You are on page 1of 1

1-O que um firmware? R: nico mdulo responsvel pela parte de hardware. 2-Qual a funo da Bios?

? R: Detecta hardware de entrada e sada, e faz a leitura interna do sistema operacional para ele subir. 3-Qual a ordem de funcionamento da Bios? R: Firmware -> Bios -> master boot -> boot S.O. 4-Qual a finalidade dos compiladores? R: Tem a finalidade de aproximar as linguagens de alto e baixo nvel. 5-Qual a finalidade dos Editores? R: Separar os processos que sero executados em blocos. 6-O que faz um interpretador de comandos? R: Criar uma interao entre usurios internos e externos. 7-Quais so as ordens de prioridade de processos? R: Sempre do menor p/ o maior processo. 8-Defina Atender Requisies. R: Libera recursos p/ determinado processo. 9-Defina Contabilizar recursos. R: o controle feito pelo kernel p/ saber quanto tempo ser utilizado o recurso pelo processo. 10-Ordem de execuo de processamento: Firmware->bios>mster boot-> boot S.O-> interpretador de documentos-> dados> registrador de programas-> editor->compilador->atender requisies-> contabilizar recursos->mediar conflitos-> informao. Esta a seqncia certa. 11-O que um sistema monoltico? R: um sistema que possui trs camadas, uma de hardware, uma de software e uma de usurio, todas conectadas a um nico executvel. 12-O que so sistemas modulares? R: So sistemas que possuem as trs camadas de gerenciamento, porm so independentes. 13-Explique o modo usurio. R: Atendimentos de clientes externos quando h solicitao de recursos feita pelo S.O 14-Explique modo supervisor. R: Atendimentos de clientes internos quando h solicitao de recursos feita pelo S.O 15-Explique mdulo de memria principal. R: Recebimento de dados que so executados pela CPU. 16-O que o mdulo de memria secundria? R: Armazenamento de dados. 17-Qual a funo do mdulo sistema de arquivos? R: Manipulao dos dados. ETAPAS DE EXECUO CDIGO EXECUTVEL Separa o cdigo executvel das variveis. VARIVEIS GLOBAIS Faz varredura para saber se tem erro no processo. Leitura de todas as variveis do processo. PILHA Faz uma fila de execuo. PONTEIRO DE INSTRUO Faz uma leitura interna dos processos, para verificar a solicitao de execuo. PONTEIRO DE PILHA colocar o bloco de dados para ser executado. REGISTRADORES S recebe os dados, organiza e manda para a CPU executar.

18-Qual a funo do mdulo de proteo? R: Segurana de dados armazenados na memria secundria. 19-Qual a funo do mdulo de processos? R: Execuo e fluxo de dados durante a execuo do processo. 20-Qual a funo do mdulo de sistema de entrada e sada? R: Conexo e comunicao entre os hardwares. 21-O que um mdulo de rede? R: Representao grfica da estrutura do cluster, indicando que todos os mdulos esto conectados a ele. 22-Defina criar processos. R: a execuo de dados na CPU. 23-Defina excluir processos. R: a remoo de dados da CPU, da memria principal e da memria de assistncia. 24-Defina suspender e retomar processos. R: Suspender a remoo de dados da CPU e da memria principal. 25-Defina fornecer mecanismos p/ sincronizao. R: Atendimento simultneo dos processos (multiprocessamento). 26-Defina multiprocessamento. R: Gerenciamento simultneo de todos os processos (dados). 27-Qual a funo do ponteiro de instruo. R: Fazer uma leitura interna dos processos, p/ verificar a solicitao de execuo. 28-Qual a funo do ponteiro de pilha? R: Levar o bloco de dados p/ ser executado. 29-Qual a funo dos registradores? R: Receber os dados, organiz-los, e mand-los para a CPU executar. 30-Qual a primeira caracterstica da hierarquia de processos? R: O processo Pai pode ter vrios sub-processos filhos, porm os subprocessos filhos podem ter um nico Pai. 31-Qual a segunda caracterstica da hierarquia de processos? R: Todos os recursos de hardware so dimensionados p/ o processo Pai. 32-O que um processo independente Pai? R: No afeta e no afetado por outro processo. 33-Explique o processo cooperativo Filho. R: Ele afeta e afetado por outro processo. 34-Defina memria auxiliar? R: So dados recebidos pela memria principal com a finalidade de um armazenamento fsico. Ex: Cd, pen-drive, HD etc. (armazenamento definitivo) 35-Qual a funo da memria principal? R: Recebe dados da CPU que no sero reutilizados. Ex: Memria RAM (No armazenam dados). Memria de resposta. 36-Qual a funo da memria cach? R: Recebe dados da CPU que temporariamente)

38-Defina tempo de acesso. R: Tcnica p/ descobrir qual dispositivo tem a maior velocidade na localizao dos dados. 39-Defina capacidade de armazenamento. R: Tcnica p/ descobrir qual dispositivo tem a maior capacidade de armazenamento de dados. 40-Defina volatilidade. R: Tcnica utilizada pelo sistema operacional p/ saber se o dispositivo voltil ou no. 41-Defina dispositivo no voltil. R: no so perdidos quando h queda de energia. EX: Memria ROM. 42-Defina dispositivo voltil. R: so perdidos quando h queda de energia. EX: Memria RAM. 43-Defina chamada ao sistema. R: a interao de um processo junto ao S.O quando h solicitao de dispositivos. 44-Qual a funo de um vetor? R: Localizao dos mdulos de dispositivos especficos. 45-Defina Estado do processo. R: a frmula como o processo est sendo executado. 46-Defina Estado do processo pronto. R: Processo pronto p/ ser executado. Porm, aguardando liberao da CPU. 47-Defina Estado do processo executando. R: Processo em execuo, e trocando dados com o mesmo. 48-Defina Estado do processo bloqueado. R: Processo suspenso temporariamente, aguardando atualizao de dados. 49-Defina Justia. R: Execuo dos processos no tempo determinado pelo sistema. 50-Defina Eficincia. R: fazer com que a CPU trabalhe o tempo todo sem interrupes. (Multiprocessamento). 51-O que Vazo? R: Atendimento mximo de execues simultaneamente. 52-Defina tempo de resposta. R: a interao existente entre os vetores e os processos em execuo, quanto mais rpido o atendimento, maior a interao durante a execuo. 53-Defina tempo de retorno. R: o menor tempo de espera na fila de execuo. 54-Defina processos preemptivos. R: So processos que no podem ser interrompidos durante a execuo porque possuem uma maior prioridade. 55-Defina processos no preemptivos. R: So processos que podem ser interrompidos temporariamente durante a sua execuo porque possuem uma menor prioridade.

sero

reutilizados

(armazena

37-Qual a funo dos registradores? R: Recebem dados dos ponteiros de pilha que sero processados nos registradores.

You might also like