You are on page 1of 3

A Crise da Antropologia

A Antropologia a cincia que tem como objeto o homem em sua totalidade. Todavia, nem sempre foi assim.

Embora o homem em todas as culturas e em todas as pocas sempre tenha se dedicado observao dos semelhantes, nunca o fez de forma cientfica (LAPLANTINE, 2003).

A Antropologia surgiu no sc. XVIII. No seu incio, era um instrumento de justificao da suposta superioridade europia. Para legitimar a colonizao, era preciso afirmar que, na verdade, no se estava expropriando os povos nativos, mas sim os ajudando a evolurem do estgio primitivo (inferior) em que se encontravam para o civilizado (superior), que era o em que estava a Europa (ARAJO, 20--). No era um ato de barbrie dizimar e aculturar civilizaes inteiras, mas sim um ato de caridade. E, para justificar essa monstruosidade-caridade, a Antropologia era o instrumento ideal.

Em vista desse objetivo em princpio , o seu objeto, que era emprico (no fugindo moda positivista), possua cinco principais caractersticas (LAPLANTINE, 2003).

A primeira que deveriam ser sociedades longnquas. Os europeus no pensavam em estudar a si mesmo (pois achavam que j se conheciam muito bem) nem aqueles que j tiveram contato com eles. O objetivo era estudar o homem em seu estado considerado por eles como primitivo.

A segunda que essa sociedade (numa viso inglesa) ou cultura (numa viso americana) deveria ter dimenses restritas, para que o estudo fosse possvel.

A terceira que essa sociedade tivesse pouca interao com outras, pois como j destacado ela teria que estar no estado mais primitivo possvel.

A quarta a tecnologia incipiente.

E a quinta que a diviso do trabalho aqui empregada no sentido proposto Smith (1996) fosse a menor possvel; noutras palavras, que houvesse amenor especializao possvel.

Acreditava-se, tambm, que o estudo aprofundado dessas sociedades consideradas simples ajudaria a compreender as consideradas complexas, pois aquelas seriam o prottipo dessas.

Essa caracterizao, de certa forma, teve certa utilidade. Isso porque possibilitou diferenciar a Antropologia das demais cincias e separar o seu objeto do seu sujeito. A Fsica tem essa separao fundada na natureza do sujeito e do objeto. A histria, no tempo. E a Antropologia em seu incio , na geografia.

Todavia, no sc. XX, ocorreu o que Mercier (1966 apud LAPLANTINE, 2003) denominou a morte do primitivo. O desenvolvimento dos transportes e das comunicaes, alimentado pela nsia do capitalismo industrial que se unira ao capital e comeara a produo em massa, necessitando assim, de mais mercados , revolucionou, minimizando, os conceitos de espao e de tempo. Assim, os povos ditos primitivos j haviam entrado em contato mais estreito e profundo com os ditos civilizados; no podendo, doravante, serem denominados primitivos.

Logo, perdeu a Antropologia o seu objeto. Essa cincia passa, j no seu incio, por sua maior crise. O que fazer?

Laplantine (2003) apresenta trs alternativas.

A primeira a efetiva morte da Antropologia como cincia. Perdendo o seu objeto, ela passaria a ser um tipo de sociologia, denominada Sociologia Comparada.

A segunda adotar como objeto o campons este selvagem de dentro (LAPLANTINE, 2003, p. 8) , cuja cultura e organizao social so mais simples que a do homem urbano. Sob essa tica, a Antropologia continuaria sendo a mesma, passando apenas a adotar um novo e mais complexo objeto.

A terceira, que foi a adotada prevalecendo ainda nos dias atuais , o que se denomina uma abordagem epistemolgica constituinte (LAPLANTINE, 2003, p. 8). Essa se caracteriza por trs idias centrais: o homem estudado em toda a sua integralidade (em todas as sociedades, em todas as pocas, em todos os estados e em todas as latitudes); o seu mtodo o comparativo; e, por fim, o princpio que a rege o da alteridade.

Assim, firma-se a Antropologia, resolvendo definitivamente a sua crise. No se confunde com a Histria, pois no limitada pelo tempo; com a Sociologia, pois no se restringe sociedade; e, muito menos, Psicologia, pois no estuda apenas a psique humana.

Debrua-se ela sobre o homem em sua totalidade, utilizando-se dos conhecimentos como matria prima para produzir o seu das demais cincias. por isso que Laplantine (2003) destaca que, dentre muitas, h cinco principais reas na Antropologia: (1) a biolgica, que trata da relao da gentica com o meio e de como isso influencia a cultura; (2) a pr-histrica, que se utiliza da Arqueologia e busca reconstituir as sociedades desaparecidas; (3) a lingustica, que se ocupa das formas de comunicao e de como essas influenciam e so influenciadas pela cultura; (4) a psicolgica, que se debrua sobre os processos psquicos e sobre como esses influenciam o indivduo e a sociedade; e, por fim, a (5) etnolgica, que consiste no estudo antropolgico da cultura e da sociedade.

You might also like