You are on page 1of 1

Resduos de Construo e Demolio (RCD)

Page 1 of 1

Resduos de Construo e Demolio (RCD)


Avaliao do Usurio: Pior /0 Melhor Avaliar

Inicialmente, ao falarmos de entulho, devemos v-lo como uma fonte de materiais de grande utilidade para a construo civil. A reciclagem na rea de construo civil ocorre das seguintes maneiras: uso de resduos de outras indstrias, como siderrgica e metalrgica; transformao dos resduos de obras e demolio em novos materiais de construo. O processo de reciclagem de RCD, realizado em usinas de reciclagem de resduos de construo civil (URRCC), composto por uma triagem das fraes inorgnicas e no-metlicas do resduo, excluindo madeira, plstico e metal, que so direcionados a outras empresas do setor de reciclagem. Em seguida obtm-se o agregado reciclado, resultado do resduo britado ou quebrado em partes menores e classificado conforme sua granulometria. A aplicao do agregado reciclado se d atualmente em base e subbase de pavimentao, devido ao grande volume absorvido e a facilidade de processamento.

A Resoluo n 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 5 de julho de 2002, estabeleceu diretrizes para a gesto dos resduos da construo e demolio, direcionando responsabilidades para os geradores de RCD, tanto do poder pblico como da iniciativa privada, e tambm defniu e classifcou aquilo que, na linguagem popular, chamado de entulho. MAS O QUE SO OS RCD? Conforme o Art. 3 da Resoluo, eles so classificados em: Classe A - so os resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como: a) de construo, demolio, reformas e reparos de pavimentao e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construo, demolio, reformas e reparos de edifcaes: componentes cermicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricao e/ou demolio de peas pr-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc. produzidas nos canteiros de obras; Classe B - so os resduos reciclveis para outras destinaes, tais como: plsticos, papel/papelo, metais, vidros, madeiras e outros; Classe C - so os resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem/recuperao, tais como os produtos oriundos do gesso; Classe D - so os resduos perigosos oriundos do processo de construo, tais como: tintas, solventes, leos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolies, reformas e reparos de clnicas radiolgicas, instalaes industriais e outros. A partir dessa classificao, quem trabalha no setor deve ter como objetivo no gerar resduos, mas, se gerar, deve cuidar de sua reutilizao, reciclagem e destinao fnal correta. Cada municpio tem a responsabilidade de estabelecer aes para que seja cumprida a resoluo do Conama. Inclusive, deve disponibilizar uma rea prpria para o depsito desse tipo de material, j que, de forma nenhuma ele pode ir para os aterros comuns.

TRAJETRIA DOS RCD 1. Triagem: deve ser realizada na obra e respeitar a classifcao do Conama (de acordo com as classes A, B, C e D); 2. Acondicionamento: armazenar corretamente at que seja transportado; 3. Transporte: de acordo com suas caractersticas e com as normas tcnicas especfcas; 4. Destinao: conforme as quatro classes estabelecidas

BENEFCIOS DA RECICLAGEM E DO BOM APROVEITAMENTO DOS MATERIAIS

http://www.cretatec.com.br/index.php?view=article&catid=29%3Awiki-re... 7/3/2012

You might also like