You are on page 1of 18

http://pt.wikipedia.

org/wiki/M%C3%A1quina_ferramenta As aplainadoras mecnicas, tambm conhecidas por plainas limadoras, embora no paream devido sua aparncia e forma, tambm so mquinas derivadas do torno mecnico. Seu desenvolvimento ocorreu para resolver certos problemas ocorridos em peas e componentes mecnicos planos e retos. H vrios tipos de plainas. Pode-se furar o cavaco agudo tranversal da mesa plaina utilizada na fabricao quando se necessrio, devido a sua boa fora de avano interno na parte a ser utilizada. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAgdEAF/resumo-maquinasferramentas Aplainadora mecnica As aplainadoras mecnicas, tambm conhecidas por plainas limadoras, embora no paream devido sua aparncia e forma, tambm so mquinas derivadas do torno mecnico. Seu desenvolvimento ocorreu para resolver certos problemas ocorridos em peas e componentes mecnicos planos e retos. H vrios tipos de plainas. Pode-se furar o cavaco agudo transversal da mesa plaina utilizada na fabricao quando se necessrio, devido a sua boa fora de avano interno na parte a ser utilizada. O aplainamento uma operao de usinagem que utiliza uma plaina, equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos alternativos montada sobre um torpedo. Sua principal funo remover irregularidades da superfcie plana. Na plaina limadora a ferramenta que faz o curso de corte e a pea tem apenas pequenos avanos transversais. Esse deslocamento chamado de passo do avano. O curso mximo da plaina limadora, em geral, fica em torno de 900 m. Por esse motivo, ela s pode ser usada para usinar peas de tamanho mdio ou pequeno, como uma rgua de ajuste. Quanto s operaes, a plaina limadora pode realizar estrias, rasgos, rebaixos, chanfros e faceamento de topo em peas de grande comprimento. Isso possvel porque o conjunto no qual est o porta-ferramenta pode girar e ser travado em qualquer ngulo. Como a ferramenta exerce uma forte presso sobre a pea, esta deve estar bem presa mesa da mquina. Quando a pea pequena, ela presa por meio de uma morsa e com o auxlio de cunhas e calos. As peas maiores so presas diretamente sobre a mesa por meio de grampos, cantoneiras e calos. 5. TIPOS DE PLAINAS 5.1. Plainas limadoras: A plaina limadora uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operaes de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros atravs do movimento retilneo alternativo da ferramenta sobre a superfcie a ser usinada. Normalmente utilizada para operaes de desbaste, dependendo do tipo de pea que esta sendo usinada, pode ser necessria a utilizao de outras mquinas-ferramentas para realizar as operaes de acabamento. Pode-se destacar tambm que as operaes realizadas na plaina limadora, normalmente so feitas a seco, quando necessrio colocado emulso na superfcie da pea.

A plaina limadora apresenta trs tipos de movimentos durante suas operaes: O movimento principal, o movimento de avano e o movimento de ajuste (demonstrados esquematicamente na Figura 2).

Figura 9 - Movimentos da plaina limadora; a-b: movimento principal, c: movimento de avano e d: movimento de ajuste (http://w.olx.com.br/q/plaina) O movimento principal o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso til e curso em vazio. O cavaco retirado da pea durante o curso til e a ferramenta volta para o incio do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio. O movimento de avano movimento realizado pela mesa, onde a pea esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco. 5.1.2 Componentes da plaina limadora: A base da mquina suporta a mesa, o cabeote e os mecanismos de acionamento principal e de avano. O cabeote da plaina limadora o componente onde esta localizado o portaferramenta que esta sobre uma placa com charneira (duas peas com eixo comum em torno do qual uma pelo menos mvel). Isto significa que em uma operao qualquer, no curso til a placa articulada comprimida pelo esforo de corte contra o suporte enquanto no curso em vazio, a placa levantada um pouco em funo da sua articulao com charneira, assim, evitando qualquer dano ferramenta e superfcie que esta sendo usinada.

Figura 10 - Funcionamento da placa com charneira; a: curso til; b: curso em vazio (http://w.em.pucrs.br/~valega/plainalimadora) No cabeote tambm esta localizada a espera do porta-ferramenta que ajustvel para o aplainamento de superfcies inclinadas e com esta finalidade esta dotada de uma escala graduada.

Figura 1 - Espera ajustvel (http://w.em.pucrs.br/~valega/plainalimadora) 5.1.2.2 Acionamento principal: O acionamento principal responsvel por produzir o movimento retilneo alternativo do movimento principal. O movimento de rotao do

motor transformado para movimento retilneo alternativo atravs de um balancim oscilante com uma castanha deslizante.

Figura 12 - Acionamento principal (http://w.em.pucrs.br/~valega/plainalimadora) O motor imprime ao volante e a manivela, atravs de um mecanismo de engrenagens em movimento de rotao uniforme, no volante esta localizado uma manivela onde se encontra o pino da manivela, com uma porca que pode deslocar-se em direo ao centro por meio de um fuso, este pino transporta a castanha deslizante. A castanha desliza na guia do balancim, em funo do movimento de rotao do volante, o balancim, que tem seu centro de rotao na base a maquina oscila com o seu extremo livre para um lado e para outro (movimento retilneo alternativo), uma articulao transmite ao cabeote este movimento oscilante. 5.1.2.3 Acionamento do avano: Comandado intermitentemente antes de cada curso til, quando acionado manualmente pode produzir superfcies imperfeitas, em funo do avano irregular. Porm isto pode ser evitado por meio do avano forado regulado.

Figura 13 - Acionamento do avano; a: engrenagem de curso; b: cavilha; c: roda de catraca; d: trinquete; e: tirante de impulso; f: fuso da mesa; g: mesa; h: barra de ligao (http://w.em.pucrs.br/~valega/plainalimadora) 5.1.2.4 Velocidade de corte: Durante qualquer operao utilizando a plaina limadora, a velocidade de corte no constante devido ao mecanismo do acionamento principal. Sendo assim, deve-se trabalhar com velocidades mdias (comprimento do curso/tempo).

Figura 14 - Diagrama das velocidades no mecanismo do acionamento principal (http://images.google.com.br) 5.2.2. Plainas Limadoras Hidrulicas: Os sistemas de acionamentos hidrulicos tiveram uma excelente aplicao nas plainas limadoras, porque com o leo a presso se obtm as melhores condies de funcionamento sejam na suavidade dos movimentos como na versatilidade. As plainas limadoras hidrulicas tm o cabeote, que se movimenta baixo o impulso de um mbolo que se desloca dentro do interior de um cilindro solidrio base da mquina. O esquema de funcionamento esta apresentado na Ilustrao 14. Consideremos, primeiramente, os grupos fundamentais do sistema: 1- Cilindro e mbolo de acionamento do cabeote 2- Distribuidor de mbolo para o envio do leo ao grupo 1 3Dispositivo para o acionamento da mesa. 4- Distribuidor de mbolo para o acionamento do distribuidor 2 por meio de leo a presso, o distribuidor de mbolo 4 acionado por o cabeote. 5- Bomba principal de aspirao e compresso do leo do reservatrio A ao cilindro 1 (a travs do distribuidor 2) e ao cilindro do dispositivo 3 (a travs do

distribuidor 4) 6- Bomba secundaria de aspirao e compresso do leo do reservatrio A ao cilindro de distribuio 2 a travs do distribuidor 4 (para acionar o mbolo G).

Figura 15 - Esquema de mando de uma Plaina Limadora com acionamento hidrulico. (ROSSI, 1981) As vantagens do sistema de mando hidrulico so: Velocidades constantes do cabeote tanto no avano como no retrocesso, a ltima delas maior que a primeira. Paro automtico do cabeote quando este encontra uma resistncia excessiva no avano. Possibilidade de regular da ferramenta por meio da vlvula A. Possibilidade de regular gradativamente a velocidade de corte variando a vazo da bomba 5. As vantagens citadas acima se contrapem os inconvenientes devidos diminuio de potencia por perdas de leo e as variaes de viscosidade do leo com as temperaturas, entre outras. 5.3 Plaina de Mesa: Esta variao de mquina executora de aplainamentos possui como principal caracterstica, e distino de outros tipos, o elemento de movimentao. Neste caso, a pea a ser usinada que executa os movimentos de vaivm. A ferramenta de corte, por sua vez, faz um movimento transversal correspondente ao passo do avano. A operao desta plaina se d atravs do movimento horizontal e retilneo da pea fixada sobre guias prismticas dispostas em uma mesa. O elemento portaferramentas consiste em um carro, semelhante ao de outras plainas, movimentado manual ou automaticamente sobre guias, tambm horizontais, situadas em um travesso superior a pea a ser usinada. Existem plainas de mesa com mais de um carro portaferramenta, possibilitando operaes simultaneas de usinagem. A principal aplicao desta configurao de plaina a usinagem de peas de grandes e de difcil usinagem em plainas limadoras, por exemplo. O fato de possuir uma amplitude de curso maior que 1m o responsvel por esta distino de aplicao. Na indstria, ela utilizada para a usinagem de superfcies de peas como colunas e bases de mquinas, barramentos de tornos, blocos de motores diesel martimos de grandes dimenses, etc. Em plainas limadoras, o cabeote tm a tendncia de inclinar-se medida que o carro chega ao final do curso. Isso pode acontecer devido a folgas na guias, do peso do componente em movimento, etc. Em plainas de mesa este entrave eliminado porque a ferramenta no executa movimentos alternativos, a pea quem se movimenta.

Existem dois tipos principais de plainas de mesa, as que possuem apenas um montante e as que possuem dois montantes. As figuras abaixo ilustram, respectivamente, os dois tipos.

Figura 16 - Plaina de Mesa de um Montante (ROSSI, 1981)

As plainas de um montente so empregadas usualmente na usinagem de peas de grande porte que no caberiam entre os dois montantes de uma plaina de duplo montante. Uma caracterstica que cabe ser ressaltada nesta modalidade de plaina de mesa o fato de que o travesso se encontra suspenso em um de seus lados. Esta Figura 17 Plaina de mesa de dois montantes (ROSSI, 1981) caracterstica exige maior robustes na construo desta mquina visando suportar as foras reultantes e, ao mesmo tempo, evitar vibraes durante o processo de usinagem. Estas plainas podem possuir um carro porta-ferramentas ou vrios, oferecendo maior versatilidade de operao. A segunda figura demonstra uma plaina de mesa com dois montantes. Este o tipo mais utilizado que o primeiro porque apresenta maior estabilidade e rigidez de operao. A figura acima possibilta ainda a visualizao dos elementos componentes de uma plaina, indicados por setas e identificados por letras. Na parte inferior encontra-se a bancada de suporte (A) que sustenta os dois montantes (C). Sobre a bancada esto as guias de movimentao da mesa (B). Os montantem possuem acoplados guias laterais (E) que permitem a movimentao da ponte, ou travesso (D). A letra (F) indica os carros portaferramentas. Semelhante a plaina limadora, a ferramenta possui um eixo de rotao no carro portaferramenta que confere a possibilidade de girar em torno do mesmo para levantar a ferramenta no momento de retrocesso da mesa. O carro porta-ferramenta pode subir ou descer para regular a profundida de corte e pode inclinar se em certo ngulo. 5.3.1 Elementos de Operao: Uma plaina de mesa pode ser construda de formas variadas e com elementos adaptados para diferentes operaes, mas existem alguns itens comuns a todas as configuraes de plaina de mesa. Estes elementos so responsveis pela movimentao da mesa, inverso da marcha, variao da velocidade de corte e movimentao automtica dos carros porta-ferramentas. Aprofundaremos o conhecimento destes mecanismos a seguir. 5.3.1.1 Sistemas de movimentao da mesa: O movimento da mesa pode ser executado por diferentes sistemas, os mais comuns so: a) Sistema engrenagem cremalheira:

Figura 18 - Engrenagem Cremalheira (HEMUS, 1975) b) Sistema parafuso porca:

Figura 19 - Parafuso Porca (HEMUS, 1975) c) Sistema parafuso cremalheira:

Figura 20 - Parafuso Cremalheira (HEMUS, 1975) d) Sistema hidrulico: Figura 21 Sistema Hidrulico (HEMUS,1975)

Figura 2 - Sistema Hidrulico de Movimentao com Dois Cilindros (HEMUS, 1975) As trs primeiras configuraes so as mais simples por se tratarem de sistemas mecnicos de elementos de mquina usuais. J o ltimo sistema um pouco mais complexo, e apresentra resultados melhores de operao se bem empregado. Este componente hidrulico Consiste em uma bomba de leo de fluxo que impulsiona um mbolo dentro de um cilindro. Tal mbolo, por alargamento de seu brao, tem mais superfcie em um lado que em outro. leo passa sucessivamente a um lado e a outro de mbolo, empurrando-o com mais lentido e fora na carreira de trabalho e com menos fora e mais rapidez na carreira de retrocesso. O brao do mbolo por sua vez, est unido mesa, fazendo-a se mover. Para evitar o tamanho excessivo do mbolo, que teria uma mquina de grandes dimenses, dispe-se em geral de, de dois mbolos como mostrada na segunda figura do sistema hidrulico, um fixo e um mvel. Esta disposio faz com que cada mbolo s tenha que fazer metade da curso, trazendo benefcios no que tange a vibraes e estabilidade na operao. 5.3.1.2 Sistema de inverso de marcha: A funo deste mecanismo o de executar o movimento de retrocesso, o qual obtido geralmente por um destes meios: por um sistema de duas correias deslizantes, por uma correria deslizante e engrenagens, por um sistema eltrico ou eletromagntico, e no caso das plainas hidrulicas por meio de um sistema de vlvulas. Independente do sistema de inverso de marcha, a mesa dotada de traves regulveis que podem ser opostas a diferentes distncias, conforme o comprimento da pea, Ao chegar ao final do curso a trave aciona uma alavanca que faz funcionar o mecanismo de inverso. O sistema de roldanas e correias foi uns dos primeiros em ser utilizado mais cada vez menos utilizado, substitudo pelo acionamento eltrico, utilizando-se o sistema Ward-Leonard.

Figura 23 - Sistema de Roldanas (HEMUS,1975) I Posio de Retrocesso, I Posio de Avano, I Ponto Morto

Figura 24 - Traves Regulveis (HEMUS, 1975) 5.3.1.3 Sistema de variao da velocidade de corte: O sistema de variao da velocidade de corte nas plainas de mesa com acionamento mecnico pode ser composto por um cone de roldanas ou por uma caixa de engrenagens. No caso das mquinas com acionamento hidrulico o efeito conseguido com a variao do fluxo de lquido dentro de cilindro. Abaixo um exemplo de um cone de roldanas.

Figura 25 - Cone de roldanas (http://w.caetenews.com.br) 5.3.1.4 Sistema de movimentao automtica dos carros porta-ferramentas: Este sistema se traduz no movimento do carro porta-ferramenta sobre a ponte, e obtido por meio de fusos. A ponte tem em toda a sua extenso duas barras. A primeira serve para conseguir o deslocamento horizontal do carro e consiste geralmente em um fuso que penetra em uma porca acoplada placa que sustenta o carro porta-ferramenta, chamada barra de avano horizontal. A segunda barra, a do avano vertical, por meio de engrenagens cnicas intermedirias, aciona o fuso do carro porta ferramenta. Com este sistema se conseguem os avanos verticais ou inclinados do carro porta-ferramenta. Alm dos diversos mecanismos de movimentao da ferramenta, as mquinas possuem um mecanismo para regular a altura da ponte em relao a mesa.

Figura 25 - Mecanismo de avano do carro porta ferramenta (HEMUS, 1975)

Figura 26 - Mecanismo de avano, transmisso de movimento (HEMUS, 1975) Seja qual for o tipo de plainadora, as ferramentas usadas so as mesmas. Elas so tambm chamadas de bites" e geralmente fabricadas de ao rpido. Para a usinagem de metais mais duros so usadas pastilhas de metal duro montadas em suportes. As plainas de mesa ainda podem ser adaptadas para desempenhar funes de fresadeiras verticais, furadeiras ou retificas mediante a adaptao de um cabeote de fresar, mandril para furar, ou ainda, um aparelho de fresado em cada caso, com um motor eltrico independente . E tambm pode ter acoplado um apalpador para funcionar como plaina copiadora. 5.4 Plaina Vertical: A principal diferenciao da plaina vertical das demais, fato que inclusive gera sua denominao, a posio vertical do torpedo e a direo do movimento alternativo de vaivm do carro porta-ferramentas. Este tipo de plaina geralmente empregada na

usinagem de superfcies interiores e na confeco de rasgos, chavetas e cubos. Abaixo uma figura demonstrando sees realizveis um uma plaina vertical.

Estas plainas podem ser acionadas por sistemas mecnicos ou hidrulicos. As plainas hidrulicas apresentam vantagens em sua operao pois o movimento alternativo do carro porta-ferramenta desenvolvido por um mbolo que deslisa internamente a um cilindro principal, dando um carter muito mais suave aos mecanismos de transmisso se comparados a correias, engrenagens e bielas. Figura 27 - Seces realizveis em uma plaina vertical (ROSSI, 1981)

Figura 28 - Plaina Vertical (ROSSI, 1981) A estrutura funcional de uma plaina vertical pouco difere da estrutura de uma plaina limadora. Alguns dos elementos que compem a plaina vertical so: montante (A), carro porta-ferramenta (B), e mesa giratria (C). O emprego da plaina vertical no muito utilizado em processos fabricao em srie uma vez que as rotinas de usinagem so deveras demoradas e dispendiosas. Por esta razo esta configurao de plaina utilizada, com maior eficincia, na fabricao de prottipos ou de peas unitrias customizadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Torno_mec%C3%A2nico

Torno mecnico
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Torno mecnico

Se denomina torno mecnico (do latim tornus, este do grego , gire, vuelta) uma mquina-ferramenta que permite usinar peas de forma geomtrica de revoluo. Estas mquinas-ferramenta operam fazendo girar a pea a usinar presa em um cabeote placa de 3 ou 4 castanhas ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte so pressionadas em um movimento regulvel de avano de encontro superfcie da pea, removendo material de acordo com as condies tcnicas adequadas. O torno mecnico uma mquina operatriz extremamente verstil utilizada na confeco ou acabamento em peas. Para isso, utiliza-se de placas para fixao da pea a ser trabalhada. Essas placas podem ser de trs castanhas, se a pea for cilndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da pea for retangular. Basicamente composto de uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeote fixo. A composio da mquina contm ainda duas superfcies orientadoras chamadas barramento, que por exigncias de durabilidade e preciso so temperadas e retificadas. O barramento a base de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessrios, como lunetas, cabeote fixo e mvel, etc. Esta mquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecnicos: possibilita a transformao do material em estado bruto, em peas que podem ter sees circulares, e quaisquer combinaes destas sees. Atravs deste equipamento possvel confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possvel e imaginvel de roscas, peas cilndricas internas e externas, alm de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos. Com o acoplamento de diversos acessrios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecnico pode ainda desempenhar as funes de outras mquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retfica ou furadeira.

Pelo desenvolvimento do torno mecnico, a humanidade adquiriu as mquinas necessrias ao seu crescimento tecnolgico, desde a medicina at a indstria espacial. O torno mecnico a mquina que est na base da cincia metalrgica, e considerada a mquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso.

[editar] A operao de Torneamento


O torneamento a operao realizada pelo torno. Trata-se da combinao de dois movimentos: rotao da pea e movimento de avano da ferramenta. Em algumas aplicaes, a pea pode ser estacionria, com a ferramenta girando ao seu redor para cort-la, mas basicamente o princpio o mesmo. O movimento de avano da ferramenta pode ser ao longo da pea, o que significa que o dimetro da pea ser torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avanar em direo ao centro, para o final da pea, o que significa que a pea ser faceada. Frequentemente, so combinaes dessas duas direes, resultando em superfcies cnicas ou curvas, com as quais as unidades de controle dos tornos CNC atuais podem lidar por meio de muitas possibilidades de programas. O torneamento pode ser decomposto em diversos cortes bsicos para a seleo de tipos de ferramentas, dados de corte e tambm para a programao de certas operaes. Estamos nos referindo principalmente ao torneamento externo, mas importante lembrar que existem outras operaes mais especficas, como rosqueamento, ranhuramento e mandrilamento. possui o carro principal para ir de frente para tras,o carro transversal para ir de um lado para o outro(horizontal)possui o carro auxiliar que faz a mesma coisa que o carro principal mas em mm precisos

[editar] Cuidados com a Segurana


Extremo cuidado necessrio ao operar este tipo de mquina, pois por ter suas partes giratrias, necessariamente expostas, pode provocar graves acidentes. Voc no pode utilizar luvas, correntes, anel, roupas com mangas compridas e folgadas para que no ocorra risco de se machucar. As castanhas necessariamente devem ficar protegidas com anteparos, preferencialmente, transparentes, como Policarbonato, e ter um sistema de intertravamento de segurana.

[editar] Classificao
Este equipamento tambm possui uma classificao em relao ao trabalho efetuado:
Torno CNC mquina na qual o processo de usinagem feita por Comandos Numricos Computadorizados (CNC) atravs de coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal).Sua grande vantagem em relao ao torno mecnico o acabamento e o tempo de produo. Torno revolver

torno simples com o qual possvel executar processos de usinagem com rapidez, em peas pequenas[Ex: buchas] Torno vertical usado para trabalhar com peas com um dimetro elevado; Torno horizontal universal usado para vrias funes principalmente em peas de pequeno dimetro e grande comprimento.

http://www.tornosmecanico.com.br/wp-content/uploads/588164500x425.jpg
foto do torno

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4395-o-que-euma-fresadora-universal/

As fresadoras so mquinas utilizadas para processar uma grande variedade de materiais slidos. A fresadora universal uma variao desta ferramenta industrial de grande porte e capaz de executar mltiplas funes. Esse tipo de mquina de moagem universal tem uma bancada longa com uma mquina de eixo ajustvel suspensa sobre esta bancada, que geralmente feita de material extremamente durvel, tal como o ferro fundido. A primeira adotada fresadora universal adotada no ambiente industrial foi criada por Joseph Brown, em 1861. Esta mquina permitiu a primeira produo automatizada usando trs eixos. Seu objetivo especfico permitir que a moagem seja feita em espirais pela mquina, um processo que j havia sido realizado apenas manualmente. A fresadora universal apresenta uma maior amplitude de movimento se comparada a uma mquina de moagem tpica, alm disso, funciona tanto na posio vertical quanto na horizontal, enquanto a maioria dos outros tipos de mquinas de moagem geralmente s pode ser manipulada em uma orientao. As fresas universais so produzidas com tanta tecnologia de modo que conseguem gerenciar diferentes tipos de tarefas. As capacidades especficas de uma fresadora universal podem variar muito. Esses tipos de fresadoras industriais,

equipamentos tambm conhecidos como fresadores, so projetados e empregados para lidar com o trabalho que exija muita preciso, como no caso de projetos longos e de grande porte. O mecanismo de acionamento da fresadora universal pode ser manual ou semi-automtica, mas cabe lembrar que os fabricantes das fresadoras universais produzem esses equipamentos de fresa em diferentes tamanhos diferentes e com diferentes capacidades, dependendo do nmero de recursos que a mquina dever dispor e da natureza do trabalho a ser executado. H tambm combinaes infinitas de funes e outros recursos que podem ser personalizados em uma fresadora universal. Enquanto os modelos de fresadoras universais so, na maior parte das vezes, eficientes, durveis e confiveis, essas mquinas tambm podem requerer um nvel maior de manuteno do que as mais simples mquinas de moagem. Isso acontece porque este tipo de ferramenta mais complexo e, portanto, tem mais elementos e componentes que precisam de manuteno. A grande variedade de peas dessas mquinas predispe a mais oportunidades de quebras e falhas, comprometendo algumas questes de segurana e gerando certos percalos. Por estes motivos, as fresadoras tambm tendem a ser mais caras para comprar e manter em perfeito estado de funcionamento. Apesar destes inconvenientes, as fresadoras universais industriais continuam sendo um dos tipos de equipamentos mais aproveitados em inmeros setores da indstria, justamente por algumas caractersticas como flexibilidade, versatilidade e capacidade de desempenhar mltiplas tarefas com base em diversos tipos de ferramentas, tudo em uma nica unidade.

Fresadora
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Fresadora em operao.

Fresas utilizadas numa fresadora.

Fresadora uma mquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. A operao de fresagem consta da combinao de movimentos simultneos da ferramenta e da pea a ser usinada simultaneamente. Essa mquina foi inventada por Eli Whitney em 1818.

[editar] Tipos e caracterstica


A ferramenta de trabalho da fresadora classificada de fios (Afiaes) mltiplos e se poder montar num eixo chamado portafresas. As combinaes de fresas de diferentes formas, conferem mquina caractersticas especiais e sobretudo vantagens sobre outras mquinas-ferramenta. Uma das principais caractersticas da fresadora, a realizao de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfcies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ngulos diversos: construir ranhuras circulares, elpticas, fresagem em formas esfricas, cncavas e convexas, com rapidez e preciso. Outras caractersticas importantes e que nos do ideia das possibilidades da mquina so:

Comprimento e largura da mesa; Giro da mesa em ambos os sentidos; Mximo deslocamento longitudinal da mesa; Mximo deslocamento transversal da mesa; Mximo deslocamento vertical do suporte da mesa; Mxima altura da superfcie da mesa em relao ao eixo principal; Maior e menor nmeros de RPM do eixo principal; Avanos da mesa em mm/min; Velocidade e potencia do motor; Peso que a maquina suporta sobre a mesa.

Estas caractersticas so as que permitem identificar a mquina nos catlogos comerciais , onde so explicadas com detalhes.

[editar] Classificao
As fresadoras se classificam segundo a posio do eixo-rvore em relao superfcie da mesa de coordenadas. Desta forma, salientam-se fresadoras dos seguintes tipos: horizontal, vertical, universal e especial.

[editar] Fresadora horizontal


O eixo-rvore ocupa a posio horizontal, paralela superfcie da mesa da mquina. A pea presa num divisor ou numa morsa, podendo se deslocar em qualquer eixo horizontal (x, y).

[editar] Fresadora vertical


O eixo-rvore ocupa posio vertical , perpendicular superfcie da mesa da mquina. A pea pode se deslocar nas coordenadas x e/ou y em relao ferramenta, sua fixao tambm pode ser atravs de um "divisor" ou de uma "morsa". usada na usinagem de peas de grandes dimenses

[editar] Fresadora universal

Fresadora universal (de 5 eixos).

a mquina mais verstil, chamada assim porque permite que sejam efetuados diversos tipos de trabalhos diferentes. Essa versatilidade deve-se a seus acessrios especiais: cabeote universal, eixo porta-fresas, cabeote divisor e contraponta, mesa circular, aparelho contornador e mesa inclinvel. A pea pode ser deslocada em qualquer eixo, x, y e z, e ainda pode sofrer rotaes nos sentidos horrio e anti-horrio simultaneamente aos movimentos tridimensionais. Este poder de mobilidade confere pea qualquer formato que se desejar:D

[editar] Fresadora especial

Enquadram-se nesta classe as fresadoras que se destinam a trabalhos especficos. Por exemplo: fresadora copiadora, cortadora de rodas dentadas, ferramenteira, etc.
[editar] Fresadora ferramenteira

A fresadora-ferramenteira destaca-se como a de maior importncia para a realizao dos trabalhos de ferramentaria, sendo, portanto, objeto de estudos mais detalhados. A fresadora-ferramenteira usada em trabalhos especiais. Assemelha-se a fresadora vertical com alguns recursos de movimento em seu cabeote vertical girando no sentido do eixo x, eixo y e z. Em alguns momentos podemos oper-la como fresadora horizontal. Para isso, monta-se nela um cabeote especial que aciona o eixo horizontal e a torna mais verstil. Pode-se montar em seu cabeote: mandril porta-pina, mandril universal ou de aperto rpido. Esta mquina se destaca por sua versatilidade, preciso e rendimento com auxilio de rgua e indicador digital. Ferramentaria: Atividade em expanso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_fita

Serra de fita
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Serra de fita uma mquina ferramenta cuja fita de serra se movimenta continuamente, pela rotao de volantes e polias acionadas por um motor eltrico. A serra fita tem uma versatilidade de trabalho muito grande, podendo realizar quaisquer tipos de cortes retos ou irregulares, tais como crculos ou ondulaes. Tambm pode ser utilizada para o corte de materiais muito espessos, difceis de serem cortados na serra circular. Sua estrutura constituda de chapas soldadas; a mesa e os volantes so de ferro fundido e as demais partes de ao carbono. A mquina serra fita pode ser de dois tipos: horizontal e vertical. A escolha da Serra Fita:

Um ponto importante para a escolha correta da Serra Fita atentar para a espessura da serra que nunca dever exceder a 1% do dimetro do volante da mquina.

Exemplo: Volante de 1 metro, espessura de no mximo 1 mm.

Volante de 80 cm, espessura de no mximo 0,8 mm.

Quanto maior o dimetro do volante, maior pode ser a espessura. No esquecer, porm, que as serras finas tm menores possibilidades de trincar, proporcionam um maior aproveitamento do material; Deve-se usar sempre o comprimento mximo permitido pela mquina para que, em caso de quebra, a lmina possa ser consertada (soldada); A largura mxima da serra est em relao s medidas do volante da mquina, evidente que na mesma mquina pode-se usar lminas mais estreitas. A largura tambm depende das curvas a serrar, para curvas de raio menor deve-se usar lminas de serra de fita estreita para evitar o atrito das costas da serra com o material.

http://www.ferramentasfelap.com.br/upload/produtos/1499.jpg foto da esmerilhadora

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rebolo_(ferramenta)

Rebolo (ferramenta)
Rebolo uma ferramenta fabricada com material abrasivo, em geral tem a forma de disco e normalmente utilizado com o auxlio de uma lixadeira ou politriz para fazer desbaste em superfcies ou para amolar ferramentas cortantes.Muito utilizado em retficas de motores, podem desgatar e dar polimentos nas peas do motor. So fabricadas normalmente em xido de alumnio e carbureto de silcio, cada qual com utilizaes em materiais diferentes.

http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/6831-os-tipos-derebolo#

Os tipos de rebolo
3 Fonte: CIMM, com informaes de FSN - 26/04/2010 Publicidade

Rebolo uma ferramenta fabricada com material abrasivo, em geral

em formato de disco. normalmente utilizado em operaes de desbaste, corte, retificao, afiao, polimento, entre outras. Diferente das demais ferramentas de corte, os rebolos so autoafiveis. Rebolos Diamantados So utilizado em materiais duros de curto cavaco, como widea, cermica, vidro, quartzo, grafite, pedras preciosas e semi preciosas e outros materiais quebradios. Podem ser fabricados em ligas resinides, metlicas, galvnizadas e cermicas. Rebolos de CBN CBN (Nitreto Cbico e Boro) Confeccionados em vrios formatos, podem ser utilizados em materiais ferrosos com dureza acima de 45 Hrc, nas retificaes e outros operaes. Confeccionados em ligas resinides e vitrificadas, para operarem com velocidade de corte entre 40m/s, refrigerado. Rebolos de Liga Vitrificada Utilizados em retficas de preciso com CBN. Fabricados em liga vitrificada com superabrasivos CBN para mquinas de alta velocidade e produtividade. Rebolos de Vidro e pticos Utilizados em todos os segmentos da industrializao de vidro. Podem ser fabricados em ligas resinides, metlicas. Confeccionados em vrios modelos para operaes manuais ou automticas.

http://abimei.files.wordpress.com/2010/09/erosao-chimhsa3.jpg
foto da maquina de eletroeroso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADfica Retificadoras so mquinas operatrizes derivadas dos tornos mecnicos. So altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peas e componentes cilndricos ou planos. Os virabrequins de motor a exploso, por exemplo, depois de confeccionados, tm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora.

Outro exemplo seriam os corpos como barramentos e prismas de preciso das prprias mquinas operatrizes, que so acabados em suas medidas finais por retficas planas e cilndricas. O processo de retificao executado por ferramentas chamadas de rebolos, que so ferramentas fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilndricos, ovalizados, esfricos, etc. Em geral, as ferramentas so fixadas a eixos e giram em altssima rotao. Quando elas j vem presas em um eixo so chamadas de ponta montada. Dessa forma, o componente a ser retificado montado num suporte, numa mesa coordenada ou num eixo, e recebe o atrito do rebolo abrasivo, que vai retirando o material em quantidades muito pequenas, at chegar ao ponto ou dimenso determinados pelo projeto. http://fresto.com.br/imagens/prod_retificadora_g.jpg foto da retifica

You might also like