You are on page 1of 8

O territrio e a sade coletiva: Aes de promoo, proteo, cuidado e de preveno em sade na perspectiva da integrao

Atribui-se Hipcrates (480 A. C.) os primeiros registros sobre a relao entre a doena e o local/ambiente onde ela ocorre. No seu livro Ares, guas e Lugares, alm de enfatizar a importncia do modo de vida dos indivduos ele analisou a influncia dos ventos, gua, solo e localizao das cidades em relao ao sol, na ocorrncia da doena (PESSOA, 1978; TROSTLE, 1986) A aproximao entre o saber mdico e a geografia, s foi impulsionada a partir do sculo XVI, com os grandes descobrimentos, que colocaram a necessidade de se conhecer as doenas nas terras conquistadas, visando proteo de seus colonizadores e ao desenvolvimento das atividades comerciais. Esse perodo corresponde ao predomnio da concepo

determinista da geografia sobre a relao homem/ natureza, de modo que as caractersticas geogrficas, principalmente o clima, eram colocadas como responsveis pela ocorrncia das doenas. Essa concepo favoreceu o nascimento da medicina tropical, especialidade mdica que adota a concepo de que parte das doenas infecciosas e parasitrias era especfica de uma faixa do globo terrestre, os trpicos, onde o clima quente debilitaria o organismo humano, expondo-o a estas enfermidades (PESSOA, 1978). Durante os dois sculos seguintes, predominaram na literatura mdica trabalhos eminentemente descritivos, destacando a influncia do meio ambiente sobre o homem. Nesse contexto a teoria da doena orientou epistemologicamente a concepo do espao em epidemiologia. (CZERESNIA, 2000)

Segundo Costa (1998), O espao geogrfico apresenta-se para a epidemiologia como uma perspectiva singular para melhor apreender os processos interativos que permeiam a ocorrncia da sade e da doena na coletividade. A epidemiologia visa identificar o padro geral de ocorrncia e os grupos sob risco, mediante a distribuio temporal, espacial e de atributos pessoais.

Possivelmente a primeira apreciao terica do conceito de espao aplicado epidemiologia foi feita por Pavlovsky(s/d), parasitologista russo, que, na dcada de 1930 introduz o conceito de foco natural de doena, associando sua existncia h um clima, vegetao, solo especficos e microclima favorvel nos lugares onde vivem recipientes de infeco,doadores e vetores. Nesse conceito o homem visto como vtima de uma doena pr-existente, sendo a ao humana desconsiderada. Mais adiante foram desenvolvidos estudos a partir da teoria de Pavlovsky, os quais dedicaram maior ateno influncia humana na transformao das paisagens geogrficas onde ocorrem as doenas. (CZERESNIA, 2000)

Rosicky (1967) destacou que desde os primrdios as atividades humanas influenciam diretamente na constituio de um foco natural, como o caso da agricultura e domesticao de animais. No mecanismo de produo de uma doena, o complexo patognico deve compreender o homem, o agente causal da doena, seus vetores e todos os seres que influenciam sua existncia. (SORRE, 1951, apud FERREIRA, 1991). O homem, porm, no apenas o habitante de um determinado lugar, mas tambm o produtor, o consumidor e membro de uma classe social, que ocupa um lugar especfico e especial no espao, e isto tambm define o seu valor (SANTOS,1993). Milton Santos conceitua espao como um conjunto indissocivel de sistemas de objetos e sistemas de aes... um conjunto de fixos e fluxos que interagem (SANTOS ,1996). Para ele, o espao aquilo que resulta da relao entre a materialidade das coisas e a vida que as animam e transformam. Um modo de utilizao do conceito de espao geogrfico est nas delimitaes poltico-administrativas, caracterizadas como territrio. O termo territrio vem de origem latina e significa terra pertencente a, ou seja, terri (terra) e torium (pertence a); a segunda definio associada, terreo-territor (aterrorizar- aquele que aterroriza) designou a concepo poltica de quem aterroriza para dominar e de quem aterrorizado pelo domnio de uma

determinada poro do espao (HAESBAERT, 2004; MESQUITA, 1995). A palavra foi inicialmente foi utilizado na Grcia para denominar as cidadesestados da Grcia clssica e na Itlia. (MESQUITA, 1995). Desde sua origem etimolgica at a prtica de seu uso, est diretamente relacionado com relaes de poder. Haesbaert (2004) nos aponta quatro vertentes utilizadas na Geografia: poltica, cultural, econmica e naturalista. O olhar poltico ou jurdico-poltico refere-se a um espao delimitado e controlado por relaes de poder, geralmente o poder do Estado, que busca organizar o territrio com determinada finalidade. A partir do olhar cultural ou simblico-cultural o territrio visto como produto da apropriao, da valorizao simblica de um grupo em relao ao espao vivido. (BARCELLOS E PEREIRA,2006) Na vertente econmica o territrio concebido enquanto dimenso espacial nas relaes econmicas. O territrio passa a existir quando versa em fonte de recursos, incorporado no debate entre classes sociais e na relao capital-trabalho. (BARCELLOS E PEREIRA,2006) O territrio que surge a partir da viso naturalista o que se baseia no entendimento exclusivo das relaes entre a sociedade e a natureza, seja ela entre o homem e o ambiente fsico ou da relao comparativa do comportamento do homem e dos animais para exercerem a territorialidade. (BARCELLOS ; PEREIRA,2006) Para aproximar-se da realidade vivida, temos a perspectiva integradora. Nela observa-se o territrio como revelador de parte ou de todas as dimenses sociais apresentadas anteriormente (poltica, cultural, econmica, naturalista). Nessa perspectiva o territrio fruto de uma relao complexa entre os processos sociais e o espao material. (BARCELLOS; PEREIRA, 2006). A anlise espacial urbana tem contribudo para subsidiar a tomada de decises para um melhor planejamento urbano, definindo polticas pblicas que regulem o uso e a ocupao desses espaos nas diversas reas, em especial na rea de sade. (SANTOS,2002) Deste modo, as divises territoriais utilizadas no SUS, tais como o municpio, o distrito sanitrio e a rea de abrangncia de servios de sade so reas de atuao, de carter administrativo, gerencial, econmico ou poltico.

Nesse espao tambm se constituem as redes de relacionamento humano (GIDDENS, 1989 apud BARCELLOS E PEREIRA,2006). Nesse contexto o conceito de rede inseparvel do de espao. Elas atravessam contextos socioculturais e materiais diversificados. Podem,assim, ser entendidas como espaos de circulao e difuso de agentes de doenas. (CZERESNIA, 2000) Sluzki (1997) apud Gutierrez; Minayo, 2008, (p. 15) define rede social como: [...] conjunto de seres com quem interagimos de maneira regular, com quem conversamos, com quem trocamos sinais que nos corporizam, que nos tornam reais A vivncia nas redes associa-se prpria constituio de uma identidade pessoal. As variveis de rede so consideradas por diversos autores como elementos fortemente associados sade, doena e cuidados. (Gutierrez; Minayo, 2008 ) Os Sistemas de Sade tambm se organizam sobre uma base territorial, o que significa que a distribuio dos servios de sade segue a uma lgica de delimitao de reas de abrangncia, que devem ser coerentes com os nveis de complexidade das aes de ateno. As diretrizes estratgicas do SUS (Lei 8080) tm uma forte relao com a definio do territrio. No municpio exercido o poder de deciso sobre a poltica de sade no processo de descentralizao. Nesse territrio, as prticas de sade avanam para a integrao das aes de ateno, promoo e preveno, de forma que as intervenes sobre os problemas sejam tambm sobre as condies de vida das populaes (MENDES, 1993). A organizao desses servios segue os princpios da regionalizao e hierarquizao, delimitando uma base territorial formada por agregaes sucessivas como a rea de atuao dos agentes de sade, da equipe de sade da famlia e a rea de abrangncia de postos de sade. Esse territrio muito mais que uma extenso geomtrica, tambm um perfil demogrfico, epidemiolgico, administrativo, tecnolgico, poltico, social e cultural que o caracteriza e se expressa num territrio em permanente construo (BARCELLOS, 2005). A intensidade de transformaes,

principalmente nos centros urbanos, propiciou novas elaboraes tericas

acerca do espao. A velocidade com que as redes interagem no espao uma das mais marcantes caractersticas ps-moderna. Esses eventos interferem nas relaes sociais, nos valores, nos

comportamentos,modos de viver e pensar. (CZERESNIA,2000) Reconhecer as caractersticas do espao deve ser uma apropriao do gestor de servios com vistas ateno, promoo e preveno, fruto de um conjunto de fatores que influenciam positiva ou negativamente no resultado final da qualidade dos servios de sade.

Referncia: BARCELLOS, C. et al. Identificao de locais com potencial de transmisso de dengue em Porto Alegre atravs de tcnicas de geoprocessamento. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38(3):246-250, mai-jun, 2005.

BARCELLOS, Christovam . Pereira, Martha Priscila Bezerra. O TERRITRIO NO PROGRAMA DE SADE DA FAMLIA. Hygeia, 2(2):47-55, jun 2006 BRANDO, Carlos Rodrigues (org). Territrios do cotidiano: uma

introduo a novos olhares e experincias. Porto Alegre/Santa Cruz do Sul -RS: Ed. UFRGS/ Ed. da UNISC, 1995. CZERESNIA, D. and RIBEIRO, A. M. O conceito de espao em epidemiologia: uma interpretao histrica e epistemolgica. Cad. Sade Pblica, vol.16, n.3, pp. 595-605,2000. ISSN 0102-311X. Disponvel em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v16n3/2947.pdf. Acesso em: 25 de mar. 2012.

COSTA A.I.P.;Natal D. Geographical distribution of dengue and socioeconomic factors in an urban locality in Southeastern Brazil. Revista de Sade Pblica 32: 232-236, 1998. FERREIRA, M. U. Epidemiologia, conceitos e usos: O complexo patognico de Max Sorre. Cadernos de Sade Pblica, 7:301-309,1991 . GUTIERREZ, D. M. D., Minayo, M.C. S. Famlia, redes sociais e sade: O imbricamento necessrio.V.8 Corpo, Violncia e Poder Florianpolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 HAESBAERT, R. O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004b, 400p.

Lei

8080

de

19/09/1990.

Disponvel

em

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf Acesso em: 28 maro de 2012. MENDES, E. V. Distritos Sanitrios: Processo Social de Mudanas nas Prticas Sanitrias para o Sistema nico de Sade. So Paulo: Hucitec Abrasco, 1993.

MESQUITA, Z. Do territrio conscincia territorial. In: MESQUITA, Zil;

PESSOA, S. Ensaios Mdicos Sociais. So Paulo: Cebes/Editora Hucitec, 1978.

ROSICKY, B. Natural foci of diseases. In: Infectious Diseases: Their Evolution and Erradicatio. (T. A. Cockburn, org.), Springfield: Charles C. Thomas. pp. 108-126, 1967 . SANTOS M. Por uma geografia nova: da crtica da geografia a uma geografia crtica. Edusp. So Paulo: 2002. PESSOA, S., 1978. Ensaios

Mdicos Sociais. So Paulo: Cebes/Editora Hucitec. SANTOS, M. A Natureza do Espao Tcnica eTempo, Razo e Emoo. So Paulo: Editora Hucitec, 1996.

S A N TOS, M. Espao do Ci d a d o. So Pa u l o : No b e l, 1993.

SORRE, M. A noo de gnero de vida e sua evoluo. In: Max Sorre: Geografia (J. F. Megale, org.), pp. 99-123, Rio de Janeiro: Editora tica. , 1984. . TROSTLE, J., 1986. Early work in antropology and epidemiology: from social medicine to the germ theory, 1840 to 1920. In: Anthropology and Epidemiology. (R. C. Janes; R. Stall & S. M. D. Gifford, eds.), pp. 35-57, Boston: Reidel Publishing Company

You might also like