You are on page 1of 2

John Locke (Wringtown, 29 de agosto de 1632 Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filsofo ingls e idelogo do liberalismo, sendo considerado

o o principal representante do empirismo britnico e um dos principais tericos do contrato social. Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. Escreveu o Ensaio acerca do Entendimento Humano, onde desenvolve sua teoria sobre a origem e a natureza de nossos conhecimentos. Suas ideias ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais: direito vida, liberdade e propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, no respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e no eram obrigadas a aceitar suas decises. Dedicou-se tambm filosofia poltica. No Primeiro tratado sobre o governo civil, critica a tradio que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida poltica uma inveno humana, completamente independente das questes divinas. No Segundo tratado sobre o governo civil, expe sua teoria do Estado liberal e a propriedade privada.

Biografia Estudou medicina, cincias naturais e filosofia em Oxford, principalmente as obras de Bacon e Descartes. Em 1683, John Locke fugiu para os Pases Baixos. Voltou Inglaterra quando Guilherme de Orange subiu ao trono, em 1688. Faleceu em 28 de outubro de 1704, com 72 anos. Locke nunca se casou ou teve filhos. Obra Locke considerado o protagonista do empirismo. Nega as ideias inatas, afirmando que a mente uma tabula rasa, expresso latina que tem o sentido de "folha em branco.[1] Esta teoria afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada e que aprendem pela experincia, pela tentativa e erro. Esta considerada a fundao do "behaviorismo". A filosofia poltica de Locke fundamenta-se na noo de governo consentido dos governados diante da autoridade constituda e o respeito ao direito natural do ser humano, de vida, liberdade e propriedade. Influencia, portanto, as modernas revolues liberais: Revoluo Inglesa, Revoluo Estadunidense e na fase inicial da Revoluo Francesa, oferecendo-lhes uma justificao da revoluo e a forma de um novo governo. Para fins didticos, Locke costuma ser classificado entre os empiristas britnicos, ao lado de David Hume e George Berkeley, principalmente pela obra relativa a questes epistemolgicas. Em cincia poltica, costuma ser classificado na escola do direito natural ou jusnaturalismo.

Para Bernard Cottret, bigrafo de Joo Calvino, contrastando com a histria trgica da brutal represso aos protestantes em Frana no sculo XVI e a prpria intolerncia e zelo religioso radical de Joo Calvino em Genebra, o nome de John Locke est intimamente associado tolerncia. Uma tolerncia que os franceses aprenderam a valorizar apenas na dcada de 80 do sculo XVII, quase s portas do Iluminismo. Como Voltaire afirmou, a tolerncia , para os franceses, um artigo de importao. Bernard Cottret afirma: a tolerncia o produto de um espao geogrfico especfico, nomeadamente o noroeste da Europa. Ou seja: a Inglaterra e os Pases Baixos. E ela , no final, em especial, a obra de um homem - John Locke - a quem o sculo XVII dedica um culto permanente.[2] Dentre os escritos polticos, a obra mais influente foi o tratado em duas partes, Dois Tratados sobre o Governo (1689). A primeira descreve a condio corrente do governo civil; a segunda parte descreve a justificao para o governo e os ideais necessrios viabilizao. Segundo Locke, todos so iguais e, a cada um, dever ser permitido agir livremente desde que no prejudique nenhum outro. Com este fundamento, deu continuidade justificao clssica da propriedade privada ao declarar que o mundo natural a propriedade comum de todos, mas que qualquer indivduo pode apropriar-se de uma parte dele ao misturar o trabalho com os recursos naturais. Este tratado tambm introduziu o "proviso de Locke", no qual afirmava que o direito de tomar bens da rea pblica limitado pela considerao de que ainda havia suficientes e to bons e mais dos ainda no fornecidos podem servir, por outras palavras, que o indivduo no pode simplesmente tomar aquilo que pretende, tambm tem de tomar em considerao o bem comum. Em Ensaio acerca do Entendimento Humano (1690), Locke prope que a experincia a fonte do conhecimento, que depois se desenvolve por esforo da razo. Outra obra filosfica notvel Pensamentos sobre a Educao, publicado em 1693. As fontes principais do pensamento de Locke so: o nominalismo escolstico, cujo centro era a Oxford; o empirismo ingls da poca; o racionalismo defendido por Ren Descartes e a filosofia de Malebranche.
Considerado um dos mais importantes pensadores da doutrina liberal, John Locke nasceu em 1632, na cidade de Wrington, Somerset, regio sudoeste da Inglaterra. Era filho de um pequeno proprietrio de terras que serviu como capito da cavalaria do Exrcito Parlamentar. Mesmo tendo origem humilde, seus pais tiveram a preocupao de dar ao jovem Locke uma rica formao educacional que o levou ao ingresso na academia cientfica da Sociedade Real de Londres. Antes desse perodo de estudos na Sociedade Real, Locke j havia feito vrios cursos e freqentado matrias que o colocaram em contato com diversas reas ligadas s Cincias Humanas. Refletindo a possibilidade de integrao dos saberes, o jovem ingls nutriu durante toda a sua vida um rduo interesse por reas distintas do conhecimento humano. Apesar de todo esse perfil delineado, no podemos sugerir que Locke sempre teve tendncias de faceta liberal.

You might also like