You are on page 1of 10

Instrumento para Avaliao Institucional Pelos Docentes Uma instituio que deseja se desenvolver e aprimorar necessita, primeiramente, conhecer

os prprios atributos e deficincias para que possa potencializar seus pontos positivos e minimizar os negativos. A finalidade deste questionrio favorecer a autoavaliao institucional da escola em que voc trabalha, na medida em que busca conhecer o que vocs pensam. Essas informaes facilitaro a elaborao de planos de aperfeioamento, permitindo otimizar a qualidade da educao que a instituio oferece. O trabalho que solicitamos neste questionrio muito importante para esta escola, dada a posio como ator relevante que nela voc ocupa e tambm porque s voc pode comunicar o que pensa e sente por ela. Solicitamos que voc no se exclua desta iniciativa e responda todos os itens. Neste instrumento no h respostas certas ou erradas; trata-se de conseguir a sua opinio sincera e responsvel. O questionrio annimo, de modo que a sua opinio, unida de toda a comunidade educativa, ir colaborar de forma eficaz no conhecimento desta escola. Muito obrigado pela sua participao!

INSTRUES: 1. O questionrio est dividido em duas etapas: a) A primeira parte busca conhecer o seu grau de satisfao sobre as diversas temticas da instituo. b) A segunda parte busca conhecer o grau de melhoria pelo qual a instituio deve passar, de acordo com o seu ponto de vista. 2. Para cada uma das sesses, siga atenciosamente as instrues. I. Na primeira parte, com relao a cada afirmao, interessa conhecer o grau ou nvel de acordo que voc tem com as afirmaes realizadas. Para isso, dever marcar a opo correspondente com a sua opinio. O significado dos nmeros o seguinte: 1: 2: 3: 4: Discordo plenamente Discordo De acordo De acordo plenamente

5: No se aplica (se a pergunta no corresponde, ou no tem informao a respeito)


Opes de Resposta

N 1 2

3 4

5 6 7

8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

18 19

Itens Esta escola procura conhecer o que pensam os pais e responsveis pelos alunos. A Direo estimula, mobiliza e gera o comprometimento dos professores, com um foco centralizado na rea pedaggica e visando obter as metas e os resultados desejados. Conheo o Projeto Educativo Institucional (PEI) desta escola. Recebemos adequada informao sobre a proposta pedaggica que esta escola oferece aos seus alunos, anualmente. Os resultados obtidos pelos alunos so analisados permanentemente pela escola. So programadas atividades baseadas no conhecimento e necessidades dos pais e responsveis. A Direo da escola estimula os pais e responsveis a se identificarem com a Misso da Instituio, includa no Projeto Educativo. Esta escola dispe dos recursos bibliogrficos, didticos, informticos e audiovisuais adequados para o trabalho em cada matria. Esta escola avalia constantemente os professores para que melhorem o seu desempenho. As atividades realizadas nesta escola esto relacionadas com o Projeto Educativo. Nesta escola so efetivamente aplicados os planos de aula de cada matria. So comparados os resultados obtidos pelos alunos com os de outras escolas. Esta escola oferece apoio permanente aos professores para que melhorem o seu desempenho. A escola pesquisa e possui informaes relevantes sobre o bairro e/ou regio onde est localizada. A escola conta com um adequado regulamento para a segurana e higiene. A Direo efetivamente lidera e conduz os processos pedaggicos e formativos desta escola. Os professores desta escola participam de cursos ou jornadas de aperfeioamento e capacitao para melhorar o seu trabalho. Os alunos so informados permanentemente sobre os resultados do seu desempenho escolar. Conheo o Plano Anual desta escola.

20

So aplicados instrumentos de avaliao externa por segmento para determinar os nveis de aprendizagem de cada aluno e turma. Os resultados obtidos na avaliao externa so utilizados para tomar decises que permitam melhorar a gesto da escola. Os professores dominam bem os contedos das matrias que ensinam. Os professores usam diversas formas para ensinar os alunos. A escola conhece o grau de satisfao dos pais e responsveis em relao ao seu funcionamento (atravs de pesquisas, reunies, entrevistas e outros). A Direo da escola organiza as atividades anuais com um plano de trabalho (Plano Anual) H premiaes e incentivos aos professores que se destacam nesta escola. O Plano Anual um instrumento til para organizar as diversas atividades da escola. O trabalho escolar desenvolvido pelos alunos corrigido e avaliado oportuna e periodicamente pelos professores. Os professores confiam na capacidade dos seus alunos. Nesta escola, a satisfao dos pais e responsveis em relao aos resultados da aprendizagem dos alunos medida periodicamente. Nesta instituio, existem espaos para a participao dos alunos. A Direo da escola controla e supervisa o trabalho dos professores. O Regimento Escolar orienta adequadamente as relaes entre todos os integrantes da escola. Nesta escola, quando um(a) professor(a) possui dificuldades, ele/a auxiliado(a). Existe uma programao de atividades que organiza o funcionamento da escola (calendrio, agenda, cronograma). Os professores estimulam constantemente os avanos, esforos e resultados dos alunos. Estou satisfeito(a) com os resultados da aprendizagem atingida pelos alunos desta escola. Quando o professor mal avaliado reiteradamente, o estabelecimento adota alguma medida. Nesta escola, existe uma boa organizao dos pais e responsveis. A Direo da escola informa anualmente sobre os resultados obtidos pelos alunos, como os da aprendizagem.

21 22 23 24

25 26 27 28

29 30

31 32 33 34 35

36 37 38 39 40

41

42

43

44 45 46 47 48

A aplicao de instrumentos de avaliao externa por segmentos, para determinar os nveis de aprendizagem de cada aluno e turma, programada anualmente. Os professores usam adequadamente os recursos audiovisuais e didticos disponveis na escola (por ex. projetores, vdeos, computadores, apostilas, jogos, etc.) Estou satisfeito (a) com a formao pessoal (humana, social, afetiva) que os alunos recebem nesta escola. A Direo da escola gera um clima adequado de trabalho para a aprendizagem dos alunos. O uso do tempo destinado para a aprendizagem dos alunos bem aproveitado. Os alunos so acompanhados adequadamente pelos professores no processo de aprendizagem acadmica. A Direo resolve adequadamente os conflitos surgidos entre os diferentes membros da escola. Estou satisfeito(a) com os resultados que os alunos obtm nas atividades no acadmicas (tais como participao em feiras, concursos, atividades esportivas ou outras). Os alunos so acompanhados de forma adequada pelos professores no processo de desenvolvimento pessoal e social. A Direo da escola assume a responsabilidade pelos resultados da sua gesto. Existe uma adequada manuteno da infraestrutura (salas, ptios, banheiros, cantina etc.) da escola.

49

50 51

II.- Nesta seo interessa conhecer a sua opinio sobre o grau de melhoria que este estabelecimento precisa, nos 6 aspectos indicados. 1: 2: 3: 4: Precisa melhorar muito Precisa melhorar Precisa melhorar pouco No requer melhoria
Opes de Resposta

N 52

53 54

Itens Orientao para os alunos, suas famlias e a comunidade: O atendimento que a escola oferece e a forma como os incorpora nas suas atividades. Liderana da Direo: A forma como o diretor e a equipe da direo comandam esta escola. Gesto das Competncias profissionais: A forma como a escola seleciona, capacita e orienta os profissionais que nela trabalham.

55

56 57

Planejamento Institucional: A forma como desenhado e preparado o conjunto de atividades que a escola realiza. Gesto dos Processos: A maneira como a instituio pe em prtica e desenvolve o que foi planejado. Gesto dos Resultados: A ateno que a escola d aos resultados que obtm nas avaliaes externas (SAEB, Prova Brasil, ENEM, Proarce, Inade, Paerp, ou outros) e resultados das atividades esportivas, culturais, etc. As decises que toma para melhorlos.

III.- Finalmente, inclumos a possibilidade para que voc realize sugestes ou comentrios para melhorar o estabelecimento.

IV.- A seguir, solicitamos a sua opinio com relao ao grau de instalao dos diversos sistemas de gesto que a instituio requer para o seu funcionamento. possvel que voc encontre afirmaes similares s da primeira parte, porm considere que a inteno desta seo diferente.

1: Discordo plenamente 2: Discordo 3: De acordo 4: De acordo plenamente 5: No se aplica (se a pergunta no corresponde, ou no tem informao a respeito)

Opes de Resposta

N 59 60 61 62 63

Itens A escola utiliza a informao dos pais e responsveis no seu planejamento. A escola dispe de polticas e mecanismos para a participao dos pais e responsveis. A escola utiliza sistematicamente mecanismos para conhecer os alunos. A escola utiliza a informao recolhida junto aos seus alunos no seu planejamento. A escola dispe de mecanismos para a participao dos alunos na vida escolar.

64

65

66 67

68 69

70

71 72 73 74 75

76

77

Existem polticas e procedimentos sistemticos utilizados pela instituio para conhecer as necessidades da comunidade (externa) e gerar espaos de contato e/ou trabalho com ela. A Direo desenha o Plano Anual da organizao escolar, em concordncia com o PEI, nas suas reas administrativa, pedaggica e financeira. A Direo promove uma cultura de desenvolvimento baseada no uso efetivo do tempo, feedback e incentivos. Existem procedimentos intencionados por parte da Direo da escola, que permitem aos diferentes segmentos conhecer e agir coerentemente em torno da misso institucional contida no Projeto Educativo. Existem mecanismos e momentos regulares, em que a Direo cuida da qualidade dos processos de gesto administrativa e financeira. Existem procedimentos e instncias de coordenao, superviso e avaliao, exercidas pela Direo e que cuidam da qualidade dos processos pedaggicos. A Direo transforma os resultados dos processos de avaliao institucional e individual em prioridades de melhoramento e oportunidades de inovao pedaggica. A Direo desenvolve aes efetivas de comunicao com o mantenedor, para facilitar a adequada gesto da escola. A Direo indica metas individuais para cada um dos profissionais da instituio, de acordo com o Plano Anual. A Direo da escola utiliza os resultados dos processos de avaliao institucional e individual em oportunidades para a aprendizagem organizacional. A Direo avalia as metas individuais com instrumentos e procedimentos conhecidos por toda a comunidade educativa. A escola dispe de um perfil de competncias docentes por ciclos ou disciplinas, orientado para a consecuo de aprendizagens segundo o PEI. So utilizados os perfis de competncia para recrutamento e seleo dos docentes, de acordo com os requerimentos do Projeto Educativo Institucional. Os programas de capacitao e formao profissional so desenhados e executados com base na existncia de procedimentos, que consideram o diagnstico de necessidades e competncias a serem desenvolvidas pelos docentes, em funo dos objetivos e planos da escola.

78

79

80

81

82 83

84

85

86

87

88

89

A escola dispe de um sistema que faz um acompanhamento dos docentes na dimenso da sua liderana pedaggica, em aspectos tais como: conhecimento da sua disciplina e respectiva metodologia de ensino; conhecimento dos alunos e das suas famlias; e promoo de altas expectativas de resultados dos alunos. A escola dispe de um sistema que realiza um acompanhamento dos docentes para desenvolver a capacidade de integrar equipes de trabalho, colaborar com seus pares, em funo da otimizao e do melhoramento da qualidade do trabalho pessoal e coletivo. A escola dispe de um sistema que fornece informao sobre o grau de competncia dos docentes com relao aos contedos das disciplinas, no nvel ou modalidade em que leciona. A escola dispe de um sistema que fornece informao sobre o grau de competncia dos docentes com relao s tcnicas pedaggicas e uso de recursos didticos, no nvel ou disciplina que leciona. Existem sistemas de acompanhamento e avaliao do pessoal docente, em funo do perfil de competncias definido pela escola. Existem e so conhecidos sistemas de incentivos para o desempenho dos docentes, associados com a consecuo de metas, boas prticas docentes e os resultados de aprendizagem dos alunos. A escola conta com sistemas e procedimentos para desligamento do pessoal docente, associado aos resultados dos seus processos de avaliao. Existe um PEI que contm explicitamente as definies fundamentais da escola, que serve como orientao e princpio articulador da gesto institucional (e coerente com a normativa oficial). Existem sistemas e procedimentos institucionalizados para formular os objetivos estratgicos e metas institucionais nos trs mbitos da gesto institucional: pedaggico, administrativo e financeiro. Existem sistemas e procedimentos institucionalizados para a formulao do Plano Anual de Gesto, em funo dos Objetivos Estratgicos contidos no PEI. Existe um Plano Anual que trata dos desafios institucionais no mbito da gesto pedaggicocurricular (oferta curricular) que coerente com o PEI e os resultados da avaliao do ano anterior. Existe um Plano Anual que trata dos desafios institucionais no mbito de gesto administrativa que coerente com o PEI e os resultados da

avaliao do ano anterior. 90 Existe um Plano Anual que trata dos desafios institucionais no mbito de gesto financeira (investimentos, manuteno infraestrutura, projetos pedaggicos, etc.) que coerente com o PEI, os objetivos estratgicos, as metas institucionais e os resultados da avaliao do ano anterior. Existe uma programao, includa no Plano Anual, que considera a implementao de sistemas de avaliao dos nveis de aprendizagem de cada aluno e turma. Existem processos formalizados e conhecidos para supervisar o cumprimento do Plano Anual e modific-lo se for necessrio diante de situaes emergentes e/ou no consideradas. Existem instrumentos que permitem medir o resultado conseguido em cada uma das metas do Plano Anual. Existem mecanismos que garantam a aplicao da proposta pedaggica e dos planos de aula na sala de aula e nas diversas atividades da escola. So aplicados sistemas e procedimentos que cuidam da adequada articulao curricular entre nveis e ciclos de ensino. So utilizados os procedimentos desenhados para avaliar a evoluo dos processos pedaggicos, relacionados com o cumprimento dos objetivos estratgicos e o Plano Anual. So aplicados sistemas de assessoria e superviso docente que permitem realizar uma avaliao das prticas de ensino na aula, orientada para o seu melhoramento. So realizados procedimentos de acompanhamento do pessoal docente e incentivos, em funo das metas propostas e dos resultados obtidos em sala de aula. Existem instncias e mecanismos para que os professores analisem e avaliem as prticas de ensino em sala de aula, orientadas para o seu melhoramento. Existem sistemas e procedimentos de acompanhamento do pessoal docente, em funo das metas propostas e dos resultados obtidos em sala de aula. So aplicados sistemas e mecanismos para determinar os nveis de aprendizagem e os resultados obtidos pelos alunos e turmas. Existem mecanismos e procedimentos que garantem a informao, solicitao e uso oportuno dos recursos bibliogrficos, didticos, informticos e audiovisuais, por parte dos professores e dos

91

92

93 94 95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106 107

108

109

110

111

112

113

114

115

alunos. Existe, e conhecido por toda a comunidade, um organograma atualizado, definindo os papis e funes do pessoal da escola. So aplicados sistemas de avaliao de desempenho do pessoal que garantam o cumprimento das metas individuais e o plano institucional. Aplica-se um plano de formao de pessoal que permite melhorar ou adquirir as competncias profissionais necessrias para o desempenho de cada profissional. Aplicam-se mecanismos de desligamento baseados numa avaliao de desempenho transparente. Existe um sistema de elaborao do oramento anual que considera os objetivos estratgicos, o Plano Anual e os resultados obtidos pela escola. Existem procedimentos para administrar novas formas de financiamento para projetos de inovao pedaggico-curricular, em funo do melhoramento da qualidade da aprendizagem dos alunos. Existem e so operados sistemas de controle do uso de recursos oferecidos no mbito pedaggicocurricular. Existem mecanismos e procedimentos que garantam a informao, solicitao e uso oportuno dos recursos bibliogrficos, didticos, informticos e audiovisuais, por parte dos professores e dos alunos. So utilizados sistemas de anlise e avaliao das metas includas no Plano Anual de Gesto, que so consideradas na tomada de decises para o melhoramento institucional. So utilizados sistemas de informao e anlises dos resultados dos alunos com relao ao nvel da aprendizagem esperada (do ano em curso e histricos), por nvel, ciclo disciplina e que so considerados nas tomadas de decises para o melhoramento institucional. So utilizados sistemas para anlises dos resultados acadmicos obtidos durante o ano e feita a comparao com os resultados de anos anteriores e com os das escolas similares, a fim de serem considerados no processo de tomadas de decises para o melhoramento institucional. So utilizados sistemas de informao e anlises de resultados de eficincia interna da escola, que considere o uso de ndices de reteno, aprovao, evaso e inadimplncia. So utilizados sistemas e procedimentos institucionalizados para avaliar a efetividade do planejamento no mbito administrativo, considerando os resultados e metas institucionais.

116

117

118

So utilizados sistemas e procedimentos institucionalizados para avaliar a efetividade do planejamento no mbito administrativo, considerando os resultados e metas institucionais. So aplicados sistemas e procedimentos para avaliar as metas financeiras institucionais, considerando a eficincia e custos. So aplicados sistemas para avaliar os resultados do plano de manuteno e uso dos espaos fsicos e infraestrutura da escola.

You might also like