You are on page 1of 4

Programa de Desenvolvimento Profissional

Ao Farmacutico

Boletim

Nmero 26 | Ano 5 Dezembro | Janeiro 2012

GlAuComA

O glaucoma , segundo dados da Organizao Mundial de Sade, a segunda causa de cegueira no mundo (12,3%). Neste boletim, iremos abordar suas causas, seus sintomas e tratamentos.

o que Glaucoma?
uma patologia que atinge o nervo ptico e provoca a perda de clulas da retina responsveis por enviar os impulsos nervosos ao crebro. A presso intraocular um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, no existindo, porm, uma relao direta entre um determinado valor da presso intraocular e o aparecimento da doena, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com presses relativamente baixas, outra pode ter presso intraocular elevada durante anos sem apresentar leses. Se no for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco ptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Causas
O aumento da presso intraocular a principal causa de glaucoma, porm, no a nica. Entre a crnea e o cristalino, existe uma cavidade que preenchida com um lquido chamado humor aquoso. O humor aquoso constantemente produzido e drenado, de modo que o seu volume e presso se mantm constantes. Quando ocorre algum distrbio nesse ciclo, seja por aumento da produo do humor aquoso ou por uma diminuio da sua drenagem, o aumento de lquido nesta cavidade causa um aumento da presso intraocular.
Fluxo do humor aquoso

Canal de drenagem

Para voc, s o melhor.

Material destinado a profissionais de sade habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos.

Programa de Desenvolvimento Profissional

Ao Farmacutico
Fatores de risco para desenvolver o Glaucoma

Boletim

O glaucoma pode afetar a todos, porm, aqueles que possuem uma ou mais das caractersticas descritas a seguir apresentaro maior risco de desenvolver a doena: Presso intraocular elevada; Hipertensos; Idade acima de 35 anos; Graus elevados de miopia; Raa negra; Histrico familiar de glaucoma; Longo tratamento com esteroides; Diabticos.

Quais os tipos de Glaucoma?


Glaucoma de ngulo Aberto em geral, no apresenta sintomas. O paciente no sente dor e perde lentamente a viso, percebendo a perda quando o nervo ptico j est bastante lesado. Devido ausncia de sintomas, a melhor forma de diagnstico desse tipo de glaucoma o exame ocular peridico. Glaucoma de ngulo Fechado ocorre quando o sistema de drenagem bloqueado, geralmente pela ris, e o lquido no consegue penetrar na rede trabecular para ser drenado. O paciente apresenta dores de to forte intensidade na cabea e no olho, que chegam at a provocar vmitos e reduo da viso. A presso intraocular torna-se muito elevada e pode lesar o nervo ptico de forma rpida e agressiva. Este o quadro de uma crise de glaucoma agudo, uma emergncia oftalmolgica que, se no tratada rapidamente, leva perda visual irreversvel, parcial ou mesmo total, em questo de horas. Glaucoma Congnito caracterizado pela m formao no sistema de drenagem do humor aquoso que ocorre em recm-nascidos e crianas. A criana apresenta lacrimejamento, dificuldade em tolerar a claridade, perda do brilho da regio da ris que passa a aparentar uma colorao azulada opaca e aumento do volume do globo ocular. Glaucoma Secundrio o aumento da presso intraocular ocorre aps doenas inflamatrias, catarata avanada, alterao dos pigmentos naturalmente existentes dentro dos olhos, hemorragia e obstruo de vasos intraoculares. Outra importante causa de glaucoma secundrio o uso de colrios de corticoide por tempo prolongado sem indicao e/ou acompanhamento do mdico oftalmologista.

Quais so os sintomas?
uma patologia assintomtica no incio. A perda visual s ocorre em fases mais avanadas e compromete primeiro a viso perifrica. Depois, o campo visual vai se estreitando progressivamente at transformar-se em viso tubular. Sem tratamento, pode levar cegueira. Os sinais da doena s vo surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente apresenta cefaleia, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa.

Para voc, s o melhor.

Programa de Desenvolvimento Profissional

Ao Farmacutico
Como feito o tratamento farmacolgico?
H 3 tipos de tratamento: o uso de colrios, aplicaes de laser e cirurgia. o uso de medicamentos (colrios) o tipo de tratamento inicial mais frequente. O objetivo reduzir a presso intraocular, seja pela diminuio da produo do humor aquoso, seja pelo aumento da sada desse lquido. Dessa forma, haver proteo do nervo ptico e, em consequncia, a manuteno da viso do paciente.

Boletim

Presso intraocular

Tratamento medicamentoso
Classe teraputica
a2- agonistas adrenrgicos

mecanismo de ao
Reduo da produo de humor aquoso e aumento de escoamento pela via veo-escleral Aumento do escoamento pela via trabecular

Substncia
tartarato brimonidina 0,1-0,2%

Nome comercial
Alphagan

Colinrgicos

cloridrato de pilocarpina (1 a 4%)

Pilocan, Pilosol

maleato de timolol (0,1-0,5%) b-Bloqueador Adrenrgico Reduo da produo do humor aquoso cloridrato de betaxolol (0,5%)

Timoptol, Timoptol XE,Nyolol, Glaucotrat, Glautimol, Tenoftal,Timoneo, Betoptic, Betoptic S, Presmin

Inibidores da anidrase carbnica tpicos

Reduo da produo do humor aquoso

cloridrato de dorzolamida 2% brinzolamida 1%

Ocupress, Trusopt Azopt

Inibidores sistmicos da anidrase carbnica

Reduo da produo do humor aquoso

acetazolamida

Diamox

Anlogos das prostaglandinas

Aumento do escoamento pela via veo-escleral

latanoprosta 0,005% travoprosta 0,004% bimatoprosta 0,03%

Xalatan Travatan Lumigan

Para voc, s o melhor.

Programa de Desenvolvimento Profissional

Ao Farmacutico

Boletim

Aplicaes de laser (trabeculoplastia) aumenta a drenagem do humor aquoso, reduzindo a presso intraocular. Nesse procedimento, o mdico oftalmologista utiliza o laser para realizar pequenas queimaduras na rede trabecular e estimular o funcionamento do sistema de drenagem. O efeito do laser no imediato. O mdico precisar de quatro a seis semanas, pelo menos, para obter a reduo da presso intraocular. Cirurgia (trabeculectomia) aps a cirurgia, quando a presso intraocular aumenta, o humor aquoso desloca-se para um novo compartimento parecido com uma bolha, evitando que o nervo ptico seja lesado. Outra alternativa a ciclofotocoagulao endoscpica com laser, em que utilizado um equipamento que contm, numa mesma sonda, uma fibra ptica para visibilizao das estruturas intraoculares, uma fonte de iluminao e um laser. Atravs desses recursos, so feitas queimaduras na regio produtora do humor aquoso, o epitlio ciliar secretor, visando diminuio da produo desse lquido.
Medley 2012. Marca Registrada. GNRC Ao FARMACeutiCo boletiM NR 26 CD.: 50803515 14/03/2012.

Dicas Ao Farmacutico
muito importante orientar o seu paciente a seguir o tratamento de acordo com a orientao mdica, respeitando a posologia e o perodo de tratamento. Se durante o tratamento ele apresentar algum tipo de reao adversa, deve relat-la ao mdico. Oriente-o a no interromper o tratamento sem orientao mdica e a realizar consultas com regularidade ao oftalmologista, pois o diagnstico precoce do glaucoma fundamental para o controle da doena.

Referncias:
www.sbglaucoma.com.br/pdf/consenso03.pdf acesso em 16/11/2011 www.cbo.com.br/pacientes/doencas/doencas_glaucoma.htm acesso em 16/11/2011 www.lotteneyes.com.br/patologias-glaucoma acesso em 16/11/2011 Flammer, J. Glaucoma: guia de pacientes, introduo para profissionais da sade, referncia para informaes rpidas. 2 edio. Rio de Janeiro: Cultura Mdica, 2005. http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/doencas/glaucoma acesso em 07/12/2011

Elaborado por:
Michele Bellotti - CRF-SP 51.788-SP Para saber mais, acesse: www.aofarmaceutico.com.br Medley / Uma empresa do grupo Sanofi.

Para voc, s o melhor.

You might also like