You are on page 1of 8

1

MANUAL COORDENAO UNICOM


BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Diviso Brasileira.

2
ndice: Apresentao A UNICOM Como, quando e onde coordenar na UNICOM O que coordenar? Consideraes Finais 03 04 05 06 07

APRESENTAO Ol pessoal, apresento este manual para auxiliar a todos aqueles que voam pelos cus da Diviso Brasileira da IVAO. Nele voc ter todas as informaes necessrias para a coordenao correta na UNICOM, ser atravs dele que voc poder tirar suas dvidas e aprender a maneira correta de como e onde coordenar. A necessidade deste manual para diminuir a quantidade de informaes desnecessrias quando se coordena na freqncia 122.80. Agradeo desde j a todos os membros da diviso, ao Antnio Sebe (Diretor da Diviso), a todos os membros do departamento de treinamento da IVAOBR e a todos os membros do STAFF. Espero que dediquem a leitura desde manual afim de aprimorar o conhecimento e aprender corretamente o uso da UNICOM na IVAO.

Bons vos

Juliano Tavares

4
A UNICOM A UNICOM, foi criada para que na ausncia de controle em um aerdromo, todos os pilotos coordenam na freqncia suas posies e/ou intenes a executar, isso feito no real e aqui no VIRTUAL tambm temos que simular mais prximo do real. Sendo assim o uso do voice no canal UNICOM opcional, sendo obrigatrio a coordenao via texto na freqncia 122.80, vamos aqui dar umas dicas de como se comportar no canal de voz UNICOM. 1 Evite muita cordialidade, sabemos que temos que ser educados mas cordialidade demais irrita algumas pessoas e pode comear uma discusso por isso. Ex.: Muito boa tarde a todos os comandantes na UNICOM, este o PRJTS fazendo o primeiro contato para cumprimentar a todos do canal. (EVITE ISSO). 2 Evite conversas paralelas no canal: ___O VRG1234 t na escuta do PRJTS? ____Afirmativo comandante, na escuta. ____Fala Joo! Aqui o Jos, como que voc est amigo? E por ai vai, chame-o para um canal e vo conversar l, ou ento adicione ele no privado pelo team speak e fale com ele sem precisar sair do canal e sem precisar que as pessoas ouam o que esto dizendo. 3 Coordene somente o necessrio e quando realmente for necessrio: Est em um aerdromo onde no tem ningum por perto em um raio de 40milhas, esquea a UNICOM, faa seu vo e coordene apenas quando houver trfego prximo de voc. 4 Se voc tem dvidas quanto a instalao de aeronaves, cenrios, add-nos e outras dvidas, procure outros canais para ajuda-lo, BR-STAFF e canais das Companhias Virtuais, l voc ter todo apoio que precisa, o canal da UNICOM no o canal onde voc deve procurar ajuda e sim coordenar. Com essas dicas garanto que se todos seguirem sero muito felizes na coordenao e mantero a freqncia limpa e objetiva.

5
Como, quando e onde coordenar na UNICOM A coordenao via UNICOM deve ser feita observando alguns itens importantes: Ao se conectar e preparar seu vo, verifique se h algum controle Online atravs do IVAP, v a esquerda do IVAP e clique com o boto direito do mouse sobre o boto da freqncia que est ativa(Veja imagem 1.0.0), aps caso tiver aparecer a freqncia dos controles que esto naquela rea, se caso no houver, clique com o boto esquerdo do mouse sobre a freqncia 122.80 (Veja imagem 1.0.1).

Imagem 1.0.0:

Imagem 1.0.1:

Ajustada a freqncia 122.80 no rdio da aeronave, lembrando que obrigatrio a coordenao via texto na UNICOM. O voice opcional, abra seu TeamSpeak e conectese com o Callsign do seu Vo. Aps preparada sua aeronave e seu plano de vo enviado, verifique se h aeronaves prximas a sua em solo ou se h trfego voando dentro da terminal atravs do TCAS, no ivap h um boto chamado TCAS, clique nele, aparecer uma janela pequena (Veja imagem 1.0.2) com 4 botes sendo 1 em cada canto desta janela, clique no boto da direita superior, e deixe-o na posio ALL (Significa Ver todos os Trfegos). Aps clique no boto Inferior esquerdo, e vai clicando at aparecer TA/RA, para ver aumentar o raio de visualizao do TCAS v nos botes de + e lado esquerdo superior do TCAS, o raio vai at 40 milhas.

Somente coordene na UNICOM se realmente h algum trfego no raio de 40nm da sua posio ou no solo.

6
O que coordenar? NOTA: Evite digitar em CAPS LOCK/CAIXA ALTA, d impresso de que voc est gritando, alm de ser esteticamente feio e di nos olhos. Algumas pessoas acham que a freqncia para coordenao bate-papo ou forma de se comunicar particular com outros pilotos. Deve-se apenas coordenar o necessrio e utilizar outras formas de se comunicar com os outros pilotos, vamos ver algumas delas: 1 Para mandar uma mensagem para outro piloto v na tela do ivap e digite: .msg CALLSIGN Ol Jos o Silvio, est voando de onde para onde? (Substitua o CALLSIGN pelo prefixo do vo do teu amigo). 2 Para responder uma mensagem privada via texto, v na tela do ivap e digite: .r Estou voando de Curitiba para So Paulo e voc? 3 - A partir da voc poder utilizar apenas o comando .r para responder as mensagens. 4 Utilize o comando: .chat CALLSING. (Vai abrir uma janela onde voc poder digitar a vontade sem utilizar os comandos acima, este deve sim ser utilizado para bater-papo quando estiver voando online). Bom, vamos l, o que realmente coordenar na UNICOM? SOMENTE O NECESSRIO: Vou citar um exemplo de um vo de Curitiba para So Paulo com o prefixo PRJTS. PRJTS>Iniciando pushback e acionamento SBCT (aqui estou coordenando somente o push back e acionamento pois j estou com a aeronave configurada e pronta para voar, lembrando meu plano de Vo j est enviado e no preciso dizer por enquanto essas informaes). PRJTS>Iniciando txi via Ptio, taxiway Alfa, Charlie at o ponto de espera pista 15 SBCT. Quando voc chegar no ponto de espera, visualize seu TCAS, utilize as vises do FS e verifique se h uma aeronave na final pra pouso, lembre-se: No precisa perguntar, h alguma aeronave na final?. Isso algo desnecessrios uma vez que voc tem condies de saber se h uma aeronave ou no na final de uma pista. PRJTS>Inicia decolagem pista 15 SBCT, decola no perfil Paranagu1/Negus/UW47/FL290/SBSP. PRJTS>Estabilizado nvel 290, 12milhas para Negus, estima terminal So Paulo 2000z. PRJTS>96nm de Rede, Iniciando descida via Rede17, informar na vertical de Rede. PRJTS>Na vertical de Rede, prossegue no perfil Rede17 com Hotel2, informar no Localizador rwy17R SBSP. PRJTS>Estabilizado no localizador pista 17R SBSP. Informar Pista livre(Um detalhe : caso tenha outras aeronaves para decolagem ou no mesmo procedimento que o teu, tente ser cordial com os outros pilotos e coordene utilizando a forma correta e fraseologia). PRJTS>Livrou rwy17R pela direita, vai prosseguir txi at o Gate via taxiway F, M. SBSP Pronto, no precisa coordenar corte de motores e desembarque de passageiros, isso totalmente desnecessrio, alm de poluir a freqncia.

Consideraes finais. Como o canal UNICOM do TeamSpeak padro todo mundo quando se conecta cai direto nele, existem pessoas que entram no TeamSpeak somente para atrapalhar a coordenao de todos no canal e causar desordem na rede. Caso isto ocorra e voc estiver presente no canal, faa o seguinte: Clique com o boto direito do mouse em cima do callsign da pessoa que est atrapalhando, no menu que se abrir v em Get connection Info. Abrir uma janela com vrios dados de conexo do membro e um deles o VID(Cadastro na IVAO). Ele est em LOGIN NAME, aparecer 6 nmeros, anote esses nmeros e procure um supervisor ou membro do staff e reporte o acontecido. Sempre h algum do Staff ou supervisores no canal BR-STAFF que diariamente est criado e a disposio de todos no TeamSpeak. Evite bater boca com essas pessoas, pois voc poder ser punido conforme as regras, reporte a pessoa e o problema ser resolvido. Somente lembrando que o uso de linguagem inapropriada, ofensas a outros membros passvel de suspenso. Bom, pessoal, coordenao UNICOM 122.80 via texto obrigatrio e o voice opcional como eu disse no inicio. Visite nosso frum e tire suas dvidas: www.ivaobr.com/forum Evitar ao mximo conversas paralelas no canal ou na freqncia via texto, utilize a fraseologia padro para coordenao e bons vos!
Imagens: Retiradas do Manual IVAP.

Dvidas? br-tac@ivao.aero

Abraos

BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Diviso Brasileira.

You might also like