You are on page 1of 12

1. Introduo O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrolgico relativo ao deslocamento das guas sobre a superfcie do solo.

de fundamental importncia para o projeto de obras de engenharia, imensionadas de modo a suportar as vazes mximas decorrentes do escoamento superficial. Avaliando o ciclo hidrolgico, espera-se que uma parte do volume total precipitado seja interceptada pela vegetao, enquanto o restante atinge a superfcie do solo provocando o umedecimento dos agregados do solo e reduzindo suas foras coesivas. Com a continuidade da ao das chuvas, ocorre a desintegrao dos agregados em partculas menores. A quantidade de solo desestruturado aumenta com a intensidade da precipitao, a velocidade e tamanho das gotas. Alm de ocasionar a liberao de partculas, que obstruem os poros do solo, o impacto das gotas tende tambm a compactar esse solo ocasionando o selamento de sua superfcie e, conseqentemente, reduzindo a capacidade de infiltrao da gua. O empoamento da gua, nas depresses existentes na superfcie do solo, comea a ocorrer somente quando a intensidade de precipitao excede a velocidade de infiltrao, ou, quando a capacidade de acumulao de gua no solo for ultrapassada. Esgotada a capacidade de reteno superficial, a gua comear a escoar. Associado ao escoamento superficial, ocorre o transporte de partculas do solo que sofrem deposio somente quando a velocidade do escoamento superficial for reduzida. Alm das partculas de solo em suspenso, o escoamento superficial transporta nutrientes qumicos, matria orgnica, sementes e defensivos agrcolas que, alm de causarem prejuzos diretos produo agropecuria, tambm causam poluio dos cursos de gua.

2. Processo fsico associado ao escoamento superficial Estimativas das vazes mximas de escoamento superficial so freqentemente necessrias, tanto em bacias hidrogrficas com ocupao agrcola, quanto em urbanas (BONTA e RAC, 1992). O dimensionamento de drenos, barragens e obras de proteo contra cheias e eroso hdrica requerem o estudo das precipitaes intensas, para obteno da altura da chuva de projeto, com a qual definida a vazo a ser utilizada. No projeto de estruturas de controle de eroso e inundao so necessrias, tambm, informaes sobre o escoamento superficial. Quando o objetivo reter ou armazenar toda gua, o conhecimento do volume escoado suficiente. Por outro lado, se o problema conduzir o excesso de gua de um lugar para outro, a vazo de escoamento superficial mais importante, particularmente a vazo correspondente a um determinado perodo de retomo (SCHWAB et al.,1966). O primeiro passo para determinar a descarga de projeto consiste em calcular a frao da precipitao que se transforma em escoamento superficial. A aplicao de mtodos empricos na predio do escoamento superficial, resultante de uma precipitao, pode ser considerada como uma primeira aproximao que deve ser corrigida posteriormente, com base na avaliao do sistema em operao (BELTRAN et al., 1988). Em bacias desprovidas de instrumentao, a determinao do escoamento superficial mais difcil e menos precisa do que em bacias instrumentadas. Estudo realizado pelo "Water Resources Council", citado por BONTA e RAO (1992), enfatiza a dificuldade na aplicao dos procedimentos a fim de estimar o escoamento superficial, visto a impreciso de alguns mtodos costumeiramente usados e a grande variabilidade na estimativa, que pode ser obtida por diferentes profissionais ao seguirem um mesmo procedimento. Nesta abordagem sobre o escoamento superficial ser considerada, exclusivamente, a anlise relacionada ao escoamento da gua sobre a superfcie do solo, antes de sua concentrao em cursos de gua.

2.1. Fatores que influem no escoamento superficial Agroclimticos - Quantidade, intensidade e durao da precipitao - Cobertura e condies de uso do solo - Evapotranspirao Fisiogrficos - rea, forma e declividade da bacia - Condies de superfcie - Tipo de solo - Topografia - Rede de drenagem - Obras hidrulicas presentes na bacia 2.2. Grandezas associadas ao escoamento superficial - Vazo: definida como o volume de gua que atravessa a seo transversal considerada por unidade de tempo. Geralmente expressa em m3s-1. A vazo mxima de escoamento superficial representa importante parmetro para os projetos de sistemas de drenagem, de obras para controle da eroso e cheias. Para adequado planejamento e manejo integrado de bacias hidrogrficas, toma-se fundamental o conhecimento sobre as vazes mxima, mdia e mnima, para as freqncias de interesse. - Coeficiente de escoamento superficial: representa a relao entre o volume que escoa sobre a superfcie do terreno e o volume precipitado. expresso pela equao: C=Volume de agua escoado superficialmente/Volume precipitado

- Tempo de concentrao (tc) : tempo que a gua que cai ponto mais remoto da seo considerada leva para atingir essa seo, ou seja, o tempo necessrio para que toda a bacia contribua com escoamento superficial na seo considerada. - Perodo de retorno (T): perodo de tempo mdio, expresso em anos, em que um determinado evento igualado ou superado pelo menos uma vez.

3. ESCOAMENTO PERMANENTE. Neste tipo, a velocidade e a presso em determinado ponto, no variam com o tempo. A velocidade e a presso podem variar do ponto 1 para o ponto 2, mas so constantes em cada ponto imvel do espao, a qualquer tempo. O escoamento permanente tambm chamado de estacionrio e diz que a corrente fluida estvel. Nele a presso e a velocidade em um ponto A (x,y,z) so funes das coordenadas desse ponto (no dependem do tempo).

p/t=0

Ex. O escoamento no-permanente ocorre quando se esvazia um recipiente atravs de um orifcio; a medida que a superfcie livre vai baixando, a presso e a velocidade diminuem. Escoamento Permanente e No-Permanente Dependncia com o tempo Permanente No Permanente

Um escoamento permanente em que o vector velocidade constante ao longo de cada trajectria designa-se por uniforme; trata-se, pois, de um caso particular de escoamento permanente. Sem trechos de condutas com geometria muito usual, e.g. em sistemas de abastecimento de gua: um nouniforme, em conduta com transio tronco-cnica, e o outro uniforme, em conduta com seco circular constante. Note-se que, neste segundo caso, as trajectrias so rectilneas e paralelas e o perfil de velocidades invarivel ao longo da conduta, o que no sucede no primeiro caso. Atente-se ainda no seguinte pormenor muito importante dos perfis de velocidades: anulam-se na superfcie interior da conduta, isto o lquido adjacente a uma fronteira slida do escoamento permanecer sempre imvel, como adiante na presente seco se justifica.

Escoamento permanente, ou estacionrio, no qual a velocidade e a presso num determinado ponto, no variam com o tempo. A velocidade e a presso podem variar de um ponto para outro do fluxo, mas se mantm constantes em cada ponto imvel do espao, em qualquer momento do tempo, fazendo a presso e a velocidade em um ponto serem funes das coordenadas do ponto e no dependentes do tempo. No escoamento permanente a corrente fluida dita "estvel".

4. PERDA DE CARGA Os escoamentos reais apresentam dissipao de energia mecnica por causa do atrito viscoso e tambm pela propriedade de aderncia do fluido s superfcies slidas. No escoamento de fluidos por dutos ocorre dissipao de energia que acarreta uma diminuio da presso esttica do fluido ao longo das tubulaes. Essa dissipao conhecida como perda de carga. O clculo desta perda de carga fundamental para o estudo de instalaes hidrulicas, seja por bombeamento ou por gravidade. Para o estudo da perda de carga, utiliza-se a experincia de Reynolds, onde foi obtida a classificao do escoamento incompressvel em regime permanente: A experincia de Reynolds foi realizada em tubulao de vidro, tubulao lisa, o que implica dizer que nela no foi considerada a influncia da rugosidade no escoamento. Foi Nikuradse, um hidrulico alemo, que com seus trabalhos publicados em 1933, propiciou a base de estudo da perda de carga por frico, isto porque ele reproduzia artificialmente a rugosidade atravs de adesivos com gros de areia padronizados.

Conceito de Perda de Carga - Na figura abaixo, inicialmente a vlvula de gaveta encontra-se totalmente fechada (no h fluxo). Todos os piezmetros esto com gua no nvel igual ao do reservatrio 1 (R1). Em seguida, abrindo-se a vlvula de gaveta, passa a escoar uma vazo do reservatrio 1 (R1) ao reservatrio 2 (R2) pela tubulao de seo constante. Aps estabelecer o regime, observa-se que os nveis de gua nos piezmetros so menores medida que se distanciam do reservatrio R1. A diminuio dos nveis de gua nos piezmetros so provocados pela dissipao da energia em forma de calor e de turbilhes que se forma na corrente liquida. Surgem ento as diferenas de nveis entre os piezmetros e o reservatrio R1, que sero indicadas por: h 0,1; h 0,2 e h 0,3. Estas diferenas de nveis que se denominam de perdas de carga. Estas perdas de carga correspondem respectivamente aos trechos dos piezmetros ao reservatrio 1. Entre os dois reservatrios existe tambm uma diferena de nveis h, que tambm a perda de carga que ocorre na tubulao que liga estes reservatrios.

EQUAO DE BERNOULLI COM PERDA DE CARGA (com dissipao de Energia mecnica)

Para a deduo de equao de Bernoulli sem dissipao de energia mecnica (ou seja, sem perda de carga), considerou-se escoamentos com propriedades constantes nas sees transversais. z1 + V12/2g + P1 /y = z2 + V22 / 2g + P2 /y Para escoamentos reais esta considerao uma aproximao razovel para escoamentos turbulentos em dutos, onde a distribuio de velocidade tende a ficar uniforme nas sees transversais. Num escoamento turbulento a velocidade instantnea, em um ponto, pode ser escrita como a velocidade mdia em relao ao tempo mais uma pequena flutuao aleatria de velocidade. Sendo esta velocidade mdia invariante com o tempo e admitindo que a mdia das flutuaes seja nula, pode-se considerar que a velocidade de escoamento na seo transversal dada pela velocidade mdia obtida pela relao: V= Q*A V= velocidade mdia; Q a vazo do escoamento; A= rea transversal Assim considera-se que a velocidade mdia de escoamento dada pelo perfil uniforme de velocidade mdia na seo transversal. Quanto presso P e elevao z, considera-se tambm que so uniformes nas sees transversais, sendo a elevao dada pela cota mdia da seo, desde que o dimetro seja pequeno.

A Equao de Bernoulli, levando em conta as perdas de carga fica z1 + V12/2g + P1 /y = z2 + V22 / 2g + P2 /y + hp em que hp a perda de carga correspondente energia mecnica dissipada pelo atrito viscoso entre as sees 1 e 2.

Classificao das Perdas de Carga 1- Perda de Carga DistribudahfouH

A perda de carga distribuda devida a frico das partculas fluidas entre si e das partculas fluidas com a parede interna do tubo. O estudo da perda de carga distribuda (hf ou H) realizado nas seguintes condies: a - trecho da tubulao formado s pelo tubo de rea de seo transversal constante; b - comprimento do tubo no desprezvel; c - tubo considerado sem nenhuma obstruo e sem mudanas de direo. A figura a seguir representa um trecho de uma instalao, onde entre as sees (1) e (2) s ocorre perda de carga distribuda. Em cada uma destas sees h um piezmetro, que permite a leitura de suas cargas de presso.

Unindo os pontos (A) e (B) por uma reta, temos a linha piezomtrica (LP), que o lugar geomtrico que representa a soma das cargas de presso e potencial. Aplicando a equao de energia entre as sees(1) e

(2) da figura 5.2, temos:

equao 6

Desta forma, a perda de carga distribuda pode ser expressa como a perda de presso para escoamento inteiramente desenvolvido atravs de um tubo horizontal de rea constante.

2-Perda de Carga Localizada, ou Singular(hS) No somente a extenso da tubulao, o dimetro, a velocidade de circulao e a rugosidade, causam perdas no escoamento de fluidos; qualquer acessrio que perturbe a velocidade de circulao dele; tais como, passagem por uma vlvula, um cotovelo, uma juno qualquer; o aumento ou diminuio de turbulncia, a mudana de direo, a variao de velocidade propiciam tambm uma perda de carga; Este tipo de perda de carga, que ocorre em um comprimento desprezvel em relao ao comprimento da tubulao denominado de perda de carga localizada, ou singular.

equao 7

Perdas em um Escoamento Totalmente Desenvolvido em um Tubo

Clculo Perda de Carga Distribuda(hf ouH) O clculo da perda de carga distribuda pode ser realizado pela equao 5.5, conforme segue:

equao 8 onde: f coeficiente de perda de carga distribuda L comprimento do tubo de rea de seo transversal constante DH dimetro hidrulico v velocidade mdia do escoamento g acelerao da gravidade, comumente considerada igual a 9,8 m/s2 Clculo da Perda de Carga Localizada ou singular(hS) A expresso representada pela equao 5.6 usada para o clculo da perda de carga localizada (singular):

equao 9 KS coeficiente de perda de carga singular v velocidade mdia do escoamento g acelerao da gravidade (9,8 m/s2) obs: no clculo de hs em mudana de seo, utiliza-se a velocidade mdia da seo transversal menor. 6.1 Determinao do Coeficiente de Perda de Carga Distribuda (f)

A perda de carga que resulta do cisalhamento na parede em um escoamento totalmente desenvolvido est relacionada ao fator de atrito: P = hL = f L V2 eq. 10 y D. 2g Consequentemente, se o fator de atrito conhecido, pode-se encontrar a perda de carga e ento, a queda de presso.

O fator de atrito f depende de vrias quantidades que afetam o escoamento, isto : F= f(, , V, D, e)

Em que a altura mdia da rugosidade da parede e responsvel pela influencia dos elementos de rugosidade da parede. Uma anlise dimensional fornece: f= f (VD/ , e/D) em que e/D a rugosidade relativa.

5. Energia em relacao a um ponto de referencia Para o escoamento sem atrito de um fluido incompressvel ideal, vale a equao desenvolvida por Daniel Bernoulli:

Onde: h: altura em relao a um plano de referncia. p: presso. : massa especfica. g: acelerao da gravidade. c: velocidade.

Essa igualdade a lei da conservao da energia aplicada ao escoamento. Desde que ele ocorre sem atrito, no h troca de energia com o meio e a energia total do fluido permanece constante.

As parcelas tm dimenso de comprimento e podem ser entendidas como alturas, em relao a um plano de referncia, representativas das formas de energia presentes no escoamento:

Figura 01

: energia potencial da massa do fluido. : energia devido compresso com volume constante.

: energia cintica devido velocidade adquirida.

Na Figura 01, esquema de um escoamento simples de um lquido, considerando presses relativas, isto , presso nula significa presso atmosfrica.

Considera-se o reservatrio continuamente abastecido e, assim, no ponto 0, o fluido est em repouso.

You might also like