You are on page 1of 22

Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

01) O Prefeito de um determinado Municpio decreta a demolio de um prdio tombado pelo Patrimnio Histrico Nacional. Qual o remdio constitucional que os moradores podem utilizar para tentar anular tal decreto municipal? a) b) c) d) e) Mandado de Segurana. Ao Penal Pblica. Ao Popular. Mandado de Injuno. Ao Penal Privada.

02) O Partido dos Ecologistas do Brasil, que no logrou eleger, ainda, nenhum Deputado Federal ou Senador, impetrou Mandado de Segurana Coletivo contra ato do Presidente do Banco Central que denegou pedido de liberao de depsitos de caderneta de poupana de mulheres separadas judicialmente sem direito a penso. A segurana foi denegada: a) porque o partido poltico em epgrafe no tem representao atual no Congresso Nacional. b) porque os partidos polticos no podem impetrar Mandado de Segurana Coletivo. c) porque caberia a cada interessada, provando seu direito lquido e certo, ingressar, ainda que em litisconsrcio, com o writ. d) porque o caso de Ao Civil Pblica e no de Mandado de Segurana. e) porque o instituto do Mandado de Segurana Coletivo depende, ainda, de regulamentao. 03) Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Pelo Direito Constitucional a sua significao dplice. De um lado, representa o marco avanado do Estado de Direito. Por outro lado: a) como princpio de legalidade, garante o indivduo contra os possveis desmandos do Executivo e do prprio Judicirio. b) como princpio administrativo, garante a sociedade em geral contra as perseguies do Judicirio e do Legislativo no que pertine ao poder de julgar e de produzir a regra jurdica. c) como princpio judicial, garante as pessoas fsicas e jurdicas contra os atos legislativos e administrativos. d) como princpio determinante de obedincia, garante todos os cidados, independentemente de idade, contra as normas inconstitucionais. e) NRA.

04) Dizia o art. 153, 20 da Constituio de 1967/69: Dar-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Nas transgresses disciplinares no caber habeas corpus. Diz o art. 5, LXVIII da Constituio de 1988: Conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Diante da comparao desses textos, daquilo que a Constituio e a doutrina falam sobre o writ em considerao, correto dizer que: I- foi revogada a vedao de HC em transgresses disciplinares. II-apesar da alterao no texto, a Constituio no admite o HC em punies disciplinares militares. III- o HC um remdio constitucional. IV- o HC no serve para garantir liberdade ambulatorial. Esto corretas as alternativas: a) I e III b) I, III e IV c) I d) II e III e) II, III e IV 05) Assinale a opo correta: a) A liberdade de conscincia pode ser alegada para eximir-se de obrigao legal a todos imposta. b) inconstitucional a lei que estabelea, de forma genrica, a aplicao do regime fechado para os chamados crimes hediondos, por afrontar o Princpio Constitucional da Individualizao da Pena. c) A Constituio no admite a pena de morte. d) A Constituio exclui, em qualquer hiptese, a extradio de cidado brasileiro. e) O direito de livre locomoo est submetido a uma expressa reserva legal. 06) (AGU/99) Assinale a opo correta: a) Na fase do inqurito policial, a confisso do acusado na ausncia de advogado deve ser considerada prova ilcita para todos os fins. b) A denncia genrica no processo penal configura leso ao princpio da ampla defesa e do contraditrio. c) A lei penal mais benfica, para fins estabelecidos na Constituio Federal, h de ser considerada to-somente aquela que define ou suprime crime e estabelece ou reduz pena. d) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a gravao de conversa telefnica por um dos interlocutores, sem o conhecimento dos demais, constitui prova ilcita se utilizada em qualquer processo judicial ou administrativo. e) A disposio do Cdigo de Processo Penal brasileiro segundo a qual o silncio do acusado pode ser interpretado em seu desfavor foi recebida pela ordem constitucional de 1988.

07) (INSS/2002) Assinale a opo correta: a) Todas as normas da Constituio relativas a direito fundamental so classificadas como de eficcia plena. b) Normas legais anteriores Constituio nova, que com ela sejam incompatveis no seu contedo, devem ser tidas como revogadas pela nova Constituio. c) Somente o Supremo Tribunal Federal est autorizado a interpretar a Constituio Federal, por ser o guardio da Carta da Repblica. d) Todos os direitos previstos na Constituio, por causa da sua hierarquia no ordenamento jurdico, recebem o nome e o tratamento de direitos fundamentais. e) Uma vez que a Constituio de 1988 no previu a figura do Decreto-lei, todos os decretosleis editados anteriormente ficaram revogados com o advento da Constituio em vigor. 08) Assinale a opo correta: a) livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com os seus bens. b) A pequena propriedade rural nunca ser objeto de penhora quando o dbito for decorrente de atividade produtiva. c) O uso da propriedade particular, no caso de iminente perigo pblico, sempre ser indenizado. d) Homens e mulheres so iguais em obrigaes, porm no em direitos nos termos da Constituio. e) O Estado promover a defesa do comerciante, na forma da lei. 09) Tendo em vista os remdios constitucionais: a) A ao popular pode ser ajuizada por pessoa fsica ou jurdica, nacional ou estrangeira. b) Conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. c) O mandado de segurana pode ter o prazo de impetrao de cento e vinte dias interrompido em razo de oferecimento de pedido de reconsiderao. d) Conceder-se- habeas data sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. e) O mandado de injuno coletivo no compatvel com o sistema constitucional vigente. 10) Entre as garantias constitucionais do cidado no est includo(a): a) b) c) d) a retroatividade absoluta da lei penal. a tutela judiciria dos direitos individuais. o respeito integridade fsica. o direito ampla defesa. e) o habeas corpus. 11) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais: a) b) c) d) e) tm eficcia limitada. tm eficcia contida. tm aplicao diferida no tempo. tm aplicao imediata. no so auto-executveis, dependendo de regulamentao.

12) O habeas corpus pode ser classificado em: a) b) c) d) e) Liberatrio ou preventivo. Resolutivo ou punitivo. Suspensivo ou coletivo. Individual ou coletivo. Coletivo ou difuso.

13) O artigo 5 da Constituio Federal veda expressamente: a) b) c) d) e) a liberdade de conscincia e de crena. o direito de propriedade para o reconhecidamente pobre. a liberdade de imprensa. o anonimato e as associaes de carter paramilitar. o anonimato e as associaes de carter lcito.

14) Sobre desapropriao, assinale a alternativa correta: a) Os proprietrios de apenas um imvel no podero t-lo desapropriado. b) A desapropriao pode ocorrer por necessidade pblica, utilidade social ou interesse pblico. c) Todas as desapropriaes podero ser indenizadas por ttulos da dvida pblica. d) Os proprietrios de imveis desapropriados sempre recebero indenizao. e) No possvel para fim de reforma agrria. 15) (AGU/99) Assinale a opo correta: a) No Direito Constitucional brasileiro, o princpio do direito adquirido protege contra mudana das situaes estatutrias ou dos regimes jurdicos. b) As leis de ordem pblica aplicam-se de imediato, independentemente da proteo ao ato jurdico perfeito e ao direito adquirido. c) A aplicao da lei que amplia os prazos de prescrio aquisitiva ou extintiva s situaes em curso viola o princpio do ato jurdico perfeito. d) A tentativa de alterao, mediante lei, de situao jurdica submetida a termo ou a condio insuscetvel de ser modificada a arbtrio de outrem atenta contra o princpio constitucional do direito adquirido. e) Segundo a jurisprudncia pacfica do Supremo Tribunal Federal, o princpio do direito adquirido afirma-se inclusive em face de alterao introduzida mediante Emenda Constitucional. 16) (TRT/ES-90) Das afirmaes abaixo, assinale a nica correta: a) O exerccio de qualquer trabalho depende de autorizao da repartio competente. b) As provas obtidas por meios ilcitos so admissveis no processo, desde que necessrias. c) Compete Ordem do Advogados do Brasil prestar assistncia social aos que comprovarem insuficincia de recursos. d) Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da Constituio Federal de 1988. e) A locomoo em territrio nacional depende de visto junto s Secretarias de Segurana Pblica em cada Estado da Federao.

17) A Constituio autoriza as seguintes formas de priso: a) Em flagrante delito, por mandado de priso assinado por autoridade judiciria, e por ordem escrita de autoridade policial. b) Em flagrante delito, por mandado de priso assinado por autoridade judiciria competente e por ordem verbal de qualquer policial. c) Em flagrante delito e por mandado de priso assinado por autoridade judiciria competente, salvo os casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definido em lei. d) Somente por ordem judicial emanada de autoridade judiciria competente. e) Somente nos casos de flagrante delito. 18) (TCU/99) Assinale a opo correta: a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o princpio da proporcionalidade tem aplicao no nosso sistema constitucional por fora do princpio do devido processo legal. b) A priso provisria no se compatibiliza com o princpio constitucional da presuno de inocncia. c) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a determinao contida na lei de crimes hediondos no sentido de que os autores de determinados crimes cumpram a condenao em regime fechado atenta contra o princpio da individualizao da pena. d) A condenao criminal proferida com base exclusiva em provas obtidas no inqurito criminal plenamente vlida. e) O direito a permanecer calado est limitado estritamente esfera do processo criminal. 19) A liberdade de reunio est condicionada: a) b) c) d) e) ao pagamento de taxa. autorizao da autoridade competente. a ser pacfica e desarmada. situao poltica da entidade que a promover. a ser em locais predeterminados pela autoridade competente.

20) (TTN-92) Assinale a assertiva correta: a) A lei pode estabelecer hipteses de excluso de sua apreciao pelo Poder Judicirio, ainda que presentes a leso ou a ameaa de direito. b) pblica a votao dos jurados no processo do jri. c) No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. d) A lei penal no retroagir, salvo nos casos de anistia fiscal. e) A prtica do racismo constitui crime afianvel e prescritvel, sujeito pena de deteno nos termos da lei. 21) Um grupo de policiais, necessitando penetrar durante a noite em uma residncia com o fim de capturar um indivduo em flagrante delito, invade este local sem o consentimento de seu morador. Podemos afirmar que: a) b) c) d) e) os policiais agiram ilegalmente. os policiais agiram de forma constitucional. os policiais agiram de forma abusiva. os policiais agiram precipitadamente. os policiais agiram de forma inconstitucional.

22) Assinale a assertiva correta: a) Nos termos da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a deciso proferida em mandado de injuno pode suprir a eventual omisso legislativa. b) Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudncia, inconstitucional a fixao de prazo para a impetrao de mandado de segurana. c) A ao popular destina-se a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. d) A denncia vaga ou genrica no processo penal plenamente compatvel com o princpio constitucional da ampla defesa. e) O princpio da presuno da inocncia no permite a priso cautelar ou provisria. 23) No tocante extradio, dispe o texto constitucional: a) Ser concedida extradio de brasileiro naturalizado em razo de prtica de crime poltico ou de opinio. b) O brasileiro naturalizado ser extraditado pela prtica de crime comum depois da naturalizao. c) expressamente proibida a extradio de brasileiro. d) O brasileiro nato nunca ser extraditado. e) No h distino de tratamento entre o brasileiro nato e o naturalizado. 24) So gratuitos para os reconhecidamente pobres na forma da lei: a) b) c) d) e) O direito de petio aos poderes pblicos. O registro civil de nascimento e a certido de bito. O registro civil de nascimento e a certido de casamento. A obteno de certides para o esclarecimento de situaes de interesse pessoal. As opes A e D esto corretas.

25) Assinale a opo correta: a) A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. b) Aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, vedada, no entanto, a sucesso hereditria. c) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar a propriedade particular, assegurada ao proprietrio cauo prvia para indenizao de eventual dano. d) A lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em ttulos da dvida pblica, resgatveis no prazo fixado em lei, com clusula de atualizao monetria. e) Todas as respostas anteriores esto corretas. 26) especificidade das garantias dos direitos difusos e coletivos, alm de outras: a) b) c) d) e) a qualidade de substituto processual. a obrigatoriedade da existncia de ao cautelar. a existncia de processo administrativo anterior. a propositura de ao anterior pelo Ministrio Pblico. a concesso de medida liminar.

27) (TRT/90) I- Ningum poder ser compelido a associar-se ou permanecer associado. II- garantido o direito de propriedade. III- No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. Em face do texto constitucional, das afirmaes acima, pode-se dizer que: a) b) c) d) e) as trs normas so corretas. as trs so incorretas. I e II so incorretas. II e III so corretas e I incorreta. I e III so corretas e II incorreta.

28) A funo social da propriedade na Constituio permite: a) a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria resgatveis no prazo de at vinte anos, e cuja utilizao ser definida em lei. b) a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, observado o devido processo legal posto na lei, ressalvados os casos previstos na prpria Constituio. c) a desapropriao por interesse social, para fins de reforma agrria, de imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos na prpria Constituio. d) no caso de iminente perigo pblico, que a autoridade competente, mediante autorizao judicial, use a propriedade particular, assegurando ao proprietrio indenizao ulterior. e) a desapropriao de imvel rural, inclusive suas benfeitorias teis e necessrias, por interesse social, para fins de reforma agrria, mediante justa e prvia indenizao em ttulos da dvida agrria, de valor real preservado, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do 2 ano de sua emisso. 29) A respeito da relao Estado-Igreja (religio), possvel afirmar: a) A religio oficial do Brasil a Catlica Apostlica Romana. b) O Estado brasileiro leigo, mas a assistncia religiosa s Foras Armadas prestada, com exclusividade, pela Igreja Catlica, atravs do Vicariato Castrense. c) O Estado leigo, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos, vedado Unio, aos Estados, aos Municpios e ao Distrito Federal estabelecerem cultos religiosos ou Igrejas. d) O Estado no leigo, porque mantm representao diplomtica na Santa S e festeja, segundo previso constitucional expressa, os dias santos comemorados pela Igreja Catlica. e) O Estado no leigo, porque os cemitrios pblicos pertencem s Crias Municipais e por elas so administrados. 30) A Constituio Federal assegura aos autores de obras literrias, artsticas ou cientficas: a) o direito de utilizao de maneira no exclusiva. b) o direito exclusivo de utilizao intransfervel por herana. c) o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissveis aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. d) um direito para ser exercido apenas pelos herdeiros do criador. e) nenhuma das opes anteriores verdadeira.

31) A expresso coisa julgada albergada pela Constituio Federal corresponde: a) b) c) d) e) impossibilidade de alterao de deciso judicial. ao ato jurdico elaborado em conformidade com a lei. ao direito que pode ser exercido por seu titular. ao direito adquirido. ao ato jurdico perfeito.

32) So gratuitas as aes de:

a) Habeas corpus e habeas data.


b) Mandado de Segurana e Mandado de Injuno. c) Habeas corpus e Ao Popular. d) Mandado de Segurana individual e coletivo. e) Mandado de Segurana Coletivo e de Injuno. 33) admitida a pena de morte no Direito Constitucional Positivo brasileiro: a) No, pois o direito vida uma clusula ptrea. b) Sim, em caso de subverso ordem poltica que ponha em risco o Estado Democrtico de Direito. c) Sim, em caso de guerra declarada, de acordo com a legislao militar. d) Sim, em caso de crime hediondo. e) Todas as respostas anteriores esto erradas. 34) Em Mandado de Segurana, considera-se lquido e certo o direito: a) embasado em fatos que comportam complexidade. b) embasado em fatos ainda indeterminados, mas determinveis. c) embasado em fatos comprovados de plano. d) certo quanto existncia e definido no seu valor. e) embasado na liberdade de locomoo. 35) Sobre os remdios jurdicos constitucionais, assinale Certo ou Errado s assertivas: 1 ( )O habeas corpus, writ mais antigo do sistema constitucional brasileiro, tem por objeto, nica e exclusivamente, a tutela da liberdade ambulatorial sempre que cerceada ou ameaada por ato de ilegalidade ou abuso de poder. 2 ( )O habeas data remdio facultativo para questes relativas liberdade de informao pessoal ou coletiva, ou para o acesso a informaes constantes de arquivos pblicos ou privados. 3 ( )O mandado de injuno assemelha-se ao de inconstitucionalidade por omisso, no que se refere legitimao ativa. 4 ( )O mandado de segurana se destina proteo de direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. 5 ( ) A ao popular tutela interesses difusos, admitindo que, quando necessrio, o Ministrio Pblico assuma a qualidade de substituto processual necessrio.

36) Assinale a opo correta: a) Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao de perdimento dos bens ser, nos termos da lei, estendida aos sucessores e contra eles executada, at o limite do valor do patrimnio transferido. b) A lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, a de banimento, no caso de crimes de ao armada de grupos civis ou militares contra a ordem constitucional e o estado democrtico. c) O contraditrio e a ampla defesa, nos crimes por prtica de racismo, podem ser restringidos nos casos culposos e suspensos nos casos dolosos. d) A lei poder, em caso de dolo, admitir a pena de trabalhos forados para os crimes hediondos. e) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo em caso de envolvimento comprovado em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. 37) Assinale a opo correta: a) b) c) d) e) A ao penal pblica exclui, sempre e necessariamente, a propositura de ao penal privada. O afastamento do princpio da inocncia implica em erro judicirio. Tudo que isento de taxa necessariamente gratuito. O civilmente identificado poder ser submetido a identificao criminal. No existem direitos individuais petrificados fora do artigo 5 da Constituio.

38) Assinale a opo correta: a) A lei regular a individualizao das penas e adotar, entre outras, a privao de liberdade, a multa e o banimento. b) O Tribunal do Jri competente para julgar todos os crimes dolosos. c) A obrigao de reparar o dano nunca passar da pessoa do condenado. d) Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa com os recursos e meios a eles inerentes. e) O civilmente identificado nunca ser submetido a identificao criminal. 39) O direito de ampla defesa, juntamente com o princpio do devido processo legal, garantido pela Constituio Federal. Com relao ao tema, assinale a opo correta: a) A garantia de ampla defesa incompatvel com a fixao de prazos para a apresentao de provas e recursos no mbito administrativo. b) Por fora da garantia da ampla defesa, todas as provas requeridas pelo acusado devem ser admitidas pela autoridade que preside o processo contra ele aberto. c) As garantias constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal tm aplicao exclusiva nos processos administrativos ou judiciais em que algum se acha na condio de acusado de infrao administrativa ou criminal. d) Assim como o princpio do contraditrio, a garantia da ampla defesa uma decorrncia do princpio segundo o qual as partes litigantes devem ter tratamento igualitrio por parte do juzo processante. e) Ofende a garantia da ampla defesa a produo de prova testemunhal, sem a presena do acusado, se este, intimado audincia, a ela no comparecer sem motivo justificado.

40) pressuposto do Mandado de Injuno: a) A falta de norma regulamentadora, tornando vivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. b) A falta de norma regulamentadora, tornando invivel o exerccio dos direitos e liberdades legais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. c) A falta de norma regulamentadora, tornando invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. d) A falta de norma regulamentadora tornando invivel a execuo de ato legislativo complexo. e) A existncia de legislao infraconstitucional sobre o assunto litigado. 41) Acerca da identificao criminal na Constituio, assinale a opo correta. a) No texto constitucional a identificao criminal equivale identificao civil, sendo lcito ao Delegado de Polcia Civil identificar criminalmente todos aqueles que esto civilmente identificados. b) As hipteses de identificao criminal se subsumem exclusivamente ao juzo de discricionariedade do Delegado de Polcia Civil que preside o inqurito policial. c) A aplicao do princpio da razoabilidade permite a identificao criminal sempre que houver fundada suspeita de adulterao no documento apresentado pelo civilmente identificado. d) Configura ofensa aos princpios do contraditrio e da ampla defesa a identificao criminal do civilmente identificado, em qualquer hiptese. e) A aplicao do princpio da proporcionalidade apenas torna possvel a identificao criminal na hiptese de o indiciado no estar civilmente identificado. 42) Analise a veracidade das frases: I- A prestao de assistncia religiosa nas entidades civis ou militares vedada, visto que a Unio no pode manter relaes de dependncia ou aliana com entidades religiosas. II- garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e suas liturgias. III- Ningum tem direito a cumprir prestao alternativa por motivo de convico poltica. A resposta correta : a) b) c) d) e) Apenas a alternativa II est correta. Apenas as alternativas I e II esto corretas. Apenas as alternativas I e III esto corretas. Apenas as alternativas II e III esto corretas. Apenas a alternativa III est correta.

43) (TTN/98) Assinale a opo correta: a) Nos termos da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a deciso proferida em mandado de injuno pode suprir a eventual omisso legislativa. b) Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudncia, inconstitucional a fixao de prazo para a impetrao de mandado de segurana. c) As leis de carter restritivo devem observar o princpio da proporcionalidade ou do devido processo legal na acepo substantiva. d) A denncia vaga ou genrica no processo penal plenamente compatvel com o princpio constitucional do direito de defesa. e) O princpio de presuno de inocncia no permite a priso cautelar ou provisria.

44) A sucesso de bens de estrangeiros situados no pas ser regulada: a) sempre pela lei brasileira. b) sempre pela lei pessoal do de cujus. c) sempre pela lei do domiclio dos herdeiros. d) sempre pela lei pessoal dos herdeiros. e) pela lei brasileira em benefcio do cnjuge e dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. 45) (TCU/99) Assinale a opo correta: a) A reforma constitucional, no sistema constitucional brasileiro, no conhece limites materiais. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, existem normas de hierarquia diferenciada na Constituio. c) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, os princpios gravados com clusula ptrea devem ser interpretados de forma to estrita que a simples alterao de sua expresso literal, mediante emenda, pode significar uma violao da Constituio. d) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, as clusulas ptreas protegem direitos e garantias individuais que no integram expressamente o captulo relativo aos direitos individuais. e) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, as disposies constitucionais transitrias no so modificveis mediante emenda constitucional. 46) So prerrogativas constitucionais do Tribunal do Jri, entre outras: a) b) c) d) e) a plenitude de votaes e o sigilo da defesa. a soberania da defesa e a plenitude dos veredictos. a competncia para julgar os crimes dolosos e a soberania dos veredictos. o sigilo das votaes e a competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida. a argio de inconstitucionalidade em tese e a ampla defesa.

47) Acerca dos direitos fundamentais na Constituio de 1988, julgue os itens seguintes apontando aquele que lhe parecer incorreto. a) Considere que em uma investigao criminal, realizada sem autorizao judicial, foi feita a gravao de comunicaes telefnicas de J. Silva e que, no entanto, no se apurou o cometimento de nenhum crime por parte deste; mas as gravaes revelaram fatos que poderiam, em tese, ensejar aplicao de sanes administrativas a ele. Nessa situao, a administrao no poder punir J. Silva com base exclusivamente nos fatos conhecidos pela gravao realizada. b) Sabendo que, segundo a Constituio, livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer, correto concluir que, enquanto no sejam definidas por lei as qualificaes necessrias para o desempenho de certa atividade profissional, ela no poder ser exercida. c) A Constituio no admite, em hiptese alguma, as penas de carter perptuo, de banimento ou de trabalhos forados. d) Segundo entendimento jurisprudencial do STF, pessoa jurdica no tem legitimidade ativa para propor ao popular. e) Mesmo sabendo que a Constituio estabelece que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, no correto afirmar que o indivduo

somente possa ser legitimamente preso depois de transitada em julgado sentena penal condenatria.

48) Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) A lei penal nunca retroagir. H crime mesmo sem lei anterior que o defina. A lei punir qualquer discriminao atentatria aos direitos e liberdades fundamentais. A sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser sempre regulada pela lei estrangeira. e) permitido o anonimato. 49) Assinale a opo correta. Assevera o artigo 5 da Constituio da Repblica: a) As associaes s podem ser dissolvidas por deciso judicial transitada em julgado. b) A interceptao de comunicao telefnica est submetida a uma reserva legal qualificada. c) A liberdade de reunio, por ser um direito individual de expresso coletiva, est submetida a uma reserva legal simples. d) Os tratados internacionais que versem sobre direitos e garantias fundamentais tero aplicao imediata e incondicionada em todo o territrio nacional. e) O princpio da presuno da inocncia ilide a priso cautelar caso o preso no seja informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado. 50) A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos no artigo 5 da Constituio da Repblica, pode-se afirmar categoricamente que: I- a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas so inviolveis, sendo-lhes assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. II- ao ofendido assegurado, alm do direito de resposta, que ser proporcional ao agravo, a indenizao pelo dano material ou moral. III- o crime de racismo praticado por qualquer pessoa, apesar de estar sujeito ao instituto da prescrio como nos demais crimes, absolutamente inafianvel, sujeitando-se o agente pena de recluso, nos termos da lei. IV- a tortura, o trfico de entorpecentes, o terrorismo, bem como os crimes definidos como hediondos, so inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia, respondendo por eles os seus mandantes e executores. V- nos crimes considerados hediondos pode-se aplicar a pena de carter perptuo, exceto de morte. Dadas as proposies acima, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) I, II e IV V II e IV II e III I

51) Na hiptese de a ao penal pblica no ser intentada no prazo legal, ser admitida: a) b) c) d) e) Ao penal privada. Ao civil pblica. Ao popular. Mandado de injuno. Ao penal privada subsidiria da pblica.

52) No caso de desistncia da Ao Popular proposta por associao para proteo do meio ambiente, assumir a titularidade ativa: a) b) c) d) e) a Defensoria Pblica. o Ministrio Pblico. o Governador do Estado. o Conselho de Defesa do Consumidor. o Presidente da Assemblia Legislativa.

53) Conceder-se- habeas data: a) sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo por ilegalidade ou abuso de poder. b) para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus. c) para anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou entidade da qual o Estado participe. d) para obter assistncia jurdica integral e gratuita para os que comprovarem insuficincia de recursos. e) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registro ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. 54) (AGU/99) Assinale a opo correta: a) Nos termos da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o princpio da proporcionalidade tem sua sede material na disposio constitucional que determina a observncia do devido processo legal. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, no se pode cogitar, em qualquer hiptese, de renncia de direito fundamental no ordenamento constitucional brasileiro. c) No caso de coliso entre direitos fundamentais, deve o intrprete identificar o direito ou a garantia hierarquicamente superior a fim de solver o conflito. d) No h limite constitucional expresso ou implcito para as chamadas reservas legais simples. e) Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudncia, os direitos fundamentais no tm aplicao s relaes privadas. 55) Assinale a alternativa correta: a) A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa de leso ao direito. b) A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. c) Todos tm o direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana do Estado. d) A lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas. e) Todas as respostas anteriores esto corretas.

56) (INSS/2002) Suponha que um rapaz, inconformado com o trmino de um longo namoro, queira vingar-se da antiga namorada, criando um stio (site) na internet, em que divulga fotografias da moa, expondo-a ao pblico de modo vexatrio. O rapaz, no stio que criou, invoca a liberdade de expresso como fundamento do seu comportamento. vista disso, assinale a opo correta. a) O comportamento do rapaz ilegtimo do ponto de vista constitucional, porquanto a liberdade de comunicao somente protege a manifestao de idias e pensamentos expressos por meio verbal no protegendo a divulgao de fotografias. b) Demonstrado que o constituinte de 1988, ao elaborar o texto constitucional, no tinha em mente a internet como meio de comunicao, no se pode dizer que a garantia da liberdade de expresso possa ser invocada em casos de manifestaes feitas em tal meio eletrnico. c) A moa retratada poder pedir indenizao pelos danos materiais que a divulgao das fotografias lhe tenha causado, mas, por conta da garantia da liberdade de expresso, no poder exigir que as fotos sejam retiradas do site. d) Se a moa tiver sofrido prejuzo econmico com a divulgao das fotografias, poder pedir indenizao por danos materiais, que poder ser cumulada com indenizao por danos morais. e) Invocando o direito de resposta, ser legtimo que a moa crie tambm um stio na internet, em que divulgue segredos ntimos do antigo namorado, mantendo-o disposio do pblico, enquanto o seu antigo namorado no desativar o stio que desenvolveu. 57) (Assist. Jur. AGU/99) Assinale a opo correta:

a) Alm da aplicao da lei mais benfica, em se tratando de leis penais no tempo, afigura-se
razovel, segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, que se proceda combinao interpretativa de disposies da lei velha e da lei nova com o objetivo de assegurar a aplicao da lex mitior. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, constitucional a priso civil do devedor fiduciante. Segundo entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, inconstitucional disposio legal que vede a progressividade do regime de cumprimento da pena para crimes hediondos. A Constituio Federal admite a interceptao telefnica para fins de investigao criminal, administrativa ou parlamentar. A norma superveniente que amplie o prazo de prescrio tem aplicao imediata, independentemente dos reflexos que produza nas situaes concretas, por se tratar de norma de contedo processual.

b) c) d) e)

58) O dispositivo constitucional que assegura no haver crime sem lei anterior que o defina nem pena sem prvia cominao legal apresenta dois princpios importantes, a saber: a) b) c) d) e) Princpio de Individualizao da Pena e Princpio da Anterioridade. Princpio do Contraditrio e Princpio da Ampla Defesa. Princpio do Juiz Natural e Princpio da Legalidade. Princpio da Reserva Constitucional e Princpio da Anterioridade. Princpio da Legalidade e Princpio da Anterioridade da Pena.

59) O mandado de injuno, conforme previsto no texto constitucional:

a) Ser concedido para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou
b) c) d) e) habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. No autoriza o Poder Judicirio a suprir omisso legislativa ou regulamentar, editando ato normativo omitido, nem a ordenar, de imediato, ato concreto de satisfao do direito reclamado. Objetiva garantir o exerccio de direitos fundamentais de qualquer espcie, atravs de ordem judicial, impedindo que a autoridade pblica viole o texto constitucional. Pode ser impetrado somente diante de normas constitucionais de eficcia plena ou autoaplicveis. Somente poder ser impetrado perante o Supremo Tribunal Federal.

60) So excees ao flagrante delito e ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente os casos de priso por: a) b) c) d) e) deciso administrativa punitiva imposta ao servidor pblico civil ou militar. determinao do Ministro da Fazenda ao depositrio infiel. crime propriamente militar e transgresso militar. crimes inafianveis e imprescritveis. prtica de crimes hediondos.

61) (Assist. Jur. AGU/99) Assinale a opo correta: a) legtima a extradio de brasileiro naturalizado. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, legtima a extradio de portugus beneficiado com o estatuto da igualdade. c) A Constituio brasileira admite a extradio nos casos de crimes polticos ou de opinio. d) A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal admite a extradio de pessoas que enfrentam, nos pases requerentes, acusaes que podero acarretar a sua condenao pena de morte. e) O brasileiro naturalizado poder ser extraditado no caso de comprovado envolvimento em trfico de drogas. 62) (AFTN/96) Assinale a assertiva correta: a) O princpio da presuno de inocncia consagrado na Constituio no permite que se proceda o lanamento do nome do ru no rol dos culpados aps a sentena de pronncia no processo penal. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a escuta telefnica poder ser efetivada para fins de investigao criminal, desde que devidamente autorizada pelo juiz. c) O princpio da presuno de inocncia no compatvel com a priso cautelar. d) Nos termos da Constituio Federal, os direitos previstos em Tratado tm hierarquia constitucional. e) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o legislador ordinrio no pode, tendo em vista o princpio constitucional da individualizao da pena, estabelecer que determinados crimes sero submetidos exclusivamente a regime prisional fechado.

63) Analise a veracidade das frases: I- O Estado indenizar o condenado por erro judicirio. II- O sigilo das comunicaes telefnicas de carter absoluto. III- O Estado prestar assistncia jurdica gratuita para os que comprovarem pobreza somente nas aes penais. Esto corretas: a) b) c) d) e) I II III I e III I e II

64) (TRT/GO-90) Segundo a Constituio Federal: a) o princpio da igualdade de todos perante a lei impede que a lei favorea os mais pobres, visando reduzir as desigualdades sociais. b) o princpio da legalidade consiste em que ningum ser obrigado fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. c) o princpio da livre manifestao do pensamento protege o anonimato. d) o exerccio do direito de resposta pela vtima de ofensa contra a honra exclui a indenizao por dano material, moral ou imagem. e) a crena religiosa no motivo de privao de direitos, ainda que invocada por quem pretenda eximir-se de obrigao legal a todos imposta e se recuse a cumprir prestao alternativa fixada em lei. 65) (Assist. Jur. AGU/99) Assinale a opo correta: a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a proteo do direito adquirido impede mudanas no regime de um dado instituto jurdico. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, as leis de ordem pblica ho de respeitar o princpio do direito adquirido. c) O carter de garantia institucional que se atribui ao direito de propriedade impede qualquer alterao legislativa de seu contedo ou configurao. d) legtimo invocar direito adquirido contra alterao no estatuto da moeda. e) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, pode-se invocar legitimamente direito adquirido em face de mudana de um estatuto jurdico como, por exemplo, o Estatuto dos Servidores Pblicos. 66) Certo agente do poder pblico autoriza a instalao de obra potencialmente causadora de degradao do meio ambiente e da qualidade de vida local. Considerado ato lesivo, no caso ao patrimnio pblico, com a agravante de preceder quela instalao o desmatamento de grande rea verde necessria proteo do ecossistema, o instrumento legal adequado para proteger esse direito : a) O Interdito Possessrio.

b) O Habeas Data.
c) A Ao Cautelar. d) O Mandado de Injuno. e) A Ao Popular.

67) (TRT/ES-90) A Constituio Federal de 1988 veda: a) b) c) d) e) a inviolabilidade do sigilo da correspondncia. a livre locomoo. o direito de propriedade. a liberdade de conscincia e de crena. o anonimato e as associaes de carter paramilitar.

68) Assinale a opo correta: a) assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral. b) No ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. c) A pena ser cumprida em estabelecimentos distintos de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. d) s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. e) Todas as respostas esto corretas. 69) Assinale a opo correta: a) No h necessidade de autorizao expressa dos membros ou filiados para impetrao de mandado de segurana coletivo. b) imprescindvel que o paciente seja dotado de capacidade postulatria para impetrao de habeas corpus. c) Qualquer brasileiro, nato ou naturalizado, pode impetrar ao popular. d) A legitimidade ativa do habeas data no , em regra, personalssima. e) Havendo perempo, o Ministrio Pblico funcionar como substituto processual necessrio em qualquer das aes constitucionais. 70) Assinale a opo correta: a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, em se tratando de mandado de segurana coletivo impetrado por sindicato, indevida a exigncia de um ano de constituio e funcionamento, porquanto esta restrio destina-se apenas s associaes. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o direito adquirido oponvel a mudana de regime jurdico de servidor pblico. c) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a fixao do adicional de insalubridade em determinado percentual do salrio mnimo compatvel com o princpio da razoabilidade das leis e do devido processo legal. d) No entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal, a gratuidade do registro civil de nascimento e do assento de bito deve ser reconhecida, to-somente, aos pobres. e) O Supremo Tribunal Federal entende que a aplicao do Princpio da Verdade Real permite que, em ao de investigao de paternidade, o ru seja obrigado coleta de material para o exame de DNA. 71) Para proteger a liberdade ambulatorial utiliza-se: a) b) c) d) e) mandado de segurana. habeas corpus. habeas data. mandado de injuno. ao popular.

72) Assinale a opo incorreta: a) A Carta Federal, pois, em clusula que tornou juridicamente mais intenso o coeficiente de tutela dessa particular esfera de liberdade individual, assegurou, em benefcio de todos, a prerrogativa da inviolabilidade domiciliar. Sendo assim, ningum, especialmente a autoridade pblica, pode penetrar em casa alheia, exceto (a) nas hipteses previstas no texto constitucional ou (b) com o consentimento de seu morador, que se qualifica, para efeito de ingresso de terceiros no recinto privado, como o nico titular do direito de incluso e de excluso. b) A persecuo penal, cuja instaurao justificada pela suposta prtica de um ato criminoso, no se projeta e nem se exterioriza como uma manifestao de absolutismo estatal. De exerccio indeclinvel, a persecutio criminis sofre os condicionamentos que lhe impe o ordenamento jurdico. A tutela da liberdade, desse modo, representa uma insupervel limitao constitucional ao poder persecutrio do Estado. c) Se, no entanto, a prova penal incriminadora resultar de ato ilcito praticado por particular, e a res furtiva, por efeito de investigao criminal promovida por agentes policiais, for por estes apreendida, tambm aqui - mesmo no sendo imputvel ao Poder Pblico o gesto de desrespeito ao ordenamento jurdico, posto que concretizado por um menor infrator no remanescer caracterizada a situao configuradora de ilicitude da prova. d) O princpio da proporcionalidade no pode converter-se em instrumento de frustrao da norma constitucional que repudia a utilizao, no processo, de provas obtidas por meios ilcitos. Esse postulado, portanto, no deve ser invocado indiscriminadamente, ainda mais quando se acharem expostos a clara situao de risco os direitos fundamentais assegurados pela Constituio. e) Como se sabe, o processo penal condenatrio, em nosso ordenamento positivo, delineia-se como estrutura jurdico-formal em cujo mbito o Estado desempenha a sua atividade persecutria. Nele antagonizam-se exigncias contrastantes que exprimem uma situao de tenso dialtica configurada pelo conflito entre a pretenso punitiva deduzida pelo Estado e o desejo de preservao da liberdade individual manifestado pelo ru. 73) Assinale a opo correta: a) O princpio segundo o qual a fora probatria do inqurito policial se esgota com a apresentao da denncia constitui regra inafastvel em qualquer condio. b) No constitui prova ilcita a captao por meio de fita magntica de conversa entre presentes autorizada por um dos interlocutores, se realizada em legtima defesa. c) inconstitucional a priso civil do depositrio infiel em se tratando de alienao fiduciria em garantia. d) A existncia de outros processos penais sem trnsito em julgado contra o mesmo ru no pode ser apreciada como maus antecedentes por implicar violao do princpio da presuno de inocncia. e) A exigncia de comprovao de depsito como pressuposto de admissibilidade e garantia recursal afronta o princpio da ampla defesa e do contraditrio.

74) A respeito da classificao dos Direitos e Garantias Fundamentais, assinale a opo correta: a) Enquanto os direitos de prestao asseguram as liberdades constitucionais, os direitos de defesa buscam garantir condies materiais para o desfrute efetivo dessas mesmas liberdades. b) O trao caracterstico dos direitos de defesa est na exigncia por parte do Estado em conferir uma prestao positiva, um comportamento ativo, e no uma omisso. c) Os Direitos e Garantias Fundamentais possuem, dentre outras, as seguintes caractersticas: inalienabilidade, imprescritibilidade e petrificao. d) Os direitos de defesa vedam interferncias estatais no mbito de liberdade dos indivduos e, sob esse aspecto, constituem normas de competncia negativa para os poderes pblicos. e) Os Direitos e Garantias Fundamentais no podero ter como destinatrios pessoas jurdicas de direito pblico ou de direito privado. 75) Assinale a opo incorreta:

a) A clusula constitucional do due process of law encontra, no dogma da inadmissibilidade


processual das provas ilcitas, uma de suas mais expressivas projees concretizadoras, pois o ru tem o direito de no ser denunciado, de no ser processado e de no ser condenado com apoio em elementos probatrios obtidos ou produzidos de forma incompatvel com os limites tico-jurdicos que restringem a atuao do Estado em sede de persecuo penal. Qualifica-se como prova ilcita o material fotogrfico que, embora alegadamente comprobatrio de prtica delituosa, foi furtado do interior de um cofre existente em consultrio odontolgico pertencente ao ru, vindo a ser utilizado pelo Ministrio Pblico, contra o acusado, em sede de persecuo penal, depois que o prprio autor do furto entregou Polcia as fotos incriminadoras que havia subtrado. No contexto do regime constitucional brasileiro, no qual prevalece a inadmissibilidade processual das provas ilcitas, impe-se repelir, por juridicamente ineficazes, quaisquer elementos de informao, sempre que a obteno e/ou produo dos dados probatrios resultarem de transgresso, pelo Poder Pblico, do ordenamento positivo, notadamente naquelas situaes em que a ofensa atingir garantias e prerrogativas asseguradas pela Carta Poltica, mesmo que se cuide de hiptese configuradora de ilicitude por derivao. Para os fins da proteo constitucional a que se refere o art. 5, XI, da Carta Poltica, o conceito normativo de casa revela-se abrangente e, por estender-se a qualquer compartimento privado onde algum exerce profisso ou atividade (CP, art. 150, 4, III), todavia, no compreende os consultrios profissionais dos cirurgies-dentistas. Nenhum agente pblico pode ingressar no recinto reservado ao exerccio da atividade profissional, sem consentimento, exceto nas situaes taxativamente previstas na Constituio (art. 5, XI). A imprescindibilidade da exibio de mandado judicial revelar-se providncia inafastvel, sempre que houver necessidade, durante o perodo diurno, de proceder-se, no interior de local de trabalho, a qualquer tipo de percia ou apreenso de quaisquer objetos que possam interessar ao Poder Pblico, sob pena de absoluta ineficcia jurdica da diligncia probatria que vier a ser executada em tal local.

b)

c)

d)

e)

76) Em caso de HC preventivo, sendo deferido o pedido, expedir-se-: a) b) c) d) e) alvar de soltura. salvo-conduto. termo de compromisso. nota de culpa. alvar de autorizao.

77) O mandado de segurana coletivo a via processual adequada para: a) reprimir ou impedir danos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico e a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. b) defender os interesses de seus membros ou associados, por iniciativa de partido poltico ou de organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano. c) defender os interesses da comunidade, por iniciativa de qualquer dos seus membros no gozo de seus direitos cvicos e polticos, com finalidades preventivas e repressivas da atividade administrativa lesiva ao patrimnio pblico. d) obter a anulao de atos ou contratos administrativos lesivos ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. e) assegurar o conhecimento de informaes constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico ou para a retificao de dados quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. 78) A expedio de certides pelas reparties pblicas para a defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal no est condicionada: a) b) c) d) e) ao pagamento de custas. ao pagamento de taxas. gratuidade. ao pedido por escrito do interessado. vontade do poder pblico.

79) O que casa no mbito do Direito Constitucional? a) b) c) d) e) O asilo inviolvel do indivduo. O asilo inviolvel do indivduo, admitidas as excees da Constituio. O asilo individual domiciliar do cidado. Uma das formas de designao da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. O Congresso Nacional.

80) Sobre os princpios constitucionais: I- Princpio do Juiz Natural II- Princpio da Presuno da Inocncia III- Princpio do Devido Processo Legal IV- Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa V- Princpio da Publicidade dos Atos Processuais ( ) Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. ( ) Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. ( ) Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. ( ) Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes. ( ) A lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade das partes ou o interesse social o exigirem. a) I, II, IV, V, III b) I, III, II, IV, V c) II, I, IV, III, V

d) II, III, I, IV, V e) V, III, II, IV, I

You might also like