You are on page 1of 12

1

CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLVEIS: Sugestes de Atividades


Professor Alberto Loureno Junior Matrcula: 5038 / Educao Fsica

1- APRESENTAO A criana faz a histria do lixo da histria.(Freire, 1983) No se sabe precisar em que pocas surgiram os brinquedos e jogos, sabe-se apenas que eles apareceram em todas as sociedades desde as mais remotas, tornando-se peas fundamentais para o desenvolvimento intelectual e motor da criana. Caracterizado como produto artesanal, o brinquedo age de forma interativa no mundo de fantasias da criana, aproximando-a da realidade social em que vive, desenvolvendo experincias internas e externas ao seu mundo, promovendo melhores resultados na aprendizagem. Com o advento da revoluo industrial, o brinquedo sofreu grandes modificaes tecnolgicas. Diminuiu a demanda artesanal e a sociedade passou a consumir os brinquedos industrializados, com novas formas e roupagens que fugiram da realidade social das crianas de classe mdia e baixa. Mas apesar do avano tecnolgico e da mdia, principalmente da televiso e da Internet, o brinquedo artesanal continua com sua identidade cultural peculiar, que encanta crianas de todas as geraes e classes sociais, ricas e pobres, sendo alvo de maior ateno devido suas mltiplas possibilidades. Nessa perspectiva, a utilizao do brinquedo e da brincadeira deve estar associada a atividades criativas, autnomas e imaginativas, pois brincar no uma atividade inata, mas sim uma atividade social e humana e que supe contextos sociais, a partir dos quais as pessoas recriam a realidade, tornando-a uma atividade social desenvolvidas atravs das interaes humanas. 2- UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS Em muitas ocasies enfrentamos a falta de meios tanto fsicos como de instalaes e equipamentos, obrigando-nos a buscar novas formas de desenvolver um programa de trabalho. (Escmez, 1999) Ao discorrermos sobre os materiais utilizados no trabalho importante destacarmos que a preferncia dada aos materiais disponveis no meio, ou seja, materiais que possamos encontrar em nossas casas, nas ruas, lojas de preo nico (R$1,99), marcenarias e oficinas, descritos como sucata, onde quase sempre encontramos uma quantidade considervel de materiais amontoados em algum depsito ou at mesmo nos locais especficos para a coleta seletiva, realizada com relativa eficincia em algumas cidades. Freire(1993) afirma que qualquer material ser mais rico se for variado. Esse lixo (na sociedade do descartvel, cada vez mais volumoso) composto de resduos de nossa cultura, de objetos que os adultos no utilizam mais e que readquirem vida nas mos da criana, a qual, a partir deles, reconstri a histria(...) poderamos adaptar esse material, aproveitando inclusive a habilidade da prpria criana para isso. (Freire, 1983).

2
3- CRITRIOS UTILIZADOS NA CONFECO E UTILIZAO DOS BRINQUEDOS Faz-se necessrio uma ateno especial quanto aos critrios utilizados na confeco e utilizao dos brinquedos: SEGURANA: a criana ou o manipulante precisa brincar com segurana, por isso devem ser evitados objetos que ofeream perigo de cortar-se, machucar-se, contundir-se ou intoxicar-se. ADEQUAO: um material ou uma atividade deve corresponder s habilidades da criana, a seus interesses e a seu nvel de desenvolvimento. SOLIDEZ: os objetos resistentes, slidos, agradveis de tocar e atraentes so os melhores. Devem-se evitar materiais muito frgeis e perecveis. POLIVALNCIA: certos materiais podem ser utilizados de muitas maneiras e para vrias funes. TRANSMISSO DE VALORES: as atividades e/ou brinquedos tm associados a si, valores que se transmitem de forma marcante e determinada para as crianas que os utilizam. GRATUIDADE: o brinquedo a principal atividade de uma criana. Para ela, brincar no um puro lazer ou perda de tempo. uma atividade que d sentido a sua vida, que realiza e ajuda-a a se desenvolver. Segundo Jean Piaget, o jogo o meio, atravs do qual a criana aprende o mundo e se expressa, recriando-o segundo seu nvel de desenvolvimento. Da a importncia de oferecer-lhe materiais que a absorvam, que despertem sua curiosidade, que provoquem sua atividade e solicitem a sua criatividade. (Borges, 1987). evidente que os jogos aqui no se esgotam, h muitos a serem ainda conhecidos, recriados e adaptados. Descrevemos nessa proposta apenas alguns brinquedos, com materiais baratos e facilmente adaptveis aos diferentes espaos disponveis. No se trata de sucatear os locais e as atividades propostas, pois as dificuldades e eventual falta de materiais no podem ser empecilhos, mas um grande incentivo para usar a criatividade diante da realidade. (...) A criatividade uma capacidade que pode ser adquirida e desenvolvida. Por outro lado, a criatividade tem sido desenvolvida como uma caracterstica de gnios, o que uma abordagem elitista e no verdadeira. Como a prpria conceituao de criatividade indica, ela uma capacidade adquirida que envolve inovar, criar, no sendo necessrio ser dotado de inteligncia privilegiada. As pessoas de inteligncia normal podem ser criativas. A criatividade distingue-se muito mais pelos interesses, atitudes e motivos das pessoas do que pelas suas habilidades intelectuais (...) (AGUIAR, 1992).

3
4- CONSIDERAES FINAIS Assim como as brincadeiras tradicionais e as cantigas de roda, os brinquedos artesanais tambm so transmitidos de gerao em gerao, de pas para pas, recebendo, muitas vezes modificaes que ora respeitam as caractersticas fundamentais, ora, por um processo de criatividade que inerente ao ser humano, dando origem a outros brinquedos que passam inclusive a ser fabricados em carter industrial. Ter uma boa idia, no entanto, no suficiente, preciso dedicar horas de trabalho e dedicao em pesquisa e aplicao prtica. interessante observar as crianas enquanto brincam, o uso e a interpretao que fazem dos materiais, as simulaes, as reaes em face de situaes novas e a sua prpria capacidade criativa. Podemos ainda observar as prprias crianas da famlia e dos amigos, visitar escolas, brinquedotecas e outros espaos em que as crianas brincam com liberdade, alm de mantermos contato com especialistas. Devemos buscar um referencial que nos leve a ter esperana que num futuro prximo possamos ter pessoas sensibilizadas para a preservao do meio ambiente, utilizando a educao, a recreao e o lazer como meios para a melhoria da qualidade de vida. Atravs dos trabalhos manuais podemos desenvolver a coordenao motora, o raciocnio e a sensibilidade, estimular a socializao e cooperao, alm de um custo mnimo.

4
ANEXO 1- BUMERANGUE Estudos indicam que o bumerangue foi criado antes da roda, presente no Egito (13611352 a.C.), foram encontrados na tumba do fara Tutancamon, feitos de marfim e cobertos de ouro Conhecido desde 1798, utilizado como objeto de caa, oriundo da palavra "WoMurang", usada pelos nativos da Austrlia, em 1831, ele comeou a ser desenvolvido como esporte. um jogo de origem australiana, que se resume em quantas vezes jogado o bumerangue e quantas vezes pego, um esporte que ganhou o mundo. Tradicionalmente ele tem um formato em "V" mais aberto e ao ser bem lanado volta s mos do lanador, no entanto, atualmente fabricado de outras formas e de vrios materiais, que permitem deslocamentos acrobticos e maior eficincia em sua empunhadura. Os americanos tm excelente participao nessa modalidade, com vrios recordes estabelecidos, e, chega ao Brasil, mais como uma tcnica de recreao e lazer do que como esporte, porm encaminha-se para tal. O grande incentivador do esporte no Brasil atualmente Carlos Martins, o magro do bumerangue, que fabrica bumerangues com tecnologia e divulga o esporte principalmente na televiso, em programas infantis. Facilmente adaptvel em sua construo, pode adquirir vrias formas e ser feito com materiais de baixo custo.
Material utilizado: Caixas de cereais, sabo em p ou papel carto. Tesoura e lpis ou caneta.

Como jogar (dicas): Arremesse preferencialmente em ambientes fechados ou quando no houver vento forte. Construa seu bumerangue com cuidado, principalmente no amassando o papel. Tenha sempre um molde de reserva. Ao apanhar o bumerangue cuide para que no amasse, segurando-o com as palmas das mos, fechando-as sobre ele. Treine bastante e no arremesse aos solavancos, executando a flexo do punho, no use a extenso do cotovelo (brao esticado). Invente novas formas de apanhar o bumerangue, por exemplo, com os braos, ps ou cabea. Experimente arremessar dois ou mais bumerangues ao mesmo tempo, colocando-os uns sobre os outros.

5
Molde para confeco de bumerangue:

Para saber mais: www.bumerangue.com.br

6
ANEXO 2- AVIO DE PAPEL (dobradura) Podemos fazer avies muito interessantes e simples, apenas com a dobradura de papel, adquirindo experincia para a construo de modelos mais complexos. Material utilizado:
Dicas: O papel deve ter linhas de dobragem marcadas com exatido e dobrado em arestas ntidas, utilizando a prpria unha ou qualquer objeto que no danifique o papel. Uma dobragem bem feita fundamental para um bom vo, observando quando ocorre uma perfeita coincidncia entre as partes do avio. Deve-se observar o avio de frente para comprovar se as asas esto dobradas simetricamente. Se o avio descer muito rpido, porque os lemes devem ser erguidos. Um vo exageradamente oscilante para cima ou para baixo, pode ser evitado reduzindo-se os lemes. Um vo em curva obtido com um posicionamento diferente para cada leme. O ponto de apoio dos dedos no avio e a fora de lanamento influenciam no vo.

Folhas de papel A4 (sulfite).

7
Seqncia para confeco de avio:

8
ANEXO 3- PLANADOR A diferena entre os avies de papel e os planadores que nestes as partes so encaixadas ou coladas, utilizando-se diversos materiais, neste caso, o isopor, necessitando de muita ateno em sua construo. O planador teve sua aptido de vo testada em diferentes condies climticas, no suportando correntes de ar fortes. importante destacar que no caso dos planadores, pequenas diferenas no material utilizado e alteraes na forma, levam a um vo diferente e atravs de experincias de vo possvel obter bons resultados, ou seja, s vezes precisamos construir vrios modelos. Material utilizado: Dicas: Marque a bandeja corretamente. Corte as partes com cuidado. Insira o clips no bico do avio. Encaixe as asas, verificando se esto equilibradas. Se possvel, dobre levemente as asas dianteiras para cima. Segure no bico do avio e faa o lanamento para cima e para a frente, com um movimento suave. Se necessrio, coloque mais peso no bico (outro clips ou palito de fsforo) Bandejas de isopor. Clips mdio Caneta, lpis e estilete.

Molde para confeco de planador (tamanho real):

9
ANEXO 4- FUTESOPRO Material utilizado: 01 moldura de papelo de 60 x 40 cm. 01 bola de desodorante roll-on. Estilete.

Como jogar: Monte a moldura e nas extremidades menores (linhas de fundo), abra um retngulo menor (gols). Tambm podem ser feitos retngulos menores nos quatro lados. O objetivo soprar a bola de maneira que ela entre nos gols. No permitido tocar a bola ou o campo (moldura) com as mos.

10
ANEXO 5- LABIRINTO FLUTUANTE Material utilizado: 01 lenol ou tecido com no mnimo 1,5 x 1 metro. Pincel atmico. 01 bolinha de gude ou similar.

Como jogar: Sobre o tecido, traar um labirinto ou um caminho. Segurar com as mos o tecido esticado, movimentando os braos para que a bola passe pelo labirinto ou caminho sem ultrapassar as linhas demarcadas, pois caso isso ocorra, o jogo recomea. O objetivo chegar ao centro do labirinto com a bola.

Labirinto flutuante

Caminho flutuante

11
ANEXO 6- CORRIDA DE SOPRO
Material utilizado: 01 giz ou pincel atmico. 02 tampinhas de garrafa pet.

Como jogar: Sobre uma superfcie lisa, traar duas pistas ou caminhos iguais. Ao sinal de partida, os pilotos devero soprar a tampinha no espao demarcado. O objetivo chegar ao final da pista com a tampinha sem deix-la ultrapassar os limites da pista, caso isso ocorra, o piloto reinicia a corrida desse ponto.

12
5- REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS: AGUIAR, Maria Aparecida F. Psicologia aplicada administrao. 1 edio. So Paulo. Excellus. 1992. ANTUNES, Celso. Jogos para estimulao das mltiplas inteligncias.1 edio. Campinas. Editora Papirus. 1999 BORGES, Clio Jos. Educao Fsica para o Pr-escolar. 4 edio. Rio de Janeiro. SPRINT. 1987 BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais. Educao Fsica. 1997 BRASIL. Ministrio da Educao. Plano Nacional de Educao PNE. Braslia.2001 CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, desafio e descoberta. 1 edio. Braslia. MECFAE.1995 ESCMEZ, Jos Luiz Marqus. Iniciao aos Jogos e Esportes Alternativos. 1 edio. Belo Horizonte. Editora Itatiaia.1999 FREIRE, Joo Batista. Educao de Corpo Inteiro: teoria e prtica da Educao Fsica. 1 edio, So Paulo, Editora Scipione, 1989

Contato: Prof. Beto


beto.ef@uol.com.br E.M. Canto do Mar Tel.: 3861-1302

You might also like