You are on page 1of 9

Gliclise

a seqncia de reaes que transforma a glicose em piruvato com a concomitante produo de ATP. Organismo aerbicos : a gliclise sinalizador ao ciclo do acido ctrico e a cadeia de transporte de eltrons que juntos colhem a maior parte de energia contida na glicose.o piruvato entra na mitocndria ,onde totalmente oxidado a CO2 eH2O. Insuficincia de oxignio (msculo contrtil) o piruvato vira lactato. Organismo anaerbios:Levedura, o piruvato transformado em etanol (na falta de oxignio) Fermentao: Um processo de gerao de ATP em compostos orgnicos agem tanto como doadores quanto como aceptores de eltrons. Ela ocorre na ausncia de oxignio. Descobertas de Hans e Eduard Buchner em 1897: Eles estavam interessados em produzir extratos de levedura isentos de clulas,para possvel uso teraputico.esses extratos tinham de ser conservados sem o uso de anti-septicos,como fenol ento resolveram usar sacarose . Resultado: a sacarose era rapidamente fermentada a lcool pelo suco de levedura. Demonstraram que pela primeira vez que a fermentao podia ocorrer fora de clulas vivas. Isso contraps a teoria de Pasteur que relacionava a fermentao apenas as clulas vivas. Rebatendo o dogma vitalista : o vitalismo a doutrina que considera que existe em cada indivduo,
como ser vivo, um princpio vital, que no se reduz nem alma ou mente, nem ao corpo fsico, mas que gera a vida atravs de uma energia prpria.

Contribuio de Artur Harden e Willian Young em 1905: Experimento: adicionaram extrato de levedura a uma soluo de glicose e observaram que a fermentao ocorria quase que de imediato.ma a velocidade da fermentao logo diminua bruscamente a no ser se for adicionado fosfato inorgnico que desaparecia no decurso da fermentao. Resultado: o fosfato inorgnico era incorporado em uma ose-fosfato. Experimento: isolaram uma hexose-difosfato que foi verificado como frutose 1,6-bifosfato. Resultado: o extrato de levedura perdia sua atividade se fosse dialisado ou aquecido a 50C.Mas o dilisado quando inativo tornava-se ativo ao ser misturado com o extrato aquecido inativo.Ou seja , a atividade depende da presena de zimase (componente termolbil (tende a decompor-se sob a influncia do calor) no-dialisvel) e Cozimase(uma frao termoestvel dialisvel). Zimase: constituda de vrias enzimas Cozimase:ons metlicos (ATP,ADP e coenzimas como NAD+) Estudos realizados com extrato de msculo mostraram que muitas reaes de fermentao ltica eram as mesmas da fermentao alcolica.(uniformidade como base da bioqumica) Em 1940 a via glicoltica foi elucidada principalmente por Embden,meyerhof .

Vista geral de reaes : 1)Tranferncia de fosforila: um radical fosforila tranferido do ATP para intermedirio da gliclise ou vice-versa. 2)Deslocamento de fosforila: um radical fosforila mudado dentro de uma molcula de um tomo de oxignio para outro. 3)Isomerizao:uma Cetose convertida em aldose,ou vice versa 4)Desidratao : elimina-se uma molcula de gua . 5)Clivagem de aldol: uma ligao carbono-carbono cortada em uma reverso de condensao aldlica. OBS: Os intermedirios na gliclise tem seis(derivados da glicose e frutose )ou trs (derivados de dihidroxiacetona, gliceraldeido, glicerato e piruvato) carbonos.Todos os intermedirios entre glicose e piruvato so fosforilados.os grupamentos fosforila nesses compostos so ligados com steres ou anidridos. Via Glicoltica FORMAO DA FRUTOSE 1,6-BISFOSFATO A PARTIR DA GLICOSE Ocorre no citossol da clula .Tres passos: Fosforilao, Isomerizao e Fosforilao.Isso se deve a estratgia de aprisionar o substrato na clula e formar um composto que possa ser facilmente clivado em 2 unidades com 3 carbonos fosforiladas e depois extrada energia das unidades com 3 carbonos. 1) Transferncia de Fosforila Glicose Glicose 6-fosfato: A glicose entra na clula com a ajuda de uma protena especifica de transporte e fosforilada pelo ATP,formando glicose 6-fosfato.A transferncia da foforila de ATP para a hidroxila em C-6 da glicose catalisada pela Hexocinase. OBS:A hexocinase como todas as outras cinases,requer Mg2+ que forma um complexo com o ATP. 2) Isomerizao da glicose 6-fosfato frutose 6-fosfato O anel hexagonal de piranose da glicose 6-fosfato transformado em um anel pentagonal de furanose da frutose 6-fosfato.Converso de uma

aldose em uma Cetose.A Fosfoglicose isomerase a enzima catalisadora dessa isomerizao. OBS: A forma em cadeia aberta da glicose tem um grupamento aldedo em C-1,enquanto a forma de cadeia aberta da frutose tem uma cetona em C-2.Oaldeido em C-1 reage com a hidroxila em C-5,formando o anel de piranose e acetona em C-2 reage com a hidroxila em C-5 formando o anel de furanose. 3) Frutose 6-fosfato fosforilada pelo ATP a frutose 1,6bifosfato. Essa reao catalisada pela enzima alostrica : Fosfofrutocinase (PFK-1). OBS: A velocidade da gliclise depende criticamente do nvel de atividade dessa enzima,que controlada alostericamente por ATP e alguns outros metablitos. FORMAO DO GLICERALDEDO 3-FOSFATO POR CLIVAGEM E ISOMERIZAO 4) Clivagem de aldol Frutose 1,6-bisfosfato Di-hidroxiacetona +Gliceraldedo 3-fosfato Reao catalisada pela Aldolase. O gliceraldeido 3-fosfato est na via direta da gliclise. A di-hidroxiacetona fosfato no mas pode ser facilmente convertida em gliceraldedo 3 fosfato.

OBS: Esses compostos so ismeros: a di-hidroxiaacetona fosfato uma Cetose e o gliceraldeido 3-fosfato uma aldose.Essa isomerizao ocorre na reao 5. 5) Isomerizao da Di-hidroxiacetona fosfato Gliceraldedo 3-fosfato. A isomerizao dessas oses fosforiladas,com 3 carbonos catalisada pela Triose-fosfato isomerase.Essa reao rpida e reversvel .Formam-se duas molculas de Gliceraldedo 3-fosfato a partir de uma molcula de frutose 1,6-bisfosfato,pela ao seqencial de aldolase e triosefosfato isomerase.

OBS: No equilbrio 96% de triose fosfato so representados por di-hidroxiacetona fosfato.mas a reao processa-se prontamente de di-hidroxiacetona fosfato para Gliceraldedo 3-fosfato devido a eficiente remoo do produto. APROVEITAMENTO DE ENERGIA Nas etapas anteriores nenhuma energia foi retirada, e sim duas molculas de ATP foram investidas.Nas etapas seguintes haver gasto de energia contida no gliceraldeido 3-fosfato . 6) Fosforilao acoplada oxidao A converso de gliceraldeido 3-fosfato 1,3bisfosfoglicerato(1,3-BPG). Uma reao catalisada pela gliceraldeido 3fosfato desidrogenase. Gera-se um composto de fosfato rico em energia nessa reao de xido-reduo . O aldedo em C-1 transformado em um acil-fosfato,que um anidrido misto de acido fosfrico e de um acido carboxlico . A energia para a formao desse anidrido que tem um alto potencial de transferncia de grupamento fosfato, vem da oxidao do radical aldedo. OBS: C-1 no 1,3-BPG est no nvel de oxidao de um acido carboxlico.(reao que acopla oxidao e fosforilao) FORMAO DE ATP A PARTIR DO 1,3-BISFOSFOGLICERATO 7)Transferncia de fosforila 1,3-BISFOSFOGLICERATO3FOSFOGLICERATO O alto potencial de tranferencia de fosforila do 1,3-BPG usado para gerar ATP.A fosfoglicerato cinase catalisa a transferncia de grupamento fosforila do acetil-fosfato do 1,3-BPG para o ADP.Os produtos so ATP e 3- fosfoglicerato. OBS: As reaes 6 e 7 resultaram : 1- O gliceraldeido 3-fosfato(aldedo) carboxlico). 2- NAD+ foi reduzido a NADH. 3- Formou-se ATP a partir de Pi e ADP.

foi

oxidado

3-fosfoglicerato(acido

FORMAO DE PIRUVATO E GERAO DE UM SEGUNDO ATP 8)Deslocamento de fosforila 3-fosfoglicerato 2-fosfoglicerato. Essa primeira reao da formao de piruvato um rearranjo .A posio do grupo fosforila muda na converso de 3-fosfoglicerato a 2- fosfoglicerato uma reao catalisada pela fosfoglicerato mutase.(uma mutase uma enzima que catalisa o deslocamento intramolecular de um grupamento qumico,tal como uma fosforila.)

9) Desidratao 2-FosdogliceratoFosfo-enolpiruvato Na segunda reao da formao do piruvato ,forma-se um enol pela desidratao do 2fosfoglicerato.A enolase catalisa a formao de fosfo-enolpiruvato.Essa reao de desidratao eleva pronunciadamente o potencial de transferencia de grupamento da fosforila. OBS: um enolfosfato tem um potencial maior de transferencia de fosforila,enquanto um Ester fosfrico de um lcool comum tem baixo potencial. 10)Tranferencia de fosforila Fosfo-enolpiruvatoPiruvato Na ultima reao forma-se piruvato gerandose simultaneamente ATP. A transferncia virtualmente irreversvel de uma fosforila do fosfo-enolpiruvato para o ADP catalisada pela Piruvato cinase.

RENDIMENTO DE ENERGIA NA CONVERSO DE GLICOSE A PIRUVATO Duas molculas de ATP so geradas na converso de glicose em 2 moleculas de piruvato. OBS: formam-se 2 unidades com 3C a partir da frutose 1,6 bisfosfato. ENTRADA DA FRUTOSE E DA GALACTOSE NA GLICLISE A hidrolise da sacarose gera frutose e glicose A hidrolise da lactose d galactose e glicose.

Frutose Grande parte metabolisada no fgado usando a via da frutose1-fosfato.A primeira etapa a fosforilao de frutose a frutose1-fosfato pela frutocinase .A frutose1-fosfato ento quebrado em gliceraldeido e di-hidroxiacetona fosfato.Essa Clivagem de aldol catalisada por uma frutose 1-fosfato aldolase especifica.O gliceraldeido ento fosforilado a gliceraldeido 3 fosfato pela triose cinase,para depois entrar na gliclise. Uma outra alternativa a fosforilao da frutose a frutose6-fosfato pela hexocinase.No entanto a afinidade da hexocinase pela glicose 20 vezes maior do que para a frutose .pouca frutose 6fosfato formada no fgado pq esse rgo tem alto nvel de glicose.portanto a formao de frutose 6-fosfato no sofre um grau aprecivel de inibio competitiva e a maior parte da frutose no tecido adiposo metabolizada atravs de frutose 6fosfato. Galactose convertida em glicose 6-fosfato em 4 etapas.A 1 reao na via de interconverso galactoseglicose a fosforilao de galactose a galactose1fosfato pela galactocinase. A galactose 1-fosfato adquire ento um grupamento uridilico,da uridina difosfato glicose um intermedirio na sntese de ligaes glicosdicas.Os produtos dessa reao que catalisada pela galactose 1-fosfatouridiltransferase so UDP-galactose e glicose 1-fosfato. A galactose ento epimerizada a glicose estando ligada a UDP.A configurao da hidroxila em C4 invertida pela udp-galactose4-epimerase,que contm um NAD+ firmemente preso.(NAD+ temporariamente reduzido a NADH durante a catlase). Galactose+ATPglicose 1-fosfato+ADP+H+ A UDP-glicose consumida porque regenerada da UDP-galactose pela epimerase.Essa reao reversvel.A reao inversa vai ser importante quando a dieta for inadequada para atender as necessidades.. A glicose 1-fosfato isomerizada para glicose6-fosfato pela fosfoglicomutase. A FOSFOFRUTOCINASE A ENZIMA-CHAVE NO CONTROLE DA GLICOLISE A via glicolitica tem um papel duplo: degrada glicose para gerar ATP e fornece blocos de construo para reaes de sntese como a formao de acido graxo de cadeia longa.A velocidade de converso de glicose em piruvato regulada para atender a essas duas principais necessidades.Em vias metablicas as enzimas que catalisam reaes essencialmente irreversveis so locais potenciais de controle. A regulao do metabolismo muito

importante para evitar o gasto de nutrientes no catabolismo sem que a clula esteja precisando de energia.As reaes de controle so 1(hexocinase,3(fosfofrutocinase)e
10(piruvato cinase )ou seja so irreversveis. Activadores da hexocinase: - Frutose-1-fosfato (fgado) Compete com a frutose-6-fosfato para a protena reguladora da glucocinase, cancelando o seu efeito inibitrio. - Fosfato inorgnico (Pi) um interveniente no processo glicoltico (intervm na reaco 6) pelo que faz sentido que a ter um papel regulatrio, seja um papel estimulador.

Inibidores da hexocinase: - Glucose-6-fosfato (msculo) Faz sentido que funcione como inibidor, pois o produto da reaco. Se temos muito produto, no vamos precisar de continuar a produzir mais - Frutose-6-fosfato (fgado) o produto da reaco seguinte (reaco 2), mas pode ser interpretado da mesma forma que o anterior. Ou seja, se estamos a acumular o intermedirio formado a partir do produto da reaco, no adianta continuarmos a sintetizar mais produto. Esta inibio ocorre atravs de uma protena denominada protena reguladora da glucocinase.

Activadores da PFK-1: - Frutose-2,6-bisfosfato (fgado) Regulador alostrico mais significativo da PFK-1, reduzindo a sua afinidade para os inibidores ATP e citrato. produzida em resposta insulina e degradada em resposta ao glucagon. - Frutose-6-fosfato o substrato, portanto faz sentido que se temos muito substrato a enzima seja activada. - ADP e AMP So produzidos quando se gasta ATP, ou seja, sinalizam um estado energtico em baixa. Sendo assim, faz todo o sentido que activem a gliclise, de forma a que a clula possa repor os seus valores energticos normais. Activam a enzima porque aliviam a inibio causada pelo ATP. Inibidores da PFK-1: - Glucagon (fgado) Esta hormona produzida numa situao de hipoglicemia e tem como objectivo elevar a concentrao de glucose no sangue. Portanto, faz todo o sentido que iniba a gliclise, pois este processo gasta glucose, o que vais acentuar ainda mais a reduzida concentrao sangunea de glucose. Conforme referido anteriormente, o glucagon diminui os nveis de frutose-2,6-bisfosfato. - ATP O principal objectivo da gliclise produzir energia (ATP). Portanto, se a clula j tiver ATP, faz todo o sentido que a gliclise seja inibida, impedindo assim um gasto desnecessrio de um combustvel metablico to precioso como a glucose! O ATP inibe a PFK1 porque diminui a afinidade da enzima para o seu substrato, a frutose-6-fosfato. - Citrato Acentua o efeito inibitrio do ATP. Esta molcula o primeiro intermedirio do passo seguinte do catabolismo aerbico, o ciclo de Krebs. Portanto, se se esto a acumular intermedirios do ciclo de Krebs, no adianta continuar a efectuar gliclise. - Fosfoenolpiruvato um intermedirio da gliclise formado na penltima reaco. Ora, se est a acumular-se este intermedirio, as reaces anteriores tm que ser inibidas, de forma a impedir uma acumulao ainda maior dessa molcula.

- H+ Esta enzima particularmente sensvel a alteraes de pH, funcionando como um interruptor que se desliga, por exemplo, quando efectuamos uma fermentao lctica (produz H+) exagerada, impedindo uma acumulao de H+ ainda maior.

Activadores da piruvato cinase: - ADP O motivo o mesmo que j foi referido para a PFK-1, ou seja, um indicador de um dfice energtico, pelo que vai levar a uma activao da gliclise. - Frutose 1,6-bisfosfato um intermedirio da gliclise formado numa reaco anterior catalisada pela piruvato cinase. Sendo assim, se se esto a acumular intermedirios numa fase anterior, temos que activar esta enzima, de forma a contrariar essa acumulao ( como quando uma barragem acumula muita gua, e para repor os valores normais necessrio abrir a comporta). - Desfosforilao (fgado) Induzida, por exemplo, pela insulina, o que faz todo o sentido, tendo em conta que a insulina produzida numa situao de excesso de acar no sangue (hiperglicemia) e vai activar os processos (um deles a gliclise!) que consumam glucose, de forma a baixar a concentrao sangunea de glucose. Inibidores da piruvato cinase: - ATP um transportador de energia qumica e um dos produtos finais da gliclise, logo, se existir j no preciso efectuar a degradao da glucose. Diminui a afinidade da enzima para o fosfoenolpiruvato. - Acetil-coA a molcula na qual o produto desta reaco (piruvato) convertido, no caso do catabolismo aerbico. Portanto, se se acumula acetil-CoA, no fazia sentido continuar a sintetizar piruvato, pelo que a enzima inibida. - cidos gordos de cadeia longa. - Fosforilao (fgado) Induzida, por exemplo, por aco do glucagon, que, conforme referi anteriormente, vai ter como principal funo elevar os nveis de glucose no sangue. Para tal, inibe, por exemplo, a gliclise. - NADH Conforme iremos ver mais em detalhe quando eu falar da respirao celular, o NADH tem potencial para originar molculas de ATP, pelo que sinaliza um estado energtico em alta da clula. Nessa situao, no preciso recorrer gliclise para obter mais energia. - Alanina Este aminocido (um dos 20 aminocidos standard) pode originar piruvato (produto da reaco da piruvato cinase!) por remoo do seu grupo amina. Portanto, se existe

uma molcula que pode originar directamente piruvato, no precisamos de estar a gastar glucose para o produzir. Resumindo, possvel fazer algumas generalizaes acerca da regulao das vias metablicas, que iro ser teis para perceber a regulao dos restantes processos. Primeiro, molculas energticas, tais como o ATP, ou potencialmente energticas, tais como o NADH so, de uma maneira geral, inibidores do catabolismo. Isto muito fcil de perceber se pensarmos que o principal objectivo do catabolismo produzir energia. Se a clula j tiver essa energia, no precisa de degradar mais nutrientes para produzir energia! O raciocnio oposto aplica-se ao ADP, AMP e NAD+, pois qualquer uma destas molculas sinaliza um dfice energtico na clula (lembrem-se que quando gastamos ATP obtemos ADP ou AMP, e quando gastamos NADH obtemos NAD+), pelo que ser necessrio repor os nveis energticos, e para tal activa-se o catabolismo. Segundo, o produto da reaco, ou intermedirios formados a partir deste (produtos de reaces seguintes reaco a considerar) so inibidores. Por outro lado, o substrato, ou intermedirios que iro originar o substrato (formados em reaces anteriores reaco que se est a considerar), so activadores.

You might also like