You are on page 1of 7

ATPS - Gesto de Projetos

Etapa 01
Natureza de um Projeto / Desenvolvimento do Conceito
O que projeto? um trabalho ou servio que traz um resultado. O que Portfolio? um conjunto de projetos ou programas agrupados para facilitar o gerenciamento e a coordenao do trabalho de modo a potencializar o alcance dos objetivos estratgicos. O que so Programas? um grupo de projetos que necessitam ser gerenciados de um modo coordenado para se obter benefcios que no seriam alcanados se gerenciados individualmente. Muitos programas tambm incluem elementos de operaes rotineiras (trabalhos repetitivos). O que Subprojeto? - Representa uma subdiviso gerencivel de um projeto; - Geralmente utilizado para subdividir o projeto em subcontrataes, servio externo ou rea funcional da organizao; - Tambm utilizado para administrao de projetos por fases. Como surgem os projetos? Por necessidade estratgica (Permanncia, expanso, etc.), surgimento por encomenda, necessidade legal (desenvolvido por leis e regulamentos ditados por rgos pblicos), pesquisa cientifica, inovao tecnolgica, invenes, etc. Como desenvolver um projeto com sucesso? Fatores Primrios: - Entregar o projeto dentro do prazo; - Entregar o projeto dentro do oramento; - E no nvel de qualidade desejado e/ou exigido.

Fatores secundrios: - Aceitao pelo cliente; - O cliente concorda com a utilizao de seu nome como referncia; - Sucesso financeiro assegurado; - Alinhamento estratgico do projeto; - Atender as normas de sade e segurana; - Atender as protees ambiental adequada; - Reputao da empresa; - Conduta tica. Fatores crticos de sucesso (aspectos indispensveis para atender o cliente): - Cumprimento da programao; - Atendimento do oramento; - Concretizao da qualidade; - Convenincia e oportunidade da assinatura do contrato; - Cumprimento do processo de controle da mudana; - Controle dos aditivos ao contrato. KPI Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho): Formas de medir a qualidade do processo: - Utilizao da metodologia de gesto de projetos (melhores prticas); - Estabelecimento dos processos de controle; - Uso de indicadores; - Qualidade dos recursos aplicados X Qualidade dos recursos planejados; - Envolvimento do cliente; - Controle dos aditivos ao contrato. Ciclo de vida do projeto A organizao ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligaes adequadas com as operaes em andamento da organizao executora. Coletivamente, essas fases so conhecidas como o ciclo de vida do projeto. O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o incio de um projeto ao seu final.

Os ciclos de vida do projeto geralmente definem: - Que trabalho tcnico deve ser realizado em cada fase (por exemplo, em qual fase deve ser realizado o trabalho do arquiteto?); - Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega revisada, verificada e validada; - Quem est envolvido em cada fase (por exemplo, a engenharia simultnea exige que os implementadores estejam envolvidos com os requisitos e o projeto); - Como controlar e aprovar cada fase. Gerente de Projetos O gerente de projetos a pessoa responsvel pela realizao dos objetivos do projeto. Gerenciar um projeto inclui: - Identificao das necessidades; - Estabelecimento de objetivos claros e alcanveis; - Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo; - Adaptao das especificaes, dos planos e da abordagem s diferentes preocupaes e expectativas das diversas partes interessadas. Perfil do Gerente de Projetos - Lder; - Comunicativo; - Negociador; - Solucionador de Problemas; - Influenciador; - Motivador.

Nome do Projeto: Toyo Yokohama Automveis


1-) Qual a descrio do projeto proposto no desafio? O projeto em pauta uma revendedora de veculos 0km e semi novos. 2-) Quais os resultados esperados pelo grupo, com a execuo desse projeto? Pretende comercializar automveis atendendo a todo o mercado consumidor de bens automotivos, aprimorando constantemente a equipe de colaboradores com foco na satisfao do cliente com comprometimento no relacionamento comercial e no resultado de todos os envolvidos, oferecendo produtos de primeira qualidade. 3-) Baseando-se nos resultados esperados pelo grupo, qual seria o melhor resultado? No trmino do projeto atender com sucesso s necessidades do cliente e das partes interessadas. 4-) Quanto tempo o grupo levar para montar e executar esse projeto? De acordo com a burocracia para adquirir a documentao junto aos respectivos rgos, contratao e treinamento de funcionrios e aquisio de veculos para revenda o tempo para concluir e executar esse projeto ser de aproximadamente 6 meses. 5-) Quanto custar esse projeto? Aproximadamente R$ 600.000,00. Que se refere as instalaes em uma rea 400m2, aquisio de 30 veculos, computadores, mveis, telefone e contratao de mo de obra. 6-) Quais so os possveis parceiros/patrocinadores desse projeto? Capital prprio e financiamento para pequenas empresas.

Etapa 02 Avaliao de Viabilidade e Risco


O que risco? um evento ou condio incerta que, caso ocorra, tem um efeito positivo ou negativo ao projeto. O risco do projeto um evento ou condio incerta que, se ocorrer, ter um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, escopo ou qualidade (ou seja, em que o objetivo de tempo do projeto a entrega de acordo com o cronograma acordado; em que o objetivo de custo do projeto a entrega de acordo com o custo acordado, etc.). Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, um ou mais impactos. O evento de risco que a agncia responsvel por conceder a autorizao pode levar mais tempo que o planejado. Se qualquer um desses eventos incertos ocorrer, poder haver um impacto no custo, cronograma ou desempenho do projeto. As condies de risco podem incluir aspectos do ambiente da organizao ou do projeto que podem contribuir para o risco do projeto. O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificao, anlise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos so aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. Os processos de gerenciamento de riscos do projeto incluem os seguintes: - Planejar o gerenciamento dos riscos - O processo de definio de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto; - Identificar os riscos - O processo de determinao dos riscos que podem afetar o projeto e de documentao de suas caractersticas; - Realizar a anlise qualitativa dos riscos - O processo de priorizao dos riscos para anlise ou ao adicional atravs da avaliao e combinao de sua probabilidade de ocorrncia e impacto; - Realizar a anlise quantitativa dos riscos - O processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados, nos objetivos gerais do projeto; - Planejar as respostas aos riscos - O processo de desenvolvimento de opes e aes para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaas aos objetivos do projeto;

- Monitorar e controlar os riscos - O processo de implementao de planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificao de novos riscos e avaliao da eficcia dos processos de tratamento dos riscos durante todo o projeto. Esses processos interagem entre si e tambm com processos de outras reas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforo de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, com base nas necessidades do projeto. Ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e tambm em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases. Um planejamento cuidadoso e explcito aumenta a possibilidade de sucesso dos outros cinco processos de gerenciamento de riscos. O planejamento do gerenciamento de riscos o processo de decidir como abordar e executar as atividades de GRP. O planejamento importante para garantir que o nvel, tipo e visibilidade do gerenciamento de riscos estejam de acordo com o risco e a importncia do projeto em relao organizao, para fornecer tempo e recursos suficientes para as atividades de gerenciamento de riscos e para estabelecer uma base acordada de avaliao de riscos. Possveis apresentar: - Atraso na documentao dos rgos responsveis; - Falta de mo de obra qualificada; - Atraso da entrega do produto na loja; - Atraso na entrega do produto ao cliente. O que fazer para evitar os riscos? - Iniciar rapidamente o processo para aquisio da documentao necessria e o processo de seleo de mo de obra e, capacitar os envolvidos; - Negociao com cliente e fornecedores afim de evitar que h prejudicados no meio; - Estabelecer e ter em mente os objetivos a serem atendidos; - Ter conhecimento sobre o assunto principalmente; - Obter conhecimento necessrio antes da implantao do projeto, atravs de pesquisas para identificar possveis problemas; - Contratar colaboradores eficientes no ramo se possvel polivalentes isso reduz custos; riscos que o Projeto Toyo Yokohama Automveis pode

- Divulgao do projeto; - Buscar inovaes e a qualidade sempre; - Respeitar prazos e entregas dos pedidos.

You might also like