You are on page 1of 4

http://www.unb.br/acs/unbagencia/ag0706-27.

htm
14/ 07/ 2006 - ENSINO SUPERIOR

Idias roubadas
Plgio crime. A pena para quem for pego vai de trs meses a um ano de priso ou multa por apropriao indevida de textos
CAMILA RABELO Estagiria da UnB Agncia

O QUE PLGIO? Segundo o professor da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Braslia (UnB) Othon Azevedo Lopes, o plgio em termos legais a cpia de trabalho sem citao da fonte. Dessa forma, para se caracterizar como crime, o documento entregue pelo estudante tem de conter trechos idnticos na composio do texto. Trata-se de uma avaliao da forma que envolve uma anlise de at que ponto houve cpia, diz. CASOS DE PLGIO NA UnB Por conta de uma denncia de plgio feita por uma professora da Bahia, um estudante* teve de voltar Universidade de Braslia (UnB), em dezembro de 2005, para reapresentar uma dissertao de mestrado defendida em 2001. A comisso responsvel por avaliar o caso optou pela reorganizao do estudo. Mas outros 11 estudantes da especializao em Relaes Internacionais da UnB no tiveram essa mesma oportunidade. Eles perderam todo o dinheiro investido no curso, em 2001, por plgio em trabalhos de uma disciplina. Os alunos entraram coletivamente com recursos na Justia, em um total de cinco processos, mas perderam em todas as instncias. * Nome e curso foram omitidos a pedido dos entrevistados MAU HBITO INTERNACIONAL O plgio em trabalhos acadmicos no atitude exclusiva dos brasileiros. Em alguns pases, como os Estados Unidos, as instituies de ensino chegam a utilizar programas de computador para verificar cpias nos trabalhos dos alunos. Segundo o professor do Departamento de Sociologia da UnB Roberto Sabato Moreira, a sociedade brasileira tende a ser mais complacente nesses casos do que a de outras naes. Quando h competio, a ajuda mtua menor, afirma.

Calouro de um curso da rea de exatas, o estudante Marcos*, 19 anos, mal ingressou na Universidade de Braslia (UnB) e j utilizou recursos inadequados para conseguir nota em uma disciplina. Ele confessa que, diante da falta de tempo, entregou ao professor um texto copiado da internet. O plgio em trabalhos acadmicos no novidade em instituies de ensino superior, pblicas ou particulares. Na graduao quando as exigncias quanto a referncias e citaes so menores que em cursos de ps-graduao no difcil encontrar professores que tenham recebido trabalhos como o de Marcos. Embora comum, copiar textos sem dar o devido crdito ao autor, alm de antitico, crime. O Cdigo Penal, no artigo 184, prev pena de deteno de trs meses a um ano, ou pagamento de multa.
Roberto Fleury/UnB Agncia

No entanto, conforme o professor da Faculdade de Direito (FD) da UnB Othon Azevedo Lopes, raramente casos de cpia sem o devido crdito ao autor evoluem para um processo penal. Esse tipo de pena (de trs meses a um ano) dificilmente resulta em priso. O mais efetivo nesses casos o regimento da instituio, explica. Segundo o decano de Ensino

Camargo afirma que orientao dar crdito ao autor original das idias

de Graduao (DEG) da UnB, Murilo Camargo, a instituio preza pela conduta tica do aluno. Pedimos cuidado com referncias e crdito aos autores originais nos materiais escritos, diz. Mas quando o assunto a ps-graduao, as medidas so mais severas. Isso porque as dissertaes e teses devem representar contribuies originais e inovadoras, como determina o Conselho de Ensino Pesquisa e Extenso (Cepe) da UnB, rgo regulador dos programas.

CREDIBILIDADE O decano de Pesquisa e Ps-graduao da instituio, Mrcio Pimentel, afirma que os casos de plgio em trabalhos finais so rarssimos. Na graduao, mais comum devido a uma poro maior de reviso bibliogrfica, analisa Pimentel. Em caso de denncia, a instituio instala uma comisso formada por professores qualificados em diferentes reas para
Pimentel: na ps-graduao, plgio pode at levar perda do ttulo obtido

avaliar a suspeita. Quando a cpia descoberta antes da defesa, o aluno impedido de apresentar; e se isso acontecer depois, o profissional perde o ttulo (veja lateral). A inadmisso do plgio no ambiente acadmico deve-se, alm da questo legal, credibilidade dos trabalhos, fundamental para a evoluo da cincia no pas. A academia baseia-se em sinceridade. importante mostrar ao leitor como a pesquisa foi composta. Sem referncias, o estudo perde todo o seu valor, explica Lopes. O professor do Departamento de Cincia da Informao e Documentao (CID) da UnB Murilo Bastos afirma ser preciso mostrar aos estudantes que, sem honestidade intelectual, no existe evoluo cientfica. OBSERVAO Mas os plagiadores, assim como Marcos*, tm a internet como poderosa ferramenta para burlar as regras. Bastos acredita que a facilidade com que as informaes so divulgadas na rede torna o problema ainda mais corriqueiro. Com a internet, ficou mais fcil preparar textos. Usa-se ctrl c e ctrl v (referncia aos atalhos que copiam e colam trechos selecionados) e pronto, lamenta Bastos. O coordenador do curso de Comunicao Social do Uniceub, Henrique Moreira Tavares, chegou a reprovar quatro alunos por plgio. Todos os casos ocorreram recentemente entre 2000 e 2005 , embora Tavares lecione h aproximadamente 20 anos. O plgio est virando uma praga no meio acadmico. O professor at se sente inseguro ao corrigir os textos, indigna-se. Ainda que nem sempre seja fcil identificar a cpia no trabalho entregue pelos alunos, os professores tambm usam a internet como ferramenta para conter a onda de plgios e verificar a autoria dos textos. Conheo os alunos e como eles escrevem. Caso a redao esteja diferente, confiro, revela Tavares. No entanto, a medida pode ser muito trabalhosa, como ocorreu com o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinria (FAV) da UnB Juan Jos Verdesio, que passava aos alunos trabalhos de 20 a 30 pginas como avaliao. Ele percebeu que havia textos copiados e resolveu adotar somente provas para compor a nota das disciplinas. J aconteceu de um aluno da graduao plagiar meu prprio texto, critica.

ESTRATGIAS Mas mesmo com o esforo dos professores para monitorar essa prtica, Fbio*, 20 anos, estudante do 3 semestre da rea de Sade da UnB, mostra que no falta habilidade para driblar as medidas adotadas pelos docentes. Tive um professor que pedia trabalhos escritos mo para evitar plgio. Mas no adiantou muito. Imprimi os textos da internet e copiei, conta. Descobrir o plgio fica ainda mais difcil quando, para burlar as regras, so utilizados trabalhos de veteranos do curso. Voc pega um texto de um amigo e muda algumas palavras, diz Marcos*, que usou a ttica j no primeiro semestre de curso. Prevendo momentos de aperto nas disciplinas, ele chegou a cogitar a compra dos trabalhos de todas as matrias de um estudante formando. Ele tinha tudo gravado em um CD e estava vendendo por R$ 380,00. muito dinheiro, reclama. Tanto Fabio* quanto Marcos* nunca foram descobertos, sorte que a estudante Carolina*, do 6 semestre da rea de Humanas do Uniceub, no teve. Ela foi reprovada em uma matria no primeiro semestre de 2005 por entregar texto copiado da internet. Segundo a estudante, a inteno no era plgio, mas sim utilizar a rede para obter informaes adicionais para o trabalho. Imprimi o arquivo errado e entreguei o texto na ntegra. um caso isolado. Foi muito humilhante e depois disso resolvi no consultar mais a internet, desabafa Carolina. ALVIO Para o professor do Instituto de Psicologia da UnB, Odair Furtado, os motivos que levam estudantes a utilizarem recursos inadequados em trabalhos acadmicos so muitos e vo desde uma exigncia, considerada desnecessria pelo aluno, passando por acmulo de tarefas, insatisfao com o curso e at falta de carter. Todos eles relacionados entre si. Fbio* diz t-los usado apenas em disciplinas secundrias. O conhecimento passado nessas matrias no muito proveitoso para a carreira, justifica. J no caso de Marcos*, a razo a falta de estmulo com a avaliao do professor que o leva ao plgio: Peguei um relatrio de um amigo e copiei. O monitor d zero para todo mundo mesmo.
Daiane Souza/UnB Agncia

Para o mestrando em Psicologia na UnB Pablo Bergami, 27 anos, que chegou a ministrar disciplinas na instituio, os estudantes esto muito despreparados em relao escrita. Eles tm dificuldade de sintetizar o que leram de um texto e expressarem com suas prprias palavras, analisa. Uma das estratgias utilizadas por ele

Para evitar plgio, Bergami ensina alunos a fazerem referncias e citaes

para evitar plgio nos trabalhos foi ensinar os alunos a fazerem referncia e citaes.

J Marcelo*, formando na rea de Humanas da UnB, escapou de incorrer nessa prtica pela ateno de sua professora orientadora. Ela identificou pargrafos idnticos a outras obras em sua monografia e sugeriu uma nova redao ou que ele utilizasse citaes. A reviso foi muito importante nesse ponto, seno acabaria deixando um pargrafo muito parecido com outro texto sem maldade, alivia-se.
* Nomes fictcios a pedido dos entrevistado

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agncia. Fotos: nome do fotgrafo/UnB Agncia.

You might also like