas aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, nalidade, motivao, interesse pblico e ecincia. d) obrigatria a eleio pelos servidores e empregados pblicos de um Diretor-Representante e de um Conselho de Representantes nas autarquias, assim como nas sociedades de economia mista e fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico. e) As sociedades de economia mista, por se tratarem de pessoas jurdicas com personalidade jurdica de direito privado, quando publicarem programas, obras ou servios de suas atividades, no esto vinculadas vedao de no inserirem nomes, smbolos e imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades.

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

52- Quanto aos princpios direcionados Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) O ato administrativo em consonncia com a lei, mas que ofende os bons costumes, as regras da boa administrao e os princpios de justia, viola o princpio da moralidade. b) A Administrao Pblica pode, por ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. c) decorrncia do princpio da publicidade a proibio de que conste nome, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em divulgao de atos, programas ou campanhas de rgos pblicos. d) O princpio da legalidade signica que existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao Pblica, ou seja, permitido fazer tudo aquilo que a lei no probe. e) O modo de atuao do agente pblico, em que se espera melhor desempenho de suas funes, visando alcanar os melhores resultados e com o menor custo possvel, decorre diretamente do princpio da razoabilidade. 53- Acerca dos servidores pblicos e da Constituio Federal de 1988, assinale a opo correta. a) As nomeaes para cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, dependem de seleo simplicada para admisso. b) vedada a contratao por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico. c) possvel a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. d) A administrao fazendria e seus servidores scais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos. e) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos, independentemente da compatibilidade de horrio, mas desde que sejam dois cargos de mdico. 54- Considerando o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, Lei Estadual n. 10.261/68, assinale a opo correta. a) As nomeaes, em carter vitalcio, ocorrem quando se tratarem de cargos efetivos. b) Remoo uma forma de provimento em cargo pblico. c) So exemplos de provimento dos cargos pblicos: nomeao, transferncia, reintegrao e acesso. d) A reintegrao a transferncia de um para outro cargo de provimento efetivo. e) O acesso o ato pelo qual o aposentado reingressa no servio pblico a pedido ou ex-ofcio.
Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 14

55- Acerca dos servios pblicos, assinale a opo correta. a) Vrios so os conceitos encontrados na doutrina para servios pblicos, podendo-se destacar como toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exera diretamente ou por meio de outras pessoas (delegados), com o objetivo de satisfazer s necessidades coletivas, respeitando-se, em todo caso, o regime jurdico inteiramente pblico. b) A legislao do servio pblico tem avanado, apresentando modelos mais modernos de prestao, em que se destaca, por exemplo, a parceria pblicoprivada, com duas previses legais: patrocinada ou administrativa. c) Para que seja encarada a atividade do Estado como servio pblico, deve-se respeitar a gratuidade quando de sua aquisio pelo usurio. d) So princpios relacionados ao servio pblico: continuidade do servio pblico, imutabilidade do regime jurdico e o da igualdade dos usurios. e) Pode-se dizer que toda atividade de interesse pblico servio pblico. 56- Acerca do Prego, assinale o item correto. a) vedada a exigncia de garantia de proposta. b) Tem como limite mximo estimado para realizao da contratao o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais). c) A utilizao do Prego, preferencialmente, deve ser feita por meio de participao direta dos interessados, com lances verbais. d) Corresponde modalidade de licitao para aquisio de bens e servios especiais e diferenciados. e) Aplica-se, unicamente, no mbito da Unio. 57- Acerca do regime jurdico da licitao, Lei n. 8.666/93 e Legislaes Estaduais nos 13.121/2008 e 13.122/2008, julgue o item verdadeiro. a) Subordinam-se ao regime da Lei n. 8.666/93 os rgos da administrao direta e indireta, excetuando-se, em todo caso, as empresas pblicas e sociedades de economia mista, pois possuem personalidade jurdica de direito privado. b) Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualicao. c) Entende-se por dispensvel a licitao quando no h a possibilidade de competio, porque s existe um objeto ou uma pessoa que atenda s necessidades da Administrao, sendo invivel realizar a licitao. d) O Estado de So Paulo concede tratamento diferenciado e simplicado para as microempresas e as empresas de pequeno porte, nos termos da Lei n. 13.122/2008, promovendo a descentralizao territorial do processo licitatrio, no se aplicando esse regime nas licitaes feitas pelos Poderes Judicirio e Legislativo.
Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

e) So modalidades de licitao: a de menor preo, a de melhor tcnica, a de tcnica e preo e a de maior lance ou oferta. 58- Acerca do registro de preo, Decreto Estadual n. 47.945/2003, que regulamenta o Sistema de Registro de Preos (art. 15 da Lei Federal n. 8.666/1993) e da Lei Estadual n. 6.544/1989, e artigo 11 da Lei Federal n. 10.520/2002, assinale o item correto. a) O registro de preo ser precedido de pesquisa no mercado em, no mximo, cinco empresas. b) As compras devem ser quitadas em parcela nica, visando economicidade. c) As compras, pelo setor pblico, devem ser submetidas s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado. d) A validade do registro de preo de at 2 (dois) anos. e) Os cidados no podem impugnar preo constante do quadro geral em razo de incompatibilidade desse com o preo vigente no mercado. 59- Acerca da teoria geral do ato administrativo, assinale a opo correta. a) Ato administrativo discricionrio aquele em que a lei no deixou opes, estabelecendo que, diante de determinados requisitos, a Administrao deve agir de tal ou qual forma. b) O decreto no pode ser considerado como ato administrativo, pois representa, em verdade, manifestao legislativa por parte do Poder Executivo. c) O ato administrativo no est sujeito a controle jurisdicional. d) Todo ato praticado no exerccio da funo administrativa ato administrativo. e) Licena o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administrao faculta quele que preencha os requisitos legais o exerccio de uma atividade.

60- Em relao ao procedimento administrativo, no mbito da Administrao Pblica Estadual de So Paulo, regulado pela Lei n. 10.177/98, assinale o item correto. a) Todos os sujeitos que forem afetados por deciso administrativa podem recorrer em defesa de interesse ou direito, independentemente de terem participado do procedimento administrativo. b) Os procedimentos sero impulsionados e instrudos de ofcio, ou seja, necessitam de manifestao do interessado para sua tramitao, sendo primado pelo formalismo em seu curso. c) O rgo ou entidade da Administrao estadual que necessitar de informaes de outro para instruo de procedimento administrativo, deve requisit-las mediante ofcio, com observncia da vinculao hierrquica. d) Nos procedimentos administrativos observar-se-o, entre outros requisitos de validade, a igualdade entre os administrados e o devido processo legal, sendo prescindvel a ouvida do administrado (interessado). e) O Estado de So Paulo pode se recusar expedio de certido, em despacho imotivado, sobre atos, contratos, decises ou pareceres constantes de registros ou autos de procedimentos, quando a informao solicitada colocar em comprovado risco a segurana da sociedade ou do Estado.

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

15

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

TABELAS UTILIZVEIS NA SOLUO DOS PROBLEMAS DE MATEMTICA FINANCEIRA


TABELA I
n/i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,010000 1,020100 1,030301 1,040604 1,051010 1,061520 1,072135 1,082856 1,093685 1,104622 1,115668 1,126825 1,138093 1,149474 1,160969 1,172578 1,184304 1,196147

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL


2% 1,020000 1,040400 1,061208 1,082432 1,104081 1,126162 1,148685 1,171659 1,195092 1,218994 1,243374 1,268242 1,293606 1,319479 1,345868 1,372786 1,400241 1,428246 3% 1,030000 1,060900 1,092727 1,125508 1,159274 1,194052 1,229873 1,266770 1,304773 1,343916 1,384233 1,425760 1,468533 1,512589 1,557967 1,604706 1,652847 1,702433 4% 1,040000 1,081600 1,124864 1,169858 1,216652 1,265319 1,315931 1,368569 1,423311 1,480244 1,539454 1,601032 1,665073 1,731676 1,800943 1,872981 1,947900 2,025816 5% 1,050000 1,102500 1,157625 1,215506 1,276281 1,340095 1,407100 1,477455 1,551328 1,628894 1,710339 1,795856 1,885649 1,979931 2,078928 2,182874 2,292018 2,406619

an = (1 + i)n
7% 1,070000 1,144900 1,225043 1,310796 1,402552 1,500730 1,605781 1,718186 1,838459 1,967151 2,104852 2,252191 2,409845 2,578534 2,759031 2,952164 3,158815 3,379932 8% 1,080000 1,166400 1,259712 1,360488 1,469329 1,586874 1,713824 1,850930 1,999004 2,158925 2,331639 2,518170 2,719623 2,937193 3,172169 3,425942 3,700018 3,996019 9% 1,090000 1,188100 1,295029 1,411581 1,538624 1,677100 1,828039 1,992562 2,171893 2,367363 2,580426 2,812665 3,065804 3,341727 3,642482 3,970306 4,327633 4,717120 10% 1,100000 1,210000 1,331000 1,464100 1,610510 1,771561 1,948717 2,143588 2,357947 2,593742 2,853116 3,138428 3,452271 3,797498 4,177248 4,594972 5,054470 5,559917 12% 1,120000 1,254400 1,404928 1,573519 1,762341 1,973822 2,210681 2,475963 2,773078 3,105848 3,478549 3,895975 4,363493 4,887112 5,473565 6,130393 6,866040 7,689966 15% 1,150000 1,322500 1,520875 1,749006 2,011357 2,313061 2,660020 3,059023 3,517876 4,045558 4,652391 5,350250 6,152787 7,075706 8,137061 9,357621 10,761264 12,375453

6% 1,060000 1,123600 1,191016 1,262476 1,338225 1,418519 1,503630 1,593848 1,689478 1,790847 1,898298 2,012196 2,132928 2,260903 2,396558 2,540351 2,692772 2,854339

18% 1,180000 1,392400 1,643032 1,938777 2,287758 2,699554 3,185474 3,758859 4,435454 5,233835 6,175926 7,287592 8,599359 10,147244 11,973748 14,129022 16,672246 19,673251

an i = TABELA II
i/n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

FATOR DE VALOR ATUAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS IGUAIS


1% 0,990099 1,970395 2,940985 3,091965 4,853431 5,795476 6,728194 7,651678 8,566017 9,471304 10,367628 11,255077 12,133740 13,003703 13,865052 14,717874 15,562251 16,398268 2% 0,980392 1,941561 2,883883 3,807728 4,713459 5,601431 6,471991 7,325481 8,162237 8,982585 9,786848 10,575341 11,348374 12,106249 12,849263 13,577709 14,291872 14,992031 3% 0,970874 1,913469 2,828611 3,717098 4,579707 5,417191 6,230283 7,019692 7,786109 8,530203 9,252624 9,954004 10,634955 11,296073 11,937935 12,561102 13,166118 13,753513 4% 0,961538 1,886094 2,775091 3,629895 4,451822 5,242137 6,002054 6,732745 7,435331 8,110896 8,760477 9,385074 9,985648 10,563123 11,118387 11,652295 12,165669 12,659297 5% 0,952381 1,859410 2,723248 3,545951 4,329476 5,075692 5,786373 6,463213 7,107821 7,721735 8,306414 8,863251 9,393573 9,898641 10,379658 10,837769 11,274066 11,689587 6% 0,943396 1,833393 2,673012 3,465105 4,212364 4,917324 5,582381 6,209794 6,801692 7,360087 7,886874 8,383844 8,852683 9,294984 9,712249 10,105895 10,477259 10,827604 7% 0,934579 1,808018 2,624316 3,387211 4,100197 4,766539 5,389289 5,971298 6,515232 7,023581 7,498674 7,942686 8,357650 8,745468 9,107914 9,446648 9,763223 10,059087 8% 0,925926 1,783265 2,577097 3,312127 3,992710 4,622879 5,206370 5,746639 6,246888 6,710081 7,138964 7,536078 7,903776 8,244237 8,559478 8,851369 9,121638 9,371887

9% 0,917431 1,759111 2,531295 3,239720 3,889651 4,485918 5,032953 5,534819 5,995247 6,417657 6,805190 7,160725 7,486904 7,786150 8,060688 8,312558 8,543631 8,755625 10% 0,909091 1,735537 2,486852 3,169865 3,790787 4,355261 4,868419 5,334926 5,759024 6,144567 6,495061 6,813692 7,103356 7,366687 7,606079 7,823708 8,021553 8,201412

(1 + i )n 1 n i (1 + i )
12% 0,892857 1,690051 2,401831 3,037349 3,604776 4,111407 4,563756 4,967640 5,328250 5,650223 5,937699 6,194374 6,423548 6,628168 6,810864 6,973986 7,119630 7,249670 15% 0,869565 1,625709 2,283225 2,854978 3,352155 3,784482 4,160420 4,487321 4,771584 5,018768 5,233712 5,420619 5,583147 5,724475 5,847370 5,954235 6,047161 6,127966 18% 0,847457 1,565642 2,174273 2,690062 3,127171 3,497602 3,811527 4,077566 4,303022 4,494086 4,656005 4,793225 4,909513 5,008062 5,091578 5,162354 5,222334 5,273164

TABELA III
i/n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,000000 2,010000 3,030100 4,060401 5,101005 6,152015 7,213535 8,285670 9,368527 10,462212 11,566834 12,682503 13,809328 14,947421 16,096895 17,257864 18,430443 19,614747

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS IGUAIS 2% 1,000000 2,020000 3,060400 4,121608 5,204040 6,308121 7,434283 8,582969 9,754628 10,949721 12,168715 13,412090 14,680331 15,973938 17,293417 18,639285 20,012071 21,412312 3% 1,000000 2,030000 3,090900 4,183627 5,309136 6,468410 7,662462 8,892336 10,159106 11,463879 12,807795 14,192029 15,617790 17,086324 18,598914 20,156881 21,761588 23,414435 4% 1,000000 2,040000 3,121600 4,246464 5,416322 6,632975 7,898294 9,214226 10,582795 12,006107 13,486351 15,025805 16,626837 18,291911 20,023587 21,824531 23,697512 25,645413 5% 1,000000 2,050000 3,152500 4,310125 5,525631 6,801913 8,142008 9,549109 11,026564 12,577892 14,206787 15,917126 17,712983 19,598632 21,578563 23,657492 25,840366 28,132384 6% 1,000000 2,060000 3,183600 4,374616 5,637093 6,975318 8,393837 9,897468 11,491316 13,180795 14,971642 16,869941 18,882137 21,015066 23,275970 25,672528 28,212880 30,905652 7% 1,000000 2,070000 3,214900 4,439943 5,750739 7,153291 8,654021 10,259802 11,977989 13,816448 15,783599 17,888451 20,140643 22,550488 25,129022 27,888053 30,840217 33,999035 8% 1,000000 2,080000 3,246400 4,506112 5,866601 7,335929 8,922803 10,636627 12,487558 14,486562 16,645487 18,977126 21,495296 24,214920 27,152114 30,324283 33,750225 37,450244 9% 1,000000 2,090000 3,278100 4,573129 5,984710 7,523334 9,200434 11,028474 13,021036 15,192930 17,560293 20,140720 22,953384 26,019189 29,360916 33,003398 36,973704 41,301338

Sn i =

(1 + i )n 1
i
15% 1,000000 2,150000 3,472500 4,993375 6,742381 8,753738 11,066799 13,726819 16,785842 20,303718 24,349276 29,001667 34,351917 40,504705 47,580411 55,717472 65,075093 75,836357 18% 1,000000 2,180000 3,572400 5,215432 7,154210 9,441968 12,141522 15,326996 19,085855 23,521309 28,755144 34,931070 42,218663 50,818022 60,965266 72,939014 87,068036 103,740283

10% 1,000000 2,100000 3,310000 4,641000 6,105100 7,715610 9,487171 11,435888 13,579477 15,937424 18,531167 21,384284 24,522712 27,974983 31,772481 35,949730 40,544703 45,599173

12% 1,000000 2,120000 3,374400 4,779328 6,352847 8,115189 10,089012 12,299693 14,775656 17,548735 20,654583 24,133133 28,029109 32,392602 37,279714 42,753280 48,883674 55,749715

Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas

16

Prova 1 - Conhecimentos Bsicos - Gabarito 3

www.pciconcursos.com.br

You might also like