You are on page 1of 4

Hrcules Anton de Almeida Juliano Moreira de Almeida Valquria Aparecida Delfino Emerson Bernardo Pereira Luciane Carreiro Vieira

Renata Boaventura Souza Douglas Carreiro Dutra Ernesto dos Santos Nogueira Neto Brbara Ingrith Nogueira Cavalheiro Tatiana Campos Esteves Regina Coeli Goulart da Silva Almeida (estagiria) Manoelina Aparecida de Brito (estagiria) Luiz Carlos Teobaldo de Almeida (estagirio) Anglica do Amaral Paiva (estagiria) Isabel Cristina dos Santos Nunes (estagiria)

HRCULES ANTON
ADVOGADOS

EXM. DR. JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE BARRA MANSA - RJ.

ADRIANO SANTINATO ARRUDA, nos autos da reclamao trabalhista que move em face de EXPRESSA ANDRESSA LOGISTICA LTDA, processo n 0001039-41.2011.5.01.0342, em trmite por esta douta Vara, por sua advogada, vem a V. Ex., apresentar aditamento a inicial, na forma que passa a aduzir: DO DANO MORAL: O autor trabalha como motorista h mais de 10 (dez) anos e por estar constantemente na estrada, sempre ajudou e foi ajudado por outros colegas de profisso, mas no perodo em que prestou servios para a r sempre laborou com zelo e dedicao, sem qualquer atitude que pudesse desabonar sua conduta. Ocorre que o autor foi colocado de frias pela reclamada, mas no pode usufruir a mesma e teve que continuar trabalhando por determinao da empresa, no obstante no concordar, pois pretendia fazer uma cirurgia e em razo disso, no foi possvel. No ms de maio de 2011, certo dia, o autor estava indo para o Rio de Janeiro e ajudou a socorrer um outro motorista que estava com problemas no seu caminho e aps uma hora, chegou o Sr. Gerson e ligou para a reclamada e solicitou o bloqueio do caminho e logo em seguida, foi at Seropdica chamar a Policia Federal para registrar uma ocorrncia de furto, levando o autor e outro motorista para o posto da Policia, que no quis fazer a ocorrncia.
pdfMachine BARRA MANSA: Av. Joaquim Leite, 619, 2 andar-Centro Tel.: (0xx24) 3323-2827 3323-4705 3324-5043 RESENDE: that produces quality PDF files with ease! A pdf writer Rua Prefeito Ferraiolo, 11, 2 andar Centro Tel.: (0xx24) 3354-6072 e-mail: integrity of your original documents. Compatible across Produce quality PDF files in seconds and preserve theherculeseadvogados@hotmail.com nearly all Windows platforms, simply open the document you want to convert, click print, select the Broadgun pdfMachine printer and thats it! Get yours now!

Assim, o Sr. Gerson os levou para a delegacia de policia da cidade de Itagua, entrando na sala apenas o Sr. Gerson, que deixou o autor e o outro motorista esperando por aproximadamente uma hora e aps, foi feito o registro de ocorrncia de furto. O autor foi deixado pelo Sr. Gerson em Itagua sem nenhum recurso ou meio para retornar, somente conseguindo retornar no dia seguinte. O autor esclareceu que estava apenas ajudando um colega de profisso que estava em apuros, no tendo cometido nenhuma falta grave, mas o Sr.Gerson de forma rspida respondeu: no quero nem saber, voc est roubando a empresa e pronto. Diante da situao de desespero que se encontrava, o autor ligou para a reclamada e conversou com a Sra. Odete, que lhe informou que no tinha conhecimento do que estava acontecendo e alegou que para a empresa, o autor estava de frias, devendo retornar ao final da mesma e quando o autor retornou das supostas frias, foi chamado pela mesma funcionria, alegando que o que ele havia feito era grave e que a diretoria da empresa determinou que ele fosse demitido por JUSTA CAUSA. , indubitvel que a atitude da r ato discriminatrio e atentador da moral, em face da sua causa e efeito, gerando leso ao patrimnio subjetivo do empregado, mormente pela revolta e descrena em face do ilcito procedimento, implicando em sofrimento em ter que cumprir ordens sabendo do risco a que estava exposto. O procedimento ilegal do ru, em acusar a reclamante de furto, afronta a honra e a dignidade do trabalhador. Assim, torna-se o empregador obrigado a indenizar a autora alm dos direitos trabalhistas, o dano moral decorrente da ilcita atitude. A Constituio Federal expressamente dispe: Art. 5 - ... X - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. (. . .) A Constituio Federal transparente no sentido de tutelar e tornar inequvoco o propsito de proteger especificadamente cada um daqueles valores, componentes do DIREITO DA PERSONALIDADE, ou seja a imagem, a honra, a intimidade e vida privada. So DIREITOS DA PERSONALIDADE e, como tais, no esto circunscritos apenas integridade fsica do cidado, mas, sobretudo, abrangentes da integridade psquica, mental, moral e tica da pessoa, visto que no conceito integridade da pessoa esto todas as dimenses antropolgicas, a fsica, a racional, desdobrada esta tambm nos seus contedos ticos mais amplos, inclusive quanto esfera dos conceitos de
pdfMachine A pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, simply open the document you want to convert, click print, select the Broadgun pdfMachine printer and thats it! Get yours now!

valor positivo que o indivduo pretende manter diante dos outros ou da sua prpria conscincia: honra, no seu sentido mais amplo. (Comentrios a Constituio Federal, 1 Volume, pg. 36 Eugnio Haddock Lobo e Jlio Csar do Prado Leite Edies Trabalhistas, 1989). A lio de Pinho Pedreira, in artigo publicado na revista LTr A REPARAO DO DANO MORAL NO DIREITO DO TRABALHO, 55 1991 VOL. I, pg. 558, transparente: J vimos que a reparao do dano extrapatrimonial , hoje, no Brasil, imposio constitucional e que dessa imposio no est escutado o Direito do trabalho, com o qual ela combina mais do que com qualquer outra disciplina jurdica. Aplica-se em nosso Pas, quanto aos perodos pr-contratual e contratual da relao do empregado, tudo quanto sobre elesexpusemos. No tocante ao perodo ps-contratual as indenizaes tarifadas (indenizao de antigidade e pela ruptura antes tempus e injustificada do contrato de trabalho) no cobrem dano moral algum, pois o dano moral s passou a ser reparvel no Brasil depois da vigncia da Constituio de 1988, salvo as raras excees previstas em Lei, nenhuma das quais concernentes resciso do contrato de trabalho. O FGTS no tem natureza indenizatria e se tivesse nenhum dano moral repararia pelos mesmos motivos por que no o reparam as indenizaes, mesmo porque na vigncia da Nova Carta no lhe foi acrescentado, nem s indenizaes, um plus correspondente ao dano moral. Logo tambm ele no excluente da indenizao por dano moral sofrido pelo trabalhador, assegurada na Constituio.Assim, no cabe a indenizao por dano extrapatrimonial nas despedidas puras, em que o empregador exerce normal e licitamente o seu direito de dispensa, mas ela devida naquelas outras hipteses em que acumula declarao de resciso do contrato de trabalho um ilcito contratual, extracontratual ou uma atitude abusiva (Vasquez Vialard), ocasionadora de um prejuzo moral ao empregado. Em outras palavras, uma atuao excessiva (Martonelli) (grifamos) JOO ORESTE DALAZEN, in artigo SOBRE INDENIZAO CIVIL DE EMPREGADO E EMPREGADOR POR DANO PATRIMONIAL OU MORAL, ressalta que o direito indenizao pelo dano moral, no ordenamento jurdico brasileiro, deflui, antes de mais nada, de duas normas constitucionais expressas: art. 5, incisos V e X da CF/88. Mas tambm tem arrimo nos arts. 159 e 1.518, do nosso vestusto Cdigo Civil, na medida em que impem o dever de indenizar no apenas quele que causar prejuzo (material) como tambm quele que violar direito de outrem.
pdfMachine A pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, simply open the document you want to convert, click print, select the Broadgun pdfMachine printer and thats it! Get yours now!

Obviamente, o Direito do Trabalho no refratrio aplicao dessas normas, seja em face da amplitude e generalidade dos preceitos constitucionais em tela, seja porque as normas do Cdigo Civil tm plena incidncia no que no conflitarem com princpios bsicos do Direito do Trabalho (art. 8, nico da CLT). A Constituio Federal vigente (art. 5, inciso X), pondo fim controvrsia jurisprudencial, inclinou-se no sentido da reparabilidade dos danos morais, ao resguardar a inviolabilidade, intimidade, vida privada, honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao, sem fazer qualquer distino quanto ao ramo jurdico onde esse tipo de agravo poder ocorrer na inter-relao social. Observa-se que a condenao do dano moral deve representar dupla funo, satisfativa-punitiva. SATISFATIVA, AO NO COMPENSAR APENAS A AFLIO, ANGSTIA E A DOR DO LESADO, MAS TAMBM A PUNITIVA, PARA SERVIR DE PENA AO OFENSOR, ALERTANDO-O DE QUE A PRTICA DO GNERO NO DEVER SE REPETIR. Ex positis, a reclamada torna-se obrigada a indenizar os danos morais, que ora vindica na importncia correspondente a CINQUENTA vezes a maior remunerao devida. Assim, ratificando os demais pedidos da exordial, RECLAMA - Indenizao por DANO MORAL, no valor correspondente a CINQUENTA vezes a maior remunerao devida. Por derradeiro, requer a notificao da r, para, querendo, contestar a inicial e o presente aditamento, sob pena de confisso e revelia, e para tanto fornece cpias da inicial e do presente. P. deferimento. Barra Mansa, 09 de abril de 2012.

LUCIANE CARREIRO VIEIRA OAB-RJ. 106.018

pdfMachine A pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, simply open the document you want to convert, click print, select the Broadgun pdfMachine printer and thats it! Get yours now!

You might also like