You are on page 1of 3

UrbanizaO e Crescimento Urbano Presentation Transcript

1. A cidade de So Paulo e a necessidade de repensar o meio urbano Urbanizao e Crescimento Urbano Por Marcela Gomes e Wilian Forestto Ecogesto-profa Valria Bolognini

2. Introduo At poucas dcadas atrs, o Brasil era um pas de economia agrria e populao majoritariamente rural. Hoje, 8 em cada 10 brasileiros vivem em cidades A concentrao de pessoas em centros urbanos traz uma srie de implicaes, sejam elas de ordem social, econmica ou ambiental.

3. Conceito Urbanizao A urbanizao o resultado da transferncia de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Assim, a idia de urbanizao est associada concentrao de muitas pessoas em um espao restrito e na substituio das atividades primrias (agropecuria) por atividades secundrias (indstrias) e tercirias (servios).

4. Conceito Urbanizao Crescimento Urbano: O sentido mais usual, da urbanizao, o de crescimento urbano, ou seja, refere-se expanso fsica da cidade, mediante o aumento do nmero de ruas, praas, moradias, etc.

5. Conceito Urbanizao Crescimento Populacional: O crescimento populacional o aumento da quantidade de indivduos de uma populao por uma unidade de tempo. O termo populao pode ser aplicado a qualquer espcie viva, mas aqui refere-se aos humanos. A populao mundial em 1950 era de 2,5 bilhes de pessoas. Em 2000 j havia mais de 6 bilhes de humanos no planeta.

6. Urbanizao No perodo de 1960 a 1980, o Brasil presenciou a maior migrao das pessoas das reas rurais para as urbanas, os principais motivos dessa migrao em massa foram a expanso da fronteira agrcola, o modelo de urbanizao que incentivava o crescimento das cidades criando oportunidades de empregos que atraam os moradores do campo, e, a estratgia de modernizao da agricultura que incentivava s culturas de exportao e os sistemas modernos de agricultura, prticas que, por sua vez, utilizam menos mo-de-obra que a agricultura tradicional, forando os trabalhadores excedentes a procurarem outra foram de sustento.

7. Consequncias O contnuo aumento populacional e a urbanizao podem gerar vrias consequncias negativas. Como: Poluio; Excesso de Lixo; Moradia; Emprego; Trnsito; Alagamentos; Saneamento Bsico;

8. Poluio Devido ao excesso da populao aumenta-se consequentemente os meios de poluio do meio ambiente; Sendo eles, a poluio do ar pela

queima de combustveis fsseis, poluio dos mares devido ao lixo e ao vazamento de petrleo;

9. Excesso de Lixo O aumento da populao esta diretamente ligado com o aumento da produo de lixo; Na cidade de So Paulo 13.800 toneladas de lixo so produzidas por dia sendo que apenas 1% reciclado;

10. Moradia Com a grande migrao de pessoas para os centros urbanos, a situao da habitao comea a se complicar, pois no existe um planejamento para este contingente de pessoas. Juntamente a especulao imobiliria que dificulta a aquisio de imveis pela populao de baixa renda, pois faz com que os valores sejam elevados. Portanto, as ocupaes irregulares so a soluo encontrada para a maioria dos migrantes que acabam se instalando em reas onde a habitao no permitida, por exemplo: Encostas, reas de mananciais, as favelas entre outros. Crescimento desordenado da populao em um espao restrito, traz consigo as consequncias citadas acima. Porm, mesmo em cidades consideradas modelos como Curitiba, as ocupaes irregulares esto crescendo rapidamente, devido especulao imobiliria.

11. Emprego Migrao: A migrao feita h dcadas atrs, tinha como intuito preencher a grande demanda de mo de obra existente nos centros urbanos, por exemplo, So Paulo inicialmente com a produo cafeeira e depois a produo industrial . Porm, na atualidade devido grande automao dos processos industriais, a crise do emprego foi instalada e est totalmente conectada com as consequncias do crescimento populacional, causando desemprego , misria , excluso social entre outros.

12. Emprego Qualificao de mo de obra: O problema devido relao entre quantidade de mo de obra X quantidade de empregos, que se tornou muito defasada aps as automaes. Mas, existe o ponto a ser discutido: "Emprego existe, mas no existe pessoas qualificadas para atuarem nestes". Com certeza isto uma realidade, porm, o crescimento populacional desordenado e sem nenhum tipo de planejamento, torna a qualificao da mo de obra restrita elite da sociedade que tem o acesso informao e formao .

13. Trnsito O excesso de veculos outra consequncia grave do aumento da populao; Diariamente os paulistanos enfrentam congestionamentos gigantescos. A falta de planejamento evidente se analisarmos a questo do transporte pblico na cidade de So Paulo. Porm, o transporte no Brasil levado para a questo de status social, pois culturalmente quem utiliza o servio pblico a classe baixa e muitas questes polticas esto envolvidas, por exemplo, os grandes investimentos que so feitos nas estradas, favorecem somente a parcela da populao que possui automveis. Deixando de lado o investimento no transporte pblico, o que favorece para a formao dos congestionamentos.

14. Alagamentos Uma inundao pode ser o resultado de uma grande tempestade, onde a gua da chuva no foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento. Tambm pode ser provocada de forma induzida pelo homem atravs da construo de barragens e pela abertura ou rompimento de comportas de represas. Enchentes x Inundaes Existe uma distino conceitual entre os termos enchente e inundao: a diferena fundamental que o primeiro termo refere-se a uma ocorrncia natural, que normalmente no afeta diretamente a populao, tendo em vista sua ciclicidade. J as inundaes so decorrentes de modificaes no uso do solo e podem provocar danos de grandes propores.

15. Saneamento Bsico Em 2000, 60% da populao brasileira no tinha acesso rede coletora de esgotos e apenas 20% do esgoto gerado no Pas recebia algum tipo de tratamento. Nesse mesmo ano, quase um quarto da populao no tinha acesso rede de abastecimento de gua. Apesar da importncia para sade e meio ambiente, o saneamento bsico no Brasil est longe de ser adequado. Mais da metade da populao no conta, sequer, com redes para coleta de esgotos e 80% dos resduos gerados so lanados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. Alm disso, quase um quarto da populao no tem acesso rede de abastecimento de gua. O descaso e a ausncia de investimentos no setor de saneamento em nosso Pas, em especial nas reas urbanas, compromete a qualidade de vida da populao e do meio ambiente. Enchentes, lixo, contaminao dos mananciais, gua sem tratamento e doenas.

16. Concluso A cidade de So Paulo desenvolveu-se muito rpido, porm muitos fatos contriburam para o crescimento desordenado, como: Destino de muitas migraes; Falta de planejamento; Busca de melhores condies de vida; Acarretando algumas das consequencias citadas neste trabalho. Enfim, medidas devem ser tomadas por parte do governo e da populao, para que assim ocorra a resoluo ou ao menos amenizao deste problema. Preserve o que SEU

17. Links de Informao http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=53153.0 http://www.brasilescola.com/brasil/urbanizacao-geral.htm http://www.infoescola.com/geografia/exodo-rural/ http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1988/T88V02A01.pdf http://www.ecodebate.com.br/2008/07/21/crescimento-urbano-desafiosdas-metropoles/ http://www.ecodebate.com.br/2008/11/19/curitiba-aurbanizacao-que-gera-exclusao-social/ http://www.ecodebate.com.br/2008/11/19/curitiba-a-urbanizacao-que-geraexclusao-social/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o http://www.coladaweb.com/geografia/o-processo-de-urbanizacao

You might also like