You are on page 1of 68

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

O RELGIO DIGITAL Um relgio digital mostra trs ou quatro algarismos. 1. Responde. - A que horas que a soma dos nmeros, representados por cada um dos algarismos, a maior? - A que horas que a soma dos nmeros, representados por cada um dos quatro algarismos, a menor, se forem diferentes? - A que horas que a soma dos nmeros, representados por cada um dos algarismos 15, se o mostrador do relgio aparecerem apenas 3 dgitos?

2.

Formula outra questo relacionada com este problema.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

A COLECO DE SELOS DA REGINA

A Regina tem um nmero mpar de selos na sua coleco. A soma dos nmeros representados pelo algarismo desse nmero 12. O nmero representado pelo algarismo das centenas o triplo do nmero representado pelo algarismo das unidades. A Regina tem na sua coleco mais de 1000 selos e monos de 2000.

Quantos selos tem a Regina?

Sugesto: reflecte sobre qual deve ser o primeiro algarismo e a soma dos outros trs.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

GRUPOS DE POLGONOS 1. Qual foi a regra que o Rui usou para juntar em dois grupos

(A e B) os polgonos representados?

2.

Utiliza os teus conhecimentos matemticos para agrupares

as figuras que o Rui usou em trs conjuntos.3.

3.

Faz um desenho desses trs grupos. Explica o teu

raciocnio.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

A SEMANADA

Supe que um familiar teu te propunha escolheres entre dois planos de semanada para 15 semanas. Primeiro plano: 5 por semana Segundo plano: na primeira semana recebias um cntimo (0,01 ). Nas seguintes recebias o dobro da semana anterior. Qual o plano que escolherias? Justifica a tua resposta.

Sugesto: constri uma tabela para organizares os resultados que vais obtendo.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

CORRIDA DE CAVALOS Num hipdromo, realizou-se uma corrida de cavalos. Na linha de partida estavam os cavalos, os respectivos cavaleiros e alguns veterinrios. Ao todo havia 104 cascos e ps e 36 cabeas. Quantos cavalos participaram na corrida? E quantos cavaleiros? E veterinrios?

Sugesto: Faz um esquema ou uma tabela.

ESPECIAL JARDIM

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

Observa com ateno a tabela de preos.


ESPECIAL JARDIM - Semente de relva (2kg) 9,95 - Vassoura regulvel, com cabo e 22 dentes 12,95 - Ancinho com 16 dentes 9,95 - Caixa de compostagem 49,95 - Tesoura de relva 12,95 - Tesoura de sebes 18,95 - Mangueira com 15m (dimetro 15mm) 5,95 - Enxada com cabo de 1,20m 15,95

Formula dois problemas com dados desta tabela. Regista a sua resoluo no teu caderno. 1 Problema Deve ser resolvido com duas das operaes (adio, subtraco, multiplicao, diviso) 2 Problema Deve ser resolvido com trs das operaes (adio, subtraco, multiplicao, diviso)

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

LAPISEIRAS EM PROMOO

Num supermercado est a ser feita uma promoo na venda de lapiseiras. So oferecidas as seguintes condies: Marca A: Pacote de 5 lapiseiras por 1,60 euros. Marca B: Pacote de 12 lapiseiras por 2,64 euros. Marca C: uma lapiseira por 42 cntimos; contudo, se se comprarem duas lapiseiras, oferecem outra. Marca D: um pacote de 4 lapiseiras por 1,32 eiros. Marca E: Uma lapiseira por 35 cntimos. As diferentes marcas de lapiseiras oferecem a mesma qualidade. Se precisasses de comprar 20 lapiseiras, qual a marca que deverias escolher, para gastares menos dinheiro?

Sugesto: Utiliza a calculadora para te auxiliar nos clculos.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

A CIDADE DIZ-QUE-DIZ-QUE

A cidade Diz-que-Diz-que, com 21 845 habitantes, conhecida pela velocidade com que uma histria se espalha a toda a populao. Cada pessoa que ouve uma histria conta-a a outras 4 pessoas, no prazo de 1 hora, e depois disso no a conta a mais ningum. Uma manh o sacristo foi visitado por um amigo da cidade vizinha de quem ouviu um boato. Quantas horas demorou esse boato a espalhar-se pela cidade?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

A mquina encravada A mquina de escrever do Filipe encrava nas teclas 7, 8 e 9. Como o Filipe teve de escrever os nmeros de 100 a 200, quantas vezes a mquina encravou?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

10

O corta-mato A Mariana, a Carolina, a Maria, a Luisa , e a Snia participaram num corta-mato. Houve dez atletas que chegaram ao fim da prova. A Snia ficou em ltimo lugar. Antes da Mariana cortaram a meta 5 atletas. A Carolina ganhou a prova. Depois da Maria chegaram trs atletas. A Lusa chegou depois da Mariana e antes da Maria. Em que lugar se classificou cada atleta?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

11

A mesma rua O Joo, o Lus e a Maria vivem na mesma rua. Joo vive a 10 Km de Lus. A Maria vive a 2 Km do Lus. A que distncia vive o Joo da Maria?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

12

A quinta

O Daniel e a Mafalda visitaram uma quinta onde havia vacas e galinhas. Ao todo o Daniel contou 27 cabeas. A Mafalda contou as patas e encontrou 84. Quantas vacas eram? E galinhas?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

13

As abelhinhas A Berta, A Bernarda e a Benilde so trs abelhinhas que foram recolher plen num dia de primavera. Cada uma visitou apenas uma planta, diferente da visitada pelas outras duas, recolhendo o plen de todas as flores dessa planta. No total, recolheram plen em onze flores. Que vasos visitaram as abelhinhas?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

14

O jogo de Badmington Joana, Snia, Ins e Margarida jogam badmington juntas mas no conseguem encontrar-se todas no mesmo dia. A Joana no pode jogar s teras, quartas e sbados. A Snia pode jogar s segundas, quartas e quintas. A Ins tem de ficar em casa s segundas e quintas. A Margarida pode jogar s segundas, teras e sextas. Nenhuma pode jogar ao domingo. Poder cada uma arranjar um dia para jogar com cada uma das outras? H algum dia em que no pode haver jogo? H algum dia em que pode ser jogado mais do que um jogo com parceiras diferentes?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

15

Os animais de estimao O Carneiro tem vrios animais de estimao. Tem mais quatro peixinhos dourados do que tartarugas e menos um canrio do que peixinhos dourados. Seis dos seus animais so pssaros. Tem um casal de periquitos. Quantos animais de estimao tem o Carneiro?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

16

Apertos de mo

H oito pessoas numa sala. Considerando que cada pessoa aperta a mo a cada uma das outras, quantos apertos de mo vo ocorrer?

Se cada aperto de mo demora 5 segundos e se fixarmos em 5 segundos o tempo que leva uma pessoa a deslocar-se para outro aperto de mo, qual o tempo mnimo requerido?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

17

Apertos de mo H nove pessoas numa festa. Se cada pessoa apertar a mo a todas as outras, quantos apertos de mo se do ao todo na festa?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

18

Arrumando a sala

No incio deste ano lectivo, em Assembleia de Turma, decidiu-se que a arrumao dos livros ficava a cargo do porta-voz de cada grupo de trabalho. Cada grupo tem trs elementos e arruma os respectivos livros em mesas diferentes. Sabendo que no grupo do Alexandre existe um livro vermelho, um livro azul e um verde, quantos dias leva ele a esgotar as diferentes hipteses de arrumao?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

19

As casas do Bairro Todas as casas do bairro dos mochos so brancas, verdes ou castanhas. O nmero de casas brancas o dobro das castanhas. H mais 5 casas castanhas do que verdes. H 7 casas verdes. Quantas casas h no bairro?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

20

As nozes do esquilo Um esquilo encontrou 50 nozes durante um perodo de 5 dias. Em cada dia o esquilo encontrou mais trs nozes do que no dia anterior. Quantas nozes apanhou por dia?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

21

Subida de bales A turma do 4 ano de escolaridade da escola do 1 Ciclo de Avis foi ver os Bales de ar quente, ao campo de futebol, e quis experimentar... Os alunos desta turma dividiram-se em grupos de 4 e fizeram 5 subidas. Sabendo que: - h mais raparigas que rapazes; - a proporo foi sempre 3 para 1; - a ltima subida foi diferente das anteriores...
Descobre quantos alunos tem a Turma do 4 ano e como constituda.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

22

Um bando de pssaros Um bando de pssaros foi em migrao para o Sul. 23 decidiram ir para oeste. 40 perderam-se no caminho. Quase no fim do percurso, um grupo de 10 pssaros juntou-se a este bando. 96 pssaros chegaram ao Sul. Quantos pssaros iniciaram a viagem?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

23

O Batatinha O Batatinha neste Carnaval veio aqui nossa Escola, trouxe a cada menino dois sacos com serpentinas.

Ana 2 8 Joo 5 Miguel 9 1 Cristina 4 6 5

Diana

Qual foi o menino que recebeu mais serpentinas?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

24

Arrumar os berlindes O Nico resolveu guardar os seus berlindes da seguinte maneira: Ps um berlinde na l caixinha, dois na 2 caixinha, quatro na 3, sete na 4, e preparava-se para encher a

5 quando o seu irmo Quico, que o observava,


exclamou: j sei quantos vais pr nessa!. O que que o Quico descobriu?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

25

Proteger as galinhas

Para proteger as suas galinhas das raposas, um lavrador arranjou um co que prendeu por uma corrente a uma torneira localizada na parte de fora da capoeira junto da sua nica porta. A porta permanece sempre fechada; todas as janelas esto protegidas com rede de arame grosso. A capoeira de forma rectangular com 28 decmetros de comprimento e 16 decmetros de largura. A torneira est situada num dos lados mais compridos da capoeira, ao nvel do co, a 7 decmetros de um dos cantos. Se o co estiver preso a uma corrente com 40 decmetros de comprimento, qual a rea, aproximada ao decmetro quadrado, na qual o co se pode movimentar para guardar as galinhas?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

26

O Caracol

Um caracol pretende subir um muro de 34 decmetros de altura. Consegue subir 6 decmetros por hora, mas fica muito cansado e tem que descansar 30 minutos. Durante o repouso escorrega 20 centmetros. Quanto tempo ir demorar para subir o muro?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

27

Quem quem? As casas do Rui, do Miguel e da Ana so juntas. O Miguel mora na casa do meio. Um deles jornalista, outro pediatra e outro professor. O O pediatra jornalista faz ginstica o com jornal a ao Ana. Rui. oferece

A casa da Ana direita da do professor. Quem o pediatra, o jornalista e o professor?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

28

ndios Os chefes de 9 naes ndias juntaram-se para uma reunio. Colocaram as tendas em crculo no cimo de um monte. Cada tenda tinha um caminho para cada um das outras. Quantos caminhos existiam?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

29

Chegou a Primavera !...


Chegou a Primavera... A andorinha Fifi juntou-se a um grupo de outras andorinhas e iniciaram a sua viagem de regresso a Portugal. Passado algum tempo, 26 andorinhas saram e foram juntar-se a outro bando. Logo a seguir, juntaram-se a elas 12 novas andorinhas. Passado mais algum tempo, 30 andorinhas voltaram para trs. Nessa altura, a Fifi contou as andorinhas que ainda iam no seu bando e viu que havia meia dzia, contando com ela. Quantas andorinhas havia no bando quando a Fifi se juntou a ele?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

30

Coleco de caricas O Paulo, o Rui e o Pedro fazem coleco de caricas. Que quantidade enorme arranjaram hoje! Para melhor as contarem fizeram o seguinte: - Encheram 3 caixas de sapatos com 100 caricas cada uma; - 5 Sacos com 10 caricas cada um; - Sobraram 7 caricas. Quantas caricas contaram os nossos amigos

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

31

O Corta-mato 2 A Mariana, a Carolina, a Maria, a Luisa , e a Snia participaram num corta-mato. Houve mil atletas que chegaram ao fim da prova. A Snia ficou em ltimo lugar. Antes da Mariana cortaram a meta 39 atletas. A Carolina ganhou a prova. Depois da Maria chegaram 958 atletas. A Luisa chegou depois da Mariana e antes da Maria. Em que lugar se classificou cada atleta?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

32

O corte das pizzas

Uma pizza pode ser cortada em 7 partes com 3 cortes. Qual o maior nmero de partes que se pode obter quando dou 8 cones?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

33

Os cromos de futebol
O Chico colecciona cromos de futebol. Cada semana arranja mais 10 cromos. De trs em trs semanas d alguns ao seu irmo, o mesmo nmero de cada vez. Se ele tiver 9 cromos na primeira semana, em que semana ter o Chico exactamente 100 cromos? (Complete a tabela.)

Seman 1 a N de 9 cromo s

2 19

3 26

4 36

10

11

12

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

34

Os desenhos Na aula da Justina os alunos estiveram a pintar desenhos com guaches. Para secarem a professora pendurou-os com molas numa corda, como se v na figura seguinte: Qual o nmero de molas necessrias para pendurar os 28 desenhos que os alunos pintaram, uns a seguir aos outros, de modo a que dois desenhos partilhem a mesma mola?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

35

O novo lbum Uma companhia de gravao acabou de lanar um novo lbum. Na primeira semana apenas receberam duas encomendas. Logo a seguir o lbum comeou a subir nos tops. Na segunda semana receberam 27 encomendas. Na terceira semana receberam 57 encomendas. Na quarta semana receberam 92 encomendas. Se o crescimento continuar da mesma forma, quantas encomendas recebero na dcima semana?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

36

O carregamento

Num

armazm

esto

caixas

para

serem

transportadas em duas viagens. O peso de cada uma respectivamente: 640kg 340kg 880kg 460kg 520kg Como vai ele fazer o transporte sabendo que o peso mximo que pode carregar so 1500kg?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

37

A corrida de estafetas O Sr. Silvestre dividiu a sua turma em 5 equipas para uma corrida de estafetas. A equipa A acabou 5segundos antes da equipa E. A equipa B acabou 2s antes da equipa C. A equipa C acabou 3s depois da equipa D. A equipa D acabou 7s antes da equipa E. A equipa E acabou em 18s. Quantos segundos demorou a equipa A?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

38

A altura dos amigos

O Ral mais baixo que a Diana e mais alto que o Artur. Por sua vez a Vanessa mais alta que a Diana, mas mais baixa que o Lus. Quem o mais alto de todos? Quem o mais baixo de todos?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

39

A vindima Os alunos do 2 ano de escolaridade, da E.B.1 de Avis, foram visitar a Herdade do Moucho e ajudaram na vindima. Descobre a sua posio, sabendo que: Carlos. A Andreia foi a aluna que ficou mais O Carlos ficou ao centro. A Camila ficou junto ao Carlos e longe da O Miguel ficou ao lado do

afastada da Adega.

Ana Rita.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

40

Os faris Numa costa h dois faris. Um emite um sinal luminoso de 3 em 3 segundos; o outro emite um sinal luminoso de 5 em 5 segundos. H um momento em que os dois faris emitem o sinal ao mesmo tempo. Quando ? Passado quanto tempo que os faris voltam a emitir o sinal ao mesmo tempo? Para ajudar constri uma tabela:
segundos 1 sinal 2 sinal 0 X X 1 2 3 4

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

41

Tringulo Mgico Este tringulo com crculos um tringulo mgico, porque se escrevem os nmeros 1, 2, 3, 4, 5 e 6 nos crculos, na disposio correcta, de forma a que cada lado ter uma soma de 9. Onde deveramos pr cada um dos nmeros?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

42

FAMLIA COMILONA

No fim do almoo, o senhor Jardim abre uma caixa de 50 bolos. O senhor Jardim come 6 bolos, a senhora Jardim come 5. A filha Sofia come 4 bolos, e o filho Pedro come 5. Antes de fechar a caixa, a Sofia tirou um bolo e deu-o ao co Risca as perguntas que no podemos responder. Responde s outras. Quem comeu mais bolos? Quanto custa a caixa de bolos? Quantos bolos foram comidos? Quantos bolos havia na caixa? Quantos bolos ficaram na caixa?

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

A Matilde participa num jogo de pista : ela parte da bandeira e deve encontrar as mensagens que lhe diro o que deve fazer.

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

MATEMTICA FICHEIRO

PROBLEMAS

You might also like